Gonçalves    Manaus - AM em 14/10 - 10h50   
Salve, Salve...

Rio Negro bate recorde ao descer 40 cm em um único dia, sem explicação.

Podemos ter seca record esse ano no rio que faz orla com a Capital Amazonense (Manaus).Entrvista com o responsavel pela medição diaria da cota do Rio Negro.Enquanto o normal da descida do rio Negro no período da vazante é de 25 centímetros por dia, no último domingo (11) o rio desceu 40 centímetros, sendo mais de 1,40 metros em quatro dias, fato que nunca aconteceu desde o início a cotação, em 1902. Grande seca começa a se tornar possível...Vejamos o que fala:

O chefe do Serviço Hidrográfico do Porto de Manaus, Valderino Pereira da Silva, responsável por acompanhar a medicação do volume das águas do rio Negro, revelou na manhã de ontem, terça-feira (13) que nos últimos quatro dias, o rio Negro tem apresentado fenômenos inexplicáveis, pois bateu o recorde das coletas de dados de descida das águas por dia e desceu mais de 1,40 metro neste curto espaço de tempo.Enquanto o normal neste período de vazante é de 25 centímetros por dia, no último domingo o rio Negro desceu 40 centímetros, fato que nunca aconteceu desde quando iniciou esse trabalho de cotação, em 15 de setembro de 1902.

Valderino explicou que o fenômeno teve início no último sábado (10), quando o rio Negro desceu 38 centímetros pela primeira vez na história da medição.

"Depois tivemos o domingo, quando o rio Negro baixou mais 40 centímetros. Na segunda-feira, o rio Negro diminuiu mais 36 centímetros e hoje ele desceu mais 32 centímetros. Durante esses quatro dias o rio Negro baixou 1,44 metro, pois na sexta tínhamos a cota de 22,48 metros e na(terça-feira), está em 19,26 metros", completou.A maior seca registrada do rio Negro foi em 2010, quando a cota do rio chegou a 13,63 metros. Para o engenheiro, a situação por enquanto não é preocupante, mas pode ser caso, a partir desta quarta-feira (14), o rio Negro continue a registrar esses alto índice de descida por dia.Digo que ainda está normal, mas esse fenômeno precisa ser estudado por pesquisadores. Temos que saber o porquê das coisas e não só aceitar que é um simples fenômeno da natureza, disse.Valderino contou que o período da vazante varia entre o final de outubro e início de novembro. Para chegar à cota recorde de vazante, o rio Negro precisa descer aproximadamente mais 6 metros. A cota recorde da vazante,o menor nível já registrado, foi no dia 24 de outubro de 2010. Na verdade ja causa preocupação entre os comandantes de embarcações.

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 14/10 - 14h26
Segundo uma reportagem que li no G1, uma vazante do Rio Negro esse ano já era esperada, devido aos efeitos do El Niño. Como a diminuição de chuvas e aumento do calor, era esperado uma queda do volume (o normal seria entre 16m e 17m). Mas um vazante 'extremo', segundo a reportagem, não está totalmente descartado, uma vez que o El Niño poderá se intensificar e se tornar dos mais fortes dos últimos 65 anos, segundo especialistas.
Alan Monte Alegre-PA comentou em 14/10 - 12h06
Faz sentido, porque uma das maiores secas da história na região amazônica foi em 2005, lembram?

Depois de 5 anos, ou seja em 2010, de novo. Agora estamos nós novamente 5 anos depois.

Gonçalves Manaus-AM comentou em 14/10 - 10h53
Aqui Imagem da Ponte do Educandos, conhecida como Manaus Moderna.
Gonçalves Manaus-AM comentou em 14/10 - 10h51
Valderino realização a medição diaria do Rio Negro.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade