Vania C.    rio de janeiro - RJ em 24/08 - 07h02   
Bom dia a todos. Triste noticia desse forte terremoto em Roma. Até agora 37 mortos e mais de 100 desaparecidos. As imagens da destruicao assusta. O prefeito disse que a metade de Amatrice no centro da Italia foi destruida. (Fonte G1)

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 24/08 - 15h49
E para finalizar a discussão sobre o Campi Flegrei (coincidência ou não) ontem mesmo, em Nápoles, foram publicadas as revisões do plano de evacuação de emergência e de perigo vulcânico na região do vulcão, que havia sido assinado em junho deste ano. O documento contém uma lista com 7 municípios da província de Nápoles que, com alta probabilidade de invasão de fluxos piroclásticos, formam a área a ser evacuada como medida de precaução em caso de retomada da atividade eruptiva (a chamada zona vermelha).

Site do Instituto de Geofisica e Vulcanologia da Italia: [Ver site]

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 24/08 - 15h19
Ainda falando em vulcões, existe uma preocupação maior com o Campi Flegrei (ou Campos Flégreos) do que com o Vesúvio, na verdade. Em 2013, o Departamento de Proteção Civil italiano levantou o nível de alerta para o Campi Flegrei, pois estudos indicavam que uma câmara de magma abaixo dos campos, presumivelmente ligados a este sob o Monte Vesúvio, estaria se enchendo, provocando aumento da pressão e, possivelmente, elevando o perigo de uma erupção. Mas, como se diz, erupções vulcânicas (assim como terremotos) são muito difíceis de se prever. Podem ocorrer em breve ou levarem vários anos para ocorrer.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 24/08 - 14h57
Ao que parece, algumas pessoas nas redes sociais se assustaram ao perceberem nuvens de fumaça da encosta do Vesúvio e começaram a achar que se tratava de uma possível erupção associada ao terremoto, quando na verdade se trata apenas de um incêndio na mata (e que ainda está sendo combatido). E completando meu post abaixo, reforço que a questão das datas é apenas uma curiosa coincidência. A sismicidade na região do vulcão encontra-se dentro da normalidade até então.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 24/08 - 14h13
Vdd Phellipef. Em Mianmar as mortes e danos materiais foram menores (nem por isso menos importante). O tremor danificou vários templos históricos e também foi sentido em Bangcoc e Bangladesh.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 24/08 - 13h59
Infelizmente número de mortos já supera os 70 na Itália. Mais cedo um terremoto de magnitude M6.8 em Mianmar deixou 3 mortos e causou danos.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 24/08 - 12h07
Uma curiosa coincidência é que, segundo os historiadores, a grande erupção de Vesúvio, que destruiu várias cidades na região de Nápoles na Itália (sendo Pompéia a mais conhecida), teve início justamente em 24 de agosto de 79. Nada haver, necessariamente, com esse tremor de hoje (apesar de que há uma relação entre zonas de subducção e vulcanismo) Só achei interessante (e um tanto bizarra) a tal coincidência das datas.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 24/08 - 10h20
Bom dia. É verdade, infelizmente. A cidade foi muito destruída. São construções muito antigas e frágeis, o que potencializou o fator destrutivo deste terremoto.
Vinicius JPDCL Lindoia-SP comentou em 24/08 - 10h14
Aparentemente metade da cidade de Amatrice-IT (Uma das mais atingidas) se foi. Veja o antes e depois...[Ver site]
Vinicius JPDCL Lindoia-SP comentou em 24/08 - 09h47
Bom dia! Itália ao vivo...[Ver site]
Administrador São Paulo-SP comentou em 24/08 - 08h17
Considerando a latitude e longitude do evento atual, o tremor ocorreu em consequência da subducção da placa tectônica africana abaixo da placa Eurasiana, que se move em sentido nordeste a uma taxa de 24 mm ao ano.

Este é o tremor mais forte deste o terremoto de L'Aquila, em 2009, quando 295 pessoas morreram e mais mil ficaram feridas.

Leia mais no Apolo11: [Ver site]










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade