Anônimo    - em 01/10 - 14h08   
O furacão Matthew esta fazendo quase o mesmo trajeto que o furacão Joaquin do ano passado, em 1 de outubro de 2015!

Taís Santo André-SP comentou em 06/10 - 10h35
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/10 - 21h40
Matthew faz landfall em Cuba como categoria 4.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/10 - 19h28
Matthew se tornou ciclone que mais tempo manteve categoria 4/5 em Outubro desde o começo dos registros, superando Mitch e Wilma que mantiveram essa intensidade por 78 horas. Até o momento Matthew está a 96 horas como categoria 4/5, e esse valor deve aumentar muito ainda. Vídeo do Haiti
Link

phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/10 - 19h14
Como esperado, houve grandes inundações no Haiti e República Dominicana, já a Jamaica felizmente acabou sendo menos afetada que o esperado. Fortes chuvas devem seguir por pelo menos mais 24 horas, devido ao lento deslocamento do ciclone. Cuba deve sentir o pior do ciclone nas próximas 24 horas.

Vídeo do Haiti:
Link

phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/10 - 19h07
Matthew mantém a categoria 4, mesmo após ter feito landfall no Haiti e passado por áreas bem elevadas. O ciclone deve fazer landfall em Cuba dentro de algumas horas, ainda como categoria 4. A região onde landfall irá ocorrer e bem montanhosa, o que pode ajudar a enfraquecer um pouco o ciclone, porém assim que entrar nas Bahamas o ciclone pode intensificar novamente. Todos os modelos hoje mostram o ciclone ameaçando toda costa Leste dos EUA, alguns indicam possibilidade de landfall na Flórida ou nas Carolinas.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 03/10 - 22h30
Matthew deve chegar dentro de algumas horas ao Haiti como categoria 4. Um voo de reconhecimento que ainda está sendo realizado, mostra que o ciclone está se intensificando nas últimas horas e está próximo da categoria 5 novamente. Houve uma grande mudança hoje nos modelos, que agora mostram que devido ao deslocamento mais lento que o esperado, o ciclone poderia ser bloqueado e margear toda costa do Sudeste dos EUA. Grandes inundações já foram registradas na Jamaica e as chuvas devem seguir na ilha, em Cuba evacuações foram realizadas e as chuvas mais fortes devem ocorrer nesta terça-feira, no Haiti, houve evacuações nos locais que podem ser mais afetados e já houve registro de algumas mortes devido as grandes ondas causadas pelo ciclone, que causaram o naufrágio de alguns barcos. O último ciclone a fazer landfall no Haiti com essa intensidade, foi Flora em 1964, que causou +8000 fatalidades, sendo 5000 no Haiti.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 03/10 - 17h25
A ISS acabou de sobrevoar o furacão! Ele é realmente enorme. Capturei essa imagem na hora, mas os astronautas devem ter feito fotos melhores.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 03/10 - 15h46
A ISS irá passar sobre a região do furacão por volta de 17:10 (3:10pm CT/4:10pm ET) e fazer algumas imagens do Matthew

[Ver site]

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 03/10 - 14h25
Boa tarde, pessoal. Obrigada pelas informações. Vamos acompanhar...
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 01/10 - 20h33
URGENTE: Modelos e NHC estão prevendo acumulados de chuva de 500 mm para o Haiti, com acumulados pontuais de até 1000 mm, o que pode significar que uma enorme tragédia infelizmente pode estar por vir. Além disso, poderá haver "storm surge", que é a maré ciclônica, que iria causar ainda mais inundações no Haiti. Jamaica, Cuba e República Dominicana também podem ter acumulados ao redor dos 500 mm, entre Domingo e Terça. Bahamas e toda Costa Leste dos EUA devem acompanhar esse ciclone com atenção.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 01/10 - 20h26
Continuação do post 107: Matthew rapidamente se intensificou ao longo da sexta-feira, como já era esperado. O ciclone chegou na categoria 5, sendo o ciclone mais forte no Atlântico desde Felix, 2007. Matthew quebrou recorde de Ivan, 2004 e se tornou o ciclone no Atlântico que chegou na categoria 5 mais ao sul desde o começo dos registros. O ciclone devido ao cisalhamento e um ciclo de substituição da parede do olho se enfraqueceu para categoria 4, mas deve voltar a se fortalecer entre domingo e segunda.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 01/10 - 20h26
O trajeto de Matthew e Joaquin são bem diferentes, a principal semelhança entre os dois está sendo na intensidade.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade