Dione Moraes    Novo Hamburgo - RS em 06/08 - 05h19   
Uma onda de calor, que se originou com a chegada do anticiclone chamada de "Lúcifer" provocou incêndios florestais, disparou alertas. climáticos e prejudicou plantações.

Na sexta-feira, 04/08, partes do sul e do leste da Europa atingiram temperaturas acina de 40º C, e a sensação térmica em Capo San, Lorenzo, na ilha de Sardenha, chegou a 63°C.

A Itália e os Bálcãs foram os mais afetados, porém, áreas mais ao norte, como o sul da Polônia, também sofreram com temperaturas anormalmente altas.

O serviço meteorológico europeu Meteoalarm emitiu alertas "vermelhos", considerados os mais altos, para 10 países.

Vinicultores italianos anteciparam a colheita semanas antes do período normal, porque, de acordo com Carlo Petrini, fundador do movimento Slow Food, escreveu no jornal "La Stampa",

os vinicultores

correm o risco de encontrar a fruta "cozida pelo sol e pelo calor escaldante". Acrescentou que " não há registro de a safra de vinho ter tido início antes de 15 de agosto". Autoridades italianas emitiram alertas de risco climático para 26 cidades, incluindo os polos turísticos, Veneza e Roma, onde muitas fontes foram desligadas devido a seca persistente.

300 bombeiros e soldados lutavam para conter em torno de 75 incêndios florestais. A nação pediu ajuda emergencial União Europeia.

Pelo menos duas pessoas morreram devido ao calor (uma na Romênia e uma na Polônia) e muitas mais foram hospitalizadas com insolação e desidratação. As autoridades

aconselharam as pessoas a permanecerem em casa e consumirem bastante água.

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 06/08 - 22h27
Boa noite Lab. Acrescentando informações sobre "el niño" como vilão desses eventos climáticos.

[Ver site]

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 06/08 - 21h36
Boa noite Lab. Existem muitos fatores que dão origem s eventos dessa natureza, e seus efeitos colaterais. Recentemente tivemos aqui no sul, evento com grande período de chuvas torrenciais, que causaram inundações, deslizamentos, etc, etc . . .

Porém, também tivemos períodos de seca, com temperaturas altas que bloqueavam a chuva e desviavam as nuvens de chuva para o mar.

Um dos fatores apontados é o el ninho, mas há também as mudanças climáticas.

Coloquei à disposição o link a seguir contendo análise de cientistas sobre estes eventos. Espero que seja útil.

[Ver site]

Lab Itapira-SP comentou em 06/08 - 11h27
Minha preocupação é que esta onda de calor aumente a evaporação dos rios e mares e a chuva caia em um lugar só causando enchentes, alagamentos..etc









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade