Dione Moraes    Novo Hamburgo - RS em 15/09 - 12h52   
Boa tarde globais.

Tempestades geomagnéticas moderadas, com o índice kp atingindo nível 6, provocou a interrupção de sinal de TV, hoje, 15/09, às 11h31.

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 16/09 - 18h29
Oi Rejaine, quantas contribuições importantes, obrigado a todos. Estou avaliando todas elas e realjzabdi6 mais pesquisas e acredito que vá render un bom documentário. Dentro da avaliação considero o fato que as imagens com valores de 621, e 630 de vento solar e as interrupções ocorreram no dia 30/03 é a de 696, com a respectiva interrupção,, no dia 31 de março.

A de 722, foi no DIA 22/04.

E a última, de 642 e respectiva interrupção, no dia 15/09).

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 16/09 - 12h49
Oi Dione e galera do PG. Como disse no meu post anterior, as interferências "geralmente" ocorrem devido da posição dos satélite em relação ao sol e terra, mas não é única variável (outras motivações podem ocorrer, claro - ate mesmo interferência humana) O legal do Sun Outage é que ele pode té ser previsto. A IntelSat, por exemplo, tem um site que permite calcular quando e onde haverá interferência solar no sinal de seus satélites (desde que sejam informados alguns parâmetros para o cálculo, claro) Segue aqui um link para exemplo: [Ver site]
João DS Uberlandia-MG comentou em 16/09 - 11h37
Mais um detalhe a ser observado é que este "problema" sempre ocorre no mesmo horário todos os dias a medida que vamos nos aproximando do equinócio o tempo de interferência/interrupção de sinal tende a ser maior, diminuindo após gradativamente até não mais ocorrer, estas atividades conforme descrita no boletim acima são mais "sentidas" nos polos, se um índice KP 6 provoca-se um evento de problemas de sinal no satélite aqui onde estamos próximo a linha do Equador, no ápice do ciclo solar do sol a cada 11 anos praticamente não iriamos assistir TV devido a frequência deste evento, espero ter ajudado.
Anônimo - comentou em 16/09 - 01h54
As tempestades geomagnéticas, provocadas pelas ondas de choque, podem sim interferir nas transmissões de rádio, inclusive em alguns casos podendo até danificar o satélite, sendo necessário o desligamento antecipado. Mas como explicou Rejane, estamos em época de equinócio, onde o Sol também pode atrapalhar as comunicações, nesse caso interferindo no sinal que está sendo transmitido.
João DS Uberlandia-MG comentou em 16/09 - 00h36
Talvez este artigo lhe ajude Dione [Ver site]
Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 15/09 - 20h15
Oi Rejiane, busquei nos meus arquivos registro sobre eventos anteriores, e encontrei estes:
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 15/09 - 18h34
Bom, creio que não podemos descartar também outros tipos de problemas (como esse relatado pelo daiewil, mais abaixo). Não sei se foi o caso...
Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 15/09 - 18h24
Sabe Rejaine Monteiro, esta não é a primeira vez que o sinal é interrompido. Todas às vezes que aconteceu, fotografei e, coincidentemente, o vento solar estava acima de 600, e numa oportunidade, quase chegou a 800.

Sempre que acontecia, a interrupção não ia além de 30 segundos, hoje, demorou 1 minuto para voltar o sinal.

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 15/09 - 17h10
Quando digo 'atividade do sol', falo das explosões solares e tempestades geomagnéticas. Mas claro que o nosso sol é o causador do problema, uma vez sua radiação é quem interfere nos sinais de microondas enviadas pelos satélites até nossas antenas.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 15/09 - 16h59
Ola Dione. As interferências solares nos sinais de TV geralmente não tem haver com a atividade do sol. A perda do sinal ocorre quando o sol fica alinhado com as antenas terrestres que estão apontadas para os satélites, causando intermitência temporária. Esse fenômeno é chamado de "Sun Outage" e inclusive pode ser previsto. É mais comum durante as estações do Outono e Primavera.
daiewil - comentou em 15/09 - 15h08
coincidência !!!

[Ver site]










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade