Dione Moraes    Novo Hamburgo - RS em 13/10 - 19h41   
Boa noite globais.

NOVIDADES NA TEMPORADA DE FURACÕES 2O18.

Na temporada de furacões do ano passado tivemos um comportamento, atípico do furacão Ofélia que tomou uma direção diferente, seguindo rumo aos Açores, e dali para a Irlanda, onde fez Landfall, de modo a sair da área de monitoramento do NHC.

Nesta temporada somos surpreendidos pêlo rumo tomado repentinamente pelo furacão Leslie.

Desse sua formação alternava entre furacão e tempestade tropical.

Recentemente fortaleceu e voltou a condução de furacão categoria 1, porém, sua localização no Atlântico, não oferecia risco à nenhum continente.

Eis que de repente, conduções climáticas favoraveis fizeram com que Leslie seguisse em direção à Portugal e Espanha.

Atualmente, de acordo com o Boletim dás 17:00 hrs do NHC, Leslie é agora um Ciclone pós tropical, com ventos máximos sustentados de 70 MP/h, ou112 Km/h, pressão míNima de 984 e desloca-se a 56 Km/h.

Alerta para o perigo de ventos fortes, ondas altas e chuvas pesadaS em áreas de Portugal e Espanha confirme projetam as imagens.

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 16/10 - 02h52
ATUALIZação:

O Ciclone pós-tropical Leslie atingiu o sul da França, causando grandes inundações, e pelo menos 12 mortos, número este que poderá aumentar.

Os meteorologistas consideram esta uma das mais mortíferas tempestades da última década na França, e a maior em mais de um século.

Os danos são grAndes me a situação tende a se agrAvar.

De acordo Ministério do Interior, Trebes é a cidade mais afetada, onde foram registradas nove mortes.

Foi emitido alerta de "vigilância vermelho" pelo Departamento de Aude, tendo em vista o risco contínuo de enchentes repentinas, que surpreenderam muitos habitantes enquanto dormiam.

Num intervalo de cinco horas, caiu entre 160 e 180 milímetros de chuva na área de Carcassonn, o que equivaleria a três meses de chuvas.

Em Trèbes o nivel da água subiu oito metros em apenas cinco horas. Não há registro de números semelhantes desde 1891.

As enchentes arrastaram carros, destruíram ruas e deicharm os habitantes ilhados.

Helicópteros estão sendo usados en tarefas de resgate e reconhecimento nas áreas inundadas.

[Ver site]

[Ver site]

Na França

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 15/10 - 19h44
Outro vídeo mostrando os estragos em Figueira da Foz.

[Ver site]

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 15/10 - 19h43
Boa noite Marcos

Não consegui abrir o vídeo postado. Seguind o tua indicacao procurei no YouTube ,vídeos da TV24 eencontrei este vídeo quê relata como foi a passagem de Leslie em Figueira da Foz. Simplesmente assustador!!!

[Ver site]

Marcos Cunha Lisboa-XX comentou em 15/10 - 14h00
Olá Dione, muito boa suas postagens. Vou ver se consigo postar um video onde uma emissora local mostra os estragos causados principalmente em Figueira da Foz, distrito de Coimbra. Fonte: TVI24
Link

Luciano SC Palhoça-SC comentou em 15/10 - 09h06
Bom Dia Dione, concordo que seja atípica essa rota mas parece que começa a ser mais frequente nos últimos anos. Foram 5 desde o início dos registros em 1842, mais recentemente Vince em 2005 fez landfall na Espanha e em 2017 foi Ofélia que atingiu também a Irlanda como tempestade pós tropical. Porém o mais intenso a atingir a Europa parece mesmo ter sido Leslie. Fonte: msn
Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 14/10 - 23h54
Boa noite Marcos.

Leslie foi uma tempestade atípica.

É muito raro uma tempestade tomar um rumo contrário ao regularmente tomado, ou seja a costa dos EUA.

A estação de Figueira da Foz foi a que registou às 22:40 de sábado uma rajada de cerca de 176 quilómetros por hora, valor atribuído a um fenómeno designado por ‘sting jet’.

Sting jet’ decorre do fato de a forma deste fenómeno, visto em imagens de satélite e radar se assemelhar à da cauda de de um escorpião (sting).

Algumas fotos que postei são dos danos causados por esta rajada em Figueira da Foz.

Obrigado pelo esclarecimento. Abraço.

Luciano SC Palhoça-SC comentou em 14/10 - 22h16
Parabéns pela qualidade das informações.

Esta rota de furacões não é tão comum mas no intervalo de alguns anos sempre algum encontra os países do sul da europa, sinistro!

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 14/10 - 19h05
Mais algemas imagens dos impactos.
Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 14/10 - 19h03
Algumas imagens dos danos.
Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 14/10 - 19h00
ATUALIZAÇÃO.

Com ventos em torno de 170 Km/h, o Ciclone pós-tropical Leslie atingiu, no sábado e madrugada de neste domingo (14), as regiões de Lisboa, Leiria e Coimbra, onde árvores foram arrancadas, telhados quebrados e áreas inundadas. Centenas de milhares de casas sem eletricidade

Quase 1.900 incidentes durante a noite do sábado e na madrugada deste domingo foram registradas pela Proteção Civil. A maior parte (perto de 1.200) por causa de quedas de árvores, mas, também, por inundações e desabamento de estruturas.

Leslie já está deixando o território português, e deve chegar hoje ao norte a Espanha, que se prepara para fortes chuvas

Marcos Cunha Lisboa-XX comentou em 14/10 - 11h02
Olá Dione, realmente houveram bastantes estragos em algumas regiões. Inicialmente previa-se que Leslie atingisse diretamente Lisboa, mas antes disso ele virou e atingiu cidades mais ao norte. Figueira da foz foi a mais atingida, as autoridades informaram que a rajada de vento mais forte atingiu 176km/h. Lisboa foi pouco atingida e tivemos ventos na casa dos 70km/h. Ainda estamos em alerta e as autoridades pedem a população para evitar áreas costeiras, inclusive hoje pela manha recebi mensagem do sistema de alerta para nao sair de casa após as 18hs. Abraços a todos.
Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 13/10 - 21h41
Mais algemas imagens da passagem da tempestade por Portugal.
Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 13/10 - 21h38
ATUALIZAÇÃO.

O ciclone pós tropical Leslie previsto para atingir Portugal e Espanha, hoje à noiteé domingo.

Leslie é considerada a mais poderosa tempestade a atingir a região desde 1942, segundo autoridades.

Em Portugal, 13 dos 18 distritos estão em alerta vermelho. As autoridades pediram que a população se afaste das zonas costeiras e que evitasse sair de casas.

Quanto a Espanha, os serviços de emergência alertaram para a possibilidade de inundações instantâneas e pediram para que os moradores fiquem vigilantes em casos de ventos fortes.

Espera-se que as chuvas persistEm no país até domingo.










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade