Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Fernando Oliveira      
Feliz Pascoa a Todos! Belo Horizonte continua nublado como nos últimos dias e com chuvas intermitentes.


    2
Sandro Morelli      
Olá Pessoal, Bom Dia Há muito tempo venho percebendo que a cidade onde vivo(Barbacena-MG)vem batendo recordes de Pressão Máxima, inclusive hoje (01/04/2013). Essa situação foge um pouco das leis da Física pois, é sabido, que quanto maior a altitude menor a pressão Atmosférica. Como Barbacena é uma das cidades mais altas do Brasil, com uma média de 1100 m acima do nível do mar, gostaria que alguém do painel pudesse me decifrar esse enigma. Abraço a todos
ALEXANDRE RODRIGUES comentou
Bom dia Sandro, tem razão em dizer que a pressão é inversamente proporcional a altitude, mas há outros fatores que influenciam na pressão, como temperatura, umidade, composição do ar atmosférico etc. Na verdade eles estam em constante interação.
ALEXANDRE RODRIGUES comentou
As cooredenadas geográficas bem como sua respectiva aceleração da gravidade também interverem na pressão. O tipo de trasformação térmica que ocorre no interior da massa de ar deve ser considerado também.
Sandro Morelli comentou
Primeiramente Alexandre, Obrigado pela explicação. Outro fato interessante que esqueci de mencionar que Barbacena-MG é uma das cidades mais frias da região sudeste o que é justificável pela altitude elevada (Quanto MAIOR a altitude, MENOR a temperatura) mas, que ao mesmo tempo entra em contradição com outra máxima da física. Quanto MAIOR a pressão, MAIOR a temperatura. Com certeza são os outros fatores citados por você que justificam essa alta pressão. Valeu. Obrigado!
phellipef comentou
Uma correção Sandro, quanto menor a temperatura, maior a pressão atmosférica.
Sandro Morelli comentou
Exatamente, Matou a charada. Mas Barbacena é frio porque a pressão é alta ou a pressão é alta pq está sempre frio? rsrsrs. Não precisa responder, foi só pra descontrair. Abraços
Gilda comentou
Caros, tem aí alguma coisa counfusão. Phellipef, acho que você inverteu: Quanto mais alto, menor é a pressão barométrica, portanto quanto menor for a pressão menor também será a temperatura e vice-versa. Ou seja, quanto mais pressão, mais quente fica o gás. Lembra quando enchemos o pneu da bicicleta? Quanto mais bombeamos, maior a pressão e mais quente fica o bico. Ou então o Sol: quanto mais pressão, mais quente. A temperatura e pressão é tão alta que chega a ponto de emitir luz, ultravioleta, raios x e raios-gama.
Sandro Morelli comentou
Então voltamos à escala zero. Obrigado Gilda, achei que tinha me enganado. Mas com certeza o fato de Barbacena bater recordes de Pressão Atmosférica é devido a outros fatores como já disse o Alexandre Rodrigues. E só para salientar, Esse post começou ontem e hoje, novamente barbacena tem a maior pressão atmosférica. Se vcs Acompanharem diariamente, raramente Barbacena não está nessa lista. Eu diria que uns 90% do ano a cidade está na lista. Gostaria, se possível de uma explicação mais detalhada do Painel. E sem querer abusar, tem como enviar a relação anual desses dados para que eu possa saber exatamente quantos dias por ano Barbacena lidera como cidade com pressão mais alta do País. Agradeço desde já.


    3
Sandro Morelli      
Históricos de Abalos Sísmicos na região de Barbacena-MG Fonte: MUSEU DE TOPOGRAFIA PROF. LAUREANO IBRAHIM CHAFFE DEPARTAMENTO DE GEODÉSIA – UFRGS São João Del Rei, MG, 01/05/1987: 2,5 graus Barbacena, MG, 07/08/1989: 2,0 graus Barbacena, MG, 09/06/1992: 3,7 graus (apesar de sentido pelos moradores e divulgado na mídia não causou nenhum dano) Barbacena, MG, 05/07/1992: 3,1 graus Barbacena, MG, 29/07/1992: 2,6 graus Santos Dumont, MG, 29/05/2008: 2,0 graus Barroso, MG, 05/05/2010: 2,9 graus
Enio comentou
Já aqui no Ceará mais precisamente na cidade de Sobral tivemos recentimente dia 27 passado mais tremores naquela cidade sendo de 2.6 graus, por lá já foram registrados desde 2008, mais de 1000 tremores. veja mais informações em :
Sandro Morelli comentou
Realmente Ênio, Sobral tem tremido bastante nos últimos anos. Segundo dados da UFRGS abaixo os maiores tremores foram em 2008, sendo que um deles de 4,2 na escala Richter que dependendo da profundidade poderia ter causado algum estrago. Sobral, CE, 28/01/2008: 2,5 graus Sobral, CE, 02/02/2008: 2,8 graus Sobral, CE, 17/02/2008: 3,7 graus Sobral, CE, 04/04/2008: 3,9 graus Sobral, CE, 01/05/2008: 3,1 graus Sobral, CE, 21/05/2008: 4,2 graus Sobral, CE, 21/05/2008: 3,9 graus Sobral, CE, 11/09/2008: 2,4 graus Sobral, CE, 15/09/2008: 2,4 graus Sobral, CE, 19/09/2008: 2,1 graus Sobral, CE, 26/10/2008: 2,2 graus Sobral, CE, 12/10/2008: 2,4 graus Sobral, CE, 27/10/2009: 2,8 graus Sobral, CE, 02/01/2010: 2,7 graus Sobral, CE 02-08-2012: 2.7 graus (fonte: observatório sismológico da UNB - OBSIS) Não tenho mais dados sobre sua cidade, mas ninguém melhor do que você, testemunha ocular, para relatar isso. Abraços


    4
Myrella Araujo      
Boa tarde a todos. Venho ouvindo boatos a respeito de um grande terremoto que ocorreria no dia 02 de Abril na Califórnia...boato, pegadinha, ou seria possível? Pois acompanho o Painel Global e agora memo não vejo nada de alarmante por aqui.Grata por lerem e espero que alguém possa me tirar esta dúvida.
Myrella Araujo comentou
Desculpem-me, "engoli" a letra "s" do "mesmo".
gil comentou
Nao existem previsoes de terremotos
Fada San comentou
deve ser 1º de abril...
Ângelo Mendes comentou
Boa tarde Myrella. Com certeza é boato. Não se pode prever terremotos com "data marcada". E se ocorrer, não passará de coincidência. Com certeza é pegadinha de 1º de Abril.
Silv Fab comentou
Olá Myrella, Se terremotos pudessem ser previstos isso salvaria muitas vidas, mas por enquanto a ciência não consegue prever terremotos, então não dê crédito a esse tipo de "boato" .
Silv Fab comentou
aliás não dê crédito a nenhum tipo de boato, porque boato é apenas boato, algo deturpado.
Myrella Araujo comentou
Olá gil, você está falando com uma "leiga" e agradeço sua gentileza em me informar. Angelo, muito obrigada pela sua explicação, foi didática e gentil.Talvez eu tenha me expressado mal.Percebo que existem pessoas leigas no site tb para aprender.Vejo que aprendi a primeira lição.Enfim, obrigada pelas respostas! (y)
gil comentou
Falando em 1º de abril, alguem viu o google nose?
Sandro Morelli comentou
Escreva um coRealmente, um grande terremoto irá acontecer na California. Os californianos são alvo de cerca de 15.000 abalos sísmicos por ano, a maioria muito fraca. Contudo, São Francisco sempre está a espera do "Big One", que de acordo com certos geólogos, tem 70% de possibilidades de acontecer nos 30 próximos anos. Mas a ciência ainda não tem condições suficientes de fazer uma previsão exata, com data, hora, local ou profundidade. E não se esqueça que ainda existe 30% de chances do Big One não ocorrer. Abraços mentário sobre este Post
Sandro Morelli comentou
Desculpe, esqueci de apagar a linha "Escreva um comentário sobre este post" mas acredito que não tenha atrapalhado a compreensão. abcs
everton dos santos comentou
Olá Myrella! Como já disseram abaixo, ainda não há como prever terremotos. Observe que os sites que postam esse tipo de noticias, não costumam ser confiáveis. Além disso, eles sempre vão postar informações deste tipo, principalmente sobre a Califórnia, já que lá é um local que pode ter terremoto forte a qualquer momento. Pode ser hoje, amanhã ou daqui a um ano. Por exemplo, tem um site que toda semana faz uma contagem regressiva para terremotos na Califórnia. Já tem 2 anos que ele erra suas previsões mas tem gente que ainda acredita.
Paulo Nogueira comentou
Como todos dizem, terremotos ainda não são previstos por nossa ciência. Quanto ao seu comentário: "não vejo nada de alarmante por aqui": terremotos intensos são a liberação de energia gerada pelo atrito entre placas, portanto, quanto mais quieta uma área tipicamente agitada mais pressão ela está acumulando, assim como quando se estala um dedo: o dedo médio impõe pressão e fricção sobre o polegar e quando escorregam soam o "estalar", e no caso do terremoto, propagam-se as ondas sísmicas. (Apenas um exemplo simples). Mas existem também tremores que precedem um abalo mais forte, geralmente esses tremores são de moderada intensidade e ocorrem um após o outro, apenas não confundir com sismos "comuns", já que estes liberam a energia acumulada, assim, evitando um futuro tremor mais intenso. (Não sou grande entendedor deste assunto, portanto desconheço detalhes mais consistentes).
everton dos santos comentou
Paulo, o melhor exemplo de "foreshocks", aconteceu no inicio do ano nas ilhas Santa Cruz, com uma sequencia intensa de tremores na casa dos 6° e depois veio um de 8°. Ai fica a questão que comentamos aqui:Só vamos confirmar que eram foreshocks quando ocorrer o maior!
Astroman comentou
Lembro bem também do enxame de tremores na faixa dos 5-6.0 na região das Ilhas Bonin-Japão antes do de 9.0.
Myrella Araujo comentou
Aprendendo muito por aqui...e Paulo Nogueira, seu exemplo dos "dedos" foi bem didático, consegui captar de imediato! Obrigada aos demais, ficarei atenta.


    5
Sandro Morelli      
Realmente, um grande terremoto irá acontecer na California. Os californianos são alvo de cerca de 15.000 abalos sísmicos por ano, a maioria muito fraca. Contudo, São Francisco sempre está a espera do "Big One", que de acordo com certos geólogos, tem 70% de possibilidades de acontecer nos 30 próximos anos. Mas a ciência ainda não tem condições suficientes de fazer uma previsão exata, com data, hora, local ou profundidade. E não se esqueça que ainda existe 30% de chances do Big One não ocorrer. Abraços


    6
t.st      
boa tarde a todos! apenas acompanhar quando tiver novidades aviso ok.


    7
jrferreira      
Boa Tarde Global, gostaria de saber se existe um banco de dados onde posso consultar todas as ocorrências dos ultimos anos em relação a terremotos, atividade solar, temperaturas, aproximação de asteroides. Informações sobre o nosso amado planeta.
Raphael Cozzi comentou
A maioria destes dados você encontra aqui no painel global, porém se você quiser pesquisar mais a fundo e também obter feeds, você pode consultar o USGS earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/quakes_all.php por exemplo para terremotos, SOHO para atividade solar soho NASA Near Object Program neo.jpl.nasa.gov/orbits/
Danica comentou
Vc pode ver em posts antigos ( [Ver no Painel Global] ). Tem muita coisa ai. :)
jrferreira comentou
Danica, agradeço a ajuda, Raphael Cozzi, muito obrigado pela indicação é muito vasto o material, sem essa dica estaria perdido.


    8
rone abbad      
Boa noite, enquanto o BIG ONE não vem, terremoto forte de 6,0º na costa leste de Honshu no Japão, Abraço a todos!!!!
Myrella Araujo comentou
Um terremoto como esse, com 6,0° e profundidade de 12km...estaria sendo "sentido" pela população da região atingida? (relembrando, sou leiga).


    9
Rejaine Monteiro      
Linda a passagem da ISS hoje por BH. Cruzou o céu inteiro, suavemente, como uma estrela errante. Meu dia hoje estava meio "punk", mas a ISS me fez voltar a ser criança e sorrir por alguns minutinhos... ,o)
Pat comentou
Linda mesmo Rejaine. Vi aqui do Morro do Chapéu - Nova Lima. O céu está límpido e como aqui tem pouca luz o espetáculo foi completo.
Rejaine Monteiro comentou
Legal, Pat. Céu limpo de onde estou (na altura da Cid. Industrial em Contagem) é coisa rara... Mas desta vez fui feliz! E que venham as próximas passadas! Céus limpos para todos!
tony comentou
Foi possivel ver ela passar aqui em Colatina tambem.


    10
FERNANDO FUKUDA      
OLÁ PESSOAL, É UM PRAZER FAZER PARTE DO PAINEL GLOBAL, VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS! A POUCO TEMPO ATRÁS EU VÍ UMA MATÉRIA SOBRE O PARQUE YELLOWSTONE, FALAVA SOBRE O PARQUE SER UM SUPER-VULCÃO, NA ÉPOCA DIZIAM QUE O SOLO ESTAVA SE ELEVANDO E DANDO SINAIS DE UMA POSSÍVEL ERUPÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE REALMENTE A POSSIBILIDADE E SE ESSA SUPER ERUPÇÃO ATINGIRIA O BRASIL. OBRIGADO PELA ATENÇÃO, DESDE JÁ AGRADEÇO.
everton dos santos comentou
Olá Fernando. Yellowstone é sim um super vulcão. Mas não está dando sinais de uma possível erupção. Yellowstone tem elevação de solo, que é normal em vulcões. Mas de acordo com estudos, tem ficado maior, como já citava esse texto [Ver no Apolo11] Mas seu nível de atividade continua normal. Em caso de grande erupção, ele poderia causar estragos, cobrindo grande parte dos EUA de cinzas e o céu do hemisfério norte, levando a uma queda global da temperatura. Isso afetaria o Brasil. Mas o vulcão também pode entrar em erupção sem causar estragos de grandes proporções. Lembrando, ele não está dando sinais de erupção.
everton dos santos comentou
Complementando, o Observatório de Yellowstone divulgou hoje o relatório do mês de março. O texto diz: “A atividade sísmica permanece em um nível relativamente baixo. Foram registrados 101 tremores na area do parque, o maior de 3.2°. Os padrôes de deformação estão dentro das médias hstóricas. E a lenta Subsidência da caldeira, que começou no início de 2010, se mantém”. Ou seja, a caldeira está em lento processo de movimentação para baixo. Pode ser diminuição da pressão mas o texto não informa.
Astroman comentou
O Pinatubo em 1991 foi a maior erupção desde Krakatoa em 1883. Em 1992 e 1993, a temperatura média do hemisfério norte foi reduzida entre 0,5 e 0,6°C e a do planeta entre 0,4 e 0,5°C. Em Agosto de 1992 houve o registro da maior reducão de temperatura (0.73°C). Acredita-se que a erupção influenciou inundações em 1993 pelo Mississippi e seca no Sahel, na África. Os EUA tiveram o terceiro verão mais frio e chuvoso em 77 anos, em 1992. Imagine o que Yellowstone poderia fazer. Mas acho que não veremos isso em nosso tempo de vida.


    11
claudio aquino      
ola amigos,a ISS cruzou o céu de ji parana 7.12 linda e brilhante abç



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2017
Política de Privacidade