Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
LucianoSC      
Bom Dia. O frio está de volta aqui no sul do Brasil. Durante a madrugada a temperatura despencou. A previsão para amanhã no litoral chega a 13°, nas serras deve ir a próximo de zero. Só falta nevar no Natal! Ótimo dia a todos.


    2
MiguelSousa-Portugal      
Mundo na trajetória dos 6ºC de aumento de temperatura -Durante a Conferência Internacional do Clima (COP17) que está a decorrer em Durban, na África do Sul, a Agência Internacional de Energia revelou uma nova análise global do consumo de energia. Resumidamente, se continuarmos a consumir energia da forma como estamos a fazer agora, com uma predominância dos conbustíveis fósseis, o mundo poderá tornar-se um local bastante perigoso no futuro. [Ver site]
Anônimo comentou
É Miguel parece que para alguns continuarem a se deslocar com seus carrões,a maioria vai ter de voltar andar é a pé! Pois já tem estudos dizendo que o metano exalado do trato digestivo de animais, prejudica contribuindo com aumento dos gazes de efeito estufa. Pelo andar das coisas agora pouco não teremos nem direito a termos um burro e um pedaço de lona para proteger-nos quando chover.
MarceloP. comentou
O único entrave é a questão econômica mesmo, tecnologia existe, vejam bem existem super led's a base de sais que emitem grande luminosidade, um led de 4w emite a mesma luminosidade de uma lâmpada de 25w e consome 0,75 amperes a 3,5volt com um custo de R$15,00. Este é só um exemplo. Em Portugal existe incentivo do governo quanto o uso de aquecedores solares e painéis fotovortaicos como você bem sabe Miguel, o que falta é um custo mais acessível destas tecnologias limpas para a redução de consumo de energia. Se ao invés de construir uma barragem por exemplo o governo incentivasse a troca de lâmpadas entre outras tecnologias, por exemlo, a economia gerada com isso resolveria o problema de falta de energia. Quanto custa uma barragem??? Um abraço.


    3
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global
Krika comentou
Bom dia Miguel! E o feriado? Aproveitando?


    4
MiguelSousa-Portugal      
Vermes sobrevivem seis meses no espaço - Um estudo recentemente publicado na revista científica Interface da Royal Society refere que as colónias de vermes estabelecidas em culturas automatizadas regressaram à Terra após seis meses de permanência no espaço. Segundo a equipa de investigação, estes nemátodos são um modelo biológico viável para analisar os efeitos de longas viagens no espaço nos humanos. [Ver site]


    5
MiguelSousa-Portugal      
Geoengenharia: árvores artificiais para diminuir o nível de CO2 - O professor físico Klaus Lackner, director do Centro de Lenfest para a Energia sustentável do Instituto da Terra, da Universidade de Columbia, propõe uma tecnologia que permite diminuir drasticamente o nível de CO2 na atmosfera terrestre: a árvore artificial. [Ver site]
spacetrack5 comentou
Será que a redação do texto precisa ser revista? Não entendi a "bomba de peixes +...)Ou então, não estou por dentro do que seja uma "bomba de peixes".
MarceloP. comentou
Bom dia Miguel! Acho que toda idéia "construtiva" vale a pena. Fico pensando, não seria mais fácil parar de desmatar e plantar mais árvores? Veja bem, as árvores tem baixo custo inicial, manutenção e quebra. Elas se reproduzem e mantém por sí só o equilíbrio. Somos 7 bilhões de pessoas, e se cada um de nós plantasse uma árvore periodicamente talvez em pouco tempo as coisas mudariam não acha? As soluções sempre são envolvendo tecnologia que envolve grandes investimentos, ora o grande problema não é o custo para a solução da emissão de poluentes pelas empresas? custo por custo... Bom se vier para ajudar, poderiam ser “plantadas” em locais áridos mesmo... Um abraço.


    6
everton dos santos      
Bom dia! Novembro terminou sem nenhum tremor igual ou superior a 7°, assim como Fevereiro e Março. Ao lado a localização dos 19 tremores desta faixa até agora em 2011. ## Aproveitando, o EMSC retirou de seu site a informação daquele suposto tremor de 5.8° em Mato Grosso. Isso confirma que ele não ocorreu.
Ronaldo comentou
Bom dia...


    7
spacetrack5      
Bom dia a todos! Sinal de tecnologia evoluida a favor de existência sadias: [Ver no Apolo11]


    8
Ronaldo      
Bom dia à todos do Radar Global. PVH amanhece nublado com chances de chuva. Gostaria de compartilhar uma matéria que li e achei interessante. 6 problemas causados pela perda da biodiversidade "O site norte-americano TreeHugger listou seis problemas ocasionados pela redução das espécies da fauna e flora. O problema já é antigo, mas ainda existe. Em 2007, o Ministro Federal do Meio Ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, estimou que 30% de todas as espécies estariam extintas até 2050. Este é apenas um dos cenários criados por especialistas, mas existem números ainda mais alarmantes, como a possibilidade de 140 mil espécies serem perdidas a cada ano. Por este motivo, alguns estudiosos chamam o período atual de “sexta grande extinção”." Agora é repensar os atos! [Ver site]
spacetrack5 comentou
Ronaldo, será que ainda há tempo?
Ronaldo comentou
Creio que não de uma vez, mas sim aos poucos. Se educarmos os filhos que governarão o amanhã, sim. Mas do jeito que estão as coisas, não. O mundo vive falando do 'viver sustentável', 'projetos sustentáveis' e raramente algo assim sai do papel. Muita gente fala que é preciso tomar atitude, mas falar por falar todo mundo fala. Deveria ter uma ONG mais ativa nessa área.
LucianoSC comentou
Notícia preocupante! Será que sairemos dessa sinuca de bico! Obrigado por compartilhar!
LucianoSC comentou
Notícia preocupante! Será que sairemos dessa sinuca de bico! Obrigado por compartilhar!
LucianoSC comentou
Ih! desculpe foi duas vezes!


    9
Anônimo      
Bom dia colegas, se deram conta de que acima de nossas cabeças existem rios imensos, com volume de água maior do que qualquer rio conhecido? São as correntes de ar carregando enormes quantidades de água a volta do planeta incessantemente? Abraço de Porto Alegre, hoje fresquinho graças a Deus!
Ronaldo comentou
Loucura! Muito interessante...
spacetrack5 comentou
Nina, eu andei procurando noticias daí, porque assisti nos noticiarios de hoje falando sobre chuvas com ventanias e mortes, de ontem para hoje, por aí pelo Sul. Não estou encontrando aqui na internet.(Pensie até que vocês do Sul já teriam postado algo aqui sobre essas noticias). Pelo que você está postando aqui, parece que as noticias que assisti na TV não foram verdadeiras, não é?
MarceloP. comentou
Spacetrack5, houve sim problemas graves aquí no sul, chuvas e ventos fortes, queda de granizo, etc... Porém estas ocorrências são sazonais, em alguns locais apenas choveu um pouco.
Anônimo comentou
Olá spacetrack5! Esperávamos mais, pelos alarmantes noticiários mas veio uma chuva forte algum vento. Foi bem rápido e não causou muito prejuízo apenas alguns alagamentos. Uma hora depois já estava tudo seco, porém, serviu para refrescar aquele calor insuportável dos últimos dias.
Anônimo comentou
Notícias do sul sobre a chuvarada de ontem, [Ver site]
JANETE CONZATTI comentou
As noticias sobre o vendaval aqui no Sul, são verdadeiras, entretanto como já disseram não atingiu o Rio Grande por inteiro. Por exemplo, em Canoas, o vendaval atingiu somente parte da cidade, e fez muitos estragos, tem casa que voou inteira, enquanto em outros bairros nada aconteceu. Segundo informações estão comentando que foi um ciclone, que se estendeu até Osório/Rs, cidade que fica a mais ou menos 120 Km de Canoas.
Anônimo comentou
Olá Janete, incrível isso e responde perfeitamente o fato de alguns lugares terem sido tão atingidos e outros não, Confesso que me surpreendi com o noticiário, só vendo as imagens para acreditar. Bj


    10
Meire Ruiz      
Bom dia :) Cometa dogrupo Kreutz entranto na visão do Lasco C2.
Meire Ruiz comentou
Vídeo do cometinha se aproximando do sol :)


    11
Anônimo      
Árvores artificiais para diminuir o nível de co² [Ver site]
Paulo R. Hames comentou
Mais uma besteira, me desculpe. O CO2 não é vilão não. Quem controla o efeito estufa é o vapor d'água. Diminuir CO2 não vai adiantar nada, pois grande parte dele está dissolvida nos oceanos. Se os oceanos estivessem mesmo quentes, não estariam tão ácidos, pois liberariam CO2 com mais facilidade, assim como acontece numa garrafa de refrigerante quente. (Desculpa a duplicação de comentário, é que tinha comentado no post errado!)


    12
Marcão      
Boa Tarde, aqui em Nova Santa Rita/RS o vendaval devastou a cidade, blackout desde ontem ás 14:30 )nenhum ponto da cidade tem luz até o momento), e até agora nada. Muitos danos pela cidade, casas destelhadas e muitos postes caídos. PS: Só pude postar pois possuo nobrek.
spacetrack5 comentou
Marcão, então foi sobre isto que saiu no noticiario que eu vi hoje. Boa sorte, por aí!
Paulo R. Hames comentou
Mais uma besteira, me desculpe. O CO2 não é vilão não. Quem controla o efeito estufa é o vapor d'água. Diminuir CO2 não vai adiantar nada, pois grande parte dele está dissolvida nos oceanos. Se os oceanos estivessem mesmo quentes, não estariam tão ácidos, pois liberariam CO2 com mais facilidade, assim como acontece numa garrafa de refrigerante quente.


    13
spacetrack5      
Alguns detalhes sobre Marte sairam no Hypescience, "7 grandes mistérios de Marte":[Ver site]


    14
everton dos santos      
Ventos fortes causando transtornos na região oeste dos EUA. Durante a noite e madrugada rajadas de vento acima de 120km/h na Califórnia que lá é chamado de vento Santa Ana( vento seco que "desce a montanha" [Ver site] derrubaram arvores, danificaram a rede elétrica, fechando aeroportos e estradas [Ver site] ## No estado de Utah, o Weather Channel informou há pouco rajadas de vento de 160 km/h em Centerville. Reporter tentando se manter em pé durante entrada ao vivo [Ver site] Esse vento forte deve continuar durante está quinta.
everton dos santos comentou
De acordo com a MSNBC [Ver site] mais de 300 mil pessoas tiveram problemas com energia na California, fora os problemas em Utah ## Weather channel cita como um dos piores Ventos de Santa Ana [Ver site] Com o intenso vento seco, cresce o risco de grandes incendios na região.
everton dos santos comentou
A CBS informa que no Colorado, as rajadas de vento chegaram a aproximadamente 193km/h. O twitter do National Weather Service, região Western, relata que os ventos podem ter chegado a 240 km/h na california. Ao lado representação da direção do vento.


    15
fillipe SC      
boa tarde o calor foi embora ontem nesse horário fazia 37 aqui em araranguá sc hoje estamos com 22 graus agora tenho um vídeo da tormenta que veio ontem a tarde
fillipe SC comentou
essas nuvens eram escuras mesmos
fillipe SC comentou
foto
fillipe SC comentou
foto
Wolfgang comentou
Filipe, em contato com amigos meus ai em Santa Rosa do Sul, que fica proximo e mais ao sul da sua posição, Ararangua, disseram-me não ter havido granizo ontem entre 14 e 15 hs como tu postou. Que mal pergunte, em que altitude fica Ararangua ? Saudações a todos do PG. ### ADM link do velocimetro aprovado. ## Sel tanks pelo link da Wikipedia (Troll) :)
Paulo R. Hames comentou
Caro Wolfgang, sei que a pergunta foi ao Felipe, mas já adianto a você que o granizo é um fenômeno extremamente isolado e não segue uma regra de altitude. Em Biguaçú e Florianópolis, ambas ao nível do mar, ocorreu granizo ontem. Isso se dá porque as pedras de gelo caem com tanta força, que não chegam a derreter em certas ocasiões, como ontem. Falando do granizo, 9 cidades tiveram registro desse fenômeno ontem, sendo elas: Forquilhinha, Morro da Fumaça, Araranguá, Balneário Gaivota, Sombrio, Biguaçu, Florianópolis, Caçador e Joaçaba Abraço
Wolfgang comentou
Obrigado Paulo, faltava-me este refresh de memoria ..rs, formações de granizo são eventos isolados mas como essa região é famosa por ter sido a porta de entrada do Catarina é que questionei... já que as tormentas por ali são comuns vindas do oceano.


    16
spacetrack5      
Acessando o Planeta Fácil do Apollo11, pergunto: Por que o cometa Elenin aparece lá, ainda, se as notícias dizem que ele se desintegrou, ao entrar na atmosfera terrestre?
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Olá.O Elenin não entrou na atmosfera terrestre!O núcleo do Elenin se "desintegrou" (fragmentação do núcleo cometário.)O que sobrou do Elenin foi uma longa e tênue nuvem de vapor entre as estrelas, comprovando a sublimação total do núcleo do cometa.Mais informações sobre o Elenin: [Ver no Apolo11]
spacetrack5 comentou
Ok, Fabrício!Obrigada!As últimas notícias que eu tive eram desatualizadas, então.
Silvio D. Rodrigues comentou
Valha-me Deus, espero não estar aqui quando um cometa se "desintegrar" na atmosfera terrestre!


    17
Anônimo      
Boson de Higgs pode ser anunciado dia 13/12 [Ver site]
Administrador comentou
Artigo nacional, muito melhor, sem ser cópia de qualquer outro: Bóson de Higgs: cientistas podem confirmar partícula em dezembro: [Ver no Apolo11]
Anônimo comentou
ADM eu ja tinha lido o artigo de voces e achei muito bom. Neste post eu só quis informar a data e precisei inserir um site de confiança para sustentar.
Anônimo comentou
A proposito o link que informei não é cópia.


    18
Professor Rubens      
Venta muito em Duque de Caxias - RJ também começou a chover fraco. Hoje o clima aqui foi de verão total
Angelica comentou
Boa tarde a todos! Nesse momento, em São Gonçalo - RJ, estamos com rajadas de vento, céu parcialmente nublado e temperatura de 32ºC (sensação de 34ºC). Calor de verão, realmente!
Davidson comentou
Olá Professor aqui na Vila ão Luiz tb venta muito, é bom saber que tem caxiense no painel abraço


    19
nORBex      
Que objeto é esse que vai com tanta pressa da esquerda para a direita no LASCO C3? outro Cometa?
nORBex comentou
ou é Mercurio mesmo?
Meire Ruiz comentou
Sim nORBex, é outro cometa do grupo Kreutz, também já está visível no Lasco C2, post 121 :)
Administrador comentou
Acho que ele está falando de Mercurio, que está vindo da esquerda para a direita no Lasco C3.
Meire Ruiz comentou
Ah! Obrigada Adm.!


    20
spacetrack5      
Ainda influências das explosões solares? Estou tendo problemas com o comp, tem "travado". Espero que não continue assim.
Meire Ruiz comentou
Boa tarde! Duas grandes atividades do sol no dia 30/11, uma do lado esquerdo e outra do lado direito.
Meire Ruiz comentou
Essas explosões não foram em direção a terra, certo? [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Para quem gosta de apreciá-lo, deixo um vídeo com as imagens :)
Meire Ruiz comentou
Outra fotinha da explosão de ontem, parece que foi bem fortinha.
Silvio D. Rodrigues comentou
Caro spacetrack5, pode ter certeza de que os travamentos de seu PC em nada tem relação com o Sol. Todos os servidores do mundo continuam funcionando, até esse momento.
ORTIZ comentou
Estivemos sem internet o dia todo em MAcaé-RJ Agora a noite em minha cidade, a internet caiu e não voltou. O Servidor informa que o problema é no Rio (Embratel), O 3G da VIvo cai e volta (agora voltou - só ele). O sinal da TV Globo local está caindo muito, aparecendo informaçoes de "sem sinal". Realmente está uma instabilidade muito grande.
Silvio D. Rodrigues comentou
Caro ORTIZ, problema local OK!, estou em SP, no sudeste como você, aqui tudo funciona, telefone, energia, TV a cabo e por satélite, Internet 3G e por cabo... Enfim, tudo normal. O Sol sempre foi e será o Sol, nosso planeta tem sua proteção (que vem do núcleo... sim, há as inversões polares etc..). O que temo são as teorias... Explosões solares existem desde o início da humanidade... Vivamos a natureza, a terra, o Sol e nossa magnetosfera.
ORTIZ comentou
Eu não disse que era o Sol e nessa teoria eu concordo contigo. Deve ter sido um temporal com raios que passou aqui que fazem barreira momentãnea entre as antenas parabólicas e os satélites.


    21
BomJardim/RJ      
Oi pessoal. Bom Jardim amanheceu com uma neblina muito forte. Por volta do meio-dia fez Sol e muito calor. Agora chove e começa a fazer frio. A situação aqui ainda é precária, apesar de quase um ano da tragédia. A ponte principal que liga à Nova Friburgo só agora começa a ganhar forma. Um fato que está me intrigando é quanto ao nascer e o pôr do Sol. Não sei se estou enganado mas, após 10 anos morando na mesma casa, está parecendo que ele está nascendo e se pondo em posições diferentes (não é a posição inverno/verão, não), parece que está mais ao Sul do que em Dezembro dos outros anos, tendo como referência os mesmos pontos. Será?
Wolfgang comentou
Olá Boa Noite. Achei interessante compartilhar para tentar elucidar possiveis falhas analiticas [Ver site] Abraço
Administrador comentou
O site do Silvestre é excelente. Um dos melhores sites didáticos e fonte de referência para amadores e profissionais. Bem lembrado, Wolfgang!
spacetrack5 comentou
Boa tarde a todos! Copiado do texto/site postado por Wolfgang (abaixo):"Um outro erro possível na avaliação do azimute do Sol no horizonte é o uso da bússola, porque ela dificilmente aponta para o Norte (o verdadeiro, geográfico). Existem lugares onde ela aponta até mesmo para o Sul. O que a bússola faz é se orientar pelo magnetismo terrestre, que não está ligado aos Pontos Cardeais. Somente em alguns locais muito especiais do mundo é que o erro da bússola se anula. Se alguém não souber disso, pode encontrar uma diferença muito grande na posição do Sol, que será falsa. O uso da bússola nas proximidades de objetos magnéticos também pode causar falsos resultados." Diante disso, "a coisa toda muda", então já não se deve acreditar mais na refereência das bísolas para o Norte?! Acho que só os exprientes navegadores, então, saberão mesmo como se localizarem com búsolas. Ou então, se praticando com estudo, muito.
Administrador comentou
Spacetrack, o que o site quis dizer é que você precisa saber usar a bússola. Ela aponta no sentido norte-sul magnético e os mapas são alinhados no sentido norte-sul geográfico. Portanto, para conhecer o norte verdadeiro (ou geográfico) é necessário descontar a declinação magnética do local, senão você vai ficar mais perdida ainda. Em São Paulo essa declinação é de 20.3 graus oeste, o que significa que você precisa somar 20.3 graus para encontrar o norte geográfico. Nessa página você pode encontrar a declinação da sua cidade. [Ver no Apolo11]


    22
Wolfgang      
PREVER TERREMOTOS!! Nosso caro Sr Rogério tem razão! Nunca li tantos sinais contraditorios nesse artigo [Ver site] bem traduzido e postado pelo terra noticias mas que vale a pena ler. Ler mais pelo esclarecimento, do que pela duvida gerada por mensagens tão contraditorias de especulações cientificas... falam até em um talco geologico causando deslizamento e tremores. De qualquer forma, vale ler para se ter idéia de quanto este tema é polemico e está tão longe de ter resposta sólida, apesar de estra bem em baixo de nossos pés Saudações a todos Neste momento, forma-se um temporal aqui, Conchal, no Interior de SP ( o terceiro do dia )... muita agua, ventos e raios consecutivos... ate +
Wolfgang comentou
* apesar de estar...
Sel comentou
Bom dia RG´s, Wlof, muito se fala sobre a necessidade da prevenção e previsão neste assunto, especialmente da migração de animais antes de um terremoto, especialmente o que aconteceu com rãs no Japão com uma migração "suposta" de quase um mês. O problema é a certeza que estes estudos não oferecem "ainda". Imagine deslocar uma população inteira sem nenhuma base a oferecer. Mas seguimos acompanhando as descobertas científicas, quem sabe um dia, antecipando informações valiosas como estas com precisão.


    23
Paulo R. Hames      
Olá. A notícia é de maio deste anos, mas é muito interessante a esse espaço. Fala da relação entre raios cósmicos com a cobertura de nuvens no planeta Terra, o que influenciaria na temperatura global.[Ver site]


    24
valmir r      
Boa noite a todos,raramente entro neste espaço gostaria de saber do adm. porque os icones que mostram as coisas do nosso pais demoram tanto para serem apagados,já li mais de cem veses que a temperatura no R.G. DO NORTE está anormal.O painel global é minha página favorita, acesso mais de dez vesez ao dia mas acho que as informações deviam demorar menos tempo. grato pela atenção att.vegacanopus
Paulo R. Hames comentou
Bom você ter tocado nesse assunto Valmir. Eu postei já faz semanas uma notícia e até agora nada de publicação. O que está acontecendo ein ADM? Todos acho que queremos saber. Sei que é o PG é uma cortesia, mas tem que ter consideração com quem tira seu tempo para postar.
Silvio D. Rodrigues comentou
Basta clicar em Camadas e desabilitar.
Silvio D. Rodrigues comentou
Aproveitando, já citei antes, falta a linha do trópico de Capricórnio, que foi esquecida pelo autor do mapa. Respeito o erro, mas, podemos corrigir? Penso nos estudantes e em suas pesquisas.
Paulo R. Hames comentou
Sílvio, não o fato de habilitar ou desabilitar, mas sim de o ADM publicar o que postamos. Creio que muitas notícias estão trancadas, assim como a minha.
Silvio D. Rodrigues comentou
Paulo, de fato concordo com você, mas pensemos que o Administrador, sozinho, não pode "dar conta" ele tem mais coisas a viver... Mas, enfim, seu comentário levanta uma boa questão quanto a esse espaço. Forte abraço, Silvio
Administrador comentou
Olá pessoal. Estamos trabalhando para que as notícias sejam retiradas automaticamente, mas vai levar um tempo ainda. Quanto às notícias não serem publicadas, vejam bem: por dia, recebemos cerca de 50 notícias, 99% delas com menos de 1 parágrafo, sem título e mal escritas. Nem a localidade do evento o usuário sabe informar. Isso não é uma tarefa fácil de administrar, pois toda notícia dispara um email que pula na minha tela e nem sempre dá pra verificar na hora do que se trata. No caso das notícias do Paulo, que eu saiba elas são publicadas regularmente, mas pelo motivo explicado acima, algumas podem ter ficado sem leitura. Como seus textos são bons, vamos colocar seu email no automático. Assim, sempre que escrever uma notícia ela será imediatamente aprovada. Obrigado!


    25
Marcos Passetti      
Boa noite amigos...previsao de chuvas para amanha em todo Brasil
Marcos Passetti comentou
areas em verde significa chuvas moderadas, ja nas areas em amarelo e vermelho podem acorrer trovoadas com chuvas mais intensas...
Sandra Silva comentou
Boa noite!!! Por aqui a chuva chegou. Por volta do meio dia caiu uma chuva muito forte, diria que a Primeira dessa nossa temporada de tempestades de verão. Primeiro aquele calor abafado e logo após tudo escurece e ela cai sem dó inundando muitas ruas e pegando muita gente de surpresa. Ainda chove agora a noite e pelo visto irá se continuar assim amanhã. A temperatura é de 18ºC e umidade está nos 94%. Abraços
FAbiano comentou
Bom dia a todos, e aqui em Araçatuba/sp, quando chove, da aquela famosa chuva conhecida como chuva de manga, agora queria que alguém me explicasse porque a zona de convergência do atlântico sul gosta muito de mg e estados do nordeste, quando essa zona desse para o estado de são paulo fica só por 2 dias, quanto a mg ela fica até um pouco mais de 1 semana, muito estranho não acham? :S, eu quero muita chuva por aqui, anda muito quente e abafado.
Marcos Passetti comentou
ola FABIANO...amigo por aqui tbm tem chovido de manga...quanto a ZCAS ela tende a se posicionar no inicio do verao mais ao norte deslocando posteriormente mais ao sul,SP deve sentir seus efeitos mais pelo fim do mês de dezembro,janeiro e fevereiro...MG é favorecido pelo evento por sua localizaçao geografica,por enquanto nada de estranho esta tudo normal para época do ano.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2017
Política de Privacidade