Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Jota Jota      
Situação de El Hierro galera: [Ver site] !
Jota Jota comentou
Mais um: [Ver site]


    2
Administrador      
Olá pessoal, já está disponível na página de atividade solar do Apolo11 os dados do magnetômetro localizado em Gakona, no sudeste do Alasca. O instrumento é mantido pelo Instituto de Geofísica da Universidade do Alasca. [Ver no Apolo11]
aurora comentou
Muito bom, Admin! Mais um dado para acompanharmos (e entendermos) aqui pelo site!
Anônimo comentou
É isso aí. Obrigada...
Anônimo comentou
É necessário uma autorização especial para que estes dados sejam colocados no site? Gosto de dar uma espiadinha nestes dados do INPE, [Ver site] Abraços e bom dia pra todo mundo!
Administrador comentou
Olá Marina, se o site interessado for sério, é necessário encaminhar uma solicitação. Normalmente, instituições americanas não criam problemas e até gostam que divulguem. Já no Brasil, sempre "não pode".
Anônimo comentou
Entendo... e na verdade, acho que é uma pena que seja assim.


    3
aurora      
Bom Dia a Todos! Em Gjá SP dia típico de verão, ensolarado e quente, sendo esperada a pancada de chuva no final da tarde conforme previsão do CPTEC p/ a região. Estou adorando o controle no consumo de sacolas plásticas, olha só este dado: "Atualmente, são distribuídas 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora no Brasil, ou cerca de 13 bilhões por ano, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA)." Fonte: ¨¨ [Ver site] ¨¨
Anônimo comentou
Então Aurora, fiquei sabendo da proibição das sacolinhas em SP. E acho que é uma boa iniciativa, desde que os únicos a lucrar com essa história não sejam apenas os fabricantes de saco de lixo e os donos dos supermercados. ,-)
aurora comentou
Bem lembrado, Marina, corremos este risco! Mas o consumo das vilanzinhas anda desenfreado... agora as pesssoas têm levado suas sacolas não descartáveis p/ as compras, ou mesmo cxs de papelão, então a queda do consumo com certeza vai cair. Aqui no litoral elas vão parar no mar, pelas chuvas e ventos, os animais marinhos são penalizados. Que os químicos desenvolvam cada vez mais opções de embalagens degradáveis, e desapareçam com as mais resistentes, assim a gente espera, abraço!
Anônimo comentou
Acho que deveria haver uma lei que proibisse plásticos desnecessários nos produtos. Lembro que uma vez comprei uma bonequinha pra minha filha, que devia ter uns 10cm, do tipo "polly". A maldita boneca vinha embalada em 5 tipos de plásticos diferentes. Sem contar o problema das lixeiras, que é simples: Se a cidade tem muito vento, as lixeiras TEM QUE SER FECHADAS. Aqui isso também acontece, as árvores da orla da Lagoa dos Patos ficam "enfeitadas" pelas sacolinhas...
aurora comentou
Ah, Marina, criam as leis mas não oferecem uma fiscalização eficiente para elas... Se a lógica do fabricante não fosse querer enfeitar tanto o produto com intenção de valorizá-lo e o consumidor cobrar esta redução na embalagem através do boicote, por certo haveria uma redução neste desperdício! Mede-se a educação ambiental de uma população a partir da quantidade de lixo que ela produz.


    4
everton dos santos      
Forte terremoto na região de Vanuatu. A magnitude inicial é de 6.9° com 10 km de profundidade, que se for confirmado, o tremor foi sentido nas ilhas próximas com intensidade.
Administrador comentou
Sim, muito forte, mas descartado risco de tsunami.
aurora comentou
...aproveitando a ocasião para destacar que não é preciso ter atividade solar alta para ocorrer terremotos, um evento não é consequência do outro.
Administrador comentou
Exato Everton, não custa lembrar!
Anônimo comentou
Ok, aurora... mas existe alguma ligação entre os dois eventos? Sempre questionei que, pela lógica, uma coisa poderia influenciar na outra, mas nunca encontrei alguma informação que confirmasse ou negasse a relação.
Maurício comentou
Concordo com voce Aurora, porque na realidade o efeito é inversamente proporcional a essa atividade. Se for verdade que o Planeta terra se comporta semelhantemente a um gigantesco capacitor, é necessario primeiro carregar para depois descarregar. Vejamos como funciona um capacitor: O capacitor é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante um certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Os capacitores permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável para os componentes ligados a ele. Você pode imaginar que eles atuam como pequenas represas, armazenando o excesso de água na época das chuvas e entregando a água armazenada durante as secas. Acredito que a hipótese acima seja apenas uma parte do processo causador de terremotos. É preciso levar em consideração também o Baricentro(centro de gravidade) do sistema solar como um todo, ou seja, a posição dos planetas num determinado momento e de que forma as forças envolvidas influenciam a dinâmica da terra. Como os planetas estão em constante movimento o baricentro do sistema estará sempre oscilando em torno do Sol, mas raramente estará "dentro" dele, e nunca, nunca coincidirá com o seu centro. Some a tudo isso mais todas as explicações que o Rogerio e outros já fizeram sobre o movimento das placas tectônicas. Ou seja, ainda não há uma explicação definitiva sobre as causas dos terremotos, mas sim varios estudos que apontam possibilidades!
Administrador comentou
Olá maurício, permita-me discordar. Os geofísicos conhecem perfeitamente o que causa os terremotos. Não é uma teoria baseada em hipóteses. Os terremotos são provocados pelo movimento das placas tectônicas que se movimentam devido ao fluxo convectivo gerado pelo calor no centro da Terra. Isso não é uma teoria. Obrigado!
Administrador comentou
Depois de meses explicando a mesma coisa, o Painel voltou à estaca zero!
aurora comentou
Marina, Mauricio, tb já tentei associar os eventos (explosões solares --> terremotos)apenas me baseando nos conceitos mais conhecidos da Física. Só depois que passei a acompanhar os eventos e suas oscilações pela internet notei que não há um padrão - às vezes ocorrem simultaneos, outras vezes não. Um antecede a outro numa ocasião e mais adiante a sequência inverte. São sistemas de forças distintas em suas respectivas grandezas, assim me parece. E se levarmos em conta a quantidade de pesquisadores que se dedicam a estudar os eventos solares e telúricos, se houvesse ligação com certeza haveria um empenho em utilizar este conhecimento para salvar vidas que se perdem nos terremotos. Já pensaram como seria bom um alerta para terremotos? Eles são ainda imprevisíveis!
aurora comentou
Ei, parece que o Admin trocou meu nome pelo nome do Everton e o Mauricio trocou o nome da Marina pelo meu, KKKK
Anônimo comentou
Ok, ok... sem alarde. Vamos por partes... Maurício, o teu raciocínio é parecido com o meu. Mas como disse, nunca encontrei nada que me ajudasse a compreender melhor, então... sempre acabo deixando isso pra outra hora. Sr. Admnistrador, paciência comigo por favor. Eu pergunto tudo que me vêm na cabeça... Conheço a teoria da tectonica de placas e não me resta nenhuma dúvida sobre os terremotos serem causados por esta dinâmica. Mas talvez o sr. concorde comigo que pouco se sabe (ou pelo menos pouca informação se encontra), com confirmações, sobre oque de fato acontece no núcleo externo e interno... é claro que têm um monte de gente séria estudando isso aí (e, talvez eu gostasse de ser uma destas), mas sou uma humilde estudante do 2º ano de Geografia, e minhas referências são um pouco "escassas". Como meu curso não aborda muito essa área, procuro informações sozinha, na biblioteca e no computador, e compreendo o "pânico" que deve ter deste tipo de pergunta, em função da quantidade de bobagens que existem espalhadas pela internet. Aurora... entendo teu raciocínio, me parece bem sensato. Bom... é isso Abraços e boa tarde pra todo mundo!
diegohdm comentou
a USGS revisou o terremoto pra 7.1 se não me engano é o mais alto desse ano, até agora.
Meire Ruiz comentou
Boa tarde para todos! :) A altura máxima das ondas devido a agitação marinha foi de 0,40cm [Ver site] (Fonte: GDACS e Earthquake Report).)


    5
Sasv      
Boa Tarde, Na Europa a Vaga de Frio Proveniente do Polo Norte esta a deslocar-se da Europa do Leste em Direcção a Europa Central e Sul, algumas regiões de Portugal hoje já vai ter alerta amarelo (numa escala de 3), mas amanhã é esperado que todo o Continente fique em Alerta amarelo e as pronvicias mais a Norte passem para alerta Laranja (o segundo mais Grave). Algumas Temperaturas para amanhã: Lisboa: 2 graus Beja: -2 graus negativos Porto: -2 graus negativos Vila Real: -5 graus negativos Bragança: -8 graus negativos Só as Ilhas Açores e Madeira escapam a corrente de ar Frio!
Sasv comentou
Só para Relembrar, que a Vaga de Frio na Europa já fez mais de 70 mortos!
Marcos Passetti comentou
boa tarde amigos...o numero de vitimas nao para de subir e já passa de 100 mortos na EUROPA...o frio agora se alastra EUROPA adentro as temperaturas deverão despencar a partir de amanhã em Berlin Paris e barcelona...
Sasv comentou
Para o pessoal de Portugal que vem a este Site sigam as Indicações da Protecção Civil, e vejam as cores do Alerta aqui [Ver site]


    6
Cairo Bizinotto      
Aurora e Marina Born, meu muito obrigado a vocês duas. Claro que vou continuar participando sim, mas somente como leitor. Um grande abraço a todos do PG.
aurora comentou
Oi, Cairo, grata por responder. Tenho certeza que vc tem muito a contribuir com este espaço que gostamos de ler p/ aprender uns com os outros, de forma saudável e construtiva. É esta postura crítica e educada que mais precisamos nos dias de hoje, continue postando junto com os demais participantes, estamos no mesmo barco (nave Terra), não é mesmo? Abraço!
Anônimo comentou
Concordo com a Aurora... Mas creio que nem todos gostam de falar tanto quanto eu... então, sinta-se a vontade para interagir da maneira que for melhor pra ti. Abraço!


    7
Anônimo      
Chegou a tão esperada chuva em Rio Grande. Fraca mas refrescante.
Ana_Paula comentou
Oi Marina aqui em Piracicaba/SP está calor 30°C sens.térmica de 31°C algumas nuvens estou torcendo para que chova e para que refresque. Boa tarde!


    8
Ana_Paula      
Boa tarde pessoal, foi descoberto o 4º exoplaneta GJ 1214b. potencialmente habitável [Ver site]
Ana_Paula comentou
Corrigindo exoplaneta descoberto é o GJ 667Cc o outro de cima que escrevi é o da imagem que está ilustrando a matéria do site.


    9
FAbiano      
Uma matéria extensa e bem interessante , abordando os 6 erros mais comuns que as pessoas que não estudam os assuntos astronômicos quando olham para o céu, confira se você já cometeu alguns desses erros e aprenda mais >>>> [Ver site]
FAbiano comentou
corrigindo o post, rsrs. os erros mais comuns que as pessoas cometem quando olham para o céu, sem ao menos estudar os assuntos astronômicos do nosso universo.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade