Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel global


    2
M. Ianner      
Bom Dia a todos Gostei bastante da matéria sobre o "fim do Mundo" no Apolo 11. Muito clara e elucidativa. O único ponto que careceu de maior objetividade è a questão da Magnetosfera e sua atual situação. Isto não tem a ver diretamente com 2012. Mas é um fato que as explosões solares dos últimos anos tem "enfraquecido" este verdadeiro "cinto de proteção terrestre". Tenho um documentário da BBC, aonde diversos cientistas apontam um grande falha em cima do Oceano Atlântico por onde estão passando altas doses de radiação provinda do Sol. Algumas rotas de avões comerciais e militares têm desviado seu curso pois o contato com esta zona aérea não é saudável...Esta situação também causa preocupação, pois uma boa parte do oxigênio do planeta é gerado no fitoplâncton através da fotossíntese no fundo do Oceano. Não se sabe ao certo quais repercussões acontecerão nos próximos meses ou anos. Eu compreendo que todas as preocupações com o Planeta este ponto é o mais frágil pois não temos nem a médio nem a curto prazo como interferir nesta situação, por mais que queiramos. Tenho acompanhado algumas das pesquisas a este respeito e elas ainda estão engatinhando. É certo que o eixo magnético já mudou algumas vezes na longa história do planeta. Mas também é certo que outros planetas também já possuíram esta magnetosfera e por algum motivo desconhecido de desfez. Segundo os cientistas, é ela que garante a existência de Vida em nosso planeta.
ORTIZ comentou
M. Ianner, o link da BBC tem caráter "educativo/informativo"?. Se positivo, seria interessante que voce colocasse o link. Abçs
M. Ianner comentou
olá Ortiz. É um documentário. Se não me engano, eu baixei pelo torrent. Se assim for posso te mandar a semente do torrent e a legenda (srt) e você mesmo baixar. Senão possuir o programa ou ainda se não tiver algum amigo que tenha, manda um email para mim que eu faço uma busca na Internet para ver se eu acho outra fonte, ok?
Administrador comentou
Caro Ianner. Os motivos do enfraquecimento da magnestosfera da Terra não é bem conhecido, mas está relacionado ao dínamo no interior da Terra e não à atividade solar.
M. Ianner comentou
Pode realmente ser assim, mas este enfraquecimento está provocando a penetração das ondas nesta aérea citada. Existe um pouco de controvérsia neste assunto, já que as pesquisas são muito recentes. Simulações em 3D estão sendo criados em base dos dados cadastrados em tempo real, medindo os impactos e o tamanho do oblongamento da camada anterior da Magnetosfera, quer dizer, na força dos impactos recebidos, o quanto "se estica" para trás.


    3
Sel      
Tremores em Montes Claros novamente, se tiverem mais informações, aguardo coments. Adm, os dois ícones ficaram um em cima do outro, é assim mesmo? Abçs :)
Administrador comentou
Olá sel, sim é assim mesmo! Também gostaria de mais informações, inclusive uma confirmação desses eventos.
Administrador comentou
Os abalos estão confirmados. De acordo com o G1, que citou o professor Lucas Barros, chefe do Observatório Sismológico de Brasília, o abalo de maior intensidade atingiu 3.2 Richter. O G1 também informa que o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 300 chamadas devido ao abalos, mas não houve danos ou feridos.
Sel comentou
Grata Rogério :)
Meire Ruiz comentou
Há uma mineradora na região, isso não poderia causar esse efeito de tremor?
Sel comentou
Meire, depois das possibilidades da influência de uma represa na China em 2008, fica complexa a análises de implicações de ação humana. Há alguns documentos que colocam Montes Claros próximo a uma falha geológica, outros dizem que está sobre ela. Precisaríamos muito de um mapa geológico para analisarmos de fato o que ocorre. Abçs :)
Meire Ruiz comentou
Verdade Sel! Segundo o Apollo11 a falha BR 47 está bem próxima a Montes Claros [Ver no Apolo11] , no final do texto. Segue uma imagem da região da falha.
Sel comentou
pois é Meire, o que nos desgasta na identificação delas é a falta de especificidade do mapa, o Rogério até já postou algo sobre isto, seria maravilhoso termos em detalhes a situação de nosso país. Abçs


    4
PattyCalma      
Olá Pessoal ! hoje os postes dos colegas estão recheados de informações interessantes, estou gostando de ver,rs ! O pessoal tá bem informado e com interesse maior ainda de aprender.Muito bom ! ADM., Esse tremor de 2.3 é 1a vez que ocorre na região,ou em todo Brasil ?
Sel comentou
Patty, na verdade já tivemos alguns tremores no mesmo local, mas temos vários no Brasil, pode acompanhar também [Ver site] bjs :)
PattyCalma comentou
Obrigada Má, já fui ver site...bjs


    5
Lene      
Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, amanheceram assustados com três temores que ocorreram na cidade durante a madrugada desta segunda-feira. De acordo com a população, os abalos aconteceram à 1h47, às 2h20 e o terceiro por volta das 4h da manhã. o observatóro estimou que o abalo foi de 3.0 graus na escala Richter. Ainda de acordo com Menezes, os abalos estão sendo provocados por uma falha geológica existente na cidade, que está sendo estudada. A Defesa Civil também ajuda nas apurações. Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 300 ligações de diferentes partes da cidade, mas não houve registro de ocorrências ou vítimas.
Lene comentou
O município sofre com tremores frequentes que O último aconteceu em outubro do ano passado. O sismo de 2,6 graus na escala Richter foi registrado durante a manhã. Foi o terceiro abalo na cidade em 2011 e o quinto num período de 13 meses.
Lene comentou
Ao ser questionado sobre o constante registro de tremores na cidade, o terceiro neste ano, o professor Barros explicou que o tremor se deve a uma quebra abrupta do terreno e acontece em regiões onde a terra é frágil, como Montes Claros."O terreno pode se quebrar em resposta às forças geológicas provenientes do interior da Terra. Ao longo dos anos, a terra vai sendo submetida a esforços crescentes, e chega uma hora que a fragilidade da terra é atingida rompendo a crosta terrestre", completou.Em Montes Claros, segundo Barros, existe uma falha geológica ativa que está se rompendo, se movendo e gerando os tremores de terra observados pela população.
Sel comentou
Lene, Patty, posts abertos com o mesmo assunto, 113, 116, se utilizamos comentar fica mais fácil em pequisa posterior, abçs :)
Lene comentou
Falou Sel, desculpe mas é que sou de MG e como não entrei aqui pela manhã devido ao trabalho eu não li os posts anteriores.ok, abraços


    6
fillipe SC      
gente ta no g1 que deu um terremoto no sul do méxico [Ver site]
Meire Ruiz comentou
No Painel Global também [Ver no Painel Global] (M%E9xico),16.47N,98.28W,12,2012
fillipe SC comentou
tem no painel kkkk nem vi vou olhar então
fillipe SC comentou
valeu meire
Meire Ruiz comentou
rsrs. Foi forte, raso e em terra... vamos aguardar e que nada tenha acontecido.
Administrador comentou
Uai, o Painel não é pra isso? Essa eu não entendi!
Joai comentou
E eu que estava tentanto achar nexo na postagem n. 114 e não consegui... com essa agora! Não leva a mal filipe SC , é que procuro informações mais relevantes sempre aproveitando o que os colegas ja escreveram.
Sandra Silva comentou
Boa noite de um dia agitado! Sobre esse novo terremoto no México as informações é que não teve graves consequências até o momento. O epicentro em Oaxaca, mesmo estado do terremoto do dia 20 de março. Essa parece ser a maior preocupação, pois esse primeiro provocou sérios danos em milhares de residências que ainda não tiveram tempo para fazer os devidos reparos estruturais. Assim, com terremotos seguidos de alta magnitude, esses locais ficam mais vulneráveis aos efeitos destrutivos desses abalos.


    7
@JeanMilieri      
Sexta-feira passada, dia 30, cientistas da Universidade de Portsmouth (Grã-Bretanha) e do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre rasgaram elogios à Teoria da Relatividade de Einstein. Eles classificaram a Teoria da Relatividade como incrivelmente precisa. (Fonte: [Ver site] ) // Enquanto isso... Antonio Ereditato, cientista italiano responsável pelo experimento Opera, aquele mesmo que noticiou a "bombástica" hipótese de que neutrinos tinham viajavado mais rápido do que a luz, renunciou ao cargo. (Fonte: [Ver site] )


    8
Lene      
A ISS acabou de passar sobre minha cidade, Cataguases MG, foi lindo e com um brilho muito forte. Legal mesmo
froiwd comentou
boa noite Lene !!! tb sou de Cataguases .... ainda da p ver??
Meire Ruiz comentou
Consegui observá-la as 18:29hr. Froiwd, você pode rastreá-la por aqui [Ver site] Vai uma tentativa de filmá-la rsrs.
froiwd comentou
Obrigado !!! Meire Ruiz ! na vou monitorar e na proxima ....vejo !


    9
everton dos santos      
Olá! Há 11 anos um flare classe X 20 ocorria no sol. Por sorte, a mancha não estava na direção da terra, evitando maiores efeitos. Fica tambem a atividade solar no mes de abril de 2001 [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Histórico!!! Obrigada Everton, vai para meus arquivos.


    10
Deniset      
Gostaria de levantar uma questão aproveitando o tema sobre o abalo em Minas Gerais, falha 47 e aproveitei os post n.113 Sel , Meire...Voces perceberam a falha 42 que é de Vitória até Sul do Rio de Janeiro." OBS.na usina de Angra" .Há algum tempo atrás um engenheiro me disse que tinha uma falha e não levei muito a sério.Agora graça ao "santo site" descobri a falha 42. E "se" essa falha resolver ficar tremulosa como diria a Sandra???
Deniset comentou
Volto para postar a pagina de novo. [Ver no Apolo11]
Sandra Silva comentou
Bom dia amigos. Deniset, observando nosso planetinha, cheguei a conclusão que ele é mesmo uma bela colcha de retalhos. Diria que existem os grandes recortes, as placas tectônicas, e os recortes mais sutis que são as falhas geológicas. Se observarmos, a maioria dos grandes rios, seriam também uma espécie e cicatriz aberta por onde correm as águas... Quanto as falhas diria que sua movimentação depende de vários fatores, principalmente a idade delas. O Brasil pode ser novo enquanto Nação, se comparado a outros países mais antigos, porém, geológicamente é bem antigo. Tanto que por aqui encontra-se entre outras coisas os registros de vulcões antiguíssimos e extintos. Olhando tudo isso, sempre faço muitas perguntes, tentando entender um pouco o funcionamento disso e procurando respostas junto àqueles que estão dedicando suas vidas a procurar essas respostas através de estudos sérios. Uma dessas perguntas que faço é até que ponto certas intervenções humanas, como as hidroelétricas, entre outros, podem influenciar em certas falhas que estavam quietinhas Com certeza, só recentemente estamos começando a mapear nosso território. Esse conhecimento está vindo até por pesquisas para contruções e explorações desse solo, feitos pela Petrobrás, por exemplo. Uma coisa é certa, tem falhas que oferecem perigo e outras que não oferecem. Recentemente na Austrália, estava sendo construida uma usina nuclear e foi descoberto que ela estava justamente em cima de uma falha. houve uma certa polêmica, não sei como terminou - podemos pesquisar - mas, até onde me lembro o parecer oficial era para continuarem a construção porque a falha não apresentava perigo. Aqui deixo um vale a pena ver de novo onde falei alguma coisa sobre isso. [Ver no Painel Global] com menos pressa.rs abr


    11
+marcos+      
Prefeito diz que tsunami vai atingir o Brasil e pede para população estocar alimentos:[Ver site]
+marcos+ comentou
eu assisti ontem a noite, e mostrou o painel global!!! disse que o prefeito se cadastrou no siti que avisa sobre terremotos pelo celular...
FAbiano comentou
Bom dia a todos, tudo que alguém que entrar aqui no PG precisa saber sobre 2012 está em >>> [Ver no Apolo11]
FAbiano comentou
Parece que dessa vez, o apolo11 foi divulgado pelo prefeito através da tela do celular D:, e deram vários close no site do painel global .



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade