Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Está Escrito      
Amigos do Radar Global, um abraço a todos estou feliz por poder participar, sempre que houver algo de interesse ao RG postarei aqui. No momento desejo um bom dia.
cristiano wasckow comentou
Bom dia. Sul do Rio Grande do Sul extremamente abafado, .Previsão de muita chuva para nossa região.


    2
Anônimo      
5.8 no atlantico, ai, ai, ai mesmo que seja horizontal os movimentos Vai que a parte inferior seda e se desloque grande massa de agua? Será ....
everton dos santos comentou
Bom dia Anderson. Não há confirmação de um sismo 5.8° no Atlântico. Mesmo que tivesse ocorrido, não aconteceria nada. Já tivemos tremores de 7.1° no meio do Atlântico e não ocorreu nada. Tenha um pouco mais de tranquilidade pois a chance de você presenciar um tsunami é pequena.
Cássia Abreu comentou
bom dia, ainda bem neh.. kk moro bem no litoral... por isso monitoro tds dias... pra ver se da tempo de correr...
Loyola comentou
Para acontecer algo deste tipo, as placas deveriam estar na mesma posição que aquelas próximas ao litoral do Chile, onde uma está por cima da outra. A questão de prever estes acontecimentos é muito complicada. Nos EUA tem o Lawrence Livermore Laboratory (o famoso LLL), que é uma dos maiores laboratórios do país, e tem como uma de suas missões o estudo de falhamentos e as consequências de deslocamentos.A costa oeste americana, em tempos geológicos, sofreu um grande tsunami, que foi muito para dentro do continente. Os registros deste evento são encontrados em formações sedimentares.
Gilda comentou
Anderson, bom dia! Cheque bem as informações antes de postar. Não aconteceu nenhum sismo de 5.8 no Atlântico. Como disse o Everton, mesmo se acontecesse, não teria nenhuma consequência. Acho que você é novo por aqui, então se acostume por que eventos dessa magnitude são muito comuns e acontecem desde o começo dos tempos. Bom dia!
Cássia Abreu comentou
É... ONTEM JA LEVEI UM PUXAO DESTA SRA, A GILDA... acompanho dia a dia este site, mais de ano,e tbm o chat, ja acompanhei alguns puxoes de orelha , mas de pessoas com um historico de posts muito alem ... tomara q nao vire habituê...
everton dos santos comentou
Olá Cássia! A Gilda ficou preocupada pois ela colocou um link que vai contra as regras do PG. Só isso.
Gilda comentou
Não dei puxão de orelha em ninguém! Se assim pareceu, me desculpe! Ah, e não sou tão senhora assim. É que meu avatar é uma homenagem à senhora Marie Curie, que se estivesse viva teria 146 anos!
Cássia Abreu comentou
ok ok... td bem... mas é q como são só replicas por parte dela,corrigindo ( nenhum post)fica parecendo q é somente para experts, q nao podemos fazer perguntas, ou nos equivocar... afinal, quem posta corre o risco de errar... mas esta td bem, sem polemicas, apenas senti assim. admiro tds vcs,Astroman, voce Everton, o administrador. acompanho ha muito tempo . :) (bjs Gilda, desculpe pelo sra.)


    3
jrferreira      
Em Bh tempo bom, 23ºC Direção do Vento: ESE Condição: Tempo firme Pressão: 1021 hPa Intensidade do Vento: 15 Km/h Umidade: 78% Fonte :
everton dos santos comentou
Falando em tempo, os sites TN Todo Noticias e C5N estão ao vivo mostrando a situação de La Plata após o intenso temporal da noite.
everton dos santos comentou
Noticia trágica que chega de La Plata: Já são 25 mortos e o numero pode aumentar. E as ruas continuam inundadas. [Ver site]
Astroman comentou
Everton , você sabe se há mortos por soterramento? Eu acredito que não mas não consegui achar nada a respeito. Caso não haja, o número de mortos se torna ainda mais significativo.
everton dos santos comentou
Astroman, não vi falar em soterramento. Todos teriam morrido por afogamento, por conta subida rápida da água, atingindo altura elevada e com correnteza.
everton dos santos comentou
O estadão informa que a maioria morreu afogada presa dentro dos carros, além de casos de eletrocução
Astroman comentou
Tem uma informação importante nessas histórias que não sei se deveria ser um conselho: ao se sair do carro ou tentar enfrentar a correnteza para ajudar alguém, muitas pessoas são arrastadas e ficam presas debaixo de carros, morrendo afogadas. Aconteceu aqui no Brasil também, não lembro onde mas foi recente. Deveríamos saber melhor como enfrentar essas situações.


    4
Kelvi      
Alguém aí conhece alguém que refaz o espelhamento de espelhos de telescópios? Tenho um newtoniano de 10 polegadas mas seu primário e secundário "enferrujaram", precisava de uma correçãozinha e re-espelhamento. Sei que tem alguns aqui que possuem Teles Refletores


    5
Loyola      
Terremotos recentes, 2 acima de 4 em Creta, na Grécia e outro, mais preocupante, de 4.2 nas Ilhas Canárias
Loyola comentou
as informações são do site do European -Mediterranean Seismological Centre. No USGS ainda não apareceu


    6
Astroman      
Curioso o texto da MetSul sobre a chuva em La Plata. Uma chuva torrencial como essa pode se formar tao rapidamente a ponto de nao poder ser prevista?
Astroman comentou
Wikipedia traz uma tabela com as principais ocorrências de "cloudburst", incluindo dados como volume de chuva e tempo de duração. Interessante. Basta consultar por "cloudburst".
núbia comentou
falando de chuva: Chuva torrencial esta manhã em Macapá, choveu o equivalente a 44 mm quando o esperada para todo mês de abril e 300 mm, parte da cidade sofreu alagamento e acidentes automobilísticos decorrentes das fortes chuvas, a formação das nuvens se deu sobre o arquipélago de Marajó.
cristiano wasckow comentou
Astroman, pode sim, aqui na minha cidade , em 11 de Março de 2011 uma chuva torrencial e localizada provocou a maior enxurrada da história da cidade de São Lourenço do sul, inclusive na época isso foi noticia de nível nacional, e essa chuva não foi prevista, se formou muito rapidamente.
cristiano wasckow comentou
Só para completar, falou-se na época em 600ml de chuva.
cristiano wasckow comentou
desculpe o erro "600mm"
Astroman comentou
Valeu pela informação, Cristiano!
Leonardo Ferreira comentou
Infelizmente foi o despreparo da cidade que ocasionou isso.. Ano passado em Fortaleza choveu 197mm em 9 horas (7/03/2012), e em 2004 foram 250mm no dia 29/01.. Sem nenhuma morte relatada nos dois casos, todos os anos os prefeitos fazem as limpezas de rios (prevenção do assoreamento) e de bueiros.. Infelizmente na Argentina foram muitas vítimas.
Leonardo Ferreira comentou
Havia um vórtice ciclônico no oceano e uma área de baixa pressão sobre a região de Rosario. Fatores que facilitam a formação de nuvens tão carregadas..


    7
Silv Fab      
Vulcão etna com intensa atividade hoje, ao expelir cinzas, é esperado que nas próximas horas que a erupção suba de novo , alguns voos naquela região podem ser desviados.
Taís comentou
Silv Fab comentou
O vulcão Ivan localizado na ilha Iturup Curilas arquipelágo , começou hoje a expelir cinzas, segundo Ministério de situações de emergência na Rússia. Na aldeia adjacente da cidade Kurilsk á 25 km do vulcão foi detectado dois milímetros de camada de cinzas, "não há nenhuma ameaça a população" segundo o comunicado, acrescentando que não existem dados sobre uma possível erupção de 1.159 metros.
Silv Fab comentou
"adjacentes á cidade de Kuilsk" - correção


    8
Gilda      
Ao que parece, a NASA vai anunciar hoje que o Alpha Magnetic Spectrometer-2, a bordo da Estação Espacial Internacional, detectou o que pode ser a comprovação da Matéria Escura.
gil comentou
Hoje os físicos do CERN anunciarão os primeiros resultados obtidos do AMS-02 em Genebra na Suiça, com transmissao ao vivo no site do CERN..
Gabriel Silva comentou
Acabei de ver essa matéria !


    9
masa      
ARCOS VERMELHOS NO CÉU Um novo observatório, localizado no norte de Itália, capta evidência de tempestades geomagnéticas impossíveis de ver a olho nu. De acordo com a NBC News, o All-Sky Imaging Air-Glow Observatory (ASIAGO) fez uma interessante descoberta durante uma tempestade geomagnética que atingiu a Terra em 2011. Até então, os efeitos percebidos destas tempestades são auroras boreais nas regiões polares da Terra. Porém, essas tempestades têm outras consequências, como arcos vermelhos levemente brilhantes no alto da ionosfera e que podem ter dimensão para abarcar os céus da Europa inteira. Eles resultam da carga elétrica da atmosfera da Terra que se situa a cerca de 85 a 600 quilómetros de altitude, invisíveis até então. Esses arcos aparecem nas latitudes mais baixas, ao contrário das auroras que ocorrem nas latitudes mais altas. Combinando estes dados com elementos semelhantes do continente americano e do Oceano Pacífico, os cientistas concluiram que os arcos vermelhos se estendem por grandes distâncias sobre o planeta e, «por conseguinte, conseguem calcular quanto tempo demora a magnetosfera a ser esvaziada da própria carga elétrica. Estes dados podem ajudar os cientistas a analisar os efeitos da atividade espacial nas comunicações de rádio em tempo real e servir de suporte a projetos que visem criar modelos dos fenomenos meteorológicos», afirma o físico Michael Mendillo, da universidade de Boston, ao OurAmazingPlanet.


    10
Vinicius JPDCL      
Boa Noite! Entrevista realizada hoje no Terra tv com Ulisses Capozzoli, da Scientific American Brasil, que explica ciclo de atividade do Sol que atinge pico em maio de 2013. [Ver site]
Danica comentou
Ele diz isso sim. Também informa que esse pico é um dos mais fracos dos últimos tempos. A NASA este ano publicou artigo dizendo que provavelmente o pico seria no segundo semestre de 2013. Enfim, só aguardando mesmo.
Vania C. comentou
Vinicius, adorei a entrevista :-) Obrigada
Astroman comentou
Lembrando que a determinação dos picos não são uma ciência exata. Neste último painel foram apresentados mais de 30 modelos que se pretendiam os melhores. A votação do painel de cientistas foi apertada e não indicou consenso. O sol dará a resposta.
Astroman comentou
"a determinação...não é". Erro meu.
Astroman comentou
Tem uma informação interessante que pode passar despercebida: a possível influência no funcionamento cerebral já que "nosso cérebro funciona a base de eletricidade"( em 11:18). É algo que sabemos muito pouco e que faz sentido. Outro órgão que eu penso, poderia ser influenciado, seria o coração por também envolver eletricidade em seu funcionamento.
masa comentou
No site da Nasa tem um texto interessante sobre esse assunto. Ele diz que algo diferente está acontecendo no sol. Esperavam que 2013 fosse um máximo solar de um ciclo de 11 anos. No entanto, 2013 já chegou e a atividade solar é relativamente baixa. O número de manchas solares está bem abaixo de seus valores em 2011, e fortes explosões solares têm sido frequentes por muitos meses. Mas o físico Dean Pesnell do Goddard Space Flight Center tem uma teoria: ele acredita se tratar de um duplo pico. Os astrônomos foram contando as manchas solares ao longo de séculos, e viram que o ciclo solar não é perfeitamente regular. O ciclo pode levar de 10 a 13 anos para completar e a amplitude do ciclo varia. Alguns máximos solar são muito fracos, outros muito forte. "Os últimos dois máximos solares, por volta de 1989 e 2001, tiveram não um, mas dois picos." A atividade solar subiu, caiu e em seguida aumentou novamente, realizando um mini-ciclo que durou cerca de dois anos. A mesma coisa pode estar acontecendo agora. A contagem das manchas solares aumentou em 2011, caiu em 2012, e talvez aumente novamente em 2013: "Estou confortável em dizer que vai acontecer outro pico em 2013 e, possivelmente, última em 2014", prevê. Pesnell observa uma semelhança entre o ciclo solar 24, em andamento agora, e ciclo solar 14, que teve um duplo-pico durante a primeira década do século 20. Se os dois ciclos forem iguais, significaria um pico no final de 2013 e outro em 2015. A verdade é que ninguém sabe qual será o comportamento do sol !


    11
núbia      
Alguém poderia explicar o que é essa fenda que aparece nessa imagem de satélite?
núbia comentou
a imagem não apareceu.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade