Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Joai      
Boa tarde globais! Eu de novo falando de avião: -Avião suíço decolou nesta sexta-feira na Califórnia com objetivo de atravessar os Estados Unidos, Decolou ás 6:00 horas (hora local) com destino ao Arizona, o avião é de apenas um lugar e é pilotado por um de seus idealizadores Sr. Bertrand Piccard. Nenhuma novidade se não se tratasse de avião movido a energia solar impulcionado por 4 motores elétricos. (Voz da Rússia).
Rejaine Monteiro comentou
Ola Joai, lembrei de seu post agora a pouco, pois acabei de ler também uma nota no Universo Racionalista (Facebook) falando sobre o lançamento de um protótipo para o que seria o primeiro barco de passageiros do Brasil movido a energia solar Maiores informações podem ser encontradas no site da Holos Brasil (empresa que financia o projeto em parceria com a UFSC)
Fernando Oliveira comentou
Isso sim é incrível. Não é só tecnologia, é sustentabilidade e consciência ecológica.


    2
Anônimo      
Olá Globais! O sol entrou em atividade.
Anônimo comentou
Digo: Grande atividade.
Anônimo comentou
A 1731 continua bem agitada nesse momento.
Anônimo comentou
Agora temos um flare grande, numa mancha que não foi nominada ainda, pois se encontra no lado não visível do sol
Meire Ruiz comentou
Boa tarde a todos! Flare classe M5.7 ocorreu na região da mancha 17:19 as 17:32 UTC. [Ver no Apolo11] Vou lá fazer uma fotinha do sol...
Meire Ruiz comentou
Oops...na mancha 1719, desculpem.
Danica comentou
Isso Meire. Essa mancha provavelmente vai ser (re)numerada como 1735.
Rejaine Monteiro comentou
Como dito no SpaceWeather.com, o sol esta "salpicado" de manchas grandes. Já apareceu alertas de nível R1 e R2 para blackouts de rádio hoje, segundo NOAA. Vamos ver até onde isso vai... obs: Meire Ruiz, bem vinda de volta (vc estava sumida!!)
Danica comentou
Antes dessa atividade tivemos uma M1.3 na mancha 1731 também.
Anônimo comentou
Desculpe-me Meire, não sei quais são suas atualizações. O gráfico de fluxo de raio X permaneceu entre M 1 e M 2 desde às 16:45 até 17:10. Baixou e voltou a subir para M 5,aí sim você tem razão, às 17:18 UTC.
Meire Ruiz comentou
Obrigada Rejane, o tempo anda curto, uma pena! Saudades daqui e de todos!
Danica comentou
Meire, saudades das suas fotos.
Danica comentou
ERRATA! Eu dei uma olhada nos arquivos dos dias anteriores e mesmo que tenham passado desapercebidas por mim parece que já tivemos as manchas 1735 e a 1736. Portanto, a antiga mancha 1719 deve ser renumerada como 1737 para frente...
Rejaine Monteiro comentou
Danica, aproveito seu post para tirar uma dúvida:como são numeradas as manchas solares?
Meire Ruiz comentou
Obrigada Danica e obrigada também pelos esclarecimentos sobre as manchas. Segue uma foto do sol, 03/05/2013
Danica comentou
Rejaine, é de forma crescente.
Rejaine Monteiro comentou
Danica, isso eu tinha percebido ...rsrs.... Mas em algum momento essa contagem é zerada ou recomeçada, por exemplo, a cada ciclo?
Danica comentou
Bem, sei que a contagem iniciou em 5 de janeiro de 1972. Chegamos a região de numeração 10.000 em 2002, e somente para não ficarmos utilizando essa numeração tão extensa foi decidido utilizar apenas os ultimos 4 números, ou seja, em exemplo te falo que a mancha 1731 na verdade tem a numeração de AR 11731.
Astroman comentou
Legal Danica!
KarlSteg comentou
Olá. O será que houve com a imagem XRT em solarmonitor.org que está parada desde 28-04 ? Sempre acompanho as manchas por esta imagem , agora tá difícil de acompanhar..:(
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada pelas explicações, Danica!


    3
Alexandre Peres      
Boa tarde a todos PG espero que todos tenham uma tarde maravilhosa. Por aqui segue um dia com sol e com uma temperatura agradável em SBC.
phellipef comentou
Tornado ocorrido hoje na Itália
phellipef comentou
Tornado Itália
phellipef comentou
Tornado Itália
phellipef comentou
Granizo na Itália. Imagem: Meteoweb
Anônimo comentou
Olá phellipef! Simplesmente estranho. Na Itália???
phellipef comentou
Olá Nori, apesar de os tornados serem mais comuns nos EUA, eles podem ocorrer em qualquer outro lugar da Terra, desde que o ambiente seja favorável. Tornados não são raros na Itália, o último se não me engano foi em Novembro de 2012. Foram confirmados 4 feridos.
Anônimo comentou
Agradecido pela informação Phellipef! De tornado eu não entendo nada.
phellipef comentou
Granizo na Itália. Imagem: Meteoweb
Fernando Oliveira comentou
Granizo de Itú na Itália.


    4
Sandro Morelli      
Boa Tarde, Hoje por volta das 00:20 hs, voltando da casa de minha namorada vi um forte meteorito cruzando o céu de minha cidade (Barbacena-MG). Por favor, Peço a quem tiver câmeras de segurança voltadas para o Norte-Leste verificar as gravações próximas a esse horário. Do meu ponto de vista durou apenas 2 segundos mais foi bem forte. Por coincidencia muito semelhante ao do mesmo período do ano passado. Espero que alguém tenha capturado a imagem. Abraço a todos.
Rejaine Monteiro comentou
Sandro, estamos bem na época da chuva de meteoros Aquarids Eta (o pico ocorre na madrugada de 4 a 5 de maio, mas alguns já devem estar riscando o céu por aí) A radiante está na constelação de Aquário (que por volta dessa horário estava nascendo a Leste, junto da da Lua) Quem sabe não foi um destes que vc viu?
Klaus comentou
Sandro, não me entenda mal por favor, mas as pessoas as vezes fazem uma baita confusão entre meteorito, meteoro e meteoroide. O que voce viu foi provavelmente um meteoro e não um meteorito Ok. E a Rajaine tem razão, o que voce viu possivelmente foi um meteoro da Aquarids Eta. A Terra começou a entrar nos detritos do cometa Halley. Melhor para nós que estamos no Hemisferio Sul, onde a taxa horaria zenital deve chegar perto de 60.
Sandro Morelli comentou
Boa Tarde Rejaine, Obrigado pelo comentário vc está correta, foi devido á chuva Aquarids Eta, mas o que chama a atenção foi a intesidade. Por isso torço para que alguém tenha registrado o momento. Aproveito para deixar uma tabela das chuvas mais intensas Quadrantídeas 03 Jan 120 Bootes Lirídeas 22 Abr 15 Lyra Eta-Aquarídeas 05 Mai 50 Aquarius Delta-Aquaríd 29 Jul 15 Aquarius Perseídeas 12 Ago 80 Perseus Orionídeas 21 Out 20 Orion Taurídeas 04-12 Nov 10 Taurus Leonídeas 17 Nov 100 Leo Geminídeas 14 Dez 80 Gemini Quem precisar de uma tabela mais completa siga o link [Ver site]
Sandro Morelli comentou
cosmobrain.com.br/res/meteoros.html
Sandro Morelli comentou
É só procurar o site da cosmobrain no google. Quanto á diferença entre meteoro, meteorito, meteoróide muito bem citado pelo klaus vai aqui uma definição: Um meteorito é a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso). Alguns costumam chamar de meteorito ao meteoróide que atinge a Terra independente do tamanho. Como eu não tenho a certeza se o de ontem desintegrou ou atingiu a terra, mesmo de tamanho bem pequeno, não sei se era meteoro ou meteorito.
Klaus comentou
Vou repetir: Não tive a intenção de corrigi-lo, longe disso, mas então se voce não sabe o que é, seria nais apropriado classifica-lo como "um objeto" e não de meteorito como voce o fez. Ja que voce não sabe se ele atingiu o solo ou se houve uma queima total desse "objeto" OK


    5
Sandro Morelli      
Errata: Onde sê lê mais leia-se mas.
Sandro Morelli comentou
onde se lê mais leia-se mas


    6
Sandro Morelli      
Desculpe, esqueci que não se pode linkar É só procurar o site da cosmobrain no google. Quanto á diferença entre meteoro, meteorito, meteoróide muito bem citado pelo klaus vai aqui uma definição: Um meteorito é a denominação dada quando um meteoróide, formado por fragmentos de asteróides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcançam a superfície da Terra, pode ser um aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito (metálico-rochoso). Alguns costumam chamar de meteorito ao meteoróide que atinge a Terra independente do tamanho. Como eu não tenho a certeza se o de ontem desintegrou ou atingiu a terra, mesmo de tamanho bem pequeno, não sei se era meteoro ou meteorito.
Klaus comentou
Não tive a intenção de corrigi-lo, longe disso, mas então se voce não sabe o que é, seria nais apropriado chama-lo de "um objeto" e não de meteorito, ja que voce não sabe se ele atingiu o solo ou se houve uma queima total do "Objeto" OK
everton dos santos comentou
Em resumo, você viu um meteoro!


    7
Sandro Morelli      
Sem Problemas Klaus, Confesso que errei quando disse que vi um meteorito mesmo podendo ser, mas ficaria muito pior se eu citasse que vi um "objeto" o que levaria para inúmeras interpretações. Tenha uma boa noite e fique de olho no céu. Talvez a gente veja um "Meteoróide". Abraços
Klaus comentou
Sandro, voce tem razão, eu não havia pensado nesse detalhe, por favor aceite minhas desculpas. Objeto as vezes pode ser um termo bem perigoso de ser usado...rs...Abraço
Fernando Oliveira comentou
Ainda mais por aqui rsrs
Administrador comentou
O termo "objeto" é perfeitamente correto dentro do campo da astronomia. Pode ser uma galáxia, planeta, supernova, meteoro, estrela, aglomerado, cometa, asteroide... :-)


    8
rone abbad      
Pessoal, tenham uma ótima noite, eu não posto mas estou todos os dias aqui no Painel, fonte de informação segura , Abraço todos!!!
everton dos santos comentou
Boa noite Rone! Uma noite de Auroras Austrais em Syowa. Time Lapse [Ver site]
Anônimo comentou
No embalo da aurora Imagem do exato momento da descarga elétrica da cme de hoje 3/05. Previsão de uma semana bem agitada grandes sunspots virando em nossa direção.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade