Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Anônimo      
Boa noite a todos. Apesar de estar fascinada com os assuntos aqui discutidos, infelizmente não tive tempo de participar, mas deixo meu e-mail no perfil para quem desejar contato e ampliar o grupo. Não tenho muito conhecimento sobre quantica, alquimia e eletromgnetismo, mas adoraria participar das discurssões,


    2
Anônimo      
Blecaute geral em toda cidade


    3
Anônimo      
Blecaute total aqui, estou tentando contato com meus amigos de outros bairros para sber a dimensão do problema.
Sandra Silva comentou
Será que tem a ver com a queda do Patrus e da Carmem, os dois perderam a conexão. Ai, é blecaute de energia?
Anônimo comentou
É sim Sandra, não tô conseguindo nem acessar o rádio, para ter notícias


    4
Rezendeaf      
Olá Pessoal PGTalk... Boa Noite a Todos... Hoje em Alto Paraiso de Goias tivemos tempo encoberto com temperatura amena e com chuvas esparsas no periodo da tarde... Ummm... hoje as discussoes foram animadas... e fico feliz por ver que hoje náo teve ninguem muito apaixonado nas respostas... Muita Paz a Todos... desculpe a falta de acentos... meu loptop tem teclado americano e náo me acerto com a configuraçao para acentuaçao normal... Rezendeaf


    5
Anônimo      
AV.Salgado Filho-Natal/RN


    6
Anônimo      
Natal toda sem energia elétrica aguem sabe a dimensão do problema e qual foi a causa ?
Anônimo comentou
Uma falha no fornecimento de energia deixa parte da região Nordeste sem luz no início desta madrugada. Internautas relatam que o blecaute deixou no escuro as cidades de Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Fortaleza, Natal, Teresina e São Luís.Na capital baiana a queda de energia atingiu o Parque de Exposições de Salvador, onde acontece o Festival de Verão. Apenas os palcos, que funcionam com suporte de geradores, estão funcionando.
Anônimo comentou
Regiçao nordeste sem energia. Em Aracaju está um caos. Segundo informaçoes que recebi em meu trabalho *resgate, mas essa informaçao não foi confimada é de que houve um grave problema na repreza na bahia, mas não foi confirmado. Acabei de ouvir no radio local que o problema foi na hidroelétrica de Tocantins. Estou tentando contactar meus superiores para maiores informações. A ceteza que temos é de que a população aqui está em panico e nos dando muito trabalho.


    7
Anônimo      
Aracaju, SE, energia começa a ser restabelecida. Ainda não há informações seguras do que realmente provocou o apagão.


    8
Anônimo      
Tivemos problemas com a telecomunicação, internet e as emissoras de rádios estavam com muita interferencia.


    9
Administrador      
Olá pessoal, parabens pelas postagens do apagão no Nordeste. Foram muito informativas e de acordo com o que propõe o Painel. Muito obrigado!
Anônimo comentou
Bom dia Rogerio e a todos.É para isso que fazemos parte do PG.Foium caos aqui em Aracaju. Foram quase 2 horas sem energia enãoconseguíamos informações sobre o que estava acontecendo e até agora ainda não sabemos.
Administrador comentou
Olá Mari. Uma vez peguei um apagão no Nordeste, exatamente quando estava em Aracaju. Demorou umas 3 horas para a energia ser reestabelecida. Faz uns 4 anos. Obrigado novamente!
Anônimo comentou
Houve pânico na cidade, carros migravam da região das praias para o centro. Vc sabe do meu trabalho Rogério, e até nossas viaturas tiveram problemas elétricos, as luzes piscaram como árvores de Natal e estou em busca de uma explicação para isso. Toda equipe foi acionada e ficamos no aguardo. Houve muitas informações desencontradas sobre a causa do apagão. Telefonia fixa em algumas localidades não funcionava, a internet caía o tempo todo, por mais de 40 minutos eu tentei sintonizar uma estação de rádio mas havia uma interferência terrível e só se ouvia um ruído. Apenas uma emissora AM e outra FM funcionavam precariamente. Lentamente as emissoras foram restabelecendo a comunicação, mas ainda continuávmos no escuro e os radialistas pediam que a população tefefonassem para o celular das emissoras para darem informações e os telefones fixos não estavam funcionando. Teve aumento significativo nas ocorrências de acidentes de trânsito. Os hospitais tiveram problemas para manterem seus equipamentos funcionando e com isso pacientes em UTI e centro cirurgicos foram os mais prejudicados. Foram mais de 2 horas de sufoco. Estamos aguardando que o governo federal se pronuncie dando as devidas explicações sobre o que aconteceu.
Anônimo comentou
Comentario bem interessante Mari, mas de mais detalhe sobre esta questão das viaturas piscarem como arvore de natal!? Não consigo imaginar qual a relação com o apagão!
Anônimo comentou
Eu também não entendi nada Ernesto. Só posso te garantir que muitos carros enguiçaram nas ruas e nossas viaturas tiveram essa interferência na parte elétrica. As luzes internas e o giroflex piscavam e apagavam, mas depois de uns 30 minutos voltaram a funcionar normalmente. Não me pergunte o que ocorreu, não faço a menor idéia, mas pensei na possibilidade de uma interferência eletromagnetica, mas não sei a causa.
Anônimo comentou
Pensei a mesma coisa, pulso eletromagnetico, infelizmente, acho que não teremos uma resposta razoavel para este detalhe ocorrido...
Administrador comentou
Olá Mari, não achei em nenhum lugar relatos similares de luzes de carros piscando aleatoriamente. Você tem informações se em outros lugares aconteceu algo semelhante?


    10
Administrador      
Acabamos de receber um boletim da Noaa que confirma um repentino pulso eletromagnético às 02h30 UTC (00h30 de brasília e 23h30 hora do nordeste). Estamos coletando informações.
Administrador comentou
Space Weather Message Code: SUMSUD Serial Number: 110 Issue Time: 2011 Feb 04 0548 UTC SUMMARY: Geomagnetic Sudden Impulse Observed: 2011 Feb 04 0236 UTC Deviation: 8 nT Station: Boulder
aurora comentou
Bom Dia a Todos! Muito interessante, não sabia que causava efeito tão amplo. É comum? Pode acontecer novamente? Valeu pela informação aqui no PG, pensei que fosse pane técnica, mas pelos comentários dos efeitos observados, a causa foi natural!


    11
cle      
bom dia a todos, previsão de muita chuva para santa catarina.


    12
cle      
Futuro da Amazônia.


    13
cle      
Nasa descobre mais planetas.
Patrus comentou
Bom dia Cle, com certeza serão encontrados muitos planetas e digo muito semelhantes a Terra, o problema é que muito dos planetas avistados estão numa distância muito grande para nossa capacidade de locomoção quem sabe daqui uns 1000 anos possamos alcançar alguns desses Orbes, e quem sabe até habitar, espero ainda que até lá tenhamos aprendido a não ser tão consumistas para que estes planetas também não acabem sofrendo a degradação que estamos causando a Terra.


    14
cle      
chuvas torrenciais na África do Sul.


    15
aurora      
O Ministro Lobão disse que não houve apagão. KKKKK, então todos estavam dormindo sonhando o mesmo tema.


    16
Patrus      
Administrador, bom dia, entrei no Apolo11 para ver as manchas solares, observei que as fotos lá são do dia 10-01-2011 e 11-01-2011, não há registros mais atualizados? Muito obrigado. [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Olá Patrus, sim estamos verificando. Obrigado.


    17
Anônimo      
Vários picos de energia agora


    18
Rucia      
Caro Hilton, eu acredito que virá o "reset" do sistema. Acredito q voltaremos a idade das pedras. Meu projeto privado abarca tecnicas rusticas. Plantar o que vou comer por exemplo. Energia solar e eólica são boas opções e a tecnologia está bastante avançada na Alemanha. Eu acredito fielmente q teremos dificuldades com o moderno, o avançado. Não me refiro ao polemico 2012, nada disso, mas vou começar logo a projetar minha casa, meu terreno e todo meu entorno de forma a poder viver sem a dependencia da tecnologia, eletricidade, dos grandes centros. Voltar aos motores com manivelas, consegue imaginar ? Ter q destilar sua agua p/ que ela possa ser consumida, etc, etc. Viajei na maionese ? Alguns constroem barcas, eu arrumo meu canto na manivela.
Anônimo comentou
Olá Rucia, tenho muito interesse na autosuficiencia, inclusive estou construindo em um terreno de 5000m uma casa autosustentável(aos poucos claro!). Poderíamos trocar informações?
Anônimo comentou
Muito bom! Náo acho que vc viaja na maionese náo Rucia, isso é reaprendermos a viver como nossos avós ( isso para quem tem mais do que 46 anos como eu..rss).Aqui na Grécia todos os prédios já usam energia solar...claro falta interesse na reciclagem e muitas outras coisas, mas já é um começo... eu tbm estou planejando minha casa , no Brasil em itú, digamos , * auto-sustentável*...rs


    19
carmen      
interessante:[Ver site]
carmen comentou
Alguém viu neste link que enviei ?"Solarstorm expected at Earth's orbit 05:57 on 4th February UT, Miss, 47 degrees behind " segundo o Royal Observatory Greenwich


    20
Anônimo      
Não por nada, mas estava vendo justamente sobre a queda de energia no NE e acabou de cair a luz, a principio na minha rua...(estou no notebook)...Tempo parcialmente nublado em Curitiba.


    21
Anônimo      
Essa informação sobre tempestade solar hoje e amanhã já são confirmadas? tem como saber a intensidade?
Administrador comentou
Olá Heimdall. A tempestade solar está confirmada. Não se sabe se foi ela a causa do apagão. Veja: [Ver no Apolo11]


    22
Anônimo      
Boa Tarde a todos é um prazer fazer parte da equipe...Aqui em São Paulo temos tempo nublado e abafado na Avenida Paulista tudo cinza...


    23
Anônimo      
Não sei o porquê de terem bloqueado a minha mensagem, mas...Florianópolis está muito quente! Céu claro sem nuvens. Gostaria de discutir mais sobre a magnetosfera terrestre e seus efeitos no clima, visto que estudo esses fenômenos há 5 anos. Sou Mestre em Direito Climático. Quero trocar informações com que está atento a esses assuntos. Gostaria de debater esses assuntos por email. Mas não sei como. Os interesssados poderiam me ajudar?
Administrador comentou
Olá Tais, ninguém bloqueou sua mensagem.


    24
Hilton      
Claudio (cont)As atividades geomagneticas são tão mais intensas no norte do planeta, que só se ve noticias e imagens de auroras boreais e raramente falam de auroras austrais. Se tu tens a concepção de que tudo está ligado (assim como tudo é embaixo, tudo é em cima~Hermes Trimegistus)eu concordo contigo. Mas ai a "coisa" fica muito grande, teríamos que conhecer todos conexões de campos magnéticos de todos planetas, do sol, da galáxia, do universo, e ai teríamos que pedir explicações a Deus. Um abraço


    25
Anônimo      
Boa tarde queridos. Vi que a minha ideia de ter algo relacionado com eletromagnetismo não foi tão absurda....rsrsrs...Realmente eu pensei em haver uma relação com a explosão solar passada, mas achei que seria devaneio meu. Bom, o saldo foi negativo aqui com o apagão. Teve um grande incêndio em um apto no bairro Coroa do Meio, onde mãe e filho sofreram queimaduras de 2º e 3º grau. A criança está hospitalizada mas não corre risco de morte, mas a mãe infelizmente não resisitu aos ferimentos. A TECARMO (estação da PETROBRAS) teve que liberar mais gás da canalização causando um aumento na queimada do gás, gerando labaredas de mais de 3 metros de altura, este fato deixou a populaçao vizinha em pânico por pensarem se tratar de um incêncio de grandes proporções o que se fosse realmente causaria uma explosão num raio de aproximadamente 1 km. Muitos equipamentos eletroeletrônicos queimaram devido as quedas sucessivas de energia e blecaute. Alguns bairros ainda estão com problemas no abastecimento de luz e água.


    26
Hilton      
Bom dia a todos. Aqui, Pelotas/RS está calor e o céu está nublado.Sobre o apagão, que acabei de ler, pode haver relação com a CME (tem. magn) que ocorreu esta madrugada as 2:00 hs UTC. Não sei se são 3 horas antes que o nosso horário e corresponderia as 23:00 hs no horário de brasilia. Gostaria da ajuda do Rogério, com este horário de verão, fico perdido. Até mais
Administrador comentou
Olá Hilton, experimente nosso site: à CME, não tive informação dela, mas normalmente as partículas levam dias para chegar à Terra e não foi detectado aumento no fluxo de Raios-x indicando uma anomalia solar.
Hilton comentou
Rogério, não abriu, mas a noticia esta aqui
Administrador comentou
Olá Hilton, mas essa CME não foi hoje. Ela chegou à Terra hoje, conforme havíamos emitido alerta no PGCast há dois dias! Inclusive outro usuário, se não me engano o Everton, também havia informado dessa possibilidade. Aqui temos a previsão: [Ver no Apolo11] e aqui o link que não abriu:
Hilton comentou
Rogério, não "que ocorreu esta madrugada", o correto é " atingiu a terra esta madrugada".
Anônimo comentou
Bom dia, Rogério. Visitando o Site Hora Certa Mundial, observei que a informação (hora) da França está sobre a Inglaterra... Cariacica, Grande Vitória/ES 28ºC sem nuvens no momento. Abraços a todos!
Administrador comentou
Olá Hilton. Acabamos de receber um boletim da Noaa que confirma um repentino pulso eletromagnético às 02h30 UTC (00h30 de brasília e 23h30 hora do nordeste). Estamos coletando informações.
Hilton comentou
Fiquei procurando na rede, inclusive dos USA, e acabei achando a notícia num tal de apolo11, rsrsrsrsrs
Administrador comentou
Olá hilton, segue o link do SWPC:
Administrador comentou
Parabéns também pela rápida observação. A tempestade em si não tinha esse potencial, mas é muita coincidência. O problema é que não temos magnetômetros instalados no Brasil. A maior matriz de instrumentos fica nos EUA e Canadá e é lá que o Índice KP é gerado. Mesmo assim, ainda precisamos de mais elementos para falar com certeza. Infelizmente, não temos dados locais para comprovar, apenas a coincidência.
Anônimo comentou
Posso estar associando errado, mas por volta das 23:20 h um poste em frente a janela do meu apartamento aqui em SP, o transformador parecia estar entrando em "curto", fazia um ruído e era visível a eletricidade clareando as conexões. Hoje está normal !
Hilton comentou
Quando a Mari falou que as luzes dos carros piscavam, fiz a ligação (pulso eletromagnetico) e tambem eu acompanho as previsões das tempestades solares e a previsão era para os dias 3, 4 e 5 de fecereiro, quer dizer que ainda pode vir mais alguma coisa.
Hilton comentou
Jefferm, estas oscilações do campo magnetico interferem nas redes elétricas, normalmente elevando as tensões(volts) e atingem pricipalmente as linhas de longa distancia. Pesquisa na rede sobre a grande tempestade magnetica de 1859 e a dos anos 80 que atingiu o Canadá na área de Quebec.
Anônimo comentou
Ola...estou presenciando uma tempestade solar aqui no PG.....tenho um arquivo em pdf sobre um magnetrometro que você pode construir em sua casa, é usado por astronomos amadores para a detecção desses eventos...se alguém se interessar, fale comigo..OK...é viavel e interessante...!
Administrador comentou
Olá Claudio, pode enviar o PDF, gostaria de ver. Usa o mesmo chip que vem nos smarthphones? Tenho um que uso no meu celular. Detecta até prego a mais de 1 metro!
Anônimo comentou
Rogerio...?..é isso..?..me perdoe mas como sou novo por aqui não sei teu nome..OkMando pra voce com o mair prazer....agora me diga: Como faço isso..?...por e-mail..?Abração
Administrador comentou
Olá Claudio, obrigado. O emial está no rodapé da página!
Anônimo comentou
Entendido...vou mandar Ok....Esse magnetometro é muito simples.O único componente eletronico usado é um diodo laser e algumas conversões de medida....e ou pouco de paciencia.....OK....Abraço
Hilton comentou
Es Nesse site, selecione ao lado MPEG MOVIES e depois selecione a imagem LASCO C2, se não me engano ou for defeito da sonda, ocorreu um pulso as 09:36 do dia 02 02 2011 e se ocorreu chegara por aqui no dia 05/02.
Anônimo comentou
Ola Hilton.....esses eventos ocorridos ontem (fiquei sabendo hoje) sera que não esta relacionado com as anomalias geomagneticas do atlantico sul...?
Administrador comentou
Olá Hilton, gostaria de fazer uma correção. Você diz que "ocorreu um pulso as 09:36 do dia 02 02"... Na realidade ocorreu uma explosão solar, mas isso não significa que produziu ou produzirá um pulso eletromagnético aqui na Terra. Abraço!
Hilton comentou
Ok Rogério. Mas foi explosão rápida e pelo que vi em direção a sonda.Claudio são dois assuntos diferentes, a anomalia mag, do atl, sul tem variações em periodos longos, estas tempestades magnéticas são eventos rápidos, no máximo em 03 dias as temp. mag, do sol chegam ao nosso planeta.
Anônimo comentou
Rogerio....recebeu e-mail...????
Anônimo comentou
Hilton...acho que não fui claro.....Eu quis dizer:Tempestades solares + campos eletromagneticos intençõs + ventos solares + anomalia geomagnatica do atlantico sul = bunnnnnnnnnnnn!!!!!!!!
Anônimo comentou
Hinton...concordo contigo, são dois assuntos diferentes, mas estão intimamente relacionado...Há um vasto histórico de interferências e panes causas por tempestades solares. Satélites mesmo com todas as proteções que lhe é projetado, a alguns poucos anos atrás foram atingidos. Normalmente os satélites são freados em sua órbita quando passam pela Anomalia do Atlântico Sul porque existe uma forte densidade de partículas energéticas na região e altitude que se encontra a anomalia. O telescópio Hublle quando tem a órbita passando pela região da anomalia, ele gasta 15 % do seu tempo de órbita para atravessar.A Anomalia Magnética do Atlântico Sul é um fenômeno que enfraquece o campo magnético na região.O estudo da Anomalia do Atlântico Sul tem nos mostrado dois aspectos distintos. Primeiro da sua origem no interior da Terra, mais propriamente dito, no seu núcleo externo, com mecanismo de campos poloidais e toroidais específicos, além de sua natureza espacial devido a depressão nas linhas do campo geomagnético, enfraquecendo-o, e possibilitando a entrada de partículas carregadas provenientes da região do cinturão de radiação e possivelmente de raios cósmicos, contribuindo para possíveis processos de interferência eletromagnética, inclusive solar....!
Anônimo comentou
Mais um detalhe :Quando ocorrem as explosões solares, na região anômala acontece o fenômeno das Correntes Geomagneticamente Induzidas , dai uma "amplificação" dos efeitos...com mais intencidade justamente no atlantico sul, onde ocorre essa anomalia...
Anônimo comentou
Claudio, essa corrente induzida seria a responsável pelas descargas elétricas em equipamentos(transformadores, antenas de telefonia)? isso significa dizer que se o máximo solar a iniciar realmente for intenso o Brasil poderia ser afetado mais frequentemente com apagões?
Anônimo comentou
ola Heimdall....Teoricamente sim....Não temos magnetometros aqui na América do sul, então fica difícil esse monitoramento....Abraço
Anônimo comentou
Com as mudanças climáticas e agora essas tempestades solares podendo nos afetar diretamente acho que vou me precaver e comprar um radinho a pilha OC e comida enladada AH!!! e uma laterna a dinamo :)
Anônimo comentou
Heimdall.....rsrsrs...quem sabe uma opção mais radical....Mudando para Netuno....!!!!!!!!
Hilton comentou
Até pode ser, Claudio. Mas em todo histórico de tempestades magneticas que atingiram a terra, a incidencia foi sempre no norte do planeta, se essa ocorrencia da madrugada for comprovada, será a primeira no hemisfério sul. A anomalia do atl. sul é bem específica do nosso planeta e as tempestades solares ocorrem a 150 milhões de Km daqui. Sobre as correntes induzidas, se existem no espaço eu não sei, mas aqui na terra qualquer peça metálica, principalmente de grande porte, inserida num campo magnetico e com o movimento da peça ou do campo magnético geram correntes, então onde existem redes elétricas, há o risco de indução. Nas redes longas, mesmo desligadas(sem alimentação nenhuma), ha indução de tensões que podem ser medidas, qualquer eletrotécnico sabe disso, é por isso que se tem a prática de aterrar qualquer linha, mesmo sem alimentação para fazer manutenção. Pra mim, continuam sendo assuntos diferentes, quanto aos satelites, temos problemas na termosfera e outros problemas com vastas informações na rede, não vou decorar nenhuma delas, prefiro entende-las. Um abraço.
Anônimo comentou
Hilton....perfeito...!Fiquei sabendo nesse momento da ocorrência de problemas com equipamento eletroeletronico na região onde ocorreu esse "apagão"..detalhe: os problemas não aconteceram com a volta da energia, ou seja nos picos do reestabelecimento....!..Eu acho que é mais um indicio..Vamos agaudar mais alguma evidencia.....Abraço
Hilton comentou
Será que aceitam cartão pra ir a Netuno?
Anônimo comentou
Hilton....é melhor fazer um teste com o cartão....com essa confusão toda ele até perdeu suas propriedades de armazenamento de informações.....!!!!!...abraço


    27
Anônimo      
Em são jose dos campos,calor possibilidade de chuvas logo mais


    28
Anônimo      
novo aqui tó gostando dos assuntos.


    29
Anônimo      
enviei e-mail a Globo e a Band, perguntando se vão falar sobre a tempestade ou vão esconder o assunto,veremos logo mais a noite nos tele-jornais


    30
Rezendeaf      
Bom dia a Todo PG... Alto Paraiso de Goias com temperatura amena... durante o dia parcialmente nublado... agora com grandes nuvens carregadas (náo sei identificar os nomes) na direçao sudoeste... ontem em Alto Paraiso tambem tivemos problemas com blecaute... eu escapei devido a bateria do loptop e de mais algumas coisinhas que me propiciam energia off rede eletrica... rsrsrsrsss... Muita Paz a Todos... Rezendeaf


    31
Anônimo      
Segundo autoridades no assunto de energia, o apagão ocorrido no nordeste do Brasil foi por conta de ma gestão e falta de manutenção nos sistemas eletricos da regiãoFONTE : Radio Bandeirantes FM 90.9....Obs : minutos atrás
Anônimo comentou
Programa : Jornal em três tempo apresentado por Paulo Galvão e Thays Freitas...Bandeirantes 90,9/SP......
Anônimo comentou
A causa mais provável do apagão que atingiu 8 estados da região Nordeste na noite desta quinta-feira é um problema em uma linha de transmissão, que teria provocado o desligamento de, pelo menos, três usinas: Itaparica, Paulo Afonso, Xingó. De acordo com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, a suspeita é de que o problema tenha ocorrido em uma linha de transmissão entre as cidades de Petrolândia (PE) e Sobradinho (BA),que desarmou a subestação Luiz Gonzaga, instalada no território pernambucano.......Vamos aguardar...!!!!!
Anônimo comentou
Agora vem por ai uma tonelada de explicações ou especulações.....Entrei em contato com o INPE, mas ainda não recebi nenhuma resposta.....!


    32
Anônimo      
Olá! Boa tarde! Hilton, gostaria de saber qual a sua especialidade. Sou mestre em Direito Climático. Realizei meus estudos durante 5 anos sobre o evento do Escurecimento Global, abrangendo as teorias do Aquecimento e Esfriamento Global. Agora, estou estudando mais a fundo, as tempestades solares e a inversão magnética dos pólos. Gostaria de trocar idéias a respeito desses assuntos. Se houver alguma forma de trocarmos e-mails. Pode ser que tenhamos informações importantes para trocar.Abraço.
Hilton comentou
Oi Tais. Infelizmente não sou especialista, Sou técnico em eletromecânica e técnico em segurança do trabalho. Trabalhei em várias áreas, inclusive na de Direito (assessorada pela Pricewaterhouse) e hoje sou comerciante. Sou bastante metido e curioso. Um abraço.


    33
Rucia      
Linda tarde de sexta a todos. Heimdall e MaryM, obrigada pela mensagem. Sobre a "casa auto sustentavel", minha ideia é mais complexa q isso .. casa e gente auto sustentaveis. Pretendo fazer a montagem logo e cuidar não só de mim e minha familia, mas tb. de todo meu entorno. Dependendo do sucesso do projeto, quem sabe consigamos abarcar toda 1 cidade ou região (pequena, logico). Ando buscando os profissionais q me ajudem a projetar a ideia mais completa. Tenho muita fofoca sobre o assunto, do tipo q não aparece na midia pq lido e trabalho com investidores, grandes grupos empresariais, gente do sistema (tropa de elite 2, rsrs). Vejo o movimento deles e tiro minhas proprias conclusões. A meu ver e entender, Davos é importante. No perfil está meu email e agora skype, caso possamos fazer uma conferencia entre todos em audio, seria muito legal, certo? Uma pergunta ao administrador: vejo q qdo se responde a alguem diretamente, a resposta aparece em requadro azul .. eu não sei como fazer isso. Sempre utilizo o espaço "postar", e outro comentário é q uso o site da uol p/ ver o clima aqui em Campinas, mas não está muito correto, errei na previsão na 4ª feira postada aqui pq copiei deste site.Abraços a todos
Administrador comentou
Olá Rucia, basta utiliza a opção "Comentar"!
Anônimo comentou
Olá Rucia,Muito legal essa sua idéia de "casa e gente auto sustentável",Teve uma reportagem a um tempo atrás, sobre um fazendeiro que criou seu sistema de energia. t+
Rezendeaf comentou
Olá Rucia... bom dia... com relaçao a seu projeto, aqui na chapada dos veadeiros tem muito gente mexendo... e o que mais vi comentários é sobre o consumo... o basico é trabalhar o consumo minimo... e gostaria de fazer parte desta conferencia... vou editar meu perfil... so não sei como inserir o email no perfil... náo vi onde colocar... Muita Paz Irmã... Rezendeaf
Anônimo comentou
Boa noite a todos e Rucia!Vou add no skype... meu tempo 'e meio curto mas vou tentar encontrar vcs.^^


    34
Anônimo      
tempo agora nublado em São Jose dos Campos, calor 26c.


    35
Rucia      
Rezendeaf, bem vindo ao projeto "Flingstones"Repito aqui um site legal = Inovação tecnológica. De vez em qdo enviam informações cientificas incriveis.. tipo plantas q podem fornecer energia, nanotecnologia, fotossintese artificial.. adoro:


    36
Ronaldo Filho      
Rucia, obrigado por seguir meu blog. Tem este também: [Ver site]


    37
Rucia      
Já enviei mensagem ao Orlando, do Observatorio de Capricornio. To contando a que ele seja sensível o suficiente p/ dar-nos alguma luz ...e ao amigo do Observatorio do Cerro Tololo, o email dele me rebotou de volta. Vou caçar entre conhecidos o email novo ou outra forma de contato.
carmen comentou
Sim Cláudio...: Falo especificamente ao tema deste post- a possibilidade de ter sido uma tempestade solar a causa do apagão, Isso não foi n divulgado nos meios de comunicação como uma possibilidade e por qual razão não foi? Esse é o tema e não qual foi a causa do apagão, essa todos nós já lemos nos jornais, na tv, na net...


    38
Anônimo      
alguem poderia dizer, porque a imprensa não fala nada sobre o ocorrido nesta madrugada sobre tempestade solar
carmen comentou
Não entendo, a Nasa gasta tanto em equipamentos,sondas, lasco, stereo, investe-se tanto tempo em estudos e pesquisas relacionadas ao Sol e os meios de comunicação são capazes de anunciar até que o apagão foi causado por um gato que pisou num fiozinho mas não falam nada a respeito dessa possibilidade, só alertada aqui há alguns dias atrás e hoje pelo apoloii
Rucia comentou
Tb estou curiosa sobre o assunto
Anônimo comentou
Porque o Egito tá dando mais IBOPE :)
carmen comentou
Na verdade entendo sim,alguns dos aspectos que vejo, entre outros, é que por falta de conhecimento e estudos relacionados ao tema poderia gerar alarmismo, já vão achar que estamos no fim do mundo!!!
Anônimo comentou
Porque não querem chamar nenhuma atenção para a influência do sol nos diversos fenômenos climáticos do nosso Planeta. Preferem desculpas absurdas, como fogos, co2, haarp, mas nenhuma, absolutamente nenhuma palavra sobre o sol em meios comunicação convencionais.
carmen comentou
Acho também que é falta de intimidade dos meios de comunicação com o assunto.
carmen comentou
Ninguém está falando que foi isso ou foi aquilo, estamos simplesmente questionado porque os meios de comunicação não se abriram a esta possibilidade?
Anônimo comentou
É muito mais fácil omitir um fato do que ter que explicar e evidentemente assumir que sabemos muito pouco ou nada.
Ronaldo Filho comentou
Sua pergunta foi demais agora! Isso é verdade, procurei nos sites sobre informações e nada, absolutamente nada foi dito sobre isso, a não ser no Apolo11. Acho que o público não está tão acostumado a falar ou se tratar do assunto 'tempestade solar'. Quantas notícias você vê na televisão comum, na TV aberta, que diz sobre tempestades solares? Muito raro.
Anônimo comentou
Mas a imprensa já divulgou possíveis causas do apagão....é só procurar que tu acha..OK...Abraço
Anônimo comentou
A causa mais provável do apagão que atingiu 8 estados da região Nordeste na noite desta quinta-feira é um problema em uma linha de transmissão, que teria provocado o desligamento de, pelo menos, três usinas: Itaparica, Paulo Afonso, Xingó. De acordo com o presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, a suspeita é de que o problema tenha ocorrido em uma linha de transmissão entre as cidades de Petrolândia (PE) e Sobradinho (BA),que desarmou a subestação Luiz Gonzaga, instalada no território pernambucano.......Vamos aguardar...!!!!!
Anônimo comentou
Fontes : Folha.com....portal Terra...radio bandeirantes/SP..e etc.....Se é verdade....isso é outra coisa..OK
Administrador comentou
Olá pessoal. Não é possível afirmar categoricamente que o apagão foi causado por um pulso eletromagnético (PEM). O que temos até agora é a grande coincidência de horários entre a detecção do pulso no observatório de Boulder e o apagão na região Nordeste, somado aos relatos de algumas anomalias nos sistemas elétricos de veículos ocorridas no mesmo instante. Um pulso eletromagnético não é um evento qualquer e não ocorre toda hora, por isso recebemos o alerta do observatório. No entanto, não é possível afirmar com certeza que ambos estejam relacionados, mas é muito possível. Segundo o SWPC (Centro de Previsão de Tempo Espacial dos EUA), o PEM atingiu 8nT (nanoTeslas). Se considerarmos que a maior tempestade magnética já registrada (1857) produziu 110 nT (desvio do magnetômetro), é fácil perceber que o evento de hoje foi 14 vezes menor, mas mesmo assim gerou o alerta do SWPC. Não sei se as subestações possuem magnetômetros que registram essas anomalias. Se tiverem, não tem porque esconder o fato - afinal seria ótimo culpar a natureza - caso contrário é muito difícil relacionar os dois eventos.


    39
Anônimo      
preciso sair abraços a todos volto assim que possível.


    40
carmen      
Bom dia! Em torno das 23:30 da noite de ontem, estava on line aqui no painel e o meu computador apagou do nada, piscou 2 vezes, ficou escura a tela e caiu a conexão, assim como aconteceu com o do Patrus no mesmo segundo, ambos estávamos em São Paulo, será´que há alguma relação ou foi coincidência? Alguém sabe me dizer?
Anônimo comentou
Olá Carmen, aqui na Grande Vitória/ES, aparentemente não houve queda de energia ou sinal de net, estava até próximo da 01:00 da madrugada e não percebi nada. Vamos aguardar maiores informações do pessoal. Abraços
Rezendeaf comentou
Bom dia Carmen... Ontem nos tambem tivemos apagão mais cedo... tipo 9 horas... e depois do apagão, a internet ficou muito lenta... inclusive, como estava na cidade (Alto Paraiso - Go) estava acessando via 2 provedores Wireless... (normalmente o que esta mais rapido no momento) e nenhum dos dois apresentavam boa navegaçao... e ao analizar o trafego, vi que estava havendo muito erro de pacotes... tipo mais de 70%... isto incluia o periodo do apagão e posteriormente... náo sei o que foi... mas, é algo curioso... rsrsrsrs... (nota: durante o pagão, deveria haver maior banda, pois a maioria dos que acessavam caiu com o blecaute) Muita Paz Irmã... Rezendeaf


    41
carmen      
Sim Cláudio...: Falo especificamente ao tema deste post- a possibilidade de ter sido uma tempestade solar a causa do apagão, Isso não foi n divulgado nos meios de comunicação como uma possibilidade e por qual razão não foi? Esse é o tema e não qual foi a causa do apagão, essa todos nós já lemos nos jornais, na tv, na net...


    42
Administrador      
Olá pessoal. Não é possível afirmar categoricamente que o apagão foi causado por um pulso eletromagnético (PEM). O que temos até agora é a grande coincidência de horários entre a detecção do pulso no observatório de Boulder e o apagão na região Nordeste, somado aos relatos de algumas anomalias nos sistemas elétricos de veículos ocorridas no mesmo instante. Um pulso eletromagnético não é um evento qualquer e não ocorre toda hora, por isso recebemos o alerta do observatório. No entanto, não é possível afirmar com certeza que ambos estejam relacionados, mas é muito possível. Segundo o SWPC (Centro de Previsão de Tempo Espacial dos EUA), o PEM atingiu 8nT (nanoTeslas). Se considerarmos que a maior tempestade magnética já registrada (1857) produziu 110 nT (desvio do magnetômetro), é fácil perceber que o evento de hoje foi 14 vezes menor, mas mesmo assim gerou o alerta do SWPC. Não sei se as subestações possuem magnetômetros que registram essas anomalias. Se tiverem, não tem porque esconder o fato - afinal seria ótimo culpar a natureza - caso contrário é muito difícil relacionar os dois eventos.
Anônimo comentou
Exatamente....como eu disse, temos que considerar todas as possibilidades....!


    43
Anônimo      
Carmem, meu sábio pai me disse uma vez o seguinte: Você não deve ter medo do que vc já conhece e sim do desconhecido e mesmo assim, depois de conhecer vc saberá como interagir com a situação....


    44
Anônimo      
Aqui em Fortaleza a energia começou a oscilar por volta das 17h (pelo menos aqui no meu bairro)meus eletrodomésticos (geladeira etc) ligavam e desligavam, pensei que fosse problema da fiação do apartamento, às 19h teve um forte pico de energia desliguei tudo com medo de que minhas coisas queimassem e às 23h20 apagou e voltou +ou- 1h depois 00h22, porém só consegui ligação de celular hoje.
Rezendeaf comentou
Olá Alexia... Bom dia... Voce notou se houve reduçao de velocidade na net durente o periodo que durou a instabilidade da energia até o apagão? eu tive problemas com velocidade neste periodo que voce esta comentando... e nem tinha ligado ao fato... tinha apenas analizado no horário do apagão... rsrsrsrs... mas, vou reanalizar os fatos... Muita Paz Irmã... Rezendeaf
Anônimo comentou
Olá nesse período o meu módulo isolador ficou estalando e isso acontece quando há queda de energia e a Net ficou lenta pra abrir páginas mas eu nem liguei, às 19 desliguei tudo, na hora do apagão meu marido tava no PC e fiquei com medo de ter queimado o PC mas o isolador deu conta do recado, hoje durante o dia tiveram vários picos pequenos de queda de energia, minha amiga que mora perto de mim perdeu o PC, queimou total.
Anônimo comentou
Vou repassar esse alerta de tempestade geomagnética pra Rádio, até agora eles estão cheios de problema por conta desse apagão


    45
Anônimo      
Pessoal, por favor não fiquem chateados com o que vou escrever...mas la no fundo o nosso desejo é que esse apagão, esse evento pudesse ser ocasionado pelas tempestades solares.......seria uma boa oportunidade para estudarmos esse fenomeno....não é...?????
Anônimo comentou
Carmem...temos que considerar todas as possibilidades.....Sabemos o efeito....Queremos saber qual a causa...certo...?...E as causas podem ser muitas....esses sistemas são bastante complexos...e não podemos nos limitar a uma tempestade solar...Sabe, eu no fundo to torcendo para que a causa seja mesmo um evento solar, mas vamos aguardar...!!!
Anônimo comentou
Claudio, não é questão de desejo. Creio que o que estão questionando é a pouca importância a ciência e os fatos ocorridos que a mídia brasileira dá. É como se não tivéssemos profissionais altamente capacitados para manipular instrumentos de última geração e interpretar os dados fornecidos, só que nós temos cientistas renomados e respeitados por outros países, enquanto que aqui, não há respeito e nem muito menos credibilidade. Por enquanto a suposta causa seja essa citada nos jornais, mas o governo mesmo assume que ainda não identificou o que causou a pane na linha de transmissão. É essa a resposta que queremos e não acredito em coincidência e acho que pouquíssimos aqui acreditem e pela credibilidade do APOLLO 11 e sabendo o quanto a administração é rígida nas matérias e posts do site, a administração nõ iria levantar essa possibilidade, mesmo que hipoteticamente.
carmen comentou
Cláudio. Não estou torcendo para ser nada, estou simplesmente comentando que a possibilidade é real que tenha sido um tempestade magnética e não foi aventada e tentando elocubrar cá com meus botões a razão de não ter sido.
carmen comentou
Obrigada Mari, você consegue ser muito clara em seus comentários, eu iria ficar horas para dizer isso.
Anônimo comentou
OK...respeito totalmente a opinião de vocês....!Mas isso é o tipo de coisa que requer tempo e fatos....E não é de uma hora pra outra que tal fenomeno pode ser explicado...cautela e canja de galinha não faz mau a ninguém...portanto temos que ter muita calma.....métodos científicos são rigorosos......!!!!
Anônimo comentou
Mais uma coisa...não temos magnetometro aqui no Brasil....e isso dificulta muito mais...Tem Gente muito capacitada nesse pais , mas infelizmente estão trabalhando com equipamento do século passado....!!!! e assim fica complicado para dar respostas imediatas..OK
Anônimo comentou
Carmem e Mari....Vocês sabem...Existem muitas diferenças entre cientistas e burocratas metidos a especialistas....Cientistas trabalham com fatos e burocratas trabalham com especulações....!É por isso que temos especulações de todos os lados....portanto paciência é fundamental.
Anônimo comentou
Carmem...na possibilidade de uma eclipse, voce vai "torcer" para que não chova...certo......Foi isso que eu quis dizer..OK
Anônimo comentou
Eu sei Claudio, não estou te criticando. To adorando essa saudável discurssão. Acho que realmente a população não está preparada para absorver tanta informação esclarecedora e verídica, e como você citou, també há quem se aproveita da situação e cria ainda mais especulações. Talvez seja uma faca de dois gumes.
Anônimo comentou
Mari....eu entendi...apenas não havia compreendido.......entendeu....?....nem eu....!!!Um Grande abraço


    46
everton dos santos      
rogerio leite, o indice KP ja esta em 6 no apollo11 , mas na capa do painel ele não atualizou.


    47
Administrador      
Novoa alerta de tempestade geomagnética, válido para as próximas 12 horas. Possível tempestade KP=5 de baixa intensidade. - Space Weather Message Code: WARK05 - Serial Number: 675 - Issue Time: 2011 Feb 04 1916 UTC - WARNING: Geomagnetic K-index of 5 expected - Valid From: 2011 Feb 04 1930 UTC - Valid To: 2011 Feb 05 0030 UTC - Warning Condition: Onset - NOAA Scale: G1 - Minor
Anônimo comentou
Essa será bem menor que a de ontem Rogerio?
Administrador comentou
Olá Mari. São coisas diferentes. Esse boletim diz que pode acontecer uma tempestade geomagnética KP=5. Ontem, o índice KP nem variou. A diferença é que ocorreu um pulso eletromagnético, o que não é tão comum assim.
Anônimo comentou
Então, havendo essa de KP=5, se houver um impulso eletromagnetico, este poderá ser bem maior devido a varição de KP? é isso, ou não há relação entre a KP e o impulso eletromagnetico?
Anônimo comentou
Mas o problema não é com a velocidade e intensidade dos ventos solares.....??????
Anônimo comentou
Eu apenas fiz uma dedução com os dados fornecidos pelo administrador, mas não sei se há alguma relação. Tenho que estudar a explosão solar, efeitos, relações ...
Anônimo comentou
Pelo gráfico o índice KP chegou a 6!
Anônimo comentou
Mari...essa não é bem minha praia, mas é muito interessante...abaço.....!
Anônimo comentou
KP6 já é considerado moderado?
Anônimo comentou
K=6 é considerado alto1
Anônimo comentou
K=6 é considerado alto!
Anônimo comentou
K=6 é considerado alto!
Administrador comentou
Olá Mari, é difícil responder essa pergunta. Nem toda tempesatde geomagnética produz um pulso de grande intensidade. Esses eventos são raros e como foi relatado no alerta, ocorreu repentinamente, sem aviso de tempestade associada. Depende de "n" fatores, como condições da ionosfera, magnetosfera e um sem número de variáveis. O estudo do clima espacial não é tão simples e é por isso que se colocam no espaço satélite caríssimos, com o objetivo de estudar o Sol. Se ocorre uma perturbação de grande intensidade, não temos como impedi-la de atingir a Terra, dái a necessidade de projetos bem elaborados que possam amenizar esses efeitos. Mas é muito importante frizar que não existem provas de que o apagão foi causado por uma anomalia desse tipo, a não ser o fato de ter ocorrido no mesmo instante em que ocorrreu o PEM. Acho que devemos aguardar até a conclusão do laudo. Segundo li, está sendo elaborado um relatório de anomalias. Vamos aguardar, porque podemos estar nos precipitando!
everton dos santos comentou
depende também de ter uma equipamento com defeito pronto p/ entrar em curto.
Anônimo comentou
os graficos do RTMS estão chregando no máximo da escala 21:43:18 UT
Anônimo comentou
Marcelo....é considerado preocupante......O Administrador pode te responder com maiores detalhes..OK
Anônimo comentou
Rogerio....qual o numero de manchas solares nesse momento.....?????
Anônimo comentou
Boletim do clima espacial do INPE 04/02/2011Existem duas regiões ativas (NOAA 1150 e 1152), de área pequena e configuração magnética relativamente simples (beta), na superfície visível do Sol, localizadas nas coordenadas heliográficas S22W13 e S18E11. Durante as últimas 24 horas, não houve registro de explosão solar significativa (classes C, M e X, em raios-X). De acordo com imagens dos experimentos STEREO e LASCO, não há CME aparente dirigido para a Terra. No momento, há pequena probabilidade de ocorrência de explosão solar classe C durante as próximas 72 horas. Mas, a atividade pode aumentar caso ocorra evolução de alguma região ativa ou surgimento de uma nova que evolua rapidamente.
Administrador comentou
Olá Claudio, o número de manchas solares é 32 e o índice KP=6.
Anônimo comentou
Rogerio, não entendi muito bem esse boletim do INPE.....!!!!abraço
Anônimo comentou
Pelas imagens do RTMS há mais de 30min a todo o vapor


    48
Mateus      
Boa noite, o calor retornou ao estado causando chuvas esparsas, e no extremo norte da Argentina e parte do sul sudoeste do Paraguai, um sistema de chuva de forte atividade está se aproximando do Brasil. Hoje a mínima foi de 21,2ºC e a máxima de 31,5ºC, choveu no município vizinho de Carlos Barbosa-RS. Em Garibaldi, agora o céu é encoberto, a temperatura está em 24,1ºC, a umidade relativa do ar é 83%, a pressão atmosférica é 1.012,3 hPa, o vento é sudoeste calmo.


    49
Anônimo      
Aracaju - SE com nuvens muito baixas aproximando-se pelo L sentido NO, vento fraco, temperatura agradável em torno de 27º.


    50
Anônimo      
bom pessoal, espero que hoje não falte energia aqui, mas o transformador no poste em frente a minha casa, acabou de explodir.....rsrsrs....mais uma noite no breu, eu não aguento!


    51
Anônimo      
Meninos como está a conexão de vocês? A minha está péssima, tá caindo, o estabilizador está só estalando.
Anônimo comentou
Oi Mari.....ta estalando ainda...????


    52
Naica      
Aqui em Fortaleza agora vários pequenos picos de energia, será que vai ser igual a ontem?
Anônimo comentou
vamos acompanhar...vc tem nobreak com o módulo de gerenciamento instalado? com ele vc acompanha a flutuação de corrente em detalhes
Naica comentou
desculpa minha falta de conhecimento em informática mas tenho um Módulo Isolador estabilizado e vou desligar o PC porque o módulo tá estalando muito
Anônimo comentou
olá naica mas ai em fortaleza já começou a faltar luz ?
Anônimo comentou
olá naica mas ai em fortaleza já começou a faltar luz ?
Naica comentou
Oi Mari tudo bem?Liguei o Pc agora de novo e não está mais estalando rsrsrs, não faltou luz não mas a tarde toda teve pequenos picos de energia, eu só sei disso porque o isolador estala mas não chega a faltar ou diminuir a luz e isso do isolador não é normal para o bairro onde moro.Na verdade faltou luz no meu bairro (não sei se foi na cidade toda) dia 25/01 sábado e foi do mesmo jeito que ontem.Já carreguei todas as baterias, celular, laptop rsrsrs por precaução.A internet, a minha conexão é NET até agora tá normal.


    53
Anônimo      
Senhores, meus numeros estão se confirmando.Acompanhem a atividade Solar. Até apagão no Nordeste tem! Exite um buraco expressivo nos dados divulgados pela NASA. Utilizando valores históricos, acreditem, valores maiores que 6 foram encoberto em um dado momento. Se as projeções continuarem dando certo assim, vou divulgar meus estudos. Por enquanto, estou ainda dentro de uma probabilidade contestável.Tenho esperança de que em breve vou poder ter um modelo incontestável. Dai basta rodar para conhecer qual será o futuro. Confesso a todos que me encontro deslumbrado!
Anônimo comentou
Ola Macelo....espero que tu tenha êxito nesse modelo..OK
Hilton comentou
Ola Marcelo, hoje me lembrei de ti e sabia que ias postar. Um abraço.
Anônimo comentou
Marcelo...não entedi....como assim, valores maiores que 6 foram encobertos...????
Hilton comentou
Marcelo vou deixar uma data gravada no teu post.07 de fevereiro de 2011 no periodo da manhã. Boa Noite.


    54
Anônimo      
Terremoto muito forte , agora,
Anônimo comentou
correção....Mari.....é o calor...!!!!!
Anônimo comentou
Onde...????
Anônimo comentou
ainda não aparece onde, olhe no sismógrafo do minitorglobalé muuuitooo forte
Anônimo comentou
O terremoto mais recente foi as 23:36h UTC...portanto a pouco menos de 20 minutos com 4.9 graus na ER...na região de Fugi......OK
Anônimo comentou
Ou deram uma pancada no sismógrafo
Anônimo comentou
rsrsrsrsrsr.....Ronaldo....quem sabe...???!!!
Anônimo comentou
esse foi o terremoto de 6.4, foi as 13:13 UTC.
Anônimo comentou
Pancada no sismografo......Gostei....!!!To rindo até agora.......!!!!!
Anônimo comentou
no meu o sismoscópio está em branco
Anônimo comentou
vou atualizar novamente pra ver se aparece algo
Anônimo comentou
correção...Fiji..e não Fuji......
Anônimo comentou
deve ser falso, mas o ponteiro deslocou 1 cm pra cada lado, no sismógrafo, as 22,25 pssa novamnete, lá é um cilindro.
Anônimo comentou
Olharam?
Anônimo comentou
Ronaldo é essa a imagem...???
Anônimo comentou
Sim, Claudio, sabe o que foi?
Anônimo comentou
Não tenho a mínima ideia.....vou dar mais uma olhada ...OK
Anônimo comentou
Foi na Romênia, próximo ao sismógrafo,
Anônimo comentou
Earthquake 6.7 magnitude in BHUTAN on 2/4/11 13:54:09 (UTC) será esse?
Anônimo comentou
ah, desculpe, este foi mais cedo...
Anônimo comentou
Este Earthquake 4.1 magnitude in ROMANIA - Vrancea on 2/4/11 23:25:16 (UTC)
Anônimo comentou
Boa noite à todos, até amanhã.
Anônimo comentou
Ronaldo...eu uso um programa de monitoramento de terremotos muito bom...não sei se tu conhece : Earthquake 3D...é muito bom.....Em Earthquake 3D dê um giro na superfície do globo visualizando terremotos em 3D. Ajuste e personalize a exibição para observar os terremotos de diferentes maneiras com controles de zoom e muito mais. Filtre os terremotos por tamanho e data - então selecione muitas opções que incluem indicadores e referências geográficas. O legal é que os terremotos são exibidos quase em tempo real usando os últimos dados da USGS (United States Geological Survey) via InternetLeia mais no Baixaki:
Anônimo comentou
M 4.1 - FRANCE - 2011-02-05 00:39 UTC


    55
Anônimo      
Bom pessoal, terei que me ausentar pos algumas horas. Assim que eu tiver alguma informação repasso aqui no PG.
Anônimo comentou
Olá pessoal, oi Mari, estou realmente surpresa com o nivel da discussão. Não entendo muito dos termos usados aqui, mas o que a Mari escreveu parece com interferencia no campo eletromagnético. Um apagão com essa extensão merece uma explicação à altura dos acontecimentos, porque nada do que foi descrito aqui saiu na midia.


    56
Anônimo      
Tempo agradável em Brasília! Muitas nuvens!


    57
Anônimo      
Ainda estou aprendendo sobre o assunto, mas vejam só: tá parecendo muito o grafico aqui do apolo11 no dia 31/12
Anônimo comentou
Correção o grafico eu vi no mesmo site e a noticia aqui no dia 29/12
Anônimo comentou
alguem ja olhou esse link?
Hilton comentou
Heimdall, vi que houve uma inversão em By e um crescimento de Bz e pela imagem principal tem outra tempestade solar batendo o nosso campo magnético (aquela meia-lua vermelha indica isso) mas se vai penetrar no campo é outra história, Deviamos pedir ajuda ao Rogério para interpretar os gráficos.
Anônimo comentou
Agora parece que acalmou mas, dê uma olhada no grafico das 17:11:29 UTC. Tá bem mais intenso
Hilton comentou
A previsão do spaceweather era para os dias 3, 4 e 5 de fevereiro Hoje a nossa atmosfera teve visita: um asteroide de 4 a 5mt passou somente a 11.855km de nós, o 2011CQ1, mas era só um bebe.
Hilton comentou
A imagem das 20:51 mostrava uma temp. magnética batendo o nosso campo.
Anônimo comentou
Ola Marcelo...tu tem razão......!!!!!!
Hilton comentou
A tempestade magnética já atingiu a terra, um pouco antes da meia-noite nos USA(hoje), desencadeando uma G2 (?) e K6, causada pelo fluxo do vento solar de um buraco coronal no sol (mais ou menos por ai).Agora vamos ver seus efeitos. Ate mais.
Hilton comentou
O fluxo de vento solar continua batendo na nossa magnetosfera e a velocidade supera a 600km/seg.


    58
Sandra Silva      
Boa Noite!! dia e noite agitados em nosso planeta e aqui no Fórum... Trabalhando, só cheguei agora. Será que consigo ler tudo.r.s


    59
aurora      
O último KP=6 que guardei em meus arquivos foi o de 4-5 de agosto de 2010.
Anônimo comentou
Oi Aurora.....Tu mantem um arquivo....?....muito bom...!
aurora comentou
Oi, Claudio! Sim, mesmo quando os índices estão baixos...Se precisar de um levantamento estatístico, é só buscar os dados nas pastas. Tb guardo medições das mais variadas grandezas, mania esquisita, hehehe
Anônimo comentou
Aurora...mania esquisita...??? nada disso...Eu chamo isso banco de dados...e dos bons....!!!!Abração
Anônimo comentou
Essas tuas observações são muito uteis e valiosas.....prossiga......OK
aurora comentou
Grata pela consideração! Quando precisarem dos dados, é só comunicar e deixo disponível. Disse "mania esquisita" porque considero a linguagem matemática a mais perfeita, em termos de clareza e estética. A escrita representada em letras é limitada traz falhas (de pensamento).
Anônimo comentou
Quanto a matemática concordo inteiramente contigo...A matemática é elegante.....Mas sem tua inteligencia tua abstração e intuição, ela é apenas matemática....!
Anônimo comentou
Aurora...um computador pode fazer milhões de cálculos avançados por minuto ou talvez segundos...mas a Matemática só e elegante quando tua abstração e tua sensibilidade a torna bela, clara e fascinante.....
Hilton comentou
Aurorra, boa moite. Tens como colocar o indice KP dos dias 29 e 30 de janeiro deste ano?
aurora comentou
Oi, Hilton, Boa Noite! Tem sim, vou anexar aqui. E iniciar o "Apagão Onírico", tô caindo de sono, hehehe. Abraços a Todos, um ótimo fds!
aurora comentou
Tem mais:


    60
Anônimo      
Aposto que a explicação final será aquela em que todo o prejuízo gerado pelo apagão fique com o povo. Nenhum real para o governo e nenhum real para Cia Hidrelétrica.
Anônimo comentou
Ola Jefferm.......Exatamente....como sempre...!!!Não fique bravo comigo..Ok
Anônimo comentou
Não estou bravo com você, peço desculpa pela minha grosseria, meu humor não anda muito bom ! Abraço.
Anônimo comentou
Ola Jefferm....legal...to mais tranquilo..OK


    61
Anônimo      
É possivel prever terremotos? Achei um video interessante que compartilho.
Anônimo comentou
O interessante é que pela Astrotometria ele acertou o terremoto que atingiu hoje a região da fronteira entre a Índia e Mianmar.
Anônimo comentou
até me interessei em ver o vídeo, mas meu inglês é péssimo. Não tem traduzido?
Anônimo comentou
Mary..essa técnica se eu não me engano é de um cientista indiano...eu vi esse documentário no History channel dublado talvez no youtube tu encontre..infelizmente não posso dar mais detalhes...OK... me desculpa se não deu pra ajudar muito...ta bom...!
Anônimo comentou
também queria a tradução...
Anônimo comentou
Tudo bem Claudio....obrigada assim mesmo, o que vale é a intenção.
Sandra Silva comentou
É fada San. Ontem encontrei o video e o texto em meu e-mail, abri antes de entrar aqui e quando vi o painel, lá estava o terremoto da Índia. Tem muitos pesquisando o assunto, desvinculados de órgãos oficiais. Como nosso amigos aqui no Fórum, o Marcelo, por exemplo, faz um tempinho que fala sobre seus estudos. Essa facilidade de acesso às informações, com as novas tecnologias, estão proporcionando isso. ainda Bem!
Anônimo comentou
Sandra,manda pro meu e-mailpor favor. è mais fácil traduzir o texto do que o vídeo....rsrsrs
Sandra Silva comentou
Mari, Já enviei. Rss. em tempo, meu "É, fada San", não foi uma resposta afirmativa a Pergunta..rs.. Foi um vício de linguagem..rs Apenas uma espécie de exclamação.
Anônimo comentou
obrigada Sandra!
Anônimo comentou
Entendi Sandra. E estou atenta...não entendo nada, apenas observo...rss


    62
Anônimo      
Baixei o programa Earthquake 3D2.44, alguém pode me ajudar a entender o sistema?
Anônimo comentou
vc poderia mandar o link de onde vc baixo estou atrás tb.
Anônimo comentou
Anônimo comentou
Oi NANA....Qual tua duvida...?....Eu uso esse programa a 3 anos...é muito bom e facil....!
Anônimo comentou
Vou montar um pequeno esquema,em breve mando pra voce..OK
Meg comentou
Manda pra mim também.obrigado
Sandra Silva comentou
Bom dia Nana e Claudio. Também quero... Apesar de fácil você já o utiliza a um tempinho, pode dar boas dicas.
Anônimo comentou
Ola..Sandra....Esse programa Earthquake3D....é muito bom. é uma conexão direta via internet e em tempo real com o Unit States Geological Survey...Tem grandes informações.....!!!!Abração
Anônimo comentou
Ola NANA....Tai au lado a imagem inicial do programa e algumas dicas de como usa-lo....o resto tu aprende com o tempo...OK
Anônimo comentou
Ola Meg.....é pra voce tambem a imagem...OK
Sandra Silva comentou
oi Claúdio. Já tenho o programa. Obrigado pelas dicas.
Sandra Silva comentou
Então Claudio o que ainda não entendi, e aproveitando a oportunidade para esclarecer, são as leituras que se faz dos ângulos que se formam ligando-os e daqueles Globos, o shell.
Anônimo comentou
Sandra....Slell suponho que seja a propagação e distancia que atingem as ondas sísmicas....Agora a questão do angulo é um pouco mais técnica, mas em todos casos vou estudar um pouco mais..OK
Anônimo comentou
Sandra..teve mais um terremoto no Chile, tu viu...?5.6 as 16:11UTC
Sandra Silva comentou
Vi sim. Interessante, um ontem na extremidade da Venezuela de 5.2 às 12:16 utc e hoje na outra extremidade do Chile de 5.6 às 16:11 utc. por um segundo não temos os números exatos invertidos.rs.
Sandra Silva comentou
Desculpe a pergunta maluca, mas essas ondas sismicas se expande para a atmosfera? Porque esses globos que formam em 3d dão essa impressão.
Anônimo comentou
rsrsrs....É em 3D.......espero...!!!To aqui ouvindo Beatles e de olho no Sol....
Rezendeaf comentou
Olá Sandra Silva... Bom dia... sim... com segurança... todo tipo de vibração se expande tanto na agua, terra e ar... ia complementar, mas, melhor seguir o regulamento do site... rsrsrsrsss... Muita Paz... Rezendeaf
Anônimo comentou
Sandra o ou a Rezendeaf tem razão.....!
Sandra Silva comentou
Pensando bem, quando ocorre o abalo ele propaga ondas, inclusive de som...rs... AH!! Não esqueça do óculos escuros! kakakka. Deixe-me ir, preciso encarar o sol lá fora. abr, e se não pegou meu endereço no perfil, por favor pegue que vou retirá-lo. abr
Sandra Silva comentou
AH!Rezendeaf, estava escrevendo o post abaixo quando vc estava enviando.. Fiquei feliz... rsr.s. meu tico e teco ainda não derreteu.
Sandra Silva comentou
Epa,Rezenfeldeaf, isso significa que pode influir também no campo magnético? E o contrário, na mesma medida? Ou seja, algo que influencia no campo magnético, como as tais explosões solares, podem detonar esses abalos? É simples, assim.
Sandra Silva comentou
Rezende, antes de sair - já estão me puxando da cadeira..rs - mais uma coisa, isso que vc não pode complementar, talvez tenha a ver com o que estou estudando e não posso dizer aqui...rs vou enviar um e-mail quando voltar. abr.
Rezendeaf comentou
Olá Claudio e Sandra... Instalei agora o progrma... e pelo que teste que fiz (posicionei o mapa do brasil e mais ou menos a regiao de BSB no centro) e fiz os testes com os filtros... quando ativei o Angle, ele linkou os eventos ao centro do mapa na imagem... ou seja minha região... e no caso, se estivesse acontecido um evento ou mais de um que chegasse ate aqui, eu poderia identificar qual tinha sido... pelo menos acho que é por ai... Muita Paz a todos... Rezendeaf
Rezendeaf comentou
Sandra... não posso te afirmar que simplesmente, mas, com certeza existem fatos interligados... mas, mesmo assim, ainda acho que náo devemos discutir (teorias não comprovadas) isso no PGTalk (regras)... meu email esta no perfil... Muita Paz...
Rezendeaf comentou
Haaaa... Cludio... me desculpe... muito obrigado pelo tutorial... ele me ajudou a decidir a instalar este exelente programa... e vendo seu perfil, vi que partilhamos algumas torias e pontos de vista... Muita Paz meu Irmão... Rezendeaf
Anônimo comentou
Ola Grande prazer Rezendeaf...muita paz e equilíbrio pra voce tambem...OKVamos trocar mais ideias...sera muito bom...Abração


    63
Ronaldo Filho      
E você? Já viu um Iridium Flare?? [Ver site] Eu já!
Anônimo comentou
Sim já vi vários Iridium flaire inclusive outros objetos não identificados nas proximidades.Sobre o telescópio o que você citou é bom pois tenho um com o mesmo alcance. Mas te aconselho a colocar mais grana no porquinho por mais um tempo e comprar o de: 200mm por 1000. abraço


    64
Rezendeaf      
Olá Pessoal... Estou a mais de hora lendo o PG... e observei o volume de comentarios sobre a possibilidade do apagão... mas, voces que estáo indignados com a falta de alusáo ao assunto do sistema estatal, pensem no seguinte... tudo que estamos falando aqui, sáo possibilidades... e os meios oficiais e outros inclusive o Painel global, nos incita e evitar mencionar possibilidades... mas apenas casos concretos... pois, é assim que a ciencia atual aceita os fatos... e como náo temos como comprovar o fato, igual a eles, é normal que náo mencionem... principalmente, porque náo sei se já axiste algum dispositivo que comprove estes incidentes nas redes eletricas... e outro detalhe... este assunto, já esta bastante batido na net... e se o governo adimite, pode ajudar os posts da net e colocar a populaçao em grandes preocupaçoes que todos evitam... Portanto no meu ponto de vista, qualquer noticia deste tipo, só virá quando náo for possivel negar... Muita Paz a Todos... Rezendeaf
Anônimo comentou
Rezendeaf.....Só vi essa tua mensagem agora...concordo com tudo que tu escreveu....O universo é feito de possibilidades.....!!!!!
Anônimo comentou
Também concordo, enquanto as informações oficiais puderem culpar uma certa "parafuseta" que resolveu emperrar,os apagões estarão sendo justificados!
Anônimo comentou
Ola Luciano...Tu sabes...A ciência trabalha com fatos, observação e muita paciência...resultados imediatos não se encaixam bem com procedimentos científicos.....Especulação é típico de burocratas mau assessorados e contentes com a primeira explicação vazia que aparece....portanto cautela e canja de galinha não faz mau nenhum...Muito boa tua observação.....abraço
Hilton comentou
Veja aqui o documentário.
Anônimo comentou
Hilton.....pagina não encontrada...!!!....site
Anônimo comentou
Ola Hilton..sabemos das consequencias de uma severa tempestade solar no ciclo de 11 anos...mas tem muito oportunistas por ai com vontade de ficar rico. criando mirabolantes historias apocalípticas e cheias de especulações sem nenhum sentido....tu sabe bem que o homem desde as mais remotas épocas sempre foi fascinado pelo tema Apocalipse e de tempos em tempos aparece uma..agora é a 2012...Entendi o que tu esta querendo mostrar...devemos nos preparar para um possível colapso nas comunicações, transportes, distribuição de energia e etc.....E isso pode ser um fato, como sabemos, mas como previnir esse tipo de coisa, se somos completamente dependentes desses sistemas....!!!!...é diferente de uma inundação...pode-se prever e evacuar as pessoas..e quanto a uma seria tempestade solar..?..O maximo que podemos fazer é desligar tudo, mas isso tambem não resolve...e os satelites....????....Abraço
Hilton comentou
Ola Claudio. A Carmem foi muito feliz no que disse. Eu li quase tudo sobre profecias para ver se havia algum fundamento, mas como tu disse é coisa para oportunistas e exploradores da inocência, pra vender livros, filmes e tudo mais, mas de consistente ha muito pouco ou quase nada. Aproveitam-se dos movimentos geológicos e do clima que são instáveis por natureza, tentando acertar datas. Mas temos que tirar lições de tudo. E se acontecer? Nestes videos ve-se que ha uma estrutura em New York, sistemas interligados (adm. pública, defesa civil, policia, orgãos de inf.,nooa,etc). Eu fico aqui imaginando se isso viesse acontecer aqui. Ninguem saberia que rumo tomar.
Anônimo comentou
Isso é verdade Hilton. Trabalho com as consequências de qualquer tipo de evento aos seres humanos e nos treinamentos só lidamos com hipoteticassituações de vazamento e explosões na PETROBRAS e mesmo assim, observo o despreparo dos orgãos na resposta imediata. Fico imaginando como seria se fosse um alerta real e como seria em casa de evento catastrofico natural. Realmente há a necessidade de um preparo mínimo ao menos dos orgãos públicos envolvidos.
Rezendeaf comentou
Olá Amigos de PG... Boa noite... Hoje em Alto Paraiso de Goias tudo dentro da normalidade... temperaturas amenas até o momento... a chuva resolveu que hoje náo seria seu dia aqui... rsrsrss... com relaçao a temperatura, ela esta normal, mas, mesmo na sombra dentro de casa com telha de barro, as vezes sentimos como se as partes descobertas do corpo como braços, e pernas, ficasse quente como se estivessemos chegando perto do fogo... coisa estranha... será que aqui parte da populaçao esta com problemas de menopausa e amdropausa? ummm... o que eu queria mesmo, era ter alguns coisinhas pra medir algumas coisas... e com relaçao ao link que reportaram que estava quebrado abaixo, cosegui abrir e peguei o lik direto do youtube onde se quizerem podem ver as quatro partes... documento completo... Náo avaliso... Mas, é coisas que se comentam por ai... e se for passado de forma inescrupulosa, pode deixar de ser informativa e passar a ser destrutiva a populaçao... tudo depende da forma como se trate o assunto... e concordo com o que veces ja comentaram... meu muito obrigado a todos... venho aprendendo muito com todos voces... Parte 1/4( [Ver site] ) Parte 2/4 ( [Ver site] ) Parte 3/4 ( [Ver site] ) Parte 4/4 ( [Ver site] ) Muita Paz a todos... Rezendeaf... Nota... Inicio da chuva... exatamente agora começando o dia.... Muita Paz a todos... Rezendeaf



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade