Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
mary      
O terremoto de hoje em Atenas, pela madrugada - por volta das 05 da manhã, horário grego, não foi tão forte... 4.2 ... mas tremeu as bases ....


    2
phellipef      
O NWS confirmou agora há pouco um upgraded de EF3 para EF5 do tornado de El Reno, OK. O tornado foi reclassificado com base nos dados registados em alguns radares Doppler, que registraram ventos de 476km/h. A largura do tornado foi atualizada para 4 km, sendo este o maior tornado em largura da história.
phellipef comentou
Imagem de satélite da área afetada pelo tornado.
phellipef comentou
Com a confirmação do tornado de El Reno, OK em EF5, o estado de Oklahoma, passar a ser o estado americano com o maior número de tornados EF5. Deste que começaram os registros este é o oitavo tornado EF5 ocorrido em Oklahoma.
phellipef comentou
Imagem de radar do tornado, que possibilitou a reclassificação do tornado de EF3 para EF5.
phellipef comentou
Em 30 segundos o tornado passou de 1 km de largura para 4 km, o que deve ter sido um dos motivos de muitos Storm Chasers terem sido pegos de surpresa pelo tornado.
Astroman comentou
Phellipef, achei essa ilustração mostrando em pontos vermelhos os stormchasers que estavam "dentro" do tornado.
Klaus comentou
Alguns desses tornados que estão acontecendo nos EUA podem se equiparar ao tornado que varreu uma região de Bangladesh em abril de 1989 e que causou mais de 1300 mortes e deixando desabrigadas mais de 80 mil pessoas ? Estou levando em consideração a densidade populacional, a area afetada nos dois lugares, e a qual a diferença basica (climática) dos fenomenos registrados na america do Norte e na Asia, no caso, Bangladesh...?!? Estou começando a me interessar por esse tema, são eventos meteorologicos impressionantes.
Dione Moraes comentou
Boa noite a todos. Para quem estava acostumado a perseguir tornados, somente essa reclassificação de EF3 paa EF5, e a velocidade estimada em 476 Km/h, justificaria a equipe de TIM Sâmaras ter sido pela de surpresa, provocando a morte dos três membros da equipe. Costumava acompanhar os episódios dos Caçadores de tempestades, e tinha grande admiração por Tim Sâmaras pelo seu trabalho pioneiro, de grande valor científico e por sua coragem. Lamentável a sua morte, de seu filho e companheiro de equipe.
everton dos santos comentou
O vídeo ao lado mostra como foi impressionante o tornado. O funil dele é bem pequeno e muitas vezes nem se mantém. Mas a estrutura do tornado é gigante.
Administrador comentou
Fora o tornado de Oklahoma em 1999, de 511 km/h e que pode ter chegado a 533 (F5/EF5), foram registrados ouros eventos similares? Alguém tem essa informação?
M. Ianner comentou
Bom dia Phellipef e Everton, realmente as imagens são impressionantes, fiquei boquiaberto com a rapidez da transformação da magnitude...Eu me lembrei de um "ventinho" que peguei a muitos anos atrás quando morava no Farol de Santa Marta- SC (04/07/1984): o vento veio do mar pelo Sudoeste, entrou na baía do local a 127 Km/h, segundo informações da capitania dos portos, deu duas "voltas" contornando os morros e na terceira estocada arrancou telhados de uma dezena de casas e quanto a minha, que também era de madeira e apoiada no chão com pilares de concreto, simplesmente quebrou os pilares no impacto, deixando a parte da frente encostada no chão. Só para ter uma idéia, neste momento, a força do vento arrancou a trava de madeira que fica prendendo a porta e abriu, "chovendo" areia para dento da casa. Estou contando isto por que era um vento a 127 Km/h...nem dá para imaginar o tornado a 476 Km/h.
phellipef comentou
Klaus, as condições para formação de um tornado são iguais em todo mundo. O tornado de Bangladesh, causou muitas mortes e desabrigados devido as más condições de moradia da região. Não há como fazer uma comparação entre os tornados, já que em Bangladesh existe poucos recursos para estimar a velocidades dos ventos. Rogério, o mais próximo foi esse tornado em El Reno, OK. Pode ser que tenha ocorrido algo semelhante no passado, porém como não havia os recursos que temos hoje, não era possível estimar precisamente a velocidade dos ventos. Astroman, felizmente quase todos esses storm chasers que estavam "dentro" do tornado estavam em um TIV.
phellipef comentou
M. Ianner, o Brasil fica no segundo maior corredor de tornados do mundo, perde apenas para a região de Tornado Alley nos EUA. Os ventos de 127 km/h são condizentes a um tornado EF1.


    3
machado      
boa noite.aqui no estado do pará tempo nublado com possiveis pancadas de chuvas!voltei!!!!


    4
masa      
hoje um Por-do-sol listrado...
mary comentou
que lindo!


    5
Sandra Silva      
Boa noite. Hoje por volta das 17h45 uma forte explosão seguido por um tremor de terra assustou os moradores de Santos, São Vicente e Guarujá. A defesa civil informou "que os tremores sentidos em várias partes das cidades da região são resultado de uma detonação no alto da pedreira Intervales, localizada atrás da Ilha Barnabé. Segundo a empresa, a carga utilizada para a detonação é considerada normal". Abraços aos amigos. Dando uma passada para postar essa informação pois sei que deve ter muita gente procurando por aqui.
Klaus comentou
Totalmente explicado, eu só tenho duvidas sobre o comunicado da empresa, de classificar essa detonação como normal, ou coisa assim. E li a poucos instantes que um representante da Intervale Minérios irá falar sobre a detonação na manhã desta quarta-feira. Grato pela informação.
Leonardo Ferreira comentou
Boa noite Sandra, aqui em Fortaleza é comum em certas épocas do ano (agosto a novembro) ouvir barulhos no final da tarde parecidos com trovões, são detonações nas pedreiras que tem na região metropolitana, só quem mora em prédio próximos a zona sul escutam. É bem assustador.
Sandra Silva comentou
Compartilhamos da mesma dúvida, Klaus, não tem normalidade alguma nisso, já que falaram ter essa detonação duas vezes por semana e dessa vez fez esse estardalhaço todo. Vamos esperar a justificativa. Aqui tem mais informações [Ver site]
Sandra Silva comentou
Leonardo, aqui perto de casa havia uma pedreira que todo dia fazia suas explosões. Já estávamos até habituados, mas esta além de muito longe, repercutiu desproporcionalmente não só o som mas o tremor. Deixo aqui um mapa que está sendo divulgado do local onde está essa pedreira. Vamos ver amanhã o que será explicado.
Leonardo Ferreira comentou
Talvez tenham usado explosivos demais, essa pedreira parece ser bem próxima da cidade mesmo. Quero acompanhar qual será a desculpa deles pra esse tremor de terra que foi sentido aí, uma pena não termos uma cadeia de sismógrafos para registrar.
Klaus comentou
Para as pessoos que não tem ideia do que existe na ilha Banabé citada pela Sandra em sua publicação, da uma olhada na foto (1960) do Museu do Porto de Santos. São reservaórios de produtos químicos altamente inflamáveis. Lembrando que um incêndio na ilha ocorreu em 3/9/1998, alarmando bastante a população da Baixada Santista. São alguns fatos, e não estou tirando conclusões antecipadamente, sem saber o que realamente aconteceu ontem aqui na Baixada Santista.
Sandra Silva comentou
Olá, bom dia. Sim Leonardo, vamos esperar. Na verdade é sempre bom lembrar que existem dois tipos de sismos: o natural e o induzido. Esse é bem um exemplo dessa segunda classe e repercutiu por menos tempo, porém, com muito mais força que o natural de 2008. É, Klaus, todo morador da Baixada que se preze sabe dos riscos dessa ilhota. Agora estou sem tempo para pesquisar no nosso arquivo, mas se não estou enganada fiz uma postagem aqui no Painel falando dela. Abraços e um bom dia para todos.
Klaus comentou
Ola Sandra, não sei se voce ja esta sabendo, mas segundo o técnico em segurança do trabalho Marcos Vinícius Bernardo Guedes, o trabalho realizado na Pedreira Intervales nesta terça-feira foi como o que é feito com frequência. "Não houve nada demais do procedimento padrão. Não foi utilizada nenhuma carga excessiva como postaram nas redes sociais. Foi uma detonação como outra qualquer, assim como terá no futuro e tiveram outras no passado". Tem um detalhe que eu não sabia: a "detonação" foi realizada em uma parte bem alta da pedreira, e isso talvez tenha sido o motivo da repercussão do som nos municípios vizinhos. Acho que isso tem alguma coisa a ver com propagação das ondas de choque e propagação do som, eu suponho...
Sandra Silva comentou
Olá Klaus, de geologia e física vc entende bem, então não posso falar nada..rs Porém, ouvi o barulho e não foi qualquer barulhinho e nem tremeu pouca coisa. Acabei de ver as matérias do jornal e para mim existem contradições nas informações que estão dando. Talvez porque seja uma novidade e com pouco tempo para sabermos o que de fato aconteceu. Não sei se vou falar besteira.rs.. Mas, pelas possibilidades levantadas, não pode ter sido a união de duas delas? A primeira o fato de ter sido uma explosão feita em uma parte elevada, como vc mesmo disse abaixo, e está sendo a justificativa dada pela Defesa Civil. Isso de fato poderia justificar a propagação do som e das ondas de choque, principalmente por ser inverno. Apesar, que ontem a tarde estava ensolarada. Estive no Centro da cidade por volta das 16hs e estava com muito sol e com poucas nuvens. A outra questão que pode também ter se juntado a essa, é de que a possibilidade que a detonação tenha ocorrido em uma falha ou abertura, nessa área onde houve a explosão na pedreira, como foi levantado pelo arqueólogo em entrevista no jornal da tarde. Seria possível esses dois fatores juntos? É bom lembrar que a Baixada é cortada por uma falha geológica, a de Cubatão, que é uma zona de cisalhamento. Deixo aqui um link com uma matéria sobre a repercussão desse caso aqui na Baixada. [Ver site]
Klaus comentou
Sandra, voce tem razão, O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) descobriu essa falha em 1987 e é considerada geologicamente instavel. Conforme alguns levantmentos que andei fazendo de ontem para hoje, muito pouco se sabe sobre essa falha, nem sabemos se ela esta se movimentando, devido a varios fatores, e tem outra coisa, se alguem ou uma instituição de pesquisas quiser fazer um estudo mais aprofundado de campo sobre o perfil geologico dessa região, vai precisar de verbas, e esse é o problema! Abraço


    6
Sousa      
Boa Noite a Todos, Na Europa o número de mortos derivado as cheias nos países da Alemanha, Áustria e Republica Checa subio para 11, o número de mortos pode continuar a subir nas próximas horas derivado ao número inconclusivo de desaparecidos !
phellipef comentou
Europa Central paralisada por cheias mortais. Fonte: EuroNews. O serviço de meteorologia da Espanha divulgou os dados do mês de Maio, segundo esses dados este foi o mês de Maio mais frio desde 1985.
phellipef comentou
A Flórida e parte da Costa Leste dos EUA devem registrar acumulados de chuvas significativos nos próximos dias. O NHC dá a possibilidade de 50% de um ciclone tropical se formar nas próximas 48 horas. Um voo de reconhecimento deve ocorrer hoje.
Astroman comentou
Na cidade de Passau, na Alemanha, o nível do Danúbio foi recorde em 5 séculos (1501).



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade