Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Rejaine Monteiro      
Bom dia, PG! Tudo bem com vocês? Vcs poderiam me ajudar a esclarecer a respeito da sequencia de imagens do GOES-15 na foto ao lado (feitas hoje)? Eu imagino que seja alguma parte do equipamento do próprio satélite que passou em frente às lentes, mas gostaria de saber se é isso mesmo ou é algum defeito. Desde já agradeço!
Administrador comentou
Olá Rejaine, é a Lua! Do ponto de vista do GOES-15, a Lua estava transitando na frente do Sol neste momento. Precisaria estudar um pouco, mas pode ser que amanhã talvez aconteça a mesma coisa, mas do lado oposto do Sol. :-)
Rejaine Monteiro comentou
Ah, legal!!! Cheguei a pensar que fosse a Lua, mas fiquei em dúvida pq não tinha lido nada a respeito de trânsito da Lua em frente ao Sol para hoje (só que eu me esqueci foi de "pensar" sob o ponto de vista do GOES) Valeu Rogério!!
Administrador comentou
Você tem a sequencia inteira? Não consigo obte-la no diretório devido à greve.
Klaus comentou
Rogério...animação das ultimas imagens [Ver site]
Klaus comentou
O circulo "preto" passando da direita para a esquerda...observe por volta de 13:30UTC
Rejaine Monteiro comentou
Oi Rogério, não tenho a sequencia desde o início (as únicas que tenho são essas) Também procurei no site e não encontrei as imagens anteriores...
Rejaine Monteiro comentou
Ah, o Klaus enviou o link com a sequencia completa, muito bom. Valeu Klaus!
Klaus comentou
Oi Rejaine e Rogério...em outro comprimento de onda (filtro) [Ver site]
Administrador comentou
Obrigado Klaus! É que eu queria o diretório das imagens. Esse aplicativo deles é muito ruim! Mesmo assim, obrigado!
Administrador comentou
Agora sim, com os devidos créditos à Rejaine! [Ver no Apolo11]
Rejaine Monteiro comentou
Uia, quer dizer q minha dúvida virou matéria? Que bacana... Que bom poder colaborar (ainda q indiretamente) Valeu Admin pelos créditos e pelas explicações!!
Administrador comentou
De nada Rejaine. Foi uma ótima dica!
Administrador comentou
Fizemos alguns cálculos (e usamos uma bola de cristal) e vimos que pelo menos até o dia 15 teremos eclipses, cada vez com menos duração...
Ana_Paula comentou
que legal, gostaria de perguntar porque parece que o sol se movimenta no vídeo da matéria do apolo 11
Administrador comentou
Boa pergunta Ana Paula. Acredito que haja algum sistema de guiagem no telescópio de bordo. Quando ele percebe uma perda de brilho, interpreta como erro de apontamento, e tenta ajustar o alvo novamente. Em astronomia esse sistema se chama "autoguider". Deve ser algo parecido.
Ana_Paula comentou
Obrigada administrador :)
Klaus comentou
Rejaine...parabens, pelo teu tópico, foi muito legal e mereceu ser titulo de publicação. Voce observou um evento importante e que provavelmente passaria em branco...Abração
Raphael Cozzi comentou
Desculpa a pergunta, mas o que seria um ponto preto na parte de cima à esquerda? Seria um artefato?


    2
jvcastro      
Foi publicada no site revista Scientific American Brasil uma matéria sobre a condenação a seis anos de prisão, de seis cientista e um funcionário público italianos, por homicídio culposo. Os sete cidadãos italianos foram condenados por não terem dado um aviso prévio adequado da iminência do terremoto de L'Aquilla, em 1999, que matou 309 pessoas. A matéria é interessante e está disponível no site UOL. Se entendi bem a matéria, e cheguei às conclusões corretas, a condenação é um perigoso e injustificável ataque obscurantista à ciência, quando sugere que um cientista tem a obrigação de divulgar algo que não é do conhecimento dele. É quase uma insinuação de que ele teria a obrigação de saber algo que ele não sabe.
Administrador comentou
É o mesmo que processar um meteorologista por errar a previsão do tempo. Já sabia desse processo e também acho um absurdo. Acho que a justiça italiana também perdeu a noção.
Jorge Oliveira. comentou
Boa Noite Jvcastro..Concordo com vc..É culpar o medico pela morte do paciente terminal,culpar o padre pelos pecados dos fiéis,O professor pela falta do aluno..Francamente nunca imaginei que fosse dar nisto este processo..Inacreditavelmente MEDIEVAL 10X0 para falta de bom censo e ética legal , para a aplicação de uma pena bizarra e clara falta de visão sobre a palavra responsabilidade..Acredito que os mesmos critérios deveriam ser aplicados pelos legisladores em todos os segmentos da sociedade europeia ..Gostaria de ver quem seria preso e condenado pelas inúmeras situações social que clara e abertamente encontramos nos jornais internacionais sobre os problemas sociais e políticos enfrentados por diversos países na Europa, inclusive na Itália...Problemas estes(sociais,políticos e administrativos)que são claramente previsíveis e que tbem provocam transtornos,destruições e mortes..Todos nós temos a obrigação de saber e principalmente entender oq significa “consciência global” Todos nós estamos expostos 24horas por toda a nossa vida a eventos catastróficos que não mandão aviso,e o mínimo que podemos fazer é conhecer a região aonde vivemos e nos prevenir e não deixar apenas para ciência a difícil tarefa de prevenir,educar e (quem sabe adivinhar a data e horário de tais eventos).Um abraço Jvcastro.
M. Ianner comentou
Bom Dia Me recordo de discutirmos esta situação aqui no RG ano passado...Lembro que no caso havia dúvidas sobre o possível evento em questão e então este pessoal resolveu não dar o alerta,para não criar pânico desnecessário, não é isto Rogério? Ou estou enganado...
Administrador comentou
Exato Ianner!
Helios comentou
Boa Noite Pessoal! Um dos cientistas condenados continua defendendo a sua posição de que as acusações contra ele e seus colegas são “ilógicas” e adverte que elas criam “precedentes perigosos para o futuro do processo científico”.


    3
Klaus      
Todos falam da Voyager mas geralmente esquecem da Pioneer 10 que foi lançada ao espaço em março de 1972 e a primeira sonda a viajar através do Cinturão de Asteróides e a primeira a explorar Júpiter. A última vez que um sinal da Pioneer e muito fraco, foi recebido aconteceu em janeiro de 2003. A Pioneer 10 foi a primeira sonda feita pelo homem a deixar o Sistema Solar e viajar para o espaço interestelar. A Pioneer provavelmente esta indo na direção da estrela Aldeberan na constelação de Touro. E a Pioneer tembem leva uma placa com informações sobre nosso planeta. Eu me lembro bem do lançamento do foguete Atlas Ceuntauro que levava a Pioneer. Tentei mais detalhes no site da NASA, mas como todos sabem....!!!!!
Mario comentou
Se não me falha a memória, essa placa é aquele disco de ouro em que Carl Sagan teve participação.
Klaus comentou
Ola Mario, voce ta certo...A placa mostra as figuras nuas de um homem e uma mulher, e vários símbolos que poderiam fornecer informações sobre a origem da sonda (Pioneer 10, Fig: 1). No disco da Voyager (Fig: 2) as mensagens são muito mais complexas e mais detalhada, ambas idealizadas por Carl Segan juntamente com uma equipe.
Deniset comentou
Interessante , o desenho do homem maior , na frente da mulher e somente ele acenando, imagina se encontrar uma civilização matriarcal...
comentou
Eu imagino somente se encontrará outra civilização.
comentou
A Placa Pioneer como era conhecida era uma forma encontrada de enviar uma mensagem a qualquer civilização que pudesse vir a ter contato com a nave, ela foi concebida por Carl Sagan e Frank Drake em sua parte matemática, eles utilizaram o código binário para demonstrar a distância de 14 pulsares ao centro de nosso sistema solar, o sol dando nossa real localização no universo, já o desenho dos seres humanos foi uma contribuição de Linda Salzman Sagan, esposa de Carl. Ela escolheu figuras de concepção grega com as proporções aureas, por isso o fato da mulher ser menor na representação. A confecção da placa causou muita polêmica à época não só pelo clamor feminista, mas principalmente pelo conservadorismo da sociedade americana que considerou o desenho como pornografia, a placa foi reproduzida e reenviada a bordo da Pioneer 11 em 1973. Nas Voyagers a Nasa sofisticou a mensagem enviando um disco de ouro com as mais diversas informações gravadas, ele contêm sons e imagens selecionados como amostra da diversidade de vida e culturas da Terra e foram dirigidos a qualquer civilização extraterrestre que o encontre.


    4
phellipef      
Risco moderado hoje para partes de Nebraska e Iowa. O potencial tornádico e de 10%. Até o momento tivemos 2 tornados confirmados no estado de Nebraska.
phellipef comentou
Grande tornado indo em direção a Wayne, NE. Imagem: @@wxbrad
phellipef comentou
Particularly dangerous situation em Wayne, NE. Tornado se aproximando da cidade. Imagem @SimonStormRider
phellipef comentou
Danos perto de Wayne, NE. @stormtimelapse
phellipef comentou
O tornado atingiu o sul de Wayne. A tempestade está indo em direção a Sioux City. Imagem de Basehunter Scott Peake.
phellipef comentou
Pelo menos 10 tornados foram reportados até o momento. Tornado ao norte de Sioux City, IA @Lebron_fan712
phellipef comentou
Grande tornado indo em direção a Washta, Iowa. Até o momento 13 tornados reportados.
phellipef comentou
Macy, NE
phellipef comentou
Grande tornado indo em direção a CHEROKEE, IA.
phellipef comentou
Wayne
phellipef comentou
Wayne
phellipef comentou
14 pessoas ficaram feridas em Wayne.
phellipef comentou
Ontem tivemos 18 tornados reportados em Nebraska e Iowa. Até o momento foram confirmados 15 feridos.
phellipef comentou
Tornado em Wayne recebeu classificação preliminar de EF4.


    5
Astroman      
Pôxa! Ninguém comentou sobre a tempestade de Curitiba? Video Time-Lapse.
Administrador comentou
Olá Astroman, bom dia. Para postar vídeos do Youtube, siga a instrução disponível no link "Como fazer", abaixo do botão "Postar". Ou então clicando aqui: [Ver no Painel Global] Obrigado!
phellipef comentou
Possível Microburst em Curitiba. Microburst: [Ver site]
Renato Luiz comentou
Foi feio... vídeos no youtube mostrando que arrancou placas e derrubou árvores.
Astroman comentou
Não sei o que aconteceu dessa vez. Já havia postado vídeos do Youtube antes e nunca havia dado problema. Talvez eu tenha cometido algum erro. Não entendi.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade