Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
getúlio valente      
O ano de 2012 será mais quente. Temperatura global poderá ultrapassar em 0,48 ºC a média histórica.Serviço Nacional do Clima do Reino Unido divulgou informação nesta quarta.A temperatura média global pode ser 0,48ºC maior em 2012, fato que colocaria o ano na lista dos dez mais quentes desde 1850 e que ultrapassaram a temperatura média global de 14ºC (medida de 1961 a 1990).As informações foram divulgadas nesta quarta-feira(4)pelo Serviço Nacional do Clima do Reino Unido.A previsão, feita a partir de dados provisórios fornecidos no mês passado pela Universidade de East Anglia e pelo próprio serviço de meteorologia do país, aponta que em 2011 houve aumento de 0,36ºC na temperatura, colocando o ano passado como o 11º mais quente da história.“Em 2012 deve ser 0,48ºC mais quente que a média de longo prazo (1961-1990), com uma margem de erro que vai de 0,34ºC a 0,64ºC”, informou o comunicado do Met Office.“Em 2011, vimos uma forte atuação do (fenômeno climático) La Niña, que pode temporariamente resfriar a temperatura global. O La Niña voltou, mas embora não esteja tão forte quanto no início do ano passado, ainda são esperadas influências em 2012. Esperamos que este ano fique ligeiramente mais quente que no ano passado, mas não tão quente como em 2010”, afirma Adam Scaife, chefe do departamento de meteorologia do Met Office.Ainda segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, a previsão da temperatura global da Terra ficou próxima ao número divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que apontou elevação de 0,41 graus acima da média. A OMM lista 2010 como o ano mais quente já registrado e o período de 1998 a 2011 como os 12 anos com maior temperatura.
costa comentou
e isso mesmo!!! precisamete!!!obrigada
Prof. Marciel Jara comentou
Meu amigo não sou cientista e o meu comentário é totalmente desprovido embasamento teórico: "aqui no sul (RS) não me lembro te ter passado um verão usando cobertor para dormir" já passei por verões em que as pessoas passavam mal durante a noite devido o calor e excesso de consumo de água. Abraço!


    2
mary      
Amigos... deixo esse video da Era do Gelo, para um momento de relax...Bom dia a todos! [Ver site]
FAbiano comentou
HAHAHAHAH GOSTO MUITO DESSE FILME, MARY, ALIÁS UM FORTE ABRAÇO PRA VOCÊ :)
Thiago comentou
Olá Mary! Bem interessante para quem precisa de uma aulinha básica sobre Deriva Continental e estrutura do planeta...rsrsrs!


    3
FAbiano      
SEGUNDO OS METEOROLOGISTAS OS TEMPORAIS A PARTIR DE SEXTA FEIRA COMEÇAM A ATINGIR PARTE DO NOROESTE PAULISTA, NORTE PAULISTA, ESPERO QUE VENHA BASTANTE CHUVAS.
FAbiano comentou
ESTAMOS REALMENTE PRECISANDO DELA, QUEM SABE ELA SE DISTRIBUINDO MAIS, DEIXE DE AFETAR BASTANTE AS ÁREAS QUE JÁ ESTÃO SOFRENDO PELAS MUITAS ÁGUAS QUE CAEM DO CÉU.
mary comentou
:)
Marcos Passetti comentou
bom dia Fabiano...as chuvas no noroeste de SP vao prosseguir irregulares e com baixos volumes, eventualmente pode cair algum temporal isolado...
FAbiano comentou
SÓ QUE NÃO ESTOU VENDO, QUE VAI SER UM VERÃO AMENO, TÁ MAIS PARA QUENTE MESMO, E QUE CALOR, AFF :(
Marcos Passetti comentou
para o Noroeste de SP ja tivemos veroes onde as temperaturas ficou na casa dos 35graus para mais oque nao é o caso deste verao que sera mais ameno,a questao em si é a sensação termica, deixo este link com previsao de chuvas e temperatura para Araçatuba note o grafico em vermelho que as temperaturas tendem a ficar na casa dos 30graus em media e logo acima nota-se o grafico de chuvas com baixos volumes acumulados [Ver site]
FAbiano comentou
BEM ALARMANTE, ESSE GRÁFICO DE CHUVA, QUER DIZER QUE QUANDO CHEGAR O INVERNO NÃO TERÁ CHOVIDO O SUFICIENTE?
Thiago comentou
Fabiano, inclua o Sul de Minas Gerais também! Por lá cai até granizo em temporais fortes, digo isso porque já morei por lá!


    4
Prof. Marciel Jara      
Vídeo produzido por mim 5 horas das minhas férias em 1 minuto espero que gostem! abraço!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
O vídeo ficou muito bonito. Parabéns e obrigado por compartilhar!
Prof. Marciel Jara comentou
Obrigado!
Ana_Paula comentou
:) tbm gostei Prof. ficou legal!
Thiago comentou
Também gostei! Essa combinação sonora com as imagens da natureza até nos emociona colega!
Prof. Marciel Jara comentou
Obrigado pelo apoio!


    5
Meire Ruiz      
Recente ruptura de filamento provoca uma bela imagem do sol em torno de 12:00 UTC. [Ver no Apolo11]
Ana_Paula comentou
olá Meire, td jóia, vi com a tela ampliada dá pra ver a hora que o filamento vai se torcendo se enrolando antes de finalmente se soltar ,muito interessante! Boa tarde e boa quinta-feira!
Thiago comentou
Olá Meire! Fantástica a ruptura de filamento!
Meire Ruiz comentou
Oi Ana e Thiago, as atividades solares são bem interessantes :) eu adoro rsrs. A mesma erupção com tipo de "ondas" diferentes : [Ver site]


    6
Jota Jota      
Olá pessoal! Aqui pela Paraíba se teme uma tsunami em função da situação de El Hierro! Ontem a ilha de La Palma apresentou pequenas instabilidades sísmicas, talvez seja um pré-anúncio sobre o Cumbre Vieja, vulcão da ilha!
Sandra Silva comentou
Poxa...rs.. Já que postou aqui, deixa responder aqui mesmo.rs...rs Se o tempo me permitir. Em primeiro lugar desde o ano passado li um artigo que não encontrei agora, do Geólogo Paulo Rosa sobre isso. Sobre a questão de segurança, não só lá, mas em todas as costas do planeta deveria se ter um plano de prevenção. Porém, pensem bem, aqui no Brasil ainda estamos brigando por prevenção de desastres causados por chuva. Temos um caminho longo. Outra questão é que estamos tendo avanços na questão de implantação de sismos etc. Temos discutido sobre isso. Bem, sobre o assunto tem um VPVN (vale a pena ver de novo) aqui [Ver no Painel Global] no Post 08. Incluindo um outro estudo onde demonstra que dificilmente se dará - podem lê-lo aqui [Ver site] Por falta de tempo, vou repetira abaixo parte de uma conversa que tive com o lipe: "Lipe, há controvérsias.Fala dessa super explosão para que possa de fato ocorrer uma força tamanha que provoque uma ruptura imediata... Não sei se dá para entender..rs. A história é longa, mas vou implificá-l e ir para quando ela começou a ganhar força... Vamos aos dados Essa teoria ganhou força após publicação do estudos de dois geofísicos, Steven Ward e Simon Day, onde simularam o que poderia acontecer caso uma enorme rocha do tamanho de uma Ilha fosse jogada no oceano após uma Explosão do Cumbre. Lembrando que em 1949, houve uma erupação que provocou uma fenda na Ilha e após esse em 1971, houve outro erupção e nada disso aconteceu. O Cumbre normalmente tem eupção em intervalos de 10 a 200 anos. Muitos especialistas dizem ser exagero essa simulação. A sociedade Esunami, que possui especialistas de vários paises argumenta que o Cumbre não explodiria em uma única rocha e que a onda criada seria muito menor. Outros dizem que Tsunami provocados por deslizamentos abruptos tem processo diferente dos provocados por terremotos, durando menos. Outro especialista, Charles Mader, editor da revista Hazard sobre Tsunamis, brevê que um enorme deslizamento em La Palma, provocaria ondas de apenas um metro nos EUA. Aqui está esse estudo: (deixei acima) O que sinto é ver que esses dados são pouco divulgados, o sensacionalismo rende mais audiência, ainda, Infelizmente." Bem, é mais ou menos isso. Só posso voltar hoje bem mais tarde. Então, desculpem se não responder antes. abr e espero ter ajudado.
everton dos santos comentou
Deveriam separar os temas. Pelo que li ontem, o site da Paraiba está misturando El Hierro e La Palma na mesma situação. A erupção em El Hierro não vai causar nenhum tsunami. E se el Hierro de alguma forma tivesse influencia no Cumbre, ele já teria entrado em erupção. Esse grafico não é nenhum anuncio. Se observar os dias anteriores, em todos tem esses registros ou até mais. Anuncio de erupção é uma série de tremores no entorno do Vulcão ou o tremor harmonico, o que eu ainda não li em relação ao Cumbre Vieja. Então não há o que temer com o Cumbre neste momento. Só que o site diz que há indicios(não sei qual).
Jota Jota comentou
Sandra e Everton, agradeço os comentários...


    7
Sandra Silva      
Bom dia!!! Em Santos continuamos com sol, porém, hoje um sol entre nuvens e muito abafado. O que consola é estar resfriando um pouco a noite, coisa muito difícil de se sentir no verão nessa região. Fico pensando que no sul o frio a noite seja devido a pouca umidade, é até lógico. Mas, aqui a umidade tem se mantido numa média alta, a não ser que perdi algum dado no meio do caminho...rs Então, a que se deve esse resfriamento noturno em Santos? Bem, o que me trouxe rapidinho aqui em meu horário de almoço foi a postagem do Thiago sobre o El Cumbre, então vou até lá no 138. Acabei de ler e fiquei preocupada com a abordagem que está sendo dada sobre ao fato pela midia na Paraíba.


    8
Administrador      
ATENÇÃO: Segundo a Defesa Civil do Rio de janeiro, a água que vazou do dique em Campos deve atingir as casas do bairro de Vitória por volta das 16 horas. Já foram retiradas 4 mil pessoas de suas casas e cinco caminhões do Exército estão ajudando na mobilização dos moradores.
everton dos santos comentou
O G1 informa que a água já entra na localidade de Três Vendas ### Ontem tivemos uma chuva volumosa aqui no entorno de Vitória, com muitos raios ( meu pc pifou). Na tarde de hoje já ocorreram chuvas intensas com muitas trovoadas.
Administrador comentou
Segundo Defesa Civil, Três Vendas deve ser inundada totalmente às 16h30.
Meire Ruiz comentou
Inacreditável!
everton dos santos comentou
Agora aqui em Vitória, as nuvens estão muito baixas.No meu bairro, estão quase na altura da minha rua. Vou tentar arranjar uma camera p/ registrar.
everton dos santos comentou
Não deu nem p/ por o pé na rua já que o céu desaba em agua. Coisa de louco. Um volume absurdo
Marcos Passetti comentou
boa tarde amigos...TANTO NO RIO DE JANEIRO COMO EM MINAS GERAIS AS CHUVAS DEVEM CONTINUAR NOS PROXIMOS DIAS TRAZENDO PREOCUPAÇÕES E VEJAM O CONTRASTE EM NOSSO PAIS, NO SUL DO PAIS A DEFESA CIVIL DO RS ANUNCIOU QUE CERCA DE 250 MIL PESSOAS JA FORAM AFETADAS PELA ESTIAGEM,CIDADES DE NOVO HAMBURGO E SAO LEOPOLDO ESTAO SOBRE RACIONAMENTO DE AGUA...ESSE É NOSSO PAIS DE PROPORÇÕES CONTINENTAIS


    9
Administrador      
Observando a ISS - Até 12 de janeiro os habitantes do hemisfério Sul terão diversas oportunidades para observar a Estação Espacial Internacional. Será uma verdadeira maratona de passagens visuais. Utilizem o Satview [Ver site] para se orientarem e saber quando e a que horas a ISS estará visível. Bons céus! [Ver site]
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Eu estou dentro!Dependendo das condições meteorológicas, eu vou observa-la nos dias 7 e 8.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
corrigindo, dias 6 e 8.
Mauri comentou
Boa tarde Rogério, Fabrício e todos os amigos do PG e RG! Rogério depois que meus meninos viram a passagem da Phobos-Grunt aqui no céu de Araucária/PR, já colocaram o Satview no PC deles e agora acompanham direto, estão de férias e para a gurizada está sendo uma beleza poder acompanhar. Eles é que me avisam de tudo o que se passa no Satview. Valeu.
Administrador comentou
Olá Mauri, fico contente em saber. Parabéns para eles!!


    10
Mauri      
Boa tarde a todos os amigos do RG! Aqui em Araucária/PR o tempo tem ficado só na ameaça de chuva, contrariando até as previsões, porém agora a tarde o tempo fechou dando sinais que agora a chuva vem, o céu esta completamente encoberto e já ouço os trovões ao longe, ficou tudo escuro e acredito que até a noite a chuva venha para refrescar, pois o calor hoje foi muito forte e abafado. Agora temos 16°C, UR 46% pressão (hPa)1012.
Mauri comentou
A foto mostra o céu de Araucária/PR fechando para a chuva.


    11
everton dos santos      
Situação complicada em toda a Grande Vitória. Tivemos chuva forte por cerca de 2 horas e no fim ainda caiu um diluvio que surpreendeu a todos e trouxe muitos transtornos. Vitóra e Vila velha tem várias ruas alagadas, Cariacica e Viana com alagamentos, BR 262 fechada pela agua, que em alguns pontos chega a altura do peito além de quedas de barreiras. E volta a chover forte com trovoadas. Algumas imagens desta tarde [Ver site]
Danica comentou
De fato eu estou impressionada com esse chuva, mas principalmente em ver vários pontos de Vitória que eu nunca vi alagados...
Marcos Passetti comentou
OLA EVERTON....IMAGEM DE SATELITE MOSTRA DENSA NEBULOSIDADE SOBRE VITORIA
everton dos santos comentou
Danica, é o que eu mais leio: "Nunca vi uma chuva dessa" ## E caiu uma chuva volumosa novamente e pelas imagens de satelite deve continuar durante a noite. Muita gente não vai conseguir chegar em casa, principalmente entre as cidades de Cariacica e Viana, pois nos 2 terminais da região os onibus não conseguem entrar [Ver site] [Ver site]
everton dos santos comentou
A grande Vitória está um caos! Enormes alagamentos dificultam a volta p/ casa das pessoas. O transporte publico está bastante prejudicado e ainda chove de forma intensa em alguns pontos. Vai ser uma noite longa


    12
Joai      
Boa noite gente boa! Vulcão Etna em erupção, alguem tem detalhes??
Danica comentou
Bem, ele entra em erupção o tempo todo mesmo.
everton dos santos comentou
[Ver site] O Etna está quase em eupção constante nos ultimos meses.
Meire Ruiz comentou
Falando em vulcão, foi lançado alerta AMARELO para a cidade de São Pedro de Atacama (Chile)devido ao aumento das atividades do vulcão Láscar, na região de Antofagasta. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Segue a imagem do vulcão Láscar/Chile.


    13
Ricardov      
As mulheres e(é) o maior mistério do mundo(Stephen Hawking):[[Ver site] ]. E outras coisas mais.


    14
FAbiano      
BOA NOITE, UM FORTE TEMPORAL SE ABATEU NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO HOJE, FOI EM MÉDIA DE 1 HORA DE CHUVA FORTE COM RAJADAS DE VENTO DE 60KM POR HORA, A ESTIMATIVA QUE O TEMPORAL TENHA DERRUBADO 200 ÁRVORES.SEGUNDO O RADAR DO IMPE, MAIS CHUVAS SE DIRECIONAM PARA LÁ , SEGUE O LINK DO VÍDEO DOS ESTRAGOS EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP [Ver site]
FAbiano comentou
AS CHUVAS NÃO DÃO TRÉGUA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, NESSE LINK TEM IMAGENS REGISTRADAS POR INTERNAUTAS >>> [Ver site]
FAbiano comentou
E DO OUTRO LADO DO BRASIL, PRECISAMENTE EM CHAPECÓ/RS OS ESTRAGOS DA ESTIAGEM, E TAMBÉM ESTIAGEM EM ALGUMAS REGIÕES DO RS >>>> [Ver site]
FAbiano comentou
PREVISÃO DO TEMPO >>>> [Ver site] , AS ÁREAS EM VERMELHO NO MAPA, DEMONSTRA OS LUGARES QUE NÃO CHOVERAM
FAbiano comentou
ISSO NOS ÚLTIMOS 30 DIAS
Sandra Silva comentou
Boa noite. Fabiano, não sei se é só impressão minha, mas esse contraste climático parece se acentuar a cada ano e mudando de lugar. Com relação as chuvas sabemos que teremos muito mais, afinal, Janeiro está só começando. Interessante lembrar que todo esse contraste, seca no sul e chuvas no Sudeste já era previsto desde o inverno. Lembro que li sobre isso e até comentamos. A questão continua sendo o quanto as autoridades competentes e até a população dão atenção necessária a esses estudos. Meteorologia e estudos climáticos no Brasil ainda não é levado a sério. Veja, por exemplo, se tem a previsão que terá seca no sul, o agricultor deverá se prevenir e tomar medidas para evitar prejuízos maiores. Não deveria ser assim? Agora a pouco assistindo uma reportagem sobre a inundação no Distrito de Campos, no Rio, vi que pessoas se recusam a sair de suas casas e quase todas que deram alguma declaração falaram "que é sempre assim". Deu a entender que com ruptura ou sem ruptura, ali sempre encher. Não conheço a região, mas me preocupou. Talvez agora eles estejam menosprezando o fato do dique ter se rompido e estejam minimizando as consequências, como se fosse uma das várias inundações pelas quais já passaram. Esse tipo de comportamento é muito perigoso, como se banalizasse o perigo.
FAbiano comentou
E SEMPRE NESSA TRAGÉDIAS TEM GENTE QUE SE APROVEITA PARA TIRAR VANTAGEM, FAZENDO DESVIOS DE VERBAS, E OUTRAS COISAS MAIS. :(



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade