Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Astroman      
Curioso que essa baixa atividade sísmica ocorra ao mesmo tempo que uma baixa atividade solar.
Administrador comentou
Astroman. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Isso já foi explicado inúmeras vezes aqui e voltar a essa discussão é absolutamente desnecessário. Obrigado por entender.
Astroman comentou
Pode tirar então Rogério. Entendi.


    2
Administrador      
Olá pessoal. Essa semana vamos iniciar uma reavaliação no Radar Global, verificando sua real utilidade e também sua possível substituição por uma caixa de comentários simples do Facebook, que permitiria uma maior quantidade de comentários externos e populares. Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre isso. Obrigado.
mino comentou
Bom Dia Rogério e todos do RG! Boa idéia, acredito que haverá uma troca maior de informações, esperamos que seja de qualidade. Abraços
Alessandro comentou
Bom dia! Eu acompanho o Radar Global a um bom tempo já, e pra mim é uma excelente ferramenta de informação, pois além de aprender muitas coisas com as trocas de informações dos membros do Radar Global, muitas vezes também aqui consigo noticias em primeira mão. Eu acho que pode ficar bom essa caixa de comentários e se tiver a possibilidade de seus usuários poder apagar seus próprios comentários talvez seja melhor, pois as vezes acontece de abrirmos outro post sendo que já tem outro sobre o assunto.
Marcos Passetti comentou
ola amigos Rogério....com certeza haverá mais comentários,porem em sua maioria sem qualidade nenhuma!!!
shirlene comentou
Bom dia! Acho bacana essa ideia administrador, lembro-me de quando não tinha cadastro, era chatinho eu não poder participar, o PG é, na minha opinião e de muitas pessoas, totalmente confiável, seus colaboradores são esclarecidos e jamais arriscam o que não tenham certeza, sua administração despensa palavras, fala por si só. Não tenha dúvidas da utilidade do Radar Global. Obrigada por permitir opiniões dos usuários.
Márcia07 comentou
Acho legal tentar, mas sou da mesma opinião do Marcos Passetti. Muitos comentários serão iguais aos do uol, globo.com, quase nada se aproveita.
Administrador comentou
Obrigado pelos comentários. Todos serão avaliados.
jvcastro comentou
Da minha parte, de início, eu iria acompanhar o Facebook. Mas tenho quase certeza que, em pouco tempo, iria abandonar dada a quantidade de abobrinhas que iriam aparecer. Não tenho paciência.
Edison Zeferino comentou
maior quantidade de comentarios, mas com menos qualidade, pode ser massante.tambem nao tenho paciencia.
FabriPorto comentou
tem que ter o teste mas acredito, q vai ter muita chuva de informaçao, q nao tem validade para o painel global. mas pensando em casos de terremotos em outros paize distantes as informaçoes seriam mais rapidas e precisas.
Administrador comentou
Estamos pensando... :-)
Administrador comentou
Talvez algo híbrido, comutável...
Astroman comentou
Os dois não poderiam conviver? A ideia do Alessandro de incluir por aqui a possibilidade de deletar os próprios comentários seria interessante. O RG não poderia ter um formato mais FB com possibilidade de colocar um curtir ou então aqueles positivos pra cima e pra baixo para cada post?
Raphael Cozzi comentou
Poderia criar um tipo de fórum diferente. Poderia ter um espaço chamado "centro de pesquisas" por exemplo, onde haveriam várias categorias, como por exemplo atividade solar, terremotos, etc, e dentro desse espaço os moderadores pudessem criar tópicos e nesses tópicos os participantes pudessem investigar e pesquisar sobre o determinado tema em questão, podia ter até uma barra de progresso mostrando o andamento do tópico.
Astroman comentou
O RG não é uma boa ferramenta de geração de tráfico para a página? Em momentos de pouca atividade no planeta como agora me parece uma ferramenta útil para o site.
Astroman comentou
Oooops! *tráfego*
Alan comentou
Realmente é um dilema. Há um risco de se perder a qualidade nos comentários, mas por outro lado o objetivo deste espaço é ser útil e ajudar as pessoas a entenderem um pouquinho mais do nosso Planeta! Sem falar que a rede social pode propagar uma informação importante rápido e pra todo o globo. Decida Rogério, o que vier apoiarei. Bom dia a todos!
Dina comentou
Olá Rogério sobre a reavaliação no RG, faço coro com os demais que o consideram uma excelente ferramenta de informação. Tenho certeza que substituí-lo por uma simples caixa de comentários do Face, perderá e muito a qualidade. Sei que você conduzirá a reavaliação da melhor forma. Um abraço.
ORTIZ comentou
Eu deixaria tudo como está. Time que está ganhando não se mexe". Faria somente melhorias.
jvcastro comentou
Bem, concordo com meu vizinho Ortiz. Se bem que nada impede que seja aberta uma página no FB. Creio que seria interessante.
MiguelPortugal comentou
Rogério como um dos mais antigos desta linda farramenta gostaria que ele tivesse continuação é util mas claro tu é que sabes o que deve acontecer....me lembro da primeira vez que entrei na linha de comentarios e tinha 21 comentarios depois creceu para esta linda pagina de comentarios e sei que te lembras disso rogério deixa estar como está é o meu pedido mas só tu e tua equipa é que deve saber o que fazer obrigado mesmo assim por tudo.
ORTIZ comentou
Rogério, utilizaram este e-mail (o que tenho no perfil do RG) e abriram um FACEBOOK FALSO com o nome GENILTON FONSECA. Para trocar o nome e colocar minha foto, não falta nada! Este último tem adicionado e tem tentado adiconar meus amigos. Tenho tentado de todas as formas acionar o suporte do FACE, já enviei copia da identidade, etc, tudo o que eles pedem, e eles não dão respostas. Imagine alguém se dizendo passar por RICARDO ORTIZ, com meu e-mail e tudo opinando ou causando um estrago no RG. Se estão fazendo comigo esta maqueagem, imaginem quantos poderão fazer o mesmo e escumlhambara com o RG. Pensem nisso, o RG está indo muito bem.
Meg comentou
Não sou tão conservadora assim, mas gostaria que o espaço continuasse como está. Concordo com as palavras do Miguel. Essas características é que fazem do radar global o RADAR GLOBAL. Porém é apenas uma opinião, pois a administração sabe exatamente o que acontece. Já que pediu opinião, deixo a minha. Saudações a Todos.
masa comentou
Acho que deve permanecer como está. Daqui a pouco outro louco inventa que o mundo vai terminar e lá vem os comentários sem noção. Isso faz com que o painel global fique muito confuso e inconfiável... Obrigada, Administrador, pelo site maravilhoso que nos dá um pouco de luz e conhecimento!
MarceloP. comentou
Do jeito que está torna as discussões por vezes repetitivas e até muitas vezes de forma agressiva. A falta de responsabilidade de alguns ao postarem notícias clonadas e fotos sem a liberação do detentor dos direitos autorais, faz com que você perca seu sono de vez em quando. Tenho certeza que não foi sua ideia inicial!!! Muito bom é o fato de que essas são exceções e não regra na vida do PG. Depende muito do foco que tu queiras dar a sua página. Se o seu foco é aquele descrito tanto nos posts anteriores como nas regras impostas, creio que tu estejas, portanto um pouco frustrado! A ideia do Face, ajudaria em uma questão legal, porém colocaria este espaço em vala comum ao que se vê por aí! Se a ideia é torna-lo um espaço de pesquisa, aprendizagem e discussão - sem a cara de forum - a ideia do Raphael é interessante. Aí vai a minha dica, tanto as postagens quanto a visualização principal continuam da forma que estão, porém com categorias e ou subcategorias. Assim em outra página elas poderão se facilmente encontradas, não correndo o risco de ser repetidas. Deverá conter também a responsabilidade civil e criminal por parte do usuário a fim de responsabiliza-lo por quaisquer desvios. Com tudo isso, além da sua segurança em relação à responsabilidade e concomitantemente com a ideia de novas descobertas e pesquisa, aumenta também o tempo de permanência do internauta na página e assim justifica o interesse dos propagandistas em colocar seus produtos em sua vitrine. Espero ter ajudado e boa sorte em sua decisão!
M. Ianner comentou
Ortiz, eu não entendi direito...como a pessoa abriu um facebook FAKE com teu email, se para confirmar o perfil, o facebook envia um link de confirmação no email principal...Então hackearam ele? Rogério, mais do que qualquer uma das hipóteses levantadas pelos amigos do Radar, eu admiro muito tua iniciativa de mudanças. Isto demonstra a jovialidade cerebral unida à experiência da sabedoria na maturidade...Parabéns pela iniciativa. Deixo aqui minha contribuição: não permitir comentários sem a devida inscrição de membro, em contrapartida, abrir mais frequentemente a "caixinha de pandora", como você mesmo chama.
lial comentou
Sr. Administrador. Em minha primeira postagem, gostaria de opinar sobre sua questão de reformas no PG. Ao meu ver, continuaria como está. Existem poucos lugares confiáveis na internet. Este, é uma das exceções. Só não acho interessante comentários sobre temperatura dos locais de origem dos usuários, se está chovendo ou se o céu está "lindo". É informação inútil, ao meu ver. Esse tipo de comentário deveria existir em condições adversas somente. No mais, está ótimo. Em tempo: Todos os dias acompanho as notícias do site.
Julio Cesar comentou
Caro Rogério, na minha opinião, a utilidade do radar é indiscutível. Entro mais de uma vez por dia e em todos aprendo coisas novas, com você e com os colegas, as fotos da Meire Ruiz, por exemplo, são inspiradoras, as explicações e desmistificações suas são únicas e não entraria em contato com tudo isso nao fosse o Radar, Porém, ao menos que entendi errado, pessoas como eu, que não possuem (e não gostam) de Facebook, ficariam sem acesso ao RG? seria prejuízo, além da já falada banalização nos comentários, enfim ... mas parabéns pelo fantástico trabalho, dedicação e paciência. abraço
Administrador comentou
Continamos lendo os comentários. Obrigado!
lial comentou
desculpe....quis dizer RG
ORTIZ comentou
Exato, M.Ianer. Hachearam meu hotmail, mas eu consegui recurerá-lo, mas o FACE FALSO aberto ainda está com êle, mas não consigo entrar. Conheço um pastor doutor em teologia que está vendendo Viagra a todos os seminaristas(mas não é ele).
Sel comentou
Rogério, eu apoio sua decisão como administrador, só vc sabe de fato a dificuldade de manter o RG com qualidade e como tem aumentado a visibilidade independente do compromisso da responsabilidade de informação no PG como Apolo 11 sigam com esta excelência que sempre me cativou. Estamos aqui para cooperar com este espaço que nos tem enriquecido grandemente. Abçs! :)
@JeanMilieri comentou
Nos últimos tempos estou impossibilitado de acessar o PG na frequência que eu gostaria. Porém, ao passar por aqui, não poderia deixar de registrar meu comentário acerca do assunto. O RG deveria continuar como está. É uma ferramenta muito interessante, pois sabemos que a maioria dos comentários têm qualidade. Quando ocorre um terremoto, por exemplo, eu penso imediatamente em vir consultar os comentários dos membros, pois sei que obterei informações confiáveis, com teor científico e não alarmistas.
Jorge Oliveira. comentou
Boa noite a todos..Acredito que estamos num modelo de site aonde primamos pela qualidade e fidelidade da informação em caráter exclusivamente cientifico,aonde apesar de alguns tropeços (e quem acerta sempre..??) Mantemos um elevado nível de informação,seja em tempo real ou pela simples experiência da pesquisa..Atingimos um alto índice de visitas e servimos de fonte de pesquisas para diversos segmentos da sociedade,porem se atingimos tal representação,esta posição não foi nos dada,mas conquistada com muita seriedade e competência..Ao meu ver a participação de mediadores e do próprio administrador são e sempre serão de caráter fundamental..Não tenho Faceboock e acredito q não terei..Mas apoio a decisão da administração..Apenas me preocupo com com posts q inevitavelmente serão abertos com assuntos desfocados do nosso objetivo e que poderiam sem duvida diminuir a qualidade da informação e provocar discussões sem sentido e completamente fora da atual linha de postura do PG/RG..E assim deixo minha opinião..Um abraço a todos..
everton dos santos comentou
Olá pessoal! Rogério, muitas participações e ideias. Acho que o RG poderia ser mantido, mas com uma abertura maior. É preciso dar uma oxigenada! Muitos citaram o medo de perder credibilidade, mas quem constrói a credibilidade são os próprios participantes, através de respostas corretas, nos mais variados assuntos. E em conjunto com uma caixa de comentários aqui na pagina inicial seria excelente, mesmo se der um pouco de trabalho. Sempre tentando manter um bom nível. Atualmente há várias participações no Apolo, nas fotos e no próprio face pela caixa de comentários, mas que as vezes ficam esquecidas. E são pessoas que querem participar no RG. E vc poderia aproveitar e selecionar os que participam de forma positiva no face, cadastrando no RG
mary comentou
eu concordo com a sugestão do Everton.
mary comentou
No meu caso não vou postar pelo face ... até pq não confio muito nesse negócio de internet...rs, mas respeito o que for decidido...^^
Amilton Rodrigues comentou
Bom dia a todos. Rogério, acho legal a idéia de popularizar as informações no FB mas desde que fosse uma página com as informações pré-formatadas, evidenciando a gravidade/importancia dos eventos naturais de uma maneira/palavras que a população no geral compreenda mas, evitando contaminar oque foi informado com comentários que muito provavelmente serão fúteis. Eu particularmente gostaria que o RG fosse mantido. Poderia até em cada informação passada haver um "link" para o RG afim deque o interessado obtenha maiores detalhes sobre o evento desejado mas a princípio, sem a possibilidade de interagir verbalmente. Poderia até haver um contador que indicasse aos participantes do RG, o tópicos de maior interesse popular do momento. Isso estimularia a busca por respostas...sei lá..rsrs. Mas a princípio, a permanência do RG é muito importante. Abs.
Sandra Silva comentou
Rogério, a ideia de popularizar pelo face é boa e de certa forma já está em andamento. Porém, veria ele como mais uma ferramenta agregada ao Painel. Eliminar um pelo outro irá com certeza baixar a qualidade das informações e confundir, pois a partir do momento que se cria uma imagem de Porto Seguro a responsabilidade aumenta. Essa imagem de seriedade vocês construiram a duras penas, acompanhei de perto essa luta. Sei que não é fácil administrar tudo e por isso mesmo o tempo que vc gasta tentando manter esse nível aqui é muito grande. Mesmo que tentemos colaborar, como dizem, "são os olhos do dono que engorda o gado". Mas, veja a possibilidade de continuar com o Radar de uma forma mais restrita, com menos participantes. Aqueles que vc sabe tem esse compromisso, desde a inserção de links, fotografias e informações realmente validas. Lembra que já havia até pensado nisso há um tempo atrás? Assim, terá menos trabalho por aqui. O outro espaço além de popularizar, serviria também como um avaliador para os novos participantes do Radar. Assim, o Radar não ficará totalmente fechado e quem entrar aqui terá sido avaliado antes, dentro do Perfil, das Regras e quem sabe menos problemas.
Sandra Silva comentou
AH! Esqueci de justificar que infelizmente não estava conseguindo vir pois estava sem computador, usando o da sobrinha, nas sobrinhas de tempo que tenho quando chego em casa. Mas, tentando voltar a rotina. Aqui é um dos espaços onde se aprende todo dia, onde existe uma interação incrível das informações. Esses dias a Carmem Rios estava me lembrando quando analisando uns eventos fomos percebendo que um vulcão estaria para entrar em erupção na África e parecia que estávamos lá no momento em que aconteceu. Um pouco antes foi o do Chile... E tantos outros eventos. Acredito, Rogério, que vc tem aqui muito mais que um talk. é um espaço de pesquisa, de construção de conhecimento em tempo real. Não conheço uma universidade aqui no Brasil que tenha essa experiência. Pense nisso também.


    3
Danica      
Bom dia globais. Adorei o artigo sobre "halloween storm" no apollo11. Matéria excelente!! Parabéns! [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Quando não se tem assunto, tem que inventar! :-)
Astroman comentou
Um ciclo tem que ter um máximo, certo? Se sim, esse máximo pode ser declarado ao seu término caso a previsão inicial não tenha se confirmado?
Administrador comentou
O ciclo solar é de mais ou menos 11 anos. Pode ter 13, 9, mas a média é de 11 anos. Pode ser que ainda esteja subindo. Pode ser que não. Pode ser que o máximo do ciclo 24 foi no começo de 2012. O Sol é fascinante!
Astroman comentou
Para fazer os cálculos do próximo ciclo é necessário determinar o máximo e o mínimo do anterior, não é isso?
Administrador comentou
A grosso modo sim, mas não existe uma data exata para começar ou terminar. Estima-se um período de 11 anos para a duração de um ciclo, que começa oficialmente com o surgimento de uma mancha de polaridade inversa à do ciclo anterior na região equatorial do Sol. Este artigo tem algumas informações: [Ver no Apolo11]
Astroman comentou
Muito boa matéria Rogério. Não sabia sobre a mancha de polaridade diferente determinando o fim de um ciclo e o começo de outro. Aprendendo sempre. Grato!


    4
Administrador      
Olá pessoal. Uma modelagem um pouco imprecisa feita pelo JPL da Nasa vai dar o que falar. A simulação mostra que em 19 de outubro de 2014 o cometa C/2013 A1 poderá colidir com o planeta Marte. Mas ao contrário do que diz o simulador de orbitas (aquele applet em JAVA), o cometa vai passar bem longe. E agora? [Ver no Apolo11]
Astroman comentou
É esperar pra ver...
Astroman comentou
Aproveitando o assunto asteróide e a passagem do 2012 DA14 no dia 15 deste mês: a qual altura máxima um asteróide deve passar para gerar um boom sônico?
Administrador comentou
Uma pergunta um pouco difícil de responder, pois quanto mais mais alto, mais velocidade será necessária para produzir a onda de choque, já que o ar é mais rarefeito. Ao nível do mar, a velocidade é de +/- 1200 km/h, mas a 15 mil metros você vai precisar de quase o dobro. Por isso aquele austríaco ultrapassou a "barreira do som" pulando de um balão e não produziu o "sonic boom". É mais ou menos por aí...
Administrador comentou
Minha resposta está ao contrário. Quanto mais alto, mais rarefeito o ar e MENOS velocidade você precisa para romper a barreira do som. O problema é que em uma determinada altura o ar é tão rarefeito que a propagação do som torna deveras deficiente até o ponto de não causar o boom sônico.
Astroman comentou
Na NASA tem um estudo em pdf com a matemática para calcular o "boom" de um determinado objeto. É bastante complexo e varia inclusive com a forma do objeto - mais aerodinâmico, menos "boom" - pressão ambiente, tamanho, etc... Há muitas outras variáveis. Interessante.
everton dos santos comentou
Acho que o problema é que o simulador é muito simples, com uma escala muito "enxuta". Em uma imagem de baixa resolução, temos centenas de milhões de km. Então fica até dificil representar 20000 ou 900000 km. Em qualquer caso, vai parecer que há um choque. O C/2013 A1 vai passar a quase 900 mil km de distância de Marte, sem risco de choque e nem vai chegar perto da terra. Tranquilidade pura!
Administrador comentou
Exato everton. A distância mínima é de cerca de 900 mil km e a nominal é quase 2 milhões. O problema é que o applet deveria apresentar melhor essa distância, que não é tão pequena assim. Pelo Stellarium, no dia da aproximação máxima ambos estarão a menos de 2 minutos angulares de separação. Isso ainda vai dar o que falar!
Danica comentou
Matéria de hoje do Apollo11 para complementar: [Ver no Apolo11]


    5
Astroman      
Vídeo espetacular de glaciar colapsando!!!
Administrador comentou
Seria bom colocar a data em que isso aconteceu, caso contrário algum desavisado pode pensar que aconteceu hoje.
Anônimo comentou
Sinistro.
@JeanMilieri comentou
De acordo com a descrição do vídeo, o evento foi filmado em 28 de Maio de 2008. O local foi o Fiorde de gelo de Ilulissat.


    6
everton dos santos      
Mais um tremor nas ilhas Santa Cruz, depois de um dia de calmaria na região. É o sétimo tremor acima de 6° nos ultimos 8 dias.
KZ2305 comentou
Um tremor de 8.0 graus acabou de atingir as Ilhas Santa Cruz :s
Astroman comentou
8º! Aguardemos as informações ou já saiu alguma?
Joai comentou
Agora um de 8 graus...
Colombo comentou
Alerta de tsunami pro pacífico sul , isso inclui a Austrália
Colombo comentou
ALERTA SOLOMON ISLANDS / VANUATU / NAURU / PAPUA NEW GUINEA / TUVALU / NEW CALEDONIA / KOSRAE / FIJI / KIRIBATI / WALLIS AND FUTUNA Observação MARSHALL ISLANDS / HOWLAND AND BAKER / POHNPEI / TOKELAU / SAMOA / KERMADEC ISLANDS / NEW ZEALAND / AMERICAN SAMOA / TONGA / AUSTRALIA / NIUE / COOK ISLANDS / INDONESIA / WAKE ISLAND / CHUUK / JARVIS ISLAND / GUAM / NORTHERN MARIANAS / PALMYRA ISLAND / YAP / JOHNSTON ISLAND / MINAMITORISHIMA / BELAU
Alexandre Roca comentou
Andava tudo muito calmo ultimamente. Em algum lugar ia concentrar toda a energia acumulada.
Astroman comentou
Segundo uma fonte, o tremor de 6.3 não teria existido e seria mesmo o de 8. Como é de uma TV da Nova Zelândia, deve ser confiável. Fonte: vnz.co.nz
Astroman comentou
Retificando: o de 8 foi inicialmente medido como sendo de 6.3.
Marcão comentou
De acordo com o Apolo11 teve réplicas de 5.6 e 6.4, a coisa está muito agitada por lá.
Colombo comentou
Existiu sim! , foi bem antes.
Astroman comentou
Eu retifiquei Colombo. Impressionante a pouca profundidade de apenas 5.8km.
diegohdm comentou
Nossa... existe algum cálculo do tsunami pra costa da Austrália ? pq com ctz vai chegar lá
Astroman comentou
Acho que um tsunami depende do deslocamentos das placas ter sido vertical. Se foi horizontal não gera tsunami.
Joai comentou
Boa anoite, Diego, ainda não da para afirma se teve tsunami ou não , muito menos garantir que vai chegar a determinado local, temos que aguardar mais inf.
diegohdm comentou
Segundo o NOAA já foi avistado tsunami..
Colombo comentou
SEA LEVEL READINGS INDICATE A TSUNAMI WAS GENERATED. sim teve tsunami... e teve outra réplica de 6.6
Astroman comentou
Aumento do nível do mar em 0,91m. É isso Colombo?
Matheus Pamplona comentou
Onde vocês estão vendo essas informações de aumento no nível do mar?
Erika Robleto comentou
Boa noite... acompanhando tudo aqui. Tem os relatórios emitidos de alerta, e confirma 0,91 em aumento do nível do mar. Boa noite... acompanhando tudo aqui: ptwc.weather.gov
Astroman comentou
Nathan Becker, do PTWC avisa que habitantes de Vanuatu devem procurar áreas elevadas e sair das praias. Honiara, capital das Ilhas Salomão teve vilas destruídas. Algumas informações ainda tem que ser confirmadas quanto a outras vilas.
Astroman comentou
Operadores de turismo reportam danos nas Ilhas Santa Cruz em áreas próximas ao epicentro.
Astroman comentou
Em Lata, nas Ilhas Salomão, 3 vilas foram atingidas. Não há ainda informação sobre vítimas. No atual estagio não há alerta para o Havaí e nem é preocupação para a Austrália por enquanto.
Astroman comentou
Na Nova Zelândia o Ministério da Defesa Civil e Gerenciamento de Emergências colocou em alerta de POTENCIAL AMEAÇA ( ainda não é alerta de tsunami para a NZ). Esse alerta se mantém até se transformar em alerta de tsunami ou ser cancelado. Durante o alerta a população costeira deve ficar atenta, ouvir as notícias atualizadas no rádio e seguir as instruções da Defesa Civil local.
mino comentou
Chegou a 8.0 Graus às 23:12.
FabriPorto comentou
pode haver mais de um tsunami pq as outrs replicas foram fortes tb.
Astroman comentou
As informações são muito desencontradas. Ninguém sabe nada mais nada. O Centro de Visitantes das Ilhas Salomão(olha o nível da fonte) confirmou a aumento do nével do mar em 0,90m mas não sabe dizer se é uma onda de tsunami ou o mar subindo(maré alta?). Um tsunami de 8cm atingiu a capital das Ilhas Salomão sem, claro, causar qualquer dano. Antes havia notícias de vilas atingidas.
Astroman comentou
10cm em Vanuatu e 1 metro no máximo em uma ou duas localidades nas Ilhas Salomão. E eu vou dormir.
Meg comentou
Segundo site [Ver site] , o alerta de tsunami foi cancelado.
everton dos santos comentou
As informações são de 5 mortos até o momento, com ondas tendo atingido as ilhas Salomão de forma intensa. Então os tremores anteriores eram mesmo foreshocks de uma ruptura maior.
Administrador comentou
Acredito que esse evento possa ter sua magnitude diminuida ligeiramente nas próximas horas. Vamos aguardar.
Colombo comentou
Estava assistindo a NHK do japão . cobertura muito completa.. ao contrário da globo.. que se preocupou mais em mostrar o alerta de tsunami na tela da tv japonesa do que noticiar o ocorrido.
Administrador comentou
Mapa mostra a localização do evento de 8.0 magnitudes e os diversos aftershocks e foreshocks que o sucederam. [Ver no Painel Global]
Alisson David comentou
O tremor foi horizontal ou vertical? das placas...
Sandra Silva comentou
Bom dia. Verdade Everton, os tremores anteriores já estavam anunciando. Pelas notícias trÊs ou quatro pequenas aldeias das Ilhas Salomão foram atingidas e até a última informação que li, o número de desaparecidos são quatro. Vamos acompanhando que hoje ainda teremos mais informações, muitas réplicas e como essa região é uma caixinha de surpresas, depois que começa nunca sabemos o que vem depois.
MiguelPortugal comentou
Realmente muita actividade no planeta muitos terramotos maesmo e começou ainda antes do 8.0º e já alguns dias nessa região.
Astroman comentou
Sandra, os tremores anteriores poderiam fazer supor que um de tamanha magnitude viria em seguida? Seria interessante saber se isso é possível de afirmar para que os alertas pudessem ser dados as populações dessa áreas com antecedência.
Alessandro comentou
Boa tarde! Segundo este site espanhol: o vídeo é de um tsunami que atingiu as ilhas Salomão deixando 5 mortos.
Alessandro comentou
Não apareceu o link, mas tai o video.
Administrador comentou
Alessandro, antes de postar um vídeo ou uma notícia, cheque a veracidade da informação. Esse vídeo é do tsunami no Japão.
Vinicius JPDCL comentou
Boa Noite! Infelizmente, mesmo avisado do erro pela postagem desse mesmo vídeo, o site do IG, não retira o vídeo, induzindo várias pessoas ao erro.
Alessandro comentou
Peço desculpas por repassar uma informação errada! Eu até tinha percebido depois de postar. Tomarei mais cuidado antes de postar, pois vi em dois sites e pensei que fosse mesmo. Se puder apaga pra mim ai.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2018
Política de Privacidade