Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
MiguelSousa-Portugal      
Um bom dia a todos os membros do Painel Global.


    2
Administrador      
São Paulo amanhece com céu azul, poucas nuvens e temperatura agradável, de 19 graus. No aeroporto de Congonhas, névoa úmida. A foto ao lado mostra a Igreja de Santa Margarida Maria, às 06h30.


    3
Mateus      
Em Garibaldi-RS, parcialmente encoberto sujeito ainda a alguma instabilidade devido uma frente fria que atravessa o mar na altura do Estado, neste momento a temperatura está em 14,3ºC, a umidade relativa do ar de 91% e a pressão atmosférica de 1.012,9 hPa, choveu 2,7 mm durante a madrugada, mas em outras regiões do Estado, houve temporais, na região norte houve granizo e na região da grande Porto Alegre houve forte chuva acompanhada com ventos, podem olhar no site metsul.com Tenham um bom dia!


    4
MiguelSousa-Portugal      
Previsão para 3ª Feira, 5 de Abril de 2011 Céu pouco nublado ou limpo, tornando-se nublado por nuvens altas no Algarve para o final do dia. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (25 a 35 km/h) no Algarve e nas terras altas onde se tornará moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir da tarde. Subida de temperatura. Grande Lisboa: Céu geralmente limpo. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de nordeste. Subida de temperatura. - [Ver site]


    5
MiguelSousa-Portugal      
Regiões de referência utilizadas na Previsão - Continente - [Ver site]


    6
MiguelSousa-Portugal      
Este site pode ser-te util Rogério - [Ver site]


    7
MiguelSousa-Portugal      
Detectada uma destruição recorde do ozono no Pólo Norte - [Ver site]
everton dos santos comentou
[Ver site] essa animação da NASA mostra bem essa diminuição.


    8
Ronaldo Filho      
Bom dia à todos do Painel Global e a quem nos acompanha. Obrigado pelo espaço Rogério. E o Miguel voltando com suas postagens ficou muito bom. Porto Velho, Rondônia,máxima de 34ºC. Em relação ao ano passado, este ano o calor veio mais tarde. Ontem foi o dia mais quente aqui na cidade, e mesmo com chuvas aleatórias, o tempo não ficou embassado. O Rio Madeira continua subindo. Ano passado ele começou a abaixar de fevereiro para março, mas até agora não percebi nenhuma diminuição do volume do rio. Hoje o tempo é nublado.
Ronaldo Filho comentou
Nota, é Radar Global. Fiquei muito tempo com o PG em mente que só em dei conta de que escrevi errado agora, rs. Olhem esta matéria sobre como antigas plataformas petrolíferos podem ser "recicláveis", por assim dizer: [Ver site]
Administrador comentou
Uai, mas é PG: Painel Global!
Ronaldo Filho comentou
Ok, me confundi, rs...


    9
Anônimo      
Bom dia a todos os colaboradores e visitantes ! Rogério, obrigada pelo convite, é uma honra participar deste espaço totalmente harmonioso e educativo. Aracaju, SE, com céu berto, porém nuvens se aproximando pelo L, vento fraco, temperatura em torno de 28º, Índice UV 13. Segundo o Centro de Meteorologia do Estado, teremos muita chuvas, trovoadas, raios e rajadas de vento até o mês de maio. Essas chuvas foram classificadas como de grande impacto e perigosas por terem essas características. Este ano tivemos 2 vítimas fatais e 4 vítimas com ferimentos leves por acidentes com raios. Então sergipanos, vamos ter mais cuidados durante as tempestades.
Ronaldo Filho comentou
Bom dia Mari!


    10
Anônimo      
Alguém mais com problemas para abrir o Painel de Monitoramento? No meu está travado, sem os valores e a marcação no painel.
Anônimo comentou
problema resolvido !
Administrador comentou
Olá Mari, seja bem vinda. Que bom que resolveu o problema!


    11
Taís      
Bom dia a todos! Parabéns equipe do P.G e obrigada pelo convite. Em "5 de Abril de 1.971" ,o vulcão Etna começou sua primeira importante erupção , inicialmente perto do cume e depois no flanco oriental . [Ver site] Etna é um vulcão activo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3340 metros de altura.Hoje a situação do Etna continua a ser estável,com emissões de vapores e cinzas ocasionais,nenhuma mudança significativa no caráter de tremor vulcânico.Webcam Etna- [Ver site] Webcam Etna -[Ver site]


    12
Dany      
Bom dia a todos do PG.....adoooooooooro estar de volta...... Tempo bom no oeste de SC. Temperatura de +- 18°C. Nevoeiro em alguns trechos da BR-116 em direção a Paraná.


    13
aurora      
Bom Dia a Todos do PG!! Muito bom continuar a seguir, agora no RADAR GLOBAL. E vamos nos mantendo BEM INFORMADOS, agradeço por participar agora como colaboradora, parabéns ao Administrador e sua Equipe pelo novo aplicativo e um grande abraço às pessoas admiráveis que lemos aqui. E em Guarujá o Sol voltou, tá com jeitão de verão de novo, como a gente gosta!


    14
Anônimo      
Altos índeces de iodo 131 e de cesio 137 encontrado no mar de Fukushima, levou o governo Japones a redobrar o controle sobre a pesca. Segundo os tecnicos em radiação, o iodo 131 leva até 8 dias para se degradar, enquanto que o cesio 137 leva 30 anos. Apesar de inúmera tentaivas de controlar o vazamento radioativo no reator 2, até o momento sem êxito, a operadora da central, iniciou um derramamento de água radioativa, 11,5 toneladas na segunda feira no mar.
Anônimo comentou
Conversando com profissionais da área de radiação nuclear, fui informada que no momento não há outra alternativa para a liberação do espaço onde a água contaminada se encontra. Segundo o profissional, o índice de contminação ainda é relativamente baixo. Questionado quanto as consequencias para a biodiversidade marinha, ele me respondeu que infelizmente isso não poderá ser evitado. Alguns ovos terão de serem quebrados agora para tentar se evitar perder o omelete inteiro. Que fique um alerta para as autoridades brasileiras. Será que com tanta viabilidade para a utilização de energia limpa, ha a necessidade de exploração de energia nuclear que pelo últimos acontecimentos ainda não se aprendeu a controlar?
Administrador comentou
Olá Mari. Pelo que tenho lido, o problema lá está no mesmo pé do dia que aconteceu, com a diferença de que agora eles sabem o que ocorreu. Ao que parece eles perderam o controle sobre as varetas radioativas, que não podendo mais serem "desligadas" precisam ser resfriadas com a água do mar que está sendo bombeada em quantidades acima da capacidade de evaporação. Logo, ela está sendo armazenada em tanques, que em algum momento esgotam a capacidade e precisam ser esvaziadas. Além disso, eles estão com um problema de rachadura em um dos túneis, que está deixando vazar parte da água em direção ao lençol freático. Ao que tudo indica, não restará muitas opções a não ser lacrar a usina com concreto e evacuar a área, como foi feito com Chernobyl. Vamos aguardar. A energia nuclear talvez seja a alternativa mais barata para a geração de grandes quantidades de força e também a mais limpa. Mas veja bem: isso quando TUDO dá absolutamente certo, sem falhas, uma coisa quase impossível de acontecer. Geração hidráulica também é problemática. Além do impacto ambiental ela trás muitos transtornos para as populações que vivem ao seu redor e não raro são as vezes que cidades inteiras "precisam" ser alagadas para evitar o rompimento da barragem. Talvez a energia solar seja a menos problemática, mas ainda é bastante ineficiente quando se trata da geração muitos gigawatts de potência. Quem solucionar isso, sem utopias, terá inventado a energia do século 22.
Lena comentou
Eu concordo com você, Rogério. O que eu acho que faltou ali naquela Usina foi BOM SENSO mesmo. O Japão antes do Terremoto era um país rico (e continuará sendo), eles sempre souberam que aquela área era de intensa atividade sísmica com riscos de Tsunami, tanto é que eles tem alertas, treinamento para a população e até mesmo estrangeiros. A localização da Usina e os cuidados relacionados a segurança foram, no mínimo, desleixados. Já que eles estavam investindo nessa área a primeira preocupação deveria ser essa "E se houver um megaterremoto?", se isso acontecesse aqui no Brasil, tudo bem, não vivemos em uma região tão sujeita a este tipo de evento, então é natural não esperarmos por nada parecido. Mas e lá? Não foi exatamente uma surpresa o que aconteceu. Faltou cuidado, responsabilidade e segurança.
Anônimo comentou
Você está corretíssimo Rogério. Muitos estudos estão sendo feitos para se encontrar uma alternativa de energia limpa e viável. Quanto ao Japão, tenho a certeza de que o governo não está poupando esforços para solucionar o problema e como você mesmo disse, tudo indica um único caminho, uma nova Chernobyl. Você lembra do zum zum zum com a possibilidade da utilização do óleo da mamona como combustível? Então, em meu pequeno terreno, tinha que mandar roçar de 3/3 meses, porque as danadinhas crescem muito rápido. Fiquei empolgada e pensei até em cultivar....rsrsr. Mas foi apenas mais uma chuva de verão, porque não se fala mais no assunto. Vou até fazer uma pesquisa para saber se o projeto escorreu pelo córrego.
aurora comentou
Boa Noite! Poucos são os sobreviventes do bombardeio de Hiroshima e Nagasaki que estão vivos em 2011. A primeira vez que a humanidade assistiu estarrecida o uso da energia nuclear foi em 1945 – e num artefato bélico! Já se passaram décadas e poucos são os que podem relatar a tragédia como testemunhas. Neste período a lembrança serviu como mola propulsora para o desenvolvimento de uma nação que sofreu, no entanto não se entregou. A experiência serviu como lição ao reagir contra as dificuldades: escombros, cadáveres, fome e sede, tristeza... Como fênix, ressurgiu das cinzas um Japão novo, forte, jovem. De causar admiração e respeito do mundo atual. Mas a vida tem seu lado irônico, quando poucos restam como testemunhas da “mola propulsora” de 1945, justo na mesma região surge uma nova tragédia, e muitas testemunhas para lembrar nas próximas décadas do drama que foi um terremoto tão intenso, num tsunami tão inesperado e...numa nova contaminação pela energia nuclear. Desta vez nada de uso bélico, a energia do átomo tinha uma nova forma, de benefício. Energia nuclear é fascinante, como a própria Natureza. A usina onde ocorreu o acidente com o reator exigia mais normas de segurança, previsão de resistência maior aos acidentes naturais, é provável que seja o momento de substituir por novas formas de energia, mais seguras, como vcs bem explanaram aqui. Abraços!


    15
carmen      
Boa tarde a todos! Estou feliz de poder compartilhar este novo espaço com vocês. Vejam essa simulação do Sistema Solar em 3D que fantástica : [Ver site]
Administrador comentou
Sensacional. Não conhecia. Muito bom mesmo!
aurora comentou
Carmen, que bacana este link que vc indicou, adorei, vou repassar!


    16
Lena      
Olá, galera, boa tarde a todos. Muito feliz com o Radar Global!
Lena comentou
Ah! E esqueci de dizer que são 16:25 no RJ e está de noite! Huahuhauhau O tempo está horroroso, chove muito em algumas áreas isoladas, em outras apenas chuvisca, mas a chuva não chega a cair. A temperatura está em 25ºC mais ou menos.
aurora comentou
Oi, Lena! Pela manhã aqui estava um lindo sol, mas à tarde tb ficou tão escuro, que parecia noite...caiu uma chuva tão forte e rápida, com trovoadas, que impressionou. Agora às 21:35h o céu está estrelado, limpinho outra vez. Parece que ficou assim em várias regiões, como comentaram aqui.


    17
everton dos santos      
A imagem de satelite mostra muitas nuvens neste fim de tarde no RJ, partes de MG e grandes formações no norte de GO.
Administrador comentou
Olhando o núcleo azul sobre o RJ, não é a tôa que a Lena, abaixo, disse que estava tudo escuro por lá!
everton dos santos comentou
vejam o céu escuro em Pará de minas- MG, oeste de BH. imagem do site camerasdotempo


    18
Administrador      
Final de tarde em São Paulo. Muita umidade no ar e nuvens avermelhadas devido às gotículas de água próximas ao horizonte. Belo pôr-do-Sol!
Maria Clara comentou
Parabéns Rogério pela foto! Simplesmente lindo!
everton dos santos comentou
show!! quase nuvens Mammatus. um pouco menos de difinição no formato.
Administrador comentou
Olá Everton. Exato! Quando tirei a foto, pensei comigo: "puxa, quase mamatus..."
Dany comentou
Please...traduzam...oq é MAMATUS? ,)


    19
Anônimo      
Finalmente o vazamento de água contaminada na usina nuclear de Fukushima foi detido nesta quarta feira após o uso de cristal solúvel injetado no solo.
Administrador comentou
Sim, isso é muito bom mesmo. Agora o problema está no resfriamento do reator e onde armazenar a água usada para isso. Continuamos na torcida...


    20
Lena      
Agora o Temporal caiu de vez aqui no Rio. E é um absurdo como sempre. Alguns bairros da cidade, inclusive considerados como bairros frequentados pela "Elite", SEQUER POSSUEM ESGOTO. As pessoas pagam, mas não há uma rede de esgoto por lá, e isso em uma cidade como o RJ em pleno século XXI. Um ABSURDO! Agora, por exemplo, está chovendo por lá e está tudo alagado. Para completar, os rios (fossas, na verdade) transbordaram, então dá pra imaginar a situação, né? Um caldeirão de doenças.


    21
Mateus      
Boa noite, hoje choveu um pouco aqui na minha cidade de Garibaldi-RS, a mínima hoje ficou em 14,1ºC, mas pode cair ainda no fim deste período. A máxima ficou em 23,7ºC, choveu pela madrugada onde em muitos lugares houve temporais aqui só um pouco de chuva e algumas trovoadas a precipitação foi de 2,7mm. Este sistema foi fraco e mal distribuido em alguns lugares foi mais intenso e provocou estragos em vários lugares do Estado, fiquei lendo no Painel Global que em Bento Gonçalves, nossa cidade vizinha que fica apenas 10 quilômetros registrou ventos de 93 quilômetros por hora e por aqui o máximo que chegou foi de 25 km/h.


    22
Rezende      
olá Pessoal... bom dia e muita Paz em Vossos Coraçoes... Obrigado pelo convite Rogerio... e Muita Paz em Seu Coraçao... Alto Paraiso de Goias agora a noite com clima perfeito... Hoje sai de madrugada e fui a trabalho em Cavalcante Go. retornando agora a noite... e lá o Sol apareceu em todo seu explendor... depois tivemos um chuva leve de 11 as 12:30hs... e a parte da tarde, com tempo entre nublado e sol... e portanto, tambem com clima perfeito... Muita paz em Vossos Coraçoes... Rezendeaf
aurora comentou
Olá, Rezende! Paz!
Rezende comentou
Obrigado Querida Irma... e que A Paz seja sempre Convosco...


    23
everton dos santos      
[Ver site] Rogério leite, o SpaceWater divulgou um boletim as 18:20 UTC sobre a expectativa de um possivel "subito pulso geomagnetico nas próximas horas". Vc tem alguma informação adicional? qual a importancia desse boletim na sua opinião?
everton dos santos comentou
[Ver no Apolo11] as imagens do SOHO mostram um imenso filamento do lado esquerdo do sol. É uma imagem interessante!
Lena comentou
Do lado direito também Everton, embaixo, parece ser enorme, só que só dá pra ver uma parte.
Administrador comentou
Olá Everton. bom dia. Tinha recebido o boletim ainda no período da tarde, mas não tinhamos maiores informações. Segundo o boletim, foi observado um Transiente interplanetário (IP Shock), que poderia gerar um pulso eletromagnético repentino, mas isso não ocorreu.


    24
everton dos santos      
[Ver site] A NASA fez esta animação comparando a atividade solar dos dias 27-28 de março de 2009 e 2011.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade