Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
ORTIZ      
Este pico que aparece registrado no SISMOMETRO de SP, acima, aparentemente as 20:30 h do dia 05/03, foi reflexo de que??
Administrador comentou
Olá Ortiz, provaelmente alguma coisa que caiu no chão próximo ao instrumento.
ORTIZ comentou
ROGÉRIO, boa tarde. Eu penso que este sismômetro que é apresentado no PG, que volta e meia está fornecendo informações erradas por interferência de um inseto ou queda de objeto no chão, que serve de informações para milhares de internautas precupados com a detonação de bombas nucleares, impactos de asteróides e terromotos, deveria ser desligado completamente, ou substituído por outra fonte confiável, antes que venha a ser objeto de piadas.
Administrador comentou
Olá Ortiz. Ele não está fornecendo informações erradas. Uma onda desse tipo, como explicado inúmeras vezes, só pode ser de algo muito próximo. Nõs não vamos desliga-lo por isso. Obrigado.


    2
MiguelPortugal      
ULTIMA HORA : 6.2º FRONTEIRA RUSSIA ORIENTAL COM A CHINA
Rejaine Monteiro comentou
Com a situação um tanto tensa naquela região, seria um terremoto ou uma bomba??! Tirando a brincadeira de lado (afinal isso é coisa séria), fiquei curiosa, pois como reagem os sismógrafos nessas situações? Imagino que os equipamentos sejam muito sensíveis...
Colombo comentou
Foi um sismo muito profundo , sem ligação alguma com bombas .
Astroman comentou
A Rejaine não falou que estava brincando?
Raphael Cozzi comentou
Rejaine, na verdade isso já ocorreu no terceiro teste que a Coréia do Norte fez com armas nucleares recentemente, registrou-se um sismo de 5.1, que em seguida foi identificado como sendo de origem artificial, e foi mostrado no mapa do painel global como um teste nuclear.
carlacuritiba comentou
Vamos aguardar pra ver o que é, mas espero que seja apenas um sismo....
carlacuritiba comentou
sem intencao de polemizar o assunto heinnnn é so um pensamento...
Rejaine Monteiro comentou
Sim Astroman, foi uma brincadeirinha, mas que no entanto achei interessante questionar sobre o assunto, pois tenho em mente que os sismógrafos sejam equipamentos muito sensíveis por isso veio a minha dúvida sobre as interferências externas nos dados em casos de guerras, testes com bombas (nucleares ou não) e como isso era tratado. Como relatou o Raphael Cozzi (a propósito, obrigada pelos esclarecimentos), pelo visto já isso ocorreu antes. Minha dúvida era exatamente essa. Obrigada a todos por mais essas aulas!! ,o)
everton dos santos comentou
Olá pessoal! Felizmente, foi só um terremoto, já confirmado por agências de noticias! Dada a tensão na área, é até normal existir essa duvida. A região tem histórico de tremores fortes.
carlacuritiba comentou
Obrigada Everton !
M. Ianner comentou
Boa tarde a todos Do jeito que está a situação por lá, até "um espirro de pulga" passa ser preocupante...Estes dias próximos prometem muita tensão e o mundo inteiro está de olho arregalado observando. Muito justo que nós aqui também fiquemos preocupados com qualquer ocorrência sísmica na região, pra saber se foi natural ou não.
Sel comentou
Boa tarde à todos, mas realmente como citou o Colombo, 561 km de profundidade nos trás um dado relevante do evento, além da localização de tremores constantes, conforme citou o Everton! Abçs!
M. Ianner comentou
Olá Sel Sim, vc tem razão, como sempre muito atenta: este detalhe diz tudo!
Astroman comentou
A China não precisa fazer testes.
Astroman comentou
O CENC - centro de redes sismológicas chinês - considerou o tremor como 6.5 com 570km de profundidade. Fonte: xinhuanet.com A Xinhua é agência de notícias chinesa e tem edições em espanhol e inglês.
everton dos santos comentou
Apesar do que está escrito lá em cima no mapa, o tremor foi em território Russo, cerca de 50km da tríplice fronteira com China e Coreia do Norte.
Astroman comentou
84km a sudoeste de Vladivostok e a 129km de Yanji.
Sel comentou
Ianner , querido, parabéns pelo "positivo" !


    3
Renato Luiz      
Florianópolis (Norte da Ilha) com base de dados da Ilha do Arvoredo: 29,6°C com nuvens dispersas, umidade relativa de 59% e Pressão 1004 hPa. A chuva deu um tempo.


    4
carlacuritiba      
olá ! na capital secreta do mundo está sol. temperatura maxima de 26 graus ( Cachoeiro de Itapemirim - ES )


    5
carlacuritiba      
sem querer polemizar o assunto hein.... só um comentario
carlacuritiba comentou
ixi, era um comentario do post numero 157 e errei, desculpe, alguem pode deletar daqui por favor... grata


    6
everton dos santos      
Boa tarde! Flare solar classe M2.2 às 17:48 UTC. Foi na lateral esquerda do sol e não deve gerar EMC em nossa direção.
everton dos santos comentou
Um video do flare
Meire Ruiz comentou
Boa tarde!! Mancha Solar 1711 em 05/04/2013. Canon SX40 HS + filme de raio X. "Cuidado! Nunca olhe diretamente para o sol!" "Perigo! Nunca use câmeras e principalmente telescópios sem filtros apropriados, o sol pode causar danos irreversíveis a visão!"


    7
nORBex      
Olá amigos a chances desse terremoto em local desconhecido na china ter sido um teste nuclear?
nORBex comentou
desculpem não vi o post anterior podem apagar se for preciso
Gui bnu comentou
Não sou especialista, mas a pergunta parece pertinente num momento de especulações. Considerando que a perfuração mais profunda já realizada na crosta do planeta foi de pouco mais de 12Km, e o fato de o sismo ocorrer a 562Km de profundidade, numa das regiões de maior atividade sísmica do planeta, as chances de ser um teste nuclear são desprezíveis.
Astroman comentou
A China não precisa fazer testes.
Danica comentou
Alguns dos terremotos na China. [Ver site]
Sel comentou
Boa tarde nORBex e novos membros do Radar Global, bem vindos! Sempre é importante, antes de postarem, que veja se sua pergunta já não está respondida em posts anteriores, no caso deste post, a temática foi aberta no post 157, no qual podem interagir para que as informações sigam no mesmo local e sejam de fácil localização para pesquisas! Abçs :)
everton dos santos comentou
tremor de 5.6° bem perto do 1° tremor!


    8
Edna      
Rio Branco-Ac ensolarado com temperatura de 31ºC, probabilidade de chuva para o periodo da tarde e noite em pontos isolados da cidade.


    9
Astroman      
Gelo glacial que demorou 1.600 anos para se acumular derreteu em 25 anos. Maiores detalhes no oglobo.globo.com. Qual a ligação com o aumento do preço do tomate e outros companheiros de saladas e refeições saudáveis? Simples. Problemas climáticos como os que estamos enfrentando causam, primeiro, aumento dos preços agrícolas e depois, falta dos produtos, mais conhecidos como COMIDA.
Astroman comentou
Vale a pena ler. O gelo glacial em questão fica, ou ficava, no Peru.


    10
Tiago Henry Harder      
Olá Administrador!! Eu vi um video e fiquei um pouco curioso, apesar que no video não cita o horário em que foi comparado as duas imagens. Alem do mais não conheço a fundo o tema. Vc poderia me explicar se possivel? Obrigado.
Tiago Henry Harder comentou
Se for algo que não tenha fundamento, favor retirar o post. E desculpe-me também. Somente curiosidade. Abraço a todos.
Rejaine Monteiro comentou
Me parece uma tremenda bobagem, não ligue para esses vídeos sensacionistas que existem por aí (se vc procurar, existem milhares... nenhum vem de fonte confiável e sempre tentam chamar a atenção para 'algo extraordinário', mas que só eles viram). Não existe nenhuma prova no vídeo que a lua tenha 'pulado' fases (a data que foi adicionada no vídeo é facilmente manipulável) Pode ficar tranquilo...
Administrador comentou
Tiago, qual o problema? Não vi nada de anormal no vídeo, só o espanto do observador que parece que nunca viu uma Lua minguante durante o dia!
Administrador comentou
O maior problema é o desconhecimento de coisas mínimas de astronomia por parte da população. Isso é matéria da quinta-série do meu antigo ginásio. Só vi o vídeo até 1:42. Depois parei pra não emburrecer! :-)
Administrador comentou
Segue um link cujo título é "Quando a Lua é visível durante o dia?". Logo de cara, tem: "Nas fases minguante e crescente". [Ver site] Vou deixar também um link sobre as fases da Lua, um pouco mais aprofundado: [Ver site]
everton dos santos comentou
Exatamente o que o Rogerio disse: Ele nunca deve ter reparado a lua de dia e se espantou. Como não estamos entre o sol e a lua, só vamos observar um pedaço do lado ilumindo da lua. E que vai diminuindo até a fase nova.
everton dos santos comentou
Um site interativo que também vai ajudar a entender é o solarsystemscope.com. Se a terra e a lua estão lado a lado, iluminadas por um ponto unico, não tem como a lua estar iluminada dos dois lados. Assim como a terra: Um lado dia, o outro noite. Mas para o autor do video, nenhuma explicação vai servir.
Administrador comentou
Tiago, seu post é bom, não fique preocupado. Tenho medo é das conclusões tiradas apressadamente, como nesse vídeo. Elas se propagam como fogo no capim seco e ardem mais do que possa imaginar. A internet é um circo de vale-tudo.
M. Ianner comentou
Gostei disto, circo do vale tudo, mas as vezes penso em circo dos horrores...rrrsrs. Falo tranquilamente por que sou um aficcionado na comunicação virtual, mas tenho que reconhecer, têm muitas vezes que alguns caras se superam...para pior, o que é lamentável. Fica tranquilo, Tiago, e parabéns pela tua atitude.
Luciane comentou
Muito legal a atenção e as explicações dadas ao post do Tiago, pelo Admnistrador Rogério e pelos colaboradores Everton e M. Ianner. Gostei.
Nori comentou
Adorei também Luciane. A atitude pedagógica de transmitir conhecimentos, acalmar e ensinar foram comprovadas neste post. Precisamos isso. Um local da internet, que nos comprove a realidade, através dos conhecimentos científicos. Mas que também esteja aberta para o "novo", pois muitos conhecimentos acontecem após experimentação. Na natureza, a experimentação pode vir sem teses ou hipóteses, mas de uma hora para outra.
Crisdale comentou
Apenas me chamou a atenção que o dono do vídeo dedicou certo tempo para aprender sobre edição de vídeo, mas nenhum para aprender sobre as fases da Lua.
Crisdale comentou
Por outro lado, considero muito positivo o fato de mais pessoas mostrarem interesse pelo que acontece em nosso mundo. Mesmo o vídeo tendo todos esses erros e enganos, contribuiu, de certa forma, para um despertar da ciência em muitas pessoas.
Astroman comentou
Todos esses "furos" são excelentes oportunidades para aprendermos mais.
Tiago Henry Harder comentou
Bom dia Pessoal!! Em primeiro agradeço a todos pelos esclarecimentos. Também ao procurar mais informações a respeito do assunto percebi a diferença entre a realidade e o video em questão. Analisando a situação atual tenho percebido o quanto as pessoas tem olhado para cima nos últimos tempos. Agora não sei se isso é algo bom ou ruim, pelo fato de que muitos acabam criando teorias próprias ou até mesmo afirmando outras e não procuram buscar o conhecimento em espaços como esse e em outros também. Lamentável. Abraço a todos e um ótimo final de semana.


    11
t.st      
boa tarde! são josé dos campos, manhã com chuva,agora tarde nublado sem chuva. a situação está critica perto da coreia espero que nenhum terremoto acabe por trazer consequência maiores



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade