Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Professor Rubens      
Boa noite, pessoal olhe as Lascos, estava acompanhando um cometa que ria de cara para o sol, ai as atualizações que estavam de hora em hora pararam 18:30 e só voltou as 00:30 o cometa era grande e agora é possível ver um clarão. [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Olá professor Rubens. Como explicado anteriormente, o clarão não tem a ver com cometas. Abraço!
Buzatti comentou
Professor, bom dia, estava vendo agora sobre isso na apolo11, e li q isso aconteceu pq eles fazem uma inversão de 180 graus no corpo do observatório a cada 3 meses, isso causa deformações, tal como o brilho intenso antes do cometa desaparecer. Vai levar uns três a cinco dias para q as imagens fiquem como antes. Abraços.
Professor Rubens comentou
Obrigado Rogério pela atenção, sabe por um acaso se tem algum lugar que tem as imagens da lasco com as horas entre 18:30 - 00:30 que não apareceram? Pois gostaria de ver o momento que o cometa desintegrou
everton dos santos comentou
Professor, as imagens estão no site do SOHO. É só ir na imagem Lasco C2. Tente este [Ver site] Buzati, houve algum ajuste no SOHO mas não foi de 180°. No mais vai ficar claro por mais algum tempo como foi explicado por vc.
Professor Rubens comentou
Obrigado Everton, mas esse vídeo já tinha e as imagens tb, ela não mostram o intervalo que falei.
Administrador comentou
Olá. Provavelmente houve a mudança do modelo de fundo, mas não necessariamente uma rotação do coronógrafo.
everton dos santos comentou
Professor, não sei o que ocorre mas o link que passei tem sim o intervalo entre 18:00 e 0:30 e mostra todo deslocamento de cometa até desintegrear. Passe ele varias vezes p/ carregar ou vá na pagina do SOHO [Ver site]


    2
aurora      
Bom Dia! ** SOBRE O CLIMA DA CIDADE **Em Gjá céu nublado, frio, sem ventos e muita umidade. ** SOBRE TEMPESTADE DE POEIRA NOS EUA ** imagens incríveis da tempestade de ontem na cidade de Phoenix denominda de "habubs", comuns no verão e que podem deixar a visibilidade zero... imaginem a limpeza das casas! Um ótimo dia a Todos!¨¨ [Ver site] ¨¨
Professor Rubens comentou
Tremor: MOÇAMBIQUE 4.7 - Rio de Janeiro - 17º - máx: 23° - mín: 16º - Vento: N a 11 km/h - Umidade: 94%
aurora comentou
Foto sobre a tempestade (imaginem o tamanho e a velocidade dos ventos!) ¨¨ [Ver site] ¨¨


    3
Buzatti      
Deve ser muito chato o q aconteceu... Seguir uma coisa inusitada como esse cometa indo de frente para o sol e de repente some tudo...
Tião Barros comentou
Boa dia a todos, bom dia Buzatti. Fiquei tão decepcionado como você. Uma oportunidade única e na hora "H", ficamos a ver navios. Mas sempre fica a dúvida... será que foi falha mesmo? A verdade é que anda acontecendo muitas coincidências ultimamente.
Tião Barros comentou
Pessoal, é possível que o impacto de um cometa na superfície solar, gere uma EMC? Neste caso depende do tamanho do cometa? Também alguém já teve acesso ao cálculo do tamanho deste cometa que atingiu o sol?
Tião Barros comentou
Desculpem, esqueci de colocar esta imagem no comentário.
Administrador comentou
Olá Tião, isso não é possível, como foi largamente explicado aqui no Radar. Abraço!
nORBex comentou
pela sequencia da animação a atividade do sol ficou maior logo depois que o cometa desapareceu com o impacto e a geração do EMC.
Administrador comentou
Olá Norbex, isso não é possível, como foi largamente explicado.
Tião Barros comentou
Administrador me desculpe, mas não tive a oportunidade de ver este assunto amplamente explicado aqui. Fiquei na dúvida pela coincidência da ejeção ter acontecido após o impacto (ver imagem). Tem como (caso não esteja cansado) explicar mais uma vez?
Tião Barros comentou
Sim... com relação ao tamanho do cometa que atingiu o sol, tem o tamanho dele, tanto no diâmetro, como da cauda?
Administrador comentou
Olá Tião, um cometa é formado de gelo, que sublima milhões de km antes de um possível choque com o Sol. Para se ter uma idéia, a imagem C3 (azul) engloba 45 milhões de km. Como o cometa não não atravessa essa distaância em algumas horas e mesmo assim parece cruzar meio campo do coronógrafo, é possível inferir que quando ele sublimou ainda restavam milhões de km até o astro. Se o Sol derrete o gelo aqui na Terra, a 150 milhões de km, imagine o que não faria em uma bolinha de gelo a 20 ou 30 milhões de km de distância.
Administrador comentou
Olá Tião, essa informação eu não tenho comigo mas estima-se que os grande cometas da família kreutz sublimem a 200 mil km da estrela, mas são pedaços muito grandes. Normalmente não chegam a 1 milhão de km. Tamanho da cauda, núcleo, etc, são parâmetros relativamente fáceis de encontrar.
Tião Barros comentou
Obrigado administrador.


    4
Luciana      
Bom dia, a todos Chapecó Oeste de SC amanheceu com forte neblina e temperatura de 1.6ºC.


    5
Anônimo      
Bom dia! Radar enxerga embaixo das calotas polares.
aurora comentou
Márcia, ótima matéria! Nela traz que entre 10 e 16 de julho vai acontecer o XI Simpósio Internacional de Ciências da Antártida em Edimburgo. Agora é só acompanhar a divulgação das pesquisas. ¨¨ [Ver site] ¨¨ Abraços!


    6
nORBex      
Outro cometa engolido pelo sol


    7
nORBex      
outra foto mais próxima cometa sendo engolido pelo sol
Administrador comentou
Olá Norbex, você poderia ter colocado essas imagens no mesmo post aberto abaixo.
ana comentou
Bom dia a todos! Gostaria de fazer algumas observações sobre a colisão do cometa com o Sol. Para quem não sabe, há alguns séculos atrás um grande cometa se desintegrou dando origem a vários fragmentos, tanto grandes como pequenos, e estes, ocasionalmente voltam a passar perto do Sol, onde alguns são sugados pela força gravitacional da estrela e outros continuam sua trajetória voltando de tempos em tempos. Esses objetos são chamados de cometas rasantes da familia Kreutz [Ver site] . É muito comum esse tipo de colisão e nem sempre causam uma EMC e mesmo que cause, acho que isso não acarreta em nada, pois é um processo natural que sempre ocorre [Ver no Apolo11] ... [Ver site] .O interessante, é a oportunidade que temos de acompanhar esses espetáculos que o universo nos proporciona gratuitamente (para quem gosta, é claro). Espero ter ajudado. Abraço a todos
aurora comentou
Pois é, Ana...são pedaços bem menores que a Terra, que por sua vez é bem pequena em relação ao Sol. Nem chega perto da estrela, são destruídos muito, muito longe, dentro dos padrões de medida humanos, né? Medidas astronômicas encanta diante do nosso cotidiano! Vou ver os links que deixou, abraços!
everton dos santos comentou
P/ que não consequiu assistir ao video do cometa, segue ao lado. O detalhe é que a explosão solar ocorre bem antes de o cometa chegar no anteparo preto.
Meire Ruiz comentou
A Ana merece o título de "colaboradora" , muito atenciosa e inteligente :)
aurora comentou
Neste vídeo ficou curioso: os flares no momento da aproximação de dois cometas: ¨¨ [Ver site] ¨¨
Silvio Dourado comentou
Interessante... Será que foi isto que causou esta explosão? Veja a foto - Esta imagem esta neste momento no Apolo11. Onde da pra ver depois que sair de lá?
ana comentou
Obrigada Meire, é que gosto de "explicar", acho que é instinto de professora rsrs, mas para ser colaboradora acho que ainda tenho muita coisa para aprender. E Aurora, realmente é curioso, e ao mesmo tempo espetacular, não é!!!
Rose comentou
Bom dia! complementando,segue texto excelente sobre os cometas "kamikazes"..
Marcos Passetti comentou
Pessoal cometas nao colidem com o sol, eles se desintegram antes da colisao
ana comentou
Silvio, não posso te afirmar com absoluta certeza, mas, pelo que tenho acompanhado, pude notar que essa região já estava dando sinais de maior atividade desde ontem (05/07) pela manhã, antes mesmo de o cometa aparecer, indicando uma explosão no mínimo de classe C ou M, é a região da mancha 1244. Vou pesquisar mais detalhes...
Administrador comentou
Olá pessoal, como disse o Marcos Passetti, não houve qualquer colisão. Isso está explicado em dois ou três posts abaixo ou então aqu: [Ver no Apolo11] Depois, divulguem esse link entre outros sites e redes sociais.
aurora comentou
Ana, estou na campanha de atribuir a vc o termo Colaboradora! Os profs entendem que dividir e trocar conhecimento é natural e espontâneo. Marcos, ressaltou bem sobre "colisões" de cometas. Admin lá embaixo lembrou-nos do fenômeno que ocorre, a SUBLIMAÇÃO, de tão quente as coisas estão lá no Sol, hehehe... do sólido direto p/ o gasoso, sssshhh....! Bom, vou indo p/ o trabalho. ótima tarde a Todos!
aurora comentou
KKKK, Rogério, postamos ao mesmo tempo!
Vinicius JPDCL comentou
O objeto sublimou completamente antes que pudesse atingir o Sol. ....Pergunta!...o que acontece com as moléculas desse gelo que virou gás? Ficam no sol por causa da atração gravitacional ou são lançados para o espaço?
Silvio Dourado comentou
Blz Marcos, mesmo não colidindo com o sol, não poderia gerar um tipo de interferencia no andamento das explosões? (Mesmo o sol sendo com campo gravitacilnal muito forte). Ana obrigado pela resposta, se reparar a explosão, parece ter sido de impacto, veja o gif inteiro no Apolo11, se formou parecendo o impacto de uma bomba atomica (apesar que entende-se impacto varios milhares de km de distancia do sol, mas proximo o suficiente para gerar um flame). Esta pergunta sobre EMC é pertinente as duvidas do Tião também. Veja no link antes de atualizar ( [Ver no Apolo11] ), acho que vai ficar até o meio dia este gif, aproveitem e copiem para a maquina de vcs. Mas outra questão: Alguem sabe o site que ficam armazenados estes gifs? A sequencia tipo buscando por dia mes e ano para poder ver todos? É que vivo salvando todos os dias as Gifs que aparecem no APOLO11 e as vezes perco alguns horarios. (To virando colecionador das imagens do sol que são muito belas, rsss)
ana comentou
Obrigada Aurora, tenha um ótimo dia!
ana comentou
Silvio segue o link: [Ver site]
Silvio Dourado comentou
Ahh ja atualizou, o primeiro frame do gif nao esta mais aparecendo, ainda bem que eu salvei antes de atualizar no APOLO11. Vejam a imagem que me refiro, sobre parecer um impacto,(Obs.: Entendo que impacto direto não ocorre.).
Silvio Dourado comentou
Obrigado Ana, consegui ver o sol com varios frames agora... Bjs...
Silvio Dourado comentou
Será que a atração magnética da mancha solar seria suficiente para poder prender o cometa em seu campo e atraí-lo para sua proximidade? (Mesmo sendo pulverizado a milhares de km de distância!) A pulverização do cometa seria expelida ou sugada pela atração magnética solar? O cometa foi pulverizado, e estas explosões aconteceram com maior intensidade hoje. A mancha solar não poderia formar um cano de atração para estas particulas do cometa, que puxa elas para o sol, e depois repele ao entrar com impacto deste gás, atraído dentro do cano magnético? Tipo este gás formado não é expelido pois alcançou o cano magnético da mancha solar, e foi sugado por este e quando chega no sol este gás que proveio do cometa causa a sua maior atividade... (Ah não sei se soube me fazer entender por todos, depois tentarei explicar melhor.), enquanto se alguém souber falar mais sobre isto, agradeço.
Administrador comentou
Olá Silvio. É importante lembrar que manchas solares não atraem cometas. Os objetos são arremessados ao Sol devido ao campo gravitacional. Disse "arremessados", pois o termo "puxados" não é o mais apropriado desde que Einstein formulou a Teoria da Relatividade. Se pensar em termos de física clássica eles são "puxados" pela "força gravitacional" do Sol.
everton dos santos comentou
O video ao lado mostra que por volta de 22:00 ocorreu o rompimento de uma linha do campo magnetico do sol(quando o cometa estava bem longe). Logo começou a surgir uma labareda na superficie do sol e depois de quase 10 horas é que ocorreu uma explosão solar, sem nenhuma relação com o cometa.
Silvio Dourado comentou
Hummmm, legal as explicações. Obrigado a todos.


    8
nORBex      
Desculpe não percebi que havia um aberto já
Administrador comentou
Abriu novamente!
Vinicius JPDCL comentou
TEMPESTADE: Bom dia a todos...economizando post. Tempestade de areia cobre cidade nos EUA.
Marcos Passetti comentou
bom dia VINICIOS tv anunciou com a expressao "poeira" o que nao faz muita diferença... parece ser DALAS se nao me engano... e bem assustador porem comum na quela regiao
Vinicius JPDCL comentou
Realmente para quem não esta acostumado, assusta bastante!
Jorge David comentou
Bom dia a todos, Uberlândia 20 graus. sol mas nãos devemos passar dos 22 graus, quanto a tempestade, guardada as devidas proporções aqui na região de Uberlândia as vezes tem uma parecida, ao contrário de clara como nos EUA devido a areia, aqui temos mas é vermelha devido a cor da terra na região, creio que este fenômeno aqui é associado com a proibição do plantio da soja, pois se não me falha a memoria de julho a setembro os produtores são proibidos de cultivar a soja devido a uma doença que se estabelece nesta epoca do ano creio que devido a seca, sendo então que as areas ficam semi prontas para o plantio porém a terra descoberta ou seja sem qualquer planta, associado com a seca e uma mudança de tempo causa este fenomeno, quando observei este fato a primeira vez, vi de longe o vermelhão, achei algo bonito, diferente, mas quando o mesmo aproximou de meu apto passou com rajadas de ventos muito forte e o resultado é vc passar o resto do seu dia limpando a casa devido a grande quantidade de poeira que este fenomeno carrega.
Sandra Silva comentou
Bom dia. Hoje o dia amanheceu um pouco mais quente aqui em Santos, porém, ainda nublado. Temperatura agora 17ºC. Norberx, é só tomar cuidado, principalmente quando for comentar no primeiro post, pois pode confundir com a janela de postagem. Ontem aconteceu isso comigo, abri a janela comentário, fui atender uma chamada e quando voltei, ao escrever, fui para a janela errada. rs abr


    9
FAbiano      
Telescópio Hubble, que tem previsão de continuar mais ou menos seu funcionamento até 2014, completou 1 milhão de observações espaciais.
carmen comentou
Muito legal, e eles quase aposentaram ele!


    10
Professor Rubens      
Japão - 5.6
Keel Beccon comentou
Olá pessoal. Alguem sabe me dizer se ainda estão ocorrendo réplicas do grande terremoto no Japão? Aqui um documentário sobre a Foça das Marianas. .Bom, agora em Fairbanks/AK são 8:41 AM, com muito sol, temperatura em 16ºC/62ºF, humidade em 61%, uma das tempestades que falei ontem se desfez, porém a outra continua tomando força e com vento de 170km/h em seu centro. Sem previsão de auroras para hoje. Sol nasceu as 3:35 AM e irá se por a 12:26 PM. Hoje falei com minha família e falaram que onde estavam fez muito frio. Estão em Coqueiro Baixo(município) e o abastecimento de água foi interrompido devido ao congelamento de canos e termometros marcaram -4ºC a noite. Bom dia a todos
Vinicius JPDCL comentou
Se não estou enganado, desde o dia 27.05 que não ocorre terremoto maior que 6.0 graus....estou certo?
Meire Ruiz comentou
Mendoza-Argentina 4.8 [Ver site]
Duda comentou
nem brinca.. to indo p Argentina..
Meire Ruiz comentou
Oops,eu tbm, fazem dias que fico "no vou não vou" ...mas acho vou desistir...meu destino era Mendoza.
Meire Ruiz comentou
Lista dos últimos 50 sismos sentido na Argentina INPRES(Instituto Nacional de Prevenções Sísmicas) [Ver site] Córdoba 4.2 [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Ilhas Kermadec 7.8 Confere? [Ver site]
carmen comentou
Sim, Meire.Mas e quanto a profundidade ? Só 1 km mesmo coforme a USGS ou 40 como informa aqui o painel? [Ver site]
valen comentou
parece que foi forte mesmo áreas-povoadas/?lang=pt
valen comentou
opa, foi errado, vamops ver se agora vai áreas-povoadas/?lang=pt
valen comentou
não sei pq não estou conseguindo postar a página correta, mas no site que postei abaixo , tem alerta de tsunami.
Vinicius JPDCL comentou
E eu logo abaixo comentei que desde o dia 27.06, não ocorria nada superior a 6.0...
Meire Ruiz comentou
É um vulcãozinho...ou tem um na ilha.
carmen comentou
Vinícius, ia comentar mesmo isso... é só falar!
carmen comentou
Tsunami-Alerta para tonga e nova Zelândia [Ver site]
carmen comentou
Agora atualizaram para 7.6 / 20 kms.
ana comentou
Oi pessoal, desculpem por ter aberto um novo post acima sobre o tremor... e que pensei como um "evento novo"... fiquei com vergonha, mas...rsrs vejam o mapa do local, esta no site que a Carmem indicou
Meire Ruiz comentou
Que nada Ana rsrs . O alerta de tsunami para Tonga e NZ foram cancelados. [Ver site] confere?
Vinicius JPDCL comentou
Segundo o USGS outro terremoto de 5.3 - 21:04 UTC
Vinicius JPDCL comentou
Outro em Kermadec.


    11
Anônimo      
Boa tarde à todos.Eye of Gaia: câmera bilhões-pixel para mapear Via Láctea deve mostrar grande número de outros corpos celestes, desde corpos menores do nosso Sistema Solar até as galáxias mais distantes e quasares perto da borda do universo observável. .


    12
EVERTON GARCIA      
BOA TARDE SOU NOVO NO RADAR. SOU DE ARARANGUÁ-SC CIDADE DO FURAÇÃO CATARINA
ana comentou
Seja bem vindo!


    13
ana      
7.8 Nova Zelandia
ana comentou
Davidson comentou
Muito forte tem noticias de tsunami?
Marcos Passetti comentou
alertas para tsuname [Ver site]


    14
Rubens      
Eu estou confuso, no monitor global da conta que o epicentro foi a 48 kilometro de profundidade, mas no pg foi a 1 kilometro, no G1 também a 1 kilometro, e no earthquake 48 km e agora???? é 1 km ou 48 km
Rubens comentou
ops, PG 20 km
carmen comentou
Rubens, já existe um post aberto sobre o assunto abaixo, verifique! USGS ficou em 1 km esperando atualização, agora parece que atualizaram corretamente para 20 km.
Marcelo Fernandes comentou
Tem que ter paciência e esperar as atualizações! É assim mesmo.
Alexandre comentou
Boa tarde pessoal do Radar Global. Será que a alteração diferente do comum registrada no sismômetro em São Paulo é reflexo do forte sismo ocorrido nas Ilhas Kermadek? Agadeço a atenção.
everton dos santos comentou
Alexandre, é sim reflexo do tremor. Segundo a defesa civil d elá, não deve ocorrer tsunamis mas continuam em alerta p/ fortes correntes marinhas e p/ a subida e descida repentina da maré, ocasionando risco as embarcações
Administrador comentou
Olá Alexandre, as ondas mostradas são as ondas LR do sismo das ilhas Kermandek.
Administrador comentou
Este é o áudio do sismo das Ilhas Kermandec acelerado 1800 vezes. [Ver no Painel Global]
everton dos santos comentou
Os alertas de tsunamis foram cancelados na Nova Zelandia mas as autoridades aconselham as pessoas a não entrarem na agua devido a agitação e correnteza que podem ocorrer.
Meire Ruiz comentou
Nessa imagem do link [Ver site] a agitação do mar está sendo representada na velocidade de segundos? Ou seja, t=00:60, a animação representa 60 segundos reais? (não sei se consegui me explicar...)
everton dos santos comentou
Pelo que entendi esse T=00:60 acelerado corresponde a 1 hora real e cada T=00:10 seria 10 minutos.
Sandra Silva comentou
No R7 tem essa notícia lá do arquipélago de Kermadec [Ver site]
Alexandre comentou
Pessoal, muito obrigado pelas informações. Boa noite a todos.
Meire Ruiz comentou
Uma breve explicação do mecanismo que originou o terremoto em Kermadec: [Ver site]


    15
Robbin Soars      
Olá, fa vor muita atenção regioes Chile e Argentina, indicações que NZelandia 7.6 pode virar os "'aftershocks" atigir essas regioes...costa pacifico.abs
Keel Beccon comentou
Olá pessoal. Como estão todos. Afinal o alerta de tsunami acionado pelo terremoto da Nova Zelandia foi retirado ou não. E de que magnetude e profundidade relamente foi o terremoto?Bom, aqui em Fairbanks/AK são 03:50 PM, temperatura de 22ºC/73ºF, com muito sol e humidade em 33%. Agora tem um ventinho de leve de 13km/h leste. aqui vai um video para quem quer saber mais sobre a cidade aqui. .Tenham todos um bom dia/noite.
Sandra Silva comentou
Boa noite. Em Santos continua frio,porém, temperatura conseguiu voltar para a marca dos 20ºC. Bem, depois de uns dias maneira a Terra voltou a dar uma boa saculejada e com ela o Painel.
Sandra Silva comentou
Olá Keel, muito bonita.
mary comentou
Keel, muito bacana Fairbanks! Eu até vi os outros videos...rs.


    16
Marcelo - Japao      
Bom dia a todos. Terremotinho durante a madrugada de hoje aqui no Japao. Suficiente para acordar as 3 da manha.
Marcelo - Japao comentou
Foi 5.7
TTR comentou
:(


    17
cristi      
Keel muito legal o video, gostei. Aqui em Blumenau/SC continua muito, muito frio..bbrrr!
Keel Beccon comentou
Cristi, use a opção comentar e não abra um novo post, ok?
everton dos santos comentou
Olá Cristi, seja bem vinda!! Aproveitando deixo um novo video do cometa que foi discutido abaixo. desde seu surgimento até se desintegrar [Ver site]
Sandra Silva comentou
Everton, ficou bem nitido. Observando agora o Painel, depois da atualização do horário, acho que foi um dos mais limpos que já vi por aqui.
mary comentou
Bom dia a todos dos PG! Em Athenas, Athens/Venizelos, Grécia. Quinta-feira, 7 de Julho de 2011 10:50 Local Time (Quinta-feira, 07:50 GMT) 28°C Parcial. nublado Sensação de 28°C Vento: de Nordeste a 21 km/h Ponto de orvalho: 16°C Umidade: 48% Visibilidade: 10 quilu00F4metro Barômetro: 1012,9 milibares Índice UV 6 Moderado .... Me atualizando nos posts..^^!...


    18
Hirata      
Olá a todos! Gostaria de tirar uma dúvida sobre a imagem do Sol gerada pelo Lasco C3, nas imagens atuais (noite de 06/07) o Sol está bem brilhante, como em 22 de Abril. Houve uma nova rotação das lentes do Lasco C3?
Silvio Dourado comentou
É verdade, também percebi isto, será que já esta precisando de ajustes ou o sol esta mais brilhante?
valen comentou
o que me parece,vendo também o lasco c2 é que o sol esta mesmo bem ativo.
mary comentou
Bem, aqui em Athenas, o sol ultimamente, tem uns dias que ofusca mais os olhos...é comentário geral. Mas mudando de sol para lua, alguém sabe explicar por que aqui na Grécia, vemos a lua muito Maior? Principalmente nos meses veráo de junho até final de agosto?
Administrador comentou
Olá Hirata, ao que parece houve uma mudança no modelo de fundo usado para correção da imagem. Mary, isso deve ser algum fenômeno psicológico, já que a Lua vista aí na Grécia está na mesma distância que a vista aqui no Brasil ou na Austrália. [Ver no Apolo11] [Ver no Apolo11] Abraço!
mary comentou
Rogério, convido vc a vir a Grécia para ver a lua, principalmente no veráo, como eu disse. E náo setou sonhando náo, nem nenhum turista ou amigo grego...já morei em diversos países e realmente a lua parece muito maior. Mas, vou perguntar a um amigo astrofísico grego aqui, qual a explicacáo ( se é que há ...rs) e repasso a vcs.
mary comentou
Ah..eu já havia visto esses textos sobre a lua parecer maior no horizonte.... e que vai parecendo menor conforme vai subindo.... náo é o caso daqui... aqui náo parece maior e vai diminuindo, ela se mantém do mesmo tamanho no horizonte, em cima ...etc...
mary comentou
Ultima observaçáo antes de eu voltar com a resposta cientifica do Prof Xristos Goudis... Eu náo falo sómente de Lua Cheia, hoje por exemplo a lua está mais para minguante e está enorme, no tamanho do comprimento.
ana comentou
Oi Mary, eu já havia notado isso, não que eu já tenho ido à Grécia (quem me dera!), mas em algumas fotos que eu tinha daí, que eu havia separado justamente por ter achado impressionante os tamanhos do Sol e da Lua, mas estão no meu PC em casa e eu não estou lá rsrs, tentei achar na net de novo para postar aqui, mas não estou achando. Pode ser que nas fotos seja aquele efeito pscológico do horizonte que o Rogerio falou, não sei... mas que era gigante, ah isso era!!! Bjs



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade