Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Sousa      
Mau Tempo: Portugal: Onda de tamanho anormal (possivelmente com mais de 25 metros de altura) no distrito do Porto fez 4 feridos ligeiros e arrastou 20 carros, inclusive um autocarro de turismo. Por toda a costa portuguesa o cenário foi idêntico, com super-ondas a destruir restaurantes e subir muros de protecção, em Ovar um Homem ficou ferido após onda de 9,5 metros o ter arrastado para o mar, no Algarve 12 Jovens tiveram ser resgatados pois não "ouviram" o alerta e tentaram ir tomar banho no mar com ondas superiores a 8 metros, na Costa da Caparica e a linha de Cascais sofreram imensos danos devido a força do Mar! Hoje é esperado melhorias no estado do mar, mas o tempo vai piorar com chuva muito forte em todo o Pais e vento a rondar os 120 km/h as terras altas. EUA: Hoje será possivelmente uma das mais frias noites de sempre no nordeste do Pais, com temperaturas a rondar 51º abaixo de zero. Está tão frio, que água lançada a ferver para o ar congelou em poucos segundos! Reino Unido e Irlanda: Na Irlanda ondas enormes tem dado enormes dores de cabeça aos habitantes da costa ocidental. No Reino Unido além das ondas é as chuvas torrenciais que não param de cair, provocado uma das maiores cheias registadas no pais. Espanha: Vento fortes são esperados hoje no sul do Pais, a forte ondulação no local já provocou 1 ferido grave.
Sousa comentou
A protecção civil portuguesa alerta para esta madrugada possíveis ondas até 16 metros de alturas na costa ocidental! Os cidadão comuns estão proibidos de se chegar ao pé do mar até as 8h30am de amanhã!


    2
Sousa      
Descoberto exoplaneta, semelhante a terra mas gasoso. [Ver site]
Armando Costa comentou
Planetinha legal esse!Pena ele não ser tão parecido com o nosso planetinha azul. Muito legal é a forma de como eles descobrem esses planetas, com certeza em brave teremos notícias animadoras.


    3
Administrador      
Estamos transmitindo ao vivo a mancha solar 1944! [Ver no Apolo11]
Vania C. comentou
Bom dia Rogério! Estava assistindo a transmissão agora e já alertei algumas pessoas para evitarem olhar direto para o sol. Uma pergunta: Quem trabalha com levantamento topográfico pode encontrar alterações nas medições esta semana? (estação total, GPS)
Administrador comentou
Olá Vania, acredito que não.
Rejaine Monteiro comentou
Falando em mancha solar, o SOHO não atualiza imagens desde ontem (a ultima foi ontem as 22:30h UTC) Segundo o Sungrazer Comets (ao lado, no Twitters em Ação), houve uma novo flare classe M7 ha algumas horas atrás. Vamos aguardar essa imagem...
Lab comentou
Imagens interessantes da mancha vou acompanhar.
Rejaine Monteiro comentou
Uau!! As imagens acabaram de ser atualizadas. Houve uma CME enorme na madrugada de hoje (parece que foram duas, na verdade)
Lab comentou
Obrigado pelas imagens e explicações.. abração
Lab comentou
Rejaine pelas imagens ela deve ser bem grande, índice KP deverá ficar interessante.
Rejaine Monteiro comentou
Enquanto isso, o NOOA elevou o alerta de rádio blackouts para R3 (strong) numa escala que vai de 1 a 5. Vamos aguardar se o índice KP vai sofrer alterações...
Junior comentou
CME em nossa direção -> [Ver no Apolo11]
Rejaine Monteiro comentou
Uau.. As lentes do C3 e C2 ficaram tomadas por partículas.


    4
Walcimar Junior      
' Bom dia a todos, assim que acordei fui ver a transmissão ao vivo da mancha solar 1944 e o que vejo na imagem?! :)
paranamarcelo comentou
Que mancha diferente! Parece um avião! KKKKKKKK
Administrador comentou
Sim! Foi aos 6m30s!
Rejaine Monteiro comentou
kkkkkkkkk.. Perdi o hangout! Mas essa mancha realmente é beeem diferente!!.. rsrs
Meire Ruiz comentou
Incrível!
Lab comentou
Deve ser uma nave sugando energia da mancha solar.. rsrsrrss..
Alisson David comentou
Isso é o Voo 815 do seriado Lost. ahuahauhauhauh Brincadeira. Mas a imagem é surpreendente, muito interessante. Um avião no sol! hahaahah
Sousa comentou
São seres de nibiru que nos vêem atacar kkkkk


    5
Administrador      
Olá pessoal, O sr. Edson Geraldo relata um abalo ocorrido em Montes Claros, MG. Vejam o email dele. "Hoje as 06:40 Montes Claros foi novamente atinida por um abalo de 2,0, e que foi sentido em vários bairros e parte do centro da cidade. Isto já vem ocorrendo há mais tempo, e o mais engraçado é que o Centro Sismológico de Brasilia, estava desligado por falta de energia elétrica. É um absurdo, pois já tivemos equipe do Japão analisando estes abalos em MontesClaros e o nosso principal centro de registro não consegue receber informações devido a falta de energia."
Carlos Araujo comentou
Terra Preta no Rio Grande do Norte teve 2 abalos um no dias 05 e outro maior ontem dia 07. fonte:[Ver site]


    6
Rejaine Monteiro      
O que está aparecendo nas lentes do LASCO C3 (canto superior esquerdo)? Mercúrio deveria começar a aparecer hoje, porém da direita para a esquerda.
Junior comentou
Também fiquei curioso, alguém sabe?
Rejaine Monteiro comentou
Errata: a página que geralmente consulto para pesquisar os trânsitos observaveis no LASCO C3 começa em 2013. Portanto fiz uma pequena confusão : na verdade Mercúrio já está aparecendo (ali abaixo, a esquerda do sol) e vai seguindo no sentido da direita para esquerda até sumir do campo de visão em 28/jan. Mas esse outro que aparece acima não consta listado no site [Ver site]
nORBex comentou
aparentemente para a magnitude do objeto parece ser venus, ou um outro objeto muito grande.
Rejaine Monteiro comentou
Pensei em Venus também, mas no site Sungrazer não tem os trânsitos para 2014 (apesar de terem listado a saída de Mercúrio em 8 de Janeiro) Talvez não tenham atualizado a tabela para 2014 ainda... Por isso a dúvida.
nORBex comentou
pelo programa Celestia Rejaine observando o movimento orbital dos planetas venus estaria aparecendo da esquerda para a direita
Rejaine Monteiro comentou
Verdade nORBex, seguindo sua dica, fiz agora uma simulação pelo Stellarium. Acho que o site apenas não atualizou mesmo o catálogo para 2014... Valeu!
Administrador comentou
O Planeta é Vênus!
Lab comentou
Vênus que esta mais próximo da terra devido sua orbita, e a terra esta no periélio?
Rejaine Monteiro comentou
Valeu Admin, a minha confusão começou qdo fui consultar na página do Sungrazer e não encontrei a referência do objeto (mas depois caiu a ficha qdo percebi que a página não devia estar atualizada com os trânsitos de 2014)


    7
Marcão      
Flare em direção á Terra, devemos nos preocupar? Parece ser muito intenso.
Lab comentou
Espero que não cause transtornos, a aparência para mim que não conhece bem estes flare me assusta.
ORTIZ comentou
É um "tirambaço" que há tempo que não via. E a velocidade parece ser bem alta. Vamos aguardar as opiniões dos colaboradores, porque, inclusive, tem divergências de datas do impacto que no "WSA-Enlil Solar Wind Prediction" mostra entre dia 07 e dia 08/01, enquanto que no "Apolo 11" marca entre 08 e 09/01.
everton dos santos comentou
O flare X1.2 gerou uma EMC que deve passar pela Terra no inicio do dia 9. A imagem da STEREO mostra que essa EMC foi dirigida principalmente p/ o sul, não devendo atingir diretamente a Terra. São esperadas tempestades geomagnéticas leves a moderadas, com o índice KP em torno de 6. Na minha opinião, só veremos o aumento das Auroras entre amanhã e sexta.
everton dos santos comentou
Imagem do SOHO com as partículas carregadas se chocando na lente.
everton dos santos comentou
Atualização dessa manhã é de que o índice KP pode variar entre 6 e 8.
Rejaine Monteiro comentou
É Everton, parece que "nevou" nas lentes do SOHO.


    8
Denilson      
Super célula aproximando-se neste momento ( 20:30h ) aqui em Palotina-PR
Lab comentou
Enquanto isso aqui na minha cidade o calor esta demais e a sensação térmica é ruim. chuva seria muito bem vinda desde que desacompanhada.


    9
claudio aquino      
ola, os estados unidos esta entrando na era glacial, -13 graus em NOVA YORK, DEUS não queria esta lá.
Helios comentou
Segundo o wikipedia A temperatura mais baixa dos Estados Unidos foi registrada em Massachusetts > -37 °C, em Chester, em 12 de janeiro de 1812. e no Alasca em Barrow, -62 °C, em 23 de Janeiro de 1971.
Luciano SC comentou
Em julho do ano passado foi aqui no litoral de SC.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade