Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Anônimo      
No Brasil não tem muito problema de terremoto e 3 segundos acho muito rápido para algo que possa ser muito destruidor. Acredito que não seja nada grave em Montes Claros.


    2
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia A TODOS OS MEMBROS DO PAINEL GLOBAL


    3
MiguelSousa-Portugal      
Vulcão no Havai lança lava e nuvens de fumo O vulcão Kilauea, no estado norte-americano do Havai, começou este fim-de-semana a expelir lava e fumo de uma nova chaminé- [Ver site]


    4
Anônimo      
Bom dia a todos ! Aracaju, SE, chovendo desde as 6 hs da manhã. Tempo totalmente fechado, temperatura, 27º. Durante o final de semana, tivemos muito sol pelo dia e somente na madrugada de sábado que choveu um pouco de forma moderada e rápida. Ontem, por volta das 20 hr, foi visto uma luz forte, muitos afirmando que se tratava de uma bola de fogo, do tamanho aproximadamente de uma bola de volei, cruzando o céu, sentido L/W. Acredito ter se tratado de um meteorito. Posso garantir que foi um espetáculo proporcionado pela natureza e passou bem próximo a minha casa. Infelizmente, não tivemos tempo para registrar em fotos ou vídeo. Um excelente carnaval a todos !
everton dos santos comentou
mais abaixo, um participante tambem relatou ter visto ontem um meteorito cruzando o céu de Maceió. deve ser o mesmo.
Anônimo comentou
olá Everton ! Com certeza se tratou do mesmo evento, já que somos vizinhos.... Sergipe, vc cruza o Estado todo em 4 horas....rsrsrs
Anônimo comentou
deve ser um meteorito mesmo,eu tambem ja vi passando aqui na minha cidade e não foi so uma vez não


    5
Anônimo      
Bom Dia Globais..As voltas de terremotos,possiveis tsunamis( já descartado é claro..rs),vulcao entrando em erupção,Bolas de fogo,asteroides e meteoros o sol e suas belas explosões emfim todas estas coisas maravilhosas q adoramos comentar e debater porto Alegre se mantem linda,quente 25/26..qse sem ventos e com o ceu limpo..(completamente limpo..)..Um Abraço A todos..!!


    6
cle      
bom dia a todos,Rogério a discovery está voltando hoje para a terra??


    7
cle      
esta descendo. [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Olá Cle, a Discovery está desacoplando da ISS. Vai pousar na quarta-feira, 13h58 BRT.


    8
cle      
obrigada Rogério.


    9
Anônimo      
Bom dia a todos,queria saber se as manchas solares sao os locais em amarelo?e se o fluxo solar tem haver com as manchas?
everton dos santos comentou
[Ver no Apolo11] neste link vc ve as manchas em preto. o fluxo esta ligado com as manchas. um numero maior de manchas resultará em maior fluxo.
Anônimo comentou
ate esses pontinhos bem pequeninihos no meio do sol?
everton dos santos comentou
todos os pontos/manchas pretas. mas um ponto desse pode ter o tamanho da terra


    10
Meg      
Salto/SP - garoa fina, 19°C. Confesso que fiquei assustada ao abrir o PG. Quanta atividade. A partir de todos os eventos registrados, da para fazer alguma comparação em relação a atividade solar desses ultimos dias? abraços a todos!


    11
Anônimo      
eu queria fazer uma pergunta para o administrado,se os terremotos tem haver com a atividade solar?
Administrador comentou
Olá Jarlielson, não existe qualquer evidência disso. Leia: [Ver no Apolo11]
Anônimo comentou
que bom que não
Anônimo comentou
Olá Administrador, essa idéia de que os sunspots não estão relacionados com os terremotos já vem caindo desde 2005: "The NASA and the European Geosciences Union have already put their stamp of approv- al on the sunspot hypothesis, which suggests that changes in the sun-earth environment affects the magnetic feld of the earth that can trigger earthquakes in areas prone to it." ()
Administrador comentou
Caro Mavolasco, estudos e trabalhos científicos são excelentes para se provar se algo é fato ou apenas hipótese. Até agora, não existe um único trabalho científico que consiga estabelecer a relação entre atividade solar e os terremotos. No máximo, um ou outro estudo esporádico. O trabalho citado é bem conhecido e é bastante frágil em diversas alegações. Para que a relação fosse estabelecida, seria necessária a repetição estatísitica dos fenômenos observados sempre que as mesmas condições solares ocorressem. Isso não acontece e o cientista, como um bom profissional, continua procurando por evidências mais concretas, que sustentem a tese dele. Quando elas forem encontradas - e não sejam apenas um acaso estatístico - pode ter certeza que toda a comunidade científica vai aceita-la e eu serei o primeiro a vir aqui afirmar isso. No entanto, enquanto essa possibilidade não passar de especulação de um ou outro pesquisador - sem eco entre seus pares - a afirmação continua sendo falsa e de característica meramente especulativa. De minha parte, finalizo a questão. Abraço.


    12
cle      
Nasa encontra evidência extraterrestre em meteorito


    13
Sandra Silva      
Bom dia!!! Em Santos, contrariando as previsões metereológicas para o Carnaval.... CHOVE!!! Como disse um sobrinho meu, a chuva desceu a serra, e sem pagar o pedágio. Ontem, até que o Sol tentou aparecer, mas tão timidamente, que nem parecia este que, ultimamente, virou o vilão da hora. Tanto, que logo foi ocultado pelas nuvens e lá veio mais chuva. Bom, para quem quer sossego em casa durante esse período de carnaval.


    14
Sandra Silva      
Por falar em Sol, vou partilhar com vocês um documentário da National Geographic - Erupções solares, são cinco parte. Ele é bem didático, esclarece muitas dúvida e como um bom documentário, também nos deixa outras perguntas. [Ver site]


    15
Anônimo      
Esse aviso do Apolo 11 de possibilidade de tempestade geomagnética se refere explosão solar de que dia?
Administrador comentou
Olá Mari, não é preciso haver uma explosão solar para haver possibilidade de tempestades. Existe um aumento na atividade do Sol com a presença de diversas manhcas. isso aumenta o fluxo solar.
Sandra Silva comentou
Mari. O documentário que deixei abaixo explica muit bem tudo isso.


    16
Anônimo      
Bom dia PGS, lindo dia aqui em Porto alegre, céu de brigadeiro, 26º e subindo, nada de mais grave neste nosso mundinho?


    17
Anônimo      
Só hoje já tivemos 5 tempestades de Classe M, e até onde sei demora um certo tempo para essas tempestades nos atingirem (24hs a 48hs) e abalarem nosso campo geomagnético! () Esses atuais eventos que estamos vendo, como aumento da atividade vulcânica, tectônica e até mesmo as revoltas que estão se espalhando ao redor do mundo sofrem fortes influências dessas ejeções solares! Vamos notar mais claramente tudo isso, com interferência direta em nossas vidas, dentro de pouco tempo! A incidência de X flares vem aumentando nitidamente desde o início do ciclo solar 24, como podemos acompanhar nesse site () ()
Anônimo comentou
Cada tempestade afeta de uma forma nosso campo geomagnético... podendo acontecer apenas algumas interferências em ondas de rádio, até mesmo blackouts gigantescos e todo colapso de nosso sistema GPS e de telecomunicação... até onde sei, isso seria um caos total!! A nasa já disponibilza diversos artigos mostrando que esse pico solar de 2012/2013 será compatível, senão pior aos picos solares de 1859.... só que naquela época não éramos TÃO dependentes do sistema de telecomunicações como hoje... () () () () () E se não bastasse, há uma cratera enorme em nossa magnetosfera, e a mesma vem se enfraquecendo já a algum tempo, oq indica claramente uma inversão de polos magnéticos!! ()
Lena comentou
Já houve outras tempestades solares, até mais fortes. Se a teoria de que essas tempestades e explosões afetam o planeta fossem mesmo verdade, na explosão que houve dia 4/1 ou £/2, não lembro, era para ter acontecido um terremoto brutal em algum lugar do planeta então. E simplesmente não houve.
everton dos santos comentou
os efeitos das tempestasdes dependem de varios fatores. a classe mais perigosa é a X. em 2003 houve a maior tempestade de raios X da história( até mais que 1859) e o mundo não acabou. e o pico de 2012/13, não deve ter nada que ja não tenha acontecido. Mas pode ocorrer uma super tempestade? pode! amanha, daqui a 100, 200 anos
Anônimo comentou
Olá Lena... sugiro a leitura dos sites oficiais aqui postados para esclarecer! Essa não é uma teoria, e sim algo provado... as tempestades solares nos influenciam, principalmente em nosso sistema de telecomunicações!! Se pesquisar no Science.NASA verá a preocupação dos cientistas para esse novo pico solar que teremos em breve... "Strong solar storms can knock out power, disable satellites, and scramble GPS," says meeting organizer and ISWI executive director Joe Davila of NASA's Goddard Space Flight Center. "This meeting will help us prepare for the next big event." () "July 16, 2010: Sometimes a problem is so big, one country cannot handle it alone." () Os dados estão aí... é só procuramos e pesquisarmos! De forma alguma a mídia reportará algo parecido.. podem esquecer!! Os cientistas estão nos alertando... mas não podem o fazer de forma direta e via mídia comum!!
Lena comentou
Que elas interferem com os sistemas de telecomunicações e com os satélites, isso eu sei. Falava em relação aos terremotos, erupções e etc. Isso é uma Teoria ou algo que muita gente vem dizer. Mas a verdade é que terremotos sempre aconteceram e sempre acontecerão. Mesmo quando o sol estava quieto...Aliás, o sol passou por um dos períodos mais calmos até então e demorou para entrar em grande atividade mesmo após o início do pico solar. E ainda sim, houve inúmeros grandes desastres naturais por aí. O fato de que o sol agora está agitado e o de que terremotos, vulcões e etc, continuam acontecendo...Acredito ser pouco relacionado, o planeta só está agindo como sempre agiu, e o sol só está agitado como esperado a cada 11 anos.
Anônimo comentou
Olá everton... ninguém está citando fim do mundo ou algo parecido!! E a tempestade de 2003 não foi a maior tempestade da história! () Como eu disse, as evidências e provas estão aí... é so ler os artigos do Science.NASA e verão como os cientistas estão querendo nos alertar dos perigos desse atual ciclo solar! "Space storms could knock out National Grid and Sat Navs" () "Nasa warns solar flares from 'huge space storm' will cause devastation" ()
Lena comentou
Após um período de EXTREMA CALMA, tipo...O sol dormiu de babar mesmo. É natural esperar que agora que ele acordou, venha com a corda toda. Porém, artigos mais recentes por aí, dizem que esse máximo solar de 2013 não vai se comparar nem ao de 2003. O que eu acho uma pena XDDDDD. Mas vamos ver o que acontece. Os perigos que os cientistas alertam é em relação as comunicações. Em 2003 ainda não dependíamos TANTO assim da tecnologia usada outra, hoje as coisas evoluíram muito mais, se der pane o caos vai ser geral.
Anônimo comentou
Olá Lena... para os cientistas a mínima solar já foi bem intrigante, no caso ela foi muito diferente das outras anteriores... o que indicaria uma máxima solar acima do normal! Não podemos prever oq vai acontecer... mas que os cientistas estão preocupados e estão mandando alertas isso é verdade! () () "Solar flares could paralyse Britain's power and communications, Liam Fox says" () Como disse anteriormente, estudos da NASA de 2005 mostram relações da atividade geofísica com os sunspots... o link está postado no comentário do Administrador! Por fim coloco aqui um vídeo do Dr. Michio Kaku () explicando sobre as tempestades solares nos picos de 2012/2013... Não irei ficar me delongando aqui nem debatendo com os foristas... apenas encontrei esse site e percebi que os integrantes tem uma certa noção do que estamos vivendo!! Apenas quis alertá-los e demontrar com artigos oficiais de que o sol entrou numa atividade que possivelmente nos trará consequências em nosso cotidiano!! Como disse... não quero discutir ou debater com vcs... apenas pesquisem e verão que as informações estão aí!! um bom dia a todos...


    18
Anônimo      
Estao falando que ouve outro tremor em Montes Claros ''Queria saber se este barulho que aconteceu agora por volta das 01:35 foi outro tremor ou foi só impressão de alguns moradores do baiiro de lourdes.'' e ''se não estiver enganado, mas houve um novo tremor por volta das 1:30 da madrugada durou uns 2 segundos'' e outros comentários
Anônimo comentou
*houve


    19
Anônimo      
Disponibilizo aqui a "NOAA Space Weather Scales" para eventuais consultas... () Hoje aqui em santos, tempo nublado e chovendo... ,)


    20
Anônimo      
Administrador, pq a erupsçao no havaii nao aparece no painel glogal?
Anônimo comentou
opsss. erupçao..


    21
Anônimo      
segundo este site no fim da materia a geologa afirma que este evento é desconhecido... mais um misterio.. hehehe
Lena comentou
De acordo com o fonte que você informou: " O Kilauea tem estado em erupção constante durante os últimos 28 anos. Mas a geóloga Janet Babb, do USGS, afirmou que a actividade deste fim-de-semana indica “novos episódios desconhecidos”." . Significa que eles não sabem o que espérar com essa erupção, não sabem se novas fissuras vão se abrir e etc. Não quer dizer que o "evento" seja desconhecido, vira e mexe temos erupções vulcânicas por aí e 28 anos sem atividade é um tempo relativamente curto.


    22
Anônimo      
desculpe administrador, ví que está lá postado


    23
Anônimo      
Galera do PGTalk, tenho informações (pode parecer loucura) que existe sim uma falha geologica no Brasil que pode causar terremotos, mas os estudiosos do assunto ou nao sabem, ou por questoes maiores nao foi ainda informado a todos.
Anônimo comentou
conspiração???? sei lá... mas só sei que diziam que nao teriámos terremotos... furacões e etc... e de um tempo prá cá td isto ocorre no Brasil com certa frequencia
Lena comentou
Na verdade, essa história de que "no Brasil NÃO HÁ TERREMOTOS e de que "NÃO HÁ furacões" (não me lembro se já teve, tornado sei que temos, mas isso é relativamente normal, mas essa história é extremamente equivocada. No século XVIIII se não me engano, já houve até Tsunami. Existem sim, pequenas falhas geológicas no Brasil e a informação você tem aqui no Apolo 11 e em vários sites da internet dizendo aonde elas ficam.
Anônimo comentou
valeu Lena
everton dos santos comentou
[Ver no Apolo11] erico, o brasil de tem varias falhas e isso não é novidade. da uma olhada ae no mapa. são cerca de 30
everton dos santos comentou
o que falta é informação das autoridades brasileiras.
Sandra Silva comentou
Erico, que o Brasil tem falhas geológica é fato. Esses dias mesmo, um amigo do Painel estava perguntando sobre tremores que acontecem no nordeste. Minha avó, que é lá do agreste, já dizia que Caruaru as vezes tremia. Fez recentemente 1 ano que alguns desses tremores foram muito comentados, e se deve a uma dessas falhas. Aqui um link para uma matéria da Apolo 11 [Ver no Apolo11] , com um mapa onde estão localizadas. O que acontece é outra coisa. Esses fatos não estavam tão em foco e não dava ibope, então, os pobres cientistas e pesquisadores, ficavam isolados em seus laboratórios gastando mais tempo procurando financiamento para suas pesquisas, do que implementando-as. Quem sabe agora, se o foco não migrar para outros assuntos, o interesse cresça e consigamos mais verbas para estudos e equipamentos de pesquisas. Quando a Tsunami, o registro de um Tsunami no Brasil, foi aqui na Baixada Santista. O dia preciso não se sabe, mas foi em 1541. [Ver site]


    24
Administrador      
Duas pequenas tempestades solares estão visíveis nas imagens LASCO C3 e EIT-304. A previsão era de 45% e se confirmaram. [Ver no Apolo11]


    25
Anônimo      
alguem sabe quando o fluxo solar vai diminuir?


    26
Anônimo      
Olá amigos do PG, parece que nos EUA não acontece nada ou não querem que os outros saibam...?
Anônimo comentou
acontece o que?


    27
Anônimo      
oquando o sol esta no seu maximo isso pode matar pessoas?
Sandra Silva comentou
Por ser muito bom repito esse link aqui...[Ver site] , faz menos de 3 horas que postei e já está lá embaixo..rs É um documentário da National Geographic - Erupções solares, são cinco parte. Ele é bem didático, esclarece muitas dúvida e como um bom documentário, também nos deixa outras perguntas.


    28
Anônimo      
e o super vulcão de yelowstone?


    29
Sandra Silva      
Não sei o que acontece ou deixa de acontecer nos EUA, porém, a última informação de tremor no Arkansas foi do dia 5, as 17h41. Será que parou? Melhor ficar quieta para não dar ideia.
Anônimo comentou
valeu pela "finesse"
Sandra Silva comentou
Upa!!! Sabia que não podia dar ideia. Voltou a tremer a terra lá no Arkansas!
Anônimo comentou


    30
Anônimo      
Na questão que diz respeito sobre os sunspots e a atividade geofísica e vulcânica, já a algum tempo cientistas profissionais e amadores vem colhendo dados estatísticos, e até agora as pesquisas tem sido bem promissoras no que diz respeito à essa relação! Lembrem-se que toda pesquisa precisa ter embasamento em dados estastísticos para ser fidedigna! "Sunspots vs earthquakes and volcanoes" Number of (mainly amateur) researchers have noticed coincidence between sunspot minima and occurrences of major earthquakes or volcanoes. The Earth’s iron core (source of the Earth’s magnetic field, i.e. the Earth’s dynamo) does not rotate around the same axes as the Earth itself, hence dislocation of magnetic poles. Jupiter-Saturn gravitational forces pull the Sun around its barycentre - () The same forces will pull the Earth’s mass centre away from its orbital trajectory, the eccentricity of the Earth’s iron core to the rest of its bodily mass causing drift of its magnetic poles. It follows that a certain major planets configuration will cause disturbances within the Earth’s interior which may initiate major earthquakes (already linked to times of sunspot minima) and volcanic eruptions. LATEST The variation of the horizontal component H of the geomagnetic field is the crucial parameter in the Magneto-Seismic Effect MSE to be discussed in a companion paper. The connection of earthquake activity to possible solar or solar wind drivers is not well understood, many authors have attempted correlations in the past with mixed results. We will use data from the S3C Great Observatory and from ground-based magnetometer arrays to show long term trends near solar minimum for ultra low frequency (ULF) fluctuations, specifically the Pc5 (˜1 - 8 mHz) band. R. Kessel, F. Freund, G. Duma Lab for Solar and Space Physics, NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt, MD 20771 [ramona.l.kessel@nasa.gov Department of Physics, San Jose State University and Ecosystem Science and Technology, NASA Ames Research Center, MS 242-4, Moffett Field, CA 94035-1000 () Já foi descoberto que essa relação é POSITIVA, como descrito acima... apenas ainda não é entendida! Portanto os sunspots atuam diretamente na atividade geofísica e vulcânica terrestre... a estatística mostra isso, apenas o "gatilho" disso ainda não é compreendido!! Podemos nos embasar também nos estudos de Alexander Chizhevsky, conforme postado abaixo os links contendo suas pesquisas, bem como o artigo científico do Journal of Borderland () provando que os sunspots podem influenciar diretamente em nosso comportamento ()... segundo ele, muitas revoltas da humanidade foram relacionadas às máximas solares! Leiam os artigos e comprovem isso!
Anônimo comentou
desculpem a formatação... ainda estou c dificuldades em operar nesse forum!
Anônimo comentou
Aqui está a conclusão! Variações, abalos em nosso campo magnético são cruciais para o acontecimento de terremotos e erupções em áreas mais propícias do globo! "The variation of the horizontal component H of the geomagnetic field is the crucial parameter in the Magneto-Seismic Effect MSE to be discussed in a companion paper. The connection of earthquake activity to possible solar or solar wind drivers is not well understood, many authors have attempted correlations in the past with mixed results. We will use data from the S3C Great Observatory and from ground-based magnetometer arrays to show long term trends near solar minimum for ultra low frequency (ULF) fluctuations, specifically the Pc5 (˜1 - 8 mHz) band. R. Kessel, F. Freund, G. Duma Lab for Solar and Space Physics, NASA Goddard Space Flight Center, Greenbelt, MD 20771 [ramona.l.kessel@nasa.gov Department of Physics, San Jose State University and Ecosystem Science and Technology, NASA Ames Research Center, MS 242-4, Moffett Field, CA 94035-1000


    31
Anônimo      
Eu acho que no que diz respeito a revoltas populares, estao mais ligadas a opressao que esse povo vinha sofrendo,e ao fato de a iternet estar chegando la tem influencia do que atividade solar. No interior de SP cotinua chovendo sem parar algumas estradas rurais estao bloqueadas .
Anônimo comentou
Por favor... leia sobre as pesquisas de Alecsander Chizevsky mais abaixo! Uma revolta não é constituída apenas de um fator... mas vários influenciam! Inclusive os ciclos solares!!


    32
Anônimo      
Parabéns ao Administrador pelo site... realmente muito informativo e didático!
Anônimo comentou
Notícia Site Apolo11. [Ver no Apolo11]


    33
everton dos santos      
hoje foi mais um dia de tempo nublado na região metropolitana de Vitória/es e no final da tarde ocorreram algumas chuvas isoladas. a temperatura max. foi de 29°. depois de semanas de calor insuportavel, na sexta o tempo fechou e deve se manter até amanhã.


    34
Anônimo      
A coisa está ficando feia, observem o Fluxo de Raio X do Sol,subindo e aparentemente se mantendo em níveis altos.
Lena comentou
Aparentemente, a previsão é que para amanhã o fluxo passe um pouco de 10-5 , já é considerado tempestade, né? Tenso. Espero que não cause danos.
Hilton comentou
Bom dia a todos. È, o sol está meio nervoso.
Sandra Silva comentou
Hilton, segundo a matéria do Apolo 11, a explosão chegou a atingir o nível KP 6, nas última horas da segnda-feira. Sabemos das consequências desse nível quando atinge a Terra. Minha dúvida é se esse nível pode ser alterado para menos ou para mais, até atingir nossa atmosfera. Outra dúvida é se uma sequência desses raios atingindo a terra, mesmo que de niveis menores, não poderiam ir de certa forma minando (é a única palavra que encontro)a magnetosfera e produzindo efeitos maiores?


    35
Anônimo      
Observem amigos só hoje tivemos 17 terremotos pelo planeta sendo que um deles nas Ilhas Salomão (120.000 toneladas de TNT) O que vem por aí?....
Lena comentou
O de sempre, o planeta sempre foi muito ativo, há dias de calmaria. Mas já vi dias piores desde que me registrei no P.G. Ontem proo exemplo foram mais de 20 abalos se não me engano. Hoje foi bem mais calmo.
Sandra Silva comentou
Amigo!!! Silêncio! Tá a maior calmaria! Pelo visto vc ainda não viu como essa Terra treme. Como disse abaixo, é melhor não dar ideia. Foi só lembrar do Arkansas que lá vai ele tremer de novo. Então, deixe quieto.
everton dos santos comentou
está é bem tranquilo!!!! os tremores que aparecem são os de maior importancia. com certeza são centenas de tremores todos os dias
Anônimo comentou
Documentário :
Anônimo comentou
Interessante é essa nota ''A partir de janeiro de 2009, o USGS National Earthquake Information Center já não localiza sismos de magnitude inferior a 4,5 fora dos Estados Unidos, se não receber informações específicas que o sismo foi sentido ou causou prejuízos.''[tradução online] e no entanto em 2010 teve 10402 que foram sentidos e causaram prejuízos...


    36
Anônimo      
Obrigado pela dica Everton. Vou entrar em contato com alguns amigos e qualquer resposta que tiver entro em contato. T +
everton dos santos comentou
A Mari, que é de aracaju disse que também viu o meteorito cruzando o céu.
Anônimo comentou
Um asteroide de 9m passou a somente 0.0013AU ou 194.477,4 kilometers hoje 07/03/2011! Não foi noticiado ainda se realmente ele caiu, mas poderia provocar algo como um rastro de fogo no ceu pela sua desmaterialização em contato com nossa magnetosfera!! O link a seguir é em java e demora um pouco a carregar... mas permite interação com as setas, e mostra a trajetória do objeto em questão... () Para verem os asteroides potencialmente perigosos, rolem a barra do site para baixo ()


    37
Anônimo      
Para complementar as pesquisas: () e ()
aurora comentou
Ótimas postagens, parabéns! Facilita a todos na busca de maiores e melhores informações, Mavolasco. Tem um projeto da USP que acompanhei anos atrás, mês a mês, mas foi interrompida a publicação das medições do índice UV. Foi uma pena, não sei se o projeto acabou ou apenas as publicações dos registros na internet. É esse aqui:....... [Ver site] ......... [Ver site] .......... [Ver site]
Anônimo comentou
ótimo material aurora... obrigado por compartilhar!! ,)



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade