Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Mateus      
Amanhecer ensolarado na minha cidade de Garibaldi-RS, temperaturas semelhante a de ontem, neste momento registra 11,6ºC e a umidade relativa do ar de 85% e a pressão atmosférica de 1.017,4 hPa e o vento é sudeste a 0,3 quilômetros por hora o dia será ensolarado e a temperatura máxima deverá ser amena à tarde. Bom dia a todos.


    2
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global


    3
MiguelSousa-Portugal      
SpaceX desenvolveu foguetão capaz de ir a Marte e regressar com amostras - [Ver site]


    4
MiguelSousa-Portugal      
Nova parceria pretende conservar as florestas do Mediterrâneo - [Ver site]


    5
aurora      
Bom Dia a Todos! Em Guarujá céu limpo, o sol está lindo mas não amanheceu quente, a temperatura já está declinando (~24 graus), conforme o esperado para esta época do ano. Sem ventos, umidade relativa do ar 78%. Bom ver o quadro dos sismos lá em cima indicando apenas tremores LEVES, finalmente. Amanhã é Dia Mundial da Astronomia, confere?


    6
Ronaldo Filho      
Bom dia. Porto Velho amanhece abafado hoje, mas acho que não chove.
aurora comentou
Bom Dia, Ronaldo! Respondi sobre as fotos do rio Madeira lá embaixo!
Ronaldo Filho comentou
Claro, vou registrar o Rio Madeira na Vazante com certeza. Devo ter algumas fotos dele do ano passado. Se eu achar eu posto e deixo o link aqui. Não sei porque toda vez que envio uma imagem aqui, ela dá erro, e é leve o seu tamanho.
Ronaldo Filho comentou
Nota: só farei o registro se até o dia da vazante eu estiver morando aqui...
aurora comentou
Nossa, vc acha que o nível vai subir tanto assim??
Ronaldo Filho comentou
Não, não... é que acho que não vou estar aqui na vazante do rio, é por isso. Conversei com o pessoal aqui, acho que o rio não sobe mais que isso não. Falei com colegas que são daqui da região.
aurora comentou
Ah, entendi, hehehe. Bom, nesse caso, pode ser as fotos do ano passado, né? Só p/ ter uma idéia, pois vi árvores com metade delas dentro da água, ali deve ficar no seco na vazante, será? Não tem fincado na margem aqueles marcadores de metros que costumamos ver nos grandes rios?
Ronaldo Filho comentou
Essas estacas que você está citando, estão TODAS debaixo da água, haha. As fotos não estão aqui comigo agora, mas farei um desenho para ilustrar como é aquele pedaço onde tirei a foto.
aurora comentou
Pôxa, a água cobriu todos os marcadores?? Então vou aguardar o desenho, Ronaldo, obrigada. Bom, saindo p/ o trabalho...uma Boa Tarde p/ vc e a Todos do Radar Global!


    7
Ronaldo Filho      
Para quem gosta de fenômenos da antureza, filmei um arco-íris completo. É que é raro quando você vê um desses, geralmente você vê apenas uma parte dele... [Ver site]


    8
Ronaldo Filho      
E esse tremor de 6.5 no México?? Foi muito fundo, será que 165km de profundidade ameniza um pouco até chegar na superfície? Até agora não vi nada nos sites de notícia!


    9
Ronaldo Filho      


    10
Administrador      
Atenção: Terremoto de 6.5 graus no México pode ser visto no sismômetro do Painel Global. As ondas são aquelas iniciadas às 13h28 UTC. São ondas conhecidas como PKIKP, que "batem" no núcleo interno da Terra e são refletidas em direção ao sismógrafo. Como elas foram disparadas às 13h11 e chegaram à São Paulo às 13h28, levaram 17 minutos para completar o trajeto. Às 13h37 temos a chegada das ondas de superfície LQ e LR.
Ronaldo Filho comentou
Nossa!


    11
Anônimo      
Bom dia Rogerio, Ronaldo, Aurora e todos os demais. Aracaju, SE, céu aberto, pouquíssimas nuvens, vento fraco, temperatura em torno de 30º. Apesar do alerta do serviço de meteorologia para este mês quanto as chuvas fortes, até o momento nem sinam de água.
Ronaldo Filho comentou
Bom dia pra ti também!
aurora comentou
Bom Dia, Mari!
Sandra Silva comentou
Olá Mari, bom dia!!


    12
Ronaldo Filho      
Aurora, é uma ilustração meio fula mas acho que dá pra entender, haha. Na ilustração coloquei as estacas, eram umas três. [Ver site]
Ronaldo Filho comentou
Esse aqui o desenho está mais aproximado: [Ver site]
aurora comentou
Ficou muito legal o desenho esquemático, além da clareza, o toque de humor...como tem peixes no rio Madeira, hein? E aquele cara conversando com o peixe é demais, KKKK... Valeu, Ronaldo! Agora tô indo, tchau p/ Todos!!


    13
Administrador      
Atenção: Poderosa explosão solar registrada às 13h54 UTC (10h54 BRT)
Administrador comentou
Visão do Lasco C2. observe que Júpiter simplesmente parece pulverizado!
Lena comentou
Incrível essa imagem do Lasco, Rogério.


    14
Administrador      
Atenção: terremoto de forte intensidade na costa leste do Japão. 7.4 com possível alerta de tsunami.
Administrador comentou
Ao que parece foram dois terremotos simultâneos na mesma localidades, mas ainda estamos checando.
Anônimo comentou
Rogerio, é metaforicamente falando a pulverização de Jupiter?
Administrador comentou
Olá Mari, sim. Foi apenas uma forma de expressão!


    15
MiguelSousa-Portugal      
A USGS AMERICANA CONFIRMA DOIS TERRAMOTOS DE 7.4º - Em desenvolvimento


    16
MiguelSousa-Portugal      
3.9º FRANÇA


    17
MiguelSousa-Portugal      
6.5º VERACRUZ, MEXICO


    18
MiguelSousa-Portugal      
Japão: forte terramoto e alerta de tsunami Pessoas foram aconselhadas a dirigirem-se para zonas mais altas - [Ver site]


    19
Sandra Silva      
Bom dia, lindo dia aqui em Santos. Sol entre nuvens e temperatura agradável. Mas pelo que vemos no painel a Terra está brava. Terremotos muito forte dos dois lados do mapa. Esses dois terremotos simultâneos no mesmo local e hora? Não entendi.
Anônimo comentou
Bom dia querida !


    20
MiguelSousa-Portugal      
3.4º GRECIA


    21
MiguelSousa-Portugal      
3.0º GEORGIA (SAK'ART'VELO)


    22
Arlindo      
Olá amigos. A "pulverização" de Jupiter no Lasco C2 é simplesmente aparente. Na realidade, Jupiter se encontra em sua órbita muito alem do Sol e apenas foi eclipsado pela forte rajada solar, criando a imagem de aparente invasão ao planeta.
Anônimo comentou
Obrigada pelo esclarecimento.
Arlindo comentou
A imagem de um ponto branco entre Jupiter e o Sol na penultima foto do SOHO Lasco C2, pode ser uma Lua de Jupiter ou essa distancia é incompativel com a visualização de uma lua jupiteriana?
everton dos santos comentou
arlindo, as luas aparecem bem perto de jupiter. vejas estas esplicações: [Ver site] [Ver site]
Arlindo comentou
Obrigado Everton. Aproveitando a imagem que vc indicou, ampliei a 1.000% e consegui ver perfeitamente as 2 luas. Embora ofuscadas pela saturação da barra horizontal aparente que cobrem exatamentea a órbita.


    23
Sandra Silva      
Foi corrigido, um só terremoto de 7,1, no Japão.


    24
MiguelSousa-Portugal      
4.3º ESPANHA - Ultimamente tem acontecido muitos sismos em Portugal - Espanha - Grecia e Turquia


    25
Anônimo      
imagem da atividade solar as 15:39 UTC


    26
everton dos santos      
Até o momento a imprensa mexicana diz que não houve vitimas ou grandes danos após o tremor. principalmente por ter ocorrido a grande profundidade e o epicentro ser em região pouco habitada.


    27
everton dos santos      
[Ver site] o modelo de computador da NASA, indica que a ejeção solar foi em direção a terra. pelos calculos, as particulas devem chegar a trra dia 10 por volta de 15:00 UTC e devem provocar pertubações e tempestade geomagneticas. Será um evento muito importante de se acompanhar. [Ver site]
Ronaldo Filho comentou
Esse gráfico é muito legal! Tô entendendo boa parte do que está nele... só uma dúvida, a cor verde representa o quê em relação às outras, pois vejo que a Terra está nela...
everton dos santos comentou
ATENÇÃO: a NASA atualizou o 1º link acima e mudou completamente a trajetória da ejeção solar, indo agora p/ longe da terra. Antes, indicava que vinha na direção da terra como mostra a imagem ao lado


    28
Duda      
Obrigada Rogério pelo convite, fico feliz em poder participar do fórum. Aqui em Floripa ensoralado temperatura ótima.


    29
Ronaldo Filho      
Por favor, tirem uma dúvida minha. A radiação solar chega na Terra mais ou menos em oito minutos, certo? E a ejeção solar, como vista hoje, postada pelo Rogério, demora mais tempo para chegar? O Everton postou que essa ejeção atingirá a Terra até/ou no dia 10. É que fiz confusão com estes períodos de tempo.
everton dos santos comentou
a radiação ou a luz solar leva 8 minutos p/ chegar a terra. Agora as particulas do sol em um ejeção solar levam cerca de 3 dias. não sei se tem mais algo p/a complementar.
Ronaldo Filho comentou
Obrigado Everton, muito obrigado mesmo, esclareceu minha dúvida.
everton dos santos comentou
resumindo, o sol emite enegia constantemente. essa energia leva cerca de 8minutos ou mais p/a chegar a terra. quando ocorre uma explosão solar, as grandes massas ejetadas levam cerca de 3 dias p/ chegar a terra e podem provocar as tempestades geomagneticas. achei que não ficou boa a resposta abaixo. adiministrador, corrige ae se estiver errado.
Ronaldo Filho comentou
Então não vai interferir em nada?


    30
Ronaldo Filho      
Achei uma foto do ano passado em relação à cheia e a vazante, sobre o assunto que estava discutindo com a Aurora. Aqui estão, vazante: [Ver site] , e cheia: [Ver site]
aurora comentou
Grata, Ronaldo, deu p/ ter uma idéia da alteração do rio através das suas fotos. Um ótimo dia p/ vc e a Todos do Radar Global, inté!


    31
Anônimo      
Rogerio e demais administradores do PG, sei que estou infringindo as regras do Radar Global, mas se trata de utilidade pública. O HEMORIO, solicita doações de sangue para as vítimas do atentado de hoje pala manhã na escola em Realengo, Bairro da zona oeste do RJ. Peço que ajudem, e avisem aos colegas de trabalho, vizinhos. São crianças e suas vidas dependem das doações de sangue. Me perdoem os colaboradores, administradores e visitantes, mas é preciso ajudar, mesmo que seja divulgando. Obrigada!
Administrador comentou
Isso é extremamente importante e um dos motivos do Painel Global existir.
Anônimo comentou
Obrigada Rogerio por entender e me apoiar.
Ronaldo Filho comentou
OK!
carmen comentou
Mari, é isso aí.Vim fazer o mesmo e encontrei o seu post. Eles necessitam de todos os tipos de sangue. O Hemorio fica na rua Frei Caneca, nº 8, no centro da capital fluminense. Mais informações pelo telefone (21) 2332.8629


    32
Ronaldo Filho      
Everton, sobre o que lhe perguntei, eu entendi perfeitamente, o desenho representativo está certo? Veja: [Ver site]
everton dos santos comentou
isso mesmo. qualquer duvida, em atividade solar( ali em cima) tem explicações e indico este site que tem ótimas informações: [Ver site]


    33
everton dos santos      
Nuvem de poeira que se originou em uma tempestade de areia no Saara, pegou ventos de uma sistema de baixa pressão e foi levada para o oceano Atlântico, ao largo de Portugal. A animação do GEOS-5 [Ver site] mostra a evolução da pluma de poeira entre 04 de abril e 09 de abril. Segundo a NASA a poeira transportada pelo ar desempenha muitos papéis nos processos de Terra em grande escala: "A poeira é uma das partículas mais abundantes de aerossóis na atmosfera como os minerais, especialmente ferro, que ajudam a fertilizar os oceanos da Terra entre outras coisas. info completa: [Ver site]
everton dos santos comentou
a foto não foi antes.


    34
Mateus      
Hoje, na minha cidade de Garibaldi-RS, foi mais um dia ensolarado com a mínima de 11,6ºC e a máxima de 26,0ºC e neste momento registra-se 15,9ºC. Houve dois grandes sismos um de 6.5 no México e outro mais forte de 7.1 no Japão, gostaria de saber se houve formação de maremoto no Japão, eu acredito que amanhã no jornal certamente alguma coisa será noticiada. A minha solidariedade aos Cariocas pelo triste acontecimento, minhas orações pelas vítimas da violência.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade