Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Anônimo      
Aqui em Brasília o tempo está bastante nublado com elevada umidade relativa do ar.A temperatura está agradável.


    2
Anônimo      
O Sol esta bem nervoso estes últimos dias. Baixei as imagens do SOHO Movie Player desde o dia 03/03, e pude contar 6 explosões significativas até essa última de hoje.


    3
Anônimo      
Neste site existem mapas das regiões mais afetadas em nossa ionosphera, coincidentemente ocorrendo eventos como vulcão Havaí, chuvas Mato Grosso, terremoto Nova Zelândia e no Japão. Mapas estão no fim da página e página anterior.
Anônimo comentou
Jefferm gostaria de saber o que explica essa ionosfera branca aqui em Mato Grosso do Sul? Porque estamos enfrentado enchentes em todo o estado..Algumas cidades nao tinha enchente desde 1990 como é o caso de aquidauana que o rio que corta a cidade que tem o mesmo nome esta enfrentado a maior cheia e 21 anos..Aqui em Campo Grande Capital sul-matogrossense tambem esta bem destruida pelo excesso de chuva forte..A explicaçao seria esta? Um gRande AbraÇO
Anônimo comentou
oi junior, eu acho que é a bolha ionosferica ou bolha de plasma que significa baixa densidade de plasma ionosferico, [tem a ver com a anomalia do atlantico sul?], essas bolhas so acontecem de noite e elas sao mais fortes durante o máximo solar e a regiao que mais sofre é a serra do cachimbo, aí no MS. As bolhas tb podem se induzidas quimicamente
Anônimo comentou
Nossa nao entendi quase nada...heheheeh...


    4
Anônimo      
Terremoto Largo do Oregon EUA, praticamente a mesma latitude Honshu. Será que a causa é a mesma ?


    5
Anônimo      
Estou morando em Manaus,esta época é chamado inverno Amazonico.Gostaria de saber,se alquem conhece o campo magnético ELF? O que é o campo ELF? Se o campo ELF pode modificar o clima como proteção e segurança Nacional?
Anônimo comentou
Olá Jorge, vc já leu este artigo da cetesb.sp e tb essa lei


    6
Anônimo      
SEra que alguem tem informaçoes sobre esse terremoto proximo a costa do Japao 7.2 tem potencial para fazer estragos ,espero que nao ?
Anônimo comentou
bom dia akila, o tremor foi no mar, e não causou nenhum dano apesar do alerta de tsuname, que é comum ser emitido após tremores acima de 7.0.
Naica comentou
Sobre isso:
Anônimo comentou
obrigado Anadut.
Anônimo comentou
obrigado Naica, estou vendo o site estou com dificuldade para entender.
Naica comentou
Onde tem a estrelinha é o evento mais recente, como o terremoto no Japão. Achei algumas coisas mas é só informação e não previsão, não sei se é útil: Agencia Meteorologica do Japão, sobre o alerta de tsunami desse terremoto:
Naica comentou
Esqueci esse aqui:


    7
Naica      
Chove sem parar desde cedo aqui em Fortaleza.


    8
Arlindo      
Bom dia pessoal do PG. Hoje teremos ao pouso da Doiscovery, a propósito, alguem sabe o por que de 2 dias em órbita após se desacoplarem da ISS. Parece que chuva no local poderá atrapalhar horário de pouso.


    9
Anônimo      
Depois de mais de uma semana sem ver a cara do Sol, hoje ele apareceu aqui em sampa e o frio que estava fazendo aqui tb parece ter ido embora, a temperatura esta muito agradável hoje.


    10
Anônimo      
informe de pequeno tsunami no japao


    11
Arlindo      
Olá amigos do PG. Jupiter já aparece no Telescópio SOHO cruzando com Marte, à direita na imagem.
Administrador comentou
Olá Arlindo, tem certeza disso? Não vejo nada, a não ser Marte. Júpiter só deverá aparecer a partir de 27 de março. Pode confirmar onde está vendo? Obrigado.
Anônimo comentou
Bom dia Rogério, aproveitando o assunto, conforme vc me disse outro dia, esta informação (transito dos planetas)estará disponível aqui no PG, se assim for, vai ficar muito legal!!!
Administrador comentou
Olá Anadut, já está pronto: [Ver no Apolo11] :-)
Anônimo comentou
Rogério ficou ótimo!!! Parabéns e obrigada! Eu sempre queria saber quais eram os planetas que passavam mas nunca conseguia esta informação facilmente como esta disponibilizada aqui. Valeu.Abraço.


    12
Anônimo      
bom dia a todos. alguém sabe me informar o que o sismometro de são paulo captou??? terremoto no Brasil ou fora?
everton dos santos comentou
deve ser o tremor do japão de 7.2


    13
Anônimo      
O TEMPO AQUI EM MANAUS ESTÁ UM POUCO NUBLADO E FICANDO QUENTE, COMO SEMPRE O VERÃO AMAZÔNICO , A PROPÓSITO POR QUE ESTA BELONAVE VAIS DESCER SOMENTE Á TARDE , ALGUÉM PODERIA EXPLICAR-ME ?????


    14
everton dos santos      
nucleo de nuvens carregdas chegando ao ES vindo de MG. ja provoca chuva em varias regiões. vejam na foto como se parece com um ciclone. claro que não é mas ficou curiosa a imagem


    15
Anônimo      
Bom dia. Depois de 12 dias de chuvas intermitentes aqui no Campo do Coelho, Nova Friburgo, RJ, hoje às 10h52min surgiu no céu um estranho fenômeno. Segue foto. Aurora boreal? Efeito das explosões solares? Tirei outras em ângulos diferentes. O fenômeno durou uns 3 minutos. Vi imagens semelhantes na China antes dos terremotos. Espero que não haja coincidências...
everton dos santos comentou
ótimo registro. são nuvens iridescentes.
Anônimo comentou
Receita de Bolo de Fubá - (para quem não sabe, durante os anos de ditadura militar no Brasil quando alguma matéria era censurada pelos 'órgãos competentes', os jornalistas sérios publicavam nos espaços destas matérias receitas de culinária, em protesto pacífico. Então, são: 4 ovos 2 xícaras de chá de açúcar 2 xícaras de chá de trigo 1 xícara de chá de fubá 3 colheres de sopa de margarina 1 xícara de chá de leite 4 colheres de chá de fermento...
Anônimo comentou
Dil, gostaria de saber se vc vai postar essas outras fotos, vc tem blog, né? gostaria muito de ve-las, avise se postar em algum lugar...
Sandra Silva comentou
Sr Ronesier, os jornalistas sérios não tinham muitas opções naquela época. E os que nem jornalistas eram utilizavam outros meios para se expressarem, inclusive os muros. Agora, convenhamos que existem mil outros lugares para o Sr expor suas ideias, o porque de insistir nesse espaço? A internet está ai, acesse o google, por exemplo, e digite, "onde posso expor livremente minhas ideias sobre....." e com certeza o senhor encontrará vários locais espalhados pelo mundo todo. Apenas, seria bom que respeitasse as regras da casa. Isso é simples e não custa nada. Caso não goste, é simples, é só não aparecer. Sr administrador, desculpe o desabafo, mas tocaram em um ponto que não podia me omitir. Esteja a vontade para detonar essa minha postagem também.
Lena comentou
Acho que está havendo um problema sério com a interpretação dos membros do PG no que diz respeito às regras. A postagem do Sr Dil em momento algum transgrediu as regras, ele relatou um fenômeno que comprovou com imagens que viu em outros lugares e gostaria de saber o que é. Claro que relacionar esse tipo de coisa a terremotos não tem nada a ver, mas se ele soubesse disso não estaria perguntando, não é mesmo? O objetivo do PG não é restringir os membros, e sim tornar esse espaço um lugar confiável para fatos científicos, através de links que sejam redirecionados para sites seguros, confiáveis. Aquilo que não é aceito pela maior parte da comunidade científica, que não pode ser provado ou que se configura na categoria "rumor"/"conspiração" é que não é permitido. ,) Mas claro, se as pessoas chegam aqui desesperadas por conta de informações incorretas e distorcidas, nada melhor do que esclarecer, alertá-la, enfim...também acho que são nuvens iridescentes
everton dos santos comentou
não entendi a discussão abaixo, mas o dil apenas perguntou sobre um fenomeno que não conhecia. eu demorei muito a descobrir o nome deste fenomeno.( nuvens iridescentes ou até Arco Circunhorizontal) realmente antes do tremor na china ocorreu fenomeno igual.
Sandra Silva comentou
Lena, acredito que deixei bem claro em minha postagem a quem estava me dirigindo. Absolutamente nada contra a postagem do Sr. Dil, pois o Painel está aqui exatamente para auxiliar nesses esclarecimentos.
Anônimo comentou
no site oficial do H.A.A.P. na pagina de FAQ pergunatas frequentes, tem um pergunta se sua operaçao poderia causar auroras artificiais, na resposta cito com ajuda de traduçao online ''fraca e repetitiva emissões ópticas foram observadas utilizando HAARP (e relatada na literatura científica), utilizando câmeras muito sensíveis.'' deve ser por isso que se faz ligações de nuvens iridescentes, cada vez mais notadas, captadas, fotografas, filmadas pelas pessoas em variados países. As pessoas estão curiosas, somente isso, e o projeto haarp esclareceu em sua pagina somente isso, daí que se tem que procurar as tais literaturas cientificas para se ter mais conhecimento de causa. Ressalto apenas o fato de que o próprio haarp admite ''repetidas emissões opticas''....
aurora comentou
Sr. Dil, que presentão ver esta nuvem ao vivo! Sabe, faz tempo montei até um blog para postar todas as fotos do céu que tiro do céu de casa, algumas até enviei aqui para o APOLO11. Pelo visto aí tem um céu bem bacana, dá para montar um arquivo e tanto, não acha? Vai mostrar as outras p/ nós?
Anônimo comentou
Desculpa se ofendi tanto com a brincadeira. Mas foi só porque eu estava sem os links científicos no momento que postei, então me auto censurei e postei a receita ironizando a mim mesmo. Mas pode deixar, eu vou me comportar melhor. E Sandra, se você não percebeu, aqui é o "muro" que separa a ciência do misticismo. Por isso persisto em "grafitar" (se é assim que lhe parece) este 'muro' que tanto respeito e admiro. Concordo que não fui claro na minha postagem e prometo nas próximas falar do assunto do Dil com riqueza de detalhes (links idôneos, científicos).
Anônimo comentou
Dil, a postagem abaixo não é para você, é para a Sandra que parece ter se ofendido com o meu comentário. Abraços
Sandra Silva comentou
Sr. Ronesier, de forma alguma me senti ofendida. Apenas gosto de expressar claramente meus pensamentos e a comparação que utilizou não me deixou margem para dúvidas de que estava falando do Painel e de forma bem irônica... Ou seja, já que não posso divulgar aqui minhas ideias deixa aqui meu protesto contra a "censura". Mas já que se explicou, minhas desculpas. Porém, segue uma sugestão, nessa sua receita tem muito fermento. Abraços
Anônimo comentou
@Aurora, um presentao pra vc, um video mostrando uma nuven iridescente linda, apenas aprecie a visão magestosa dessa nuvem, como adoro cores eu faria um painel dessa nuvvem e poria na parede da minha sala de tão linda que ela é... e se eu nao estiver enganada, o céu da espanha tem sido flagrado muitas nuvens iridescentes, eles lá gostam muito de fotografar o ceu, como vc, e fazer videos também... a nuvem colorida aparece entorno do minuto 2... pode ir direto pra ela se quiser ver apenas a iridescente...
aurora comentou
Sonialotus, que legal, tb ganhei um presentão. Vou até exagerar, fazer como criança "quero uma nuvem dessas no céu daqui de cima tb!!" Hehehe. Assisti o vídeo inteirinho, muito grata, é uma produção bem feita. Quando gravo, além da câmera ser simples, o vídeo fica sem edição, guardo do jeito que captei (sem musiquinha de fundo e outros efeitos). Mas nem me importo, já é bonito o suficiente só de olhar! Inté!!
Anônimo comentou
Olá, a todos... Agradeço ao Everton o tempo poupado em pesquisas para saber mais sobre nuvem iridescente. Também não compreendi a discussão abaixo. Sugiro que pensem assim: o que é mais importante, ter razão ou ser feliz? Quero esclarecer que não sou cientista e sim um curioso buscador. Penso que neste forum participem pessoas que queiram trocar informações de interesse geral sobre temas específicos, conforme as regras. Entrei para o PGTalk para dar um depoimento sobre o fenômeno climático ocorrido aqui, em 12/01 do qual me considero sobrevivente. Até o momento não obtive respostas convincentes sobre as marcas nas montanhas que registrei em fotos. Coincidentemente(?) hoje surgiram as nuvens iridescentes exatamente sobre a região. Algo que nunca havia visto ao vivo, a não ser nas fotos recentes sobre a China, antes do terremoto. Daí a brincadeira sobre a associação entre nuvem e o tremor. Já presenciei arco-íris simples, duplo, triplo. Halos solares. Nuvens com variados formatos. Porém , convenhamos, nos 5 últimos anos o que tem aparecido no céu é impressionante! É óbvio que as grandes alterações climáticas estão se acelerando, são fatos comprovados, consumados e irreversíveis. O conjunto de fatores que vem contribuindo para essas transformações também são evidentes: poluição, desmatamento, aquecimento global por influência das atividades solares e interferência humana, alterações na topografia, manipulação, HAARP, etc, etc, etc... Além da absoluta alienação da maioria da população para as consequências da falta de consciência e conhecimento sobre o que é ser humano. Segue mais uma foto iridescente... Abraços
Anônimo comentou
Outra coincidência entre nuvem e terremoto...
Anônimo comentou
@Aurora veja mais esse, aqui em campina Grande, a moça filmou na horinha, muito legal a filmagem dela... a nuven colorida é linda tb e ela diz que antes de fazer essa gravaçao ela tava na estrada e viu uma nuven azulada... mas nao filmou, so filmou essa do video ao chegar em casa... e ela continuou filmando video 2 e tem o video 3 e 4, mas eu ainda to apreciando o 2, mas é só acionar aí que vc ve todos eles, essa moça ta sempre filmando o ceu de campina grande.... nao sei se o jarlielson Lagoa PB fica aperto de campina grande.... talves por isso ele esteja vendo essas nuvens tb... mas qual é o seu blog? será que pode postar o link aqui, agora quero ver o seu céu, rsrsrs
aurora comentou
Sonialotus, adorei os vídeos das nuvens coloridas. É de comer? Parece algodão doce, hehehe...O blog que abri para guardar minhas fotos do céu é este aqui [Ver site] mas faz tempo não publico. Continuo fotografando, mas fico sempre deixando p/ depois reduzir as fotos e enviar...qualquer dia desse retomo, quando tiver tempo. Hoje estou de folga, fato raro. Bom, tô saindo. Boa Noite p/ vc e a Todos!


    16
Taís      
Nasa adverte que os polos estão derretendo mais rápido que o previsto - [Ver site]
Anônimo comentou
Para Tais....rsrs


    17
Anônimo      
Eu falei que logo viria um acima de 7
Anônimo comentou
AH Rubens...foi vc ,né!!!Ontem eu me lembrei que alguém tinha dito isso. Tá vendo o que dá ficar dando idéia...rsrsrs
Sandra Silva comentou
rs...Ainda bem que fiquei quieta. Como leiga, o que me impressiona depois de um forte terremoto é a quantidade de réplicas que seguem.
Lena comentou
Verdade, né? Mas o planeta andava muito agitado. Vamos ver se com isso ele acalma um pouco. Apesar de que eu tô achando que vai vir um forte aqui para o nosso lado também antes da coisa acalmar.


    18
Naica      
Sequencia de quedas de energia, a primeira pensei que a luz ia apagar mesmo. Agora nesse instante. Internet lenta


    19
Anônimo      
Boa tarde: Resido na região noroeste do RS (interior) e aki parece que a estiagem, também, está chegando. Pelas previsões, dos sites de climatologia, não há previsões de chuvas significativas para a nossa região nos próximos dias.


    20
Anônimo      
Alguem poderia me responder se existe ciclos nas atividades vulcanicas? Ou é normal o aumento de dois meses para cá?
Anônimo comentou
Até aonde eu sei, nao ha exatamente ciclos exatos... mas dependendo da regiao, ha tendencias em haver maior atividade do que outras, logo, mais facil de se "calcular"... alguem me corrija se eu estiver errado
Anônimo comentou
Caros amigos, será que essa poderia ser uma teoria interessante: A possibilidade da atividade solar refletir em atividade sísmica na terra." Obrigado, aguardando posts com opiniões.
everton dos santos comentou
complementando: não existem ciclos p/ todos vulcões de forma geral, mas varios vulcões ou conjunto de vulcões em uma determinada região, tem o seu "ciclo" de atividade, obtido atraves de observações ao longo do tempo. por exemplo: na islandia as autoridade se preocupam com o grande vulcão KATLA pois ele tem uma tendencia de entrar em erupção a cada 100 anos +ou- e sua ultima foi em 1918
Lena comentou
Se não me engano a atividade sísmica perto de regiões vulcânicas também dá aquela ajudinha básica...Tanto é que muitas vezes os cientistas não sabem precisar se foi um tremor que causou a erupção ou se o tremor é proveniente da atividade vulcânica.


    21
Anônimo      
Bom dia Rogério (administrador ou outras pessoas que estejam a mais tempo por aqui). Desde que comecei acompanhar o Painel Global eu tenho uma grande curiosidade: como foi o acompanhamento por aqui (PG)do Tsunami na Tailândia? Foi possível perceber algo como o aviso do terremoto e a possível formação de um tsunami? É mera curiosidade, sem conotação de análise da funcionalidade do site, que admiro muito independente de tudo. Obrigado e abraços a todos (estou editando os vídeos com os efeitos do período de chuvas no interior de SP. (daqui a pouco pouso da Discovery)
everton dos santos comentou
[Ver no Apolo11] na capa do apolo11 tam este link com tudo que foi divulgado por aqui sobre o tsunami.
Anônimo comentou
Valeu Everton


    22
Anônimo      
Olá,Boa Tarde!É um prazer estar participando deste Fórum de Discussão.Na posição de estudante aproveito as informações e sou grata.Acho possível prestar atenção cientificamente na interrelação dos fenômenos deste planeta,Sheldrake/Campos morfogenéticos,Greene/Teoria das Supercordas...
Anônimo comentou
ummmm Campos morfogenéticos adoro esse tema, algum link sério sobre o assunto, [serio = oficial]?


    23
Anônimo      
Uma boa tarde a todos, finalmente o sol apareceu no interior de SP ufffa ,foram sete dias de chuva que foram embora junto com o carnaval.
everton dos santos comentou
aqui no ES o tempo fechou na sexta, chove varis vezes ao dia desde sabado, e a previsão é de mais chuva até o fim da semana.


    24
Anônimo      
Último voo com sucesso!
Lena comentou
Estava vendo isso!


    25
Anônimo      
É interessante como quase não tem tremores na África e como já imaginava um grande tremor acima de 7.0 no pacífico, creio que o próximo seja em breve no Chile.
Lena comentou
NOSSA! Comentamos juntos. Só que eu respondi lá no seu outro post. Disse justamente isso, que deveríamos ter outro terremoto forte aqui por perto antes de uma possível acalmada, rs.
Anônimo comentou
Sim Lena e imagino um 7.7 no Chile
Anônimo comentou
entao... vc disse sobre um terremoto q viria sendo acima de 7... e agora esta profetizando outro no chile? faz isso com agente nao? (ou comigo, jah q moro "perto")... manda nos EUA hahaha brinks...
Anônimo comentou
Rubens 'como' é essa sua 'imaginação' rsrsss, a pergunta é seria, tu estás acertando muito, rsrs
Anônimo comentou
Rubens, gostaria de saber, se puder me dizer, como vc chega a estas conclusões, baseado em que dados, fiquei curiosa. Obrigada.
Anônimo comentou
Bem se um tremor entre 7.1 até 7.8 acontecer no Chile nos próximos dias, terei um parâmetro muito bom para compartilhar, mas prefiro agora não compartilhar pois estaria indo contra as regras do PGTalk.
Anônimo comentou
que pena rubens.... mas vou esperar e se vc postar em outro lugar, nos avise... fiquei curiosa
Anônimo comentou
Ok Rubens, eu entendo. Vamos ficar aguardando.


    26
Anônimo      
Aqui de Campo Grande MS, após 7 dias constantes de pura chuva pesada e ausencia de sol, sem trovoadas e ventos fortes, vejo o sol (finalmente)... parece que ta limpando geral o Brasil agora... Parabens pra Discovery!! nunca vou esquecer esse momento


    27
Patrus      
Os polos continuam perdendo gelo, e segundo cientista da NASA numa velocidade maior que a até então esperada.
Anônimo comentou
tem sites que dizem e provam que o aquecimento global e puma farsa
Patrus comentou
Jarlielson, ai pertinho de você, nas praias do litoral do nordeste tem bastante evidências dos efeitos do aquecimento global, de uma pesquisada, e não vá ficar surpreso com o que encontrar.


    28
Anônimo      
ouvi dizer que a discovevy vai aposentar e isso mesmo?
aurora comentou
Aff, primeiro o Ronaldo, agora a Discovery, só a minha aposentadoria é que não sai...
Anônimo comentou
sim, hoje eh um marco pra historia... foi a ultima vez que ela foi pro espaço... literalmente falando XD
Anônimo comentou
obrigado amigos, Ela prestou muitos serviços para humanidade! merece descanço, e muito trico rsrsrsrs.
Arlindo comentou
Sim, foi seu último voo. Assim como a Atlantis já se aposentou, haverá ainda o último voo da Endeavour em breve. Se bem que é possível haver ainda mais um voo extra do Atlantis, para transporte de mais materiais de consumo e peças de reposição da ISS. Até gostaria que o Rogério nos informasse a respeito.
everton dos santos comentou
ainda ha a possibilidade de uma ultima missão com o atlantis. seria em junho mas com o atraso do discovery, não ha uma data certa


    29
aurora      
Boa Tarde a Todos! Acompanhando os eventos de hoje, e os comentários dos pgtalkistas. Será que já divulgaram se o abalo em Montes Claros foi sismo ou explosão??
everton dos santos comentou
foi mesmo um tremor de terra de 3.2° richter. aqui tem uma noticia: [Ver site] e os dado do OBSIS : [Ver site]
aurora comentou
Oi, Everton! Então foi sismo mesmo (legal este trocadilho) Vc viu? Tão fraquinho - 3.2 - e na reportagem mostrou como as pessoas estão despreparadas. Uma moradora pensou que era o fim do mundo!! Minhas primas (adolescentes) estudavam no México, e quando a sala de aula ondulava num 5.0, nem se abalavam. Todo grande centro urbano tem que ser orientado para saber como reagir numa alteração brusca no clima, entre outros sustos. Grata pela atenção, além de ser um pesquisador nato, vc tb é muito gentil, valeu.
aurora comentou
* oops, quis dizer alteração brusca geológica. Mas vale tb para clima, conflitos socias e tantos outros sustos!
Sandra Silva comentou
É Aurora, este continua sendo meu foco, o despreparo. Pois sabemos que em casos como esse o número de vitimas aumenta devido ao desespero e falta de orientações.
aurora comentou
Oi, Sandra! Vc tb percebeu, né? Ao potencializar um evento, por não conhecê-lo corretamente, a emoção está no controle e então...as atitudes resultam em consequências desastrosas, bem piores do que eventos naturais em questão.
aurora comentou
Ah! E Sandra, esqueci de destacar que em parte o medo é bom pois é sinal que o instinto de preservação libera a adrenalina que precisamos nestas ocasiões, o que complica é interpretar errado o que acontece, deixar a razão de lado.
Anônimo comentou
voces estao falando sobre despreparo, aqui vai links sobre como ons EUA estao se preparando... En El Aniversario Número 199 Del Terremoto En New Madrid, FEMA Insta Al Público A Que Estén Preparados Hoy de 16/10 2010 e o link é da fema, eles teem versao em espanhol e Exercício Nacional Nível 2011 16-20 de maio de 2011 [ falam principalmente da região central dos Estados Unidos do New Madrid Zona Sísmica (NMSZ) ]
Anônimo comentou
tb aqui Missouri preparação Terremoto 2011 [ Missouri Earthquake Preparedness 2011] é pelo visto se preparam mesmo....
Anônimo comentou
Também se preparam para outros eventos também ! Tem até um navio guardado embaixo da Terra. Será que o Mar vai chegar até lá ?
Anônimo comentou
falar do méxico, chile ou qualquer um desses países com tremores freqüentes é fácil, a engenharia de lá outra! (e não entendam como melhor!)o nosso país não está preparado tecnicamente! se fosse um tremor aqui em casa eu entrava em pânico também! a coisa aqui é a base de "sapata, viga e pedra de alicerce"
aurora comentou
Entendi seu ponto de vista, Prof., em países com atividade sísmica frequente e/ou mais intensa, as pessoas estão acostumadas e por isso não entram em pânico facilmente. Mas que aqui no Brasil não é comum orientações para agir com segurança em casos de sustos, isto é fato. Prefeituras não instalam sirenes, não dispõem de carros com altofalantes, telefones num caso extremo ficam congestionados, não se faz treinamento com a comunidade (só lembro de Angra, devido a usina nuclear)...enfim, a população aumentou e as consequências de tumultos por medo se agravam, não acha?


    30
Arlindo      
Pouso perfeito! Discovery merece ser aposentada. Prestou excelentes serviços. Parabens à equipe da NASA.


    31
Anônimo      
sobre essas nuvens eu ja vi no começo desse ano umas tres vezes,no ano passado tambem vi algumas,no dia 31 de dezembro do ano passado eu vi pelo meio-dia um halo solar muito visivel. sera que e esse projeto haarp
Hilton comentou
Jarlielson, essas nuvens com tons violeta e verde são normais aqui pelo sul, principalmente no inverno. Nada de misterioso.
Anônimo comentou
Há quanto tempo essas nuvens estão aparecendo? Por quê? Isso é bom ou ruim?
everton dos santos comentou
Dil, esse fenomeno sempre ocorreu, mas como vc mesmo relatou, tem que ter sorte p/ registrar pois normalmente é rapido. [Ver site] aqui tem a explicação do fenomeno. vc pode achar como nuvem iridescente ou Arco Circunhorizontal. é a luz do sol refratada em nuvens finas tipo cirrus.
Anônimo comentou
Everton no link que vc citou está escrito assim ''O fenômeno ocorre quando o sol está no alto do céu (mais alto do que 58º sobre o horizonte), e a luz passa através de uma nuvem diáfana tipo cirrus de grande altitude feita com cristais hexagonais. A Luz entra pela face vertical e é refratada, como em um prisma, e separada no conjunto das cores visíveis. Quando a face dos cristais está perfeitamente alinhada em paralelo com o solo o resultado é um espectro brilhante de cores que se parecem com um arco-íris.'' aí eu tava lendo esses dois post e o poste anterior que tem um foto de uma nuvem ... aí procurei pelo site do geocites e nao ta mais, fui no google e encontrei do autor do email a seguinte postagem que é o principal motivo de eu colocar aqui cito uma parte do testo do link anterior ''Mas algo diferente havia nessa iridescência. A nuvem não estava muito próxima do Sol. Foi a iridescência mais afastada do Sol que eu já vi. Depois do telefonema desci à rua para ver. Mas do meu ponto de vista o fenômeno não estava tão belo. Mais tarde falei com Melissa, namorada do Júnior, e ela falou estar impressionada com as tantas cores que tinha visto. À noite quem me telefonou foi o fotógrafo Sérgio Mendonça, que disse ter tirado algumas fotos. Seguem abaixo duas de suas fotos das nuvens iridescentes, tiradas às 19:42, logo antes do pôr do Sol. As nuvens estava mais ou menos altas no céu, ou seja, bem afastadas do Sol.'' ............//....... entao, como fica, é fenomeno comum ou é raro? ocorre quando o sol está no alto ou quando o sol ta praticamente ja indo embora? ao por do sol? temos que pesquisar, assim fica confuso... eu ja havia lido que era um fenomeno mais ou menos recente em termos de ser notado ou classificado, isso quando meses atras eu procurei saber o que eram essas nuvens coloridas, mas teria que procurar onde li isso, mas foi em sites que classificam nuvens...
aurora comentou
Gente, pelo que entendi as nuvens que Everton citou (as IRIDESCENTES) são comuns e as raras são as nuvens NOCTILUCENTES. Vejam no link: ¨¨¨¨¨¨¨¨¨ [Ver no Apolo11] ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
everton dos santos comentou
sonialotus, realmente é um pouco confuso. A EXPLICAÇÃO É: existe arco circun horizontal e nuvens iridescente. visualmente é a mesma coisa mas de acordo com as explicações na internet, só é ARCO CIRCUNHORIZONTAL quando o sol esta mais alto que 58° sobre o horizonte e "deve" formar um arco invertido. já a NUVEM IRIDESCENTE pode ser vista com o sol em qualquer posição, até um pouco depois dele se por, como mostra o link que vc postou, e não tem uma forma definida. [Ver site] [Ver site]
Anônimo comentou
jardielson olha la embaixo no post do Dil eu coloquei uns videos de campina grande, tua cidade fica perto? tem la as nuvens coloridas, ........// everton e aurora, vou olhar os links, obrigada...
Anônimo comentou
as misteriosas nuvens noctilucentes em 2007 ainda eram desconhecidas quanto a sua origem pela propria nasa, que enviou sonda pra estudá-las por 2 anos, ja deve ter uma conclusao do estudo, ..../... sao misteriosas porque aparecem em altitudes muito altas onde não há umidade e porque seu número tem aumentado significativamente sobre as regiões polares, onde raramente se formam...../// essa tal noctilucentes estaria entao aparecendo no céu do brasil, porque as duas fotos que estao no link que eu postei abaixo sao de 19:40 da noite, se nao me engano.... noooossa, no met.sul ha uma postagem que até aparece aurora mesmo, kkkk, so que menos belas, essas fotos, recomendo que vejam, pois sao belas, é muito diferente da foto brasileira
Anônimo comentou
Pois é, Everton, pode sempre ter ocorrido. Mas, nos últimos 5 anos vem ocorrendo com maior frequência, ao redor do mundo. Basta dar uma pesquisada e ver os relatos de pessoas e vídeos.


    32
Anônimo      
Essa vai pra Naica.por que a energia dai caiu?


    33
Anônimo      
tem alguem aqui no pgtalk que entende sobre fisica,e por que eu tenho uma duvida.


    34
Anônimo      
Boa noite Globais! Cariacica, Grande Vitória/ES 25ºC chuva neste momento e humidade em 94%. Alguma informação sobre o sismo em Montes Claros? Uma ótima noite a todos!!!


    35
Rezendeaf      
Olá Pessoal do PGTalk... Bom dia a todos com muita Paz... Alto Paraiso de Goias hoje até agora sem chuva... mas, com periodos cobertos de nuvens e ate sol a pino.... rsrsrsrssss... uma dádiva de Nosso Amado e Querido Pai Celestial... Muita Paz a Todos... opss.... desculpe mas, acho que náo cheguei a infringir as regras... se for o contrario me avise... Muita Paz em vossos coraçoes... Rezendeaf


    36
Anônimo      
Nossa duas réplicas no Japão do tremor de 7.2 de hoje, uma de 6. e outra de 6.0 cerca de 15000 de tnt apena 1 km de profundidade.
Anônimo comentou
Boa Noite a todos ! É Rubens, e agora tivemos um de 6.6 na região de Papaua, Nova Guiné.
Anônimo comentou
Nova Guiné reduzido para 6.1
Anônimo comentou
Sites de monitooramento de sismos divergem quanto a magnitude do sismo de Nova Guiné. Uns anunciam 6.1 e outros, 6.6


    37
Rezendeaf      
Olá meus irmãos PGTalk... em primeiro lugar muita Paz a todos... agora com referencia a discussáo em pauta... divulgaçao e preparo para acidentes.... ummmm... pessoalmente como pesquizador por mais de 20 anos sobre os efeitos da radiaçao, posso dizer que principalmente da america do sul ate a do norte, dificilmente estarão preparados para tais eventos... e isto incluie os outros tipos de acidentes... pois as conclusóes a que cheguei, indicam um diferencial ainda náo avaliado pela ciencia... mas, para que voces comecem a caminhar na direçao, é só analizar os seguintes eventos... Hiroshima... Chernobil... Goiania... avaliem o volume de radiaçao em pauta com tipos de isotopos e etec., o volume de vitimas e cultura.... apenas estas treis variaveis para inicio... e depois voces me digam o que acharam... e inclusive já dei a chave que levei anos para encontrar... rsrsrsrs... mas, com relaçao a dados, procure dados oficiais... esqueçam os greenS da vida, eles sempre analisam os dados de forma tendenciosa a seus proprios interesses... senáo voces náo chegam ao resultado real.... Muita Paz a Todos... Rezendeaf
aurora comentou
Paz!
Rezendeaf comentou
obrigado Aurora e Muita Paz em Seu Coraçao.... Em tempo: (os greenS alem de analizar de vorma tendenciosa, manipula muitos dados... inclusive de chernobil... cuidado ao analizar dados de lá... rsrsrsrs... Rezendeaf...
aurora comentou
Rezendeaf, tb me interesso por efeitos de radiação. Lembro-me que logo após o acidente de Chernobyl publicaram um livro "BONECOS DE NEVE E CHERNOBYL" que me deixou impressionada com o que aconteceu com as crianças de lá. Parece que após certo tempo animais e plantas da área isolada sofreram mutações como deformações e aumento de tamanho, vc viu algo a respeito?
Rezendeaf comentou
Olá aurora... voce esta com um pouco de razao... realmente a radiaçao causou muitas transmutaçoes por lá... e caso voce ainda náo saiba, ate uma especie de minhocas que eram assexuadas, passaram a copular... (tentativa de perpetuaçao da especie com menos danos genéticos????) náo tenho link, mas, creio ser possivel encontrar links para tais estudos realizados em Chernobil... mas o tipo de açao foi um erro humano... agora com relaçao a radiaçao natural, como ocorre conosco com toda radiaçao que recebemos do Cosmo... náo se assuste... nossos pais, avos, e filhos todos foram e serao bombardeados pela radiaçao inclusive solar... e se elas náo nos fizeram tao mal ate enquanto nao a conheciamos, porque agora o fará? ummmmm... algo simples... porque até entáo náo a temiamos... mas, note que estou a falar da radiaçao Cosmica... he... talvez se pergunte porque só a cosmica... ummm... a natureza é sabia... e ela sabe o que precisamos... agora com relaçao a radiaçao provocada por nos mesmos, estas sáo feitas aleatoriamente para estudo e ou com finalidade especifica sem entendê-la e ate mesmo sem saber o que ela é... só pensando no objetivo...sem pensar nas consequencias... e quando eu falo de consequencias, só para que voce tenha uma ideia, lá em chernobil foi incinerado pelo incendio, mais que 40 kilos de plutonio... heeeeee... PLUTONIO... que nas desintegraçoes foram gerados praticamente todos os tipos de isotomos... mas, veja que a natureza é sabia, em lugares que foram detectados niveis mais de 200 vezes maiores que o normal pelo mesmo tipo de radiaçao de goiania (Cesio) (sendo considerado inabitavel), num periodo de 20 anos já tinha os mesmos indices normais e sendo habitados normalmente... inclusive um dado curioso que ouvi de um cientista que esteve por la... a maioria dos afetados tinham total conhecimento do que estava acontecendo... enquanto outras pessoas consideradas desinformadas, tiveram menores danos ou nenhum estando na mesma região... mas, acho que ja falei demais... se náo levar um pito, continuo... pois, náo estou convicto de que este post sera bem aceito... se assim for me desculpem... e Muita Paz em Seu e Vossos coraçoes... Rezendeaf...
Anônimo comentou
Olá amigo, gostaria de saber os links sobre pesquisa em Chernobil, me interesso muito sobre o assunto, e muito sites que entro vejo que são tendenciosos, espero os links por email. Grata - Rita Z


    38
Anônimo      
Mais sismos.... 6.1 Japão.
Patrus comentou
Mari, hoje a bruxa está solta, e vem mais por aí, acabou de ter um na Nova Guiné, 6,6°.
Anônimo comentou
É Patrus, parece que as placas estão convulsionando.


    39
Anônimo      
Pessoal Dizem que os polos estao perdendo gelo, porem o polo norte num ritmo muito acelerado ja a Antartida menos bem menos porque ?


    40
Anônimo      
Ufa!!! Terra agitada hj, parece que está querendo fazer o que um cachorro peludo faz quando sai da àgua. Foz do Iguaçu, calor.
Anônimo comentou
Onde sera o proximo ???
Anônimo comentou
Um cachorro cheio de pulgas(nós)!


    41
Anônimo      
O mapa postado dia 08/03
Anônimo comentou
06/03
Anônimo comentou
SolarIMG


    42
Taís      
Filipinas: Quatro sismos vulcânicos e moderado vapor no vulcão Mayon- [Ver site]


    43
Taís      
Indonésia: Monte Bromo entra em erupção 58 vezes - [Ver site]
Taís comentou
Costa Rica : Vulcão Turrialba preocupa moradores- [Ver site]


    44
Anônimo      
Em menos de 24 horas sao 24 terremotos proximo a costa leste de honshu alguem ja tinha visto isso antes ? qual o recorde de terremotos seguidos ? Limeira SP sem chuvas


    45
Anônimo      
quem por favor pode me explicar isso e se toda essa atividade é algo normal, recorrente, sei lá.... me digam algo, uma dica, pra ver se começo a entender isso, obg...
Anônimo comentou
complementando é a pagina do USGS Internet Live Server Sísmica, que se atualiza de 30 3m 30 min e a utima foi Última atualização Qua MST 9 mar 2011 15:51:33.... é sempre assim nesse ''pretinho básico''?


    46
Anônimo      
Boa noite a todos. Já fui participante desse painel, e inclusive já sai, fiquei somente como espectadora. O que mais me chateou e chateia e continua a mesma coisa é: Até hoje após o OBSIS/UNB, dar por declarado o terremto apesar de pequeno em Montes Claros o sistema aqui não informa isso. Realmente vejo o PGTALK perdendo pessoas e isso vai aontecer sempre por falta de informações interessantes. Inclusive peço depois disso publicado que o Administrador me exclua realmente daqui pois não existe essa opção. Boa noite a todos, vamos pelo menos ver se o que escrevi aqui é publicado após isso pode deletar forever. Tchau
aurora comentou
Tb notei que o painel não foi atualizado...
Administrador comentou
Peço a Gentileza aos participantes que prestem mais a atenção no painel. O terremoto está plotado no mapa faz dois dias. Outra coisa, quem quiser se descadastrar, fique a vontade. É só prestar atenção antes de postar e ver escrito em vermelho essa opção. Mesmo assim, aqui vai o link: [Ver no Painel Global]
aurora comentou
Rogério, não fique chateado, é que lá ainda informa que não se sabe se é sismo ou explosão. Não é o caso de se descadastrar, afinal, o volume de informação aqui é grande, e muda a cada instante. Nem dou conta de acompanhar tudo!
Administrador comentou
Aurora, aquelas informações devem ser escritas pelos usuários. O "Direto no Mapa" foi feito pra isso. Nós escrevemos apenas para preencher essa lacuna, já que os usuários não escrevem. Para escrever uma notícia, é só clicar no botão ao lado do relógio. Qualquer um pode escrever e a maioria dos participantes vai ser beneficiada.
aurora comentou
Ah, agora entendi. Como vê, não dou conta mesmo de ler tudo que vai veiculando aqui, agradeço por esclarecer, pela paciência, hehehe...Boa Noite, Rogério!
Lena comentou
Aurora, é que a notícia ali plotada no mapa foi escrita por um participante e não pela a administração. Aqui no PG nós também podemos participar, as notícias plotadas no mapa são escritas por colaboradores do site, ou seja, participantes. Se ainda não foi atualizado é porque nenhum usuário do site atualizou. Porém isso já foi comentado, debatido e discutido aqui até a exaustão...Muito me admira que a Anônima que alega estar só de espectadora não tenha visto.Mais de cinco participantes já comentaram aqui que foi realmente um tremor de magnitude 3.2. Já se conversou até sobre a falha que há em MG e que pode ter causado o abalo em Montes Claros, inclusive que esse não seria o primeiro e etc...Hoje já falamos sobre isso, ONTEM já falamos sobre isso, enfim...É só rolar a barra para baixo e procurar que vai achar.
Lena comentou
Argh, o Rogério já respondeu, odeio postar junto com outra pessoa. >.
aurora comentou
Valeu, Lena, muito obrigada pelo esclarecimento!
Anônimo comentou
anonimo como que alguem que se apresenta assim pode fazer algum comentario! o adm e muito democcrata forever tchau.


    47
Lena      
Gente parece que o planeta está aderindo ao carnaval, porque como ele tá sambando essa semana, hein? Huauahuhauhauhahau


    48
carmen      
Boa noite à todos.Administrador Rogério, aproveitando que está por aqui,subo a pergunta da sonialotus abaixo sobre os sismógrafos da usgs, cujo link ela nos enviou, é também dúvida minha, será que poderia responder-nos? Grata
Administrador comentou
Olá Carmem. Os sismógrafos estão assim porque tivemos muitos eventos. À medida que os eventos diminuem, eles também vão ficando mais limpos.


    49
carmen      
Realmente impressionante, eu particularmente nunca os tinha visto assim.Mas, é muito lógico diante de tantos eventos. Obrigada!


    50
carmen      
E o Sol bicando classe X. Vejam gráficos acima.


    51
carmen      
será que foi da 1166?
Anônimo comentou
sou leigo no assunto o que significa :1166 e sol bicando classe x?
everton dos santos comentou
[Ver site] 1166 é um numero de identificação das manchas solares. acho que esta foi a responsavel pela ultima explosão solar ou é a que esta na direção da terra. mas tem outras:1164,1165... a questão do sol bicando é que na tabela de fluxo de raios X ali em cima, o grafico chegou a tocar na classe X que são as mais perigosas. [Ver site] outras imagens
Anônimo comentou
Pelo que eu tenho aprendido aqui, acho que ainda é cedo para setirmos os efeitos das últimas explosões. Ainda não atingiram a terra.
Anônimo comentou
obrigado Evertom muito esclarecedor


    52
carmen      
Everton, você deveria ser o vice-administrador deste painel. Realmente ótimas colocações e postagens de sites ilustrativos realtivos ao assunto. Obrigada!


    53
Anônimo      
ola evertom muito bons os site ,fotos maravilhosas obrigado.
carmen comentou
Sim, Akila, parece que o Everton tem sempre um link na manga para esclarecer tudo!
everton dos santos comentou
que bom que gostaram. eu aprendi bastante aqui, ajudo dentro do possivel e coloco algumas imagens interessantes que as vezes não são bem divulgadas.


    54
Anônimo      
Boa noite!alguem sabe me dizer o pq de tanta atividade no Arkansas nos EUA, tem algo lá que represente algum perigo?
carmen comentou
Não. Só causou estranheza na semana passada o excesso de atividades sísmicas baixas .
Anônimo comentou
valeu Carmem!


    55
Anônimo      
boa noite , apesar do pouco conhecimento que tenho ,estou percebendo que existe uma relação direta em atividade solar e os terremotos, alguem pode me ajudar ?, os dois graficos mostram isso.
carmen comentou
Olá Dirceu, embora não haja nenhuma comprovação científica, existem estudos que tentam comprovar isso sim.


    56
Meg      
Salto/SP 19°C, noite linda e estrelada. Para quem gosta de aurora boreal, entre neste momento e veja como elas estão lindas.Acho que é por causa dos eventos com o sol. olhem porque está uma belezura1 BjuS!!!! [Ver site]
Anônimo comentou
Meg, boa noite! Fiquei um tempão vendo as auroras...indo e voltando e vendo de novo...é realmente muito lindo. Obrigada por compartilhar.Abraço.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade