Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Júnior Gonçalves      
Olá Meg!!!Entao historia interessante...Uma vez aconteceu uma intensa tempestade numa madrugada há alguns anos aqui em Campo Grande naquela epoca deveria ter uns 15 anose já apaixonado pelas tempestades..Para você ter uma ideia da tormenta que arrancou telhas da minha casa as dos vizinhos caiam no meu quintal e tudo parecia que estava acabandoo Mundo e eu acordei para ver o espetaculo da natureza enquanto meus pais estavam aterrorizados e com muito medo mesmo e eu apenas curtindo adorando tudo o que acontecia..para vc ter uma ideia fiquei na varanda de casa olhando tudo..E nao senti nenhum medo..O que eu tenho um pouco de medo e dos raios aqueles bem estrondosos que caeem bem perto..Aida medo...Mais alem disso nada de tao traumatizante..Abraçoss


    2
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do painel Global 9:44 Lisboa Previsão de Chuva mas neste momento um sol radiante.


    3
Marcos Passetti      
bom dia: furacao ADRIAM esta classificado na categoria 1 na escala SAFFIR-SIMPSON com ventos de 140k/h com previsao de chegar a categoria 3 com ventos de 180k/h pode-se ve-lo nessa imagem de satelite proximo costa mxicana [Ver no Apolo11]
Marcos Passetti comentou
neste site vc tem aposiçao exata [Ver site] clicando vc tem acesso a sua rota!


    4
Thaís C.A      
Bom dia a todos!Aqui na região central de Goiás, está chovendo!Nossa eu nem acredito,pois estamos em plena seca e já estava sem chover a um mês e seis dias, ano passado tivemos uma seca muito forte foram praticamente seis meses sem chuva.


    5
Edmundo      
Buenas, Tchê: Em Novo Hamburgo, RS, Céu claro, algumas nuves esparças. Frio e seco. 8 graus C, sensação de 1 grau. Umidade 87%, ventinho básico de 20km/hn WNW, Pressão de 1022mb. Previsão de frio e seco até quarta-feira. Bom final de semana a todos. Ah, gostei da sopa, colega Luisdageo. Muito proposital para o frio de ontem à noite.
Professor Rubens comentou
Bom dia, Rio de Janeiro nublado 23º agora!


    6
sula sanches      
ola,parabens pelo Painel Global! eh excelente!!!


    7
sula sanches      
Sou apaixonada pelas noticias do PG!


    8
Luciana      
Bom dia a todos, Chapecó SC, forte neblina com visibilidade reduzida. Temperatura de 6.4ºC.Tirei uma foto da forte neblina...


    9
Meire Ruiz      
Bom dia!! Terremoto de 4.8 no Chile, região de Araucania, onde também existem vulcões. Araucania fica cerca de 165km de distância do Vulcão Puyehue.
Meire Ruiz comentou
Na rota entre Puyehue e Araucania está o vulcão Villa Rica.
mary comentou
Boa tarde daqui Meire...^^! Boa tarde a todos do PG!Condições Atuais : Atenas, Grécia - Sexta-feira, 10 de Junho de 2011 14:50 Local Time (Sexta-feira, 11:50 GMT) = 31°C / Parcial. nublado. Sensação de 31°C - Vento: de Leste a 21 km/h , Ponto de orvalho: 10°C , Umidade: 27% , Visibilidade: 10 quilu00F4metro , Barômetro: 1005,1 milibares , Índice UV 8 Alto ...torrando os côcos por aqui...ainda bem qeu estou no dia todo trabalhando...mas os turistas estáo iguais largatixas ao sol....( tsc..tsc..)
mary comentou
Erro: isso que dá digitar correndo...rs...* Lagartixas*..........rsss
Meire Ruiz comentou
A agência Latina noticiou o tremor: [Ver site]


    10
sula sanches      
Os terremotos podem ser REALMENTE previstos?
Meire Ruiz comentou
Oi Sula, aqui tem algumas respostas, veja: [Ver no Apolo11] [Ver no Apolo11] :)
Anônimo comentou
Não encontrarm ainda a fórmula secreta ! Não se pode ainda prever localização exata e magnitude e muito menos a data. O que acontece é que por uma determinda região estar em alta atividade, principalmente a região do círculo de fogo (ásia, região do pacífico), presume-se que mais abalos irão ocorrer naquela região, mas isso qualquer um pode fazer, observando a movimentação, mas não dá para prever data, local, magnitude.
sula sanches comentou
interessante... "Sistemas de Alerta Diante à impossibilidade de prever quando e onde os terremotos acontecerão, mas conhecendo as características de propagação das ondas sísmicas, os cientistas partiram para o desenvolvimento de sistemas de alertas que possam avisar com antecedência a população das cidades. No Japão, por exemplo, os pesquisadores criaram um sistema de aviso de tremores capaz de avisar com 10 segundos de antecedência a chegadas das ondas. Apesar de parecer pouco tempo, 10 segundos de antecedência permitem que as populações deixem suas casas ou procurem abrigo em local seguro, onde possam se proteger ante a chegada do tremor inevitável." Noooossa!!! 10 segundos?! e dah p sair correndo fugindo de uma onda gigantesca?! eu moro numa ilha! estou cercada de agua! rs... neste exato momento p onde eu vou? meu Deus, tenho q ter um aviao particular ou helicoptero! rs... --------------------------------------------------- puxa, isso eh serio mesmo...
everton dos santos comentou
sula, acho que ficou um pouco confuso ondas sismicas com ondas de tsunami. Esse alerta antes do tremor ser sentido na superficie pode ser de até um minuto antes [Ver site] Os alertas de tsunamis podem ser dados com 20 minutos de antecendencia ou mais, dependendo da distancia.
sula sanches comentou
ola! everton, obrigada pelo seu comentario! fonte do texto q postei: [Ver no Apolo11] ------------- "Os alertas de tsunamis podem ser dados com 20 minutos de antecendencia ou mais, dependendo da distancia." everton! aeh, melhorou um pouco!kkkkkk mesmo assim eh impossivel sair daki em vida! no Brasil nos naum temos nenhum tipo de informaçao em massa e muito menos treinamento!!! mesmo indo p a marinha q fica ao lado do meu bairro q dah p ir ate andando e tem duas entras principais p cada bairro vizinho. tenho kit de sobrevivencia de cabeça, pelo menos o basico pois naum dah p sair levando muita coisa e muito menos c duas crianças!
sula sanches comentou
*** erro: tem duas entradas principais p um de cada dois bairros vizinhos. (posso descer indo p a direita ou esquerda)
sula sanches comentou
mas mesmo assim eles naum irao abrir as portas p td mundo! (imagine... entrando um monte de bandidos, de umas dessas favelas vizinhas da marinha...) o jeito eh td mundo ir as igrejas ou escolas mas mesmo assim tera muito engarrafamento e assaltos (etc...)
Anônimo comentou
Sula querida, respira, assim você vai entrar na síndrome do excesso de informação.
sula sanches comentou
eh verdade mary, eh que jah sofri uma enchente ha muitos anos atras qd estava indo a escola de noite. tive q passar sozinha num tunel cheio de agua,enfrentar o frio (e corria o rsico de pegar doenças devido o lugar cheio de urinas e etc) p chegar do outro da rua para encontrar pelo menos alguem conhecido. depois andei kilometros e mais kilometros c alguns colegas q sairam da escola pq tava td parado e tivemos q descer do onibus. naum poderia estah sozinha. eh preciso ter muitas informaçoes possiveis p sobreviver e eh legal! mas... a populaçao naum estah nem aeh p isso...
sula sanches comentou
obrigada Meire Ruiz, vou ver o link q vc postou!


    11
Anônimo      
Bom dia a todos ! Aracaju, SE amanheceu com céu encoberto, nuvens carregadas se aproximando pelo Sul, vento fraco, temperatura em declínio, em torno de 24º, chuviscando no momento.
Anônimo comentou
Que temperatura agradável aqui em Araçatuba interior de São Paulo está 15 graus com sensação térmica de 13 graus, por enquanto tempo nublado mas até o fim da tarde a massa de ar polar vai dissipar as nuvens trazendo temperaturas de 9 graus para o sabádo. Muito agasalho, porque a sensação térmica pode ser de bem menos, bruuuuuu.


    12
Luciano      
Bom Dia! Grande Florianópolis com céu aberto (terminando de dissipar a neblina da manhã), temperatura de 13°C em elevação, ventos do quadrante oeste fracos a moderados. Ao que tudo indica teremos um fim de semana com tempo bom e clima agradável na Ilha da Magia e adjacências.
Luciano comentou
Aparentemente as sensíveis oscilações registradas no sismógrafo (ainda sem explicação)diminuíram nas últimas horas. Pesquisei brevemente sobre os microssismos (possíveis causadores das oscilações) e parece que os mesmos são frequentemente relacionados com as atividades vulcânicas. Gostaria de saber dos caros amigos que acompanham os registros, se a atividade vulcânica recente no planeta é considerada normal ou estaria elevada em função dos vulcões em atividade no momento? Obrigado e até logo!
Anônimo comentou
Bom dia Luciano ! Ao meu ver, as oscilações permanecem e quanto aos vulcões, as atividades estão dentro da normalidade, visto a quantidade de vulcões ativos em nosso planeta.
Luciano comentou
Ok, obrigado!


    13
Anônimo      
Alguém tem algum material que esteja publicado que apoie cientificamente o resfriamento global???
Anônimo comentou
Bom dia Fabiano. Procure por Professor Luiz Crlos Molion. Renomado brasileiro que defende a teoria do resfriamento global. Você encontrará muito trabalho dele na web, inclusive no youtube com reportagens e palestras.
Marcos Passetti comentou
ola: publicado eu nao conheço, mas ja assisti a um documentario na tv onde cientistas afirmam que com o derretimento acelerado das geleiras a agua doce proveniente interferira na salinidade da agua do mar interronpendo correntes as maritimas...disparando assim um resfriamento global,seria um mecanismo de auto proteçao da terra isso ja teria acontecido no passado...
Anônimo comentou
Quanto ao professor já conhecia seus trabalhos, mas queria outras fontes que apoiem a teoria. mas obrigado pelas respostas.
Vinicius JPDCL comentou
Fabiano, acho que vc encontra alga a respeito nesse site.
Vinicius JPDCL comentou
ops....algo....rsrsr


    14
Vinicius JPDCL      
Boa dia! América do Sul tem o maior número de vulcões ativos do mundo. Vale a pena ver a matéria.
Meire Ruiz comentou
Bom dia Vinícius. Gostei do vídeo! A foto mostra pedra de lava do tipo Pahoehoe enontrada em Guarapuava, Paraná. [Ver site] Relátorio de geologia do sul do Brasil que mostram as pedras vulcânicas [Ver site]


    15
ORTIZ      
Recomendo ao Painel Global retirar esta gravação que informa da ocorrência do dia 29/05 que chegará no final de semana. Já estamos na 2ª semana e amensagem do "plim" continua a mesma.
Anônimo comentou
A gravação que está no momento é do dia 1 de nho e não 29 de maio.
Anônimo comentou
desculpe o erro de digitação é a do 1 de junho


    16
Celso      
Terremoto ¨médio¨ no México (5.6) agora a pouco.... deu para sentir aqui na Cidade do México, embora o epicentro nao tenha sido aqui. Um bom dia a todos! Celso
Anônimo comentou
USGS classifica em 4.7 de magnitude, 13,9km de profundade em Guerrero, Mexico.


    17
Taís      
Vulcão entra em erupção no Havaí - [Ver site]
Taís comentou
webcams Kilauea- [Ver site]
rone abbad comentou
BOM DIA TAIS, VALEU PELA CAM, ESTAVA PROCURANDO, MAS SEMPRE POSSO CONTAR COM SEU SERVIÇO DE MONITORAMENTO GLOBAL POR CAM,KKKK BOM DIA A TI
carmen comentou
Embora essa sua corujinha seja linda, cada vez que eu a vejo por aqui, me dá um frio na espinha, outro vulcão, Taís???rs...
Taís comentou
hahaha pessoal eu só ví hoje! É mesmo assim bem maluco, enquanto uns dormem outros acordam Carmen. Bom dia Rone, ainda estou aqui de olho neles. hahahaha


    18
Luciana      
Cinzas do vulcão Chileno chegam á Porto Alegre...
Professor Rubens comentou
Já chegaram em Curitiba
Luciano comentou
Boa Tarde, Hoje no início da manhã na Grande Florianópolis, o céu apresentou uma nebulosidade pouco diferente, na hora nem cogitei ser a nuvem de cinzas do vulcão Chileno, mas observando as fotos de Porto Alegre do final de tarde de ontem, percebi grande semelhança no tipo de nebulosidade e pelas cores próximas ao horizonte, o que me leva a crer que esta nuvem deve estar aqui por cima. No momento, com sol alto, céu completamente azul na região.


    19
Jorge Oliveira.      
Bom Dia a todos..Porto Alegre com temperaturas entre 11/12 C...Ceu parcialmente nublado..umidade relativa do ar entre 88/89 %..Ventos 9 Km/H..Direção do vento WNW..Pressao Atmosferica 1020 HPA..Aeroporto Salgado filho fechado até as 9:15 de hoje em função da nuvem vulcanica..(medida de prevenção..Força Aerea vem rastreando e recalculando todas as modificação de direção e intensidade da nuvem bem como sua resposta ao tempo de aproximação da capital..Base Aerea de St.Maria fazendo escaneamento aereo com aeronaves do SAR..Esperamos nao sermos pegos de surpresa..(alias de surpresa seria impossivel apos as medidas do MINISTERIO da DEFESA representado neste evento pela FAB..)..Um boa manha a todos..!
carmen comentou
Bom dia Jorge! Que bom que o Ministério da Defesa -FAB está funcionando bem por aí. Vá nos mantendo informados. Abç
Jorge Oliveira. comentou
Oi Carmem...Dispomos de 03 unidades militares de defesa aerea por aqui..(5ºcomando aereo..5ºbase aerea em Canoas..e ainda contamos com a Base Aerea de St.Maria)Nestes casos da até pra dizer q nos sentimos apoiados...Mas vou atualizando sobre as novidades deste pó de vulcao no ar..rsrs Um braço Carmem..
carmen comentou
Qualquer coisa te empresto meu aspirador, embora não tenha tanta certeza se por aqui também não iremos precisar.rs..
Jorge Oliveira. comentou
Hehe..Obrigado carmem..Mas nao teria uma mascarazinha ai tbem..(tenho renite rsrs)...rs (te prepara estava vendo as cinzas na tv local..Porto alegre ta mais sujinha..rsrs)e parace q esta nuvem adora passear..rs


    20
fernando      
BOM DIA P/ TODOS DO PG :Tempo no Momento em Palmas-TO -Temperatura: 27°C Pressão: 1018hPa Direção do Vento: S Intensidade do Vento: 12 km/h Condição: Alguma nebulosidade Umidade: 66% Atualizado às 09:51h Sexta-Feira, 10/06 nascer e pôr-do-sol: 06h27 17h59 Um ótimo final de semana Fernando
Sigried comentou
Bom dia/boa tarde para todos do RG. Em Vallecrosia (IT), sol com nuvens esparsas. A temperatura no sol de 30 graus mas de uns 22 graus na sombra. Ó terra abençoada com um ventinho refrescante.....rsrsrs
Sigried comentou
Hoje foram registrados 7 tremores leves, entre 2 e 2,7 na região montanhosa de Montefeltro(centro/leste da Itália).Somados aos dos últimos dois dias (+ 17) podemos dizer que os habitantes da região vivem sobre um solo de gelatina. Só espero que não caiam ....


    21
Anônimo      
Alguém sabe me dizer o que a neutralidade do pacífico equatorial pode causar no brasil e até quando pode permanecer este estado de neutralidade?
Anônimo comentou
quero dizer neutralidade no sentido de oceano.
Sigried comentou
Fabiano. Eu espero que esta neutralidade persista. Qualquer alteração da temperatura oceânica, para mais ou para menos do que o normal, resultará em El Niño ou La Niña. Acho que os nossos entendidos no assunto aqui do RG poderão nos esclarecer mais detalhadamente.Um abraço.
Luciana comentou
Olá Sigred, normamente quando as águas da bacia do ocenao Pacífico estão frias ocorre a fase da la ninã que no Brasil muda as condições do clima, no sul passa a ter escassez de chuva e no norte e nordeste excesso de chuva, no el ninõ acontece o contrário, as águas se aquecem e o sul passa a ter muita chuva e nos demais estados do norte ocorre falta dela. Desde o mês de março deste ano o Pacífico está em fase de neutralidade, o que significa que não teremos nem seca demais nem chuva demais, ou seja um clima normal... pelo menos é o que se espera...
Luciana comentou
Ahh, ia esquecendo não se sabe até quando irá permancecer a fase de neutralidade, mas espero que fique assim por um bom tempo.
Marcos Passetti comentou
"NEUTRALIDADE" do pacifico significa para o Brasil estaçoes mais definidas de forma geral...para o sul as frentes frias devem entrar com facilidade bem como ondas de frio tambem vale para o sudeste de forma mais amena...deixo este site e sobre el nino e la nina para neutralidade considere condiçoes normais [Ver site]
Marcos Passetti comentou
condiçoes atuais das aguas do pacifico [Ver no Apolo11]
Sigried comentou
Ficou bem explicado.....Grazie per tutti.


    22
getúlio valente      
Vulcão entra em erupção no Havaí


    23
YESUM      
Boa tarde! Bh-Mg céu nublado, com possibilidades de chuvas ao fim da tarde! Ontem os ventos chegaram a 80km/h em algumas regióes de Minas causando muitos estragos, cerca 30 mil residencias estão sem energia até agora! Não houve notícia de mortes, apenas uma pessoa ferida sem gravidade.
everton dos santos comentou
aproveitando o post, a nuvem de cinzas chegou na região de Curitiba e causa transtornos no aeroporto da cidade. [Ver site] P/variar o site da infraero saiu do ar e o informativo da FAB também.


    24
Arlindo      
Boa tarde, amigos do PG. PASSAGEM da ISS, hoje. Visível em todos Estados litorãneos, (Sul, Centro Oeste, Sudeste e Nordeste) desde Rosário, na Argentina, (oeste do RS) até Pernambuco (norte da BA) Será das 18:35 hs até 18:43 hs. Minha região, Nova Andradina MS, com tempo meio fechado, talvez melhore até lá!
Anônimo comentou
Boa tarde Arlindo.Ontem a ISS foi visível na minha região.Eu fui tentar ver e tirar uma foto só que enrolei preparando o equipamento fotográfico é quando lembrei de olhar no relógio já era tarde demais.Mas não faz mal hoje e amanhã ela será visível daqui novamente.Eu já a consegui ver duas vezes desde quando descobri esse site no final de março mas ainda não consegui tirar nem uma foto.


    25
Anônimo      
Boa tarde para todos no PG.Em Anápolis Goiás o dia começou com chuva o que não é muito comum nessa época do ano na região.Agora TEMPERATURA 19ºC UMIDADE RELATIVA 88% vento ND9km/h pressão atmosférica 1023hPa chuva fina.
Anônimo comentou
Aproveitando o post.A Lua ontem:
Meire Ruiz comentou
Boa tarde Fabrio! Aproveitando seu post, obrigada....a Nasa divulgou o vídeo do ônibus espacial Endeavour atracado a estação espacial intenacional, imagens inéditas. As imagens foram feitas à partir da da cápsula espacial Soyuz :)
Meire Ruiz comentou
Boa noite! Primeiras imagens dos supertelescópio VST = Nebulosa do Cisne [Ver site]
Anônimo comentou
Vídeo legal Meire.


    26
Luciana      
A Sondas Voyager lançadas em 1977 pela NASA estão a mais de 14 bilhões de quilômetros da Terra, se aproximando do limite do Sistema Solar, elas são responsáveis por colher dados extraordinários do espaço e enviar para a nasa.Veja o vídeo sobre o assunto neste site
Luciana comentou
Hoje foi lançado pela NASA o satélite que vai observar os níveis de salinidade da superfície dos oceanos e como essas mudanças podem influenciar o clima no mundo, no futuro.
Luciana comentou
Algumas imagens do espaço enviados pela sonda Voyager.


    27
Tião Barros      
Boa tarde a todos. O celular Tim de vcs está sem serviço?
Anônimo comentou
Boa tarde Tião. Esta semana ou na terça ou na quarta feira, houve muitas reclamações da TIM, inclusive por parte de políticos do Piauí. Aqui em Aracaju, estamos tendo problemas especificamente com a VIVO, mas na quarta, todas operadoras tiveram problemas.
sula sanches comentou
o celular da minha empregda eh tim e tah funcionando.
Anônimo comentou
rs... rsssss......
Silvio Dourado comentou
Olá Tião, tentei ontem fazer ligação de Cuiabá para a região norte de MT, e nao funcionava nada, nem fixo nem celular, isto foi até as 11:30 da manha de ontem, mas depois normalizou.
mary comentou
Eu ainda bem que estou bem longe do meu chip da TIM Tiáo..rsss....mas meus amigos de Sp falaram que alguns deram problemas e outros náo....


    28
Luciana      
O grande incêndio continua sem controle no Arizona e já consumiu 140.000 hectares, 3 mil homens trabalham para tentar combater as chamas, helicópteros e aviões também auxiliam no combate ao incêndio. de satélite GOES LESTE às 01:15 da madrugada de hoje mostram as trilhas de fumaça.
Luciana comentou
A forte onda calor que está sobre os estados de winconsin nova jerseyeMaryland nos EUA causou a morte de cinco pessoas, no sudoeste de Michigan o calor foi tão forte que ondulou o asfalto de um rodovia. A temperatura chegou a 38°C, e os meteorologistas afirmam que nos próximos dias as temperaturas tendem ficar ainda mais altas.


    29
Anônimo      
Alguém sabe se o novo supercomputador tupã, já está em operação para região sudeste?. Porque as previsões de alguns institutos variam muito de dia a dia com a previsão, hoje você olha que vai fazer chuva na sua cidade amanhã muda e quando chega perto do dia previsto muda de novo!


    30
Professor Rubens      
Outra forte explosão no Sol acontecendo, o fluxo raio x deu uma subida veja no LASCO C2 - [Ver no Apolo11]


    31
carmen      
Não entendi nada deste post da metsul "Cinzas chegam à Austrália, provocam caos aéreo e trazem primeira precipitação vulcânica em 18 anos no Estado", citado aí ao lado no twitters em ação.
Meire Ruiz comentou
Oi Carmem, pelo o que eu entendi é porque as cinzas já atravessaram o atlântico e chegaram na Austrália, o caos aéreo é devido os cancelamentos e a última preciptação de cinzas no sul do Brasil ocorreu a 18 anos. Deve ser isso rsrs
Anônimo comentou
Olá Carmem. As nuvens de cinzas no Rio Grande do Sul, pela primeira vez em 18 anos preciptaram, ou seja, caíram, formando até uma leve névoa sobre os carros estacionados, os vôos foram cancelados por mais de 24 horas causando o caos aéreo. Com relação a ter chegado a Austrlia, é que após 6 dias, a nuvem principal, cruzou todo Atlântico, entrou pelo Índico e chegou a Ilha da Tasmânia o que causou espanto pela longa distância percorrida sem dispersar. Ficou embolado o anunciado por um erro de coesão de texto, mas ao ler o artigo, deu pra entender.
Meire Ruiz comentou
A imagem da Austrália-site metsul. ( Eu não entendo nada estas imagens rsrs!)
carmen comentou
Meninas, eu adoro o trabalho da metsul, foi uma crítica construtiva !!! A chamada do texto parece dizer que a Austrália está passando por um caos aéreo e ainda por cima é um Estado!!!rs...
Administrador comentou
Impressionante mesmo! Vejam os gráficos [Ver site]
carmen comentou
Impressionante é que agora devem atingir São Paulo!!!
carmen comentou


    32
Administrador      
Interferências no sismômetro: Apenas para informar, após contato com alguns pesquisadores fui informado que os ruídos verificados em sismômetros horizontais de longo-período (como o nosso) podem ser provocadas por variaççoes da pressão barométrica que induz a micro deformações localizadas no solo. Segundo eles, esse tipo de sismômetro é bastante sensível a essas variações, que são bastante comuns. Naturalmente, isso não significa que foi essa a causa das interferências, que também estão diminuindo no sismômetro da UNICAMP. Achei um pequeno artigo que pode ajudar a entender melhor: [Ver site]
Anônimo comentou
Obrigada Rogerio por nos manter informados.
Marcos Passetti comentou
gostaria de saber o que sao "MICRO DEFORMAÇOES LOCALIZADAS NO SOLO"?? tem alguma coisa a haver com acomodaçao de solo??
Administrador comentou
Olá Marcos. Micro deformações são alterações bastante pequenas que ocorrem no solo e que também podem ser provocadas por mudanças de temperatura, grandes massas, por tensões provocadas por construções, etc. Essas micro deformações podem levar a acomodações naturais do solo, mas cada caso é um caso. Estamos falando de vibrações muito pequenas, imperceptíveis, que podem ou não estarem sendo provocadas por essas forças.
Luciano comentou
Interessante a idéia de que a variação da pressão atmosférica possa induzir a micro deformações no solo. Acho que este poderia ser um fenômeno localizado, mas não com abrangência regional, ou global. A mim não parece muito convincente.
Administrador comentou
Olá Luciano. Sem dúvida seria um fenômeno em micro-escala.
Marcos Passetti comentou
EM IBIRA SP proximo a minha cidade tem havido acomodaçoes de solo relevantes uma hipotese levantada seria o uso indiscriminado do lençol freatico mas nao passa de uma hipotese...com o tempo as respostas viram assim espero...


    33
Cristian      
BOa tarde rogerio e todo pessoal do painel global sao carlos sp 12 graus velocidade do vento 5.4 km fazendo muito frio aki ontem a noite chegou a formar neblina hoje vou pra escola com 3 blusas de tanto frio que esta aki


    34
Cristian      
as cinzas do vulcao Puyehue jah esta sobre a cidade de curitiba. essas cinzas deve atingir sao paulo ou se afastara pra o oceno de volta pq eu vi falando na tv que ela poderia atingir sao paulo agora nao sei se é verdade ou mentira sobre isso .
carmen comentou
Cristian, pode ser que passe sim: [Ver site]


    35
sula sanches      
NASA vídeo capturado 10-11 maio de 2011 cometa atingindo o sol.
sula sanches comentou
sera q foi esse cometa q causou a erupçao solar?
sula sanches comentou
ou explosaoo solar?! alguem sabe ingles?
sula sanches comentou
a foto:
Anônimo comentou
Oi Sula... olha aí a tradução.... mas no meu ponto de vista a ejeção foi coincidência. SOHO visto como um cometa relativamente brilhante mergulhou na direção do Sol em uma mancha branca e não foi visto novamente após o seu próximo encontro (10-11 maio, 2011). O cometa, provavelmente parte da família de cometas Kreutz, foi descoberto pelo astrônomo amador Sergey Shurpakov. Neste coronagraph do Sol (representado por um círculo branco)ele é bloqueado pelo disco vermelho. Curiosamente, uma ejeção de massa coronal soprou para a direita assim em que cometa se aproxima do sol. Os cientistas, no entanto, ainda têm de encontrar uma conexão física entre coçisões de cometas e ejeções de massa coronal. De fato, a análise desse CME usando imagens da Solar Dynamics Observatory mostra que a CME começou antes que o cometa se aproximou o suficiente para a superfície solar para interagir com campos magnéticos fortes. Crédito: NASA / SOHO NASA Goddard Space Flight Center permite que a missão da NASA, através de quatro empreendimentos científicos: Ciências da Terra, Heliofísica, Exploração do Sistema Solar e Astrofísica. Goddard desempenha um papel importante nas realizações da NASA através da contribuição do conhecimento científico convincente para fazer avançar a missão da Agência.
sula sanches comentou
coincidencia?! nosssaa,mas q parece desse cometa ter causado no momento houve a explosao solar...
Administrador comentou
Olá Sula, o cometa nem de longe se chocou contra o Sol. Ele simplemente sublimou (passou diretameten do sólido para o gasoso) bem antes. Quando ele some atrás do coronógrafo ainda restavam pelo menos 10 milhões de km até o Sol. Veja: [Ver no Apolo11]
sula sanches comentou
eh muito interessante! obrigada, pessoal!
sula sanches comentou
"Espero que este espaço seja bastante útil e que possa ajudar as pessoas a entenderem um pouquinho mais do nosso Planeta!" Ola, Administrador! realmente estah sendo muito util p mim! estou aprendendo muuuito no seu site! qd meu filho mais velho aprender a ler mais rapido vou poder mostrar muita coisa p ele no momento ele soh 5 anos e estah no 1º ano e gosta muito de natureza, meio ambiente, etc. eh muito bom o seu trabalho!!! parabens!!!
Jarlielson comentou
eu ja tinha visto
Administrador comentou
Olá Sula, obrigado!!!
sula sanches comentou
legal,no site diz q qualquer obejto q chega perto do sol eh atraido pela força gravitacional solar e naumm houve choque pq o cometa evaporou-se! o objeto passou diretamente de solido p gasoso! lendo o site vi como se forma a cauda de um cometa, legal! eh por causa da açao dos ventos solares! entao qualquer cometa q passa perto do Sol e depois do Planeta Terra, mesmo vendo ao olho nu ou atraves de um telescopio, esse objeto sofre sublimaçao e pela açao dos ventos solares?


    36
Meire Ruiz      
Estou procurando saber mais sobre tectonismos. O tectonismo é o que leva ao abalos sísmicos, certo? O tectonismo é um movimento constante ou ocorrerm em certos períodos? (ñ consigo achar respostas rsrs e não riam da perguntas)Obrigada!
mary comentou
rss...quando vc achar me conta..pq eu tbm náo entendo nada disso....rss
Luciano comentou
Boa tarde.Vou tentar ajudar. Estima-se que no manto da terra (viscoso, não líquido) ocorram as correntes de convecção, esse transporte vertical de material se dá em função das diferenças de temperatura e densidade, quando encontram a rigidez da crosta, já fraturada, o material (magma) é expelido nos limites divergentes de placas proporcionando a movimentação das mesmas em sentidos contrários e promovendo a expansão do fundo oceânico (o que ocorre no Oceano Atlântico.
Luciano comentou
Assim como o magma ascende e encontra a superfície, em outra parte do planeta partes da crosta continental e oceânica são subduzidas, completando o ciclo. Na ocasião das subducções ocorre geração de vulcanismo, metamorfismo e cadeias de montanhas associados a intensa atividade sísmica, como é o caso da Cordilheira Andina. A grosso modo acho que é isto, espero poder ter colaborado. Abraços.
Meire Ruiz comentou
Esses movimentos são constantes? Digamos, nesse momento está acontecendo? (desculpe a ignorância rsrs)
carmen comentou
Meire. Acho que é isso que você quer saber: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Oi Carmen, vou assistir...já volto.
Meire Ruiz comentou
Então Carmen, o que se passa no vídeo eu sei rsrs. Eu quero saber se a placa "bóia" literalmente sobre o manto e se boia o movimento é constante? O tempo todo? (ai, não consigo me explicar gente rsrs)
carmen comentou
Não me xingue se for muito básico.As vezes no simples é onde mais encontramos respostas.
Meire Ruiz comentou
*as placas*
Meire Ruiz comentou
Não Carmen, imagina! Meus neurônios é que não me ajudam rsrs
carmen comentou
Li o seu pensamento , rs.. de acordo com a teoria da pangea que ele cita,as placas se movem o tempo todo, alguns cms ao ano.
Meire Ruiz comentou
Outra e última pergunta, sismômetros captam os movimentos tectônicos ou só os abalos sísmicos? Não riam por favor rsrs.
carmen comentou
Só abalos sísmicos, claro. Senão seriam Tectôgramos. rs...brincadeirinha, só para afastar o frio.. mas, as placas tectônicas se movem tão lentamente que é imperceptível o movimento, milhões de anos para se afastarem ou juntarem. Mas, diga lá Dna. Meire Ruiz onde quer chegar com estas perguntas?rss...
Meire Ruiz comentou
Segredo de estado! rsrs Brincadeira...talvez no centro da terra quem sabe rsrs. Bjs! Obrigada!(Agora vou sair...lavar o quintal rrsrs que friooo!!)
everton dos santos comentou
As placas se movem de forma constante, mas como é muito pouco(de 10 cm a 1cm por ano), é como se estivessem paradas. Mas equanto isso, nas bordas das placas que se convergem, vai acumulando pressão e quando há um tremor, ocorre o deslocamento das placas. Quando há grandes tremores, pode ocorrer um deslocamento maior. [Ver site] No Japão, estudos apontam que o pais se moveu de alguns centimetros até 5 metros dependendo da região após o tremor de 9°. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Obrigada Everton. Então, sismômetro não detecta movimento das placas? Senão seria tectômetro, como disse a Carmen rsrs...é que imaginei que poderiam estar ocorrendo movimentos mais acentuados generalizados nas placas e assim causando essas instabilidades nos sismômetros... Melhor eu parar de pensar rsrs.
Luciano comentou
Meire, estive ausente no decorrer do debate, como li todos já dominam bem o assunto, os eventos no extenso tempo geológico (comparados com a existência humana, por exemplo) são lentos e graduais e levam milhares de anos para concluírem os seus ciclos, todos sabemos. Difícil é a gente com a nossa singela noção de tempo tentar pensar em milhares, milhões ou bilhões de anos.
everton dos santos comentou
O movimento das placas é acompanhado por GPS. Não sei se há outras formas de acompanhamento.
Meire Ruiz comentou
Certo! Obrigada Everton, Luciano, Carmen...agora vou querer saber como funciona o GPS rsrs brincadeira.
Sandra Silva comentou
kkkkk. Meire, não para de pensar não, nem de fotografar..kkkk.Vixe, sabe que já fiz essas perguntas e outras que nem tive coragem de escrever ou verbalizar.rs... Algumas não sabia e não sei nem como explicar...rs E outras tantas que surge, parece que quanto mais vamos descobrindo e conhecendo essas coisas mais perguntas aparecem. Mas, é assim mesmo, se não perguntarmos como as crianças, nunca saberemos. bjão, e obrigada pelas perguntas de hoje.
ana comentou
Meire, suas perguntas são de grande valia para os que também estão aprendendo! Não se sinta intimidada em perguntar, pois suas perguntas são coerentes, além de que, vc é muito simpática e ao que me parece, determinada a aprender!!! Bjs


    37
mary      
Grécia. Sexta-feira, 10 de Junho de 2011 22:50 Local Time (Sexta-feira, 19:50 GMT) 23°C Parcial. nublado Sensação de 23°C Vento: de Norte a Noroeste a 10 km/h Ponto de orvalho: 16°C Umidade: 65% Visibilidade: 10 quilu00F4metro Barômetro: 1006,1 milibares
mary comentou
Para os próximos 5 dias a previsáo do Indice UV será de 10 - Muito Alto....( chegando a hora de voltar pra SP..ainda bem!)
Marcos Passetti comentou
filtro solar...rsrsrs
carmen comentou
Olá Mary, em qual local da Grécia você está, Atenas?
mary comentou
Oi Carmen, sim Athenas....PS: está passando um filme no Alter channel ( peguei pela metade...) que é sobre a explosáo solar e o fim da Terra...rs
mary comentou
PS: é ficcáo do estilo Hollywood....rs
carmen comentou
O que faz alguém querer sair de Athenas e voltar para São Paulo, me diga??? Não, eu não quero saber!!!
Sandra Silva comentou
Olá Mary, se quer frio é melhor vir logo e aproveitar essa coisa rara de vários dias seguidos desse frescor em pleno outono.rs Quanto ao filme, Hollywood está fazendo uma coleção de fins de mundo e logo teremos um reality show para escolher qual deles preferimos.
mary comentou
Oi Carmen, Sandra e todos do PG! Bom dia daqui!...rss.....Sábado, 11 de Junho de 2011 10:50 Local Time (Sábado, 07:50 GMT) 27°C Tempo bom Sensação de 27°C Vento: de Norte a Nordeste a 13 km/h Ponto de orvalho: 11°C Umidade: 37% Visibilidade: 10 quilu00F4metro Barômetro: 1008,1 milibares Índice UV 6 Moderado .///// Respondendo a Carmen : Quero mesmo sair rapidinho da chegada do veráo por aqui em Athenas!!! 40-43 graus C só para os fissurados em se torrar ao sol, até o vento mata a gente...kkk... Agora falando sério... eu tenho alergia ao sol + melasma facial( e nem acho ruim, pois realmente eu adoro viver na penumbra*..rsss!), Portanto, se um dia vc vier por aqui e ver um ser de lenço, chapéu gigante, óculos escuros , e guarda sol + protetor solar 100 tinto....tentando achar uma sombra..sou eu...kkk. Bom sábado a todos!


    38
Anônimo      
Estamos acostumados a observar os tremores no PG sempre localizados nas junções das placas tectônicas. Vez ou outra encontramos registros de terremotos em lugares pouco provável como este abaixo. 5.3 graus a 10 Km de profundidade no meio do Pacífico. Alguém poderia esclarecer mais estes acontecimentos?
carmen comentou
Sim, são os sismos intraplacas. Em geral são leves e profundos, mas esse realmente 5.3 a 10 km???? Alguém saberia dizer?
everton dos santos comentou
Geralmente, tremores como esse são devido a alguma falha na placa. Naquela região teria uma área de fratura/falha na placa. Mas tremores não são comuns ali. Esse seria apenas o segundo no local além de um 6,6° 800km a sudoeste. Mas a placa do pacifico é bem ativa mesmo no meio dela. Ali existem varios vulcões, principalmente no hawai. é dificil entender com poucos dados e em lugar tão remoto.


    39
Sandra Silva      
Boa e maravilhosa noite. Agora em Santos 16ºC. A lua está bela em um céu com poucas nuves. Como diria nosso querido e sumido amigo Rezende, tempo perfeito. rs.. Estava tentando ler o painel, mas parei na metade para tomar fôlego.. Ufa... dia agitado por aqui... Muitas perguntas..rs. Que bom! Fico feliz porque vejo o Radar cumprindo seu objetivo.
Marcos Passetti comentou
boa noite SANDRA aproveitando o espaço em JOSE BONIFACIO SP o tempo esta igualzinho...rs 16 graus tbm...por falar em tbm...rs tbm estou sentindo a falta do REZENDE...quem sabe ele nao aparece...rs
carmen comentou
Boa noite Sandra. Estamos aqui entre cinzas, sismos e prótons, rss... infelizmente vou ter que sair agora, passei a tarde inteira de folga por aqui hoje. Bjo
Sandra Silva comentou
É Carmen, estamos na Terra. É disso tudo e mais um tanto que nosso planeta é feito..rs que pena estar indo embora, parece troca de turno..r.s
Meire Ruiz comentou
Oi meninas! Voltei rsrs. Fui lavar o quintal e o céu estava lindo, limpo. Consegui fotografar estrelas, até que enfim! Cruzeiro do sul, Hadar e Rigil Kent. Deve ser isso rsrs. E lua está linda com saturno...
everton dos santos comentou
show! postei uma explicação p/ vc abaixo.
Sandra Silva comentou
Maravilha essa foto, Meire. Esse céu anda lindo.


    40
cristiano wasckow      
Boa Noite a todos. Observando o Lasco C3 apareceu um objeto de tamanho que parece ser bem grande. Ele apareceu e sumiu. Se alguém puder informar o que é fico agradecido!!
everton dos santos comentou
Pode ser qualquer coisa. Mas tenho a impressão de ser uma particula de energia que bateu no sensor, devido aos varios riscos menores em volta.


    41
sula sanches      
estah passando na tv History - ECLIPSE TOTAL Sexta-feira 10/06/2011 20:00
everton dos santos comentou
Faz parte da série UNIVERSO. é excelente e bem explicativa. p/ quem não pode ver, tem no youtube em hd [Ver site] [Ver site] [Ver site]
Sandra Silva comentou
Olá Sula, quero aproveitar para te dar as boas vindas. Li as postagens abaixo, a Mari já falou o que te falaria, mas repito... Respira...rs. Sabe, perante esses eventos, na minha maneira de ver, a única coisa que realmente podemos mudar nesse planeta, somos nós mesmos, nossas atitudes. A Terra, o sistema solar o universo tem seus ciclos, estão em movimento e só agora estamos começando a conhecer. Só agora, com esse incrível arsenal de informações que chegam velozmente em nossas vidas, é que estamos nos acordando para essas realidades e descobrindo que não tinhamos tanto domínio assim sobre o mundo. ao contrário, só pioramos um pouco mais as coisas para nós. Temos muito a aprender e aqui estamos juntos aprendendo muito. Mas como são muitas informações.,, Respira, que auxilia a diminuir a ansiedade.rs abr...
Meire Ruiz comentou
Bem-vinda! :)
sula sanches comentou
obrigada pessoal! everton jah tinha visto uma parte desses videos! Sao d++++!!!
sula sanches comentou
obrigada meire ruiz!


    42
alan cristian      
olá amados irmaos fico feliz em ver que muitas pessoas estao preucupadas com o futuro do planeta e se ainda nao esta comecem a pensar a respeito é importante soubermos e buscarmos a verdade


    43
Keel Beccon      
Olá, tudo bem? Agora me interessei com a imagem colocada abaixo pelo cristiano wascow onde aparece um objeto no Lasco C3. O que será aquilo? 16 horas agora em Fairbanks/AK 17 graus humidade de 40% com um ventinho fraco, com algumas núvens no céu. Rio chena, o que cruza a cidade com uito pouca água, ilhas de areia aparecem no meio do rio. Previsão de auroras no nível 3, que é moderado, veremos se hoje pegarei a primeira aurora visivel. Bom dia a todos. (BOA NOITE AI)
Sandra Silva comentou
Keel, não esqueça da máquina fotográfica.


    44
Jorge Oliveira.      
Boa Noite a todos..Porto Alegre com temperaturas entre 9/10 C..Ceu claro..ventos entre 8/9 Km/H..umidade relativa do ar entre 78/92%..Direção do vento WNW..Pressao 1019 HPA..Apos um dia de muitas vizitas aos hospitais pelas pessoas principalmente com problemas respiratorios e alergicos (muito relacionado ao pó de vulcao q nos vizitou)o dia trancorreu da forma esperada. aeroporto fechado,pessoas espirrando,muitas exageros pela midia sobre a nuvem chilena..mas parece que as coisas estao se normalizando novamente..(espero..rs)
valen comentou
boa noite a todos, aqui em Porto Alegre houve queda da internet e tv a cabo, ligando para o empresa disseram que estaria normal até as 22h. houve rumores de que a queda da conecção teria sido provocada pelas cinzas do vulcão. seria possível?
everton dos santos comentou
agora lembrei que esta noite há possibilidade de chuva de meteoros. São duas chuvas, que apesar da baixa taxa de meteoros/h, estarão próximas. é contar com a sorte. o mapa ao lado é de 21:00h. as 23:30 as contelações estarão quase no meio do céu
Meire Ruiz comentou
Pronto! Lá vai eu lá fora de novo! Está um frioo, mas vale a pena tentar.
Jorge Oliveira. comentou
Oi Everton..Boa noite pra ti..!! Valen Nao acredito Q estes eventos tenham algo com a nuvem de pó de vulcão..e Meire oq tu tanto faz na rua? rsrs com este frio..rs
Sandra Silva comentou
rss.. Essa menina hoje está impossível. rs.. Ela vai fotografar o céu, com certeza que hoje está magnífico. Concordo contigo Jorge, não deve ter nada a ver com pó do vulcão, se não fosse ele diriam que é efeito da tempestade solar.
Jorge Oliveira. comentou
Oi Sandra amiga..!! è verdade..ta mais pra perturbações magneticas do q pra pó de vulcao..rsrs E vamos combinar né? é meio fora da casinha sair com este frio pra fotografar..rs mas sei que a Meire é otima fotografa e nos brinda com fotos belissimas..deixa ela entao hehe
everton dos santos comentou
o risco das cinzas é que, devido a sua abrasão pode ocorrer danos em motores, tanto de avião, quanto de carros.
Sandra Silva comentou
É que a bola da vez é esse pó preto...kkk. Tá deixando o povo doidão. kkk Desculpa, é rir prá não chorar. Mas, se não fosse ele, com certeza estariam acusando o sol. Mas voltando a seriedade, não encontrei nada que diga isso, porém, encontrei esse no da Associação dos pilotos e proprietários de aeronaves uma matéria muito interessante falando sobre os problemas para a aviação causado por esse pó e com instruções aos pilotos. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Espero que tudo se normalize logo, eu tinha planos de ir para Mendoza em Julho, mas não sei mais como me programar. Não consigo infromação de como está o vulcão, ainda expele fumaça? (Nublou, nuvens vindo do sul, não acredito!!Fiquei com cara de lua! rsrs)
Sandra Silva comentou
OH dó!!! Meire, Nublou? Sem lua? E eu aqui a elogiar o céu... Agora nem sei dizer, pois faz uma horinha que não vou no quintal e nem irei até amanhã.rs Não tem uma webcam monitorando esse vulcão? Até julho, se não estourar de novo vai estar tudo resolvido, dá tempo de se programar.
Jorge Oliveira. comentou
Tbem adoro ver o ceu a noite..Porem com este friozinho q esta fazendo aqui em Porto Alegre a unica maneira de me fazer olhar o ceu agora e se meu telhado cair..hehehe..(e espero q isto nao aconteça logo..pelo menos nao antes do verao chegar novo..rs) Por isto adoro ver as fotos por aqui..rs
Meire Ruiz comentou
Então, boa noite...
Sandra Silva comentou
Olha, minha curiosidade foi maior, não consegui ver a lua daqui, mas o céu está bem estrelado ainda. A Nuvem ficou mais ao sul..r.s Boa noite, amigos e deixo essa lua cheia... Foi tirada por aqui, só não sei quem é o autor. bjs e bons sonhos para todos.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade