Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Vinicius JPDCL      
Bom dia meninos e meninas de meu Brasil varonil! Aqui em Sampa, até a sombra da gente está molhada...rsrs. São Pedro está esbanjando água e com certeza por várias partes desse Brasil. São Paulo segue o dia e a noite com chuva s fracas a moderada. Temp. mim 18°C max 23°C. Temperatura agora aqui na zona norte 19,7°C - umid rel 85,8%RH
Deniset comentou
Bom dia pra voce também Vinicius, aqui em Uberaba no Triangulo Mineiro é agua pra todo lado, adooro!!sempre lembro da seca,fuligem de cana e dificuldade de respirar, dai...faço reverencia aos tempos de agua.
Dina comentou
Bom dia Vinicius JPDCL, gostei muito da forma do comentário, mais ainda das meninas:)). Aqui em Divinópolis, chovendo sem parar desde o dia de ontem. É fraca, porém, continua.


    2
Cristian      
podem ocorrer chuvas nessas cidades jordao,jacarei,mogi das cruzes,santa branca,taubate,guararema postando a foto aqui pra voces darem uma olhada peguei no site as 10:06


    3
Administrador      
O diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus, e o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, falam do problema da seca no Rio Grande do Sul. As áreas mais afetadas pela falta de chuva, as perdas na agricultura e as explicações meteorológicas para o cenário que se agrava.


    4
$mateus$      
gelera amanhã vai fazer 2 anos da tragedia no haiti...
Amilton Rodrigues comentou
...e 1 ano da trajédia em Petrópolis. Como estão as coisas por lá ?


    5
Meire Ruiz      
Boa tarde! :) Cometa Lovejoy - Pelo que eu entendi, ele ainda é visível nas imagens de ângulo amplo da Stereo-Ahead e também exibe a belíssima cauda (vídeo de 17 a 29 dezembro de 2011). [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Aqui [Ver no Apolo11] você acompanha a jornada do cometa :)
Ana Dutra comentou
Bom dia Meire! Ele ainda está bonito de se ver! Obrigada. Bjs
aurora comentou
Lindo vídeo, Meire! E recebi um outro, por e-mail, do Lovejoy a partir da ISS:


    6
MiguelSousa-Portugal      
Boa tarde a todos os membros do Painel Global
aurora comentou
Boa tarde, Miguel!


    7
MiguelSousa-Portugal      
Alterações Climáticas: Desenvolvido inovador material que absorve CO2 directamente da atmosfera - Recorrendo a um filtro de polietilenimina o material também pode ser utilizado para remover CO2 de fontes diluídas, sendo possível depois a extração desses gases para utilização ou armazenamento, com posterior reutilização do filtro aparentemente sem perder eficácia. [Ver site]
Paulo R. Hames comentou
Mais uma inutilidade. As emissões antropogênicas de CO2 são apenas 3% do total emitido, sendo que esse gás representa apenas 0,03% da atmosfera e não é determinante no efeito estufa. A maior parte das emissões de CO2 são dos oceanos e vulcões, representando quase 97% do total emitido. Ou seja, não adianta nada retirar CO2 da atmosfera, uma vez que ele não aquece o planeta e ainda é o gás da vida!. Repito mais uma vez, os únicos fatores que interferem na temperatura global são o sol, oceanos, vulcões, gelo e raios cósmicos.
Paulo R. Hames comentou
Só para complementar, o principal responsável pelo efeito estufa é o vapor d'água. Os raios cósmicos, como já pesquisado por vários cientistas, funciona como núcleo de condensação, ajudando a formar mais nuvens pelo planeta. Quanto menor atividade solar, mais raios cósmicos entram na Terra e assim aumenta a cobertura de nuvens, diminuindo a temperatural global. Ou será que o homem é mais forte que o sol? que os vulcões? que os oceanos? que o gelo polar?


    8
Jota Jota      
Forte chuva atinge João Pessoa-PB! Temperatura é de 24ºC no momento! Parece que a temporada de chuva por aqui vai começar!
Paulo R. Hames comentou
Aqui em Florianópolis o tempo está instável, com pancadas de chuva ocasionais e raras aberturas de sol. A temperatura agora é de 24,7ºC no bairro Capoeiras, mas com ar abafado devido a alta umidade relativa de 93%. Já choveu 38,1mm desde as 00h até as 14h:30.
Thiago comentou
Jota, não só João Pessoa-PB, mas também em Goiania-PE e Recife-PE também chove forte... Ao lado o mapa do GOES-12 no momento.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aqui em Anápolis-Go, chove no terceiro dia consecutivo, agora 20 graus (parece mais frio), umidade relativa de 88%.Ontem à noite foi bem mais frio.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa tarde à todos.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aqui em Anápolis a chuva causou alguns problemas, como esse acostamento que deslizou na BR-153 ([Ver site] ) Por enquanto o problema ainda não foi resolvido.


    9
Thiago      
El Hierro amanheceu hoje com 6 sismos em 5 horas! Não estava havendo mais sismos na ilha, mas pelo visto estão a retornar! Abaixo a lista: 00:09:27 Profundidade 13 km M 1.1 W EL PINAR.IHI 00:52:49 Profundidade 14 km M 1.5 SW FRONTERA.IHI 02:39:31 Profundidade 14 km M 1.7 SW EL PINAR.IHI 03:07:01 Profundidade 29 km M 2.4 W FRONTERA.IHI 04:01:01 Profundidade 13 km M 1.2 SW FRONTERA.IHI 04:44:15 Profundidade 6 km M 0.8 W FRONTERA.IHI Localização do Primeiro: [Ver site] Localização do segundo: [Ver site] Localização do terceiro: [Ver site] Localização do Quarto: [Ver site] Localização do quinto: [Ver site] Localização do sexto:[Ver site] - O que chama atenção é o fato de alguns deles estarem próximo a "boca" do vulcão principal de El Hierro, apesar de apresentarem magnetude baixa!


    10
ORTIZ      
PHOBUS-GRUNT,caindo lentamente,chega a 163,75 km de altitude, a velocidade de 28.139,24 km/h, as 15:29 h. Faltam 4 dias para a data estimada para a queda. Vamos ficar antenados.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
É lá vem ela, espero que não cause nem um dano.


    11
Administrador      
Este vídeo explica como os satélites enxergam a Terra e como os sinais são transmitidos e posteriormente decodificados. No caso dos satélites NOAA as imagens podem ser captadas com simples receptores de VHF.
Ericao comentou
Boa tarde adm, gostaria de saber pq este satélite que está pra cair ele ainda fica vagando e nao cai de uma vez como um meteorito por exemplo?
Arlindo comentou
Olá Rogério. Muito boa a explicação sobre as pecularidades nas transmissões RF dos satélites aos receptores em Terra. Apenas lembrar que essas frequencias de trabalho operacionais, são moduladas a outra RF na faixa de VHF (140 a 160 MHz, Banda de 2 metros) responsáveis pela transmissão a longas distancia e que são detectadas e selecionadas pelos Receptores na Terra.
Administrador comentou
Olá Ericão, a diferença é que o satélite, como o próprio nome diz, está em órbita - é um satélite. Já um meteoróide não está em órbita. É um objeto errante, que pode cruzar o caminho da Terra ou ser "atraído" pela gravidade. ### Arlindo, sim a transmissão é em 136 mHz.
Ericao comentou
Desculpe a insistencia mas eu quero entender pq se ele está caindo a gravidade tb atua nele (satélite) então era pra cair de uma vez tipo um avião grande que por exemplo acaba o combutivel ou perde as turbinas ele nao fica enrrolando pra cair, cai de uma vez.. e pq este satélite nao cai de uma vez tb? É isso que quero entender
Arlindo comentou
Ericao, Os satélites se encontram numa determinada órbita livre, acima de 150 Km de altura, pelo impulso dado por foguetes durante o lançamento, no qual a resistencia da Atmosfera é mínima. Acontece que essa mínima resistencia o faz perder altitude aos poucos que o fará perder velocidade e altitude progressivamente. por isso a possibilidade de prever a queda, mas mesmo assim com variável possibilidade de erros, devido a outros parâmetros orbitais. Ao contrário de Meteoróides que se encontram no espaço e atraidos pela Terra ao passar em sua proximidade durante sua Translação, adentra a atmosfera em altíssima velocidade ocasionando o efeito Meteoro que é a Luminosidade gerada pelo calor ao comprimir a o Ar em sua frente. Meteorito é quando um desse objetos sobrevive a reentrada e chega até o Solo.
Ericao comentou
ou pelo menos eu deveria saber o que mantém ele no céu pra entender pq ele demora cair... heheheh
Ericao comentou
Beleza Arlindo agora sim VOCÊ conseguiu me fazer compreender... heheheheh Valeu adm! Obrigado Arlindo
Amilton Rodrigues comentou
Legal este video Rogério. Então a modulação das informações transferidas para a Terra são feitas em Amplitude neste caso,certo ? Qualquer antena da Terra tem acesso a estes sinais ? Bom, isso deve ter no workshop :)
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Muito bom o vídeo, eu também pensava que os satélites (que fazem essas imagens) eram dotados de câmeras, agora com o vídeo entendi perfeitamente.
Administrador comentou
Olá Ericão. São dinâmicas diferentes. Imagine um canhão. Dispare a bala em uma velocidade "x" e ela cai a poucos metros. Aumente essa velocidade e a bala cairá mais longe. Continue aumentanto essa velocidade até que a bala consiga dar uma volta ao redor da Terra. Essa velocidade é chamada velocidade orbital e permite que o projétil alcançe o equilíbrio entre a atração gravitacional e a inércia do seu movimento, mantendo-se em órbita. Essa velocidade é de 7.6 km/s. Em outras palavras, o satélite está tão rápido que compensa a sua queda. #### No caso de um meteoróide, ocorre o oposto. Ele é MUITO mais rápido, mas se move contra a Terra, então não anula a atração gravitacional, ao contrário. #### Um satélite de baixa altitude cai devido ao arrasto na alta atmosfera. Esse arrasto "freia" o satélite. Perdendo velocidade, a atração gravitacional começa a prevalecer até que em um dado momento ele cai. Não existe satélite parado. Para estar em órbita ele precisa manter no mínimo, 7.6 km/s na direção oposta ao centro da Terra.
Administrador comentou
Olá Amilton, sim a modulação é em AM. Quanto às antenas, as experiências podem ser feitas com uma antena do tipo plano-terra, mas o ideal é um tipo conhecido com quadrifilar-helix.
aurora comentou
Gostei do vídeo, esclarecedor e didático. É uma ótima ferramenta p/ aulas, pena que aposentei sem ter usado este recurso... :(


    12
Administrador      
Phobos-Grunt atinge apogeu abaixo de 200 km de altitude. Agora a órbta é de 198x164 km, baixinho quase rasante. Lá vem ela! [Ver no Apolo11]
Sandra Silva comentou
Boa noite a todos!!! Rogério, então ele poderá cair bem antes do previsto que era o dia 15?
Arlindo comentou
Olá Rogerio. A prevalecer as previsões de queda entre os dias 15 e 16, as chances de cair no Brasil são muitas. Vamos ficar de Câmeras a postos e acompanhando pelo Satview. Acho que mesmo se cair durante o dia será possivel ver uma grande bola de fogo!
Administrador comentou
Olá sandra, não. A previsão continua sendo 15 de janeiro, com 1.5 dia de erro.
Administrador comentou
Olá Arlindo, estou torcendo por isso!
Joai comentou
Boa noite pessoal! O que faz com que um satélite consiga tanta velocidade, se motor, que combustível que dura tanto, poderia esclarecer por favor?
Arlindo comentou
Joai, A velocidade de "cruzeiro", na faixa dos 28.000 Km/h é conseguida pelo impulso do último estágio dos foguetes que o lançam ao espaço, nessa velocidade. Pequenos motores de jato, são usados apenas para eventuais manobras de posição orbital. Depois disso os satélites permanecem geralmente em órbitas acima dos 300 km de altitude, e inclinação como programado. Existem milhares de satélites em órbita e cada tem sua "atitude" monitorada, pela NASA (EUA) ESA (Europa)ou ROSCOSMOS (Russa) alem da (Chinesa) e JAXA (Japão) . Nessa altitude os satélites tem órbita livre, voam sem resistencia da atmosfera e com isso tem uma vida útil alongada. Quando perdem altura mesmo assim tem combustivel residual para serem elevados por algum tempo dando vida util extra. É o caso da ISS que orbita agora na faixa dos 400 km de altura, mas tem que ser elevada constantemente pelo arrasto causado pelo seu enorme tamanho. Para isso ela utiliza os foguetes das Soyuz (antes usava os do Onibus Espacias) que a ela estão acoplados dando suporte aos astronautas em operação. Mas... um dia a coisa pega e o "bicho" desce...
ORTIZ comentou
Já chegou a 163,01 m nestes minutos.
ORTIZ comentou
digo... km.
Joai comentou
Muito obrigado Arlindo. Então é só dar um bom empurrão ...


    13
Anônimo      
Obrigado pela recepção Sandra e Everton.E todos que fazem esse site. A Phobos-Grunt é a nova preocupação, nesse ritmo ele deve reentrar antes do dia 15. Fortaleza está agora com 26°, os ventos ontém a noite foram fortes e ficaram em torno de 37Km/h e choveu , hoje temos 22KM/h, céu parcialmente nublado.


    14
JANETE CONZATTI      
É pessoal, e a chuva NÃO CHEGOU aqui na região metropolitana de Porto Alegre, continua muito quente, abafado, hoje fez 38ºC à sombra.
JANETE CONZATTI comentou
E novamente tivemos incêndio no Parque Delta do Jacuí, agora na Ilha das Flores e chegou muito perto das residências causando problemas também na BR 290, por causa da fumaça, passei bem na hora, foi bastante difícil.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade