Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Anônimo      
Viví no Chile o terremoto do ano passado, as pessoas hoje sentem o mesmo medo do ano passado, evacuando cidades no litoral, uma informação interesante, durante esta semana houve um fato muito raro, tempestades elétricas violentas por todo CHILE.Será que isso indica um terremoto pior que o ocorrido em 2010?


    2
Rucia      
Outra 6.1 /Boa noite Max, parece q estas tempestades eletricas não estão relacionadas com os sismos. Viu q há ocorrido deslizamentos em Antofagasta ?
Anônimo comentou
perguntei porque no ano passado se via coisas estranhas la, tipo o céu.. estava muito esquisito... cores estranhas e muito mais, sera mesmo que nào existe nenhuma ligação?


    3
Anônimo      
sim estou falando com algums amigos on line, existe muito desespero... Antofagasta tem uma estrutura de terreno muito deprimente, pouca chuva desmorona muita coisa
Rucia comentou
Eu morei 20 anos no Chile, Max, e sei de que coisas estranhas vc fala, mas parece q não está relacionado. Até postei aqui foto minha debaixo de 1 céu vermelho como fogo em Santiago, lindíssimo.
Anônimo comentou
que legal, bem obrigado pela afirmação...
Rucia comentou
Estão traumatizados. Conversei com alguns de Santiago e se preparam p/ passar a noite em claro. Em Concepción sem contato telefonico ainda. Twiter está fervendo. Espero q as replicas não passem do q já se mostrou até agora.Abraços


    4
Anônimo      
i'm.sorry.. boa noite querida.... hehehe


    5
Anônimo      
É interessante coisas como os terremotos no Chile e as catástrofes aqui no estado do Rio de Janeiro coincidirem em dois anos seguidos no início de mês, na mesma época, nos verões.
Anônimo comentou
Quis dizer no início do ano e não do mês.


    6
Mateus      
Boa noite, concerteza não é uma boa noite, hoje, para os chilenos, mais um forte de 6.1, pergunto se este é um tremor secundário ou um novo terremoto em Bio-Bio, a placa tectônica deste lugar está muito ativa, vamos ver o que as notícias do jornal relatarão sobre este desastre natural. Aqui em Garibaldi-RS, segue uma noite amena, céu encoberto, eu acho que é neblina e a temperatura está em 20,0ºC, a umidade relativa do ar é 91%, a pressão atmosférica é de 1.012,3 hPa, o vento é nordeste a 0,5 km/h.


    7
Mateus      
Bom dia, pelo menos os tremores fortes pararam em Bio-Bio, segue tremores fracos a moderados, não tenho notícias sobre o grande tremor. Enquanto isso, as condições meteorológicas mudaram aqui em Garibaldi-RS, está chovendo, certamente chovendo na região norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul como estava previsto. A temperatura neste momento é 19,9ºC, a umidade relativa do ar é 94%, a pressão atmosférica é 1.011,7 hPa e o vento é nordeste a noroeste 0,5 km/h.


    8
Mateus      
Existe uma frente fria na Argentina, sul do Chile, com nuvens de baixa altitude e provavel, fraca atividade, mas que pode ganhar força se encontrar um ar mais úmido e aquecido.


    9
Mateus      
Bom dia, tenho boas notícias para aqueles que estavam preocupados com seus familiares que vivem no Chile, especialmente na região de Bio-Bio, que enfrentou dois grandes terremotos, as notícias que li no jornal é que não houve nem vítimas, danos nem tsunamis, mesmo assim as pessoas que estavam no litoral por precausão foram evacuadas para lugares mais altos, mas órgãos do governo disseram que não havia chance de formação de tsunami. Então está tudo tranqüilo no mais foi um susto que a população levou. Aqui em Garibaldi-RS está chovendo de forma fraca, calma desde as 5 horas da manhã até o momento os acumulados são de 6 mm. A previsão é de chuva para hoje. Neste momento a temperatura é 20,4ºC, a umidade relativa do ar é 95%, a pressão atmosférica é de 1.011,8 hPa, o vento é noroeste calmo.
Rucia comentou
Mateus, bom dia e muito obrigada pela noticia. Estive seguindo várias fontes de informações e o q vc diz está correto, nenhuma vitima ou danos, somente muito susto. Espero q continue assim. Mesmo assim ainda não consigo contato telefonico com amigos em Temuco, perto de Concepción. Aqui em Campinas muito calor, entre 31 e 32º, poucas nuvens, sem probabilidades de chuva q nos refresque. Lindo sábado a todos do PG


    10
Administrador      
Devido ao calor dos últimos dias, nosso sismômetro apresentou um forte desnível, que fez com que o pêndulo ficasse emperrado. A foto mostra o processo de realinhamento com uso de um smarthphone.
Anônimo comentou
Bom dia Rogério! Antes de entrar para o PG, eu pensava que o sismômetro era um aparelho que recebia a leitura de sondas fixadas ao solo, em alta profundidade.... rsrsrs....santa ignorância!
Anônimo comentou
O Sol está relacionado com o empenamento do sismômetro. Essa eu posso provar ! rsrs ABS.
Administrador comentou
Olá Jeffern, pode ter certeza disso! Mari, na realidade as estações sísmicas colocam os sensores a vários metros de profundidade exatamente para evitar que interferências externas provoquem registros falsos. Os equipamentos são muito sensíveis e o vento, chuva, etc. causam vibrações no solo que são captadas. Nosso sensor opera baseado na diferença de velocidade que ocorre entre o solo e o centro da Terra quando as ondas sísmicas passam pelo local. Na prática, o pêndulo sempre aponta para o centro da Terra e o solo é que se mexe. Essa diferença de movimentos provoca uma tensão na bobina, que é amplificada mais de 1 milhão de vezes e registrada pelo software. Quando acontece um tremor, as ondas se propagam em três com componentes principais: x,y,z. X é o movimento leste-oeste ou inverso. Y é o movimento Norte-sul ou sul-norte e Z é o movimento vertical. Nosso sismômetro está alinhado no sentido X. Portanto, ondas provenientes de outros eixos são pouco perceptíveis. Ufa...


    11
Anônimo      
Aracaju, SE, tempo parcialmente nublado, nuvens carregadas, vento fraco, temperatura 26º.


    12
Anônimo      
Interessante, análise da situação atual feita pelo INMET. Segundo a análise da carta de superfície do dia 12/02, as 06 h UTC,FRENTE FRIA COM ATIVIDADE MODERADA/FORTE COM SEU RAMO FRIO PASSANDO ENTRE O NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL E O SUDESTE DE SANTA CATARINA E OCLUINDO EM 39S/44W, FORMANDO UM CICLONE EXTRA-TROPICAL COM CENTRO DE 1000HPA. Não foi descartada a formação desse ciclone? Alguém poderia me explicar? Eu não consegui ver na imagem de satélite a formação do ciclone citado.


    13
Anônimo      
Rogerio, me tira uma dúvida. O sismo no Chile de 6.8, ainda foi uma replica do grande sismo do ano passado,que cusou muito estrago no país e até tsunami?
Anônimo comentou
"causou"
Rucia comentou
Bom dia Mari. Pelo o que pude ler em várias fontes de informação, os sismos de ontem são réplicas do ultimo grande terremoto sim. E continuarão durante uns 3 anos. Se trata de uma liberação progressiva da pressão sismica acumulada. Vários dos sites colocados aqui ontem confirmam o fato. Lindo sabado p/ vc
Administrador comentou
Olá Mari, bom dia. Sim, ainda é reflexo do terremoto de 2010!
Rucia comentou
Mari, aqui uma pagina da BBC Mundo onde o presidente Piñera comenta sobre o terremoto de ontem e suas réplicas:


    14
Naica      
Fortaleza, chove desde o começo da manhã, agora às 9h11 começou outro dilúvio, chove forte e pára, e de novo e de novo! Como faz pra sair de casa?
Naica comentou
Que é isso??? Trovões!!!!
Naica comentou
Que medo desses trovões!!! O que é isso!! Logo de manhã!!!
aurora comentou
Realmente, Naica, estranho trovoadas logo cedo. Não lembro de ter presenciado isto, assim de forma intensa, aqui na nossa região.
Naica comentou
Outro vídeo dos trovões da madrugada do dia 11/02, não confio nos pára-raios dos prédios vizinhos ao meu.fonte: TV Verdes Mares ()
Naica comentou
Oi Aurora tudo bem? Ei vim de Minas pra cá, lá é normal muitos raios e trovões, tbm em Imperatriz-MA (onde mora meus primos) mas aqui!! Tirando aquela tempestade elétrica em 2006 o negócio tá ficando mais intenso né? Perdi minha aula, não tem como eu sair de casa.
Naica comentou
Medo eu ia me mudar justamente pra esse bairro onde as casas foram atingidas e é lá onde fica a rádio, que coisa horrível!!!
Naica comentou
Aurora vc ouviu esse último trovão?? 10H40?
aurora comentou
Oi, Naica! Voltei p/ cá agora, estava lá fora! Pôxa, não ouvi o trovão porque estou em Gúarujá (SP)...quis resumir o post e exagerei, hehehe. Na verdade o que quis comentar com vc é que aqui na nossa região - Gjá - não é comum as trovoadas fortes logo cedo, que eu lembro só no final da tarde é que assusta. E hoje pode acontecer, pois aqui o sol está muito forte, o calor com certeza está batendo mais um recorde. Céu de um lindo azul sem nuvens, típico de verão. Eu gosto, mas tem gente que reclama, mas verão é isso mesmo. Espero que a tempestade já tenha passado aí, vc perdeu as aulas de hoje por isso, né?
Naica comentou
rsrsrs pensei que vc morasse aqui rsrsrs Tá chovendo até agora, pára e recomeça, não tive mesmo como sair de manhã mais vou ter que sair agora. Vc viu o vídeo que coloquei abaixo dos raios que aconteceram aqui de quinta pra sexta?? eu não filmei porque tive medo de abrir a janela rsrsrs Amo calor, detesto frio, a época que morei na Europa foi a que mais detestei, me deprimo se não conseguir ver o sol e o azul do céu, é sério.
aurora comentou
Pois é, Naica, ficou divertido pensar em estar aí perto. Se fosse mesmo, estaria postando tb com medo! E não parou de chover ainda? Eu vi o vídeo que vc indicou, assustador os relâmpagos à noite, no noticiário de SP não passou nada, pelo pouco que vi. Impressionante os raios que cairam nas casas, que estrago, hein? Arrebentou e queimou muita coisa! Fez certo não filmar, o tempo estava tenso. Vc tb percebe como o sol melhora o humor das pessoas, acho que é por isso que em zonas tropicais as pessoas são mais propensas a se divertir, sair, se movimentar. O frio paralisa, contrai (como nos metais) o entusiasmo humano...
aurora comentou
Pois é, Naica, ficou divertido pensar em estar aí perto. Se fosse mesmo, estaria postando tb com medo! E não parou de chover ainda? Eu vi o vídeo que vc indicou, assustador os relâmpagos à noite, no noticiário de SP não passou nada, pelo pouco que vi. Impressionante os raios que cairam nas casas, que estrago, hein? Arrebentou e queimou muita coisa! Fez certo não filmar, o tempo estava tenso. Vc tb percebe como o sol melhora o humor das pessoas, acho que é por isso que em zonas tropicais as pessoas são mais propensas a se divertir, sair, se movimentar. O frio paralisa, contrai (como nos metais) o entusiasmo humano...


    15
Naica      
Bom dia! desculpa perguntar pra vocês mas como é o clima em Brasília no final de Março? Chove muito? Qual é a média de temperatura pra essa época do ano? E em SP capital no mês de Maio? Ainda é outono? As temperaturas oscilam por volta de quanto? Nessas duas capitais para essas épocas (Brasilia março e SP Capital maio)a humidade relativa do ar cai muito?
Hilton comentou
boa matéria sobre o sol.
Naica comentou
Estou assistindo é excelente obrigada


    16
aurora      
Sabem porquê o [Ver site] saiu do ar? Desde ontem não consigo acessar, agora a pouco fui no google e só aparece em cache, sem os dados atualizados sobre a atividade solar.
aurora comentou
não saiu o nome do site: é o [Ver site] solarmonitor ponto org


    17
Mateus      
Bom dia, o tempo segue instável com chuvas, até o momento foram contabilizados 7,6 mm, em Garibaldi-RS, a temperatura agora está em 21,6ºC, a umidade relativa do ar em 92%, a pressão atmosférica de 1.012,1 hPa e o vento é nordeste a 0,6 km/h.


    18
aurora      
w w w solar monitor org, hehehe


    19
Anônimo      
Rogerio e Rucia, obrigrada pelas explicações!


    20
Anônimo      
Tenho lido algumas noticias e tbem olhado algumas reportagens que falam da singularidade entra descargas eletricas no ceu (trovoes e raios) e terremotos (ex.Chile) teria uma relação entre estas duas manifestações? ou sao simplesmente coincidencias naturais..?
aurora comentou
Acredito que relação direta não há, mas se levarmos em conta que as forças no planeta formam SISTEMAS e que a RESULTANTE é a interação de todas elas (principalmente quando algumas são de grande intensidade), então pensar numa interação é válido.


    21
Hilton      
Bom dia a todos. Aqui, Pelotas/RS. o céu está nublado e atemperetura é agradável. Neste video da para perceber a sensibilidade dos animais. quanto aos terremotos como comentamos ontem.
Rucia comentou
Hilton, teu video assustou, rsrs. Colocou atenção no tipo de movimento ? Ele era para os lados, percebeu? É aí onde as coisas realmente caem do lugar e fica mais dificil caminhar, mas se fosse tremor tipo ondas q sobe e desce, aí a sensação é q as coisas andam. Experiencia propria amigão
Hilton comentou
Por isso é bom sempre estar em forma. Viu a preocupação do gordinho?


    22
Mateus      
Boa tarde. Continua chovendo e a precipitação ficou mais forte partir das 13 horas do horário de verão, eu tenho contabilizado 12,4 mm, mas na base continua recebendo dados e até o momento temos 18 mm. Em Garibaldi-RS, a temperatura está em 21,5ºC, a umidade relativa do ar de 93%, a pressão atmosférica é de 1.010,3 hPa, o vento é nordeste a 0,5 km/h. Tirei uma foto.


    23
Anônimo      
4.9 - Bio Bio Chile.


    24
Anônimo      
6.1 Tonga


    25
Mateus      
Boa tarde, segue tempo instável em Garibaldi-RS, serra gaúcha, nas últimas 3 horas havia 12,4mm e agora estamos com 24,8 mm, o volume pluviométrico dobrou e as vezes parece que vai parar, mas continua. Agora a temperatura está em 22,2ºC, a umidade relativa do ar de 94%, a pressão atmosférica de 1.008,4 hPa e o vento é nordeste a 2,1 km/h. A pressão atmosférica caiu, a umidade e a temperatura subiram um pouco, então, acredito que tenhamos mais instabilidade.
Anônimo comentou
Amiguinho..se eu fosse tu eu iria apreciar essa chuva e deixava o pluviometro descansar por algum tempo.....abraço
Mateus comentou
Pois é, hoje estou chato, mas a boa notícia é que a chuva está parando e quem manda aqui é o tempo eu apenas divulgo os dados coletados. Em breve quero fazer uma expedição geológica aqui no meu município, assim que eu comprar a minha máquina digital nova de 14,1 mega pixels.
Anônimo comentou
Mateus...eu não disse que tu estavas chato... seus relatórios são muito bons, o que eu quis dizer é o seguinte...curtir mais a chuva o vento e só depois olhar o pluviometro o barometro o termometroo....Abração
Anônimo comentou
Tu gostas de geologia...?
Mateus comentou
Sim, eu sei que você não me chamou de chato, na verdade eu pareço um robo, falo sempre as mesmas coisas o que deve dar imprenssão de ser chato. Sim eu gosto de geologia e todas as ciências que compõem as geociências que são geologia, meteorologia e geografia.


    26
Anônimo      
Santos/SP Muito calor e praia cheia, será que teremos chuva hoje por aqui?


    27
Anônimo      
São Benedito, CE, agora 18H, tempo fechado mais nada de chuvas, apenas muita neblina desde às 15h, temperatura de 18º.


    28
Mateus      
Boa noite, choveu bem hoje, foi a maior precipitação do mês até agora e a precipitação até o momento foi de 28,9 mm. As temperaturas extremas, em Garibaldi-RS, foram de 19,4ºC e 22,6ºC. Agora a temperatura está em 21,9ºC, a umidade relativa do ar de 94%, a pressão atmosférica continua caindo e está em 1.007,4 hPa, o vento é norte a 0,8 km/h.
Anônimo comentou
Tenho um acervo de minerais e rochas e uma de minhas atividades é com geoquímica e geofísica, se tu quiser e se interessar podemos trocar ideias...OK
Mateus comentou
Possivelmente pois a formação geológica da sua cidade santos-SP é diferente da formação geológica da minha cidade, trocar algumas idéias seria interessante sim.
Anônimo comentou
Esqueci de comentar..eu mantenho contato com o SUREG(museu de geologia)Do serviço geológico do Brasil-superintendencia de Porto Alegre CPRM...como tu moras ai por perto...!...Certa vez precisei deu uma amostra de Tectito e um zeolito chamado Thomsonita, que é difícil encontrar, e eles prontamente mandaram pra mim....OK


    29
Anônimo      
Santos/SP ta parecendo o planeta do Sr. Spock....!
Anônimo comentou
Gostei da analogia, rsrsr
Anônimo comentou
Esses"relatórios" sobre o tempo são sempre a mesma coisa...Novidade seria cair neve nessa época do ano aqui no Brasil...ai sim...o papo seria mais interessante..."fascinate"...como diria Spock....!
Anônimo comentou
Santos temp. 7°C UR. -50% PA. 1253mmbar...!Ai tambem...Valeria...?


    30
Anônimo      
Porto Alegre continua com uma chuva de baixa intensidade no começo da noite..(incrivel chove,mas nao esfria..rsrs)..bem que poderia pelo menos baixar um pouquinho a temperatura...


    31
Anônimo      
Muita chuva no oeste de Mato Grosso do Sul. Na cidade de Corumba no Pantanal choveu forte durante a tarde com acumulado de 50mm elevando o indice de chuva para 186,7mm sendo que a media para o mes de fevereiro é de 122,7mm, ou seja, já choveu 64mm a mais..Uma boa noticia porque o pantanal vinha enfrentando uma estiagem muito prolongada durante o ano de 2010 onde foi um dos mais secos na regiao..Aqui em Campo Grande ate o momento nao choveu mais há previsao de chuva durante a noite e madrugada de domingo..Boa tarde a todos do PG!
Mateus comentou
Boa noite, Junior! Não é por nada que chove muito em Mato Grosso do Sul o seu Estado serve como corredor de umidade que vem da Amazônia para a nossa região sul, hoje aqui a precipitação já chegou a 31,7 mm, foi a maior precipitação até o momento e falta apenas 1,4 mm para alcançar a precipitação de janeiro que chegou a 111,3 mm em Garibaldi-RS. Boa noite!


    32
everton dos santos      
noite de com céu limpo em Vitória/es, video da lua que filmei há pouco.
Mateus comentou
Boa noite, Everton! Bonita imagem da Lua, da para ver até as crateras lunares, parabéns, bom camera man. Aqui nem o sol e nem a lua não tiveram chance de aparecer as nuvens dominam.
everton dos santos comentou
valeu!! vc colocou a qualidade em 720p? fica d+++
Anônimo comentou
linda lua...


    33
Anônimo      
Aqui em Divinópolis/MG foi muito quente no período diurno, chegando a 30ºC. Agora a noite tem refrescado, como tem sido nos últimos 5 dias, chegando a 25ºC. Agora marca 27,8ºC no meu termômetro.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade