Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Meire Ruiz      
MÉXICO - GOLFO DA CALIFÓRNIA: Terremoto de 6.2 seguido por outro de 6.9. Vamos buscar informações....
Meire Ruiz comentou
[Ver no Painel Global] O sismômetro de SP registrando o tremor do México.
Administrador comentou
Correto Meire!
Administrador comentou
Aqui segue o registro mostrado no gráfico da Meire, após a aplicação de filtros para extração do evento.


    2
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global
+marcos+ comentou
bom dia...
Gabriel comentou
bom dia


    3
MiguelSousa-Portugal      
O Mundo esta a sofrer Varios e Fortes Terramotos - muita actividade nas Placas.
Meire Ruiz comentou
Bom dia Miguel... Você já presenciou um quadro semelhante?
Sel comentou
Bom dia à todos, Miguel, Meire. A intensidade e frequência dos eventos eu não acompanhei nada assim desde que estou no RG. Meire, gostaria muito que desse uma olhada no post 215 (outro assunto), abçs
Administrador comentou
Olá pessoal. Sel, após o terremoto no Japão ocorreram tantas réplicas que parecia que o mundo ia acabar. No terremoto do Chile, a América do Sul inteira tremeu, inclusive disparando tremores no Nordeste. Esses casos são muito recentes e estão bem vivos na memória e em ambos os eventos a violência foi MUITO maior que as de ontem e hoje. Em 2007, ocorreram 4 terremotos acima de 8.0 e em 2010 foram registrados 23 terremotos entre 7.0 e 7.9. Talvez o que chama a atenção é a ocorrência de abalos fortes, em locais diferentes, com pouco intervalo entre eles. A natureza dos tremores é assim mesmo, bastante imprevisível.
Sel comentou
obrigada Rogério :)
Ronaldo comentou
Bom dia, Miguel, Meire, Rogério, Sel e todos do Radar. Realmente é estranho esta sequência de tremores de terra em locais tão distintos. Mas é imprevisível mesmo, como disse o Rogério. Falando em 'imprevisível', foi eu citar o calro aqui em PVH ontem que o tempo fechou, despencou uma chuva e a noite fez um frio bacana. Até agora continua o tempo fechado e aquela chuva fina que dá vontade de ficar em casa o dia todo!! PVH - 24°C [Ver no Apolo11]
Sel comentou
É mesmo Ronaldo, inclusive a inconsistência de alguns fatos como ocorreu no norte de Minas, estou procurando mais info sobre, abçs [Ver site]
Ronaldo comentou
Realmente é estranho, Sel. Que existem falhas geológicas isso ninguém duvida. Mas acho que elas estão pertubadas por reflexo desses outros grandes tremores. Estou certo, Rogério? Quer dizer, tudo é relativo, não podemos descartar as possibilidades. Eu morei em Nova Ponte quando criança e lembro-me que houve um pequeno tremor de terra que assustou a vizinhança de madrugada. Me lembro porque todos saíram de casa e a energia do local estava cortada.
Sel comentou
Ronaldo, tenho um foco muito firme nesta questão das falhas geológicas, especialmente em nosso país. As informações que temos não estão organizadas em um único documento, tenho copilado centenas deles, bem difícil tarefa, mas seguimos! Abçs:)
FAbiano comentou
Bom dia a todos, realmente ontem quando entrei por aqui e vi aquele aquele aviso de terremoto de 8.6 fiquei preocupado com aquele povo,mas pelas noticias que tive aqui, parece que até o alerta de tsunamis foi descartado, e ainda bem, mas pelas notícias da mídia , disseram que aquele povo próximo ao terremoto estavam já se refugiando nos alto de lugares altos.
everton dos santos comentou
Rogerio, em outubro de 2009 ocorreram 9 tremores fortes em 2 dias, variando entre 6° e 7.8°. E nesse inicio de 2012 ocorreram bem menos tremores acima de 6° do que em 2011 e 2010. Está até "tranquilo", já que não ocorreram danos graves.
Administrador comentou
Exato Everton, bem lembrado!
diegohdm comentou
Não é isso.. o que ta gerando dúvidas entre o pessoal é que em 24h ocorreram vários grandes terremotos, e não durante o ano todo.
Sel comentou
Então diegohdm, conforme o Everton postou, em 2009 tivemos 9 fortes terremotos em 2 dias. Acredito que o que tem causado impacto é como o Rogério postou, a distância entre os eventos. Abçs :)
bruna comentou
Pois é. Sel, Rogério (agora que aprendi seu nome, sempre te chamava de Administrador =P), Meire e todos... uma coisa que aprendi aqui no painel é que existem constantes que nunca mudam. A primeira é que não tem movimento estranho no planeta, porque os terremotos não podem ser previstos... então, faz parte esses dias mais conturbados, assim como os dias mais tranquilos. A única coisa é que se o planeta fica muiiito quietinho... é preocupante pq quando soltar a energia acumulada, normalmente o potencial para grandes terremotos é grande.
Administrador comentou
Como está uma confusão terrível sobre os posts, segue aqui o áudio dos dois terremotos da Indonésia, acelerados 1800 vezes para serem ouvidos. [Ver no Painel Global]
Meire Ruiz comentou
Uau!! Este som é medonho, e eu fui ouvir com som alto...nossa!
Gabriel comentou
Bom dia pessoal eu gostaria de saber onde eu encontro sons de terremotos. Estarei muito grato pela ajuda.
Sandra Silva comentou
Sel, eu já vi o mapa bem pior que esse, como lembrou o Rogério e Everton. Pena que na época não passou na cabeça de salvá-las em imagem, agora vou começar a fazer isso, pois fica mais fácil de visualizar. Também senti essa estranheza na época dos terremotos no Haiti e no Chile, mas depois fui acostumando e entendendo melhor esse ritmo descompassado da Terra. A questão é que o Painel é visual, o que chama a atenção/impacto. Amanhã cedo quando sair os da Indonésia, tudo vai parecer mais calmo novamente. Isso se não houver um outro. Escrevi rápido, acabou meu tempo.r.s abr se chegar mais cedo apareço a noite.
Taís comentou
Boa tarde pessoal! Gabriel esse link tem alguns sons de terremotos clicando no sismograma, e a explicação de cada som clicando em "O que foi isso? " - [Ver site]
Meg comentou
Olá amigos. Fiquei curiosa sobre a citação de alguém do RG que falou sobre 4 terremotos em um único dia. encontrei esse vídeo do dia 11 de agosto de 2009 [Ver site] perto desse dia, apesar de tantos terremotos fortes, estamos na calmaria..
Gabriel comentou
Taís eu não consegui ouvir veja se eu fiz certo. Primeiro eu cliquei em O que foi isso? em seguida cliquei em Áudio e Áudio alternativo, tá certo?
Taís comentou
Não Gabriel. Clic primeiro na imagem, no desenho, dentro do quadrado, retangulo...aonde vira mãozinha ok ? :) "Sismograma " de uma onda sísmica. Se quiser saber do que se trata cada imagem , cada som que ouvir, clic em "O que foi isso? "
Gabriel comentou
Agora entendi rsrs :) muito obrigado... deu certo...
Sandra Silva comentou
Meg, muito bom postar essa matéria, um bom exemplo. Veja quantas catástrofes naturais em um período tão curto.


    4
M. Ianner      
Bom dia a todos Deixo um link para vocês: [Ver site]
Gabí comentou
Bom dia a todos,só faltou um tutorial para maior entendimento a utilizar tão grandes recursos...


    5
Cristian      
Bom dia a todos como voces estão rsrs eu estava de viagem por isso nao consegui entrar no pc da lan agora sim a chuva esta chegando para sao paulo de novo espero que nao tenha mais alagamentos
Gabriel comentou
Bom dia Cristian aproveitando o post pra falar que aqui em Santos/SP está muito calor e nem parece que é outono, como você falou a chuva que está vindo já ajuda a refrescar um pouco por aqui nesse momento está 30°C a umidade está em 62% e o vento está em SE a 10 Km/h.


    6
M. Ianner      
Localização exata do tremor de hoje na Califória (mapa) [Ver site]
everton dos santos comentou
Aproveite os posts já abertos sobre o assunto! O mapa do Apolo11 é uma ótima ferramenta [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Obrigado Everton, mas o caminho é longo.
M. Ianner comentou
Obrigado Éverton pelo aviso em relação ao Post. Achei que valia pena iniciar novo post, já que as coisa aqui começaram bem cedo, há aproximadamente 35 posts atrás. Quando aos mapas, ninguém nega que o Apolo 11 seja um dos melhores. Nunca poupo elogios quando posso falar dele. Mas não precisamos ser "bairristas", como se diz lá no Rio Grande do Sul...A Internet é um Universo literalmente e até por questões didáticas, é bom ter muitas referências...


    7
everton dos santos      
Olá! O vulcão Etna está entrando em novo processo eruptivo. É a sexta deste ano. Na realidade, ele tem uma erupção quase que constante mas ocorrem pequenos intervalos de calmaria. A ultima erupçao foi no dia 2 de abril. [Ver site] [Ver site]
Taís comentou
Timelapse da erupção -
+marcos+ comentou
muito interessante everton, mas assusta...


    8
Lailton      
Bom dia. Passando para deixar um link de uma descoberta da nasa sobre estruturas misteriosas no sol. [Ver site]
Ronaldo comentou
Interessante. O avanço na tecnologia ainda vai nos revelar muitas coisas interessantes sobre o sol! Falando em sol, acabei de fotografar!
Lailton comentou
Aqui em salvador o céu está mais limpo porém a mais ou menos 2 semanas atrás mesmo a noite o céu estava escuro claro, a lua cheia bem forte parecendo bem próxima e as nuvens avermelhadas, pena não ter equipamento para tirar uma boa fotografia.


    9
Bete      
Queridos amigos, acabei de ouvir no rádio sobre um tremor em Minas. Temos registro?
Anônimo comentou
Olá Bete, eu sei de um ontem veja noticia: [Ver site] agora se é outro eu já nao sei.
Ricardov comentou
ola, ontem li esta noticia [[Ver site] ]
Bete comentou
A noticia dizia hoje, vamos ver.


    10
M. Ianner      
Boa tarde Alguns sites para pesquisa: ESA - European Space Agency - Diversos países da Europa [Ver site] INFP - Institutul National pentru Fizica Pamantului - Romênia [Ver site] NOAA - National Oceanic and Atmospheric Administration - EUA [Ver site] USGS - U.S. Geological Survey - EUA [Ver site] IRIS - Incorporated Research Institutions for Seismology - EUA [Ver site] TEMIS - Tropospheric Emission Monitoring Internet Service - Holanda [Ver site]
Administrador comentou
Monitor Globa, Ianner? Brincou com a gente?
Anônimo comentou
Boas Obrigado pelos os sites havendo alguns bons e outros menos bons... Não sei porque o escandalo do administrador a cerca do SITE : Monitor Global sendo ele muito bom e com grandes Informações de fácil leitura e com Informações da NOAA


    11
Administrador      
Atenção: Peço encarecidamente aos participantes que leiam com atenção as regras de postagem. Estão colocando links de sites concorrentes que roubam informações sem autorização além de copiarem e colarem textos. Um trabalhão desgraçado à administração sem qualquer necessidade.
Administrador comentou
O que está acontecendo com nosso Radar?
M. Ianner comentou
Desculpe, não sabia da proibição, achei que este site citado tinha algum respaldo, já que eles se apresentam como autênticos por reproduzir informações destes sites citados. Não vai acontecer de novo.
Administrador comentou
Entendo Ianner, mas infelizmente por esses motivos é que teremos que suspender a postagem de links.


    12
M. Ianner      
Vocês são responsáveis pelo site, aqui somos apena visitantes que usufruem do seu trabalho, portanto não nos resta outra coisa senão obedecê-los até por que vocês é que aguentam todo tranco, mas se vale alguma a minha insignificante opinião, a ausência de fotos e agora de links, restringirá a capacidade de pesquisa de muitos amigos do RG e o que faz o RG ser o que é são estas qualidades: informação, intercâmbio e profundidade.
Administrador comentou
Ianner, os links são um possível apoio a algum post ou réplica e não uma necessidade. Entupir de links as postagens não faz qualquer sentido, além de desprestigiar nosso trabalho feito há mais de 4 anos e o rico empenho dos postadores que ajudam a fazer esse espaço. Ontem precisei apagar dezenas de links para o G1, Estadão, UOL, Terra, etc., que falavam dos tremores. O motivo? As informações que estavam sendo veiculadas por esses portais nem se comparavam à riqueza de dados apresentados aqui no PainelGlobal. Alías, nunca nem chegam perto. Então, pra que ficar dando links a quem simplesmente repete as agências de notícias sem dar qualquer informação a mais? Só por brincadeira, vá a esses portais e tente dar um link pro PainelGlobal. Pode conseguir uma vez, mas não consegue duas. Por isso, links desses portais serão quase sempre apagados, pois não acrescentam nada ao nosso trabalho. Espero que compreenda.
Thaís C.A comentou
Eu concordo com o M.Lanner, pois todos os dias entro aqui para dar uma olhada, me informar sobre os ùltimos acontecimentos, os links e as fotos sempre foram muito úteis, e com certeza o intercâmbio de notícias é de grande valia, as notícias do painel global não ficam ofuscadas por isso, na minha opinião.
Administrador comentou
Olá Thais. Eu também acho, mas quem irá pagar os direitos autorais sobre as fotos publicadas ou eventuais processos judiciais por uso não-autorizado delas? Os participantes do RG? Quanto aos links, as explicações já foram dadas.
Gabí comentou
Boa noite a todos,sem querer ser chato o Sr. Adm. tem seus motivos com fundamentos na legislação pertinente atual. Sr Rogério,administração de site séria como faz, fica difícil de "Agradar Gregos e Troianos" Parabéns pelo serviço e pela persistência.
Sandra Silva comentou
Boa noite. Thais, Lanner e amigos. Além das questões de direitos autorais, o que precisa ser entendido é que o Painel, assim como outros sites que foram citados, são comerciais. Para a sobrevivência dos mesmos necessitam de recursos financeiros e a sua mercadoria é a informação. Na medida que são inseridos indiscriminadamente, links aqui de sites comerciais, estamos simplesmente trabalhando para a concorrência. Sei que por ética o Rogério tocar nessa questão, mas, como sou apenas uma colaboradora que já trabalhou com esses meios, me sinto a vontade em falar sobre isso, pois sei bem o quanto custa cada click em uma página. quem quer pesquisar por mais notícias, faz isso naturalmente, existem muitos sites de pesquisa para isso. Também, tem que a maioria desses sites de notícias trabalham com informações das agências de notícias. Muitos, não acrescentam e nem tiram sequer uma vírgula, então nada acrescenta e fica tudo uma mesmice. Já vi muitos participantes entrarem aqui e já ir postando sem sequer se dar antes ao trabalho de ver as discussões já abertas. Muitos vêm com perguntas e logo colocam informações de outros lugares sem se dar ao trabalho de pesquisar o que já foi construído no através do Apolo 11 e do Painel. Muitas vezes é interessante por somar às informações já postadas, mas outras vezes, parece que vem com uma grande novidades... Mas, que já foi várias vezes conversada por aqui. Não critico a postagem em si, mas o fato de não procurar antes a informação em nossos arquivos e dar continuidade a elas. Esse arquivo é riquíssimo, construído por vários participantes e deveria ser mais prestigiado como fonte de informação e conhecimento, assim como esses que agora estão sendo postados.
Sel comentou
Excelente explanação Sandra! Seria maravilhoso se todos que utilizam do Radar soubessem da importância de valorizá-lo! :)
Gabriel comentou
Aproveitando o post gostaria de agradecer do fundo do meu coração a Sel que me ajudou bastante aqui no Radar Global. Excelente explicação Sandra você explicou maravilhosamente bem eu também tinha esses erros aqui no Radar mas tive grandes amigos que me ajudaram. Um belo dia a todos com carinho e sinceridade de Gabriel para todos do Painel e do Radar.


    13
Administrador      
Atenção: Chove muito forte na Zona Sul de São Paulo e provavelmente deveremos ter muitos problemas relacionados a pontos de alagamentos. A foto é do bairro de Vila Mariana, às 16h22.
Administrador comentou
Imagens também podem ser vistas em timelapse da WeatherCam do Apolo11. [Ver no Apolo11]


    14
@JeanMilieri      
Boa tarde Globais! O Estádio Governador Roberto Santos, mais conhecido como Pituaçu, localizado em Salvador-BA, se tornou o primeiro estádio da América Latina a produzir a própria energia que consome. Foram instalados painéis solares fotovoltaicos com capacidade de gerar 400 kWp. A capacidade de geração anual de energia é de 630 MWh. Isso é suficiente para atender toda a demanda do estádio, 360 MWh por ano, sendo que o excedente atenderá a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O custo do projeto, 5,5 milhões, foi bastante questionado por conta da inviabilidade econômica. O retorno do investimento só virá após 45 anos. Porém, o governador Jaques Wagner foi muito feliz em sua declaração: "Comercialmente, a conta não fecha. Realmente demoraria muito tempo para retornar, mas preservação ambiental não se mensura assim". Espero que esta iniciativa sirva de empurrão para fomentar o aproveitamento da energia solar no Brasil.
Ronaldo comentou
Isso é muito bom. Precisamos incentivar outras cidades a adotar este meio de enregia, se não ela toda, apenas uma parte boa já ajudaria na preservação do meio ambiente.
Lailton comentou
Realmente estão investindo no local, trabalho a 5 minutos do estádio e vejo mais trabalho e valorização do estádio, espero que a Arna Fonte Nova siga o mesmo exemplo.
Lailton comentou
Estava eu dando uma olhada na net quando me deparo com essa notícia sobre captação de energia solar no espaço para a Terra. [Ver site]
aurora comentou
Excelente notícia, @Jean. Que venham outras iniciativas assim, da administração pública! Meu sonho de "consumo" é um dia colocar um captador de enegia solar aqui em casa.
Sandra Silva comentou
Aurora, vc conhece a Universidade dos Pés descalços na Indía? Eles ensinam mulheres a fazerem não só os captadores de energia solar, como as instalações. Muitas aldeias da India e da África estão sendo iluminadas a partir dessa iniciativa e o poder público está ido atrás dessa onda.
aurora comentou
Oi, Sandra! Sim, já recebi alguns e-mails com o vídeo mostrando como começou a Universidade dos Pés Descalços e visitei o site oficial. Tem vários sites que ensinam a montar um captador caseiro, bem como os que vendem os industrializados. Nossa, ainda vou ter um, acho muito legal. Está na lista, mas não no topo, ainda há muito o que providenciar na vida no que se refere a prioridades, hehehe... abraços, grata pela dica!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade