Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
SilvioRj      
Time lapse que eu fiz céu de itaipu niteroi/Rj
SilvioRj comentou
Gostaria de saber se essas nuvens no pacifico e Atlântico Sul sao ciclones.
robert santos comentou
a onde você conseguiu essa imagens do globo terrestre ?
SilvioRj comentou
Robert no site apollo11 voce encontra eh so clicar imagens de satelite ou no Geostationary image browse. Satelite goes-12
robert santos comentou
valeu muito obrigado silvio
robert santos comentou
você pode me dizer onde eu encontro essas opções? por favor


    2
Debora7      
Bom dia, Guaratinguetá tempo agradável, Temperatura 22º, totalmente nublado, umidade 88%, chuva 70%, vento 0km rs...
everton dos santos comentou
Bom dia! Vitória com muito sol, temperatura de 30° e vento nordeste intenso nesta manhã. Durante a tarde deve esquentar bem.
Rodrigo Pereira comentou
bom diaa, aqui em florianópolis muito vento e o frio ja ta chegando. temperatura vai despencar a partir dessa noite.


    3
marinho rosa      
bom dia . em araraquara tempo chuvoso . temperatura no momento 25ºc, umidade 85°/°, vento 12km/h.


    4
Administrador      
Aguardado a tempestade solar - Um experimento sem grandes pretensões...
Administrador comentou
Melhorando o experimento: registrando a bússola em time-lapse a cada 3 minutos.
Meire Ruiz comentou
Legal! Acompanhando...
Astroman comentou
Rogério, não seria interessante explicar em que se baseia o experimento, o porquê do uso da bússola e o que se espera em termos de alteração do comportamento do instrumento? Abraço.
Administrador comentou
Olá Astroman! Como disse, é um experimento sem grandes pretenções. O objetivo é simplesmente ver se a tempestade geomagnética esperada tem alguma capacidade de mover a agulha da bússola. Isso será feito comparando as imagens. Para facilitar, fiz esse arranjo que captura uma foto a cada 3 minutos.
Administrador comentou
Animação de duas imagens da bússola com intervalo de 2 horas entre as cenas: nada perceptível. Ainda não sei o motivo dessa aparente mundança da posição da bússola, mas acredito que é devido à fita crepe que segura a câmerta. Acho que ela está soltando lentamente. Precisei alinhar os dois frames no photoshop. [Ver no Apolo11]
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Interessante, ótima ideia!Vou tentar fazer um experimento semelhante, só que a minha bússola é bem simples...
Administrador comentou
Mais uma animação da bússola: [Ver no Apolo11]


    5
Paula B      
Bom dia! Muita previsão de chuvas fortes e frio para a região sudeste. Administrador, por favor, essa tempestade solar pode nos causar o que? E a "SUPER TEMPESTADE" que estava prevista pra março/abril deste ano ... Será que ainda acontece algo parecido ? Obrigada
everton dos santos comentou
Boa tarde Paula! No texto do Apolo 11 [Ver no Apolo11] disponivel ali em cima tem as informações sobre os possivei efeitos da tempestade solar de hoje. Já sobre super tempestade em março/abril, na realidade, é o máximo solar que é esperado para essa época. É o periodo de maior atividade solar, que neste ciclo, está bem baixa. Uma super tempestade em si não tem como ser prevista.
Danica comentou
Everton, se eu estiver errada me dê um puxão de orelha, rsrs.. Mas acredito que o correto seria dizer que sobre Março e abril seria o PICO do máximo solar. Que na verdade eu desconheço a informação que foi previsto para março/abril. Que eu saiba era esperado mesmo para Maio, mas como já disse outras vezes a NASA publicou esse ano artigo dizendo que provavelmente esse pico aconteceria entre o segundo semestre de 2013 ao inicio de 2014.
Nori comentou
Olá Paula. Não se preocupe, não é a "super tempestade" prevista pela NASA. Mas é uma tempestade significativa. Devemos sempre estar preparados.
everton dos santos comentou
Danica, você tem razão. Eu deveria ter informado da forma que você postou!
Astroman comentou
Quando foi anunciada uma SUPER TEMPESTADE? Tem a fonte desse anúncio?
Danica comentou
Astroman, acredito que quando ela cita "super tempestades" esta se referindo aos inúmeros artigos em blogs e sites nada científicos, que foram postados na "net" da vida sobre uma possível Super tempestade. Ano passado tivemos inúmeros desses. A maioria sem base alguma e outros em cima de previsões possíveis quando ainda achavam (e não entendo até hoje pq demoraram tanto para cair na real), que o ciclo 24 iria ser muito ativo/forte. De fato, o que ocorre é que esse ciclo esta bem aquém do que foi inicialmente previsto. Infelizmente a gente não tem como controlar o que sai na internet e ano passado por conta de "superstições" foi um ano com muitas informações exageradas e até descabidas. As publicações desse assunto no ano passado são divididas em dois tipos: Aquelas que realmente chegaram a anunciar que ocorreria a tal da MEGA tempestade solar ainda no ciclo 24 (nada científicos ), e outros que mais corretamente falavam da possibilidade de uma super tempestade solar linkando com o tema com o famoso Evento de Carrington.
Nori comentou
Não leio blogs exotéricos Danica, mas fico admirado quando alguns artigos que leio (em idiomas diferentes),são tão combatidos aqui. Tenho 50 anos de idade e estudo astronomia desde os 10. Fico tremendamente preocupado com jovens que não acreditam na ciência e na leitura, e não conseguem acreditar em novas hipóteses. Observar gráficos e falar como um papagaio o que já é comprovado, é prova de mediocridade.
Danica comentou
Nori, previsão exata de uma super tempestade geomagnetica não é ciência e sim vidência.
Nori comentou
Pessoas sépticas não acreditam em hipóteses novas. Mas o que postei menina, não foi em relação a você, mas em relação aos tantos, que acreditam apenas nos "papagaios de plantão". No Brasil está cheio, pois muitos pegam artigos traduzidos e juram que é a prova científica. Espero que você esteja acompanhando o mundo. Quanto a tempestade, ela já aconteceu no século 19. Talvez um dia volte.
Danica comentou
Se você ler a minha primeira postagem talvez entenda que não discordamos... Vou tentar ser mais objetiva para ver se "clareia"... Uma supertempestade geomagnetica é possível, qndo? Só Deus para saber... Com os dados atuais nào há a menor possibilidade de PREVER esse evento futuro, que pode acontecer mês que vem, ano que vem ou só daqui a mil anos. O que tivemos de errado foi justamente blogs PREVENDO o que não pode ser previsto... Só isso! Tivemos vários artigos falando sobre a possbilidade, o que aconteceria, etc... Ok! Como tivemos mtos artigos ruins falando que aconteceria em tal ano, tal data, tal mes => O que não é possivel prever, não é ciencia... rsrs Se você entender isso ai talvez perceba que concordamos.
Nori comentou
Olá Danica! Eu gostei do "só deus" de seu post.
Danica comentou
rsrs.. Confesso que depois que escrevi tb achei graça dele. :=)


    6
everton dos santos      
Boa tarde! O vulcão Popocatépetl no México começou a lançar uma nuvem de cinzas e gases na manhã de hoje. As imagens mostram que essa nuvem já alcança uma grande distância, podendo ocorrer queda de cinzas na cidade de Puebla. O site webcamsdemexico tem duas cameras mostrando o vulcão. [Ver site] e [Ver site] Ao clicar em amanhecer, é possivel ver o inicio da atividade em Time-lapse.
Reginaldo Tirotti comentou
Olá Everton, como vai? Parabéns por sua performasse. Você tem ideia do horário que começará chegar a Terra a EMC? Cordialmente
everton dos santos comentou
Olá Reginaldo. A previsão da frente da EMC chegar à Terra era por volta de 10:00 no horário de Brasília, com tolerância de +ou-7 horas. É comum que as alterações só ocorram com a passagem da esteira de partículas que vem na parte de trás. Isso deve ocorrer por volta de 15:00. Acho que no final da tarde já tenha alguma alteração.
Nori comentou
WSA - Enlil Solar Wind Prediction. Segundo dados, a CME atingirá a Terra entre 19 e 20 horas de hoje.
Nori comentou
Esse é o famoso vulcão, onde foi filmado objetos não identificados entrando e saindo de sua cratera. Bom acompanhar. Seria um progresso para a ciência responder a incógnita desse vulcão.
Taís comentou
Cenapred, monitoramento vulcânico webcam: [Ver site]


    7
Nori      
Olá simpatizantes do RG! A tempestade solar (CME) que se aproxima, chegará hoje a "tardinha". Não se preocupem, pois não é a "super tempestade" anunciada pela Nasa para esse ano. Vai atingir uma densidade de plasma entre 30 e 40 (r2 Ncm3). Uma "super tempestade" atingiria 65 ou mais.
Astroman comentou
A NASA anunciou supertempestade para esse ano?
Nori comentou
Olá Astroman! Procurar Richard Fischer.
Astroman comentou
Não achei uma previsão de supertempestade, Nori. Simplesmente a constatação de que nos aproximando do pico deste ciclo as tempestades poderiam ser mais fortes. É bem diferente de prever uma supertempestade.
Nori comentou
Ainda bem! Imagine uma supertempestade em direção à terra. Cientistas alertam para a possibilidade. Mas eu não gostaria de ver uma. Do jeito que dependemos do sistema elétrico até para receber salário, seria o caos. Torça sempre para ele não vir.
Nori comentou
Eu deveria ter dito: A Nasa "prevê que possa acontecer". Desculpe-me, mas em ciência o termo pode causar confusão e até desespero. Vou cuidar mais com os termos. Algumas pessoas observam termos para ridicularizar e não aceitar suas ideias. Agradecido Astroman.


    8
KZ2305      
Boa Tarde, galera do Painel Global! Essa manhã recebi duas ligações diretamente da França (não tenho nenhuma ligação com lá), pareciam em tom de cobrança. Isso pode ter a ver com a tempestade solar prevista para que chegasse na Terra hoje?
Danica comentou
Não consigo, nem forçando a minha criatividade, imaginar porque vc fez essa ligação (no sentido de link)... De qualquer forma tome cuidados com os golpes que temos por ai.
KZ2305 comentou
Bom, só achei estranho acontecer isso justamente no dia em que as "ondas" chegariam na Terra, e fiquei curioso se isso poderia ser a causa ou não. De todo jeito, valeu pela resposta e pelo aviso =)
everton dos santos comentou
Não entedi essa relação! Mas você já deu a resposta. Não tem ligação pois foi de manhã e ainda não tivemos nenhuma alteração por conta de EMC
KZ2305 comentou
Ficou meio confuso a abertura desse post kk, vou reformular, Não tenho nenhum parente na França, não conheço ninguém que more lá e hoje de manhã recebi duas ligações da França cobrando alguém. Pensei que fosse algo causado pela EMC que estava prevista pra hoje, por isso vim aqui tirar a minha dúvida, que já foi respondida por vcs dois. Espero que tenha ficado mais "claro" kk. Agradeço as respostas
KZ2305 comentou
*pensei que fosse algum tipo de "interferência"
lipe comentou
KZ2305 - Já tivemos EMC muito mais fortes na terra com kp nivel 8 e não tivemos relatos desse acontecido. já tive ligação no meu cel da croácia, argentina sem saber quem é, sendo que tenho parente apenas no japão... Fica traquilo. apenas não atenda a ligação.


    9
Nori      
????. O desenvolvimento de aparelhos celulares. aconteceu depois do último máximo solar.
Astroman comentou
Como assim? Qual a relação? De que ano vocês está falando?
Nori comentou
Desculpe-me Astroman! Minha pergunta deveria ser:? A expansão dos serviços e aumento de aquisição, pela população de aparelhos celulares, no Brasil, aconteceu após o último "pico" solar em 2002/03??


    10
Fernando Oliveira      
A EMC registrada no dia 11 não estava "apontada" para a Terra, e sim para Mercúrio, de cor laranja, não amarela. [Ver no Apolo11]
everton dos santos comentou
Essa EMC que você postou ocorreu no inicio do dia 12. A do dia 11, que vem na direção da terra está no video ao lado ou no texto do Apolo 11 acima.
Fernando Oliveira comentou
Nossa ansiedade para que algo aconteça nos torna capazes de enxergar aquilo que queremos ver, em detrimento dos fatos. Tal como a ufologia estamos nos tornando.
Fernando Oliveira comentou
Everton, esse vídeo não tem data. Quem fez a edição se esqueceu do detalhe mais importante que é o espaço temporal do evento. Pode ter sido um erro no gráfico, pois não tivemos alteração no índice de KP, algo bem estranho se compararmos com outros eventos de EMC com intensidade parecida à desse vídeo.
everton dos santos comentou
Exato Fernando! A projeção que você está mostrando é de uma EMC que ocorreu dia 12 e vai para Mercurio. A do dia 11 vem para a Terra, como mostra a imagem ao lado ou o video que postei abaixo. O link que você postou só tem a ultima projeção.
Fernando Oliveira comentou
A EMC que postei ocorreu no dia 11, e não no dia 12.
Fernando Oliveira comentou
Everton, amigo, me perdoe se estou sendo ignorante, mas se tal EMC do dia 11 detalhada no vídeo tivesse ocorrido já teríamos vários indicadores da sua presença (KP, XRAY, MAGNETOMETER).
Administrador comentou
São duas EMCs em dias diferentes. Uma para a Terra e outra para Mercúrio.
Fernando Oliveira comentou
Rogério, por que ainda não temos indicadores?
Administrador comentou
Fernando, o X-ray foi detectado como um flare de magnitude M6.5 e ocorreu no dia 11. O KP deve aumentar nas próximas horas (pelo menos é o que se espera). :-)
Administrador comentou
Fernando, dê uma olhada neste artigo. Talvez possa tirar suas dúvidas: [Ver no Apolo11]
everton dos santos comentou
Simplesmente é uma projeção e não necessariamente a EMC vai alterar o KP na hora exata. O outro modelo mostra a EMC chegando um pouco mais tarde, praticamente no domingo. O KP também pode alterar só quando passar a esteira de particulas que vem bem depois...
Nori comentou
Calma. A EMC só será detectada pelos índices KP após as 20 horas.
Fernando Oliveira comentou
Entendi, ela ainda não chegou aqui. Eu fico preocupado pois tenho uma lanhouse e certa vez tive todas as máquinas paralisadas, não desligadas, no intervalo de tempo em que uma EMC atingia a Terra, e nem era tão forte. Para destravar as máquinas tive que tirá-las da tomada e religar, pois não aceitavam mais o comando do hardware, por exemplo quando se segura o interruptor de Liga/Desliga por 5 segundos para interromper o funcionamento.
Marcos Passetti comentou
ola amigos...Fernando sempre a um risco,mas eu acredito que se houver sera em latitudes mais altas


    11
Lucas      
Essa tempestade solar vai interferir alguma coisa no Brasil se interferir mais ou menos que horas vai chegar
everton dos santos comentou
Os efeitos são nas altas latitudes como mostra o Apolo 11 [Ver no Apolo11]


    12
Silv Fab      
Terremoto sentido nas ilhas do Havaí principalmente sentido no setor leste, o tremor foi avaliado em 4.3 da escala Richter com profundidade de 7 km de acordo com o relatório do USGS .
Silv Fab comentou
parece que o terremoto foi sentido na capital Honolulu
everton dos santos comentou
Revisado para 4.4° e 18km de profundidade. Epcentro a cerca de 40 km da ilha. Sem danos relatados e a principio, sem relação com os vulcões da ilha.
everton dos santos comentou
O maior sismo registrado na região que encontrei foi de 7.2°


    13
Eduardo Terovydes Junior      
Rogério, estou enganado ou por enquanto a EMC não chegou ou se chegou não registrou alterações nos índices KP bem como no Magnetômetro?
Administrador comentou
Ainda não chegou!
everton dos santos comentou
Sonda ACE acaba de detectar os primeiros sinais da EMC. Velocidade do vento solar deu um salto e o grafico de Nanoteslas registrou os primieros impulsos. O magnetômetro deve começar a registrar ainda nesta noite.
everton dos santos comentou
Um astrônomo informou no Twitter que as particulas chegam na Terra cerca de 1 hora depois de passarem pela ACE.
Nori comentou
O previsor de chegada e impacto de tempestades solares (simulação), quando atualiza, apaga os dados passados. Existe atualização dos dados, mas gera uma confusão, pois as pessoas que não acessam diariamente o Apolo II, também não sabem as informações de dias atrás. Penso que existe algum programa para atualizar dados, sem apagar dados anteriores.
Nori comentou
Desculpe. Escrevi Apolo II e deveria ser Apolo XI.
Crisdale comentou
Oi Rogerio, nos atualize sobre seu experimento com a bússola.. Obrigada!
Administrador comentou
Olá Everton, a informação procede. Foi registrado um "IP Shock Passage" as 22h15 (19h15 BRT) pelo satélite ACE, produzindo um pico no magnétômetro do satélite. Agora, é só aguardar!
Nori comentou
Olá Everton! Penso que o Magnetômetro vai "dançar".
Administrador comentou
sobre o experimento da bússola: Nenhuma variação até agora, como mostra essa compararação de imagens das 12 horas e 20 horas: [Ver no Apolo11]
everton dos santos comentou
O magnetômetro ao lado deve começar a registrar já já. Magnetômetros em Boulder(EUA), Suécia, e o do GOES já registraram alterações
everton dos santos comentou
Woww!! Incriveis e belas Auroras Austrais começaram há pouco em Syowa, estação Japonesa no polo sul. Reparem a Via Láctea no meio da imagem [Ver site] e mais links com possibilidades de auroras [Ver site] [Ver site]
Crisdale comentou
Maravilhosas, Everton, obrigada por postar aqui pra nós. E realmente, a Via Láctea ao centro, sensacional!!
Rejaine Monteiro comentou
Acompanhando de BH as notícias pelo RG. Show de informações (como sempre) Abçs
carlacuritiba comentou
Tb estou aqui aguardando noticias, obrigada a todos que nos informam por aqui, esse canal é muito bom !
Iraci Lira comentou
Que imagem linda da Via Láctea! As auroras estão dando show!!
everton dos santos comentou
As variações ainda são pequenas, que acabam não aparecendo no manetômero ao lado. Em anexo, o grafico do GOES.
everton dos santos comentou
Indice KP ficou bem abaixo do esperado e nem chegou a o nivel de tempestade geomagnética! Vamos ver mais tarde o que houve.
Administrador comentou
As partículas passaram em forma de halo e não causaram maiores interações. O magnetômetro do GOES registraram desvios de 140 nT, muito próximo do valor indicado no magnetômetro ao lado. Tempestade magnética... nada! Mais tarde vou ver as variações na bússola, mas acredito que não vamos encontrar nada.
Joai comentou
om dia Globias! Bom domingo a todos! Bem, não é a primeira vez, são muitas vezes que se cria expectativa para acompanhar um evento EMC e chegada de partículas na terra e o fato não sai nem de longe como previsto, essas previsões e modelos não são confiáveis e parece não servir para nada.
everton dos santos comentou
Joai vou respeitar sua opinião mas discordo totalmente. Nos eventos que já acompanhei, foram raras vezes que a projeção não se confirmou! Na grande maioria dos casos, só vão ocorrer auroras e o aumento do indice KP. Acho que é muita expectativa para pouco efeito! E se um deles não ocorre então... E para nós que só acompanhamos, pode não servir mas para que tem atividade diretamnete influenciada pela atividade solar, tem grande serventia.
Administrador comentou
Olá Joai, não é isso que torna fascinante a necessidade de aprendermos mais sobre o Sol e sua interação com os planetas? Na minha opinião, mesmo não se confirmando a previsão, é simplesmente fantástico esse acompanhamento!
everton dos santos comentou
Rogerio, eu até hoje tento entender o porque a que a EMC, mesmo forte, tem dificuldade para derrubar a componente BZ para o sul, quando o IMF é positivo! Como ontem, o IMF sendo +, dificilmente tem tempestade geomagnética.
Joai comentou
Marcelo, Everton: estou muito frustrado, muitas vezes acompanhei a chegada de tempestades não previstas e a não chegada de outras previstas, isso é muito impreciso. É apenas um desabafo, adoro acompanhar as informações sobre o sol, concordo que temos muito a aprender e a desenvolver e que o simples fato de acompanhar ja é fantástico, o que eu não consigo entender é que com tantos bilhões de dólares mais décadas de trabalho e com a atual técnologica possamos ter dados informados com tanta imprecisão. Veja que a crítica não é para o PG visto que em outros meios de comunicação também foi criada expectativas, mas, sim, para o órgão que fornece as inf.... desculpe qualquer coisa...
everton dos santos comentou
Joai, pode ter certeza que muita gente ficou frustada com esse evento!
Administrador comentou
Everton, bem observado e digno de estudo. Por outro lado, acho que o modelo de previsão peca por não mostrar a perspectiva frontal da emissão. Acredito que a tempestade possa ter "resvalado" ou circulado a Terra (no caso de um halo), mas o modelo não pegou ou não mostrou isso. Joai, entendo sua frustração. A previsão do clima espacial é recente e ela não estava errada. Em nenhum momento foi previsto uma tormenta de grande intensidade e nós nunca falamos nisso, apenas acompanhamos. Seria praticamente impossível um flare 6.2 elevar substancialmente o índice KP. O que gerou expectativa foi a detecção dela pelo SOHO, que deu a impressão que seríamos bombardeados. Se você ver o artigo no Apolo11 (e outros sites científicos) verá que a única previsão era de possíveis blecautes de radiocomunicação ou alarmes de flutuações elétricas em latitudes elevadas,a lémd e auroras. A palavra "supertempestade" nem foi usada exatamente por ter sido provocado por um flare de classe M, ou seja médio. Na minha opinião, a previsão estava correta e a EMC chegou dentro do estimado, com força menor do que o suposto pela população.
Astroman comentou
A diferença entre expectativa e realidade, quando a realidade observada é menor que a expectativa gerada se chama decepção. Acho que a expectativa foi maior do que o fato poderia gerar tendo em vista "seria praticamente impossível um flare 6.2 elevar substancialmente o índice KP".
Nori comentou
Olá Astroman! Você falou tudo no post abaixo. Parabéns.
Danica comentou
O que todos esquecem é justamente o que o Everton comentou. Na verdade são vários elementos que interferem para que tenhamos tempestades geomagneticas ou não e o componente o IMF é um deles. Perfeito o comentário do Everton. Paranéns, sempre...


    14
Marcelo Fernandes      
Chovendo muito forte na Zona Norte da Cidade do RJ! Já tem mais de meia hora de chuva intensa!


    15
Marcos Passetti      
Boa noite amigos...A Metsul informou a pouco sobre a possibilidade de estar ocorrendo o fenomeno Fujiwhara que é a interação entre dois sistemas no Atlantico Sul [Ver site]
Marcos Passetti comentou
Fenomeno Fujiwhara se trata da interação entre dois ciclones
Marcos Passetti comentou
Fenomeno Fujiwhara se trata da interação entre dois ciclones
Marcos Passetti comentou
imagem de satelite
Sandra Silva comentou
Olá Marcos e amigos. Esse é um fenômeno muito raro por aqui, não é? Bem, pelo que entendi do que li ontem, eles estão distantes da costa e o problema será a ressaca que poderá ocasional, provavelmente no meio da semana. Esperemos que continue bem longe. Só faço mais uma vez uma observação, ou melhor, retomando a sugestão de que esses eventos no Atlântico Sul também fossem monitorados no mapa. Deveria ter algum tipo de acordo para que isso acontecesse.


    16
Colombo      
6.6 105km WSW of Panguna, Papua New Guinea Pelo que conheço das caracteristicas sísmicas da região , sismo preocupante... vamos continuar de olho
Colombo comentou
Vale ressaltar que o sismo de 6.6 teve um Foreshock de 5.1


    17
Maykon      
Pela profundidade do sismo acho que não teremos muitas alterações...
Colombo comentou
Embora algumas estruturas resistentes existam na região , a maioria é vulnerável a esforços horizontais. O sismo foi bem sentido na cidade portuária de Kieta
everton dos santos comentou
Chama a atenção esses 3 tremores na cordilheira meso-Atlântica hoje. 2 no mesmo local e um a 235 km de distância.
Lab comentou
community seismic network, procuraram voluntários para sediar sismógrafo pequeno em suas casas ou escritórios por vários anos, os aparelhos são ligados a computadores ou notebook via usb, pelo que vi na foto ele tem o tamanho de uma caixa de fosforo. interessante.
Administrador comentou
Olá Lab, nós temos aqui esse sismômetro. Veja.
Lab comentou
Sim é este mesmo..o sismômetro usb..achei incrível o tamanho dele.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade