Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
marinho rosa      
bom dia, incrivel essa imagem de marte , postada pelo wanderson e davidson. imaginen o que vem por ai com o curiosidade em marte. vai ser demas
Administrador comentou
Olá Marinho, tudo bem? Não abra outro post para falar sobre o mesmo assunto. Neste caso, bastaria usar a opção "comentar" nos próprios posts do Wanderson e do Davidson. Obrigado!
marinho rosa comentou
muito obrigado administrador. obrigado pela dica.


    2
André Luís      
Conjunção Lua e Vênus, 06:36.
Sel comentou
Fantástico André!
Arlindo comentou
Olá amigos do PG. Temos no céu um belo momento em que MARTE e SATURNO se cruzam. Marte estava abaixo de Saturno(a direita) e passarão próximos ao lado de uma estrela a esquerda. Quem conhece o céu estranha essa posição atual, pois é raro acontecer. A Oeste ao anoitecer e ainda alto no céu. Ao amanhecer temos Júpiter Venus e Mercurio. Os 5 planetas estão visiveis e são os únicos que podem ser vistos sem instrumentos.
Meire Ruiz comentou
Muito bonito André!! Adoro imagens astronõmicas! Obrigada Arlindo pelas informações. Segue uma foto que fiz no dia 06/08 as 18:25 hrs., quando Spica, Marte e Saturno formaram um triângulo, muito bonito de observar. No momento agora, céu nublado, que pena.
Haroldm comentou
Arlindo,Boa noite amigo. Também estou acompanhando essa movimentação de marte e saturno.Só por curiosidade, A estrela que aparece do lado esquerdo de marte á estrela "Spica" essa estrela é a alfa da constelação de virgem também conhecida como "a Vir", na verdade são duas estrelas rotacionando ente si, mas estão tão próximas que a olho nu se parece com uma única estrela. Abraços a todos do RDG.
mary comentou
:)


    3
Alan      
Valeu Phellipef! Sobre O "extinto vulcão de Monte Alegre-Pa", além do relevo característico ainda é possível encontrar águas termais no que agora é um imenso vale. É muito bom entender o histórico geológico da localidade onde moramos. Continuarei pesquisando, inclusive, sobre Patrocínio-Mg.


    4
Matheus Pamplona      
Bom dia. Tenho uma pergunta aos participantes. Durante uma explosão solar, faz alguma diferença na força do impacto sobre uma cidade qualquer se ela estiver durante a noite ou o dia, ou seja, se ela estiver diretamente apontada para o sol ou não. E quanto ao inverno/verão, pois durante o inverno a inclinação é contrária a direção do sol, enquanto no verão é a favor. Quanto mais perto dos polos maior o impacto, correto? Agora mais uma pergunta, durante o Evento de Carrington foram vistas auroras na Flórida e até em Cuba, porque, no entanto, essas auroras não foram vistas das mesmas latitudes no hemisfério meridional (Uruguai , RS), ou pelo menos nunca foram retratadas? Coloquei a foto para confirmar as latitudes e para que o pessoal do facebook também possa comentar. Aguardo resposta.
Alan comentou
1ª- Matheus, a terra é protegida das partículas perigosas do sol pelo campo magnético, conforme a representação ao lado, de modo que o equador da terra é muito mais protegido do que os polos, pois existe um enorme "buraco", um em cada polo, que permite uma passagem maio de partículas. Quanto a inclinação do globo, creio que não interfere significativamente na entrada de partículas.
ORTIZ comentou
Como o Alan falou, esta é a regra geral, mas nem tudo é assim. Nosso planeta possui pontos transitórios que divergem da regra, por isso apareceu auroras em Cuba. Vide por exemplo a ANOMALIA DO ATLÂNTICO SUL (). Tenho mais informações, mas estão no meu computador em casa.
ORTIZ comentou
Pesquise no Google AMS (Anomalia Magnética do Atlântico Sul), visto que o link não saiu. Terás muita surpresa, pois ela está sobre o Brasil.
everton dos santos comentou
Matheus, até onde entendo, não há inteferencia ou diferença de impacto de particulas deuma explosão solar sobre cidades. As particulas que se chocam na magnetosfera e são direcionadas aos polos, que pode ser de dia ou de noite. ## Agora, durante uma explosão, o fluxo de raios-x vai interferir na ionosfera, principalmente no lado que estiver iluminado. ## Sobre a questão da aurora, a região em que ela ocorre não é uniforme. É como se fosse oval. No hemisfério norte, a região em que a aurora vai mais ao sul é sobre os EUA. Já no Hemisfério sul, a região em que a aurora vai mais ao norte é entre a nova zelânia e Australia. Se fosse uniforme, teriamos auroras no sul o Brasil. Veja o grafico aproximado de onde ocorrem auroras de acordo com o KP [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Boa noite. Vou deixar um vídeo com a bela imagem de um flare C1.4 ocorrido hoje em torno das 09:30UTC, na região da mancha 1540. [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Um pouco mais tarde, em torno das 12:40UTC ocorreu outro belo flare C2.8 na região da mancha 1543.
Matheus Pamplona comentou
Obrigado a todos que responderam! Uma pena Everton, bem que podíamos ter auroras aqui no RS.


    5
joscam      
Boa noite pessoal. Continuando a corrida pela conquista de marte!! Uma empresa holandeza pretende enviar pessoas a marte antes dos americanos, em 2023, so com um detalhe: PASSAGEM SO DE IDA!! Alguem ae se habilita? Segundo eles uma viagem de volta seria inviavel, do ponto de vista tecnico!! rsrsr
joscam comentou
Ou seja: Inviavel nao, Impossivel!!


    6
sarah yves      
Boa noite a todos!Agora em palmas esta 26 graus,ventando e a umidade do ar esta 58%.Abraços!
Matheus Pamplona comentou
Boa noite! Porto Alegre (RS) com poucas nuvens no ceu. 17ºC neste momento, umidade 88%, vento 15km/h de su-sudeste. Nuvens dispersas a uma altura de 305 metros e outra camada de nuvens também dispersas a uma altura de 2135 metros.
sarah yves comentou
Gostei da noticia Matheus!Aqui agora esta 25 graus,e uma pequena brisa!Abraços.


    7
Marcos Passetti      
BOA NOITE AMIGOS....COM A ESTIAGEM EM GRANDE PARTE DO INTERIOR DO PAÍS OS FOCOS DE INCÊNDIO TEM AUMENTADO DIA DIA SITUAÇÃO PREOCUPANTE,MUITAS RESERVAS CORREM RISCO POIS NAO CHOVE A MUITO TEMPO EM VARIAS REGIOES E A UMIDADE RELATIVA DO AR SE ENCONTRA EM NIVEIS MUITO BAIXOS...[Ver site]
Meire Ruiz comentou
Boa noite Marcos e todos! Hoje, no começo a tarde o clima mudou bruscamente. O sol foi encoberto por nuvens baixas vindas do mar e esfriou bastante. Frente fria Marcos?
Marcos Passetti comentou
OLA MEIRE...LITORAL TEM CLIMA A FLOR DA PELE,É TODO UM MICROCLIMA A PARTE....TEM UMA FRENTE FRIA SE APROXIMANDO DEVE PASSAR POR AI DE RASPÃO CAUSANDO ISSO QUE VC RELATA,MAS SEM CHUVA SIGNIFICATIVA [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Obrigada Marcos! Espero que não esfrie muito.
Sul Beach comentou
Aqui em Ilha Comprida SP aconteceu o mesmo que em Santos .. e com certeza boa parte do Litoral . Uma enorme muralha de neblina se formou em Alto marque era visivel a kms,horizonte acho que devido a evaporacao por la ,apos o vento de Noroeste que durou ate as duas da tarde , virou de Sul onde eu presenciei de frente . Nuvens baixas e muito rapidas ,geladas ..Agora Ilha 78% URA, Pressao 1026Hpa, 19 graus . Esse fenomeno ocorre a tarde .. seria pela forca de Coriolis. Desculpem estou sem acento e pontuacao.
Meire Ruiz comentou
Exatamente isso Sul Beach!
mary comentou
Bom dia a todos do RG! ... Da minha parte...kd o frio???...rs...


    8
Meire Ruiz      
Essa formação de nuvens aos fundo, sobre o mar, parecia uma montanha.
Meire Ruiz comentou
Consegui errar e abrir outro post...nada bom. Seria um comentário do post abaixo.
Sel comentou
de fato Meire, quase uma muralha! Abçs


    9
Cida Batista      
hoje aconteceu algo que esperavamos com ansiedade a tarde deu um vendaval e apos chuva agora a temperatura e 21º o clima aqui e uma loucura
lipe comentou
Isso é pouco para a loucura de um inverno na casa dos 30°C... não tem nada melhor rsrs !!!
marcos rosa comentou
Mutito bom ai no rio branco aqui em nova brasilandia esta precisando de uma chuva espero que chove logo aqui..


    10
Pat      
Olá, minha primeira vez aqui! 17º aqui no Morro do Chapéu Golfe Clube, Nova Lima-MG. Já venho consultando o PG há algum tempo e notei que quase sempre a cidade de Barbacena-MG tem recordes de Pressão Máxima. Alguém poderia me dar uma explicação, já que Barbacena é uma cidade de altitude relativamente elevada (1164 m em média, 1320 m pico)? Muito bom o PG e o RG! Abraço!
Dina comentou
Aproveito o espaço para falar dos dois terremotos, 7.3, pelo PG, um minutos de diferença. Ainda bem que a profundidade dissipará a energia e assim, não teremos nenhuma catástrofe de maior relevância creio eu. Pelo visto, terra está agitada realmente. Bem vinda Pat, um abraço a todos os iniciantes deste maravilhoso site.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade