Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Charles k      
Bom dia! Dia lindo de Outono e com friozinho de Inverno. Temperatura mínima de 9.3 graus aqui no Extremo Sul Catarinense. Agora 12 graus. Abraço a todos!
t.st comentou
Bom Dia! Dia fechado e friozinho em São Jose dos Campos o inverno avisando que está chegando.


    2
Administrador      
Experimento geofísico da Bússola: O vídeo mostra o monitoramento de uma bússola localizada em São Paulo durante tempestade geomagnética ocorrida em 13 de abril de 2013. As partículas atingiram a Terra às 22h30 UTC (19h30 Horário de Brasília) e produziram desvios de 150 nT (nanoTeslas) em magnetômetros no Alasca. A bússola, instalada em São Paulo, nada registrou. O horário mostrado é o BRT. Recebemos alguns emails "explicando" que uma bússola não funciona vertical, por isso o experimento não daria certo. Com sinceridade, nunca pensei que alguem pudesse supor que a bússola estivesse na posição vertical. Enfim, um desvio de 150 nT no campo magnético (registrado no Alasca) não produziu qualquer desvio em uma bússola simples localizada em São Paulo. Talvez bússolas mais sensíveis pudessem registrar, mas não acredito.
Astroman comentou
Você vai continuar o experimento em outras ocasiões propícias? Achei muito interessante a iniciativa.
Administrador comentou
Sim, mas vamos fazer de um jeito menos improvisado. :-)
Danica comentou
Parabéns Rogério pela iniciativa.
Renê comentou
Muito boa essa iniciativa, pena que o instrumento não o ajudou. Experimente construir com uma vareta de aço de um 30 cm e insira uma imã de cápsula de microfone no meio até a mesma ficar totalmente em equilíbrio. Você pode fixá-lo com DUREPOX o meu ficou perfeito assim Suspenda-o com um fio no centro e faça uma escala para efeito comparativo. Evidentemente o local terá que estar livre de correntes de vento. O ideal mas não muito barato seria fazê-lo dentro de uma quadrado de acrílico. Abs
KarlSteg comentou
Olá pessoal do PG, especialmente aos do RG, este é meu primeiro post. Já estava desde ontem querendo dar minha opinião referente a bússola experimental do Sr. Rogério. O Sr. Renê disse exatamente o que eu queria postar desde ontem, tenho duas bússolas bem semelhantes aqui e posso dizer que são bem sensíveis. Sou um aprendiz e leigo, mas aficionado por ciência, e que queria ter 10% do conhecimento científico de muitos aqui.
Administrador comentou
Olá Renê, neste aqui eu explico como se constroi um semelhante: [Ver no Apolo11]


    3
Nori      
Acabei de ver o experimento do Rogério com a bússola. Tenho a dizer: Meus parabéns Rogério!! Ciência é isso. Hipótese, experimentação, resultados e conclusão. Parabéns novamente.
Astroman comentou
Nori, procure comentar no mesmo espaço do post com o assunto em questão.
Nori comentou
Agradecido Astroman! Quando comecei a escrever o comentário, eu estava lendo o experimento na Apolo 11 e não notei que o administrador tinha publicado no Radar. Peço mil desculpas pelo erro.
Administrador comentou
Valeu Nori, foi só uma brincadeira. Vamos repetir na próxima tempestade, mas menos improvisado!


    4
Nori      
Escrevi o texto, após vários e-mais que recebi. Sobre a EMC em 11 de abril: A perspectiva de alguns, é que ela fosse maior. Que o índice KP fosse à 7 ou mais, e que houvesse blecaute na rede elétrica. Penso que isso agradaria os "apocalípticos de plantão". Alguns, mesmo aqui, se manifestaram apenas quando índice KP não aumentou muito, ou após o magnetômetro "dançar" pouco. Algumas pessoas, criticaram quem estava na ativa, acompanhando e comunicando informações. As pessoas que não se manifestaram durante o evento são piores que os exotéricos, pois esperam, para de forma sorrateira, criticar quem estava acompanhando os índices enviados pelos satélites. Os exotéricos? Esses sempre torcem pelo pior. Eles exageram, mas não se omitem dos acontecimentos. Eu peço: Se você não participou dos posts durante o evento solar de 11 de abril, por favor, não participe da discussão sobre os resultados. Aprenda: Participe sempre, para provar que está certo.
Joai comentou
Nori, eu fui um dos que me comuniquei somente depois dos indices chegarem totalmente contrários á expectativa gerada não por mim mas pelo próprio site, meus argumentos foram sobre a confiabilidade nas informações, de forma alguma sou apocalíptico ou estou querendo que o "circo pegue fogo" visto que esse tipo de inf. pode ser usado em diversas áreas como resaltou um dos colaboradores, Suas observações são discriminatórias pois objetiva sensurar e também classificar fazendo juizo de valor sobre as pessoas, por favor mais respeito. Quanto aos e-mails que vc recebeu, ja que não foram apresentados aqui, acho que deveria responder pela sua cx de e-mail para eles...
Astroman comentou
Muito bafafá por muito pouco. Menos, Nori, menos.
Nori comentou
Ok Joai. Respeito muito a sua opinião.
Nori comentou
Ok Astroman. Respeito muito sua opinião. Bafafa é uma palavra que desconheço. Mas respeito muito sua opinião científica.
Nori comentou
E finalizando, é assim que a ciência avança.
Astroman comentou
O que quero dizer com bafafá é que se falou muito de um evento que não teve uma magnitude tão grande desde o seu início. Em 2010 e 2011 tivemos uma sequência de EMCs bem mais significativas. A diferença é que a grande mídia entrou na jogada e "colocou lenha na fogueira".
Nori comentou
Concordo com seu último post e dou um Ok para você Astroman.


    5
Renê      
Boa tarde a todos! Este é para checar se consigo postar algo pois tentei comentar alguns posts e infelizmente não consegu. Abs


    6
Nori      
Domingo adorável. Consegui comunicação com várias pessoas. Tenho claro, que as pessoas não precisam concordar comigo, principalmente quando tratamos de assuntos ainda incógnitos. O universo é muito maior do que possa supor nossa vã filosofia. Acompanhem sempre, debatam sempre e como o Administrador, façam experimentos sempre. Só assim avançaremos e conheceremos melhor o local onde estamos vivendo.
Raphael Cozzi comentou
Rogério, gostaria de dar uma sugestão, na edição do perfil houvesse a opção de o usuário deixar visível seu email, dessa forma aumentam as possibilidades de contato entre os usuários. Não sei se é uma boa ideia, só uma sugestão simples. Abs
Administrador comentou
Olá Raphael, entendo, mas é altamente desaconselhável a exposição de emails em canais públicos e vai contra nossa Política de Privacidade, disponível no rodapé do site. Cada usuário pode colocar o email na descrição, mas é totalmente desaconselhável e não recomendado pelo site.
Nori comentou
Olá Raphael: Sou o professor Norimar. Sou biólogo, especialista em Metodologia de ciências e mestre em Metodologia das ciências. Fiz PDE em saúde e psicologia. Meu e-mail é norigatto@uol.com.br . Gostaria que entrasse em contato, porém só para discussão científica. Não entrarei mais no RG por algum tempo, por isso divulgo o mail.
Raphael Cozzi comentou
Eu entendo que é um risco expor o email, até pra btos que varrem a internet atras de emails pra spans, mas seria uma coisa opcional mesmo. Mas como você falou, na escrição do perfil é possivel colocar o email, ai vai de cada um. Obrigado
everton dos santos comentou
Raphael, se vc deixar o seu e-mail na descrição do perfil como eu deixo, só que tem perfil aqui vai poder ver.


    7
everton dos santos      
Boa noite! Deixo a imagem de um belo pôr-do-sol há poucos minutos atras no México. É possivel observar o sol se pondo ao "lado" do vulcão Popocatépetl, que está liberando uma nuvem de cinzas e gases e que encobre o horizonte.
StarchildAninha comentou
Lindo Everton, obrigada...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade