Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Anônimo      
Pergunto aos universitários: Qul o nome do vulcão que entrou em erupção na África? Cada site está vinculando um nome a ele e afinal de contas qual foi?
Anônimo comentou
Boa noite Mari. O vulcão é o Nabro. Região do mar Vermelho. Fronteiras da Etiópia e Eritreia.
Sandra Silva comentou
kkkk.. olha a postagem que acabei de fazer lá embaixo..rs Acho que vou passar para cá... não tinha lido a sua pergunta aqui.
Sandra Silva comentou
Upa, Helder... Então minha intuição estava certa.
Anônimo comentou
De uma olhada neste site. Aqui vc. vai ficar sabendo tudo o que ocorre neste momento em nosso Planeta.
Anônimo comentou
Suba o comentário Sandra....rsrsrs.... Olá Helder. Vários sites estão dando informações desencontradas quanto ao nome. O que de se estranhar é que com tantos satelites como disse a Sandra e equipes especializadas em monitoramentos, ainda há duvidas quanto a origem da fumaça
Anônimo comentou
este é um dos links.
Sandra Silva comentou
Subi.... "... Já que o assunto é vulcão, afinal qual foi o que estourou na África. Li que foi o Dubbi, mas há notícias que ainda não sabem qual foi...Há divergências e vulcão é uma coisa tão grande para não se saber qual foi.. não entendi a confusão. Ontem tinha quase certeza que era o Nanbro (ao menos o nome deles são pronunciáveis..rrs)"
Anônimo comentou
Boa noite Sandra. É esse vulcão expeliu muita cinza. Acontece que a região é bem despovoada, mas atingiu em cheio a cidade de Khartoum. Veja foto do satélite de ontem no pico da erupçao.
Anônimo comentou
Excelente dica Helder. Este eu não conhecia ele é abrangente. Curti...rsrsrs
Anônimo comentou
Acho que os dois o Nabro e o Bubbi fazem parte do mesmo bolsão de magma. Estão distantes um do outro apenas 25 Km.
Anônimo comentou
opps Dubbi
Sandra Silva comentou
Curti também, Helder. Muito 10. Cada dia a gente aumenta nossos favoritos..rs. Gostei mesmo. E foi ele mesmo que estourou, o Nabro. Como existem muitos vulcões naquela região pode estar repercutindo em outros... dai a confusão.
Anônimo comentou
Li que não há registro anterior de erupção do Nabro. Sendo assim, a energia acumulada é incalculável e não sem tem nenhum dado para comparar.
Sandra Silva comentou
Sim, Mari. Uma hora ia estourar, até porque naquela região existe uma grande movimentação pois estão numa junção tectônica tripla, conhecida como depressão de Danakil, sem falar na tal fenda. bjs.. boa noite a todos e bons sonhos.
Meire Ruiz comentou
Não sou universitária rsrs mas fiz uma sobreposição(dica do Everton e acho que aprendi direitinho rsrs) de uma imagem da NASA sobre uma imagem do google earth, e com certeza é o Nabro. E pelas imagens de hoje ele quase não expele mais fumaça.
Meire Ruiz comentou
Imagem mais recente do Nabro(NASA)...é...tem fumaça ainda.


    2
Anônimo      
Vejam também naquele site que postei um terremoto agora pouco na Indonésia.5.6° á 5 Km de profundidade com epicentro na ilha. Se fosse uma região muito povoada faria muito estrago.
Anônimo comentou
Aí está o Local. Horário 03:01 UTC
Anônimo comentou
Como a Indonésia é altamente populosa, pode ter feito estragos sim.
Sandra Silva comentou
rsrs.. Não sou sonambula..rs... Mas, desde sábado venho notando que os últimos tremores por lá tem sido nos pé dos vulcões... Não queisso seja difícil de acontecer com tantos por aquele pedaço. Mas... está um tantinho além da conta. Mas, se pensar que vivemos sobre uma panela de pressão, é bom ermos muitas válvulas para aliviar. acho qe fui..r.s
Anônimo comentou
Chegou minha hora....Boa noite Helder e a todos que por aqui madrugarem...


    3
paulo alberto      
Boa noite amigos. sou leigo no assunto, mas não há muitos vulcões em erupção ao mesmo tempo?


    4
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do painel global


    5
MiguelSousa-Portugal      
Estamos a notar um aumento de actividade de certos vulcões esperemos que nada de mais perigoso esteja para acontecer.
Professor Rubens comentou
Bom dia Miguel como vai essa terra boa? Estava sumido. Venho notando também essa aumento esperamos que pare por ai.


    6
Lene      
Bom dia a todos do PG, no painel mostra o terremoto no Brasil, que aconteceu no Acre de magnitude 4.3,é bem grandinho.
Professor Rubens comentou
Bom dia Lene, para o Brasil foi sim por causa dos tremores que são raros, mas a profundidade é imensa, graças a Deus. Aproveitando Rio de Janeiro, pouco vento, céu azul e temperatura subindo, agora 26º
Daniel comentou
Bom dia a todos, é para nós que estamos em "berço de ouro" não da mais para dizer que não seremos afetados.


    7
Taís      
Bom dia a todos! Nossa até aqui tem terremoto hoje...:(
Meire Ruiz comentou
Bom dia Rogério. Bom dia Taís, Lene, Miguel, todos!! Espero que só fique neste tremor e que não tenha ocorrido nada de grave. Assustei com o ícone do vulcão, pensei que havia ocorrido uma erupção aqui no Brasil rsrs. Ainda está escuro no Chile e dá para visualizar bem as explosões do Puyehue. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Segundo estudiosa, os tremores no Acre ocorrem como na Cordilheira dos Andes. O Acre está sobre a placa tectônica da América do Sul e abaixo do estado fica a ponta da placa de Nazca, que vem do Oceano Pacífico e está entrando sob a América do Sul. [Ver site] (Se a imagem em anexo estiver errada me corrijam rsrs, foi pura pesquisa)
aurora comentou
Bom Dia!! Em Gjá amanheceu com Sol e apesar do frio, percebe-se que vai "melhorar" (p/ mim, né, Sandra? Hehehe). Ontem entardeceu com uma névoa igual as fotos que postaram aqui, e hoje cedo tem a névoa e algumas nuvens. ¨¨¨¨Incrível como o fluxo de notícias se espalha pelo mundo. Fico admirada porque me ensinaram que o Brasil não tem terremoto, e hoje noto que o que o Brasil não tinha era noticiário, nem pessoas habitando certas regiões onde eles ocorrem...estamos mudando nossos paradigmas, todo dia, em todos os aspectos.
Vinicius JPDCL comentou
Bom dia a todos! Meire tb assustei com o ícone do vulcão no Brasil,rsrs. Interessante é que voltaram os tremores nos EUA. Ontem eles tiraram férias por lá..rs.


    8
Rubens      
Por acaso essa onda de vulcoes entrando em erupção, tem algo relacionado com as tempestades solares??
Professor Rubens comentou
Bom dia xará, sobre seu post nada ainda comprovado, a maioria aponta que não existe nenhuma ligação.
Luciano comentou
Bom Dia Amigos, Praia da Pinheira SC, tempo parcialmente nublado por aqui (hoje não será possível visualizar as cinzas vulcânicas), temperatura de 15°, ventos fracos do quadrante sul. Quanto a pergunta do Rubens, aqui já foi debatido em outras oportunidades, não há comprovação científica ou técnica para explicar tais coincidências, além disso nossa amostragem é restrita, descartando esta possibilidade até o momento. Estes tremores no Acre ocorrem com certa frequência, não nos assustemos. Abraço a todos
everton dos santos comentou
Não. Vulcões entram em erupção a todo momento. só alguns que ganham mais destaque pois causam maiores transtornos.
Anônimo comentou
Já que o assunto é vulcão, autoridades argentinas declararam emergência agrícola na região da patagônia devido as cinzas do vulcão chileno. Pelo visto os problemas não são apenas com o caos aereo.
Rubens Prata comentou
Tenho essa impressão tambem, ja vi relatos de que o magma do interior da Terra, esteja talvez se aquecendo ainda mais devido as explosões solares. Assim como um microondas aquecendo por dentro do planeta, ocasionando assim mais terremotos, erupções de vulcões e o surgimentos de novos vulcões sub oceanicos. Está visivel o aumento de atividades sísmicas nos ultimos anos, acompanhando o aumento da atividade solar...!
aurora comentou
Ainda acredito que as notícias estão mais frequentes, rápidas e com melhor cobertura do que já existia...


    9
Professor Rubens      
Nova explosão solar se formando - imagem do início na Lasco C2
Professor Rubens comentou
Aproveitando o post: Cinzas de vulcão afetam saída de voos de aeroportos no Brasil -
Luciano comentou
Bom Dia Professor, aquela forte explosão ocorrida na semana passada, ainda não teve efeitos na nossa magnetosfera? Ou o efeito foi o índice Kp 5 registrado há dois dias atrás?
Professor Rubens comentou
Bom dia Luciano, o tempo previsto para os impactos já passaram e felizmente aquela explosão não foi em nossa direção.
Henrique Ferreira comentou
Rubens, essa explosão começou por volta das 7:00, você reportou as 8:20, já são 10:30 e as imagens ainda não foram colocadas no site SOHO eles sempre fazem isso, censuram as imagens, espero que liberem logo algumas para que possamos analisar, mais com certeza foi um explosão solar pois o fluxo de raios X sinalizou.
Professor Rubens comentou
Rs, Henrique prefiro não comentar o fato, mas fica valendo sua grande observação


    10
Ronaldo Filho      
Bom dia à todos do RG. Esse tremor me assustou agora. Embora tenha uma alta profundidade. Aqui em Porto Velho vez ou outra treme um pouco, mas é por conta das detonações da Usina. PVH, sol e céu aberto com máxima de 35°C.
aurora comentou
Xi, Ronaldo, não se pode descartar uma detonação, por que não?? Só quem está lá pode confirmar.
Ronaldo Filho comentou
Olá, Aurora, isso é verdade. Porém, as detonações aqui provocam poucos tremores, e só onde é mais perto do local da detonação. Como moro em prédio, presencio mais um tremor de detonação. Teve uma vez que ocorreu uma detonação por volta de 6 da manhã que eu acordei no susto, rs. Parece um trovão, e as janelas por vezes tremiam.
aurora comentou
Ah, não é...546 Km de profundidade!
Anônimo comentou
Bom dia Ronaldo. Mais um sustinho né, mas faz parte desse imenso jogo da natureza. Por falar em terremotos, li que tiveram mais de 30 réplicas na Nova Zelândia desde o tremor de 6.0, ontem, que castigou bastante a cidade. %0 predios devem ser demolido e mais de 15 mil casas estão sem energia elétrica. 50 pessoas ficaram feridas durante o abalo. Apesar de ler essa informação, não encontrei registros dessas 30 réplicas no sites de monitoramento de sismos.
Ronaldo Filho comentou
Bom dia, Mari. Estranho mesmo essas réplicas nãoterem aparecido. Você acha que a informação pode ter sido manipulada?
Anônimo comentou
Encontrei as réplicas na Nova Zelândia no site que o Helder indicou ontem. Se alguém desejar conferir.
Ronaldo Filho comentou
Obrigado, Mari, pelas informações! O site é espetacular!
Taís comentou
Bom dia pessoal! Eu gosto desse blog ,explica muito bem as falhas desde o terremoto de setembro de 2010. - [Ver site] - No fim da página tem o link para a recente atividade sísmica, com a foto de um carro envolto em lama causada pela liquefação sísmica .


    11
Anônimo      
Bom dia PG. São Paulo (Capital). Tempo Bom, pocas nuvens, visibilidade moderada,12°, umidade 93%, vento 05 Km/H,pressão 1025 hpa.
Anônimo comentou
Bom dia Helder, Ronaldo, Rubens, Prof. Rubens, Rogerio, Meire e todos do PG. Aracaju, SE, manheceu com céu com poucas nuvens, vento fraco, temperatura em torno de 24°.


    12
marcos mendes      
meu post sumiu, nao entendi nada


    13
Marisa/sorocaba      
Bom dia a todos....Araçoiaba da Serra e Sorocaba com sol lindo e céu azul


    14
Gustavo SC      
Bom dia a todos, nesse momento em Porto Belo SC, Vento 05 kt de su-sudoeste, Temperatura 17°C, Humidade 59%, Pressão 1027 hPa.
Gustavo SC comentou
O hemisfério Norte do Planeta está bem agitadinho neh galera !


    15
Lene      
Obrigado a todos que comentaram sobre o terremoto no Acre, aqui no Brasil. Fiquei um pouco preocupada, leio tudo que os amigos escrevem no PG e que muito me informam. Abraço a todos.
aurora comentou
Gente, p/ o ACRE utilize o campo COMENTAR nas diversas postagens mais abaixo já abertas hoje sobre o evento...assim nos organizamos melhor nas leituras! Grata!!


    16
Cristian      
terremoto no brasil ate assustei acordei liguei o pc e vi aki no painel global terremoto no ACRE DE 4.3 alguem sabe se isso aconteceu por detonaçao de alguma coisa ou terremoto normais ?
Anônimo comentou
Olá Cristian. Não se assuste, não se preocupe. Dizer que estamos desse tipo de evento seria muita prepotência, pois eles podem ocorrer em qualquer lugar do planeta. É mais difícil acontecer aqui devido posição em o país se encontra na placa tectônica, mas não é impossível. Sempre tem balos naquela região, provavelmente por falhas geológicas e tem o agravante de ficar próximo ao encontro da placa de Nacza com a Sul Americana, mas não há motivos para se apavorar, tudo faz parte do movimento natural do nosso lindo e amado planeta.
aurora comentou
Gente, p/ o ACRE utilize o campo COMENTAR nas diversas postagens mais abaixo já abertas hoje sobre o evento...assim nos organizamos melhor nas leituras! Grata!!
Marcos Passetti comentou
terremoto normal! se e que podemos dizer normal...rs
Cristian comentou
Aurora desculpe nao vi sobre isso que jah tava aberta os comentar pos acabei de acorda entrei no painel vi o ocorrido e criei uma postagem
Administrador comentou
Olá Cristian, é um terremoto mesmo. Detonação tem caracterísiticas sísmicas bem diferentes e não ocorrem a 600 km de profundidade!
aurora comentou
Oi, Cristian! Não há o que desculpar, hehehe...já fiz isso tb. Só comentei porque como é um evento não comum em nosso país, o volume de comentários aumenta ao longo do dia, daí fica tudo misturado, né? Inté, um ótimo dia p/ vc!
Cristian comentou
estava pensando que fosse detonaçao de alguma coisa lah que ocorreu esse terremoto obrigado por tirar minha duvida
Cristian comentou
Depois se o rogerio deixar vou falar sobre o terremoto que teve aki na minha cidade


    17
Henrique Ferreira      
Olá a todos, mais uma vulcão entrou em erupção esses dias, o Vulcão Dubbi em Eritrea, estou informando para que o sinalizem no Painel, o vulcão vem trazendo transtornos para o espaço aéreo do norte da África e arredores.
Administrador comentou
Olá henrique, você mesmo pode fazer isso. É só clicar na cabecinha no canto inferior do mapa e escrever um texto de sua autoria. Se estiver correto e não for cópia, será publicado. Abraço!
everton dos santos comentou
só uma dica: o vulcão é o Nabro. Um instituto frances que errou e posotu como Dubbi
Henrique Ferreira comentou
Obrigado Everton, vou verificar.
Sigried comentou
Pode até ser um erro, Everton. No entanto ele continua a se repetir, pois vi na TV italiana, tem umas 3 horas, que o vulcão é o Dubbi. Como tirar isso a limpo??? Abraço


    18
Professor Rubens      
OmegaCam, fotografando o Universo com 268 megapixels -
Professor Rubens comentou
Aproveitando o post: O PG não atualizou ainda Hokkaido - Japão 5.2
Professor Rubens comentou
Foi!
Professor Rubens comentou
E esse tremor de 6.0 - tá confuso já mudaram 4 vezes - 6.1 - 6.0 - 6.1 e 5,8
Anônimo comentou
A USGS retificou a magnitude para 5.8


    19
fernando      
BDia a todos do PG : Tempo em Palmas-TO > Tempo no Momento Temperatura: 28°C Pressão: 1017hPa Direção do Vento: E Intensidade do Vento: 16 km/h Condição: Alguma nebulosidade Umidade: 48% Atualizado às 07:28h Terça-Feira, 14/06 nascer e pôr-do-sol: 06h28 18h00 manhã tarde noite 35ºC23ºC 0mm 0% ESE 8km/h 72% 40% Sol com algumas nuvens. Não chove. Gostaria de perguntar ao Rezende em AParaíso-GO, por ser relevante importância, como irá ficar a construção da ETE da cidade, pois ainda este ano devo mudar-me p/ sua cidade, onde tenho um terreno na Rua das Almécegas ao lado da Igreja Cristã Evangélica, de frente a Escola Municipal da Vovó. Meu endereço eletrônico a todos do PG aqui por Palmas-TO é fernandojanczur@gmail.com. AAbraços na Paz
Anônimo comentou
Bom dia Fernando. Dá uma olhada no perfil do Rezande, tem o e-mail dele, fica mais fácil o contato com ele. Paz para ti.
Rezende comentou
Olá Fernando meu Irmao... Muita Paz em seu Coraçao.... com referencia a ETE nao tenho acompanhado muito náo... aqui ja tem um monte de ecologistas de bom calibre cuidando disto... rsrsrsss... mas o que tenho visto dizer é que ate agora náo emplacou nenhuma aqui no municipio... rsrsrsrss.. pior e diziam ser 12.... os estudos e levantamentos realizados pelos municipes, durrubaram uma a uma... mas, tambem ja imaginou se depois uma destas represas resolve deixar a agua descer? aqui e mais de 1000 metros acima do mar, e se desce, o tsunami do japao iria virar fichinha... ainda mais com sismos em Mara Rosa... rsrsrsrs... E, seja bem vindo Meu Irmao... e meu contato esta realmente no perfil... Muito Obrigado Querida Irma Mari... Muita Paz em Vossos Coraçoes e de Todos em Vossas Casas... Rezende
Sandra Silva comentou
Sem contar que ai no Centro-Oeste tem uma das principais falhas geológicas que conhecemos no Brasil, em 1955 já teve terremoto que ultrapassou os 6 postos da escala. Aproveitando, deixa comentar sobre o de hoje no Acre. Temos que ver que foi bem na fronteira, se tivesse sido do lado de lá, quase no mesmo ponto, ninguém ia se assutar. Em segundo lugar, lembremos que a rede de sismomêtros no país está aumentando, consequentemente aumentará o número de terremotos registrados. Não tem o ditado que diz: o que os olhos não vêem o coração não sente? Pois, bem, comparativamente caberia dizer: o que os sismômetros não registravam a gente não sabia e nem sentia. abr


    20
Maycon Santos      
por que tem um vulcãozinho piscando no sul do Brasil? não deveria ser um hominho com balão? levei um susto quanto entrei
Maycon Santos comentou
belo destaque esse do terremoto no Brasil quase não da pra perceber rsss mas, então? a esta profundidade não sente nada né?


    21
Marisa/sorocaba      
Deêm uma olhada nesse link sobre as placas e o circulo de fogo, está correto??? gostei das imagem.
Cristian comentou
muito interessante esse site Marisa circulo de fogo feito pelo terremotos né ? otimo dia pra vc
Marisa/sorocaba comentou
tbm achei muito bom, pode até ser que tenha algo melhor ainda, quem sabe alguem coloca mais post sobre esse assusto bjussssss bom dia pras vc tbm


    22
Cristian      
bem revivendo a materia do tsunami do japao achei uma fotos de como japao esta se recuperando rapido depois do tsunami


    23
vivi      
BOM DIA !!!EM SÃO LUIS -GO SÃO 25 GRAUS CÉU AZUL LIMPÍSSIMO.. LINDO O DIA.


    24
Anônimo      
Fora do contexto, mas é de utilidade pública: HOJE É DIA O INTERNACIONAL DO DOADOR DE SANGUE! DIARIAMENTE DEZENAS DE PESSOAS MORREM POR FALTA DE SANGUE EM TODO PAÍS. SEJAM VÍTIMAS DE ACIDENTES, CATÁSTROFES OU DOENTES CRÔNICOS COMO OS HEMOFÍLICOS E LEUCÊMICOS E ATÉ MESMO OS QUE PASSARAM POR CIRURGIAS. PARA SER UM DOADOR, BASTA COMPARECER A UM BANCO DE SANGUE, PRIVADO OU PÚBLICO, POIS MESMO SENDO PRIVADO, O SANGUE DOADO VAI PARA OS HOSPITAIS PÚBLICOS E O SUS REPASSA A VERBA PARA A INSTITUIÇÃO FORNECEDORA DO SANGUE, MUNIDOS DE IDENTIDADE, TER ENTRE 18 E 65 ANOS, TER PESO MÍNIMO DE 50KG, ESTAR EM BOAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, NÃO ESTAR GRÁVIDA OU AMAMENTANDO, NÃO TER BEBIDO BEBIDA ALCÓOLICA NAS ÚLTIMAS 6 HORAS. DOAR SANGUE NÃO TRAZ RISCO A SAÚDE, AO CONTRÁRIO, REDUZ A POSSIBILIDADE DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES NOS HOMENS E FAZ UM BEM IMENSURÁVEL A CONCIÊNCIA. O INTERVALO MÍNIMO ENTRE AS DOAÇÕES DEVEM RESPEITAR O PERÍODO DE 60 DIAS NO HOMEM E NO MÁXIMO 4 X AO ANO E NA MULHER, NO MÍNIMO 90 DIAS (DEVIDO AO CICLO MENSTRUAL) E NO MÁXIMO 3 X AO ANO. SEJA VOCÊ TAMBÉM UM DOADOR DE SANGUE,AJUDE A SALVAR VIDAS ! Me desculpe Rogério, mas eu não podia deixar de usar esse espaço divulgador para falar de algo tão importante.
aurora comentou
Curti! :)
Cristian comentou
CURTI TBM :}


    25
Rubens Prata      
Aqui em São Vicente/SP, está uma garoa fina e bem fria, perto dos 18 graus, que junto com a umidade do ar, se torna ainda mais fria...
aurora comentou
Pensei que o tempo aqui em Gjá fosse "melhorar"... agora chove e faz mais frio!


    26
Cristian      
gente queria perguntar pra vcs do painel sobre um negocio que meu professor da escola disse que o aquencimento global tbm causa terremotos isso é verdade ?
Henrique Ferreira comentou
Completamente incorreto! Primeiro, não existe o aquecimento global como foi colocado pelo Al Gore, isso foi uma jogada comercial, o planeta sempre passou por períodos de aquecimento e resfriamento, isso aconteceu antes, acontece agora e vai continuar acontecendo. Segundo, já que não existe o aquecimento global como ele poderia causar terremotos? não sei como seu professor ligou uma coisa a outra, essa ligação só deve existir no universo pessoal dele. Vou te indicar um vídeo e peço que assisti, vai lhe dar uma ideia do que é o "aquecimento global" causas que não são influenciadas pelo homem e consequências.
Cristian comentou
vou assistir o video henrique vlw mesmo
Administrador comentou
Muito Importante: O vídeo mostra a opinião do Professor Molion e não é compartilhada pela comunidade científica. Outra coisa muito importante: Ler as Regras de Postagem e evitar textos sobre teoria da conspiração. Dizer que Al Gore inventou o Aquecimento Global é no mínimo falta de respeito com centenas de pesquisadores.
Cristian comentou
rogerio tmb concordo com vc sobre isso
Cristian comentou
tambem
Henrique Ferreira comentou
É uma pena!
Sandra Silva comentou
Existe um debate muito interessante sobre a questão entre o Físico José Goldemberg e o Professor Molion sobre essa questão. Aqui, onde estou, não tenho como inserir esse link, é só procurar na internet. Já havia inserido aqui o link e no meu blog, na série mudando paradigmas. É bom, pois coloca frente a frente as duas questões.
Vinicius JPDCL comentou
Espero que o Molion esteja errado, pois é melhor o calor, do que o frio. Se gelar como ele esta falando, quero ver como arranjar comida para 7 bilhões!
Sigried comentou
Oi, Vinicius. Acho que qualquer um dos extremos é muito ruim. Se gelar, não tem comida. Se esquentar, não tem comida.Vamos acabar como naqueles filmes mais antigos: debaixo de uma redoma. Ainda bem que não estarei mais aí para viver isso...rsrsrsrs
Sigried comentou
Terremotos tem causas internas (fatores endógenos). A temperatura é um fator exógeno (externo). Mas gostaria de saber como seu professor relacionou a temperatura com os terremotos. Abraço.
Edu74 comentou
aqui neste site você encontra
mary comentou
Idem... concordo com o administrador.
Administrador comentou
Sr. EDU74 será banido. Novamente postou link para blog que nada tem a ver com o Painel. Foi avisado diversas vezes.


    27
Rezende      
Olá Meus Irmãos Radarenses... Muita Paz em Vossos Coraçoes... Alto Paraiso hoje com Sol presente e nuvens esparsas... ventinho gostoso com temperatura aproximada de 16 graus... rsrsrsrss... pelas formaçoes das nuvens, se continuar teremos chuvas no periodo da tarde... mas, como aqui o tempo pode mudar radicalmente em um periodo de 30 minutos a 1 hora, fica o dito pelo náo dito... rsrss... mas, como sempre, o Clima contunua Perfeito... rsrsrsrsrs.... E PARA OS AFICCIONADOS AO ESTUDO DO SOL E SEUS EVENTOS VAI UM LINK DE UM SITE RUSSO MUITO BOM... COM MUITOS ARQUIVOS PDF EM INGLES E RUSSO PARA BAIXAR... E POSSO AFIANÇAR QUE TEM ESTUDOS DE GRANDE UTILIDADE E CONFIABILIDADE... ([Ver site] ) entáo aos aficcionados, bom estudo... rsrsrsrsrss... e muita Paz em Vossos Coraçaoes e de Todos em Vossas Casas... Rezende
Marisa/sorocaba comentou
valeu Rezende ja guardei na pasta dos favoritos, obrigado
Sandra Silva comentou
Pegando carona... Bom dia!!! Em Santos o tempo virou. Tempo com cara de São Paulo, garoa e frio.
Marcus Vinicius comentou
Excelente material de estudo. Uma verdadeira biblioteca para quem olha o sol com "outros olhos"...


    28
Vinicius JPDCL      
Puyehue gera novos cancelamentos de voos.
Vinicius JPDCL comentou
Pq parece que o vulcão esta soltando fumaça por vários lugares...é assim mesmo...tem mais fendas por onde saem fumaça além da cratera principal?
aurora comentou
É, Vinicius! O vulcão parece uma grande panela de pressão, mas com vários furos de saída. Melhor assim!
Meire Ruiz comentou
Oi Vinicius, eu acho que são fendas sim. Eu tinha separado uma matéria a esse respeito mas não sei aonde coloquei rsrs vou ver se acho.
everton dos santos comentou
Vinicius, o vulcão tem um cone principal e varias fendas na sua borda. veja esta imagem divulgada pela METSUL [Ver site]
everton dos santos comentou
Alguem observou a mancada que o Jornal nacional deu ontem, afirmando que as cinzas do vulcão chileno, chegaram na oceania atravessando o Pacifico e não indo pelo Atlantico. vejam a materia [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Hehe!!Estou aqui morrendo de rir do desenho da pluma no Pacífico rsrs! Eu não tinha visto o jornal rsrs! :)
everton dos santos comentou
a metsul informava desde ontem que a nuvem de cinzas se espalhava pelo RS e eu até postei GIFs aqui, enquanto a FAB afirmava que a nuvem estava só no extremo sul do RS. Só hoje a FAB "reparou" que a nuvem já chegou até em SC.
Meire Ruiz comentou
O espaço aéreo é coisa séria, não deveriam deixar passar despercebido. Mas tudo bem, por fim "repararam " na nuvem... rsrs
Vinicius JPDCL comentou
Obrigado Aurora, Meire e Everton pela explicação. Everton, ontem eu vi isso no JN,.....pensei comigo...tem algo errado...será que o vento mudou...rsrs. Espero que o SIVAM veja o que a FAB não vê! Eu heim!
Sigried comentou
As chaminés dos vulcões são uma "benção" se podemos dizer assim. Sua existência diminui a pressão sobre a cratera principal. Geralmente vulcões permanentemente fumegantes não explodem com violência. A comparação com uma panela de pressão é adequada. O que acontece com o feijão quando a válvula da panela entope????


    29
Edmundo      
Post removido. Ver artigo 5 das Regras de Postagem -
Edu74 comentou
No post abaixo o ADMINISTRADOR infringiu a regra nº 5, " Muito Importante: O vídeo mostra a opinião do Professor Molion e não é compartilhada pela comunidade científica. Outra coisa muito importante: Ler as Regras de Postagem e evitar textos sobre teoria da conspiração. Dizer que Al Gore inventou o Aquecimento Global é no mínimo falta de respeito com centenas de pesquisadores." ELE FALA DE DESRRESPEITTO A CENTENAS DE PESSOAS E ESQUECE O DESRRESPEITO A MILHARES DE PESSOAS.
Sigried comentou
Desculpe-me Edu...Li o que diz o texto, mas tudo ali é vago. Mesmo que os a terra tenha ciclos climáticos naturais, não dá para excluir as consequências das ações humanas. Construções de grandes cidades cimentadas, asfaltadas, criaram as ilhas de calor (que vc aprendeu na escola). Construções de grandes hidrelétricas modificaram microclimas. Desflorestamento alterou ou extinguiu cursos fluviais.São apenas alguns exemplos, mas tudo o que a humanidade faz tem alguma consequência na natureza. Dependendo da ação a consequência pode ser benéfica ou maléfica. Desacreditar o aquecimento global é tirar da humanidade (?) a responsabilidade pelos seus atos. Fica bem. Um abraço.
Edmundo comentou
Professora Sigried, com certeza, as agressões à natureza já passaram dos limites há muito tempo.


    30
Anônimo      
Post Removido


    31
Cristian      
voces sabem se tem como ver a cinzas do vulçao em santa catarina por meio de web cam ?
everton dos santos comentou
tem essas mas não são viradas exclusivamente p/ o céu. mas é só buscar no google que vc acha outras [Ver site] [Ver site] [Ver site]
Cristian comentou
to dando uma observada parece que as cinzas estao por lah
Luciano comentou
Amigo Cristian, falo aqui de Santa Catarina e posso lhe garantir que assistir as cinzas através de uma foto ou imagem não vai ter muita "graça", parece um céu com nebulosidade alta deixando-o esbranquiçado e o horizonte meio esfumaçado. Observei que nem em cima dos carros limpos que passam a noite na rua ficam com camada significante de cinzas. Abraço.
Cristian comentou
obrigado luciano por deixa comentario
everton dos santos comentou
enquanto eu montava a imagem ao lado, a metsul postou uma parecida. vejam a nunvem de cinzas que vai do uruguai até SC.
Luciano comentou
Hoje pela manhã nem parecia que daria para ver o efeito das cinzas pois tinha muitas nuvens no céu, no decorrer do dia as nuvens dissiparam e o cinza esbranquiçado característico no céu já se percebe. Desde sexta-feira passada as cinzas vulcânicas do compexo Puyehue-Cordón Caulle cobrem nosso céu. Até mais.


    32
Anônimo      
Sinceramente, não entendi porque meu Post foi removido, gostaria de uma explicação por parte do administrador do Site, obrigado pela atenção.


    33
Cristian      
vcs tem alguma noticia sobre o terremoto do peru ocorrido hoje dia 14/06 as 8:38 am aki no painel global pq quando fui entra no google earth eu vi registrado lah terremoto de 4.3 peru- brazil boder region vou colocar a foto aki pra vcs deram uma olhada
Cristian comentou
postei duas vezes pq meu pc acusou que nao enviou peço que apague o segundo post da foto obrigado


    34
Vinicius JPDCL      
Geada cobriu de branco gramados em Urupema SC. -5.8º
Sigried comentou
...e aqui um belo dia de sol e praia. Mar sem ondas e águas não mais tão frias.


    35
Gustavo SC      
Nuvens de cinzas do vulcão estão em SC, confira >
everton dos santos comentou
As cinzas do vulcão chileno estão se deslocando no oceano atlantico p/ o norte devido a um ciclone em alto mar e uma frente fria que está avançando no litoral do sudeste. Nas imagens de satelite [Ver site] , aparentam estar na altura do litoral do Paraná. Não sei se vão entrar no continente mas é uma situação bem interessante. As cinzas vulcanicas são nas cores amarelo e rosa.
Taís comentou
Emissão de vapor parece ter reduzido a quase nada no vulcão Nabro, agora só se vê um ponto liminoso na imagem de satélite- [Ver site]
Taís comentou
Impressionante imagens de satélite da pluma de cinzas Cordon Puyehue- [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Boa tarde Gustavo!! Boa tarde para todos e Ronaldo aí em cima rsrs! Qual a melhor satélite, imagens que posso conseguir do Vulcão Aso no Japão? Everton sabe? Seria esta aqui mesmo? [Ver site] Não tem alguma sem nuvem? rsrs Obrigada!
Meire Ruiz comentou
Boa tarde Taís :)
Taís comentou
Boa noite! Aso no Japão eu tenho a cam Meire- [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Nossa Taís! Que beleza! Obrigada :))
Denise comentou
Nossa Taís, incrível as imagens de satélite... como as cinzas estão avançando rápido pelo "mundo". Eu nunca tinha visto algo assim.


    36
Vinicius JPDCL      
Um músico inglês se juntou a um astrônomo e designer e olha isso!
mary comentou
Vinícius...eu que AMO Música...nada tenho a falar...so ver e ouvir....^^...amei!
Meire Ruiz comentou
Divino!!
Sandra Silva comentou
Vinicius, vc sempre nos brindando com essas preciosidades. Vou postar mais acima um outro do José Francisco Salgado, pq se for aqui embaixo , niguém vai ver. eu quando entro aqui, vou até o final para ver o que postaram... Mas, não sei se a maioria faz isso...rs.


    37
Luciana      
Boa tarde a todos, tarde linda e ensolarada em Chapecó oeste de SC, temperatura 14.7°C.


    38
Ronaldo Filho      
Opa, puxando meu post aqui pra cima sobre falhas geológicas no Brasil. Taís, obrigado pelo link, me foi útil. [Ver site] Uma perguntinha meio 'boba': A lua tem influencia sobre maré alta e baixa, certo? Então, teria a posição e rotação da Lua influencia sobre pequenos tremores?
Sigried comentou
Oi Ronaldo.Dê uma lida neste texto [Ver site] do Apolo 11. Abraço.
Anônimo comentou
Boa tarde Ronaldo aqui no Apolo 11,mesmo tem a resposta: [Ver no Apolo11] Espero que seja útil.
Anônimo comentou
Desculpe-me não vi que o Sigried já havia deixado o mesmo link.
Sigried comentou
Neste [Ver site] você encontrará outra opinião sobre o mesmo assunto com uma interessante tabela. Agora é com vc.
Ronaldo Filho comentou
Obrigado Sigried e Fabrício. Garto mesmo. Quando à tabela, estou analisando ela agora. Não vi a matéria do Apolo, estava fora esses dias, por isso não entrei, haha.
Cynthia comentou
Oi Fabrício, é "a" Sigried, rssss. Abraço.
Ronaldo Filho comentou
Agora vi que é só especulação. Ela influencia apenas sobre as marés, e pode ser, 'pode ser', que provoque 'microssismos', e mesmo assim, estes podem ser causados pela maré. Entendi! rs
Anônimo comentou
Desculpe-me Sigried essa correria...rssss.
Sigried comentou
Tudo bem Fabricio. Abração


    39
Anônimo      
Boa tarde a todos.Anápolis Goiás 25ºC UMIDADE RELATIVA 47% VENTO E12km/h PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1021hPa.
Anônimo comentou
Titã pode ter um oceano de agua liquida:
Anônimo comentou
Primeiro eclipse total da Lua deste ano ocorrerá POSSIVELMENTE hoje:
Ronaldo Filho comentou
Oi, Fabrício, aqui: [Ver site] Estou ansioso! rs
Sigried comentou
Oi Fabricio...O eclipse é amanhã. Espero que o céu não tenha nuvens, nem para voces e nem para mim. Só sinto porque a gente vai pegar "o bonde andando".
Meire Ruiz comentou
Que ruim, aqui está bem nublado, que pena, sem eclipse!


    40
Henrique Ferreira      
Post Removido. Ler ítem 2 das Regras de Postagem. Este é o segundo aviso.
Henrique Ferreira comentou
Professor Rubens havia comentado sobre a formação dessa explosão essa manhã!
Tião Barros comentou
Boa tarde a todos. Henrique, realmente o professor Rubens havia comentado isso cedo. Quando você souber da veracidade ou não do caso, por gentileza nos informe.
carmen comentou
Como assim a NASA escondeu se aqui mesmo no painel está mostrando??? Me parece que foi uma cme em alguma mancha solar atrás do sol .
Tião Barros comentou
Pois é Henrique, esta imagem está no Apollo 11. Mas que foi uma EMC grande, foi. Everton ou o Administrador podem nos dar maiores informações
Professor Rubens comentou
Boa tarde, o Henrique quis dizer que não acompanharam a sequencia de imagens no período horário normal. Hoje de manhã quando entrei reparei que se formava uma grande ejeção de massa e fiquei acompanhando e notei que só colocaram bem depois essa imagem que o Henrique postou.
carmen comentou
Um programa legal para quem gosta de observar o sol é esse: [Ver site]
Administrador comentou
Henrique. Leia as regras de postagem, ítem 2.
Henrique Ferreira comentou
Como Rubens falou, as imagens de todo o evento foram censuradas, observem o horário das imagens, não há imagens disponíveis entre 7:00 da manhã e 15:00 da tarde, fomos privados desse espetáculo. Motivo? Pode ter sido uma enorme explosão, ou outra coisa, não sei.
Henrique Ferreira comentou
Apagaram o post. Lamento. "O pior cego é aquele que não quer ver"
everton dos santos comentou
As imagens já foram atualizadas no SOHO. não é a 1ª vez nem será a ultima em que o SOHO não mostra as imagens. A explosão não veio na direção da terra. Henrique, Ter duvidas sobre as imagens não aparecerem é normal mas afirmar que foram censuradas p/ algum motivo são outros 500. A regra nº 2 é clara e acho que toda vez que vc divulgar o blog "informe-se", seu post vai ser apagado.
Professor Rubens comentou
Só para constatar não disse que a Nasa encobriu, apenas relatei que não houve atualização e Henrique só tome cuidado com alguns sites. Creio q foi o principal motivo por ter o post removido.
Henrique Ferreira comentou
Peço desculpas por contrariar as regras, terei mais atenção daqui para frente.


    41
Luciana      
Enchentes continuam castigando a área central da China, 105 pessoas já morreram e ainda há várias desaparecidas...
Anônimo comentou
Tá feia a coisa hein??!!...Cheias na China, terremotos pipocando de hora em hora no Japão, vulcões expelindo fogo no Chile, na Etiópia, incêndios nos E.Unidos...Natureza em fúria.


    42
Anônimo      
Boa tarde a todos. Homem mergulha em um lago argentino, coberto com cinzas vulcanicas do Chile.Lago este que e atracao turistica la.
Anônimo comentou
se tambem Webcam da localidade citada
Tião Barros comentou
Que viagem do cara Felipe. Nossa que estrago estas cinzas causaram.
Anônimo comentou
Realmente, vendo as imagens das cameras, percebemos que ha um estrago muito grande a nivel turistico. E a nivel geral claro. Esperemos que a transitoriedade desta situacao seja breve.
Denise comentou
Impressionante... parece um "mar" de cinzas. Fico pensando no impacto disso na fauna e flora do lago, tipo: teor de oxigênio da água, etc.
Meire Ruiz comentou
Que coisa maluca! Denise, a National Marine Fisheries Service retirou de um lago no Chile ao menos 5 milhões de salmões para que não fossem contaminados :o a informação é pouca: [Ver site] |pt&u=[Ver site]
Sandra Silva comentou
Uai... ele saiu? Parecia um mar de areia movediça. Com certeza o prejuízo financeiro será grande. Mas, é a natureza exercendo seu domínio, seguindo seu ciclo.
Denise comentou
Oi Meire, obrigada pela matéria. Que bom q providências foram tomadas. Agora é aguardar pra saber a extensão de todo o impacto provocado por essa erupção- depois q o vulcão se acalmar e voltar a dormir..rs


    43
mary      
Boa noite a todos do PG....Grécia.Terça-feira, 14 de Junho de 2011 21:50 Local Time (Terça-feira, 18:50 GMT) 21°C Parcial. nublado Sensação de 21°C Vento: de Oeste a Sudoeste a 2 km/h Ponto de orvalho: 15°C Umidade: 68% Visibilidade: 10 quilu00F4metro Barômetro: 1012,9 milibares


    44
helderpeco      
Gente.. o Anonimo.. é hacher.. não respondam á posts dele..tive que me recasdastrar novamente...
mary comentou
e eu deletei o meu perfil...
Anônimo comentou
deve ser o tipo...já que não sei brincar, vou estragar a brincadeira dos outros.blrrr


    45
Denise      
Olá a todos do RG.. Acompanhando diariamente, percebo q as contribuições tornam-se cada dia mais ricas. Obrigada a todos, é muito bom estar entre vcs. Uma matéria interessante com o título: Um Rio debaixo d´água. As fotos são bem legais. Belas manifestações da Mãe natureza q ainda estamos descobrindo. Um dia iluminado a todos.
Denise comentou
Economizando, mas, aproveitando..rs.. SP com temperatura caindo, céu nublado, mas, com os raios do Sol passando entre as nuvens e deixando-as douradas na linha do horizonte. A noite promete ser fria.
Administrador comentou
Verdade Denise, ainda bem!
Meire Ruiz comentou
Que lindo Denise, olhando rápido parece que o mergulhador está "voando" sobre o rio!
Sandra Silva comentou
Curti, Denise. Tem outras fotos muito lindas nesse blog. Grata.
Denise comentou
As penso penso q nunca chegaremos a desvelar por completo os véus da Natureza... mas, apreciá-los é sempre muito bom. Ainda bem q podemos contar com esse espaço aqui para também compreendê-los. Obrigada Rogério.
Denise comentou
Verdade Meire.. pra ser sincera, quando olhei a 1 vx, achei q era cena de filme de ficção..rs. É perfeito demais e eu jamais poderia imaginar ver algo assim tão belo e lúdico. E Sandra... sim, tem outras fotos bem legais por lá. Ele fez uma matéria, algo como uma síntese das erupções vulcânicas entre 2010 e 2011.


    46
Anônimo      
Nao sei se entendi errado, ams na duvida no meu perfil vou deixar meu endereco por 5 minutos. para nao me confundirem com qualquer outra pessoa que esta postando algo errado


    47
Cristian      
gente como envio fotos aki para o painel global mandei 2 foto sobre o terremoto do peru mais a imagem saiu ruim pq saiu pequeno
Anônimo comentou
Olá Cristian. Clica em comentar se for inserir em algum posta já aberto, vai abrir a janela e embaixo tem a opção Enviar foto, selecione o arquivo e clica em postar. se for em novo post, na janela onde você digita, no rodapé tem a opção enviar vídeo ou foto, você faz o mesmo processo.
Sandra Silva comentou
Cristian, outro problema pode ser o tamanho da foto, só entra a partir de 2 mega. Eu acabei de ter esse problema, esqueci de reduzir e não entrou a postagem... Tive que voltar, reduzir, para insir novamente.
Sandra Silva comentou
Upa.. retificando, não a partir de 2 mega, mas até 2 mega. ok?


    48
Anônimo      
Boa noite a todos. Aracaju,SE, tempo fechou completamente as 16:30, nuvens gigantescas de desenvolvimento vertical chegando pelo Leste, vento fraco porém forte nas altas camadas. Tirei 2 fotos, espero terem ficado boas. No momento, céu fechado, não dá para vizualizar nenhuma estrelinha e nem a grandeza da lua.
Anônimo comentou
a outra foto tirei a caminho do centro.
Sigried comentou
Um Lua quase cheia.Espero que não tenha estas nuvenzinhas amanhã.Uma boa noite para todos.
Sandra Silva comentou
Boa noite. Hoje a tarde choveu muito em Santos. Agora cai aquela garoa fria... 17ºC, porém, a sensação é de mais frio. Bem, talvez nada de eclipse por aqui amanhã. Esperemos. o que resta é ver a lua em fotos, essa ao lado foi de domingo.
Meire Ruiz comentou
Boa noite! Hoje é o dia das fotos? rsrs Adoro fotografias, estão lindas!
Anônimo comentou
Estão lindas sim Meire, só que minha intenção era mostrar a mudança de tempo aqui e o tamanho ds nuvens. Não é a lua na foto, é o sol sendo engolido pela nuvem. É o problema da econia de espaço....rsrsrs
Anônimo comentou
"economia",,,o teclado.....
Meire Ruiz comentou
Eu ví Mari, reparei sim, nao só engole o sol como envolve a terra, as plantas. Ficou somente um pedacinho do azul do céu lá no fundo, por debaixo da nuvem densa...
Anônimo comentou
Já no noroeste de são paulo grande chances de ver o eclipse lunar, tempo seco 25 graus e céu estrelado.
Sandra Silva comentou
Estou torcendo para essa frente passar rapidinho pela nossa costa. Só falta as nuvens do vulcão pegar carona nela e chegar por aqui. Pela imagem que o Everton deixou lá embaixo, essa hipótese não está descartada.


    49
Anônimo      
Imagens empolgantes de partes do globo, da câmera do astronauta Italiano.
Anônimo comentou
Essas fotos são de tirar o fôlego. Incríveis. A da região desértica da Somália parece uma folha no outono ou então enormes veias de um corpo, a do deserto da Arábia lembra pele de uma cobra, a do Delta do Mississipi uma árvore. Enfim...fantásticas.
Lene comentou
Muito legal fabiano
Meire Ruiz comentou
Maravilhoso, o Salar de Uyuni parece um desenho feito em papel, lindas fotos.
everton dos santos comentou
penso que foi o melhor fotografo que já esteve na ISS. Pena que acabou. Aqui está a galeria completa dele. [Ver site] Se ele estivesse na ISS, já teriamos foto da erupção do Nabro
Sigried comentou
Já havia visto as do astronauta americano, mas estas .......Fantásticas. Obrigada, Fabiano.
Meire Ruiz comentou
Nossa!!! Dêem uma olhada do álbum Aurora Boreais. (do flickr, que o Everton passou).
Anônimo comentou
thanks
Meire Ruiz comentou
Obrigada Fabiano por compartilhar!
Sandra Silva comentou
Curti, vai para favoritos. Isso que chamo de arte abstrata. Maravilha.
carmen comentou
Belíssimas fotos! Será que veremos algo do eclipse lunar amanhã? [Ver site]
Anônimo comentou
Carmem,depende de qual região do brasil você está, e se também o clima está sendo influenciado por alguma frente frio ou áreas de instabilidade.Falar exatamente é muito aleatório porque teria que conhecer especificamente cada região do brasil.
Anônimo comentou
frente fria, erro de digitação, rs...
carmen comentou
Digo nem tanto pelo local,SP, mas pela nebulosidade e poluição, rs.... Aproveito para testar um envio, já que inacreditavelmente nunca postei uma foto. Sempre coloco links ou sites...
Anônimo comentou
muito boa a foto!
carmen comentou
Obrigada, mas não é minha, rss...infelizmente! Aproveito para dar os créditos:*arquivos da NASA.


    50
Anônimo      
Estudo revela que o próximo ciclo solar poderá ser calmo ou até mesmo não acontecer.É só esperar para ver, mas segue o link dessa notícia.
Anônimo comentou
Pensando melhor sobre essa matéria, como ficará o clima com um sol mais calmo e sem ciclos consideráveis, isso poderia ajudar esfriar a terra ou esquentar?


    51
Anônimo      
Ninguém conhece alguém do japão p/nos dar uma pincelada sobre esses terremotos todos que ocorrem lá? De acordo com o painel de monitoramento, só hoje foram 4 terremotos no intervalo de uma hora e meia, no mesmo local (costa do japão), isso sem contar que diariamente são de 3 a 5 ocorrências lá... tres meses depois daquele fortíssimo. Haja preparo!
Luciano comentou
Boa noite Márcia, na ocasião do terremoto seguido de tsunami, foi comentado aqui no Radar que as réplicas (aftershocks)se estenderiam por até um ano. Tem um colega aqui do Radar que mora lá e as vezes comenta algo sobre os tremores, mas lá eles já devem estar acostumados com uma balançada.
Anônimo comentou
Oi Luciano, obrigada, eu havia lido sim (sobre as réplicas), só que são várias balançadas né?! Mas é que eu fico curiosa p/saber como é o dia a dia num lugar assim, tão instável. Agradeço a explicação. Boa noite!
mary comentou
Oi Marcia, eu tenho familiares lá...mas oq que eles sabem é o mesmo que nós sabemos...se está acontecendo algo pior nas usinas, o Gov japonês está encobrindo, e como da primeira vez, só vai se manifestar qdo estiver tudo torrando... Preparo existem nas edificaçóes ( náo nas antigas, que ainda tem muitas), e o povo vai seguindo a vida na tremedeira diária...
Anônimo comentou
Bom dia a todos e obrigada Mary, Luciano, Marcelo_Japão. Verdade Mary e é mais confiável saber pelas pessoas que passam pelos 'transtornos'. No mais é 'torcer' p/que cesse logo as tribulações por lá.


    52
Marcelo - Japao      
Oi Globenses, a sacudida ontem aqui no Japao foi leve, mas ainda incomoda. Ficamos sempre esperando para ver se vai passar ou se vai escalar para niveis mais severos.
carmen comentou
Olá Marcelo.Que boa a sua participação. Em qual local está do Japão?
Sandra Silva comentou
Olá Marcelo. Que bom termos notícias sua. Nem gosto de imaginar o que é viver nessa expectativa. Se fosse por aqui, do jeito que o povo é ansioso por natureza, estaria a maioria nos antidepressivos. No mínimo.
Luciano comentou
Bom dia Marcelo, foi de você mesmo que comentei com a Márcia! Abraço!
Denise comentou
Oi Marcelo, Como estão as coisas ai no Japão? Tô com a Sandra, essa expectativa gera tensão demais...


    53
Anônimo      
Este vídeo mostra as fases do eclipse lunar, muito bom vale apena assistir, apesar de estar em english as imagens são bem explicativas.
Anônimo comentou
Especialmente ele fala também do eclipse total lunar que vai ser visto aqui na América do sul, amanhã 15/06/2011.
Sandra Silva comentou
Enquanto não chega essa eclipse, vou postar aqui outro vídeo de um físico, que é mestre em multimidia. Um dos melhores do genêro, o José Francisco Salgado. É um show de imagem da rotação da Terra... Bem, só vendo, é de tirar o fôlego. O Vinicius postou desse gênio multimidia, mais abaixo e deixo esse outro aqui.
Denise comentou
Oi Fabiano, muito bom esse video sobre eclipse lunar. E Sandra.. SENSACIONAL esse video da rotação da Terra, assim como o q o Vinícius postou abaixo. Adorei todos. Obrigada!


    54
Anônimo      
Este site foi criado por fãs de astronomia eslovacos, ao qual se pode explorar o sistema solar e a órbita do planetas em 3D, vale apena conferir, muito bom pra curtir e estudar, segue o link>>>>>
Sandra Silva comentou
Fabiano, uma dica, vamos economizar post. O de baixo poderia até ter inserido em outros que já tocaram no assunto da eclipse. Eu acabei utilizando pensando que também estava inserindo um link de vídeo. Lembre-se que cada post que vc inseri, pode derrubar um lá embaixo.
Anônimo comentou
Sim, mas esse que escrevi se refere ao sistema solar um site muito bom, te aconselho se quiser dar uma olhada, mas valeu pela dica sandra, obrigado.
Sandra Silva comentou
Eu sempre dou uma olhada em todos. rs.. me referi ao debaixo. É só para ajudar a não ficar pipocando tantas discussões sobre o mesmo assunto que ai a perde a linha de raciocínio. Otimizando melhor nosso espaço. Não é regra, claro. É só um trato entre os que frequenta, pois percebemos que assim flui melhor. E não estou falando só para vc, mas para todos que lêem. Como já disse é uma sugestão que tem dado certo. Fruto da experi~encia que estamos tendo por aqui. Só isso. bjins e amiguinhos??Rs
Anônimo comentou
hahahahahahah, entendi seu post sandra, "amiguinhos sim""" hehehehehehehehhe.


    55
Cristian      
hoje nao tive aula e mandei o meu professor entrar no site do painel global pra acompanhar a gente aki no talk jah dei o site para 6 professores da escola espero que eles gostem
Sandra Silva comentou
curti. Legal Cristian, estou chegando na postagem lá embaixo onde tem o motivo dessa sua iniciativa..rs
Cristian comentou
ah obrigado sandra, sabia que confundi vc com uma jornalista de tv central da minha cidade rsrs eu achei que era vc desculpa
Sandra Silva comentou
Não tem o que desculpar... Todo mundo me confunde com alguém. rsr.. ainda bem que nunca quiseram me matar por isso.kkk.
Cristian comentou
kkk coloquei a segunda foto do terremoto do peru da uma olhada pra ver se fikou bom


    56
Jorge Oliveira.      
Boa Noite..Porto Alegre com ceu limpo..(linda Lua..) Temperaturas entre 14/15 C..ventos 14km/H..Direção do vento "E"..Umidade relativa do ar entre 63/65%..Pressao 1022 HPA..Apesar do frio a noite esta linda e existe um certo conforto termico em virtude dos Porto Alegrenses ja estarem se acustumando com o friozinho..Mas a previsao é que esta semana nao deve fazer tanto frio..(vamos aguardar..rs)
carmen comentou
Boa noite, Jorge!
Jorge Oliveira. comentou
Boa Noite, Carmem..!


    57
everton dos santos      
A explosão solar de hoje cedo produziu uma especie de Tsunami na superficie do sol. Já li sobre um fenomeno com esse nome. Não sei se é o mesmo, o registro de hoje foi um dosm melhores que já se fez. é a partri de 10 segundo e a parte que estava vermelha vai ficando amarela. talvez por isso o SOHO não atualizou cedo. Falei abaixo que a explosão solar não veio na direção da terra mas parte dela pode sim atingir nossa magnetosfera. vejam o pico de Raio-x da classe M acima. aqui tem outro video [Ver site]
Anônimo comentou
Vou aproveitar seu post, e trazer a matéria que fala de um estudo realizado que fala que o próximo ciclo solar será calmo ou até mesmo não acontecerá. segue o link >>>>
carmen comentou
Everton, acompanhei meio em descompasso por conta do dia corrido, mas verifique o horário da explosão solar, foi pela manhã mesmo? Outra coisa, não vi nenhuma mancha solar na área do evento,por isso acreditei que tivesse sido atrás do sol, não observável pelas lascos e não em direção à terra. Agora veja o gráfico da atividade solar aqui no site, um pico classe M1. Estou enganada?
Professor Rubens comentou
Everton eu fiz umas contas sobre o tempo de rotação do sol e acredito que seja a mesma mancha da grande explosão de semana passada, o que vcs acham?
carmen comentou
Qual grupo de manchas da semana passada? [Ver site]
everton dos santos comentou
carmem, não tem mancha solar mas é uma região ativa. veja as infos aqui [Ver site] Professor se não me engano o sol leva 25 dias p/ girar. Não sei se é a mesma
Professor Rubens comentou
Pois reparando bem acho que Carmem está certa essa explosão veio de trás
carmen comentou
E oque é uma região ativa senão uma mancha solar?
everton dos santos comentou
na realidade é uma região de mancha solar. Só que por alguns criterios ( talvez intensidade) ela recebe uma designação um pouco diferente.
carmen comentou
Muita coisa pra explicar em um post, certo? Sim, se eu quero entender de algo, preciso arrumar tempo e estudar mais.Obrigada, meninos!
Alexandre comentou
Boa noite pessoal... Assisti hoje a um documentário disponível no You Tube, exibido pelo canal History Channel. Trata de vários assuntos sobre o Sol, inclusive os assuntos em pauta neste post, como tsunamis solares. O documentário possui cinco partes, interessantísimo! Este é o link da primeira parte (depois é só ir assistindo na sequência): Grande abraço e muita paz a todos!!
Alexandre comentou
Assuntos como o campo magnético irregular do Sol, diferente velocidade de rotação da área equatorial e áreas polares do sol, manchas solares, liberação da energia magnética nas manchas (tempestades solares) e consequências das mesmas, (com abordagens de registros históricos desse evento), são tratados no documentário citado abaixo.
Denise comentou
Oi Everton,incrível os vídeos. Sobre o Tsunami no Sol anexo matéria bem explicativa aqui da Apolo 11 sobre esse fenômeno (click para ampliar a imagem.. show), que me ajudou bastante a compreender o fenômeno. [Ver no Apolo11]
Denise comentou
Aqui matéria sobre as sondas Stereo q monitoram o Sol em 3D. [Ver no Apolo11] Acho q o Vinícius postou esses dias um link sobre isso.
everton dos santos comentou
O que aparenta ter ocorrido foi o seguinte: A área escura parece ser um buraco coronal, onde o campo magnetico se expande p/ o espaço de forma livre. Por isso é uma região menos densa, fria e escura. Na hora da explosão solar, o buraco cornal ao lado, expandiu ,chegando a dobrar de tamanho. Depois essas regiões voltaram a "ficar ativas", tornando a região clara novamente. vejam no GIF [Ver site] Não sei se está certo.
carmen comentou
Desculpe-me, mas na ânsia de economizar posts , isto está ficando uma bagunça de comentários estranhos ao assunto originalmente tratado.


    58
Cristian      
Segunda foto do terremoto do Peru registrado hoje as 16:25 espero que a imagem agora saia melhor para visualizar
Cristian comentou
consegui pegar pelo Google Earth esse terremoto


    59
Keel Beccon      
Olá, como estão todos? Eu gostaria de saber se realmente houve esta explosão solar gigantesca e se vira em direção da terra. Provavelmente não pois não ha previsão de auroras para hoje. O sol da meia noite ja está presente a tempos aqui em Fairbanks, hoje o sol vai se por as 12:41 PM e nascer as 3:02 AM. Vai ser uma noite bem curta. Bom, 14 graus, humidade de 60%, nublado com periodos de sol breves. Sem vento nenhum, uma calamaria, nenhuma folha se meche. Agora são 3 horas e 45 minutos PM. Bom dia a todos.
Anônimo comentou
Boa noite Keel, sim, houve essa grande explosão e me parece que alguma coisa sobrará para nós, ainda estamos aguardando informações.


    60
Vinicius JPDCL      
6 horas e 10 min sem nenhum terremoto???????....eu to vendo certo ou quebrou algo? tipo o meu micro...rsr...ou eu??...kkk
Cristian comentou
sim sem terremoto achei estranho a terra calmou agora depois de tanto terremoto
carmen comentou
Verdade.
Sandra Silva comentou
Segundo a USGS tivemos mais 3 terremotos até agora que não constam ai. 5.0 na Nova Zelândia, 3.3 e 2.5 na Califórnia. Daqui a pouco devem atualizar.


    61
Luciano      
Boa Noite. Manchas solares poderiam ser comparadas de alguma forma com erupções vulcânicas?
Alexandre comentou
Boa noite amigo, recomendo assitir a este documentário sobre o Sol, bastante explicativo: (Comentei no post abaixo mas achei pertinente comentar neste também devido ao assunto).
helderpeco comentou
Como a composição do Sol é basicamente hidrogênio em forma de plasma, sua rotação é diferenciada, sendo de 30 dias nos polos e 26 dias no equador. Durante a rotação, as linhas do campo magnético comprimem-se e, por consequência, carregam o plasma junto até a sua compressão máxima, aumentando dessa forma a pressão e temperatura até a ruptura da massa e a liberação da energia comprimida em forma de explosões, expulsando a matéria da fotosfera em direção das linhas, com consequente queda de temperatura e pressão após a liberação da energia acumulada. Nas regiões em que os laços magnéticos saem e retornam à fotosfera, estes possuem polaridades magnéticas opostas e assim surgem as manchas, com temperatura média de 4000°C, enquanto que, normalmente, em sua superfície, o Sol tem cerca de 5000 °C a 6000 °C nas regiões ausentes de manchas. Portanto Luciano acho que é sim uma forma de erupção, mas lá do jeito do Sol.
Luciano comentou
Certo, Helder obrigado, só posso afirmar que tamanho conhecimento como o seu faria realmente muita falta no Radar, Boa Noite e Obrigado.
Luciano comentou
Alexandre, obrigado também pelo documentário, muito bom.
Alexandre comentou
Disponha!


    62
helderpeco      
Boa Noite a todos. Voltei.rsrsrsrs. Hoje tive meu perfil deletado. Tentei responder um post mal intencionado de um tal Anonimo e depois disso não consegui mais acessar o PG. Tive que me recadastrar. Bom..estou de volta. Helder
Anônimo comentou
Os bons filhos sempre a casa retornam. rsrs
carmen comentou
Já ouviu isso em algum lugar, certo Dna. Mari???rs...
carmen comentou
Bem vindo de volta Helder.
Cristian comentou
seja bem vimdo de volta Helder
Cristian comentou
ops vindo
Anônimo comentou
Com certeza Carmem...rsrsrs...(vai pro talk, preciso falar com vc)
Sandra Silva comentou
Como pode acontecer isso? Temos que tomar mais cuidado...
helderpeco comentou
Obrigado gente. Vou tomar mais cuidado agora.
Administrador comentou
Olá Helder, com 999% de certeza você clicou na opção "Descadastrar". Abraço!


    63
Cristian      
Sao carlos sp temperatura agora 17°C umidade de 63% ventos agora de 5 mph pressao 30.15 friozinho de novo aki na minha cidade em razao de uma nova frente fria nao aguento mais esse frio kkk


    64
JUNIOR LOPES      
Alguem pode me dizer que ponto brilhante é aquele no canto superior esquerdo na Lasco C2 exatamente as 07:24 do dia de hoje?
Anônimo comentou
é mercurio....acho
everton dos santos comentou
é mercurio saindo do campo de visão do LASCO C2
carmen comentou
essa eu também sabia...rs...
Anônimo comentou
acertei, sempre confundo com jupiter...rsrsrs
marcos mendes comentou
passa de repente e mercurio, so pode ser


    65
marcos mendes      
não entendo o porque do meu post ser removido, não fui ofensivo nas minhas declarações, so porque eu chamei ônibus espacial, de mamutes ultrapassados
Rezende comentou
Olá Meu Irmao Marcos... Boa noite e muita Paz em seu Coraçao... fique tranquilo meu irmao... possivelmente por alguma replica inadequada... Muita Paz em Vossos Coraçoes e de Todos em Vossas Casas... Rezende
Sigried comentou
Olá. Se vc não quebrou nenhuma regra do RG pode ter sido qualquer outro probleminha. Já aconteceu comigo.Não leve tão a sério e continue participando. O RG é genial e instrutivo. Abraço e...........Bom dia!!!


    66
marcos mendes      
terremotos leves tudo numa area bem proxima da america do sul, e um pouco preocupante,bem perto do Peru
marcos mendes comentou
o que acho interessante que o terremoto foi no peru ha 104 km de uma cidade de 6 mil habitantes chamada Santa Rosa do Purus


    67
Vinicius JPDCL      
Calmaria no Sol: manchas solares devem desaparecer em 2020.
Anônimo comentou
Legal a matéria que você postou, só vem a confirmar o que foi publicado em outro site.
Vinicius JPDCL comentou
Já que amanhã tem eclipse...e para quem não pode ver pela tv paga... Da série ..O UNIVERSO - ECLIPSE TOTAL Parte 1 Parte 2 Parte 3
Vinicius JPDCL comentou
Ontem foi citado uma parte desse documentário, da Discovery channel, DESASTRE PERFEITO - TEMPESTADE SOLAR, mas não estava completo. Segue documentário completo e sem propagandas de links estranhos que venham a ferir as regras de postagem. Parte 1 Parte 2 Parte 3
Sandra Silva comentou
Exatamente... Esse documentário está batendo record de audiência e postagem aqui no Radar. Mas é muito bom para reflexão. Sempre que o vejo pergunto, o que eu faria?
helderpeco comentou
Obrigado Vinicius. estava atrás deste documentário.


    68
Alexandre      
Pessoal, descobri um site para download do aplicativo JHelioviewer: É muito bacana, precisa da plataforma Java para ser executado. Nele, podemos baixar imagens de períodos de observação do sol, tando do observatório SOHO quanto do SDO (em 3D), em muito boa definição gráfica, com opção de excelente zoom inclusive. A imagem desse útimo tsunami solar é um ESPETÁCULO visto pelo observatório SDO, instrumento AIA, frequência 304A. São vários tipos de leituras disponíveis, em várias frequências de ondas. É muuuuito fino, vale a pena para quem gosta de observar nosso Astro Rei!


    69
Anônimo      
Segue- se mais um tremor de terra, apesar de moderado (5.3) aconteceu no horário 00:08 UTC, mais um lugar para somar na lista de sismo pelo globo que a cada dia costumam ser mais freqüentes.
helderpeco comentou
Fabiano. Onde foi o tremor?
Professor Rubens comentou
Sul do Irã
Sandra Silva comentou
Mais abaixo em um post que o Vinicius abriu sobre o assunto, postei 3 tremores que não estão registradoa ai, e tem mais 2 , que não estou vendo, 2.5 em Washington, e 2.6 na Baja Califórnia/México. pelo USGS.
Professor Rubens comentou
Sandra nesta escala o PG não coloca
Sandra Silva comentou
Não coloca com menos de 2.5... E viu os abaixo, que não vou repetir aqui.
Anônimo comentou
O tremor foi ao norte da ilha de sumatra


    70
Tião Barros      
Boa noite a todos Itabuna 20 graus, vento a 16km/h S, umidade 88%, tempo nublado.
Tião Barros comentou
Hoje dando uma espiadinha no Planeta Fácil, olha só que apareceu por lá rsss. Em breve, perto para dar-mos uma espiadinha.
Anônimo comentou
Agora em Araçatuba/sp 18º, e na madrugada 11º e segue o outro dia com tempo seco e umidade em níveis critícos na parte da tarde.
carmen comentou
Elenin!! Que lindo, espero que não nos decepcione !
mary comentou
Uma * cortina* de chuva hj, fotografei enquando tive uma folguinha...^^..antes de fechar a janela!..rss


    71
Sandra Silva      
Bem, no vale a pena postar de novo... Hoje pela manhã, dei uma pincelada em um assunto sobre a questão do aquecimento global X nova era Glacial, lembrei de uma entrevista que há um tempinho postei aqui com o Físico José Goldemberg, o metereologista Luiz Carlos Molion e a urbanista Ermínia Maricato. Acabei de achá-la..rs... Apesar do tema ser os temporais do início do ano, quando esses dois se juntam inevitavelmente essa divergência surge. É muito boa e instrutiva. Quem tem razão, só o tempo dirá.
carmen comentou
Oi Sandra querida. Já vi este que vc mesma postou. Como estamos de lua hoje?
Tião Barros comentou
Belo debate Sandra. Valeu. Já nos favoritos rss. Boa noite
mary comentou
Boa noite a todos do PG! Bons sonhos....aqui ja sáo 05 da manha'...RS
mary comentou
Grécia. Quarta-feira, 15 de Junho de 2011 04:50 Local Time (Quarta-feira, 01:50 GMT) 18°C Parcial. nublado Sensação de 18°C Vento: calmo Ponto de orvalho: 14°C Umidade: 77% Visibilidade: 10 quilu00F4metro Barômetro: 1012,9 milibares Previsáo de chuva e trovoadas amanh,a...como hj...foi ótimo para refrescar o pré-veráo europeu.r.ss
Sandra Silva comentou
Olá Carmem, como disse é o vale a pena postar de novo..rs Quanto a lua lá fora está cheia, mas as nuvens também estão...rs Então, fico aqui na minguante.
carmen comentou
Lua cheia e nuvem cheia!!! rs.... Pois bem, fora alguns tiranossauros teimosos que insistem em ficar por aqui, as pessoas se renovam dia a dia e é sempre bom repostar alguns sites e informações interessantes.
helderpeco comentou
Boa Noite Sandra. Assisti a entrevista.Curti Sinceramente pensava que o Sol estivesse entrando na máxima (períodos de 11 anos), agora o metereologista Molina fala em ciclos de 90/100 anos e que o Sol está na mínima atividade até 2030. Eis a questão, como vc diz só o tempo dirá.
Sandra Silva comentou
Helder, como dizia Nelson Rodrigues "a unânimidade é burra".rs. Então creio que é sempre bom ter aqueles que contestem, cientificamente e não aleatóriamente, algumas teorias para que pensemos. Só assim, continuam estudando e ninguém fica na zona de conforto...rs.. Sempre se descobre que não se sabia tudo... Ciência é isso, um vulcão sempre pronto a entrar em erupção trazendo novos conhecimentos. Quem sabe se ao final, seguindo o princípio da dialética, os dois estão certos porque tem ambos um pouco da verdade. Só o tempo mesmo.
Henrique Ferreira comentou
Obrigado Sandra, vou assistir.
MAFILI comentou
Sandra, o tema é polêmico justamente por não ser tratado como ciência.
Anônimo comentou
mas parece que o molina tem razão porque se olharem em outro posts meu, tem uma matéria que fala que o próximo ciclo do sol poder bem calmo ou até mesmo não acontecer.
Sandra Silva comentou
Mafili, concordo contigo. Existe mais expeculação do que dados concretos. Aqueles que de fato estão estudando e pesquisando, não tem tanto tempo para ficarem se expondo. Meu medo é sempre essa interpretação das pessoas com base em seus medos e crenças. Um fato dito em certos espaços acabam virando verdade, mesmo que seja o maior dos enganos. Por outro lado, os meios de comunicação parecem não dar tanta importância para a ciência, e muitas vezes nem sabem interpretar e traduzir em uma linguagem compreensível o que a ciência diz. Aí, aparecem aqueles que se acham no dever de divulgar e o fazem de forma equivocada. Fazer o quÊ?
Sandra Silva comentou
Fabiano, preste atenção em uma palavra que você disse "parece". Sim, tudo parece... Mas o que é, ainda não se sabe. O que parece pode não ser. Por isso, a divulgação de certos "parece", de forma alarmista pode muitas vezes ser mais prejudicial que o fato em si, caso aconteça. Por isso, como dizem em certas culturas, cuidado com as palavras que se joga ao vento.


    72
lucas_time      
Maceió/AL, 22º, pra quem mora aqui 22º é gelo. O Céu está uma maravilha. Extremamente lindo. Nuvens "falhadas" e entre elas a Lua. Resumindo... nublado, mas sem chuva! Por enquanto é só. Atée logo mais e boa noite a todos!
mary comentou
Grécia. Quarta-feira, 15 de Junho de 2011 12:20 Local Time (Quarta-feira, 09:20 GMT) 25°C Encoberto Sensação de 25°C Vento: de Nordeste a 21 km/h Ponto de orvalho: 15°C Umidade: 54% Visibilidade: 10 quilu00F4metro Barômetro: 1013,9 milibares Índice UV 5 Moderado Boa tarde a todos!


    73
Arlei C. Sbissigo      
Boa noite cisne hoje no Acre sem consequencia para os brasileiros ?
Anônimo comentou
sem consequências Arlei



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade