Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
M. Ianner      
Bom Dia Cientistas afirmam que pode chover diamantes em Saturno e Júpiter...Isto mesmo, chover diamantes...Isto é o que afirmaram como suas descobertas inéditas na reunião anual da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana, em Denver, Colorado, o Dr. Kevin Baines, da Universidade de Wisconsin-Madison e Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa ao lado de sua companheira de trabalho, Mona Delitsky, de Engenharia especializados Califórnia. Isto me lembra aquele "Koan" (exercício budista para parar pensamento usado na meditação Zen) que pergunta: "Qual o som de uma árvore ao cair em uma floresta, se não tem ninguém lá para ouvir?????"
M. Ianner comentou
O link: [Ver site]
Anônimo comentou
Ola lanner como voce sabe o diamante, tambem chamado de cristal de carbono são formados sob GRANDE pressão e temperatura, isto é, o grafite se "transforma" em diamante em tais condições. Nessa publicação não ficou muito claro como isso acontece na atmosfera desses planetas, na minha opinião ! Lembra do PV=nRT ? e como o metano é um gas, em CNTP...! Meu ingles é pessimo e o que se aproveita na tradução é somente o contexto do tema e talvez eu tenha interpretado algum detalhe de modo equivocado. E quanto a questão do "som" e da "arvore" trata-se de um aspecto mais filosofico do que cientíico. Mas valeu a tua metafora...abraço
M. Ianner comentou
Vou dar uma olhada mais a fundo no assunto...Quanto ao "KOAN" eu quis dar a entender, desculpe se não fui claro, "que valor tem os diamantes se ninguém pode ir lá..." para apenas descontrair um pouco....
Sousa comentou
Alguém e pode informar o próximo autocarro (BUS) para lá?


    2
Anônimo      
Rogerio, boa tarde... Em uma de suas publicações aqui no RG ou no Apolo 11, eu não lembro, voce deu uma dica de como acompanhar o ISON pelo Stellarium, o problema é que não estou achando. Dá pra tu repetir...? Grato.
ORTIZ comentou
Boa ideia, aquele tutorial. Também estou precisando. Abçs
Gui bnu comentou
No site [Ver site] tem o simulador da órbita do cometa.
Anônimo comentou
Ola Gui bnu...Eu acompanho a trajetoria do ison no diagrama orbital do jpl.nasa.gov e pelo STERO ssc. O que realmente eu queria saber é como acompanhar essa "jornada" do ISON pelo Stellarium, mas de qualquer forma valeu tua informação...OK
Gui bnu comentou
Olá Klaus!, todo dia aprendo algo novo aqui, por isso gosto tanto desse espaço. Só vi postarem o meu link, agora descobri e tal Stellarium. Valeu pela dica. :)
ORTIZ comentou
Aguardando o Rogério... rsrsrsss
nORBex comentou
Klaus aperte F2 -> Plugins -> editor de sistema solar -> configurar -> Solar System -> Import Orbital Elements -> Comets -> Selecione MPC's Lists -> Import novamente -> busque C/2012 S1 selecione e por fim Add Objects aí é só buscar no Stellarium
nORBex comentou
ah depois de MPC's Lists selecionado clique em Get não import ok
ORTIZ comentou
Obrigado nORBex, funcionou. Pelo que notei, a partir daqui do RIO nós não podemos encontrar ele no mapa, porque aparece no STELARIUN do outro lado da Terra, certo? Alguem pode me dizer se ao nascer do Sol ele pode ser visto com telescópio de 127 mm?
Administrador comentou
Olá Ortiz, o link é esse: [Ver no Apolo11] e está na seção de Astronomia. Mas o caminho é esse apontado pelo Norbex. Quanto à ve-lo do RJ, não há qualquer problema. Pode ser encontrado lá pelas 4 da manhã, perto de Marte. Um tele de 127 permite vê-lo, mas você precisa apontar cuidadosamente. Abraço!
Anônimo comentou
Bom dia nORBex.....valeu!
Anônimo comentou
Rogerio...era essa pagina que eu estava procurando...grato
everton comentou
Aproveitando o embalo, alguem poderia me explicar, no stellarium, o que é e como funciona o FOV 235° que aparace na barra de baixo??Vlw!!
Administrador comentou
FOV significa "Field of View" e é o ângulo do campo de visão. Quanto maior o FOV, maior o campo observado. Em termos de fotografia, uma lente grande angular tem um FOV muito maior que uma teleobjetiva, que tem um FOV bastante reduzido, ou seja, tem um campo angular menor. Um FOV de 235 é MUUIITTO largo, cabendo quase todo o céu nele!
everton comentou
Obrigado rogerio, agora entendi, tava fuçando no stellarium e descobri como mudar o FOV. E nessa fuçada acabei descobrindo, que só pra variar, ISON vai passar(se ele conseguir hehehe) durante o dia aqui no Brasil. País de 3° mundo da isso neh hauhshuahsuh.


    3
mary      
Boa noite...deixo uma foto de hj em Atenas. temperatura quente para a 'epoca de outono.
Sousa comentou
Em Portugal, as temperaturas também estão bem acima da média. Esta anomalia resulta de um anti-ciclone situado na Russia que está a empurras o calor para o sul da Europa.


    4
Anônimo      
Pequena perturbação geomagmética nesse momento causada por um fluxo de vento solar proveniente de um buraco coronal. O gráfico ao lado é do ACE e mostra as variações do componente Bz, Phi (o ângulo do campo magnético interplanetário), a densidade do plama e a tmperatura em Kelvin que é a unidade usada para medir a temperatura do vento solar. Magnetograma e outros dados no Apolo 11 [Ver no Apolo11]
ORTIZ comentou
Klaus, este ACE é o que, satélite (sonda)? Em que ponto da Terra é medido?
Anônimo comentou
Ortiz a ACE (Advanced Composition Explorer) é uma sonda da NASA que esta posicionada entre a terra e o Sol a uma distância de 1,5 milhões de quilômetros a da Terra e a 148,5 milhões quilômetros do Sol. Como site da NASA não esta funcionando visite o srl.caltech.edu [Ver site] para mais detalhes...OK
ORTIZ comentou
Obrigado Prof. Klaus. Vou abrir um post acima sobre um tema que tenho dúvidas (AMAS).


    5
phellipef      
Terremoto de magnitude 7.2 nas Filipinas.
phellipef comentou
O terremoto foi seguido de mais dois com magnitude igual ou maior s 6º.
Marco- Porto Alegre comentou
desculpe a ignorancia, mas um pouco antes desse terremoto houve um com uma profundidade negativa, foi fraco, mas nao entendi a questao da profundidade, quer dizer que foi em alguma montanha? acima do nivel do mar?
everton dos santos comentou
As imagens que chegam de Cebu, que fica perto do epicentro mostram muitas pessoas nas ruas com medo, muitas quedas de fachadas. A imprensa informa a queda de algumas edificações e que já há mortos.
Anônimo comentou
Ola Marco...Acho que voce está se referindo a magnitude negativa que são tremores muito fracos.
everton dos santos comentou
Um dos locais que desabou em Cebu.
Marco- Porto Alegre comentou
klaus obrigado pela atenção, mas a questao nao e de magnitude e sim profundidade, o tremor a que me refiro e este: 15/10 00:03 3.4 LEVE Wyoming, a 44 km de Green River -3.0 0 0
everton dos santos comentou
Marco, se não me engano, o sinal de menos (-) significa que a profundidade do tremor é de menos de 3km. Indica que o sistema não tem a certeza da profundidade,inclusive, esse tremor está sinalizado como "poor", pobre de dados.
Anônimo comentou
Cebu tem 845 mil habitantes, localizada a 70 quilômetros do epicentro do terremoto.
Marco- Porto Alegre comentou
Obrigado Everton, fiquei em duvida pois nunca havia reparado uma profundidade negativa...obrigado pela atenção!
phellipef comentou
4 mortes confirmadas.
everton dos santos comentou
Vídeo registrado no momento do tremor.
jvcastro comentou
Everton, com todo respeito, sua resposta para a dúvida do Marco, a respeito de profundidade negativa, está estranha. Se você puder explicar melhor... Estou curioso.
Astroman comentou
O cálculo de magnitude é feito em escala logarítmica, o que pode resultar em número negativo. Onde pesquisei diz que uma magnitude negativa somente poderia ocorrer em eventos muito pequenos, não sentidos pela população.
phellipef comentou
9 mortes confirmadas.
Alisson David comentou
Foi o mais forte em 23 anos. [Ver site]
Astroman comentou
Mais de 80 mortos.
lial comentou
Bom dia Na matéria aponta que a profundidade, e em notícias publicadas no Terra e na FSP, foi de 56km e no PG aponta como 20 km.
jvcastro comentou
Valeu Astroman. Mas estamos falando de profundidade e não de magnitude.
Administrador comentou
Olá Lial, então acredite no PG!
Administrador comentou
Olá Lial, será que esses sites não estão falando do evento na Indonésia, que aconteceu minutos antes?
Astroman comentou
Putz, é verdade jvcastro. Comi mosca! :-)
Anônimo comentou
Pessoal, tá havendo uma baita confusão sobre esse "profundidade negativa". Nossos sentidos percebem o universo em tres dimesões, isto é, altura, comprimento e largura, pra ser mais claro, para cima para baixo, direita para esquerda e pra frente e para trás. Lembrando que altura tambem pode ser profundidade. Considerando um lugar ao nível do mar, voce pode estar em uma altitude positiva, isto é, acima do nivel do mar, ou uma altitude negativa ou seja, abaixo do nivel do mar, Se voce esta em um buraco de 1Km de profundidade, isso não quer dizer que voce esta a - 1Km de profundidade e sim a uma altitude negativa de 1Km, portanto altidude negativa em algumas circunstância tambem pode ser chamada de profundidade. Guardando as devidas proporções e "profundidades", um corpo com aceleração negativa, não significa que ela esta andando de ré, ele simplesmente esta desacelerando. Esses sinais e nomeneclaturas podem gerar esse tipo de confusão, mas é normal...!
Administrador comentou
Se for levar em consideração que todos os tremores estão abaixo do solo e a profundidade é medida em relação ao nível do mar, mas não levam sinal de "menos" na frente, então um valor negativo seria um tremor que aconteceu acima da linha do zero. Neste caso, a 3.1 km de altitude, acima da linha do zero. Ainda assim, é melhor aguardar pois pode ter havido erro na codificação.
Anônimo comentou
Mas como tu sabes, o hipocentro geralamente ocorrem em grandes profundidade com exceção de alguns que acontecem proximos a superficie como é o caso de certos vulcões e muitas ondas de choque acontecem bem acima do nível do mar como tu escreveu "3.1 km de altitude, acima da linha do zero." e com grande poder de destruição, isto é em altitdes positivas e tem varios exemplos desses eventos, só que eu não lembro ! esse sinal de negativo tá bem estranho e causa muita confusão...!
phellipef comentou
O número de mortos chega a 97.
lial comentou
Sr. Administrador No primeiro lugar em que fui verificar foi no Apolo11, onde aparece 56km e, após, fui olhar no PG, onde aparece 20km. Só após esses dois lugares é que fui verificar em sites de notícias. Por isso a minha dúvida. Enfim, não importa. O que pesa mais são as consequências.
Administrador comentou
Olá Lial, correta sua colocação. O primeiro valor foi calculado como 56 km e em seguida corrigido para 20, que é a profundidade mais correta.
phellipef comentou
O número de mortos subiu para 144.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade