Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Meire Ruiz      
Boa noite! :) Hoje acompanhando um resgate na praia do Sonho, me lembrei das "correntes de retorno", quase não são conhecidas entre os banhistas mas que é muito perigosa [Ver site] Seria bom as cidades litorâneas alertar os turistas. No resgate de hoje tenho quase certeza de que foi em uma corrente de retorno, pois os salva-vidas custaram concluir o resgate, parecendo não sairem do lugar. [Ver site]
Sandra Silva comentou
A maioria dos afogamentos se dão por conta dessas correntes, pois elas enganam os banhistas por ter uma aparência de mar tranquilo, sem ondas. No verão, geralmente na TV por aqui são veiculados informes sobre isso. Deixo um deles ao lado. O problema são os turistas que não entendem que toda praia tem suas peculiaridades e é preciso buscar informações antes de se aventurar na água.
Meire Ruiz comentou
Verdade Sandra, a calmaria da correne engana. Ótimo vídeo informativo! Obrigada :)
Meire Ruiz comentou
Fiz um vídeo do pequeno resgate. **** (Vai dormir Meire!!rsrs)
aurora comentou
Bom Dia, Meire! O resgate foi feito por bombeiros?
Meire Ruiz comentou
Bom dia Aurora, pelos guarda-vidas. Foram 2 mocinhas.


    2
Arlindo      
Bom dia. Últimas órbitas do PHOBOS GRUNT. Já circula numa órbita abaixo de 140 Km de altura, podendo "despencar" a qualquer momento.
everton dos santos comentou
Por enquanto a Roscomos mantém a previsão de reentrada durante a passagem da PHOBOS sobre a America do sul durante a tarde [Ver no Painel Global] Se confirmar, a sonda pode "cair" até sobre o Brasil.
Arlindo comentou
Chefe da Roscosmos, (Agencia Espacial Russa) reclamou ao jornal Izvestia que alguns satélites russos poderia ter sido sabotados por "forças estrangeiras", por sofreram inexplicaveis falhas durante o voo do outro lado do globo, fora do alcance de rastreamento de seu país. É, da pra pensar nisso mesmo!
aurora comentou
Bom Dia a Todos! Já vou deixar o PC ligado e na medida do possível vou dando uma espiada p/ acompanhar a queda do phobos grunt. Vai ser a maior sorte cair aqui perto e a gente poder ver!! Bom domingo, pessoal!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aqui em Anápolis Goias tem uma passagem da Phobos com inicio às 15h17 Azimute de 184 graus e elevação máxima de 18 graus:
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Agora que li o artigo aqui do apolo11 que fui ver, o link "Veja o momento que a sonda passa sobre o Centro-Oeste do país" tem como centro a cidade de Anápolis (onde eu estou)!
everton dos santos comentou
Fabricio, observação importante: essa passagem que vc destacou é de amanhã. Importante é a passsagem da tarde de hoje, que é sobre sua região e até o inico da manhã, era aproximadamente nessa que a ROSCOSMOS previa a reentrada. Senão é capaz da sonda cair na sua cidade enquanto vc olhar p/ o lado errado rsrsrs. Fique de olho. Sua observação pode ter grande valor!!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Nossa de novo eu me confundi, obrigado Everton, aqui o céu está com algumas nuvens mais parece que vai melhorar.Então corrigindo, passagem sobre Anápolis Goias com início as 14:59 e fim as 15:03 com elevação minima de 5 graus e máxima de 72!
Joai comentou
Bom domingo a todos, Arlindo! Agora menos de 137 próximo a costa da Africa.
everton dos santos comentou
Novo mapa da ROSCOMOS desta manhã, indica que a reentrada deve ocorres nas próximas 4 orbitas da PHOBOS pela terra. E duas passam pelo Brasil. Fiquem atentos ao céu nesta tarde. Estou saindo e só volto a noite.
Administrador comentou
Novo boletim sobre a reentrada da Phobos-Grunt, com mapas sobre possíveis locais de reentrada: [Ver no Apolo11]
FAbiano comentou
Ah admin, em Araçatuba/sp, possivelmente o céu estará bem nublado. :( muito triste.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aqui o céu está abrindo aos poucos, de qualquer forma já estou com a câmera à postos!


    3
aurora      
Um mimo aos amigos do PG p/ este domingo:
aurora comentou
Ah, o mimo não veio... ¨¨ [Ver site] ¨¨
Meire Ruiz comentou
Maravilha Aurora! O beija-flor é bem bravinho rsrs. Gostei das piruetas dele. Obrigada :) Ótimo domingo para você e todos!
aurora comentou
Já pensou, Meire, a gente com uma câmera dessas? Ótimo Domingo p/ vc tb!
FAbiano comentou
AMEI, ESSE VÍDEO, MUITO BONITO CONTEMPLAR AS BELEZAS DESSA NATUREZA. :), CURTI E ME EMOCIONEI.
Sandra Silva comentou
Bom dia!!!! Aurora, que lindooo!!!! Esse Big Brother assistiria todo dia.rs Ufa!!! Quanto ao se pensar com uma câmera dessa, recursos desses... Eu penso sempre e ainda terei. Como terei o tempo para pesquisar e produzir...
Ana_Paula comentou
O segundo morcego que aparece (aos 2:37min do vídeo) tem um filhotinho junto....fiquei emocionada...
Sandra Silva comentou
Sim Ana, eu parei a imagem e é mesmo um filhote. Incrível!!! Um dos videos mais lindos que assisti nos últimos tempos.


    4
FAbiano      
BOM DIA A TODOS, UM SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO E SISTEMA FRONTAL NO PARANÁ, MANTÉM O TEMPO INSTÁVEL E COM PROBABILIDADE DE CHUVAS NO DECORRER DO DIA NO ESTADO DE SÃO PAULO, ONTEM NO FINAL DA NOITE CHOVEU POR HORAS AQUI EM ARAÇATUBA, CHUVA DE CLASSIFICAÇÃO MUITO FORTE, VÁRIOS TROVÕES :(, MAS ESSE COMPORTAMENTO DE CHUVAS NAS NOITES E MADRUGADAS, ESTÁ COM CARA DE ZCAS, ESSA DESCRIÇÃO QUE FIZ A CIMA, É O QUE DIZ O IMPE SOBRE AS CHUVAS NO ESTADO DE SÃO PAULO, MAS OBSERVANDO A IMAGEM DE SATÉLITE, DÁ PRA PERCEBER UM CORREDOR DE NUVENS ATRAVESSANDO O ESTADO DE SÃO PAULO, ATÉ O AMAZONAS.


    5
FAbiano      
Queria saber,se alguém pode explicar, um rasgo na superfície do sol, o que estaria acontecendo?. Pelo que sei este buraco tem cerca de 120.000 km de largura e mais de um milhão de quilômetros de comprimento. [Ver site]
FAbiano comentou
Achei o link certo [Ver site]
Deniset comentou
Ola Fabiano e toda turma legal do Radar Global,meu site favorito, então Fabiano, também tenho uma pergunta sobre este site e fotos do Soho,veja esta pequena tarja preta , porque??O que quer dizer??
FAbiano comentou
Deniset, deve ser algum defeito, da imagem, mas a minha pergunta doi sobre a fenda no sol, não quero levantar debates conspiracionista, porque esse não é o foco do radar global.
FAbiano comentou
deve ser defeito devido a fenda coronal, no eit 171 e eit 175
FAbiano comentou
ops eit 195
everton dos santos comentou
O quadrado preto é erro na imagem. Essa imagem EIT do SOHO nem deve mais ter serventia já que só em 2 por dia. ### Fabiano, o nome da faixa escura é Buraco Coronal. [Ver site] Basicamente, no buraco coronal as linhas de campo magnetico são abertas liberando p/ o espaço um fluxo constante de partículas. Com isso, essa região acaba se tornando mais escura que as outras partes do sol.


    6
everton dos santos      
Forte terremoto de 6.5° ao sul das ilhas Malvinas e proximo da Antártida. Sem alerta de tsunamis. [Ver site]
Sandra Silva comentou
Bom dia!!! Entrado agora no Painel e vendo isso. Essa placa scotia estava muito agitada esses dias. Será que foi a 1 km mesmo? Muito raso.
Sandra Silva comentou
Outra coisa que estava pensando e até já comentamos sobre isso aqui no radar. Que além do perigo de tsunami, que ali pode provocar - diferente das placas Africana e Sul Americana do Atlântico- é a quebra de gelo no bolo sul e possivel deslocamento. Ele pode ter sido sentido na Argentina, Chile e no Sul do Brasil?
Sandra Silva comentou
rsrs.corrigindo: polo Sul.rs
Matheus Pamplona comentou
Hum, o BOLO sul é!! :) Bom, quanto a ser sentido no sul do Brasil não. Estou aqui e não senti absolutamente nada. Estamos muito longe. Qualquer balanço seria sentido do 16° andar. :) Agora uma pergunta. Desde que me mudei para cá, escutei diversas vezes barulho de copos se batendo. Será no prédio, alguma construção próxima visto que não enxergo nenhuma ou a terra se acomodando? Pergunto isso pois não sei se aqui em POA a existem os tais acomodamentos de terra.
Sandra Silva comentou
rsrs. Éo que dá monitorar o painel e cozinhar. Só por causa disso a sobremesa será bolo com sorvete.kkk. Mas Matheus, fiquei curiosa em saber se terremotos dessa magnitude nas Ilhas Sandwich são sentidos por aqui, visto que os da Argentina e Chile acabam tendo reflexo no Brasil, incluindo o Rio Grande do sul. Tem um trabalho que explica isso, é esse: [Ver site] . É uma explicação muito boa e talvez ajude a responder a tua pergunta.
everton dos santos comentou
Sandra, essa região da placa Scotia é bem critica. Como já teve tremor de até 7.6°, é bem possivel ocorrer um acima de 8°.


    7
Anônimo      
Fortaleza agora está muito nublada com temperatura máx 29°, min 23°, vento L 26KM/h, a indicação é de chuva para segunda e terça.Graças ao tempo o sol está bem fraco agora, a luminosidade está em 64%, e umidade está com 67%. Agaurdando a queda da PHOBOS, espero que seja em local desabitado, mas gostaria de ver o espetaculo.Quanto o buraco coronal está de frente para terra e pode gerar gigantescas CMES.Isso realmente é preocupante.


    8
JANETE CONZATTI      
Sobre a sonda Phobos. Tem previsão de cair no Brasil, alguém sabe me dizer em que provável região( norte,nordeste, sul, sudeste)?
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Olá Janete,é muito difícil precisar o local.Esse mapa com a orbita da Phobos-Grunt de hoje pode ajudar,o mapa mostra onde a Phobos "passa":
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
A imagem não saiu muito boa, mas abaixo no post 262 tem ela.
Arlindo comentou
Olá Janete. A previsão da Roscosmos (Agencia russa) é para a próxima órbita sobre o Brasil a partir do Chile, Argentina MS, Oeste de S.Paulo , Brasilia, Ceará. Com inicio as 15,51 hs, com passagem pelo Brail na sequencia (Acompanhe pelo Painel Global)
André Luís comentou
Vai passar a 500 km daqui, vou procurar um lugar bem alto e acompanhar com a camera na mão, boa sorte a todos que tão na espectativa.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa sorte André e a todos eu também irei tentar.O céu aqui em Anápolis-Go está com algumas nuvens finas mais acho que dá.
Sandra Silva comentou
Boa sorte para vocês. Aqui céu totalmente encoberto, sem chances, a não ser que caia aqui pertinho. o jeito é continuar acompanhando no satview, está entrando agora no continente, altitude 136.90 no exato momento.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Aqui nada encontrado nem a olho nu e nem com 30X de aumento, o céu estava bem limpo.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Alguém pode confirmar se essa informação no twitter é verdadeira: EUA STRATCOM alegando que # PhobosGrunt já reentrou e caiu no Pacífico nos últimos minutos. Não confirmados pela Roscosmos.
Sandra Silva comentou
Até agora não vi nada confirmando isso. Vamos esperar. Caso não tenha caido nesse momento está na Europa. Seria bom que caisse na Russia, assim eles não teriam tanto trabalho para buscar os cacos.
Ana_Paula comentou
saiu no G1 que caiu... [Ver site]
JANETE CONZATTI comentou
Puxa vida, me senti meio boba, acompanhando no satview e ele já tinha reentrado.


    9
MiguelSousa-Portugal      
Boa tarde a todos os membros do Painel global


    10
MiguelSousa-Portugal      
ACTUALIZAÇÃO: FORTE TERRAMOTO 6.7º SEGUIDO DE 6.2º ILHAS SHETLAND
Paola comentou
Boa tarde a todos!! observando o mapa e pensando neste terremoto, haveria alguma possibilidade de um tsunami gerado nesta falha atingir o litoral sul do Brasil... fiquei um pouco preocupada com esta perspectiva...
Paola comentou
o metsul postou que há um alerta para um pequeno tsunami de restritas proporções... mas acredito que o litoral sul do brasil fica no raio de ação de uma grande tsunami, tipo 2004/2010.
everton dos santos comentou
Paola não há risco p/ o Brasil. #### O terremto de 7.3° essa semana na indonesia não causou tsunamis.


    11
Sasv      
Boa Tarde , Houve uma Explosão Solar de Categoria Muito Forte a sua previsão de chegada é de cerca de 75Horas dia 18 de Janeiro ! Obrigado!
Sasv comentou
A Explosão vem na Direcção do Nosso Planeta esqueci de Comentar este promenor mas na Mensagem em cima deve se perceber . em Todo o caso deixo este P.s !
Ana_Paula comentou
Boa tarde, Sasv, vc tem o horário e o dia que ocorreu ou algum link para dar uma olhada. Obrigada
Deniset comentou
BOM DIA SASV. VOCE TEM O ENDEREÇO? VEJA ESSE LINK ATUALIZADO[Ver site]
Danica comentou
rsrsrs... Eu hein.. Não vi nada disso não hein. Desculpe, mas vc esta equivocado.
Rose comentou
Acho que é um equivoco. A erupção solar mais forte registrada nos últimos dois dias foi uma classe M1.4, na ocasião localizada na região N14E88 - 1401, e tudo indicada que não foi direcionada à terra, E ,ainda que fosse, vamos e venhamos, tivemos uma classe X2.2 em fevereiro de 2011, voltada diretamente pára terra, e absolutamente nada de anormal ocorreu por conta disso...não sei por quê propagar o pânico.
Rose comentou
link das últimas erupções: [Ver site]
Rose comentou
erupção solares mais fortes deste último ciclo solar 24 : [Ver site]
Sel comentou
Boa Tarde RG´s. A última informação que o Sasv postou levamos em torno de 6hs para recebê-la, seria bom não nos precipitarmos, pois não sabemos de onde ele recebe a informação. Sasv, sei que você está em Portugal, se puder poste-nos o link da origem da informação, nos ajudaria bastante! Abçs :)
everton dos santos comentou
Não houve nehuma explosão "muito forte na direção da terra". Nem Fraca. O soleninfo diz que não há EMC na direção da terra [Ver site] O boletim do NOAA não cita nada assim como outros sites sobre o tema. Então não há nenhum fundamento na informação. A não ser que tenha alguém escondendo a informação rsrsrsrs!!! Ontem ocorreu uma explosão + intesa M 1 mas não foi na direção da terra. Essas são as previsões disponiveis [Ver site] [Ver site]
Sel comentou
Boa noite RG´s, Everton, lembra-se de 2 de janeiro? Ele postou sobre uma EMC antes da 1 da manhã e só fomos detectá-la quase 13:50hs, só comentei por isto mesmo. Abçs :)
Sasv comentou
Impossivel para mim por o Link visto que estaria agindo contra direitos e autor em Tudo o caso espero que voces vejam a Informação , caso contrario, esqueçam que pus isto aqui ! Muito Obrigado pela a atenção ! Sergio Vieira Portugal !


    12
MiguelSousa-Portugal      
Ultima Hora sonda Fobos caiu no oceano pacifico ....SkyNews Confirma segundo fontes da Russia
Danica comentou
Miguel, pode postar o link?
MiguelSousa-Portugal comentou
Deu agora na Sky News Britanica ainda não tenho o link...foi á segundos
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
No twitter também tem isso e acho que é verdade, se for o apolo11 acertou PARABÉNS APOLO11!
Sandra Silva comentou
Estamos comentando mais abaixo sobre isso. Vamos ver se acho esse link.
Danica comentou
O site Satview sempre ocorre a mesma coisa... O satélite já caído e a gente acompanhando... Não entendo essa falha.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Danica, é por que o Satview é automático por isso ele deverá mostrar o satélite por algum tempo.
Danica comentou
Achei no g1 [Ver site]
Danica comentou
Que pena! Dessa forma a gente percebe que o site trabalha apenas com probabilidades... Deveria ter um site em que pudessemos acompanhar a real trajetória do objeto...
Sandra Silva comentou
Se fala em nome de fontesNo Satview vc acompanha a projeção e não o Satélite. Por isso continua como se tivesse ainda se deslocando.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
A trajetória é real Danica, mas durante a reentrada fica um pouco difícil saber se já caiu ou não.
Sandra Silva comentou
Upa... não vi que cortou parte do texto.. Se fala em nome de fontes oficiais é que caiu mesmo.
Administrador comentou
Danica e pessoal. Não existe isso. A trajetória de um satélite mostrada no mapa não é uma probabilidade, é a posição real calculada, tanto é que acompanhando por ali, é possívelprever quando vai passar sobre sua cidade. As fórmulas usadas são universais, usadas pela NASA, Satview e Rússia. Quem não lembra quando a Columbia reentrou na atmosfera, mas os telões da Nasa continuavam a mostrar a posição dela no espaço. Isso é assim, queira você ou não!
Thiago comentou
Pelo Satview ainda não caiu! Você pode confirmar se caiu Rogério?
Administrador comentou
É impossível isso Thiago, mas não tem porque duvidar. Estava dentro da margem de erro.
Thiago comentou
Pelo G1, a Rússia disse que caiu apenas uma parte da Phobus: [Ver site]
Administrador comentou
Os russos não informaram qual o método utilizado para confirmar a queda. Lembrem-se de que a sonda não transmitia dados de posição. [Ver no Apolo11]
André Luís comentou
Amigos temos que entender que não é possivel rastrear satélites 24 h por dia em tempo real, esse mundão é muito grande, prescisaria muitos radares e tals. Quanto ao Satview temos que agradescer por essa exelente ferramenta de previsão orbital. Não fiquem chateados por não ter visto a Phobos reentrar afinal havia a possibilidade de cair em qualquer lugar do planeta. Vejo tudo isso como um Hobby e não há motivos para estresse.
Amilton Rodrigues comentou
Boa tarde a todos. Noticias da ABC News informa que a queda da Phobos Grunt ocorreu no pacifico a 1250 kilometros a oeste das ilhas Wellington ao sul do Chile. [Ver site]
Administrador comentou
Olá André, parabéns pela lucidez. Além disso, estamos falando de reentrada descontrolada e desde que a Phobos falhou, não canso de repetir as dificuldades de previsão. Mesmo assim, parece que não fui bem compreendido. Obrigado também por entender como funciona o satview e todos os outros programas de rastreio.
Danica comentou
Gentee.. Calmem.. Não agredi ninguém! rsrs Em primeiro lugar adoro o Apollo, Painel e ATÉ o Satview... Mas claro que acho realmente essa falha. Talvez não falha no site em si que traz somente a trajetória sem podermos ter certeza se real ou não, mas sim do Apollo que as vezes em seus artigos coloca da seguinte forma: "acompanhe a reentrada" e sita o site. Sendo assim, todos que leem realmente acreditam que estão vendo o monitoramente do satélite. É complicado tudo isso. A primeira vez que acompanhei pelo Siteview, ano passado, eu JURAVA que ainda não tinha caído (mesmo saindo em todos os jornais)... Acho que acompanhei até uns dois dias depois crendo que o Satview estava mais certo do que o globo, a folha, etc.. rsrs Enfim, a pergunta que fica é? Cade a forma original de monitoramento? Bem, pq se a Russia disse que caiu ela deveria ter alguma forma de monitorar, não? E tb, pq os satélites que temos ainda em órbita não monitoram? Enfim, acho sim que depois de colocarem tanto lixo espacial rondando o nosso planetinha eles teriam que dar um acesso digno para sabermos exatamente tudo o que esta acontecendo. Agora, fica o disse me disse, pois a Russia diz que caiu em tal lugar mas nunca sabemos se é verdade ou mentira. Inclusive ele pode estar por ai rodando ainda... É uma sacanagem. Eu acho!
Administrador comentou
Como esse assunto se tornou polêmico e o PG NÃO É UM LUGAR PARA ISSO, a partir de hoje não vamos mais fazer chamadas sobre eventos espaciais aqui neste espaço. Os interessados neste assunto poderão buscar informaões diretamente no Apolo11 ou no Satview, que tratam especificamente do tema. Discussão encerrada. Obrigado.
Arlindo comentou
CALMA Danica. O Rogério é muito calmo, mas o PHOBOS foi cansativo para ele e a todos que se empenharam no caso. Desde 8 de novembro o "apolo11" tentando transmitir a seus participantes o melhor sobre o assunto. Coisa que a mídia praticamento ignorou. Não adianta exigir tanto de um site num momento em que os donos do "troço", davam informações, pois tambem não tinham. O PHOBOS estava "surdo-mudo", não recebia nem retornava informação alguma. Tudo que se mostrava nos "Gráficos" do Painel e outros sites, era o projeto desejavel original de inclinação e órbitas, com o máximo de estudos através de radares e telescópios, tentando conhecer seus parametros, inclusive de altitude, visto que informações de Telemetria são originados nele, mas desativado. Até que acertaram a órbita da queda!
Danica comentou
Poxa Arlindo. Vc não me entendeu! Eu não estou criticando o site, ou os sites. Muito pleo contrário. Toda vez que vejo algo de interessante acontecer eu venho aqui pq sei que a informação vem livre de sensacionalismos e principalmente vem de forma mais correta. Eu estou criticando os serviços espaciais em geral que deveriam dar a oportunidade de um acompanhamento mais especifico. A culpa não é daqui, e sim de lá.. É isso que eu quis dizer. Não teria como o Satview ser mais especifico pq "eles" não disponibilizam ferramentas apropriadas e eu sei disso, aliás, entendi isso!
Arlindo comentou
Corrigindo em "Os dono do troço nem davam informações"... pois os russos tambem não tinham informações e muito menos controle algum sobre o satélite.
Arlindo comentou
Poxa Danica, nem eu nem ninguem, conseguiremos te entender. "STOP" e aproveita para completar seu Cadastro no Painel.
Danica comentou
rsrsrs... Tudo bem, eu entendo! Mas talvez o que eu queria dizer se encontra hoje no Apollo11... Que a Russia confessa não saber onde realmente caiu o satélite.. Mas deixa para lá.. rsrs


    13
ORTIZ      
E eu igual um bobo olhando estes dois painéis quase 24 hs por dias, com filmadora e tudo o mais preparados, vendo a sonda viajando no céu, e ela já caiu...
JANETE CONZATTI comentou
Acabei de dizer a mesma coisa, lá embaixo no post. 268. também me senti boba.
Arlindo comentou
Ortiz, veja bem, A sonda Phobos só seria visivel em sua queda se fosse a noite e em região muito próxima de seu trajeto e se tivesse se incendido bem por ali. Aqui em minha cidade ela passou em cima faz estavamos tendo um "toró" daqueles. Acontece que um satélite em queda não desce na vertical, mas perde velocidade progressivamente e "plana" por vários minutos, enquanto se destroi. O ponto indicado como queda é penas onde ele entra na atmosfera mais densa e começa agonizar, porisso desde o Chile até o Atlantico no nordeste do Brasil ele se desfez.


    14
Thiago      
Boa Vista-RR faz nesse momento 32ºC, são 15:14h local. Céu apresenta-se quase limpo, há poucas nuvens.


    15
Marcos Passetti      
boa tarde amigos...escrevo de Itapema SC onde hoje fez sol e agora esta parcialmente nublado bem ao contrario de ontem que choveu muito por aqui na regiao litoranea...
FAbiano comentou
Que delícia viajar em, marcos, já em josé bonifácio ainda chove, e choveu bem forte aqui em araçatuba/sp, com bastante descargas elétricas, tire bastante fotos por ai, se for um lugar com belas paisagens. :)


    16
Bonafim      
Com base no meu mais recente reporte intitulado ",OCEANO É DISSIPADOR NATURAL DE TEMPESTADES ELÉTRICAS!! (precauções sob tempestades elétricas)", hoje envio uma imagem de autoria de Rogério Soares do Jornal ",A Tribuna", de Santos (infelizmente boa parte do meu acervo pessoal de fotos de nuvens e fenômenos atmosféricos ficou no outro computador que está em manutenção) da praia em Santos, que mostra camadas de nuvens altas formadas por cristais de gelo (cirros) e por baixo destas, nuvens baixas (estratos). As nuvens estratos na faixa litorânea são oriundas do mar, fazendo parte da circulação marínha, também conhecida e popularmente difundida pelo antigo e famoso Homem do Tempo Narciso Vernizzi, como "infiltração marinha". Pois esta infiltração mostrada na foto pelas nuvens baixas estratos, que no verão, mesmo formando-se nuvens escuras e pesadas de temporais (cúmulos-nimbos), as nuvens estratos podem dissipar e afastar células de chuvas acompanhadas por raios, na região do litoral, como na Baixada Santista... Portanto, a região da Baixada poderia ter incidênci ainda maior de tempestades elétricas, não fosse este fato, entre alguns outros fatores. Mas, essa nuvens dissipadores têm um tipo de lado "sombra": em algumas raras situações, nuvens pesadas formam-se na altura do topo e encosta da Serra do Mar e no encontro com estas nuvens baixas do mar, o atrito entre estas, pode até causar raios..., especialmente, quando as nuvens pesadas não conseguem ultrapassar os contrafortes abruptos da serra, por vezes "empurradas", pelo ar quente do planalto paulista...
aurora comentou
Olá, Bonafim! Voltei p/ desligar o computador (lá fora está ventando muito, rajadas fortes e por certo cairá relâmpagos)e vi seu post. Gostei da sua explicação, desde ontem tenho tirado fotos assim como esta que vc postou e estou com a câmera lá em cima tirando outras bem legais. Vou deixar uma aqui de ontem, abraços!
Sandra Silva comentou
Olha, já peguei tempestade de raios na serra, que parecia cenas de filme de ficção. É assombroso!!! Mas, com essa informação que nos deu, podemos dizer que dizer que se não fossem essas nuvens a incidência de raios seria ainda maior do que já é? Afff... Nesse caso estaríamos no topo da lista que o ELAT divulga com a incidência de raios. [Ver site] E Bonafim, nessa lista me surpreendi com São Caetano do Sul, que está classificada como a 2ª com maior número de raios registrados e todas as cidades do ABC, também estão entre as primeiras. O por que disso? Saberia informar?


    17
Administrador      
Como disse na atualização do Apolo11 e também para a leitora Viviane Machado (no facebook, abaixo), não existem provas de que a Phobos tenha caido no Pacífico, ká que não estava transmitindo telemetria. Outros fontes já começam a informar que a Phobos caiu na costa brasileira, às 15h59.
Administrador comentou
Apesar de que neste horário a sonda não estava passando pelo litoral, começa agora a guerrinha de informações. Aguardem para ver!
André Luís comentou
Amanhã se ela estiver ainda em órbita eu a vejo ehehehe, pouco provável mas não vou deixar de olhar, pela previsão ela estaria visível.
FAbiano comentou
Aqui no pg, a fonte sobre a sonda phobos, é bem confiável, vamos aguardar , mais informações. :) que pena que aqui está nublado, se ela passou por aqui nem deu para ver.
Thiago comentou
Rogério, agora a pouco na Record News anunciaram 1200 Km da Ilha Welington - China!
Administrador comentou
Thiago, a Ilha de Wellington próxima de onde caiu a Phobos fica na costa do Chile. O artigo está no Apolo11. Obrigado.
Thiago comentou
Ops, então escutei o país errado!
Arlindo comentou
Olá Rogério. A Fobos passou bem aqui em "riba" de nós, mas na hora o tempo fechou e deu um "toró". Mesmo porque durante o dia seria impossivel avistá-la. Desculpe nos por algumas vezes que demos trabalho a vc e pela incompreensão de alguns que foram exigentes demais. Parabenizamos a vc e ao "apolo11" pela cobertura e a oportunidade que nos ofereceu de participarmos desse evento do "Phobos" desde o lançamento. Sei que foi cansativo atender a todos, inclusive por que muitos não tem a mínima idéia de como funciona objetos artificiais no espaço. E querem que tudo funcione ao "cento por cento" como dizem os macanudos, no PX de 11 metros. Muito obrigado. E que o "FOBOS" (aportuguesado) não tenha ferido ninguem em seu retorno. Parabens mesmo!
Arlindo comentou
Desculpe pessoal. A Fobos passaria por aqui.... mas caiu bem antes no Pacifico Sul.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Olá Rogério, aqui em Anápolis-Go no horário da passagem o céu estava limpo e não consegui avistar nada, nem a olho nu e nem utilizando 30X de aumento, eu tentei avistar algo desde 15:55-16:15 e a elevação em que ela passaria seria de 72 graus.Eu sei que é muito difícil precisar o local da queda pois não dá para saber a telemetria exata, e por enquanto parece que não apareceu nem um vídeo e nem um relato de avistamento!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade