Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Olá pessoal. Um transiente eletromagnético conhecido como "IP (interplanetary) Shock Passage" foi quem provocou o pico acentuado visto no gráfico que registra a emissão de raios-x produzida pelo Sol. Leia mais: [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
Ocorreu uma ejeção de massa coronal no limbo solar e parte das partículas deverá atingir a Terra nas próximas 48 horas. Possibilidade de tempestades geomagnéticas e auroras no hemisfério norte.
euzinhaa1983 comentou
qual a intensidade da tempestade geomagnetica?qual o kp?foi um M1.2?
Administrador comentou
Olá Euzinha. A tempestade geomagnética ainda não aconteceu. SE ocorrer, será nas próximas 48 horas. Sim, foi a emissão M1 de raios-x.
Lab comentou
Grato pela resposta, desculpe ter aberto novo post.
ORTIZ comentou
E o "Interlanetay Shock Passage" tem relação com alinhamento dos planetas ou com a proximidade de algum corpo?
Arlindo comentou
Olá Rogerio. Gostaria de saber se o atual Cometa Pantarrs não será visto no SOHO. Parece que já passou nas proximidades do Sol e por ter sua órbita perpendicular passará ao lado da visão do SOHO e não será visto?
Maurício comentou
Tudo bem Rogerio? tentei entender o que seria uma interplanetary Schok Passage, encontrei algumas explicações no link abaixo mas acabou ficando ainda mais confusa a coisa. Se puderes nos resumir em uma linguagem menos técnica agradeço. sandcarioca.wordpress.com/2012/10/26/ondas-de-choque-nao-colisionais-no-espaco-interplanetario/
Administrador comentou
Olá Maurício, realmente é um nome muito pomposo para uma coisa muito simples. "IP (interplanetary) Shock Passage" é tão somente uma súbita anomalia registrada por telescópios ou naves espaciais quando uma emissão eletromagnética repentina ou rajada de partículas carregadas "passa" literalmente pelo satélite, produzindo uma espécie de impacto (shock). Esses dois links pode ajudar. O primeiro é um dicionário da NOAA e o segundo dá um exemplo. [Ver site] e [Ver site]


    2
Administrador      
Atenção: Risco de Ressaca no Sul e Sudeste do Brasil. Em comunicado emitido na quinta-feira, a Marinha do Brasil alertou para as condições do mar que deverá ficar muito agitado desde o sul do Rio de Janeiro até o norte do Rio Grande do Sul. Segundo o comunicado, as ondas poderão atingir 2.5 metros desde Tramandaí (RS) até Florianópolis (SC) e entre o litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Ainda segundo o comunicado, as ondas podem passar de 3 metros em alto-mar. As condições de instabilidade devem permanecer até sábado.
Sandra Silva comentou
Olá Rogério. Ao menos hoje ainda não tive informações de ressaca por aqui. O que tivemos pela segunda vez nesse ano, foi uma maré alta que voltou a inundar várias ruas da Zona Noroeste de Santos. A sorte é que ela aconteceu no período de intervalo de chuva. Vamos aguardar para ver se teremos essa ressaca amanhã.
Leonardo Ferreira comentou
Aqui, um fenômeno que ocorre a cada 5 anos as ondas swell, aliadas com as forças de maré da lua, ocasionaram ondas de até 5 metros no litoral, na praia de iracema ninguém sabia mais onde era que a rua ficava porque a água e areia engoliram tudo!


    3
     
O inverno no hemisfério norte não arrefece, li num artigo que como consequencia do aumento da tempreatura global, os verões tendem a ser mais quentes no polo norte geografico, com ao degelo mais acentuado, as condições climáticas também se acentuam pois as correntes marinhas e de vento se intensificam tornando o inverno seguinte ainda mais rigoroso que o anterior, a pergunta que fica é: Se a intensidade invernal for num crescendo poderia causar um avanço da capa de gelo no ártico sobre o norte dos continentes eurasiáticos e americano, e com o aumento da capa de neve, não aumentaria também a reflexão da energia solar? Eu sei que parece muito com o enredo do filme o dia seguinte, mas de nada custa lembrar que nosso planeta já foi uma linda bola de neve durante o período Criogeniano, entre 790 a 630 milhões de anos atrás.
comentou
gente desculpe, é temperatura.
Astroman comentou
Há controvérsias sobre isso tudo. Já ouvi que o derretimento do Ártico primeiro causaria um resfriamento, depois, após os oceanos atingirem um equilíbrio dinâmico de temperatura, o aquecimento seria ainda maior. E segundo a teoria de Henrik Svensmark(youtube "The Cloud MIstery"), quanto menor a atividade solar mais raios cósmicos e maior a cobertura de nuvens, esfriando o clima. É esperar pra ver.
Astroman comentou
Segundo a NOAA, Fevereiro 2013 foi o nono fevereiro mais quente desde 1880, quando começaram os registros. Foi também o 28º fevereiro consecutivo e o 336º mês seguido com temperatura maior que a média do século XX. Assunto complicado esse...


    4
Administrador      
Olá pessoal. O Painel Global está procurando por novos colaboradores voluntários com o objetivo de prestar um serviço ainda melhor aos visitantes. Se você tem conhecimentos ou interesse sobre os temas tratados no Painel Global (terremotos, climatologia, geologia, astronomia, física, química geografia, etc.) e tem visão científica sobre esses assuntos, entre em contato conosco através do email disponível no rodapé da página. Informe sobre essas capacidades e também como você vê os temas tratados no Painel Global. Com essas informações poderemos selecionar os novos Colaboradores do Radar Global. Obrigado!
Sandra Silva comentou
Que bom, Rogério. Vou divulgar. :)
mary comentou
Que bom, que isso traga mais conhecimentos e informações a todos nós! ^^


    5
Lab      
Pessoal esta EMC pode trazer problemas?
Administrador comentou
Olá Lab, ver post 154 e link associado.


    6
Astroman      
Curiosidade: vocês sabiam que os jesuítas muito colaboraram na ciência da sismologia? Eu não sabia. Acabo de ler e achei interessante.
rone abbad comentou
nao só isto caro global Astroman, eles contribuíram para o desenvolvimento do relógio de pêndulo, dos pantógrafos , barômetros, telescópios, microscópios, a campos variados da ciência como magnetismo, eletricidade e a ótica,antes de qualquer pessoa, eles obsevavam as faixas coloridas do planeta Júpiter, os anéis de saturno!!! tinham teorias a respeito da circulação do sangue, de como a lua influencia nas marés (ou afeta)!!!J.L HEILBRON , no seu livro, "o sol na igreja, as catedrais como observatórios solares" a igreja católica romana deu mais contribuição financeira e apoio ao estudo da astronomia ao longo da recuperação da aprendizagem antiga desde o final da idade média até o iluminismo,((seis séculos) do qualquer outra instituição, um exemplo disto são trinta e cinco crateras lunares que foram nomeados por matemáticos jesuítas nos dá o exemplo da importância desta contribuição com a astronomia!!!!
Astroman comentou
Tudo isso ligado aos jesuítas, Rone? Belo complemento do post!
rone abbad comentou
um exemplo, é o padre Georges lemaitre (1894-1966) pai da teoria do big bang!!!
rone abbad comentou
espero que eu nao desrespeite a lei de uso do radar, mas se quiser , procure na wikipédia descobertas ciêntificas por padres católicos e alis você vai ter não só os jesuitas mas também de varias outras ordens que contribuiram, é que graças as pessoas da igreja católica na idade média que criaram as universidades penso que foi muito importante para que estes homens pudessem contribuir para a ciência , mesmo tendo o caso negativo do galileu galilei, mas isso não apaga um padre aqui do Brasil, padre landell de moura que foi o pioneiro a transmitir a voz humana por radio com grande sucesso, mas aqui no Brasil, já naquela época não davam a devida atenção para a ciência!!!
M. Ianner comentou
Astroman, dê uma olhada na vida e obra de Ignácio de Loyola. Ele foi um aspirante à cavaleiro que foi impedido de sê-lo por um machucado de guerra. Então resolveu ser Cavaleiro de outro Rei...Independente da questão religiosa, ele foi um exemplo de EXERCÍCIO DE VONTADE DIRIGIDA. Dormia pouquíssimo e trabalhou intensamente até morrer (foi achado morto por um discípulo sobre sua escrivaninha, onde escrevia planejamentos futuros para sua Ordem). Foi um pioneiro em sua época, dominada pelo obscurantismo, a incentivar a busca da Verdade através de métodos científicos de comprovação, fundando a Ordem em 1534. Uma biografia excelente de sua vida e obra você vai achar em "Os Santos que abalaram o Mundo" do Historiador Renee Fulop-Miller (Ed. José Olímpio). Apesar do título, neste livro pode ser compreendida a natureza científica de sua busca e o quanto ela influenciou permanente a Ordem durante desde o príncípio até hoje.
M. Ianner comentou
Tudo tem duas faces: por outro lado, muito do mal que se fez às comunidades indígenas latino americanas, teve participação da Ordem, embora ele, Loyola, jamais tivesse concordado com o genocídio cometido se tivesse vivo...
rone abbad comentou
é verdade Ianner,não querendo fazer um debate, uma discussão(kkk) para não sair da linha do post do astroman mas esse fato não mancha os descobrimentos científicos que são sem dúvida de uma ajuda muito valiosa até hoje para a humanidade, onde a religião e a ciência caminham juntas, como irmãs(ou irmãos) gêmeas(o) que se dão muito bem!!!Abraço!!!
Astroman comentou
Legal! Minha ideia era fazer uma ligação entre o assunto do momento - Papa jesuíta - e um dos temas que é tratado por este espaço - sismos. :-)
Administrador comentou
O exemplo de Georges Lemaitre é excelente. Tentou convencer Albert Einstein a retirar a "constante cosmológica" das equações. Essa constante mantinha o Universo estático, como gostava Einstein. Se tivesse ouvido Lemaitre, Einstein teria demonstrado a Expansão do Universo. Mas Einstein a gente perdoa! Outro padre que não pode ser esquecido é o brasileiro Landell de Moura, que foi o real inventor do rádio.
rone abbad comentou
Desse fato eu não sabia administrador,quanto a Einstein , com certeza a gente perdoa, rsrsrs!!!!! quanto ao padre Landell só fui conhecer alguns anos atrás, eu sabia apenas do padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão que em 1709 com apenas 24 anos criou um aparelho capaz de deslizar na atmosfera sem nenhum apoio, foi pela primeira vez na historia que um aparelho construído pelo homem venceu a gravidade, isso por que Padre Gusmão, percebeu através (provavelmente) de uma vela que o ar quente poderia elevar pequenos objetos, mas isso padece de documentos para atestar se aconteceu exatamente desta maneira,outra história diz que uma bolha de sabão que foi jogada pelo ar quente da vela, mas que aconteceu, aconteceu!!!


    7
Astroman      
No UOL há um texto muito interessante de Umberto Eco em que ele mistura mudanças climáticas, democracia e capitalismo. Vale a pena dar uma lida e entrar em contato com suas ideais a respeito do momento em que vivemos. Concordar ou discordar faz parte...
Astroman comentou
*ideias*


    8
Astroman      
O vento "faz a curva" em Rondônia. Projeto Rios Voadores - tem um site deles na web - que estuda os "atmospheric rivers" - correntes de ar carregadas de vapor d'água que circulam na atmosfera - identificou que em Rondônia eles fazem a curva após "baterem" na Cordilheira dos Andes e influenciam os níveis de chuva do Mato Grosso ao Sudeste pois carregam umidade para essas regiões. fonte: G1 Rondônia


    9
rone abbad      
como o mapa tá tranquilo!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Astroman comentou
E o Sol? Ainda está lá ou se mandou e deixou uma lâmpada do lugar? :-)
Astroman comentou
Rone, dê uma olhada nos vulcões. Melhor deixar quieto assim mesmo. Já tem muitos em atividade.
rone abbad comentou
kkk, é que me referia aos terremotos!!! É o sol continua lá, pelo menos é o que parece,kkk ,mas você sabe que quando tá calmo desse jeito é que o planeta vai sacudir!!!!!
Vinicius JPDCL comentou
Antigamente quando alguém dava "Ideia" rsrs, levava uns dois dias para o planeta sacudir. Mas agora como até o planeta ta conectado na net(E no Painel Global)..rsrs...Hum....sei não! acho que sacode rapidinho!....tipo NET....rsrs
Sandra Silva comentou
rsrs. Vinicius, ainda continuo achando que é melhor não dar ideia.rs
rone abbad comentou
kkkkkkkkk,é Vinicius é melhor não dar idéia, senão a poeira do terremoto chega aqui, mas tá assim mesmo, nós aqui no painel, falamos um dia e 48 horas depois o evento acontece!!!


    10
everton dos santos      
Olá a todos. Passando para deixar 3 videos do cometa Panstarrs! Em anexo ao lado, o cometa se "pondo" no monte Fuji,com alguns aviões passando na imagem. E aqui [Ver site] [Ver site] , 2 Time-Lapses com o cometa ao lado da lua. O Panstarrs proporcionou belas imagens, mesmo tendo pouco brilho. Imaginem como seriam esses videos se ele tivesse a enorme cauda visivel do McNaught!
Vinicius JPDCL comentou
De tirar o chapéu! belo vídeo!
Dina comentou
Que maravilha, pena que ainda não tive a graça da experiencia. O tempo não ajuda, então te pergunto até quando estará visivel no hermifério sul? Até quando poderá ser visto?
Erika Robleto comentou
E além do espetáculo do cometa, MUITO interessante também a captura da queda de um meteorito à direita do vídeo, em sentido contrário ao caminho do cometa! Belo registro!
everton dos santos comentou
E acho que são aviões. Vi ao menos 4 no video!
rone abbad comentou
belo vídeo!!!
Meire Ruiz comentou
Obrigada Everton!!Muito show! Esse cometa me deixou triste rsrsrs, não consegui observá-lo :/ Todos os finais de tarde as nuvem chegavam e encobriam o pôr-so-sol. O que me deixou feliz foi que alguns amigos conseguiram registrá-lo aqui do Brasil, inclusive o Everton que fez fotos lindas :)


    11
Edujão      
Novamente fechando a semana sem nenhum terremoto de grande proporção. É muito estranho ver o painel somente com "leves" e apenas 08 "moderados" na semana. Vai acontecer algo muito grande logo logo. É muita energia acumulada que vai ser liberada de um jeito ou de outro, em algum lugar do mundo. Esperemos para ver onde será a "surpresa ruim".
Pedro Pavanello comentou
Poisé estou achando tmb que tem bastante energia acumulada, poucos terremotos e todos fracos hà um bom tempinho já.
lipe comentou
Há alguns anos atras eu também ficava nessa expectativa de que alguma coisa estava pra acontecer.. se tratando de sismos ou explosões solares... já vi tempos muito mais calmos que este, e nada aconteceu... não sou especialista, mas não temo como prever que algo grande vai acontecer. a terra não é um algorítimo decifrável, é algo totalmente aleatório... Floripa noite tranquila 21°C.
Administrador comentou
De fato, Lipe tem razão. Tentat achar um padrão que possa inferir sobre a possibilidade de algum terremoto é simplesmente frustrante. Acredito que o futuro da previsão sísmica passe pelo monitoramento preciso da energia acumulada nas regiões de interface entre as placas (o que já é feito teóricamente)junto ao conhecimento dos pontos mais sujeitos à ruptura. Esses valores talvez poderão ser inferidos a partir de dados coletados por satélites de mapeamento da gravidade, como o GOCE, associados a dados de satélite geodésicos que medem mili ou micrometricamente o deslocamento das placas e continentes. Não é uma tarefa simples para modelagem em supercomputadores, mas a partir daí pode-se tentar identificar algum sinal típico de ruptura iminente. Olhar simplesmente uma tabela de mapa e tentar inferir alguma coisa é realmente ineficaz. :-)
comentou
a mola ta encolhendo.
Sousa comentou
Isso da energia acumulada ui ui até doi ler estas coisas!!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade