Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
sarah yves      
Bom dia a todos!Agora o clima de palmas esta 31 graus,Esta esquentando!Abraços em todos.
LucianoSC comentou
Bom Dia. Por aqui chuva fina, temperatura de 20° C. Muito boa a matéria sobre as chances da terra ser atingida por asteróides ou cometas. Parabéns ao autor da matéria.
mino comentou
Bom Dia Sarah e a todos do RG! Aqui em Baixo Guandu-ES, começou o dia com uma leve chuva e agora ta fazendo sol, mas o fluxo de nuvens passando é bem grande, vez e outra cobre o sol deixando tempo nublado. Abraços


    2
JANETE CONZATTI      
Bom Dia. Pessoal alguém sabe me dizer que objeto é aquele no SOHO com trajet´ria da esquerda para direita? é estrela, planeta?
Administrador comentou
Olá Janete, é a estrela Regulus, na constelação de Leão.


    3
Cinthia      
Isso é uma estrela??????
Administrador comentou
Não Cinthia, isso é um artefato. Leia: [Ver no Apolo11]


    4
Marcos Passetti      
bom dia amigos...tempestade tropical KAI-TAC esta deixando o norte das Filipinas e rumando em direçao a CHINA onde deve ganhar forças antes de tocar o continente [Ver site]
Marcos Passetti comentou
acobou de se formar a oitava tempestade tropical do atlantico,ela segue rumo norte no momento com ventos de 54km/h
Meire Ruiz comentou
Marcos, se habilita em fazer uma previsão do tempo, (chuvas, temperatura etc.), para Malargüe/Argentina para os dias 21 ao 28? [Ver site] Sei que vejo um belo ciclone na costa Chilena... [Ver no Apolo11] Espero que a resposta seja sol :) Obrigada!
Marcos Passetti comentou
ola Meire...nao sei a localizaçao exata malargue mas deixo este link com previsao estendida ele é simples e facil de entender só carregar e ver a previsão para o local desejado,ele tem um bom índice de acerto [Ver site]
Marcos Passetti comentou
ia me esquecendo....boa viagem
Sandra Silva comentou
Olá Marcos, boa noite. Neste ano a previsão de uma temporada mais calma no Atlêntico está se confirmando. Em compensação, no oriente a temporada está bem violenta e não só com relação a isso, mas também aos eventos sismícos, que tem atingido áreas mais centrais da Ásia. EStou tentando me atualizar, mas é essa a primeira impressão.
Marcos Passetti comentou
ola Sandra....em anos de EL niño os furacoes costumam ser um pouco mais amenos no Atlantico mas isso noa quer dizer que ficara isento...as aguas do atlantico ficam mais frias sob o evento EL NINO [Ver no Apolo11]


    5
Alisson David      
Bom dia globais, estive estudando sobre uma matéria divulgada pelo apolo11, sobre uma terceira lua da terra, um asteróide com trajetória eliptica, e que fica constantemente em orbita da terra. Nao consigo acessar a matéria, onde fica? Desde ja agradeço a todos. Estou formulando uma matéria para um trabalho de apresentação e precisava ler aqui no site.
Alisson David comentou
Escrevi errado, corrigindo: *Segunda lua da terra, foi uma descoberta de 1991 mas nao encontro a materia no google.
Administrador comentou
Aqui está Alisson: [Ver no Apolo11]
Alisson David comentou
Muito obrigado Adm. :D


    6
Sul Beach      
Bom dia Globais.. Enquanto um Bloqueio seco atinge o centro do Brasil, na Africa , Senegal, Dakar.. a chuva torrencial faz estragos. Aqui no Brasil essa secura esta sendo quebrada gradativamente por uma Alta Pressao no Atlantico 1035 hpa, e umidade vinda da Amazonia. Ciclone Extrat na Argentina pode favorecer o Sul e Sudeste Brasileiro , trazendo nuvens mais densas e carregadas nos proximos dias . Falando em Chuvas .. a Presidente Dilma lancou projeto de 18,8 Bilhoes na prevencao de desastres naturais , ate que enfim .. vamos ver como vai ser usado.
Paulo Italo comentou
E você acha que esse projeto de 18,8 Bilhoes na prevensão de desastres naturais é uma boa? Como seria se previnir de desastres naturais? Investir em estruturas mais resistentes a desastres naturais ou investir em educação/tecnologia para que possamos controlar esse tipo de evento, ou, ainda, os dois?
Paulo Italo comentou
Desculpe, escrevi "previnir", o certo é "prevenir".
Sul Beach comentou
Com certeza ..ambos..pois falta muita educacao com respito as casas e lixo nas encostas , corregos e bueiros . Ja do outro lado tecnologia tem que ser modernizada com respeito a fenomenos naturais ,como mais Radares modernos, para termos informacoes mais rapidas a tempo de evacuacao.


    7
Josué      
Estudo feito por Universidade Japonesa revela que acidente nuclear causado após terremoto de 11 de março pode ter causado deformidades em certo tipo de inseto da região, mais precisamente borboletas. Amostras coletadas meses após o acidente apresentaram anormalidades como mal formação dos olhos e antenas com pontas duplas que pioravam com o passar do tempo . Ainda não se sabe o impacto da radiação sobre a população, mas é certo que a longo prazo podem ocorrer uma série de doenças crônicas.
Armando Costa comentou
Isso so mostra que a Energia Nuclear nao eh limpa.O preço que se paga por uma falha é alto demais...
Josué comentou
Justo Armando, só é limpa ao ponto de substituir a queima de um combustível para a geração de calor, mas com isso já são gerados todos aqueles resíduos, o tal "lixo nuclear" e como você mesmo mencionou, o preço pago por uma falha é realmente muito alto.
Paulo Italo comentou
E o que poderiamos fazer para podermos criar uma fonte de energia que tem todos os benefícios da energia nuclear, mas sem os malefícios?
Josué comentou
Paulo, como tudo na vida, sempre há os dois lados da moeda, portanto achar uma fonte de energia com mais prós do que contras é uma tarefa difícil. Existem a produção de Energia Solar, Eólica, Das marés, Biogás e Biocombustíveis, todas fontes de energia limpa, algumas inesgotáveis, mas sempre tem prós e contras.
Paulo Italo comentou
Caro Josué, e quais seriam os contras desses tipos de produção de energia que você citou?
Armando Costa comentou
Eu acredito que alguns contras seriam: No caso da energia solar e Eólica o problema seria o que fazer quando nao tivesse dia claro, e nao estivesse ventando? Tambem a utilizaçao de baterias para guardar essa energia limpa causaria uma certa poluiçao, devido o uso de metais pesados dessas baterias e produtos quimicos que poluem o ambiente.No caso das marés , a ocupaçao de uma parte do litoral iria prejudicar o ciclo dos peixes atraindo ou afastando os da costa o que iria prejudicar a pesca de alguma forma. No caso do biogás , retirando metano dos depositos de lixo seria uma boa, mas o simples fato da existencia de depositos de lixo ja poluem o solo envenenando assim a agua do subsolo. E finalmente no caso dos biocombustiveis, apesar de ser uma otima ideia como a utilizaçao de alcool combustivel nos veiculos populares , a ideia fica devendo a partir do momento que as usinas que plantam a cana de açucar, queimam a plantaçao antes de colher a cana mandando assim toneladas de dioxido de carbono para a atmosfera.Apesar da cana de açucar plantada retirar da atmosfera muitas outras toneladas desse dioxido de carbono, muitas outras retornam pra atmosfera com essa queimada.Sem contar a nuvem de fumaça que chega as cidades causando problemas respiratorios. Ainda é necessario muita pesquiza e investimento para uma energia limpa que prejudique poco o ambiente.
Administrador comentou
Não existe geração de energia 100% inofensiva, sem efeito colateral. A energia eólica produz mudanças nos padrões de ventos e rotas migratórias. A solar-elétrica alimenta uma indústria que também é danosa ao meio-ambiente devido à extração do silício. O que existe são energias menos agressivas e por incrível que pareça a nuclear é a menos a menos danosa, seguida da solar. Se comparada à hidráulica, a energia nuclear é uma santa. Moradores de cidades do nordeste todos os anos veem suas casas e cidades "afogadas" quando da abertura das comportas. É uma equação difícil de resolver, mas de todas as gerações de energia, as baseadas em combustíveis fósseis são as mais danosas.
Giselda comentou
Ninguém citou energia Geotérmica... considerando a hipótese de haver um resfriamento global, deve ser uma boa opção...
Giselda comentou
Fica aqui também uma dica de vídeo do you tube que fala de energia infinita e limpa: Gerador Magnético de Energia Infinita.
Administrador comentou
Giselda, isso não existe. Não vá atrás disso.
Marcão comentou
Mas eu pergunto, o que há de verdade e ficção nesta história de Gerador Magnético, ou seja, um motor magnético movendo infinitamente um gerador?
M. Ianner comentou
Boa Noite Vim contribuir um pouquinho, já que esta é minha área de estudos. Só pode dizer que é a energia nuclear é segura, quem nunca entrou numa usina e viu o processo de perto e estudou seus riscos no local. Os profissionais que trabalham nesta análise de riscos costumam se referir (internamente) ao que eles chamam de risco 0/100, querendo se referir que se tudo corre bem, o risco é zero mas se ocorre um vazamento, seja líquido ou gasoso é 100. Inúmeros cientistas são totalmente contra a manipulação nuclear para produzir energia em escala não pela tecnologia mas por conta do risco letal que está implícito e alguns cientistas tentam disfarçar daqueles que não tem conhecimento. É preciso saber que os danos na célula animal não são percebíveis a curto prazo o que permite a contaminação fazer seus estragos sem que saibamos a tempo: alterações na replicação de RNA e na duplicação de DNA é silenciosa e muitas formas de câncer atualmente provém desta contaminação, sem contar algumas doenças auto imunes, como alergias, diabetes, etc. Sobre a questão do biogás, pode e deve se desenvolver em sítios e fazendas aonde criam gado bovino e suíno de preferência, tornando estes locais totalmente autos suficientes me energia elétrica com baixíssimo custo de montagem e manutenção devido às novas técnicas empregadas. Já existem projetos de condomínios urbanos utilizando fezes e restos de alimentos também auto suficientes. Os biocombustíveis derivados da cana de açúcar já podem eliminar a queima em cerca de 85% da cana no campo, devido a automatização da colheita. Para isto acontecer só falta vontade política. Atualmente se pesquisa uma espécie "congelada" de metano existente nos oceanos. Enormes depósitos estão sendo mapeados no Atlântico e no Mar do Norte. O que se deve entender claramente, é que a questão do petróleo é bem complexa: por exemplo: um carro para existir, não depende só do combustível: a maior parte dele depende do petróleo. Olhe para um carro e suas partes- e verá que tudo nele é à base de petróleo direta ou indiretamente. E o que vamos falar sobre nosso consumo: embalagens, escova de dente, notebooks, cadeiras estofadas, brinquedos, etc,etc,etc. Quando a gente começa a pensar na amplitude destas questões, vê o quão complexas são. Nosso modelo de civilização está baseada nisto. Desculpem me alongar tanto, mas às vezes como acontece em outros estudos,ao invés de olharmos as estrelas com telescópio,queremos usar um microscópio...
Administrador comentou
Olá Marcão, os motivos que levariam a um fracasso dos chamados "moto-perpétuos" são inúmeros, mas em todos os casos os experimentos violam as leis da termodinâmica e qualquer estudante de física entende bem sobre a impossibilidade de sua execução. Tentar fazer máquinas "moto-perpétuas" (ou moto-contínuas) é mais velho que andar pra trás e o motor magnético eterno não foge à regra. Eles até podem funcionar durante um tempo, mas em pouco tempo vão parar (mas isso eles não mostram). Vá na casa de algum desses "inventores" e veja se eles usam suas invenções. Aqui tem um esboço sobre os moto-perpétuos: [Ver site]
ORTIZ comentou
Bom dia M. Ianner. Muito boa sua dissertação.
Amilton Rodrigues comentou
Bom dia a Todos. Me recordo que uma vez questionei meu professor de elétrica quando fazíamos experiências acionando motores conectados fisicamente(ao eixo) a geradores elétricos. Tivemos a idéia de fazer uma realimentação elétrica do gerador ao motor e criar um moto contínuo. Meu professor já foi logo avisando que não funcionária pois as perdas associadas ao circuito impediriam o funcionamento perpétuo. Talvés se os circuitos elétricos fossem constituidos por elementos que minimizassem as perdas elétricas(supercondutores) poderíamos chegar próximos a isso mas, ainda assim para retirar energia deste sistema seria também outra história. Toda retirada de energia geraria uma outra "contra-energia" imposta ao sistema criando outra dificuldade ao moto contínuo. No ponto de vista de um gerador elétrico, a retirada de energia é vista como uma forma de impedir seu movimento e se não houver algo que force a continuidade de seu movimento ele tenderá a parar.
M. Ianner comentou
Você tem toda a razão, Rogério. por isto eu nem comentei sobre isto... Em outros campos de pesquisa, conheço um pessoal que trabalhou em Doutorado com cristais de quartzo, em escala infinitesimal mas os resultados são bem surpreendentes. Minha preocupação foi somente esclarecer alguns pontos. concordo com você plenamente.


    8
Maressa      
Bom dia pessoal, acompanho o RG todos os dias, e como o colega Blender, também não tenho conhecimento técnico como vocês, estou aqui mais para aprender, me informar sobre os acontecimentos e acompanhá-los. ótimo dia a todos! =D
Sel comentou
Bem vinda Maressa e todos os novos ingressos no Radar! Abçs :)
Jorge Oliveira. comentou
Seja bem vinda Maressa..Aproveite bem este espaço..Aprenda e ensine qdo possivel..Sujiro usar com muita sabedoria seu espaço,respeitando as regras somando e interagindo com seus colegas do Radar Global..Parabens a vc e a todos os novos integrantes..Um Abraço..!!
Gabriel Pereira comentou
Bom dia Maressa, eu também sou novo aqui no PG e já o acompanho faz alguns meses. O PG é um aprendizado enorme e estou aprendendo cada vez mais aqui. Obrigado a todos pelas informações que disponibilizam e queria parabenizá-los pelo comprometimento e seriedade. Parabéns pelo trabalho realizado. Um abraço, Gabriel.
Maressa comentou
Obrigada Sel, Jorge e Gabriel! Pode deixar que terei prazer em seguir todas as regras do RG! Abraços =D
marcos rosa comentou
ola maressa bem vida RG. É muito bom as informações aqui eu ja curto a um bom tempo mas o meu cadastro é novo..seja bem vinda...
Maressa comentou
Olá Marcos, nem fale, eu amo saber coisas relacionadas ao espaço e à Terra, esse assunto muito me interessa! Venho acompanhando o RG há alguns meses e confesso que estou adorando isso! Obrigada!
Sandra Silva comentou
Sel, Jorge, estava com saudade de vcs..rs Maressa, Marcos e Gabriel, que bom chegar aqui e encontrar muita gente nova, com vontade de compartilhar informações e colaborar com esse raro espaço virtual. Legal, mesmo. abr.
Jorge Oliveira. comentou
A reciproca amiga Sandra é verdadeira...Um abração pra vc..!!!
Sel comentou
Sandrinha que bom te ler! Saudades querida! Muitas novos membros aqui no RG! Bjs !


    9
     
O mar está mais frio, aqui no Ceará há alguns anos a temperatura da superfície tem se mostrado mais fria que o normal.
lipe comentou
Dale Dé.. aqui em Floripa SC já é o inverso...quente quente quente sem inverno... bom pro nosso turismo rsrs.. mas prefiro assim muita praia, muito surf.. temperatura na casa dos 27°C e não baixa.. teve 3 ou 4 dias de frio, mas nada insuportável.. primavera vai chegar e não vai ter aquelas loucuras de acúmulo de agua das chuvas como antes... mas o ar está umido nada seco... bem agradável...
Lailton comentou
:) Em Salvador aparenta começar uma temporada de chuva.


    10
Pat      
Olá, tem como ver os posts antigos? Para evitar repetir...
Administrador comentou
Olá Pat, segue o link: [Ver no Painel Global]
Pat comentou
Obrigada!
marcos rosa comentou
Otima pergunta Pat descobri está ferramenta por vc . Para ñ ficarmos criados varios posts e fazer pesquisade algum assunto e ñ dar trabalho para administrador.


    11
Administrador      
Olá pessoal, segue o link para o modo Multi-Track de rastreio de satélites: [Ver no Satview] Ainda não está plenamente desenvolvido, mas está bem maduro e já pode ser utilizado.
Meire Ruiz comentou
Adorei!
Sandra Silva comentou
Maravilha, Rogério. Assim, dá para perceber bem como está congestionado lá por cima. Quantos satélites temos em funcionamento atualmente? Cerca de 800? É isso?
Administrador comentou
Olá Sandra. Existem pelo menos 20 mil fragmentos. Os que mostramos são aqueles que de alguma forma possam ter algum interesse nos usuários. É nosso objetivo ampliar o monitoramento para pelo menos 10 mil, inclusive todos os restos espaciais da colisão do Iridium 33 e Cosmos-2251, ocorrida em 2009. [Ver no Apolo11]


    12
lobatoBHZ      
O Irã não aceitou a proposta dos EUA de ajuda humanitária para os sobrevivêntes dos terremotos! Esse Hassan Gadami,realmente sem comentários,o povo após terríveis terremotos com uma situação de calamidade,e este se sente no direito de recusar ajuda!E ainda continua tremores no nordeste do pais.
Joai comentou
Aproveito a postagem para tirar uma dúvida, Meire/Everton/Tais tantos entendidos que desde ja me desculpo se acaso a pergunta não for pertinente, Os terremotos no Irã são em sua maioria razos, temos verificado que erupções vulcânicas por vezes acham caminhos de saída alternativos com o passar do tempo, bem, la vai, os terretos estão acontecendo ao norte de sahand (vulcão) e alguns dentro dessa área, pode ter relação entre esses terretos e o possivel acordar do vulcão?????
Joai comentou
Sahand
everton dos santos comentou
Joai, os tremores nessa região, que é encontro de placas, costumam ser rasos. Não creio em relação pois erupções acarretam em outro tipo de atividade sismica. Parece que os vulcões da região são extintos, além de já ter ocorrido outros violentos tremores sem resultar em erupção. A cidade de Van- Turquia, arrasada no fim de 2011 por violento tremor de 16km de profundidade, fica a apenas 280km de distância.
Administrador comentou
Olá Everton, obrigado pela resposta precisa. Só uma correção: o nome da cidade é Ban e fica no Irã. Será a mesma cidade? [Ver no Apolo11] Valeu!
everton dos santos comentou
Rogério, me refiro mesmo a Van, Turquia, local do tremor de 7.3° em 23/11/11. Fica a apenas 280 km do epicentro do tremor que ocorreu sabado no Irã. É na divisa entre os dois paises, com o encontro de placas bem embaixo.
Joai comentou
Agradecido.
Administrador comentou
Lembrei!
Sandra Silva comentou
Everton, boa noite. Para não perder o costume deixo aqui um Vale a Pena ver de Novo, desse terremoto que mencionou, só que foi no mEs 10. Lembrando que essa é uma das regiões críticas do Planeta. [Ver no Painel Global]


    13
Joai      
Boa noite Globais! minhas saudações aos novos participantes, El Hierro nas Ilhas Canárias um pouco mais movimentada, ja foram medidos 25 sismos hoje, desta feita bem mais razos (10-11 km) alerta verde.
Sandra Silva comentou
Boa noite Joai e pegando carona em seu Post aproveito para saudar aos amigos antigos e dar meus boas vindas aos novos integrantes do Painel. Muita gente nova por aqui, isso é muito bom. rs Estive desconectada por uns dias e não tenho conseguido acompanhar de perto as Canárias, vou dar uma olhada, para me atualizar. Vixe, tem muita coisa! Mas, é interessante observar que nos últimos três anos é nessa época do ano que aumenta a intensidade sismica por lá.
Ana Selia comentou
Olá Sandra e Joai. Obrigada pelas boas vindas. Já faz muito que visito o painel como quem lê o jornal da manhã, então resolvi me cadastrar, mas todas as vezes que entro aqui ele pede os mesmos dados, como se não considerasse, alguma dica? Aproveito para parabenizar a dedicação da administração. Bom dia a todos.
Administrador comentou
Olá Ana Selia, bom dia. Poderia explicar melhor? Já experimentou conectar com outro navegador? Obrigado!
Dina comentou
Sandra, estava sentindo a tua falta. Bom demais tê-la de volta. Um abraço.
Joai comentou
Bom dia Globais: hoje o enxame ja superou em muito o de ontem, alerta ainda verde Bom ver vc participando Sandra.
Ana Selia comentou
Então... Todas as vezes que eu acessava, ele pedia para preencher o cadastro, como se tivesse faltando algo, mas agora funcionou direitinho pois reiniciei aqui. Obrigada de todo modo. Boa noite.
Sandra Silva comentou
Joai, Dina... Obrigada. Peguei um trabalhinho extra e fiquei sem tempo. Mas, estou retomando aos poucos minha rotina anterior. Pena que só temos 24 horas..rs abraços e grata pelo carinho.


    14
Blender Guy      
Boa noite, Globais!!! Acabei de ler aquele excelente artigo sobre as chances de um asteróide atingir a Terra, e me veio uma dúvida a cabeça: o asteróide que atingiu Júpiter em 2009 seria o Shoemaker-Levy 9? Porquê, pelo que eu me lembro,foram 9 asteróides ao invés de um que atingiu Júpiter, não?
Jorge Oliveira. comentou
Boa Noite Blender...Na verdade o evento referente ao impacto do asteroide Shoemaker-Levy 9 ocorreu em Julho de 1994, porem tbem em 19 de Julho as 13:30Hrs de 2009 ouve outro impacto bem significativo deixando uma mancha escura na superficie de Jupiter..Um abraço.!
Administrador comentou
É importante lembrar que Shoemaker-Levy 9 era um cometa e não um asteroide.
Jorge Oliveira. comentou
Corretissimo..Bem observado.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade