Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Meire Ruiz      
Bom dia! :) Sobre o cometário do Sasv, post 271, apareceram algumas imagens e informações oficiais(DEVE SER ESTA QUE ELE SE REFERIU) [Ver site] , [Ver no Apolo11] como a SEL disse, demorou algumas horas para conseguirmos mais informações. Eu gostaria de pedir ao Sasv que quando postar, deixar as informações mais "claras", fontes, dados etc...pois da forma que você posta ficamos mais curiosos rsrs, parece sempre que o mundo irá acabar com as suas EMCs, e isso pode causar pânico nos leitores! O Everton sempre tenta amenizar a situação :). A EMC foi nas manchas 1401 1402, classe 6 C, e que não vem na direção da terra. Obrigada tenham um ótimo dia!
Rose comentou
Olá. como eu havia postado no post 271, é a dita erupção classe m1.4, ocorrida no dia 14, por volta das 13:14 hrs utc, que nem foi direcionada à terra,e tampouco muito forte.. naquele periodo a mais forte foi esta, e qto a erupção C6, esta ocorreu tao somente no dia de hoje, mas em termos de sol, tbm não é uma erupção muito forte..e so ocorreu bem depois, tbm ,do post dele.[Ver site] tenham um bom dia
Rose comentou
No detalhe, filme elaborado por SDO/AIA - canais AIA 171, AIA e 193-NASA da erupção C6 com inicio às 2:19:13 e fim às 06:19:13 do dia de hoje [Ver site]
everton dos santos comentou
É Meire, parece que o mundo vai acabar rsrsrs! Veja a diferença: hoje ocorreu uma explosão solar com EMC [Ver no Apolo11] e os principais sites de atividade solar falam dela, mesmo que não venha diretamente p/ a terra. Então não há lógica em pensar que houve uma "explosão muito forte" ontem(ou antes) na direção da terra e não tem ninguem falando dela! O [Ver site] continua afirmando que não houve EMC na direção da terra entre os dias 13-15. NOAA [Ver site] diz que p/ o dia 18, só é esperado um fluxo proveniente de Buraco Coronal. Nada de EMC.
everton dos santos comentou
Correção: ao invés de "parece" na 1ª linha, leia: "Fica parecendo" ### Faltou um link [Ver site]
FAbiano comentou
Everton, você é uma enciclopédia , rsrs... :)
Sel comentou
Bom dia RG´s, Meire, perguntei para ele no post, mas ele disse que a "fonte" da informação não permite-se ser divulgada, só que tenho observado que há fundamento no que ele anuncia. Concordo mesmo com esta questão do alarde cheio de expectativas que não deve ser criado e que o Everton é sempre nosso "bombeiro" de plantão! Mas é bom ter o Sasv aqui com a gente. Abçs :)
Meire Ruiz comentou
Ah, sim Sel, todos são bem-vindos! (Espero não ter me expressado mal :o - Bjs! :)
everton dos santos comentou
Boa tarde! Saiu o modelo de previsão da EMC ocorrida hoje por volta de 4:00 UTC [Ver site] Ela deve passar "raspando" na terra [Ver no Apolo11]
Sel comentou
Everton, obrigada pelas informações sempre pontuais!!! Não consegui abrir o 1o link, abçs :)
Meire Ruiz comentou
Oi Sel, aqui abriu direitinho: [Ver site] Segue um vídeo da região das manchas 1401 e 1402, belas atividades :)
everton dos santos comentou
Oi Sel, parece que está dificil p/ carregar a animação. Tente este [Ver site]
Sel comentou
Agora abriu direitinho! Obrigada Everton e Meire! Abçs :)
everton dos santos comentou
E devido a um fluxo de vento solar hoje, está noite devem ocorrer belas Auroras Boreais [Ver site] [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Nossa!!Está tudo verde!! :)
everton dos santos comentou
E o céu da Suécia fica igual ao Hulk: Todo verde!!!!!
Sasv comentou
Um erro de Informação e de leitura ... afinal a explosão so nos apanha de raspão, sobre os Links, como disse não posso Informar de onde vêm !
ORTIZ comentou
Aliás, este SASV gosta muito de fazer alardes. Uma vez falou que a explosão solar poderia acabar com a camada de ozônio. Da outra vez fala de uma "Mega-explosão", e nada aconteceu. SASV está mais para "incendiário" do que para "bombeiro de plantão"!
Meire Ruiz comentou
Ortiz, muita calma, vamos ter cuidado com as palavras, ok. Conversando a gente se entende e se ajusta. Sem ofensas, certo? . Abçs.
everton dos santos comentou
O Sasv disse que ocorreu uma forte explosão na direção da terra no domingo e agora diz que o alerta se referia a EMC que ocorreu na segunda e vai passar de raspão!! Vai entender. ###### É Ortiz, vamos ver qual vai ser a proxima!!


    2
FAbiano      
Bom dia a todos, ontem de novo no fim da noite de domingo, caiu outra forte chuva em Araçatuba/sp, com muitas descargas elétricas que dava até medo, :( , choveu por horas, só não sei precisar porque depois adormeci apesar do pavor D:. E tudo indica que teremos chuva a semana inteira e de preferência de noite mesmo, isso já está me cheirando a zcas , já o impe fala que é um sistema de baixa pressão e um frontal que está agora sobre o estado de são paulo que está causando essas chuvas.
FAbiano comentou
Mais informações da chuva sobre o estado de São Paulo [Ver site]
Sandra Silva comentou
Bom dia! Pegando carona no post do Fabiano. Na sexta-feira foi divulgado que teríamos muita chuva por aqui, mas só para contrariar, ela não veio dessa forma. O tempo ficou nublado, algumas nuvens carregadas, mas fez até um por de sol maravilhoso no sábado graças a essas nuvens. Choveu e diria até que o anormal para essa época, que é de boas chuvas e muito calor. Esse fez!!! Ao menos para a minha sensibilidade que é mais resistente ao frio. Não é possível que a Aurora tenha dormido de cobertor!!!rs Hoje amanheceu nublado e agora temos sol por aqui. Como já disse, os detalhes que dou são referentes a ZN, onde estou no momento. Para o lado da praia pode estar diferente. Meu termômetro marca 27ºC, batendo com o do Clima Tempo. A umidade em 74%.
Sandra Silva comentou
Olá Fabiano. Li agora um comunicado do CPTEC/INPE esclarecendo essa confusão. Aqui um trecho desse comunicado: "O Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do CPTEC vem esclarecer que a nebulosidade e as chuvas que atuam sobre boa parte da Região Sudeste são provocadas por um episódio de ZCAS e não por uma frente fria como vem sendo divulgado por algumas instituições e meios de comunicação." No comunicado eles dão outros esclarecimentos: "Durante o verão as frentes frias apresentam trajetórias oceânicas e ocasionalmente atingem a costa da Região Sudeste e, raramente, podem avançar pelo interior das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil". Parece que a midia anda confundindo das coisas, vamos ve se agora entendem.
Meire Ruiz comentou
Quando verei as estrelas??! Que nuvens persistentes o.Õ [Ver no Apolo11]
Sandra Silva comentou
Oh dó!!! Meire, infelizmente vai demorar um pouco. A rota da ZCAS está pegando São Paulo agora. Nós, aqui no litoral estamos no escoamento dela para o Atlântico. Por algum motivo essa rota procura esse Oceano, vem de longe, cruza o Brasil e termina sempre no mar.


    3
FAbiano      
UM dos exemplos de jovens talentosos e criativos que temos no nosso planeta, um garoto de 13 anos dos eua, teve certo dia uma ideia surpreendente, ele viu que em sua casa não tinha espaço para instalar painéis solares, e observando as árvores criou seu próprio painel solar inspirado nelas mesmas. [Ver site]
Sandra Silva comentou
Fabiano, tudo é sempre mais simples do que pensamos, não é? Parece tão óbvio e precisou um menino resolver a charada. abr


    4
Jota Jota      
Olá pessoal, aqui no sertão paraibano choveu granizo ontem pela noite. A tal chuva foi registrada no município de Monteiro, e moradores ficaram assustado!
Jota Jota comentou
Faltou o link: [Ver site]
Thiago comentou
Isso é Histórico! Estive em Monteiro no mês de Dezembro!
Meire Ruiz comentou
Boa noite! A meteorologista Carmen Becker disse que poderá ocorrer mais queda de granizos com as chuvas que ocorrerão no final do mês [Ver site] Então fica o alerta e nada de pânico! :)


    5
Sandra Silva      
Como o post 266,onde estávamos falando do Terremoto na placa Scótia ficou muito lá embaixo, vou puxar aqui para cima a discussão. Até porque houve outro que pode ser réplilca de 5.6 no sul das Ilhas Shetland e outro agora a pouco na região das ilhas Sandwich do sul de 5.2. Everton, sobre o seu comentário de que "essa região da placa Scotia é bem critica. Como já teve tremor de até 7.6°, é bem possivel ocorrer um acima de 8°". Digo que essa é a minha preocupação quando falamos em terremoto. É bom lembrar que recentemente foi descoberta uma cadeia de doze vulcões submersos naquela região, alguns ativos. E por favor, falo isso no intuito de monitorarmos a região e não de alarme. Outro fato que me leva a essa preocupação é com o degelo na Antártida, já muito grande. Fico pensando o quanto esses terremotos na região podem influenciar e acelerar isso.
Sandra Silva comentou
O hemisfério Sul está agitado nesse início de ano. Mais um terremoto hoje a tarde na fronteira entre as placas Sul-america e Africana, no norte das Ilhas Ascensão. Essas ilhas são vulcânicas é frequentemente a terra treme por lá. Descobri essas ilhas no Mapa mundi em uma conversa que tive com a Meire, que vou deixar aqui [Ver no Painel Global] .
everton dos santos comentou
Agitado mesmo.
Meire Ruiz comentou
Oi Sandra, gostei do "vale a pena ver de novo" :) E bem lembrado sobre a cadeia de vulcões.


    6
@JeanMilieri      
Boa tarde Globais! O primeiro módulo verde e amarelo no interior da Antártica foi inaugurado na última quinta, dia 12/01. "Entre as principais atividades científicas estão: a perfuração das camadas de gelo sobre o continente antártico do acampamento avançado,(...) a montagem e ativação do módulo Criosfera 1,(...) e o levantamento da morfologia e dinâmica das massas de gelo da Geleira Union e como elas respondem às variações ambientais." [Fonte: [Ver site] ]
Meire Ruiz comentou
Boa noite Jean :) Cientistas corajosos, enfrentam -42°C!


    7
Sandra Silva      
Por volta das 15hs o tempo fechou por aqui. Alguns raios e chuva forte, mas rápida. Agora apenas chuvisco. Pela cara feio que o tempo fez pensei que seria pior, não sei como foi nas outras regiões, o Centro,a Praia e outras cidades vizinhas.
Meire Ruiz comentou
Oi Sandra, aqui também escureceu e começou a chover, não muito forte. Não aguento mais este céu encorberto, dias e dias a fio, e parece que continuará assim pela semana adentro...
Jorge Oliveira. comentou
Boa tarde Sandra e Meire..Aqui em Porto alegre parece q o calor deu uma acalmadinha agora no finalzinho da tarde..apesar de nublado nao apresenta sinais de chuva..Nao temos previsao de chuvas fortes até agora..(apenas este calor chatinho..)Um abraço..
everton dos santos comentou
Aqui em Viória/es o tempo firme voltou e da p/ no céu a "aproximação" contante entre Jupiter e Vênus. No fim de Fevereiro e durante Março, teremos belas conjunções com os dois e também com a lua. Será d+
everton dos santos comentou
"p/ observar no céu"
Meire Ruiz comentou
Será se até março o céu já limpou??!rsrs Quero ver essas conjunções :) só falta uma aurora hehe! **** Agora a chuva aumentou e pelo visto vai longe...
Sandra Silva comentou
Aqui também aumentou de novo. Ao que tudo indica esse verão será bem chuvoso, como já estava previsto. O jeito é torcer para que a chuva seja generosa e não volumosa como estavamos vendo na semana passada, para não causar grandes danos por aqui.
Angelica comentou
Boa noite a todos! Hoje por volta das 16:30h o céu ficou negro aqui em Alcântara - SG/RJ, o "dilúvio" veio acompanhado de muitos raios e vento forte. As ruas alagaram, chegamos a ficar com água na altura do meio da canela. No supermercado onde eu estava entrou água pelo teto e tb pelos ralos, inundando o estabelecimento. O pior foram os ratos que saíam pelos esgotos fugindo da chuva... O temporal deve ter durado pelo menos uns 40 minutos. Agora não está chovendo, refrescou um pouco, a temperatura está em torno dos 24ºC.


    8
marck132      
boa noite pessoal! o terremoto das ilhas Shetland podem ter influenciado nos dois terremotos na falha sul-americana com africana(um tipo de efeito domino). é possivel uma terremoto de maior porte nessa região [Ver no Painel Global] causando uma tsunami no brasil?
everton dos santos comentou
Como as placas não convergem, a chance de um tremor violento no meio do Atlantico é menor. O maior tremor nesta região foi de 7° além de varios outros na casa de 6°. Esses tremores mais fortes ocorrem nos pontos onde há falhas transformantes, ou seja, as placas "roçam" lateralmente entre si.
Sandra Silva comentou
Marck, a gente sabe muito pouco sobre isso. E apesar de ser uma apenas uma curiosa sobre o assunto eu diria que não tem a ver. Nesses locais na falha sul-america e africana sempre há terremotos. Terremotos de maior porte é sempre possível, como o Everton falou lá embaixo até é esperado. Quanto as placas sul-americana e africana elas estão se separando e não se encontrando, segundo os estudiosos esse movimento não produz os efeitos que provocam os tsunamis. Porém, na Placa Scotia o movimento é de choque - Subducção- com a Placa de Scotia. Esse movimento é o que produz a maioria dos tsunamis. Aqui tem uma matéria que fala sobre isso. [Ver no Apolo11] Aqui tem um revival que [Ver no Painel Global] com umas dicas do Everton para pesquisar os terremotos no local que vc quiser. Vai ficar impressionada quantos terremotos ja teve nas Ilhas Sandwich do sul.
Sandra Silva comentou
Deculpe Everton, não vi seu comentário, esqueci de atualizar.
everton dos santos comentou
Que isso Sandra. O "revival" que vc postou foi excelente. E o bom é que os links do EMSC e do USGS sobre a ilha Sandwich, atualizam automaticamente.
marck132 comentou
obrigado pelas informações!


    9
marck132      
Pesquisador do International Institute of Seismology and Earthquake Engineering japonês modela o tsunami porvocado pelo tremor de 8.8 em 11-13-2011. [Ver site]


    10
Thiago      
O Mapa acima indica 2ºC para Santarém-PA! Alguém pode confirmar?
everton dos santos comentou
Já atualizou e não aparece mais. Nestes casos, pode ter certeza que foi um erro. No caso, o valor 24° saiu como 2 4° e só apareceu o 2 no mapa [Ver no Apolo11]


    11
Sasv      
Boa Noite Gostaria de Pedir desculpa pela a Informação Falsa que dei a cerca de 24horas, cloquei aqui a dizer que a explosão vinha direito a Nós mas apenas nos apanha de raspão ! Por iso aqui estão as Minhas desculpas Oficiais, sobre o Link não posso Revelar de onde vêm derivado que não, quero problemas com a associação em si ! Um Muito Obrigado pela a Vossa atenção! Abraços e Boa Noite !
Sasv comentou
aproveito o Post. Para Informar os Portugueses sobre a Onda de Frio que se desloca de Norte para sul afectado sobretudo o Interior do Pais, por isso deixo aqui algumas Temperaturas e Informação ! hoje a Noite dia 16 madrugada de 17 atenção a formação de gelo em vário pontos do pais, entre eles : -Évora 1 grau -Leiria 1 grau -Beja 4 graus -Bragança -3 graus -Vila Real 0 graus -Braga 0 graus -Viseu 2 graus -Guarda 1 grau -Coimbra 2 graus serão as ZONAS MAIS AFECTADAS A CAPITAL, LISBOA tera 5 graus e a zona do Porto estará esta Noite com 3 graus. Sobre Santarem como falava um colega aqui (penso que seja Santarem de Portugal vai estar 3 graus positivos para esta madrugada! No proximos dias o Frio Irá manter-se o céu vai estar Limpo em Tudo o Territorio continental !
Dina comentou
Boa noite Sasv, a grandeza vem no reconhecimento e humildade, nada tenho a desculpar. Agora, declaro-me totalmente ignorante nas questões solares. Fico horas a fio no site do Apolo11 observando os Sas atividades solares, apaixonante e intrigante. Agora, li aina a pouco uma noticia sobre um imenso buraco coronal nun site internacional, a tradução deixa a desejar,por isso, pergunto a voce ou outros amigos do RG, poderiam informar sobre esta noticia? Grata. ---
Sel comentou
Sasv, de qualquer modo você conseguiu "parte" informação muitas horas antes dela chegar para nós. Não deixe de nos informar sobre as explosões solares, ainda que não se possa prever com exatidão o alcance, assim poderemos ficar monitorando as informações. Não despreze sua "fonte", pois novamente a informação lhe chegou primeiro, ok? :)
Meire Ruiz comentou
Bom dia Sasv, a Sel tem razão, e como eu disse abaixo, conversando a gente se entende :) Abçs.
Danica comentou
Dina, essa noticia de um imenso buraco coronal tá ai em vários sites, muitos desses totalmente sensacionalistas. Bem, esse buraco os sites pegaram uma imagem do dia 13 ou 14 de janeiro. Neste momento, esse buraco já não me aparece mais nas imagens (posso estar errada), portanto não há com que se preocupar. De qq esclareço já eu já vi buracos maiores do que esse anteriormente e nada ocorreu. Quem tiver maior entendimento sobre esses "enormes" buracos pode esclarecer melhor se, caso apareçam novos a gente deve ou não se preocupar.
Deniset comentou
Ola amigos Globais!Então Sasv...quando voce postou ,procurei,procurei e não achei nada,mas o legal é que um dia depois realmente o sol começou a ficar nervoso, pensei que voce tinha razão, sou totalmente leiga, adoro aprender,e estou aprendendo muito por aqui.E esse forum só tem gente nota 10.Uma pergunta?Voce já notou que grandes tempestades solares está relacionado com grandes atividades sismicas??? abraços!!
Danica comentou
Deniset, pelo que sei não há comprovação alguma de que grandes abalos sismicos estão relacionados com atividades solares. Mas, caso tenha comprovação, tb gostaria de saber.
Meire Ruiz comentou
Olá Danica e Deniset, vou deixar links com explicações sobre as causas dos terremotos. Um trecho do texto: "Se assim o fosse, a previsão dos devastadores terremotos e tsunamis estaria tremendamente facilitada, pois bastaria observar as fases da Lua e a atividade solar para ter elementos suficientes para se prever terremotos." [Ver no Apolo11] , [Ver no Apolo11] :)
Danica comentou
Exato! Concordo contigo!
Deniset comentou
Ola pessoal, primeiramente achei que estava dizendo besteira depois vi que tem até texto sobre o assunto, mas na verdade gostaria mesmo de saber se alguem fez alguma pesquisa tipo:Lua cheia X terremotos de tantos graus., Lua nova X terremotos de y graus. Dai ficarei sossegada e convicta.Como a historia das gravidas que agora estão confirmando a loucura nos plantões medicos.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade