Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Anônimo      
Afinal de contas, se o ciclone foi classificado como tropical, por que o INMET continua a dizer que é uma tempestade SUBTROPICAL ? ? ?


    2
Anônimo      


    3
Anônimo      
Fumaça saindo do reator 3


    4
Anônimo      


    5
Anônimo      
"Risco de contaminação faz governo do Japão suspender operação de resfriamento de usina".


    6
Taís      
Site do Instituto de pesquisa da Universidade de Tókio , com perguntas mais frequentes , animações , sobre as consequência do terremoto - [Ver site]


    7
Anônimo      
A velocidade do vento solar medida pelo satélite SOHO é de 370 km/s. Atualizado em 00:17 de hj, obrigado !!!


    8
Anônimo      
estou saindo boa noite a todos


    9
MAFILI      
Nos últimos dias tentei desmistificar a energia nuclear em vão. Reconheço minha derrota. O Japão pelo desígnio da maioria será obrigado a construir as simpáticas termoelétricas. No Brazil temos 40.000 mortes no transito. Voltamos aos seguros combústíveis fósseis.
Patrus comentou
Mafili, bom dia. Desculpe mas existem muitas alternativas que substituem os combustíveis fósseis, e também a energia nuclear, é preciso ser prático, a humanidade não está preparada para utilizar esta tecnologia, o máximo que conseguiu evoluir com eficiência neste campo foi na construção de armas de destruição em massa...


    10
Taís      
Excelente animação USGS do fraguimento de placa presa debaixo de Tóquio com suas implicações tectônicas e sismicas- O download é longo mas explica muito bem - [Ver site]
aurora comentou
Taís, excelente indicação, gostei muito. Vi duas vezes para entender melhor. Vou indicar para os que gostam do tema, muito obrigada!


    11
Anônimo      
A agência meteorológica alemã previu a possibilidade de uma nuvem radioativa flutuar em direção às Filipinas. Outros países ao redor do Japão também têm acompanhado os níveis de radiação e os sistemas de vento no nordeste do Pacífico para determinar o caminho de uma nuvem nuclear. Tanto a China quanto a Coréia do Sul disseram que foi previsto o perigo nuclear, os ventos do Japão não estavam indo na direção deles. - - [Ver no Painel Global]


    12
Anônimo      
Nevando em Sendai, lembra um inverno nuclear.


    13
Anônimo      
Radiação nuclear do Japão poderá atingir EUA - Joe Cirincione, especialista nuclear e presidente do Fundo Ploughshares, explicou a Fox News: "se um colapso ocorre no Japão, não é a massa da população apenas que ficará em situação de risco. Na verdade, a radiação pode se espalhar pelo Oceano Pacífico, atingindo a América do Norte e em outras partes da Ásia"


    14
Patrus      
Bom dia. Vou lançar aqui uma questão para todos pensarem: Quando ocorreu a ultima grande explosão solar? Qual região do Planeta Terra apontava para o Sol quando a explosão ocorreu? Que ponto do Planeta Terra recebeu a onda de choque causada por esta explosão? Façam o casamento das informações e das datas e tirem as suas conclusões.
Patrus comentou
Por favor, que nenhum Cientista venha com a máxima: "É mera coincidência..."
Administrador comentou
É mera coincidência.
Anônimo comentou
Bom dia a todos, Somos todos maiores e vacinados. Vamos fazer o seguinte: Aguardamos as proximas atividades solares (que nao demorarao muito a ocorrer) e tiramos nossas conclusoes.
Dany comentou
Bom dia Patrus...não se assuste, eu tbm tinha essa impressão, mas depois de algum tempo acompanhando o PG, aprendi muito com o Rogério, e hoje entendo melhor alguns acontecimentos. Leia o link, vai ajudar. [Ver no Apolo11]
Anônimo comentou
Patrus comentou
Um dia daqui a alguns bilhões de anos, nossa estrelinha irá explodir, a Terra será pulverizada, e será uma mera coincidência...
Anônimo comentou
Na verdade, tanto o sol quanto a terra estão sobre uma influência mais intensa da "Energia elástica de deformação reversível por espirais e compactação da globina" - A mesma energia que, fluindo em nossa direção (nossa galáxia), vem dificultando o avanço da Pioneer 10 em direção ao espaço sideral. Assim como os imensos vortex filmados e fotografados durante as recentes tempestades solares, os ciclones que vem se formando na terra, os tornados (inclusive no Brasil, nos últimos tempos), ou os gigantes redemoinhos após os tsunamis, etc... O magma também deve estar se movimentando intensamente em espirais. Todos estes fenômenos naturais, estão em formato espiralado assim como são formadas as galáxias. Tudo muito natural. Veja na BBC NEWS: Cientistas alemães descobriram uma parte significativa de evidências que ligam os raios cósmicos à mudança climática. Tentei esplanar o assunto aqui, de forma leve e científica. [Ver no Painel Global] - Grande abraços a todos.
Anônimo comentou
Ops, faltou o link da BBC News: Abraços a todos
Anônimo comentou
Desculpe, falhou, agora sim:
Anônimo comentou
será que tem a ver? Cientistas fazem 'mapa da gravidade' da Terra Recurso pode ser usado em modelos climáticos para esclarecer como os oceanos movem calor ao redor do planeta.


    15
Krika      
Bom dia a todos! Brasília, 07h30, tempo parcialmente nublado. Acredito que chova mais tarde. Rogério, uma pergunta, nos seus anos de pesquisa e acompanhamento, alguma vez você observou tantos eventos sísmicos em uma única região? Não estão ocorrendo muitas réplicas em um curto período de tempo? Obrigado e bom dia!!!
Administrador comentou
Olá Krika, acho que o que assusta é a intensidade das réplicas. No Chile aconteceram tantas réplicas que o consenso era de que o mundo ia acabar. Na ocasião, a pergunta de todos era: "Quando essas réplicas vão terminar?" Agora mesma coisa. Se alguém tiver disponível a quantidade de réplicas do terremoto do Chile, seria interessante comparar, mas não deve ser muito diferente. A magnitude sim, dessa vez é bem maior, com certeza. A quantidade de réplicas acima de 6 impressiona mesmo!
Ronaldo Filho comentou
Bom dia Krika, saudades, rs... Realmente impressiona a quantia de tremores depois do grotesco de sexta-feira. Acho que o fato do Japão estar sobre 3 placas, influencia muito, não acha, Rogério? Minha pergunta é se, no extremo dos extremos, terras poderia desaparecer por conta de um tremor de igual intensidade ao de sexta-feira?


    16
Ronaldo Filho      
Bom dia pessoas! Na segunda-feira passada, ou na terça-feira, não me lembro, li no Apolo11 sobre uma ejeção de massa solar muito forte, e que isso influenciaria em alguns dias depois aqui na Terra. Na terça-feira, eu acho, teve um sismo de 7.2 no Japão, que não feriu ninguém. O índice KP foi se elevando ao longo das horas, e ele estava alto quase no mesmo horário do grande tremor de 8.9 no Japão. Li matérias na internet que o tremor teria sido causado pelo sol e pela lua (talvez seja misticismo). Teria o tremor do Japão acontecido por causa da irradiação solar? Por causa do alto índice do gráfico KP? Fiquei pensando nisso o final de semana, tanto que no sábado ele chegou até o nível 6 por duas vezes se não me engano.
Dany comentou
Bom dia Ronaldo......foi postado sobre este assunto no apolo 11, conforme link. Espero ter ajudado. [Ver no Apolo11]
Anônimo comentou
oi Ronaldo, há uma teoria de um cientista russo sobre isso...
Dany comentou
Veja também: Indice KP e Efeitos assocoados. [Ver no Apolo11]
Dany comentou
corrigindo: efeitos ASSOCIADOS
Anônimo comentou
vc gosta de halo né?
Administrador comentou
Uma vez um amigo meu brincou: "Não tomo mais água. Li que 89% todas as pessoas que morreram em acidentes de carro haviam ingerido água nas últimas 24 horas". Isso me fez pensar em uma teoria também: Não estariam os terremotos de grande magnitude acontecendo devido à escolas de samba? Vejam bem: No terremoto do Haiti, as escolas de samba estavam a todo o vapor, ensaiando para a grande festa. Passados alguns dias, próximo ao carnaval, ocorreu o terremoto no Chile, com as baterias ainda ecoando. Agora, esse do Japão, alguns dias depois do Carnaval. Suponho que as baterias, com seus sons intensos e de baixa frequência tenham disparado algum mecanismo ainda desconhecido, que ajudou a fazer a placa do pacífico se chocar com a eurasiana. Tenho certeza disso e não me venham dizer que não tem influência. É só ver e correlacionar. Dessa forma, para prever terremotos, tudo que temos que fazer é acompanhar o Carnaval. Esses cientistas... estudam dezenas de anos e não conseguem ver coisas tão simples...
Ronaldo Filho comentou
Obrigado, Dany, fico grato... Não havia visto... Abraços.
Ronaldo Filho comentou
Hahaha, essa foi boa Rogério, ótima! Ri muito agora, mas é plausível! Mas olha que engraçado, no primeiro semestre do ano temos chuva/deslizamento/terremoto com tsunami, e no segundo semestre do ano temos vulcão/terremoto sem tsunami/furacões/tornados... engraçado isso também, não é?? Então podemos fazer o maior festão aqui e esperar um ou dois dias que terá um terremoto? (tô brincando, rs)
Anônimo comentou
Rogerio, kkkk, tamos como nós aqui? Rio e sampa? rsrsrs
Anônimo comentou
uma coisa leva a outra, nao sei se tem escola de samba no peru, no japao eu sei que tem, mas a questao é que os ''vigilantes do céu'' peruanos desde dia 13 registram halos solares, já contei 24 vídeos.... acho que os vigilantes do ceu do brasil nao temem tanto os terremotos como os peruanos, e olha que temos muito mais escolas de samba, rsrsr. É que vem sendo esperado e muito falado que o Peru está para ter grande terremoto a semelhança de seu vizinho, o Chile, e eles estão preocupados.... Hoje com certeza estão de olho nos céus de lima, seria o 4o dia a ter halo avistado desde Lima, capital do país.
Administrador comentou
Também pensei no seguinte: fiz muitas observações e acho que tudo está muito errado. De acordo com que percebi, as manchas solares são provocadas pela intensa força magnética que é liberada quando as placas colidem. Essa emissão, quando atinge o Sol, gera pequenos impactos, a verdadeira causa das manchas solares. Pensando nisso, a melhor forma de se prever a atividade solar seria analisar os movimentos sísmicos na Terra, naturalmente gerados pelas baterias das escolas de samba. Em outras palavras, bastaria proibir o carnaval. Já percebeu como em Marte não tem terremoto?
aurora comentou
Nossa, administrador, quando comecei a ler seu comentário tomei um susto, quer me enfartar?
Administrador comentou
Exato Sonialotus. No caso dos halos peruanos, sem dúvida é uma manifestação energética provocada pelo tsunami. Reparem que sempre que acontece um terremoto, também acontece halos em diversas partes do mundo. Neste caso os halos são uma forma infalível de prever terremotos. Estou tentando relacionar os tremores aos jogos de futebol. Precebeu que sempre que tem terremotos o Corinthians e o Flamengo jogam, alguns dias antes e a alguns dias depois? Neste caso acho que o motivo é o mesmo do carnaval: as baterias das torcidas somadas ao tremor dos estádios, que induzem as vibrações no solo. Só não vê quem não quer.
aurora comentou
Rogério, toda quarta-feira quando chove vc fica de bom humor? Hehehehe...Administrador, desejo a vc um dia tranquilo.
Anônimo comentou
rsrsrsrs, o humor é sempre bom, rir é o melhor remédio, bela criatividade administrador... mas o pior é que tem 'teorias' nada humoristicas e umas são muito mais malucas que a sua, kkkkk, mas as preocupações dos peruanos nao são quanto as explosões solares, eles estão apavorados com outra teoria que tem fundamentos científicos por exemplo em sites oficiais dos EUA e da união européia, apesar de estar em sites oficiais nao vou citar aqui porque vc poderia ralhar comigo, e eu particularmente quero que vc continue de bom humor.../// .... mas pra quem mora no chile e no peru, lugares onde é facil ocorrer terremoto a coisa pega... eles vivem assustados, como o brasil não esta na falha tectonica, vive assustado com chuvas, inundaçoes e deslizamentos, quem vive nas áreas de risco não dorme, e como vc citou até quem nao vive em área de risco ta correndo risco....
Administrador comentou
Ahah, eu estou sempre de bom humor. Quem me conhece, sabe. É que aqui é difícil explicar trocentas vezes a mesma coisa. Vejam este administrador brincado de ator...
aurora comentou
KKKKK, show! Mas tô com medo, vc não vai fazer isso com a gente se ficarmos repetindo associações entre os eventos né??
Administrador comentou
Ah, eu não! Mas pretendo ficar 15 dias fora a partir da próxima semana e quem vai cuidar disso aqui é bem menos boazinha!
Ronaldo Filho comentou
Meu Deus, menos boazinha?? Teremos que deixá-la boazinha então... haha
Sandra Silva comentou
Rogério, desculpa, mas carnaval não é só Escola de samba, elas existem faz tempo. Seguindo seu raciocínio, temos que lembrar dos Trios elétricos espalhados pelos Brasil, que aumentam a cada carnaval.. Esse aumento significativo, unindo-se as escolas, podem sim estar abalando as estruturas da Terra. Mas olha, se for isso, teremos um grande problema...
aurora comentou
Pôxa, caí direitinho...cismada com o vídeo do Administrador como ator, não entendia o contexto, achava que era cena de novela (não assisto faz tempo). Digitei no google a pergunta que Rogério fez para o suspeito, aff.
Anônimo comentou
Nossa Rogério, eu já te achava muito simpático só de ver tua foto, agora então com esse vídeo tô te achando um barato!!! AH! cuidado com as férias, procure não ir pra balada, shows, enfim, nada que tenha batucada hein! um grande abraço e ótimas férias... vc merece!!!!!!!!!!


    17
Anônimo      
Bom dia a todos! Acompanho o Painel há relativamente pouco tempo (alguns meses=), mas parece-me que a actividade solar - nomeadamente o índice de KP - anda muito calma.
Dany comentou
dias calmos...dias agitados....como nós e o universo....em constante movimento e mutação...rsss
Anônimo comentou
Dany, é bem verdade o que disseste. Mas a minha dúvida é se seria "normal" haver tão pouca actividade, por alguns períodos, ou se pelo contrário, isso poderá também trazer qualquer consequência, no presente ou no futuro.
Dany comentou
creio que seja normal....e qto as consequencias, só vejo qdo há muita atividade relacionada. Se vc observar os fluxos mais antigos vai ver que estavam bem baixos em relação aos atuais. Posso estar enganada, mas se for ver a trajetória no decorrer dos meses, não há consequencias ruins.


    18
Anônimo      
praticamente nao acontece terremotos a nao ser replicas no japao sera consequencia de um mega terremoto, ate antes do terremoto no japao eles eram mais distribuidos "obsevar painel"


    19
Anônimo      
Vendo o PG hj, vi pequeno tremor na Turquia e liguei a um amigo que mora em Stanbul, ele falou que sentiu leve tremor lá. Em Athenas 12 - 18 graus, espero que não haja sismos por aqui.
Anônimo comentou
ow...boca a minha viu.... :/


    20
Mara Severo      
Bom Dia, tempo em Rivera no Uruguay, fronteira com Santana do Livramento é bom dia ensolarado, temperatura agradável. Continuamos sem chuva.


    21
Anônimo      
Bom dia Globais..Porto Alegre amanheceu com temperaturas entre 22/24 ceu claro e sem ventos uma otima manha ...Abraço a todos..!!


    22
Ronaldo Filho      
Sonialotus, eu acho muito interessante o Halo, tanto no sol quanto na lua. Quando tiver uma câmera fotográfica profissional, o que não deve demorar muito, vou poder tirar fotos de um halo à noite, aí postarei aqui no PG. Escrevi uma matéria sobre o Halo um tempão atrás. [Ver site]
Administrador comentou
Olá Ronaldo, tirar fotos de halo lunar é bastante difícil. Ou sai o halo, ou sai a Lua. Quando você consegue uma boa definição do halo, a Lua tá tão brilhante que não dá pra ver qualquer detalhe. Se você consegue ajustar para ver os detalhes da Lua, o halo fica invisível. Depois conta se conseguiu e ensina o truque!
Ronaldo Filho comentou
Pode deixar, falarei o truque, haha. Mas o halo é mais intenso e melhor de ser fotografado quando a lua da cheia, e é aí que entra o detalhe que você disse, ou a lua ou o halo, se sai a lua, adeus halo, se sai o halo, a lua fico um borrão na foto, haha. Sei que é necessário uma câmera que deixa o obturador aberto por mais tempo, como naquelas fotos com luzes. Veja os links, sou louco por esse tipo de imagem, acho muito legal: [Ver site] [Ver site] [Ver site] É como desenhar com a luz, magnífico!
Anônimo comentou
eu ja tinha visto ronaldo, muito bonito, venho acompanhando... uma linda foto de halo lunar, foi criativo o fotografo...
Anônimo comentou
lindo desenhar com a luz hein? sensacional! olha aí o que tu falou sobre a lua ficar borrada, mesmo assim achei bonita a foto
Ronaldo Filho comentou
Sonialotus, as duas fotos são perfeitas, magníficas! Show de fotos! haha Mas ainda sim vou tentar tirar uma foto espetacular! rs...


    23
aurora      
Bom Dia a Todos! Em Gjá massa de ar frio mudou o cenário: chuva, friozinho, céu cinzento. Aproveitando um par de horas para saber como está o outro lado do mundo aqui pela net e PG... Fica a lição para os que estão no poder que, sem educar o povo numa situação de catástrofe, não adiantará de esconder em seu bunker. Não há como não comparar Haiti e Japão sob determinados aspectos, conhecimento acadêmico x superstição, a escolha resulta em sucesso ou não, apenas isso. E sucesso aqui significa sobrevivência. Não tem nada a ver com espiritualidade, no Japão a população tem uma formação admirável, uniu diversos aspectos da vida de forma harmoniosa, sem excessos, por isso lidam com as tribulações da forma mais equilibrada possível. No Ocidente esta crise seria multiplicada muitas vezes. E ainda se dão ao luxo de fazer críticas quanto a maneira que o governo japonês está conduzindo a tragédia (pimenta nos olhos dos outros é refresco, por que não vão dar uma espiada na Líbia, por ex.?). Haiti (o outro extremo, não só geográfico) já estava em crise social, até hoje estão em acampamentos onde roubos, assassinatos e estupros pioraram em sua intensidade. As seitas proliferam deixando o povo mais perturbado (fim do mundo...). Dizem que para dar impulso p/ frente é preciso recuar. O Japão sofreu com o bombardeio da guerra, se ergueu ficando melhor do que era, isso pode acontecer de novo (novas tecnologias? Fusão a frio?). Haiti estava um caos, afundou mais ainda. Espero que no Brasil e em outros países ameaçados pela ignorância generalizada os governantes aprendam a lição, pois sustos sempre virão e ficar repetindo situações até aprender...talvez não haja tempo, o curso vai ser fechado, quem passou, passou! O mundo precisa ser reconfigurado, e penso que não somente na forma geográfica, mas social. Me perdoem se me estendi demais,
Administrador comentou
Concordo Aurora. Falar depois que acontece é fácil. Vai lá tentar resfriar o reator depois que um dos maiores terremotos destruiu tudo e ferrou com uma nação próspera. Claro que isso deve servir de lição, mas nós não temos qualquer moral pra falar qualquer coisa. Vejo isso tudo com muita preocupação e tristeza e não vai ser eu quem vai ficar criticando. Quem mora próximo às grandes barragens, especialmente no Nordeste, sabe muito bem o que é uma tragédia, quando os "responsáveis" simplesmente abrem as comportas e inundam dezenas de cidades pequenas, em sua maioria formada por pessoas pobres. Vá até Canindé do São Francisco, lá em Sergipe, e veja o que eles fazem com as cidedezinhas que tem lá. E isso não é energia nuclear, não. É a energia hidrelétrica, limpinha.
aurora comentou
Lembrou bem, Rogério, temos no Brasil projetos bem questionáveis. Mas com uma população com educação básica satisfatória, muitos deles não passariam.
Rucia comentou
Bom dia a todos, bom dia Aurora, apoiada, os japoneses são admiráveis.. Campinas nublado e frio, possibilidade de chuva a qualquer hora. Estou procurando meu arquivo sobre as réplicas ocorridas após grande terremoto Chile, assim q encontrar posto aqui p/ fazermos 1 comparativo com Japão. Linda 4ª feira a todos
aurora comentou
Oi, Rucia! Vamos aguardar seus arquivos sobre o Chile, se forem extensos, coloque num link, o que acha? Na época não pude acompanhar o evento como agora. Um ótimo dia p/ vc tb!
Sandra Silva comentou
Extamente, Aurora e Rogério, muito bem lembrado. Logo que aconteceu o terremoto no Japão, eu lembrei logo do Haiti - havia visto no Globo Esporte de domingo uma matéria que me tocou muito sobre como está a situação por lá - e pensei que daqui a uns dois anos, se nada pior acontecer, o Japão estará reconstruido, inclusive com base nas lições aprendidas e o Haiti ainda estará lá, com os destroços no chão e o povo passando fome.


    24
Anônimo      
Web cam de uma rua do Japão ao vivo. Repare nos prédios da esquerda as pessoas levando malas para veiculos.Provavel retirada. aguarde alguns instantes pois será instalado player japones para ver imagens.
Anônimo comentou
É possivel observar as hastes dos postes tremendo quando tem um abalo. repare tb como estão vazia as ruas. agora 10:30 da noite lá.


    25
Ronaldo Filho      
A foto do halo no link a seguir foi tirada por mim na época do tremor no Chile... Será que tem algo em comum, Rogério? Halos em várias partes do mundo depois dos tremores?? haha [Ver site]


    26
Ronaldo Filho      
Uma resenha antiga sobre os vulcões, já que está chegando a época dos vulcões no próximo semestre, aí vai: [Ver site] Tenho medo mesmo é do The Big One, do YellowStone, nos EUA. Tenho medo porque se ele entrar em erupção do jeito que os geólogos falam, pode influenciar o mundo todo! [Ver site]
Hilton comentou
Temporada de vulcões? Será que vão organizar excursões? É agora no segundo semestre?
Ronaldo Filho comentou
Haha, é uma 'denominação' meio que idiota que eu fiz para um amigo de trabalho. Comentei com ele como os fatos nos últimos anos estão acontecendo em "épocas", daí classifiquei quatro ou cinco estações e encaixei os desastres e depois comparei as datas de outros anos, e até que batem, alguns. Daí resolvi, pra não dar trabalho, separar minha opinião em 1º e 2º semestre, e distribuir os desastres 'entre essas datas', se é que me entende... rs (sou meio doido e reparo nessas coisas, datas do evento, eventos externos que podem ter influenciado um outro evento... enfim...)


    27
Anônimo      
Meteorologia prevê furacão no litoral do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nessa terça-feira (16), um alerta indicando que um furacão com ventos de mais de 120 km/h se aproxima do Rio de Janeiro. Batizado de Arani (tempo furioso, em tupi-guarani), o fenômeno não oferece riscos à população em terra. Barcos e aeronaves, porém, devem evitar cruzar a rota do Cabo de São Tomé, localizado no litoral fluminense a 40 km da cidade de Campos. De acordo com o Inmet, a Marinha brasileira já tomou providências para evitar tráfego de embarcações e aviões na área.
MAFILI comentou
Rubens, por favor um link para esta notícia. Estamos acompanhando esta 'raridade" meteorológica em Neste caso o meu interesse é saber de onde vem o absurdo que um furacão está se aproximando do Rio de Janeiro o Inmet não diria uma coisa destas. É a imprensa que não sabe tratar com informações (espero que só) científicas. Abraços


    28
Anônimo      
Sismo de 5.0 na República Dominicana.


    29
carmen      
Olá, Bom dia! Chegando meio atrasada para o assunto, mas ainda em tempo. Sobre as réplicas do terremoto no Chile-Parece que até fevereiro de 2011- foram 1030 réplicas. Das MAIS DE MIL réplicas que se fizeram sentir ao longo destes 12 meses no sul do Chile, quatro cidades concentram as mais fortes: Concepción, Tirúa, Pichilemu e Arauco. Concepción 11 de fevereiro de 2011, 6,9 graus 5 de março de 2010, 6,5 graus 13 de março de 2010, 6,7 graus Tirúa 2 de janeiro de 2011, 6,9 graus 14 de julho de 2010, 6,6 graus 3 de maio de 2010, 6,4 graus Pichilemu 11 de março de 2010, 6,9 graus 28 de fevereiro de 2010, 6,6 graus 11 de março de 2010, 6,4 graus Arauco 16 de março de 2010, 6,3 graus


    30
Ronaldo Filho      
Rogério, notei que não tem o símbolo "!" no mapa, já que há um risco de radioatividade no Japão. Sei que tá lotado de 'bolinhas' piscando ali, mas não seria bom colocar?


    31
Rucia      
YESSS !!! = Nesta madrugada a bolsa de valores japonesa fechou com forte alta de 5,7%, recuperando parte das perdas dos dias anteriores. O banco central japonês está mostrando todo o seu poder de convencimento neste cenário de devastação. (fonte ADVFN ) Obrigada Carmen pelos dados réplicas Chile. Se eu achar alguma complementação, postarei + tarde.
Anônimo comentou
Olá Rucia, eu add seu msn, olha lá e boa tarde pra vc , ah gostei du seu carinhu ^^, bjus ...


    32
Anônimo      
por gentileza a pergunta pode ser idoita mas sou novato ..acima tem data ,magnitude , local, profundidade , tons de tnt, o que significa BA ?
Administrador comentou
Olá Kaschal, experimente baixar a barrinha até o final!
Rucia comentou
Bom dia Kaschal. " BA " significa bombas atomicas (com a potencia de bomba atomica) Abraços
Ronaldo Filho comentou
Se é isso mesmo, então o tremor do dia 11 equivaleu a 23MIL bombas atômicas? Não eram 16MIL?? Vejam: Dia:11/03 |Hora:05:46 |Magnitude:9.0 (e nem foi 8.9) |Classificação: INTENSO |Local: Próximo à costa leste de Honshu, Japão |Profundidade: 32 |Toneladas de TNT: 474341640 |BOMBAS ATÔMICAS???:23717
Administrador comentou
Olá Ronaldo, dê uma olhada no final da matéria: [Ver no Apolo11] Veja a reclassificação e os novos valores.
Ronaldo Filho comentou
FAIL... Obrigado Rogério!


    33
Ronaldo Filho      
Falando em lua, em fases da lua, eu lembrei disso aqui: [Ver site]


    34
Ronaldo Filho      
Se vocês verem essa foto, e aproximar ela, vai ver que fiz a junção de 3 fotos só pra encaixar a nuvem que tava maravilhosa: [Ver site]


    35
Anônimo      
Obrigado, Rucia e Administrador abaixar a barrinha ate o final foi bom rsrsersr e falta de atençao de minha parte rsrsrssr


    36
Naica      
Porque há tanta divergência a cerca da denominação?
Naica comentou
Área de baixa pressão mostrando sinais de fortalecimento. Sistema no Oceano Indigo Sul, a 620 milhas naúticas das Ilhas Cocos
MAFILI comentou
Naica qual denominação?
Naica comentou
Estão corretos esses dados sobre lista de Ciclone Tropical no Atlântico Sul?? Porque ao colocar na versão em português a lista não é a mesma.
Naica comentou
Uns dizem Tempestade Subtropical, outros Ciclone Tropical e ainda outros Ciclone Subtropical.
Naica comentou
Current Tropical Cyclone Information
Anônimo comentou
Não somos apenas nós que não conseguimos entrar em um consenso sobre os eventos recentes. Até mesmo as instituições de pesquisas climáticas ainda não se entenderam quando a denominação do sistema formado na costa do ES. É uma situação lamentável, pois como cobrar de simples leigos como nós o dever de explicar corretamente e cientificmente as causas e efeitos dos eventos?!?!
Naica comentou
Oi Mari tudo bem? Acho que vcs entenderam errado de novo, eu não perguntei afirmando, eu simplesmente perguntei porque eu não tenho conhecimento nenhum a respeito de meteorologia, foi uma simples pergunta sem intenção nenhuma. Mas já entendi e peço desculpas.


    37
Ronaldo Filho      
Pra quem comentou no meu blog, Fique na Paz de Deus também!!! rs...


    38
Ronaldo Filho      
Sonialotus, obrigado pelo comment no blog: [Ver site] Já ouvi falar dos rastros químicos, aqui em Porto Velho parou de passar já tem uns 8 meses, eu acompanhava os rastros e fotografava.
Anônimo comentou
te respondi no teu blog, ronaldo.... por acaso vc é parente do RONALDO ROGÉRIO DE FREITAS MOURÃO ?
Ronaldo Filho comentou
Oi Sonia, não sou não... pq? rs Obrigado pelos comentários!
Anônimo comentou
porque eu conheci ele, meu pai e minha irmã trabalhavam na area de editoraçao de livros, e acho que foi por aí... ele esteve 2 vezes em minha casa, lembro ter lido um livro dele, foi aí que conheci o 'cosmos', eu era bem jovem, acho que tempo do antigo ginásio, e sempre que via vc tinha vontade de lhe perguntar isso, entrei a pouco no site dele, um barato, ele me traz boas recordações, ele tb é um cara de mente muito aberta, teve um dialogo com Daisaku Ikeda a respeito da visao do budismo e a astronomia, Daisaku Ikeda lidera uma ong Budista, eles devem estar supermobilizados agora no japão.... bem tudo isso e mais um pouco, srsrs, obg por me responder...
Ronaldo Filho comentou
Por nada, Sonia. Fique de olho no blog, acho que hoje sai matéria nova, vou reconstruir ele, mudar o layout, enfim... e deixá-lo melho, já que meio que abandonei ele desde novembro, rs... Sugestões pra matéria no meu blog, eu aceito, exceto terremoto, pq é bem provável que eu faça sobre isso. Abraços, Sonia. Opiniões para ronaldofilho1988@yahoo.com.br


    39
MAFILI      
Quase mais um efeito da engenharia humana. Amanhã a sonda Messenger será a primeira a orbitar Mercúrio. E lá vamos nós novamente rumo ao desconhecido. Faz parte da natureza hummana. Queremos aprender. Abraços


    40
Ronaldo Filho      
Rogério, está suspenso o cadastro para novos membros? O Cristian queria participar!
Administrador comentou
Olá Ronaldo, sim está suspenso. Vamos ver isso somente quando voltar de férias. Por enquanto, quem está, está. Depois vemos isso!


    41
Anônimo      
BOA TARDE, Aracaju tempo bom, Temperatura: 32 °C , Vento: Norte, 1 km/h, Umidade Relativa: 55 %, Pressão: 1013, o Asteroide 2011 EB74 passa a menos de 1 LD a 0,0023 distancia da Terra hoje dia 16.


    42
Ronaldo Filho      
O Rogério falou em manchas solares, nesse vídeo eu filmei uma, bom, eu acho que era uma mancha solar... [Ver site]


    43
Ronaldo Filho      
Não, Cristian, ele deve ter saído pro almoço. Manda um email: ronaldofilho1988@yahoo.com.br Vou tentar ajudá-lo a prticipar do PG!


    44
Ronaldo Filho      
Ficou escuro, mas ficou bom, e fic melhor se vc ajustar o monitor: [Ver site]


    45
Ronaldo Filho      
The Moon: [Ver site] The Sun: [Ver site]


    46
Anônimo      
Olá pessoal, boa tarde p/ todos: aqui em Itápolis o clima esta o seguinte: temperatura de mi.22/max.30 graus, si chover 21mm, direção do vento ese numa velocidade de 4 km/h, pressão de 1011 hpa e umidade raltiva de 53%, abrç a todos !!!


    47
Ronaldo Filho      
Quem escreveu "Que Lixo" como comentário no blog, comentário aceito! Afinal a vida é feita de erros e acertos, e opniões são bem diferentes umas das outras, OBRIGADO!
MiguelSousa-Portugal comentou
Abraços Ronaldo espero que tudo esteja bem.
aurora comentou
É lamentável, Ronaldo, mas cada um vê no exterior o que taz dentro de si...
aurora comentou
oops, quis dizer TRAZ, ô teclado...não é a pecinha entre o teclado e a cadeira!
Ronaldo Filho comentou
Obrigado gente, fazer o que? Nem todos se agradam com a mesma coisa, haha...
Anônimo comentou
Olá Ronaldo, penso como a Aurora. Não esquenta não. gostei das fotos!
Ronaldo Filho comentou
Obrigado, Anadut... Fico grato!


    48
aurora      
Conferindo Boletim das chuvas no Estado - atualizado 09h Defesa Civil do Paraná ¨¨¨¨ [Ver site] ¨¨¨¨ Municípios de Antonina e Morretes decretado *Estado de Calamidade Pública* a nível estadual.


    49
cle      
Formação da rara tempestade Arani na costa do Brasil é mais uma coincidência do clima de 2011 com ano de 1974.
MAFILI comentou
Creio que analogia (método válido) seja o termo correto e não coincidência no sentido usual.


    50
MiguelSousa-Portugal      
Boa tarde a todos os membros do Painel Global


    51
MiguelSousa-Portugal      
Lisboa 16:51 Nublado


    52
Anônimo      
em apenas 7 minutos 3 tremores poderosos no Japão - 6.2 - 6.2 - 6.5 olhem o sismômetro do Rogério trabalhando.
Anônimo comentou
que estranho como esse post subiu? eu coloquei ele no dia 11/3
Anônimo comentou
Olá amigo, esses tremores foram de ontem ??? Abrç ...
Anônimo comentou
Não amigo foi dia 11/3


    53
Anônimo      
4.9 na Sibéria -


    54
Anônimo      
Boa tarde a todos, hoje os índices de atividades solares estão bem baixos, o que é bom em relação aos ultimos dias em que o sol não sossegava, hoje ele esta bem calmo.
Anônimo comentou
Olá amigo, boa tarde, pelo dados atuais - 14:17 BRT A velocidade do vento solar medida pelo satélite SOHO é de 348 km/s. O número de manchas solares informado é de 47 para um fluxo solar de 102. Ok !!!
Anônimo comentou
Mas já viu a explosão de hoje?


    55
Anônimo      
A pergunta que não quer calar: "Quem matou Suzana Alves?" - Quem pergunta é O Produtor de TV e quem responde é o pesquisador: [Ver no Painel Global] - "Suzana Alves foi morta pelos efeitos geofísicos e climáticos da "Energia Elástica de Deformação Reversível por Espirais e Compactação da Globina" que não foi devidamente estabilizada antes de atingir a Terra causando terremotos, tsunamis, ciclones, tornados, redemoinhos gigantes, vulcões, etc. hehehe - Brincadeira com a divertida atuação do nosso administrador "Roger" (vídeo anexo). Gostei da idéia, podemos produzir uma novelinha por aqui. Próximo capítulo: Viktor Constantini arranca de Baungarten a confissão de que Suzana não morreu. É uma agente dupla que se disfarça de "Tiazinha" hehehe Abraços a todos (parabéns Rogério, e olha que isso é elogio de profissional da área hein)
Anônimo comentou
Meu Deus..!!! Risos..risos..(sem palavras..rs)
Administrador comentou
Obrigado Ronesier, depois eu mando outros... Tenho uma sequência deles!


    56
Anônimo      
Atenção: indice de " 6 IUV " pra Itápolis, nos horários das 14:00 até nesse momento que é as 15:00, e sol entre poucas nuvens. Ok !!!


    57
everton dos santos      
vejam estes videos com a "chuva de raios" ontem em Vitória/es. [Ver site] [Ver site] este depois de 1:15. [Ver site]
everton dos santos comentou
no minuto 2:06 do segundo video. é possivel ver o raio atingindo as torres de TV de vitoria. a maioria caiu ali ou perto. minha casa fica a 1 km das torres!!


    58
MAFILI      
Uma dúvida aos especilistas 3.7 2011/03/16 17:36:56 45.609 -74.619 0.0 ONTARIO-QUEBEC BORDER REGION profundidade 0,0. Algum relato?
carmen comentou
Oi Mafili, eu copie e traduzi: Um terremoto moderado atingiu Quebec hoje. O terremoto de Quebec não causou danos, informou a imprensa local. O tremor ocorreu horas após um tremor mais forte atingir a República Dominicana, sentiu-se tão longe como Porto Rico. Local notícias de que o terremoto atingiu Quebec logo após 01:30. Moradores dizem notícia de que caiu um movimento de agitação horizontal que durou mais de dez segundos, com o tremor mais forte na parte oeste de Quebec. O epicentro foi na comunidade de Lachute centrado entre Ottawa e Montreal. Isto marca o primeiro terremoto notável a atingir a região desde junho. news.lalate.com É isso?
carmen comentou
Foi mesmo bem na superfície!
Anônimo comentou
Vc tá falando do terremoto ki aconteceu no Canadá as 17:36 hora utc ? Eu tbm to com mesma duvida, ok !!!
carmen comentou
Qual mesma dúvida Rogério?
Hilton comentou
Hilton comentou
Outra notícia de terremoto com 20 mortes na fronteira da China com Myanmar no mesmo dia do 8,9 do Japão.
Hilton comentou
O USGS classificou em 3,7
MAFILI comentou
Hilton 3,7 está na minha mensagem As ações de uma importante mineradora brasileira e mundial que opera no Canada caiu de forma considerável no final do pregão. Esta é a preocupação o USGS não relata danos.
carmen comentou
Entendi.
Hilton comentou
Eu acho que corrigiram, 4.3 e 18km de profundidade.


    59
Ronaldo Filho      
Dia quente em Porto Velho, saí no campo pra tirar umas fotos da estrutura da Usina e o sol tá impossível! Max.30ºC Min.24ºC [Ver site] Mas parece tá uns 35ºC ou 36ºC...


    60
Anônimo      
A maior Lua cheia dos últimos 20 anos neste sábado – “SUPERMOONS” -
carmen comentou
Rubens obrigada, tinha visto aqui no efemerides do Apolo11, a Lua grande, mas já havia me esquecido, bom nos lembrar que é agora neste sábado já!!! [Ver no Apolo11]
Rucia comentou
Adoro a Lua, estarei sábado atenta a esta Lua Grande .. espero q Campinas esteja com o céu limpo nesta noite.
Ronaldo Filho comentou
Ficarei de olho... ...na minha filmadora, apontada pra lua, só pra ver o brilho dela, daí eu posto aqui!
Anônimo comentou
Obrigado Carmen, Rucia todos nós estaremos na torcida já que estamos passando por dias de chuvas em nossa região, Ronaldo contamos com sua posição privilegiada de terreno para boas fotos e filmagens. Abraço!
Anônimo comentou
Boa informação Rubens, mas tenho um certo pressentimento qto ã lua cheia e estas réplicas renitentes no japão! Espero que nada aconteça, vi certo docuntário do the history channel sobre a atual teoria do nascimento de nossa lua, as forças gravitacionais que atuam em nosso universo são comensuráveis, porém a um nivel ainda incompreendido por nós, nossa ciência tem até seus avanços mas não conseguiu explicar tudo este universo que nos rodeia ainda é um enorme desafio!


    61
Anônimo      
Peço licença ao administrador para registrar aqui, por questões puramente humanitárias, uma mensagem de Daisaku Ikeda que saíu no dia 16 de março do jornal Seikyo Shimbun. Cerca de 200 mil brasileiros são membros ou simpatizantes da ong Soka Gakkai [tendo no escritor Daisaku Ikeda, que já manteve para mais de 1500 diálogos em prol da paz, com inúmeras personalidade mundiais e que também todo ano discursa na ONU sempre uma proposta de paz baseada na visao da filosofia humanística do budismo]. .../...Recebi por email, a tradução ainda não é oficial, mas tenho certeza que em cada comunidade do Brasil essa mensagem chegará oficialmente em breve:......//...... "Nunca sejam derrotados! Tenham coragem! Tenham esperanças! " Eu ofereço minhas mais sinceras condolências para aqueles de vocês que foram afetados pelo devastador terremoto e tsunami que atingiu o nordeste do Japão há cinco dias (11 de março) e que deixaram muitas pessoas, ainda, desaparecidas. Eu posso apenas imaginar o cansaço e esgotamento você deve estar sofrendo. Minha esposa e eu, juntamente com os membros de todo o Japão e do mundo, estamos enviando Daimoku [Nam-myoho-rengue-kyo] para você, com todo nosso coração, orando fervorosamente para o sua saúde e bem-estar, e que todos os Budas e bodhisattvas, as forças positivas do universo, rigorosamente possa protegê-lo. Eu gostaria de agradecer profundamente aqueles que estão dedicando-se abnegadamente ao esforços de salvamento e socorro nas áreas atingidas. Eu também aprecio verdadeiramente as pessoas como vocês que estão apoiando as suas comunidades como pilares sólidos e confiáveis ​,​,durante este difícil momento. Takuboku Ishikawa, conhecido jovem poeta, que veio de Tohoku, região nordeste do Japão, declarou: "Ajudar uma pessoa está muito longe. maior conquista de se tornar o governante de um país. "Eu, portanto, expressa meu mais profundo respeito e gratidão a todos vocês. Nitiren Daishonin escreve que mesmo que se deve cumprir as catástrofes e calamidades, elas não podem destruir nossos corações (cf. Escritos de Nitiren Daishonin Daishonin, vol. 2, p. 135). Nada pode destruir os tesouros do coração. Cada adversidade é apenas um ensaio para que possamos vencer, para que possamos alcançar a felicidade eterna. O Budismo de Nitiren Daishonin, na nossa prática da fé na Lei Mística, nos permite transformar todo o veneno em remédio sem falhar. Eu estou oferecendo orações solenes para todos os seus entes queridos e membros de sua família e aos amigos que perderam suas vidas. Esta catástrofe é verdadeiramente desoladora. A Vida, no entanto, é eterna, e através do canto Nam-myoho-rengue-kyo, podemos transcender a vida e a morte para manter contato com as vidas daqueles que já passaram. Seus entes queridos e amigos, que através de vocês compartilham uma profunda conexão com a Lei Mística, será definitivamente encerradas no abraço das divindades celestiais, Budas e renascerão rapidamente em algum lugar perto vocês. Este é um ensinamento fundamental do Budismo de Nitiren. Durante a vida de Nitiren Daishonin aconteceu o que é bem conhecido como o grande terremoto da era Shoka (agosto 1257) que causou prejuízos sem precedentes. Magoado com a dor e o sofrimento do povo e em meio a grandes perseguições, Daishonin embarcou em escrever seu tratado ", que estabelece o correto Ensinamento para a Paz do Mundo e da Nação ", aumentando assim a bandeira da paz e da justiça para toda a humanidade. Ele nos assegura: "Quando ocorre um grande mal, algo muito bom se segue "(WND-1, 1119). Hoje, 16 de março é o dia que o meu mentor, segundo presidente da Soka Gakkai Jossei Toda, ele confiou aos seus sucessores juvenis a realização no trabalho do Kossen- rufu[paz mundial], a fim de erradicar a miséria da face da terra. Agora, vamos triunfalmente superar este grande desastre, reforçando o nosso voto de realizar o Kossen-rufu [paz mundial]enquanto sinceramente apoiamos e incentivamos uns aos outros. Estou orando fervorosamente e chamando cada um de vocês para: "Nunca serem derrotado! Tenham coragem! Tenha esperança! " ....//.... [obs: Jossei Toda e seu mentor foram perseguidos e presos ja perto do final da 2a grande guerra [pelo governo militarista japones da época], seu mentor, enquanto um Educador e fundador da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, já idoso, morreu na prisão. E Jossei Toda foi a primeira pessoa no mundo a escrever um manifesto contra o uso das arma atômicas.


    62
Anônimo      
Alguem sabe me dizer por que está ocorrendo tantos terremotos assim nas EUA.
Hilton comentou
Ola amigo, a média esta baixa, normalmente são mais de 800 por semana.


    63
Anônimo      
fiquei o dia fora trabalhando agora tava lendo post e comentarios de que o carnaval provocaria terremotos fiquei pasmo,depois pensando melhor, um pouco de bricadeira e coversa fiada faz a gente rir e rir e bom . ha sera que o nibiru tava nesse carnaval kkkkkkkkkkkkkk......


    64
Anônimo      
Atenção pessoal: Dados Atuais - 17:19 BRT A velocidade do vento solar medida pelo satélite SOHO é de 332 km/s. O número de manchas solares informado é de 47 para um fluxo solar de 102. Ok !!!
Anônimo comentou
Calmaria né? Ou estou enganado?


    65
Anônimo      
@Ronesier, e demais interessados, será que tem a ver? Cientistas fazem 'mapa da gravidade' da Terra Recurso pode ser usado em modelos climáticos para esclarecer como os oceanos movem calor ao redor do planeta.
Anônimo comentou
ola sonia ,os oceanos ifluenciam no clima mais do que florestas estes estudos sao oportunos tem tudo a ver!
Anônimo comentou
oi akila, não sabia disso... mas e quanto a essas cores, ou melhor, como descobrir o site oficial para estudar esse mapa?
Anônimo comentou
nao faço ideia,tambem estou curioso!
Anônimo comentou
Dados fornecidos por mais de mil estações de GPS da empresa japonesa Geonet - a maior do mundo - sugerem que a costa mais próxima ao epicentro, no nordeste do país, se moveu quatro metros para o leste. No resto do litoral, o movimento foi muito menor.
Anônimo comentou
Cientistas não sabem explicar cratera aberta na Guatemala Enorme buraco se formou em zona residencial da capital por causa da tempestade tropical Agatha ''Por meio de um radar de penetração de subsolo introduzido na sexta-feira, 4, os especialistas puderam determinar que não existem cavernas no interior, mas a areia vulcânica nos arredores impediu a realização de um estudo completo.'' eu tinha lido que cavernas seriam o motivo do buraco!!! !!!
Anônimo comentou
html
Anônimo comentou
corrigindo o link abaixo


    66
Anônimo      
Imagens da Nasa mostram como terremoto deformou a Terra


    67
Anônimo      
Chove forte em Campo Grande MS...Faz 22°C e umidade em 94%...
Anônimo comentou
aff, jr!!! quanta água! Força aí para vcs!


    68
Anônimo      
Vejam que impressionante... mais uma explosão solar?
Anônimo comentou
De acordo com a tendência da entrada de um ciclo de atividade solar, gostaria de perguntar aos colegas, com todo respeito, caso alguém saiba informar, se a permanência temporária em calmaria da atividade solar tende a algum acúmulo de energia que possibilite a liberação repentina desta energia através de grandes explosões? Pergunto isso, baseado no que ocorre no caso das placas tectônicas aqui na terra.
everton dos santos comentou
[Ver site] a animação mostra que quase foi na direçõ da terra.


    69
Anônimo      
Olá pessoal boa noite: temperatura aquie em Itápolis está na casa dos 25 graus, vento na direção sse, numa velocidade de 7 km/h, pressão de 1011 hpa, umidade de 62%, ok !!!


    70
Anônimo      
LHC, sala de controle principal do Tevatron, detecta sismo 8.9 no japao, nao sei como traduzir isso ''monitor de estilo para os mais de 1.000 magnetos supercondutores entrar em paragem cardíaca. Isto sinalizou o tom para a frente e para trás e lateral-roll dos 4 - ton, ímãs de 20 metros de comprimento, enterrados no solo. E isso significava que em algum lugar, algo muito ruim tinha acontecido.'' o LHC entrou em operaçao antes de 14 de março, não consigo descobrir a data certa....


    71
Anônimo      
Todo este lixo nuclear, parece que gostaram da bomba.


    72
Rucia      
Este é um jornal Vasco (Espanha) bastante interessante, com comentários e videos sobre Japão: e o mesmo site comentando sobre os raios caídos na região de Biscaya e vizinhos europeus:


    73
Anônimo      
Ao perder DNA, homem ganha pênis com morfologia mais simples Estudo brasileiro reforça hipótese de que vida na Terra veio do espaço


    74
Anônimo      
Evertom talves te interesse '' ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DOS RELÂMPAGOS NA REGIÃO SUDESTE DO BRASI''
everton dos santos comentou
viu os videos? espetacular e assustador, principalmente porque eu estava em baixo.
Anônimo comentou
vi sim everton, impressionantes... se descobrir mais manda...


    75
Sandra Silva      
Boa noite. Com o terremoto, tsunami e ameaça de radiação nuclear no Japão, veio também uma tempestade de termos e palavras que está "terremotando" meu vocabulário e colocando algumas dúvidas, que ficavam para depois, nos eixos. Ao menos isso é bom. Esses dias em uma dessas entrevistas em que todo mundo sabe de tudo e parece que não diz nada, ouvi dois termos e queria saber se alguém pode esclarecer: radiação ionizante e radiação não ionizante. Qual a diferença? AH!Se fosse para pegar resposta no oráculo -google- eu pegava..r.s
Hilton comentou
Sandra, segue uma explicação simples (daria um texto muito grande se fosse explicar)
Hilton comentou
Administrador comentou
Olá Sandra! De modo muito superficial, radiação ionizante é aquela capaz ionizar moléculas e átomos, por ter muita energia. É uma radiação eletromagnética com frequência superior a da luz visível, indo do ultravioleta até os raios gama. Elas tornam partículas neutras em partículas eletricamente carregadas. Radiação não-ionizante não tem energia suficiente para isso, ou seja, não ionizam átomos ou moléculas e sua faixa de frequência é menor que a luz visível. Elementos radioativos são ionizantes, pois produzem raios alfa beta e gama.
MAFILI comentou
Buenas, Sandra. Vou simplificar ao máximo. Luz radiação eletromagnética. Ionizante...é aquela que tem energia suficiente para retirar um elétron de um átomo. Luz vísivel não é ionizante. Luz ultravioleta é ionizante Raio X é extremamente ionizante. Resumindo mais ainda focando no teu interesse ionizante provoca estragos em tecidos vivos. não ionizantes não provocam estragos em tecidos vivos. ------------- Bronzeamento artificial, sol na praia, aparelhos de rx, lâmpada de matar mosca em padaria etc._ ___________________________________ Acho que te ajuda. Abraços
Sandra Silva comentou
Upa!!! Grata senhores. Podia apostar que reponderiam. Deu para entender direitinho, foi bem sintética e objetiva as respostas...rs. Assim facilita para leigos, como eu, o entendimento do assunto. Hilton, muito bom esse material, até contrariando as normas da casa vou imprimir para ler com mais calma.


    76
Anônimo      
Sismo de 5.3 no Chile.


    77
Anônimo      
Sismo de 5.3 abala centro do Chile. Terramoto foi sentido em várias regiões, entre elas a da capital.


    78
Mateus      
A respeito do ciclone Arani, lendo no site da metsul.com este sitema veio de um sistema de baixa pressão atmosférica de origem tropical que ocorreu entre os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro se fortaleceu e ganhou força e chegou a categoria de tempestade tropical e não furacão como foi especulado, no entanto a tempestade tropical Arani encontrou um sistema frontal que vinha da região sul, onde havia passado um ciclone extratropical este sistema enfraqueceu a tempestade e que agora está no meio do Atlântico e foi reclassificado como ciclone extratropical. Na foto esta a imagem copiada do site metsul.com e é a Tempestade Tropical Arani.


    79
Anônimo      
Boa Noite, PGs ! ! ! "Terremoto [JAPÃO] exigirá ajuste do sistema GPS no mundo inteiro". FONTE: YAHOO! NOTÍCIAS [ ] T+


    80
Administrador      
Observem no sismômetro o terremoto em Valparaiso, Chile, de 5.3 graus. Comparem com aquele do terremoto no Japão, milhares de km mais distante, mas muito mais intenso.


    81
Anônimo      
O nível de radiação detectado na unidade de Fukushima Daiichi tem vindo a diminuir ao longo das últimas 12 horas, segundo um funcionário da Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão e tem dito, segundo a agência de notícias Reuters.


    82
Anônimo      
>>>Aos SRs. Administradores do PAINEL GLOBAL: "Solicito novamente a colocação de um "ALERTA ATÔMICO" [Símbolo internacional de radiação nuclear] perto do Japão [mapa lá acima...] >>>Assim como são colocados símbolos de outros eventos naturais ou de desastres [derramamentos de óleo, tempestades tropicais...] GRATO PELA ATENÇÃO ! ! !


    83
everton dos santos      
[Ver site] fenônemo óptico chamado Parhelia hoje em pelaotas. muitos acharam estar vendo dois ou treis sois. é como um halo no horizonte.
Anônimo comentou
Everton, vc que entende mais dos recursos de alguns sites mais do que eu, será que neste site tem recursos para buscar datas anteriores?
Hilton comentou
Ola Everton, eu fotografei, mais tarde coloco as imagens, se formaram dois circulos concentricos e no circulo exterior apareciam os dois "sóis" e um terceiro semi-circulo tangenciando o circulo maior.
everton dos santos comentou
[Ver site] neste link, parece que tem tudo. vc escolhe entre as abas e as diversas imagens. vai abrir uma janela e embaixo dela vc escolhe a data que deseja e clica em APLLY ou aperta no BOTÃO DE play P/ animar.
Anônimo comentou
Obrigada mesmo.
everton dos santos comentou
falei botão de play mas tem nada a ver. e p/ avança ou retroceder a imagem uma a uma. p/ mudar a data ai sim é APLLY
Anônimo comentou
descobri isso na prática...rsrsrs,,,obrigada novamente


    84
Anônimo      
Respondendo (ou tentando..) a pergunta do colega LUCIANO (alguns posts abaixo) Nada de muito concreto se sabe ainda sobre o sol,alem do ciclo de 11 anos e seu comportamento muito temperamental ao final destes ciclos,se presume,se calcula,se estuda..(e tbem se chuta muito..rs) a respeito do sol,a aproximadamente 18 anos se intensifica as observações especializadas sobre o mesmo (satelites,equipamentos eletronicos exclusivamente para observar o sol)porem ja fizemos progressos (lento..)mas ainda nao se pode provar q seu estado de calmaria seria ou é uma forma de acumular energia,sabe se q em seu periodo calmo a atividade das manchas e esplosoes sao bem inferiores (motivo pra nao se crer em acumulo energetico)ainda se estuda e pesquisa sobre o ciclo de 11 anos e tenta se entender o motivo real deste aumento de atividade,porem sua pergunta sobre a liberação energetica repentina em determinado momento causado pelo acumulo (ou reserva acumulada)de energia ,nao se pode provar nada ainda,existem diversas teorias e explicações,porem o concenso geral sujere q na alta atividade (final do periodo de 11 anos)em função da propia atividade elevada as explosoes acontecem..e este seria o motivo comprovado até agora (aumento da carga de atividade)..como eu disse é nescessario ler bastante,pesquisar e observar as repostas e colocações de alguns colegas aqui mesmo do PG..espero ter te ajudado..Um Abraço..!!!
Anônimo comentou
Com certeza, muito obrigado e Boa Noite a todos!


    85
Anônimo      
Para aqueles que aguardam e acompanham eu disse em até duas semanas... ... bem 5 dias e vamos ver no que vai dar
Anônimo comentou
Desculpa, mas referes-te exactamente ao quê? Um abraço.
Anônimo comentou
João, boa noite é uma pena não ter mais o histórico para vc entender, mas deixo apenas no momento para os membros que compartilharam minha postagem antes e depois do tremor, para não causar problemas e discussões. Mas breve falei finalmente por completo. Dica: tremor das 22:36 GMT 0 de hoje
Anônimo comentou
Penso que entendi, Rubens! Aguardemos... Abraço!


    86
Anônimo      
Mais informção: O tremor ocorreu às 19h36 locais (mesmo horário de Brasília), segundo o Serviço Geológico dos EUA.O epicentro localizou-se no continente sul americano, a 72 km da cidade portuária de Valparaiso no Chile á 135 km da capital( agora num lembro ^^),terremoto ocorreu numa profundidade de 24,7 km. Ainda não havia registro sobre vítimas ou danos, segundo a imprensa local. Tomará ki não, né! O que esta acontecendo com nosso maravilhoso planeta, tanto tremores assim, né ?
Anônimo comentou
tremores dessa magnitude naquela regiao sao comuns!


    87
Anônimo      
imperador japones faz pronunciamento a populaçao pedindo calma,e muito raro o imperador fazer pronunciamentos sera que esta acontecendo algo que nao sabemos ?
Anônimo comentou
Esta acontecendo muita coisa que não sabemos, eles estão numa situação de tentar evitar o caos e a catástrofe nuclear.
Anônimo comentou
pra si ter uma ideia eles planejarao jogar agua do mar de elicoptero mas suspenderao por causa da nuvem de radiaçao
Anônimo comentou
e tem esse tititi... EUA: 'Piscina de armazenamento está sem água em usina do Japão' Informação de agência dos EUA foi negada por Japão, se for certa, não há nada para impedir derretimento de barras de combustível
Anônimo comentou
O problema todo é que quando mascaramos algo, damos margem para as especulações.
Hilton comentou
Mais abaixo a Rucia postou um link onde o jornal noticía que o material radioativo está exposto, se é verdade, é começar a trazer os tóneis e concreto e começar a desmanchar as instalações e isolar o local. Vamos aguardar.
Anônimo comentou
Rucia??
Rucia comentou
Marcos, o site é Vasco. Sério e bom jornal. É exatamente o q diz la, e o video explica claramente a situação. Posso tentar traduzir algo e colar aqui, quer ?
Rucia comentou
repito o site:
Anônimo comentou
busquei informaçoes, reatores 1 2 3 4 estao danificados reatores 5 6 apresentam aquecimento!
Anônimo comentou
Estou a ver as imagens na TV portuguesa.De facto não é normal o IMPERADOR falar.Falou é porque é grave. A verdade sobre a situação deve ser dada.A verdade acima de tudo previne situação de especulação e pode salvar vidas -que neste caso é o mais importante.
Anônimo comentou
Quantos reatores são?
Anônimo comentou
foram mencionados 6 reatores.
Anônimo comentou
o imperador não aparece na tv ha 22 anos!


    88
Anônimo      
ÓQUIO-Food e gás estão se esgotando rapidamente nas partes do Japão, deixando as pessoas não só no Nordeste atingidas pelo terramoto, mas também em Tóquio, lutando para pegar o que sobrou nas prateleiras esvaziamento em supermercados e lojas de conveniência. 16 março de 2011 - 10:17:13


    89
Anônimo      
Boa noite a todos do PG, alguém viu o monitoramento do SOHO agora à noite? aguardo comentários
Anônimo comentou
Acabei de ver a atualização. Aquela explosao aconteceu a pouco tempo.
Anônimo comentou
é bastante recente, vamos acompanhar o nível KP


    90
Anônimo      
Um japones colocou um Contador Geiger proximo a janela da casa dele em Tokyo e colocou uma camera transmitindo ao vivo pela internet os dados do contador (023.70cpm)
Anônimo comentou
o que significa 023,70 muito pouco?
Anônimo comentou
Boa noite amigo, esse contador geiser é pra medir quantidade de radiação ?
Anônimo comentou
O primeiro modelo desse aparelho foi apresentado em 1912 pelo físico alemão Hans Wilhelm Geiger (1882-1945), daí seu nome. Ok !!!
Anônimo comentou
alguém tem idéia se é alto ou normal 23.70cpm?
Anônimo comentou
a ideia é ótma para tentar informar, mas como o akila perguntou o que significa 023.70cpm-contagem por minuto? e nao consegui identificar onde o contador está , em que cidade... entrei la to no chat, perguntei se tem brasileiro la, por enquanto sem respodta, estao falnado em inglessssssss
Anônimo comentou
tem esse outro em toquio ''geiger_counter_tokyo Visualizações Total: 871.305 * * Para o seu site 15/03 19:00 deslocalizar de todo o vidro da janela próxima. No começo do quarto (10 ~ 20cpm) acho que estou ligeiramente superior ao valor. Além disso, desde o pôr do sol até a noite, pode 见, Dzuraku. A localização do apartamento piso de concreto 4, a janela está virado para sudoeste. Ela vê o Gaigakaunta está sendo executado dentro de casa em Koto, Tóquio. A unidade é [conta a quantidade por minuto] CPM, mas (count desde o início) ÷ (tempo desde o início), de modo que é calculado durante a execução longo e difícil de mover o valor Masu. Além disso, estas medidas apenas números, o efeito não pode ser, estritamente "medir" a favor referir como. Além disso, não há som. '' ta medindo agora 0.13
Anônimo comentou
Desculpe a demora gente: 1º Problema com a pagina do PG 2º Pesquisando sobre esses dados que postei e o resultado é que infelismente nao achei muita informaçao Os dados sao em Contagem Por Minuto. Se alguem souber como converter isso ou calcular da uma força. Coloquei o link pensando que alguem fosse me dizer se era bom ou RUIM, esse dispositivo esta em Ohta-ku, Tokyo.
Anônimo comentou
vejam as respostas:


    91
Anônimo      
Mais informação: Nevasca no Japão dificulta resgate as vítimas do terremoto e tsunami. Depois de 72 horas, duas pessoas foram encontradas com vida, mas estima-se que os desastres tenham feito mais de 10 mil vítimas. Desabrigados no Japão sofrem com frio de 0°C.
Rucia comentou
Olá Rogerio Cowboy, boa noite para voce. Imagine tudo o que os kaponeses já estão passando e ainda mais ter de suportar o frio .. Abraços amigo
Anônimo comentou
Olá Rucia, é vero, mas uma coisa não podemos esquecer, Deus está com todos eles, amém ! Viu, uma coisa, eu add seu msn, mas si vc não kiser, td bem, o importante é amizade que podemos fazer nesse pgtalk ^^, ok, bjus e boa noite p/ vc tbm ^^ !!!
Rucia comentou
meu querido, desculpe, eu quase nunca abro o msn, só qdo me avisam q querem teclar comigo, rsrs. Mas pode sim me adicionar, fim de semana a gente se fala, ok ? Abraços
Anônimo comentou
Td bem ^^, ok, bjus ...


    92
Anônimo      
Blog muito bom sobre telecomunicações, explica de forma rapida e facil varios termos e dá noticias, como por exemplo: Sol expele rajadas contra Terra mesmo em períodos de ‘calma’, diz estudo....//..... :Projeção do Máximo Solar para o ano de 2013 conforme último consenso entre cientistas, .../...Raios gama, Raios X ,Radiação ultravioleta, Luz visível, Radiação infravermelha, Microondas, Ondas de rádio, Radiação infravermelha, Radiação Ultravioleta, Partículas e Ondas, Radiação e Radioatividade, O SOL: Emite em Múltplos Comprimentos de Ondas, O equilíbrio energético no planeta, Camadas da Ionosfera, Rádio Frequência, veja
Anônimo comentou
oi Sonia, gostei do blog, tem de tudo...muito bom!
Anônimo comentou
é anadut, e numa linguagem bem acessível, vamos aprenderrrrr


    93
Anônimo      
A FALHA GEOLÓGICA SOB O ARKANSAS Como é sabido por todos, os animais possuem uma sensibilidade aguçada e são capazes de pressentir com horas - e até dias - desastres naturais que estão por acontecer. Agora, vem à tona uma estranha teoria: a morte de pássaros no Arkansas seria um sinal de que vem coisa grande por aí ? Para quem não sabe, uma falha geológica chamada de Nova Madri situa-se extamente sob os estados onde se registrou morte de aves e peixes: Illinois, Indiana, Missouri, Arkansas, Kentucky, Tennessee e Mississippi. . Ok, isto não resolve a equação da morte de animais em outras localidades, mas pode ser uma pista. A FALHA ESTÁ VOLTANDO À VIDA ? Nova Madri é uma falha seis vezes maior do que a de san Andreas, na Califórnia, e tem dado sinais de vida ultimamente. Os maiores terremotos na história dos Estados Unidos, foram causados pela falha de New Madrid. Considere os seguintes exemplos de coisas que têm aparecido nos noticiários ultimamente .... * De acordo com os EUA Geological Survey, mais de 500 terremotos mensuráveis têm sido registrados em Arkansas central, apenas a partir de setembro. * A magnitude 3,8 terremoto que sacudiu o norte-central Indiana em 30 de dezembro está sendo chamado de "sem precedentes" . Era forte o bastante para causar rachaduras no chão e sentiu-se em porções de Ohio, Illinois, Wisconsin e Kentucky. * Mais de 3.000 melros de asa vermelha caiu do céu mortos no Arkansas na véspera de Ano Novo. O fato se repetiu no Kentucky, Louisiana, Texas... O fato de que tudo aconteceu dentro ou perto da zona de falha Nova Madrid está começando a arregalar os olhos do povo. As coisas têm estado estranhamente calmas na região desde 1968, quando se verificou o útlimo abalo de terra considerável, que atingiu 5.4 graus, no Illinois. Grandes cidades americanas como St. Louis e Memphis situam-se sobre a falha e poderiam ser completamente destruídas. Infelizmente, este não é um exagero. Sismólogos estão cismados com a morte súbita dos pássaros e peixes na região. Agora, só nos resta torcer para que os animais não tenham tido uma premonição de atividade sísmica.
Anônimo comentou
Eu acho que não tem relação, morreram animais no mundo inteiro, inclusive peixes no Paraná, acredito que mortes de animais não são exclusivamente relacionado a catástrofes..
Anônimo comentou
Eu considero que uma mortandade tão grande de animais já é por si uma catástrofe. Afinal, eles fazem parte da biosfera, o que afeta a eles em determinado nível, com certeza está afetando a nós em outro nível menos perceptível. As mortes de animais pelo mundo inteiro identifica uma intensa atividade de enegia (Energia Elástica de Deformação Reversível por Espirais e Compactação da Globina) afetando a atmosfera. Em cada região os sintomas são equivalentes ao bioma da região. Por exemplo, o mundo inteiro está sofrendo alterações climáticas, por 'coincidência' morreram os peixes no Paraná e agora estão ocorrendo enchentes incontroláveis. A maioria das mortes de animais não são registradas ou não são analisadas por este prisma, as pesquisas e os estudos acabam desviados para outras possíveis causas...


    94
Anônimo      
Gostaria de saber se um forte Terremoto nas ilhas Sandwich do Sul nao pode gerar um tsunami que atingiria o BR ?


    95
Anônimo      
Estou achando o gráfico de fluxo de rx estranho, diferente! Alguém sabe me dizer onde encontro informações e explicações bem detalhadas sobre como compreender os gráficos.Obrigada.
Anônimo comentou
eu ia falar o mesmo


    96
Anônimo      
Boa Noite a todos, me parece que durante este flare solar (16/03/2011) [Ver no Apolo11] o comportamento apresentado no gráfico de fluxo de raios-X foi um pouco diferente, não atingindo um nível elevado, porém formando um pico não anguloso mas sim curvo, oque significa isto? Alguém saberia responder? Por enquanto obrigado e Boa noite!
Anônimo comentou
pensando bem, fluxo de raio-X: temos uma emissão de raios-x por um tempo bbbbbem mais prolongado, ok?


    97
Anônimo      
Bela explosão solar...


    98
Anônimo      
outro tremor no chile! foram dois em pouco tempo 5.1 e 5.4
Anônimo comentou
hum... vamos aguardar
Anônimo comentou
oi rubens era com vc mesmo que estava falando...vamos aguardar!


    99
Anônimo      
Alguem sabe informar quantas cidades foram afetadas com o terremoto e tsunami, no total?
Anônimo comentou
Vinicius boa noite, você hoje postou um site de uma webcan no Japão, poderia passar novamente? Muito obrigado e um abraço
Anônimo comentou
Roberto, este site tem 95 webcans do Japão e umas 500 do mundo todo, inclusive algumas em alta definição. Exelente.
Anônimo comentou
Ops...excelente..rs
Anônimo comentou
Vinivius, muito obrigado.


    100
Anônimo      
E la vem o sol de novo....


    101
Anônimo      
Informaçoes mais praticas hauhsuhas
Anônimo comentou
use o google pra traduzir do japones pro chines


    102
Anônimo      
Achei boom..vejam ai..


    103
Anônimo      
RADIOATIVIDADE slider mas com toda descriçao mais abaixo, simples e bom para entender
Ronaldo Filho comentou
Sonia, o que vc achou da nova cara do blog? [Ver site]
Anônimo comentou
ficou bonito ronaldo, acho que ficou melhor, adoro fotos, as que estao lá sao bonitas!
Ronaldo Filho comentou
Obrigado! Olha essa foto, ficou de cabeça pra baixo, mas ficou boa...[Ver site]


    104
Ronaldo Filho      
Boa noite PG's. Acabo de renovar o layout do blog, mas as matérias só serão postadas nesse final de semana, enquanto isso, podem ver as postagens antigas: [Ver site] (Grato pela atenção e tenham todos uma ótima noite)
Anônimo comentou
Que maravilhava aquele globo que podemos mexer e aparece a bandeirinha do Brasil com as localidades!!! Parabéns pelo Blog!!
Ronaldo Filho comentou
Que bom que gostou, achei ele interessante, haha. Acompanhe o blog, final de semana tem post novo!


    105
Anônimo      
Poxa...agora na Bolivia. 4.7 Eu heim!
Anônimo comentou
Chile - Ilhas Sandwich do Sul - Bolívia ou Argentina e... Volta pro Chile ... aguardem
Anônimo comentou
Eu disse que nas placas próximas ocorrem essa sequencia ano passado foi a mesma coisa entre as placas Nazca e Scotia


    106
Anônimo      
News Ticker + + + + comprimidos de iodo vendido para fora. Por causa do acidente nuclear japonês comprimidos de iodeto de potássio é a maior fabricante nos Estados Unidos completamente esgotado. A empresa Anbex disse quarta-feira que tinha recebido desde o início da crise, milhares de ordens por sua Iosat drogas. Estes eram principalmente a partir da Costa Oeste dos EUA, recebeu, mas também do Japão, Coreia do Sul e outros países asiáticos, disse o presidente da empresa, Alan Morris. Ele esperava que sua empresa poderia entregar em duas semanas. Os comprimidos proteger a tiróide contra radiação. + + + A estação de televisão japonesa NHK informou que a evacuação de 28.000 pessoas foi outro pedido. sair por causa do risco de contaminação radioactiva müsstenviele moradores da província de Fukushima suas casas, informou a estação. Vários abrigos de emergência na região já está muito cheio para acomodar novos refugiados nuclear. Portanto, o povo agora também distribuído para prefeituras vizinhas + + +


    107
Anônimo      
6.5 Vanuatu, na Oceania -
Anônimo comentou
Rubens..qual sua previsão?? Acha que seria possivel um efeito dominó??
Anônimo comentou
Thiago, estamos analisando muitas coisas, se configurar uma sequencia que temos e vamos esperar se configurar a idéia seria para adiantar são placas com efeito dominó sim. A previsão é um grande tremor na Oceania e outro no Chile em breve.
Anônimo comentou
Caso isso se confirme..nos avise..uns dias antes do tremor de 9.0 vi uma postagem sua..achei d+..
Administrador comentou
Olá Rubens, tudo bem? Isso é um grande chute, não me leve a mal. Sem olhar nos gráficos, digos que nas próximas três semanas vamos ter um abalo acima de 6 na América Central ou Indonésia. Assim é fácil, meu filho!!!! Pode ser no Chile, Oceania, Melanésia, enfim, em qualquer lugar que a terra treme.
Anônimo comentou
RS, não levo ninguém a mal Rogério, mas abaixo no post do Vinicius o chute foi ótimo, já que disse que voltaria a ser no Chile. Abraço
Anônimo comentou
Thiago, não tem como prever quando, entendo todos principalmente o Rogério que é além de Administrador um grande formado e estudioso dessa área e de outras, mas veja que o mesmo ele "chuta" 6 na América Central, mas não é chute é só pegar histórico de 3 placas e fazerem suas conclusões. Placas: Pacífico - Nazcar - Caribenha Abraços e não me levem a mal.
Anônimo comentou
Conhecimento em certas pessoas tras arrogancia..Se o Administrador se diz conhecedor da area, deveria pelo menos ouvir as opiniões e respeita-las..



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade