Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Administrador      
Olá pessoal, as tempestades Hector e Gordon estão invertidas no mapa e estamos verificando o problema. Obrigado!
Administrador comentou
Parece resolvido!


    2
Tiago Henry Harder      
Bom dia Pessoal!! Em relação aos tremores que acontecem entre as placas africana e sul americana se confirma que as mesmas estão se afastando. Mas minha dúvida é a seguinte. Em caso de um tremor considerável, um tsunami poderia ser gerado. Mas por se tratar de placas que estão se afastando, o possivel tsunami teria intensidade maior ou menor em relação a um tsunami gerado entre placas que estão se sobrepondo. Abraço a todos.
diegohdm comentou
eu tbm gostaria de saber até que ponto pode chegar um sismo em placas que se afastam, pq creio que se ela puder atingir uns 8 graus ali naquele ponto um tsunami seria inevitável.
LucianoSC comentou
Boa tarde pessoal. Acho que a situação clássica para ocorrência do tsunami é o cavalgamento entre as placas em zona de convergência, com tensões nos sentidos opostos. Eu descartaria a hipótese de ocorrer tsunami em um limite divergente de placas, exceto por colapso de paredões escarpados. Não sei se há energia acumulada para se gerar um sismo muito forte. Abraços aos amigos do Painel.
Meg comentou
Boa Tarde a todos do Painel Leia a matéria do site e entenda a possibilidade de tsunamis no Brasil. [Ver no Apolo11] bjus!
LucianoSC comentou
Valeu Meg, o Apolo11 sempre tem a resposta mais correta e precisa!


    3
Rosi      
Bom dia a todos, acabei de ver em um outro site de monitoramentos que houve um terremoto de 4.9 no Ceara... Ainda não vi nada no painel global. Alguem mais bem informado pode esclarecer se procede a informação ???
gil comentou
Tambem vi. Segundo o site houve quatro tremores de 4.9 em Acarau - Ce
Rosi comentou
Ops !!! Esta sim no Painel Global, na verdade o outro site refere-se ao Ceará ou Aracaju o tremor de 4.9 no Dorsal médio do atlântico que ocorreu as 12:08 e consta ai no painel e foi no mar. .
Administrador comentou
Por isso que é importante dar crédito a quem não inventa moda!
Rosi comentou
Rogerio/Adm, não seja ingrato rsrsrs. Sempre dei crédito ao PG, seu site é o preferido de todos. O Outro é internacional e eles não fizeram alardes, foi só uma confusão de local ou se referiram ao Ceara pq foi no mar.
Administrador comentou
Ahah!! Exato!!! Por isso que é importante dar crédito a quem não inventa moda!
Administrador comentou
Imagina uma pessoa que mora no Ceará e vê isso num site internacional. O que ela vai pensar? Por isso que é importante dar crédito a quem não inventa moda!
Administrador comentou
Seria (e é) muito fácil escrever um programinha que pegasse todos os terremotos na dorsal e medisse suas distâncias em relação à costa do Brasil. Encheríamos a página do PG com centenas de frases do tipo "terremoto de xx graus a a 2 mil km de Natal", etc. Mas isso seria um tiro no pé e ninguém mais daria credibilidade a nós. Por isso que eu digo... :-)
Rosi comentou
Concordo plenamente com voce, tem toda a razão. Tanto que vi neste site, e imediatamente até o painel tirar as dúvidas. Eu que moro no Brasil fiquei assustada, imagina quem esta bem mais distante. A informação esta no mapa de monitoramento deles. Abraços e grata pelos esclarecimentos.


    4
M. Ianner      
Boa Tarde Rogério, quando teremos outra sessão com a câmera? Foi muito interessante ver você explicando. Avisa aqui com um dia de antecedência para a gente ficar sabendo. Quem sabe em futuro próximo, a gente não possa interagir em horários e dias pré determinados. Seria uma experiência e tanto...Algo assim como RADARCAM..pensa na idéia. Ah, e parabéns por permitir novos cadastros, sei que dá um trabalhão, mas é muito bom ver este pessoal chegando e já demonstrando muita maturidade.
M. Ianner comentou
PS: estou mudando a foto de perfil.
Administrador comentou
Olá Ianner, provavelmente vamos fazer novamente. Aguarde, ok? :-)


    5
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa Tarde à todos.Uma foto do TIANGONG 1, que tirei ontem às 18:57BRT.No momento o satélite estava à aproximadamente: 353Km de altitude, Range de 412Km, Azimute de 107 graus e elevação de 58 graus.Utilizei as seguintes configurações: ISO1600, 8 segundos de exposição e abertura de F3.1
Administrador comentou
Parabéns Fabrício, está aprendendo a lição!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Obrigado Rogério!Hoje vou tentar tirar mais algumas.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Constelação Cruzeiro do Sul, ontem às 19:23BRT. 7 segundos de exposição, ISO800 e abertura F4.6:
M. Ianner comentou
Boa Noite, Fabrício. Eu gostei muito da foto. Manda um email para mim ( o meu está no meu perfil). Gostaria de falar com você a respeito de revelações digitais e programas de fotografia. Sei de uns programinhas muito bons para tornar ainda mais visíveis fotos assim. Abraços.


    6
Taís      
Boa tarde a todos! Rússia: Vulcão "Ivan, o Terrível" entrou em erupção na madrugada de quinta-feira na ilha de Iturup,ao sul do arquipélago Kuril. A população local nas cidades mais próximas ,Goryachiye Klyuchi (9 km) e na cidade de Kurilsk (25 quilômetros),notaram um leve cheiro de peróxido de hidrogênio e cinzas caindo como resultado da erupção. Cientistas dizem que a erupção foi iniciada pelas chuvas torrencial recente, causando um grande aumento no volume de água nos canais subterrâneos em torno do vulcão. Ivan Groznyy também eclodiu em 1968, 1973 e 1989.
Taís comentou
Desculpa pessoal,deu algo errado nessa postagem.
Sel comentou
Taís, a postagem está ótima. Bjs :)
Taís comentou
Obrigada Sel,é que dei muito espaço. Bjs :) Para quem gosta de ver uma erupção, vale a pena conferir as cams ao vivo de Sakurajima . São 10 cams,é só trocar o final do link (01 ao 10) [Ver site]


    7
Hairton      
Boa noite a todos !!! Será que o nº de erupções não estão alta demais para o mesmo periodo ?
everton dos santos comentou
Até a ultima semana eram 15 vulcões em atividade. Há um bom tempo que o valor fica entre 13-15 mas já foi maior.


    8
luiz antonio      
Boa noite, eu me cadastrei aqui hoje, bom pelo que entendi aconteceu um terremoto no mar perto do Ceara estou certo. Se for realmete o que aconteceu poderia acontecer uma tsunami que mataria muitas pessoas aqui no Brasil, e a nossa imprensa totalmente controlada não informou nada. simceramente se foi isso posso esperar tudo. um abraço para todos
Administrador comentou
Luiz antonio, não aconteceu nenhum terremoto perto do Ceará. Ocorreu um sismo na cadeia meso-atlantica, muito comum, e que não tem nenhuma possibilidade de causar qualquer tsunami no Brasil. No post 285 tem mais informações. A "mídia" não noticiou porque ele não aconteceu!


    9
Deby      
deby (peruíbe sp)Boa noite,peço orientação para pesquisar sobre alinhamento de planetas.
Administrador comentou
Olá Deby, boa noite. Se estiver procurando sobre o "alinhamento" previsto para 2012, consulte esta página: [Ver no Apolo11] Se o seu interesse for com relação à conjunções planetárias, aconselho a baixar o programa Stellarium e aprender a usa-lo. É grátis e muito bom. :-)
everton dos santos comentou
Deby, outra dica é o [Ver site] que mostra o sistema solar em várias perpectivas. Passado, futuro e tempo real.


    10
Deby      
Obrigada administrador :-)


    11
kayros204      
queria saber se alguma placa tectonica de todas existentes apenas uma neste quebracabeças se desmoronar ou sumir ate mesmo a placa chamada scotia qeu é pequena... oque poderia acontecer com todas as demais placas tectonicas...
Administrador comentou
Esse é um exercício de pensamento sem conclusão. A não ser que sejam fornecidos dados muito precisos para uma possível modelagem, existirão milhares de respostas. É o mesmo que perguntar "o que aconteceria com a Terra se Lua não existisse?" ou então: "como seria a vida no planeta se a água fosse diferente?" Depende de inúmeros fatores.
kayros204 comentou
valew....


    12
luiz antonio      
Obrigado pela resposta administrador, sou totalmente leigo neste assunto, pelo que entendi o ebvento aconteceu em escala de 6 pelo mapa esta no meio do oceano atlantico e se acontecer um de 8 o poderia acontecer na costa brasileira? um abraço luiz
everton dos santos comentou
Luiz, a magnitude maxima ocorrida hoje foi de 5.3°. No meio do oceano Atlânico já ocorreram sismos de 7.1° e outros acima de 6° mas sem nenhum risco. Um de 8° não é comum mas mesmo assim, certamente sem graves efeitos na nossa costa devido a distÂncia.
everton dos santos comentou
E aproveite a opção comentar! até!
Sandra Silva comentou
Luiz, o Everton já deu uma boa explicação, teria a acrescentar que anualmente são dezenas, senão centenas de terremotos em toda a cadeia do meso-Atlântico. Tentei encontrar um vídeo que demonstra bem isso e não localizei. Mas, deixo um outro no qual vc pode ter uma ideia, não só dessa faixa como de todo o planeta. Antes, quero só te falar que no início, quando estamos observando esse fenômeno com mais atenção, não tem como não ficarmos impressionados e vários "se" pipocam em nossa mente e nos levam a muitas outras perguntas. O que é muito bom quando estamos abertos para o conhecimento. Essas atividades tectônicas, só vem a midia, quando causa muito impacto e, até por isso, terremotos sempre lembra destruição e morte. Mas, o que leva a isso, geralmente é a falta de critérios de nosso modelo urbanístico. Recentemente tivemos dois exemplos, um no México e outro no Chile, de fortes terremotos praticamente sem causarem grandes destruições ou mesmo vitimas fatais. O motivo é que esses paises aprenderam a se prevenir. Em contra partida, terremotos com menores magnitudes causam grandes estragos onde essa cultura preventiva não existe. Bem, tem muito sobre isso...rs o vídeo está ao lado, um resumo dos terremotos em 2011. Vc pode observar o Atlântico, porém, por ser um mapa aberto e focado mais no oriente, essa área ficou separada, mas dá para perceber bem a quantidade. abr
Sul Beach comentou
No Brasil existe chance de Tsunamis no Nordeste , ja que a Placa tect..da Dorsal medio Atlantico fica mais proximo dessa regiao . Se tivermos um Terremoto de 8,5 a 9 graus .. certamente vamos ter Tsunamis pois a onda de choque seria muito forte. Lembrando que o Tsunami de 2004 na Ilha de Sumatra , Indonesia foi de 9,1 e atingiu quase toda a Asia .Um Maremoto e raro na nossa Costa .. mas nao e descartada .. pois nao avisa hr e data , deveria ser instalada boias que avisa via Satelite a ocorrencia do fenomeno , pois se a distancia e grande .. o tempo de evacuacao e maior .
Colombo comentou
Essas placas estão se afastando e esses sismos de 8 graus são totalmente improváveis. é mais fácil o Cumbre Vieja ocasionar um tsunami que a Dorsal Médio Atlantico
phellipef comentou
O único tsunami registrado no Brasil foi em 1541 na vila de São Vicente. Especula-se que ocorreu um pequeno tremor, que ocasionou um deslizamento de terra, provocando assim o tsunami.
Administrador comentou
Esse tsunami em São Vicente é bem controverso, mas se realmente aconteceu - e provavelmente aconteceu - deve ter sido causado por um terremoto de grande magnitude. O problema é que não há registro desse tremor. Nem a data do tsunami é sabida, apenas que foi próximo ao fim do ano. Esse é um episódio que carece de uma boa garimpada.
phellipef comentou
Em 2008 ocorreu um terremoto de 5.2 no litoral de SP, a cerca de 215 km de São Vicente. Pode ser que o terremoto de 1541 tenha ocorrido nesta mesma região.
Sandra Silva comentou
Concordo plenamente com vc, Rogério. Infelizmente parece que nunca foi estudo em profundidade esse episódio de nosso litoral. Acontecesse uns anos antes nem estaríamos discutido isso aqui. O certo é que algo aconteceu e mudou muita coisa no mapa. Segundo alguns historiadores, existia o Porto das Naus em São Vicente, que era usado por navegadores antes mesmo da "descoberta" do Brasil. Esse porto foi totalmente assoreado após esse fato. O problema é saber o que aconteceu. São muitas as histórias e poucas as comprovações do que ocorreu. E temos que lembrar que não só terremotos produzem maremotos. Vou deixar um link onde tem dois mapas do antes e depois. Também tem umas ilustrações dando outra possibilidade para esse acontecimento. Bem, a imaginação corre solta quando não podemos comprovar, porém, ainda acho pouco provável um tsunami provocado por essas placas. A placa scótia é ainda mais perigosa para nosso litoral que essa. abr
Sandra Silva comentou
UPA, esqueci de deixar o link..rs é o sono.rs [Ver site]


    13
luiz antonio      
ok obrigado
Administrador comentou
Luiz Antonio, use a opção "comentar" denrto do próprio post. Obrigado.


    14
Sandra Silva      
Boa noite. Na Baixada o clima anda quente, sol e muita secura no ar. Ontem a Defesa Civil de Santos decretou estado de atenção devido a baixa umidade do ar. Segundo explicação quem está produzindo esse clima é uma massa de ar seco, de origem continental, fortalecida por um anticiclone. Isso impede que as frentes frias cheguem por aqui. Mas, segundo a metereologia, isso vai durar só até sábado. Até lá, é bom aproveitarmos esse sol e calor que tem chegado aos 27ºC. No momento, em Santos, estamos em uma agradável temperatura de 19ºC.
Sel comentou
Boa Noite RG´s! Sandra, aqui em SP (capital) estamos sofrendo também com a baixa umidade, hoje sentimos isto de um modo mais intenso! Bjs.
Paulo Italo comentou
Sr. Administrador, toda vez em que entro no RG aparece uma mensagem pedindo para que eu atualize meus dados e coloque uma foto, mas já fiz isso. Estou reportando isso nos comentários pois, por conta dessa mensagem, não posso criar novos posts.
Sandra Silva comentou
Sel, com esse clima seco é sempre bom recordar os cuidados preventivos, coisas simples que podem ajudar a manter a saúde e fazer uma grande diferença, como não esquecer de tomarmos muito liquido. Mas, apesar de tudo ainda prefiro esse tempinho que está fazendo, pois o verão por aqui me faz sofrer...rs abr.
Sandra Silva comentou
Paulo, qual o navegador que está usando? Não sei se já tentou mudar, eu tive problemas para acessar com o Explorer, só consegui depois que mudei para o firefox.
Paulo Italo comentou
Uso o firefox, o Google Chrome não funciona aqui no meu pc.
Administrador comentou
Olá Paulo, não há nada de errado. Experimente sair e entrar novamente.
Leandro Leyser comentou
Bom dia Caros amigos! Em Caxias do Sul o tempo continua firme em uma semana totalmente fora do comum para a época do ano. No momento fazem 20°C, o céu está limpo, a umidade atinge 59% e uma leve brisa a NE sopra com picos de 16Km/h. A pressão é de 1023 hPa.
mino comentou
Bom Dia Sandra e a todos do RG! Baixo Guandu-ES, amanheceu com tempo nublado e continua nublado, clima bucólico, bem agradável. Sobre o problema do Paulo, uso o Safari e sempre acontecia isso, mas depois que entrei no meu cadastro e atualizei o mesmo, não apareceu mais. Abraços
Edujão comentou
Aqui em Iturama-MG, só muito sol e calor, apesar de estarmos no inverno. E chuva, nem uma gota!
Sul Beach comentou
Sandra ..a Capital esta mais umida que a Baixada , pois uma Alta Pressao no Atlantico esta entrando pelo Nordeste e (beneficiando)com mais URA MG, BA, ES Nordeste e a Capital SP pega um pouco essa Umidade de cima. A propria Alta Pressao que e muito forte 1045 Hpa, junto com a bolha seca no Continente ..nao deixa as frentes de Sul entrarem , a espectativa era que chovesse pouco amanha, agora e so apos 24-08 , Bom dia a todos.
Alexandre Peres comentou
Sandra estou enviando um e-mail para nos tomamos um café. Bom dia.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade