Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Monika      
Boa noite a todos. Uma pergunta, que pode parecer boba: como é medida ou calculada a sensação térmica?
Anderson Bryhan comentou
Boa Noite Monika! Provavelmente você já ouviu o homem (ou a mulher) do tempo na TV falar sobre a sensação térmica. Essa sensação é a temperatura que uma pessoa sente em função do vento. Por exemplo, se um termômetro marca 2º C lá fora e o vento está soprando a 40 km/h, a sensação térmica faz você se sentir como se a temperatura estivesse a -13º C. A sensação térmica tem o mesmo efeito quando você sopra a sopa para esfriar. O movimento do ar aumenta a perda de calor da sopa pela convecção, assim, a sopa esfria mais rápido. Veja Como funcionam as garrafas térmicas para mais detalhes sobre radiação, condução e convecção. Para um objeto inanimado, a sensação térmica tem um determinado efeito se o objeto estiver quente. Por exemplo, digamos que você encheu dois copos com a mesma quantidade de água a 38º C. Você coloca um copo na geladeira, que está a 2º C, e um fora, onde também está 2º C , porém com o vento soprando a 40 km/h. O copo que está fora fica frio mais rápido que aquele que está na geladeira por causa do vento. Porém, ele não esfriará mais do que 2º C, pois a temperatura do ar está a 2º C com ou sem movimento. É por isso que o termômetro lê 2º C, embora a gente sinta como se a temperatura estivesse a -13º C. A tabela mostra qual a sensação térmica de acordo com as condições do vento e da temperatura registrada pelos termômetros meteorológicos. Por exemplo: com ventos de 7km/h e temperatura, marcada pelo termômetro, -6ºC, a sensação térmica (a temperatura que "nosso corpo sente") é de -7ºC.
Bruno25 comentou
Interessante, eu tinha a mesma dúvida. Aqui onde moro ta fazendo em média uns 9 graus durante a noite, e eu trabalho a noite de moto, no dia seguinte quando acordo as pontas dos meus dedos estão doloridas, pode ser um pré congelamento?
fellipe comentou
bom dia acabei de chegar do baile que fui to sem sono aqui ta chovendo forte desde meia noite
Monika comentou
Obrigada, Anderson! Matou a dúvida.


    2
FAbiano      
Bom dia a todos do PG .Estou repostando aqui em cima porque creio que o horário que postei muitos podem não ter nem visto o post, o super documentário produzido pelo canal 4 da TV Inglesa que contesta o aquecimento global, e como disse anteriormente, que tudo que se diz ciência tem que passar pela prova e ser contestado, porque sem correntes opostas não há crescimento no campo científico, e que esse documentário sirva para despertar mais estudos sobre o tema e não levantar bandeiras, porque cada um pode tirar suas próprias conclusões sem serem tendenciosos, segue o link para quem se dispor a assistir a primeira parte do vídeo que está dividido em 8 partes no youtube e que logo abaixo do vídeo no site segue os links da play list .
ana comentou
Bom dia Fabiano. Concordo com você, se não houvesse oposição, ficaria como "certo" o que um diz ou faz e nada evoluiria, apesar de que as vezes, os própios fatos contradizem uma teoria. Temos que analisar os dois lados. E não só acreditando no que um ou outro diz, se queremos realmente entender, temos que conhecer a historia climática do planeta, comparar dados e estudar, estudar muito! Não posso de forma alguma dar a minha opinião se é aquecimento ou arrefecimento, pois não sou cientista, mas posso fazer como você, ou seja, acompanhar os fatos, e até discuti-los quando possível e ao longo do tempo, chegar a alguma conclusão. Obrigada por compartilhar.
everton dos santos comentou
Fabiano, sua postagem é excelente. Não me leve a mal mas vc postou isso no post 373. Aguarde um pouco p/ levar algum post p/ o topo.
FAbiano comentou
obrigada Ana pelo seu comentário, espero que você assista e deixe suas prévias por aqui do que achou inicialmente, e também espero que todos que vejam esse post também assistam até o final se puderem pois creio que vai acrescentar muito, porque devemos analisar os dois lados da moeda.
FAbiano comentou
Entendo sua observação, mais logo acima expliquei o motivo de ter postado de novo, mas agradeço, pois sei que a intenção é manter a ordem do radar global para o aproveitamento e o bem de todos.
Sandra Silva comentou
Olá Fabiano, Ana, Everton e todos os amigos. Nessa questão só quem me salva é a filosofia, que é a mãe de todas as ciências. E nessa lógica, diria que concordo com a Ana. Porém, penso que esse tema está virando mais uma disputa de campeonato, onde as paixões e convicções por ideias, para mostrar quem está certo ou errado parece sobressair a questão principal. Quando me perguntam isso eu costumo brincar e perguntar: Marque com um x a sua preferência, a) vamos acabar numa era de gelo, b) vamos acabar derretidos pelo calor. Sobre isso falo em meu blog [Ver site] Porque independente do que aconteça a Terra está mudando e quem parece continuar na mesma é o homem. Nessa "briga", por quem tem razão, enquanto cada um pega a sua bandeira (inclusive vc Fabiano, quando fala "o super codumentário", já diz que bandeira carrega)para provar que tem razão, a Terra continua girando e continuamos agindo da mesma forma, sem mudar de atitudes, as mínimas que sejam. Eu tenho muito receio dessas disputas, porque acaba cobrindo a verdade. E Cega.
FAbiano comentou
Boa tarde Sandra e todos do PG .Independentemente do que acredito, a questão do " Super documentário", ao qual foi citado no post de "Sandra", quis dizer que o documentário explana muito bem o lado contrário do suposto aquecimento global, se todos olharem em minha explanação principal, " disse para cada um buscar mais conhecimento á respeito ao assunto e tirarem suas próprias conclusões, ninguém é obrigado a acreditar no que acredito, e nem muito menos obrigo ninguém a acreditar, e respeito sua opinião Sandra, mas você se você assitir o documentário na íntegra verás que os países que já usufruíram tudo o que podia á respeito dos recursos (seja energia elétrica, petróleo, carvão, minerais) ficam criando tratados de não emissão de CO2, e também eles ficam restringindo os outros crescerem, pra se ter uma ídeia na África as famílias para não ficarem no escuro eles tem que queimar matéria orgânica como esterco de animais, ou grandes quantidades de madeira de árvores e também com isso eles sofrem doenças respiratórias por causa dos gases inalados da queima, dentro de suas casas, sendo que o países desenvolvidos falam que lá na áfrica tem que adotar modelos de energias sustentáveis como o painel solar ao qual a tecnologia para aquele país fica inviável, resumindo tem pessoas no mundo sofrendo por causa dessa religião chamada aquecimento global, é claro que ser o humano tem que crescer de forma sustentável e usar os recursos com sabedoria, mas essa discussão ao qual muitos acham desnecessária dependem muitas vidas terem acesso aos meios que alguns tem, imagina viver na áfrica sem direito á água tratada e canalizada, sem energia elétrica para refrigerar á água, alimentos, sem direito a saneamento básico, imaginem todos aqui sem energia elétrica como poderíamos agora estar postando aqui, porque agora , descobriram que hidrelétricas emitem uma quantidade expressiva de Co2, se for pela ideologia do aquecimento global, esse gás é mortífero? então sugiro a desligarem seus pcs e tudo que dependem de energia elétrica. >>>
FAbiano comentou
A parte do vídeo para ser mais específico, que fala sobre a África restringida, está no link ao lado, mas peço que para comentar uma resposta desse vídeo assista primeiro se quiser, porque comentamos aquilo que analisamos.
valen comentou
é isso aí pessoal, muito bom ver aqui no radar, uma discussão sadia, eu abaixo postei de uma maneira radical dizendo que não acredito em aquecimento global, na verdade não acredito em parte, pois todo estudo tem que ser repeitado, cabe a cada pessoa pesquizar e tomar sua posição sempre respeitando a opinião dos outros como ví aqui neste tópico.Parabéns a todos pelo nível de debate, a cada dia admiro mais vcs, sandra, everton,ana e fabiano,um forte abraço de porto alegre ....
Sandra Silva comentou
Fabiano, desculpa, esqueci de dizer que já havia visto esse documentário. Faz um tempinho que leio e procuro informações disponíveis sobre esse assunto. Até por isso não tenho uma opinião formada, para mim falta algumas coisas, como um elo perdido entre uma e outra teoria. Quando me referi a forma como tratou o vídeo, foi só uma observação, pois querendo ou não acabamos nos inflamando com essas questões, o que anuvia um pouco a nossa razão. Quando vejo os debates sobre esse assunto, vem duas questões em minha mente, a primeira que de uma forma ou de outra o planeta está mudando. A objetividade deveria prevalescer. Sinto muito que mais uma vez estejam utilizando o povo africano para provar uma coisa ou outra. Não é de hoje que esse povo sofre, isso acontece desde a época da colonização...rs... Longa história. Mas, o que me preocupa mesmo, é a queda de braços... Isso tudo me remete ao debate que houve no início do século passado entre envolvendo Einstein e Niels Bohr..rs.. As vezes penso que se Einstein não tivesse sido tão cabeça dura, nosso mundo seria outro atualmente. Por isso, meu receio, pois para provar que se tem razão, muitas vezes a ciência se esquece da própria razão. Vou postar lá em cima um presente para vc...rs Um forte e sincero abraço, e continue assim, apaixonado por suas ideias. Mas, sem perder a ternura... Tudo Câmbia, como diz uma música que gosto muito.
ana comentou
Demorei, mas assisti todos rsrs! Primeiramente, obrigada a Valen por suas palavras, um grande abraço para vc tb! A Sandra disse tudo! Essa "briga" para provar quem está certo, acaba deixando de lado oque realmente importa, ou seja, sabemos que o clima está mudando, mas o que faremos??? Será que pessoas tão entusiasmadas em provar que um ou outro está certo tem o mesmo entusiasmo para fazer alguma coisa? Ao meu ver, essa disputa está gerando anarquia em muitos lugares, e ao invés de tomar providencias, nem que seja pessoal de acordo com que o indivíduo está vivendo, as pessoas preferem ir as ruas e fóruns discutir quem está certo e acaba não mudando nada. É por isso que eu digo, o conhecimento vale ouro, mas de nada adianta se não soubermos para que usá- lo, por isso vivo minha vida normalmente e faço minha parte no que posso, pois, além de me preocupar e ficar triste com a situação da Africa, o que eu, uma pobre mortal poderei fazer para ajudar??? A essa altura do campeonato, o que importa para nós, não cientistas e não governamentais, se oque estava causando o aquecimento era o co2, ou os raios cósmicos e consequentemente o sol? A verdade um dia virá com o tempo e serão os própios fatos que irão provar se um ou outro estava certo. O mundo tem tantos problemas para resolver, por que arrumarmos mais um. Vamos deixar que os cientistas se entendam entre eles e nós podemos e devemos acompanhar essa disputa, mas, a não ser que alguém possa fazer algo, nada vai adiantar levantar uma ou outra bandeira, não acham?! Abraços
FAbiano comentou
Concordo com você Ana, e obrigado por opinar, mas só o tempo dirá quem está com a razão, mas mesmo assim pelo menos aqui no Brasil podemos lutar e cobrar dos nossos governantes, acho que antes do Brasil sair assinando pactos de não emissão de Co2, eles tinham que consultar a população, porque tem países desenvolvidos como os EUA, que não abrem mão de seus emissores de CO2, aí temos que parar para pensar o que está de errado na decisão desse país que não quer abrir mão do desenvolvimento industrial?, quanto a África não podemos fazer nada, mas podemos levantar consciência á favor daquele povo protestando em todo lugar através dessa ferramenta poderosa chamada de "Word wide Web", e quem sabe esse clamor chegar ás autoridades mundiais para eles repensarem, o jeito que impõe soluções ao suposto "aquecimento global".
Sandra Silva comentou
Valen, também queria te agradecer... De fato, são discussões saudáveis que nos levam a frente. Bem, quanto a questão da África não estou conseguindo encontrar um estudo que li....rs.. Mas, em resumo, poderia dizer que isso também é uma forma de dizer, precisamos de mais gente consumindo o que a gente produz. Não que o povo africano não precise, ao contrário, temos um divida imensa para com eles que uma só geração não conseguiria pagar. Mas, observem que quem fala isso são os mesmos que exploraram até o talo esse povo. Por outro lado, esse estudo que estava procurando, dizia o seguinte: que se todos do planeta consumissem o que consome os Estados Unidos precisar[íamos de 6 planetas Terra para isso. Se fosse consumir o que alguns paises da Europa consomem, precisariamos de 4 planetas Terra. E quanto ao Japão, 2 planeta Terra. Então, dentro dessa lógica, a gente pode perguntar, "se é assim, alguém deve estar consumindo menos que nada. Quem? Se fala em progresso que para nossa sociedade significa consumo. Então, tem alguma coisa errada nessas justificativas, pois esses mesmos sabem que isso é impossível, pois o padrão, dentro dessa lógica é essse estilo de vida. A maioria quer ter 20 pares de sapatos, mesmo tendo apenas dois pés... é o que vivo dizendo, mudar paradigmas e simplificar a vida é difícil. [Ver site]
ana comentou
Oi Sandra, eu estava lá no seu blog agora, rsrs. Você está de parabéns! A meu ver, essa sim é uma das formas que temos para ajudar, repassando conhecimento e entendimento. Como disse o Fabiano..." quanto a África não podemos fazer nada, mas podemos levantar consciência á favor daquele povo protestando em todo lugar através dessa ferramenta poderosa chamada de "Word wide Web", e quem sabe esse clamor chegar ás autoridades mundiais para eles repensarem, o jeito que impõe soluções ao suposto "aquecimento global"." ...concordo plenamente, desde que seja feito em paz, trazendo argumentos relevantes. Nós devemos muita gratidão aos nossos irmãos africanos e apoio todo aquele que levanta sua bandeira a favor deles, inclusive você Fabiano. Você é inteligente, já demonstrou isso. Então, se puder, faça sua parte, assim como faz nossa amiga Sandra divulgando em seu blog aquilo que aprende, ajudando a formar consciência. Quanto a mim, naquilo que eu puder ajudar, eu o farei! Quem sabe farei um blog futuramente, quando eu tiver tempo para me dedicar rsrs!


    3
Mateus      
Bom dia, Painel Global! Esta semana no sul do Brasil, após o frio pola, veio o calor tropical, trazendo chuvas que aqui na minha região já ultrapassam os 60 mm de chuva. Aqui no Estado do Rio Grande do Sul, fazemos parte da fronteira climática entre o frio e o calor, por isso o nosso clima ser subtropical, é a eterna guerra entre o frio e o calor e hoje neste domingo o ar frio está empurrando este calor para o norte do Brasil, talvez chegue no Sudeste, mas pelo que vi, não virá o frio intenso que veio este mês, pelo menos por agora, amanhã, escutarei a previsão da metsul no rádio para ver como ficará esta semana que inicia. Também percebi muita atividade sísmica na América do Sul de Sul a Norte e parece-me que o tal vulcão chileno está ainda em atividade. Outro fenômeno que chamou a atenção foi o Tufão Ma-on, o maior a ser formado neste ano sugou uma tempestade que estava próximo dele a Depressão tropical Tokage, primeira vez que observei isto, no site channel Meteorologia, este tufão ainda têm energia, apesar dos ventos terem diminuído um pouco, ele ainda é muito perigoso aos países que estão próximos dele. Agora na minha estação está registrando 11,5ºC a 94% de umidade do ar, 1.019,5 hPA, vento sudeste a 4,2 km/h e chove fraco com nevoeiro. Nas últimas 24 horas a estação registra 9,1 mm, menos os 6,9mm de ontem devemos ter uns 2,2 mm até o momento.
Sandra Silva comentou
Bom dia. Em Santos temperatura de 23ºC, muito agradavel para um dia de Sol e quase sem nuvens. Há pouco teve um vento noroeste nos visitando, mas agora parou. *MATEUS*, ontem vi que de uma hora para outra sumiu a tempestade próxima dele. Ainda pensei se haviam se juntado - de irmãos gemeos tivessem virado siameses - e nesse caso aumetaria a intensidade, mas pelo visto não é isso que acontece.
FAbiano comentou
Quero chuva aqui no noroeste do Estado de São Paulo, mas acredito que essa frente fria só vai melhorar os índices de umidade por uns 3 dias, depois voltando a sequidão, parece que a chuva e maioria das frente fria gosta dos entornos da capital e litoral de santos, rsrs....
Mateus comentou
Como vai Sandra! Bem, embora eu não seja meteorologista, mas tudo leva crer que o tufão absorveu toda a tempestade, se teria ocorrido dois tufões eles teriam seguidos em direções opostas, mas como foram para a mesma direção o maior absorveu o menor pois detinha maior força. Teria que ver se as duas pressões atmosféricas que mantém essas tempestades se ajuntam ou não. O que eu tenho certeza é que o ar frio nunca se mistura com o calor, como eram sistemas tropicais de ar quente, um absorveu o outro. E acho que foi isso que ocorreu.
Sandra Silva comentou
Fabiano, prefere mesmo o litoral e tem um gostinho maior pela Baixada Santista. Aqui chove, contadinho, 200 dias por ano, quase 1/3 dos dias.


    4
Ronaldo Filho      
*Porto Velho, 33ºC, poucas nuvens. O céu à noite ultimamente anda limpo e livre de poluição. Acho que as queimadas deram um tempo por aqui. *Algumas pessoas me perguntaram sobre meu blog, que não estavam conseguindo acessar, é que eu bloqueei ele por falta de uso, rs... *Desejo à todos uma ótima semana, um ótimo restim de fim de semana também!
Meire Ruiz comentou
O frio chegou no litoral de SP novamente :( Agora 17ºC, vento de 12km/h
Meire Ruiz comentou
Formação da Depressão Tropical Two - ao norte das Bahamas [Ver site] [Ver site]


    5
fellipe      
BOA TARDE aqui em Araranguá chove direto desde ontem meia noite faz até um pouco de frio mais nem se compara o calor que fazia a essa hora 34 graus hoje ta quente entre 14 e 15 graus e chuva ainda
Meire Ruiz comentou
Boa tarde. Itanhaém nublado, 21ºC.****** Uma deslumbrante imagem fotografada da Estação Espacial Internacional. A foto mostra o hemisfério Sul, Aurora Australis e muitas estrelas!. (Crédito da foto: NASA 14 de julho de 2011)
Sandra Silva comentou
Pessoal, Boa noite. Sabe aquela frente fria que estávamos falando, pois bem, está aqui se apresentando com bastante consistência. Só que do jeito que chegou não sei se vai sobrar alguma coisa ai para o interior. Não chove, porém, voltou aquela sensação que estamos andando no meio de um vapor frio. Lá fora, vi termômetros com 19ºC e 18ºC, mas chegamos tremendo de frio. Saimos despreparados.rs
Marcos Passetti comentou
boa noite... sandra por aqui no interior nada de frente fria... calor de 30gaus
Marcos Passetti comentou
30graus a tarde rs
Sandra Silva comentou
Marcos, se eu pudesse mandava a chuva para vocês e deixava só o friozinho dela aqui...rs Só que essa muralha entre o litoral e o resto do Estado é uma barreira que muitas vezes impede que isso aconteça. Cansei de sair de São Paulo com um sol forte e já na serra ir voltando pelas nuvens. O nome da Serra do Mar deveria ser Serra das nuvens, ao menos nessa parte...rs Mas, olha o que o Rodolfo postou hoje no Apolo 11 sobre o clima nessa semana aqui na Baixada [Ver no Apolo11] !!!&posic=dat_20110717-134726.inc
Marcos Passetti comentou
bom dia Sandra...ai no litoral voces tem um clima diferenciado mesmo quase todas as frentes frias passam por ai,nos aqui no interior nessa epoca do ano por vezes alguma consegue romper o bloqueio atmosferico dai nos sofremos com secas, baixa umidade do ar,dias quente e madrugadas frias sem falar nas queimadas nosso estado ta liderando este fim de semana da uma olhada [Ver site] que vergonha!


    6
FAbiano      
Acelerador de partículas de luz síncotron, localizado no interior de São Paulo
Jarlielson comentou
nao quero gastar poster,entao quero saber se tem alguem do sertão Nordestino?
FAbiano comentou
D=
Sandra Silva comentou
Fabiano, muito 10. Também não sabia da existência dele aqui no Brasil.


    7
Marcos Passetti      
boa noite amigos... se e que se pode dizer depois do vexame.... se formou no atlantico a segunda tempestde tropical [Ver site] esta tempestade se formou rapidamente
Meire Ruiz comentou
Boa noite. Postei logo abaixo sobre a depressão topical.
Meire Ruiz comentou
Então vou trazer para cá para não fazer confusão. Formação da Depressão Tropical Two - ao norte das Bahamas [Ver site] , [Ver site]
Marcos Passetti comentou
desculpe Meire to numa ressaca nem li tdos os post hj qual o numero do post por favor...
Marcos Passetti comentou
ja vi
Meire Ruiz comentou
Tudo bem, continua aqui...
everton dos santos comentou
E o Ma-on, deve fazer uma curva e seguir por quase todo o litoral do Japão, sem que seu centro entre no continente. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Que boa notícia! *** Sumiu Everton...
everton dos santos comentou
Hoje Vitória/es teve um dia de sol com poucas nuvens e temperatura em torno de 28°.
Jarlielson comentou
alguem sabe de um site de monitoramento de raios para todo o Brasil?
Marcos Passetti comentou
Segunda tempestade do atlantico acaba de ser nomeada BRET...
Jarlielson comentou
algum site?
everton dos santos comentou
site que monitora raios tem esse [Ver site] mas só o centro sul do Brasil. ## Esse aqui [Ver site] eu não tenho certeza se mostra todo o Brasil. vc pode conferir. seleciona DESCARGAS ELERICAS d lado esquerdo e clica em ATUALIZAR em cima do mapa. Ifelizmente esse monioramento é deficiente no norte e nordeste
Meire Ruiz comentou
Em Janeiro filmei uma "tempestade", foram dez minutos de gravação, perdi as contas de quantos raios caíram.


    8
Sandra Silva      
Compartilho aqui para o Fabiano e para todos um presente que ganhei de um amigo querido. É um documentário chamado a Sinfonia Inacabada de A. Eisntein. Está em cinco partes e deixo a primeira. Abraços
Keel Beccon comentou
Olá pessoal. Esta samana eu entrei pouco e na próxima acontecerá o mesmo devido ao meu trabalho. Agora em Fairbanks/AK são 5:21PM , com muito sol, temperatura em 21°C/70°F, com umidade baixa de 33%. O rio Tanana esta transbordando e invadindo casas próximas, mas a previsão é que seu nível baixe logo. Bom dia/noite a todos.
FAbiano comentou
Bom dia Sandra e a todos do PG, quanto ao assunto do aquecimento ou resfriamento, dou por acabado, o que me deixa triste nessa disputa é restringirem países como a África que precisa se desenvolver, e falarem não toque no seu petróleo, carvão, enfim em seus recursos, não podemos deixar esse tema frear a economia de outros países, sendo que o documentário que apresentei tinha um cientista renomado que participou no IPCC e ele descorda com a ídeia de aquecimento, sei que tem certas discussões igual você disse não leva a lugar algum, mas usa-las para determinar o que as nações em sua soberania tem que fazer não acho correto, ainda mais um país que nem a África que precisa se desenvolver e ter direito aos mesmos confortos que nós, sendo que CO2 não vai agravar em nada, mas concordo que todos países tem que crescer com planejamento e extrair os recursos sem prejudicar a natureza.
FAbiano comentou
Esse documentário já tinha visto antes, é brilhante! Quanto ao cientista Michio kaku, ele acredita que temos muita chance de sofrer com a tempestade geomagnética que está prevista acontecer no máximo solar, e que os cientistas tem que ajudar a preparar nossos sistemas para tal impacto solar.
FAbiano comentou
erro de português logo abaixo quis dizer o cientista "discorda" e não descorda.
Sandra Silva comentou
Acho esse documentário uma pérola preciosa. Tenho que ir trabalhar agora. Mas tenho um dado que quero postar aqui depois, agora não vai dar tempo de achar, que vai esclarecer a minha opinião sobre essa questão da África. abr


    9
Vinicius JPDCL      
Boa Noite! Planeta Extremo testemunha aurora boreal na Noruega.
Meire Ruiz comentou
O vídeo está bloqueado Vinícius...
Vinicius JPDCL comentou
Se o vídeo não funcionar, pode ser visto por aqui.
Meire Ruiz comentou
Tá!
Sandra Silva comentou
Eu vi, muito legal. Porém, se eles acompanhassem o Painel saberiam com antecedência a probabilidade do surgimento das Auroras, não precisariam ter corrido tanto.rs
Sandra Silva comentou
AH! Como observou um amigo, eles ainda não sabem que existem trenós motorizados?rs
mary comentou
Boa Noite a todos! Gostei Vinícius!
Sandra Silva comentou
Olá Mary... Eu gostei, principalmente da caverna e hotel de gelo, e ao final conseguiram pegar uma aurora muito linda...rs Mas não gosto do uso de animais quando se tem outras opções, mesmo que digam que eles gostam, encarem como brincadeira... sei lá.
mary comentou
verdade Sandra.... quando eu falo que poderiam usar animais humanos..rsrs...* não sei pq as pessoas ficam escandalizadas*... fazer o que né...o ser humano ainda se acha superior...rs
mary comentou
Antes que alguém pense que sou a favor da escravidão humana...Para me explicar melhor: com tanta tecnologia, eu NÃO sou a favor do uso de nenhum tipo de animal.
mary comentou
Nem na medicina sou a favor... o tempo de uso de animais já se foi, e para a época foi útil, mas sinceramente os cientistam já clonam tudo....vão dizer que precisam ainda usar animais...tsc..tsc..vou parar por aqui....pois isso é assunto para outro forum..rss



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade