Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Carolgd      
Bom dia! Algumas pessoas no Paraná acabaram de sentir um tremor moderado. E algumas dizem ver um clarão no céu. Sabem informar algo sobre isso?
Dayele da Silva comentou
Bom dia Carol tbm sou do Paraná da cidade de Arapongas sabe me dizer em quais cidades sentiram esse tremor?
Anderson Bryhan comentou
Bom dia! Segundo o Centro de Sismologia da USP foram dois: um em São Jeronimo da Serra/PR (5.1) e outro em Itaperucu/PR (4.5).
Dayele da Silva comentou
Valeu Anderson obgd pela informação, São Gerônimo da Serra não fica muito longe da minha cidade,vamos aguardar por mais notícias.
Administrador comentou
Temos dúvidas sobre a magnitude do tremor de 5.1. Acreditamos que tenha sido inferior a 5.0, já que não houve registro por parte do USGS. Além disso, o registro por parte da USP foi automático, sem revisão humana. Pode haver alteração de valor ao longo do dia.
Administrador comentou
Após checagem plo Laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo, não ocorreram dois tremores no Paraná. Apenas o das 03h16 UTC (00h16 BRT) foi confirmado. Esse evento foi em Itaperucu/PR, a menos de 1 km de profundidade e atingiu 3.5 magnitudes.


    2
carolina morales      
Foi confirmado sismo 5.1 e 4.5 isso é esperado?
MarcelleG comentou
Acompanho a muitos anos o PG e realmente esses tremores são inusitados, sou leiga, mas não vejo nenhuma anormalidade pois como nosso planeta é bem ativo, qualquer lugar está sujeito a terremotos, e o Brasil não é exceção. Infelizmente nossa rede de sensores é muito pequena, caso contrário, veríamos no mapa vários pontos brancos sobre o Brasil...
Alessandro comentou
Bom dia! Aqui no Paraná nos últimos anos, pelo menos uma vez por ano temos noticias de que ocorreu terremoto em alguma região do estado e geralmente nunca é no mesmo local, eu particularmente só quando criança presenciei um grande tremor de terra seguido de um estrondo, mas até hoje não sei oque foi e pode ser possível que tenha sido um terremoto. Esse sismo de 5.1 é bem provável que tenha sido o mais forte a ser registrado aqui no Paraná nos últimos anos.
Administrador comentou
Temos dúvidas sobre a magnitude do tremor de 5.1. Acreditamos que tenha sido inferior a 5.0, já que não houve registro por parte do USGS. Além disso, o registro por parte da USP foi automático, sem revisão humana. Pode haver alteração de valor ao longo do dia.
Administrador comentou
Após checagem por parte do laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo, não ocorreram dois tremores no Paraná. Apenas o das 03h16 UTC (00h16 BRT) foi confirmado. Esse evento foi em Itaperucu/PR, a menos de 1 km de profundidade e atingiu 3.5 magnitudes.


    3
Prisca      
Bom dia. Gostaria de saber porque não ficou o registro do terremoto do Brasil no Painel de monitoramento de terremotos. Quem dá manutenção neste site? Alguém sabe qual é o critério para apresentar as informações, os dados não são interligados? Grata!
Henrique Kempner comentou
Não estou gostando dessas histórias... acontece maré seca e "os caras" vem e falam que é normal (só quem viu sabe que não é normal) e que não há riscos... aparece terremotos no Brasil e nestes casos é necessário uma "revisão humana" que os fazem desaparecer do mapa... o que está havendo? represaria? interferência de algum incentivo financeiro? algum critério profissional? O QUE ESTÁ HAVENDO????
Ssbrina comentou
Concordo....e esse fim de semana em toda Costa catarinense subiu muito mais que o normal a maré....ta estranho mesmo!
Francisco Medeiros comentou
Eu já estava pensando em fazer a mesma pergunta de Prisca. Qual o critério pra aparecer o pontinho de terremoto no painel global? já que esses do Brasil não aparece.
Administrador comentou
Olá Prisca, já leu o post abaixo? O sismo de 5.1 não aconteceu e desde o início desconfiamos, pois teríamos sentido aqui na capital de SP. O único evento que ocorreu foi o de 4.5, revisado para 3.5 e qie não costumamos plotar por ser muito fraco. Além disso, fizemos também um artigo no Apolo11, cujo link está disponível abaixo do mapa principal. Veja: [Ver no Apolo11]
Atenção2017 comentou
Também gostaria de saber. Gostaria de por favor saber quais são os critérios para divulgação. Grata!
Administrador comentou
Puxa... Leu a resposta abaixo?
Atenção2017 comentou
Obrigada administrador pela resposta. Mais penso que mesmo sendo de 3.5 deveria constar,já que nos demais países, sismos de 2.6 são registrados. Acredito que a grande maioria está aqui justamente para monitorar acontecimentos no Brasil. Novamente agradeço pelo esclarecimento.
Henrique Kempner comentou
Mas administrador, há uma incoerência, pois há registros de 2.4 no painel...
Henrique Kempner comentou
Ssbrina tem razão, passei o fim de semana em Guaratuba PR e o mar estava bem avançado...
Henrique Kempner comentou
E sinceramente eu gostaria muito que plotassem qualquer registro de tremor no Brasil, nem que seja de 1.0, é aqui que queremos identificar as atividades que ocorrem, é importante saber do planeta inteiro, mas a prioridade é ao nosso redor, poderia ajudar não só por curiosidade mas até em um trabalho acadêmico, pois são dados difíceis de serem encontrados...
Administrador comentou
Henrique Kempner, tudo bem? Não há incoerência. Se você observar, todos os eventos de baixa intensidade plotados estão localizados em território estadunidense. Como nós utilizamos os dados do USGS, eles acabam por aparecer no mapa, já que o USGS os divulga. Eles não informam sismos de baixa magnitude fora dos territórios dos EUA. O USGS é extremamente criterioso e é muito raro divulgar dados incorretos de magnitude ou de sismos que não aconteceram. É exatamente por esse motivo que não plotamos diretamente os dados do Sismo-IAG (aqui do Brasil) ou do centro europeu, pois não são criteriosos na divulgação e a toda hora temos que ficar removendo ou retificando. Fica pior a emenda que o soneto. Com relação aos sismos de hoje, já tinhamos o pressentimento que estavam errados, pois uma magnitude de 5,1 teria sacudido os prédios aqui em SP. Só plotamos os dados porque o G1 estava noticiando e por um erro infantil da nossa parte concluimos que eles haviam checado a informação. Essa errata só foi publicada no G1 depois que a confusão estava formada.
Henrique Kempner comentou
Obrigado pelo esclarecimento, mas finalizando quer dizer que não conseguimos plotar registros (com confiança) que acontecem no Brasil? É uma pena, pois como coloquei, seria interessantíssimo observar o que acontece por aqui. Mas isso pode ser resolvido? Em algum futuro próximo haveria oportunidade de melhorar os critérios do Sismo-IAG?
Henrique Kempner comentou
Mas esse de 3.5 não está confirmado? poderia aparecer no painel...
Administrador comentou
O pessoal do IAG é muito competente. Antes, nem rede tinhamos e agora as estações estão se multiplicando. Com certeza, eles estão trabalhando por melhorar o sistema de detecção, mas a certeza e magnitude ainda são feitas manualmente. Diferentemente do Brasil, o USGS utiliza supercomputadores dedicados, que fazem bilhões de análises e modelagem em tempo quase real e por isso conseguem fornecer uma resposta em tempo recorde. Além disso, a rede do USGS é absurdamente maior que a nossa. A última vez que pesquisei eram 700 mil sismômetros ao redor do planeta, quase 200 mil só nos EUA.
Administrador comentou
Com relação ao de 3.5, confirmado, preferimos não plota-lo no momento, pois a confusão seria maior e não duvido que a magnitude mude.
Prisca comentou
Obrigada Administrador, dúvida sanada. Eu não tinha certeza se os dados do painel eram manuais ou automáticos e se nossos indicadores eram interligados com outras agências mundiais. O que deixou a dúvida também foi o fato de o Sismômetro em São Paulo estar 'Em manutenção'. Infelizmente no Brasil não há incentivos nem investimentos governamentais naquilo que é realmente importante. Mesmo assim agradeço o esforço daqueles que fazem o possível para disponibilizar informações à população.
Administrador comentou
Obrigado por entender, Prisca! :-)
Henrique Kempner comentou
Existe uma explicação para esse tremor de 3.5 no Paraná?
Administrador comentou
Todos os tremores que acontecem no país, com exceção daqueles no extremo oeste da Região Norte, ocorrem devido à acomodações - naturais ou não - ao longo de falhas geológicas. Este não é uma exceção e ocorreu praticamente na intersecção de duas delas. Veja em nosso artigo: [Ver no Apolo11]
Nara comentou
Boa noite Prisca! Concordo com vc, seria muito legal se houvesse um investimento nesses sites que tentam manter a população informada do que acontece no nosso planeta, é lamentável como o pessoal ignora alguns fatos importantes, mas agradeço por ter encontrado este site e agradeço a quem se responsabiliza por ele e tenta ajudar quem tem interesse de saber um pouco mais. Vivemos no Brasil,nem preciso falar muito, só acho que as pessoas estão ignorando demais os últimos acontecimentos, tenho visto e ouvido algumas pessoas relatarem as mudanças tanto climáticas como oceânicas que vem acontecendo no litoral catarinense e acho bem preocupante, no PR também, MG, lamento não ter o poder de fazer algo significante para ajudar as pessoas, mas vamos ver no que vai dar!
Firthunand comentou
Falta investimento! A realidade é que o Brasil não tem histórico de eventos climáticos, então o clima acaba sendo deixado de lado no orçamento. Diferente dos EUA, que diariamente são assolados de todas as formas pela natureza, onde o monitoramento é vital. Aqui contamos com a boa vontade de poucos, e com pouco, muitas vezes fabricando os equipamentos com recursos próprios. Tenham paciência pessoal!


    4
Erika Robleto      
Bom dia! Gostaria de saber pq as reportagens/informações do PG não são atualizadas. Algumas permanecem semanas. Se vcs repararem ainda há reportagens de qdo o Irma se aproximava do Caribe. Eu recomendo este site a vários amigos que gostam do assunto, mas acabo ficando constrangida às vezes....
Administrador comentou
Gostariamos de fazer mais. Sentimos muito por decepciona-la. :-(
Sérgio 64 comentou
Realmente Erika é lamentável e não vejo motivo para a não atualização,não é nenhum bicho de sete cabeças e o pior é que me parece que há uma acomodação por parte do administrador já que não foi explicado o motivo pelo qual a atualização não ocorre e não há nenhuma preocupação em perder cadastrados.
Firthunand comentou
A culpa não é do administrador que dá o sangue nesse site há anos, ganhando sei lá o que, talvez nada, talvez investindo os próprios recursos! A culpa deve ser de cada dedinho crítico que não sabe votar, que não cobra os governantes, que prefere projetar a culpa nos outros, enquanto o Brasil que deveria ser o maior do mundo, o celeiro mundial dos recursos, só não o é devido a pequenez de seu povo. Se não temos um monitoramento de última geração, a única culpa é nossa que além de não movermos uma palha para ajudar ainda censuramos os poucos que estão ajudando.


    5
Administrador      
Pessoal, parece que está havendo alguma confusão sobre os tremores no Paraná. Vamos lá... Ninguém disse que não ocorreu um sismo. Aconteceu, mas ele foi REVISADO para 3.5 e só aconteceu 1 evento e não dois, como reportado anteriormente. Houve uma falsa detecção. Dependendo onde ocorre, um dismo de 3.5 pode causar rachaduras, como foi testemunhado, mas é considerado um evento fraco. Um sismo de 5.1 no Paraná seria sentido com bastante força aqui em São Paulo e iria sacudir os prédios em Curitiba. Reforçando: ninguém disse que não ocorreu um terremoto no Paraná. O tremor foi REVISADO (ou seja, recalculado) para 3.5 e só aconteceu 1 tremor e não dois. Nossa rede sismográfica brasileira não é tão perfeita como o USGS ou IRIS e falsos alertas podem acontecer. Esse é um dos motivos de não plotarmos terremotos registrados pelo IAG-USP. Relembrando: Dependendo onde ocorre, um sismo de 3.5 pode causar rachaduras, mas é considerado um evento fraco. Um sismo de 5.1 ocorrido no Paraná seria sentido com muita força aqui em São Paulo e iria sacudir os prédios em Curitiba.
Loyola comentou
Obrigado pelas explicações Rogério. Se fossem os 02 tremores, eles estariam alinhados com as estruturas do Arco de Ponta Grossa, aí seria algo a ser monitorado. Tenho um colega que mora em Itaperuçu, e o relato del foi de que a casa toda tremeu, com barulho forte das janelas.
Administrador comentou
Exato!
Kelvi comentou
Rogério, conhece ele?
Kelvi comentou
Explicou agora ha pouco o sismo em Rio Branco do Sul - PR
Loyola comentou
dá para ver o vídeo completo da reportagem. O interessante é que os moradores de São Jerônimo da Serra também sentiram o tremor. [Ver site]


    6
Elias Silva      
Paraná deu mais uma tremida, espero que seja verdade.hehe


    7
Nara      
Olá pessoal, tenho acompanhado o painel e os acontecimentos pelo mundo e estou ficando preocupada com os acontecimentos. Me preocupo com Sc não apenas por ser de lá mas, por não ter nenhum alerta na costa Brasileira de alerta de desastres naturais. E pelo visto nem o governo esta se mexendo para fazer alguma coisa, mesmo vendo que algo esta acontecendo. Hoje moro no Rio, mas precisamente em Maricá, e aqui na praia do Recanto onde moro o mar também recuou mudando completamente a paisagem local. Onde era um lugar de lazer e diversão agora é apenas areia. O mar recuou aqui mais de 30 m. Acho que ao invés de apenas noticiarem que esses acontecimentos são "normal" deviam se preocupar com as milhares de pessoas que moram á beira mar e nas proximidades, se nada acontecer que espero que não aconteça ok, mas se algo não esperado acontecer o certo era a população ser avisada com antecedência e não com a água arrastando tudo e todos. Falo isso pq muitas tragédias poderiam ser evitadas se o governo e estudiosos mantivessem o povo em alerta, melhor viver em alerta do que ser pego de surpresa. Tenho visto tantas noticias desencontradas que da mais medo ainda, é como se ninguém soubesse o que esta acontecendo e a unica coisa que sabem dizer é que isso é normal. É o mesmo que dizer que isso não passa de uma VIROSE!!!!Vejam á baixo a praia do recanto em Itaipuaçu- Maricá. A mancha escura que aparece na água era uma enorme pedra, dessa pedra enorme era onde as pessoas subiam nela para pular no mar, ali era fundo, e hoje esta assim....
Karen comentou
Interessante, mar ficou assim após o recuo?
Luis DAngelo comentou
Ola Nara, realmente eh um fenomeno bastante curioso (fenômeno é conhecido por Transporte de Ekman). Voce saberia dizer quando que estas fotos foram tiradas. Se a foto "depois" eh exatamente como se encontra agora. Pelo que soube, semelhante aconteceu no Sul do Brasil e a agua teria retornado, pois em teoria eh um fenomeno temporario. abraco a todos
Raphael Cozzi comentou
Eu não sei, não, mas essa foto ta parecendo muito uma montagem. Na foto da direita,cadê a pedra que aparece na foto da esquerda como uma mancha na água? E outra coisa, se nessa pedra era fundo, então o que aconteceu ali foi que aterraram com areia, pois como vocês podem ver na foto da esquerda, a altura da areia está praticamente no MESMO NÍVEL da altura da água da outra foto. Reparem bem...
Raphael Cozzi comentou
Nesse vídeo gravado no local, em 2011 é possível ver que o mar está antes da pedra do elefante, assim como na foto da esquerda. Ou seja, é MUITO possível que seja uma maré baixa normal lá. 2011.
Link

Raphael Cozzi comentou
O link não foi..
Link

Karen comentou
Por isso eu perguntei se o mar ficou assim após o recuo da maré. Raphael Cozzi, eu tbm reparei nesse detalhe da pedra,achei esquisito... montagem ou a areia elevou.
Luciano SC comentou
Com todo respeito discordo de você Administrador, a praia simplesmente recebeu deposição de areia alargando a faixa de praia. Aqui onde moro é comum, conforme a época do ano e regime de correntes marinhas, pedras aparecerem ou desaparecerem sob a areia assim como a faixa de praia aumentar ou diminuir. Exemplo assim está ocorrendo no norte da ilha de Florianópólis, nas praias dos Ingleses e Brava, onde a corrente tirou boa parte da areia da praia e agora com maré alta ou baixa o mar está sempre ocupando a praia toda e ameaçando residências e vias públicas ao longo da orla. Isso ocorre com frequência nos meses de inverno, depois as ondulações e correntes devolvem a areia para o local e tudo retorna a normalidade. Para mim as setas vermelhas que indicam a montagem nada mais é do que a marca da maré alta no dia que foi tirada a fotografia.


    8
Administrador      
Olá pessoal, Segue a nota oficial da Rede Sismográfica Brasileira, sobre os tremores de terra no Paraná nesta segunda-feira: [Ver site]


    9
Nara      
Gostaria de saber se esse painel que aparece é atualizado em tempo real e saber com vcs que acessam mais tempo e acompanham se todos esses acontecimentos de vulcão, terremotos e tempestades é "NORMAL"ou se nesses últimos meses a terra esta acordando mesmo!!!Obrigada!Ah, não encontrei o vulcão Cumbre Vieja, ele não esta sendo monitorado? No painel mostra vários vulcões em atividade isso procede?
Firthunand comentou
Nara, entendo o que está sentindo. Acho que a Terra só está mantendo a tendência ao equilíbrio. Do ponto de vista da Terra, é normal. Se a sua pergunta é se estamos seguros, isso é outra história. Mesmo que a ciência se esforce, não conseguirá. Como o meteoro de Cheliabinsk, por exemplo. Mas pode ter certeza que estão tentando entender tudo isso, e ninguém da ciência oficial vai se posicionar com uma opinião precipitada, isso é perigoso. Concordo que aumetaram os eventos climáticos, porém com uma rápida olhada na história do planeta vemos que se tratam de ciclos de calma e agitação. Ainda estamos aqui, enfim, humanos, é isso que importa. Épocas agitadas pipocam as dúvidas e consequentemente os mistificadores. Mas pensa bem, se estivermos a beira de um cataclismo de abrangência global, seria mesmo inteligente alertar a todos? No dia seguinte, não teríamos mais alimentos no supermercado, água então... imagina o resto. Veja a Flórida antes do furacão Irma como exemplo. Mas não acredito que isso vá ocorrer, não do tamanho do medo que estão inflando as pessoas subliminarmente.


    10
Nara      
Não sei se tem mas poderia ter um grupo no Wattsapp do painel Global né.Assim ficaríamos ainda mais informados.
Firthunand comentou
Tem o Twitter @siteapolo11
Nara comentou
Sim já estou seguindo, obrigada!
Henrique Kempner comentou
Me adiciona neste novo grupo de whats que vão criar 41-98701-8684,


    11
Dione Moraes      
Boa noite globais. Maria se forma um furacão extremamente perigoso de categoria de 4. Chegará a Porto Rico nesta terça-feira, com ventos máximos sustentados de 130 MPH, ou 209 Km/h. Já foram emitidos avisos de alerta, e preparativos estão sendo Organizados. Lembrando quê estás ilhas foram recentemente devastadas com a passagem do furacão Irma.
phellipef comentou
URGENTE: Maria se intensifica para categoria 5, faltando 2 horas para fazer landfall em Dominica. A ilha deve ser devastada!! Ventos de 260 km/h e rajadas de mais de 300 km/h são possíveis, além de acumulados de chuva de até 300 mm. Outras ilhas como Guadalupe, Martinica devem ser muito afetadas também. Porto Rico poderia ter seu segundo landfall como categoria 5 da história nesta semana caso se confirme a previsão. Maria é um monstro, tão forte quanto Irma, porém em tamanho menor.
José Ap. Santos comentou
Seria um furacão se formando no litoral do Rio Grande do Sul?
Dione Moraes comentou
Imagens das ilhas do Caribe, antes e depois da passagem do Irma, e prestes a sofrerem novo impacto pelo furacão Maria, agora classificado categoria 4. Destaque para as Ilhas Antígua e Barbuda, para as quais o NHC, já emitiu avisos. Toda a vegetação desapareceu.
Dione Moraes comentou
Mais imagens.
Dione Moraes comentou
Mais imagens.
Dione Moraes comentou
ATUALIZAÇÃO: Há cerca de una hora Irmã passou à categoria máxima 5, e deve atingir Porto Rico, com ventos de 160 MPH, ou 257 Km/h.
Dione Moraes comentou
Furacão Maria fez landfall em Dominica (73 mil habitantes) com grande impacto. Primeiro Ministro de Dominica relatou, "telhado voou, estou à mercê do furacão, casa inundado (.....) fui resgatado.
Dione Moraes comentou
Landfall em Dominica.
Dione Moraes comentou
Boa noite José Ap Santos. Tratam-se se nuvens baixas no leste do Sul do Brasil, por influência de um ciclone (nuvens em espiral) no litoral do RS, ligado a una frente fria, no litoral de São Paulo. Não existe qualquer possibilidade de furacão nesta área, por inexistir condições meteorológicas para dar origem a tal evento. Duas são as condições essenciais para a formação de um furacão. Em primeiro lugar, a evaporação de massa de água, além de ser suficiente, deve ocorrer acima dos oceanos, onde a temperatura varia entre 26,5º C e 27ºC. Esta última condição explica por que os furacões se formam sempre próximo dos trópicos. Fonte. Epagri Ciran.
Dione Moraes comentou
Correção, há cerca de duas horas Maria fez landfall na Ilha de Dominica. Há relatos de devastação.
Dione Moraes comentou
Bom dia globais. Tempo de chegada, modelo experimental, dos ventos nas próximas horas: Em Porto Rico, terça-feira, 20:00h, Em República Dominicana, quarta-feira, 20:00h, No Haiti, após às 20:h. Maria se desloca em torno dE 14Km/h com ventos máximos sustentados de 257 Km/h. Em Dominica os "habitantes perderam tudo o que podiam ter perdido" disse o primeiro ministro Roosevelt Skerrit, que também teve sua casa atingida e teve que ser resgatado. "Os ventos fortes (de até 260 Km/h) arrancavam os telhados das casas e ainda não se tem uma estimativa sobre mortos ou feridos. Os relatórios iniciais é de devastação total", acrescenta.
Dione Moraes comentou
O ventos fortes precederam a chegada do furacão Maria. [Ver site]
Dione Moraes comentou
Depois de atingir Dominica r deixar um rastro de devastação. Irma se desloca para o nordeste do mar do Caribe, e até a noite desta terça ou o início da quarta deve se aproximar das Ilhas Virgens e de Porto Rico, onde milhões de montadores se recuperam da passagem do furacão Irma no início do mês. De acordo com o NHC, se Maria mantiver sua força, será o furacão mais intenso a atingir Porto Rico em 85 anos, depois que uma tempestade de categoria 4 varreu o território norte-americano em 1932. Ainda segundo o NHC, Maria é, até o momento, o quarto grande furacão após as passagens de Harvey, Irma e José.
Dione Moraes comentou
Algumas imagens do impacto de Maria, em sua passagem por Dominica.
Dione Moraes comentou
Destrutivo e potencialmente catastrófico, furacão Irma continua seguindo em direção oeste/nordeste, para Ilhas Virgens e Porto Rico, NHC alerta que essas regiões devem se apressar nos preparativos de proteção de vidas e de bens matérias, e enfatiza quê Maria é um furacão potencialmente perigoso de categoria 5, e com ventos máximos, sustentados, de 260 Km/h. De acordo com Boletim das 11:00 do NHC, Irmã se encontra a 180 Km de GUADALUPE e a 240 Km de ST. CROIX. O alerta de furacão está em vigor para: Dominica St. Kitts Nevis e Montserrat Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Puerto Rico, Culebra e Vieques. Imagens de previsão de deslocamento e direção do furacão Maria, até Carolina do Norte.
Dione Moraes comentou
De acordo com Boletim das 18:00h, emitido pelo NHC, Maria se intensificou, os ventos máximos sustentados quê eram de 160 MPH, para 165 MPH ou 265 Km/h, e é com essa intensidade quê chegará a Guadalupe e Sr. Croix e demais ilhas que estão na rota do furação.
Dione Moraes comentou
Furacão Maria atingiu ilhas do Caribe, Guadalupe, Martinica e Dominica, na terça-feira [Ver site]
Dione Moraes comentou
Mais imagens das ilhas atingidas.
Dione Moraes comentou
Nas últimas horas, Maria com ventos de até 260 quilómetros hora provocou estragos em Martinica, onde destruiu as comunicações Em Guadalupe, onde fez pelo menos um morto e dois desaparecidos deixou cerca de 80 mil casas sem energia elétrica. Nas próximas horas Maria deverá atingir as ilhas independentes de Saint-Kitts e as britânicas Saint Kitts e Nevis e Montserrat as Ilhas Virgens e Porto Rico. Todos estão igualmente em alerta, de acordo com o Centro de Furacões dos Estados Unidos, NHC. O Boletim do NHC das 12:00 AM de 20 de setembro informa que o olho do furacão Maria chegou a St. Croix, categoria 5, potencialmente catastrófico, com ventos máximos sustentados de 175 MPH, ou 281 Kmh, e segue em direção a Porto Rico. ATUALIZAÇÃO - Boletim NHC das 12:00 AM de 20 de setembro o olho do furacão Maria chegou a St. Croix, categoria 5, potencialmente catastrófico, com ventos máximos sustentados de 175 MPH, ou 281 Kmh, e segue em direção a Porto Rico. Maria foi o pior furacão a atingir St. Croix desde o Hugo, uma tempestade de categoria 4 em 1989. Nas imagens, projeção da chegada do vento nas próximas regiões em sua trajetória.
Dione Moraes comentou
ATUALIZAÇÃO: Kátia fez landfall perto de de Yabocia, Porto Rico, pôr volta das 6:15 da manhã de hoje, quarta-feira, com ventos sustentados de 155 MPH, ou seja 250 Km/h. Ventos muito fortes, literalmente "espancaram" Porto Rico.
Dione Moraes comentou
ATUALIZAÇÃO: Maria fez landfall perto de de Yabocia, Porto Rico, pôr volta das 6:15 da manhã de hoje, quarta-feira, com ventos sustentados de 155 MPH, ou seja 250 Km/h, na categoria 5.. Ventos muito fortes, literalmente "espancaram" Porto Rico.
Dione Moraes comentou
Imagens do furacão Maria castigando Porto Rico com ventos muito fortes. furacão Maria é 2ª tempestade com ventos superiores a 250 km/h a atingir o Caribe neste mês de setembro. O Irma deixou um vasto rastro de destruição na região. Segundo NHC, Maria é a 13ª tempestade batizada do Atlântico neste ano, o sétimo furacão da temporada até o momento e o quarto grande furacão após as passagens de Harvey, Irma e José.


    12
Leocádio      
Boa noite aos amigos, seria interessante manter postagens relacionadas ao princípio do Painel Global. Não podemos transformar o espaço em um "Facebook". Seria interessante tirar as dividas lá na página. Peço desculpas ao Adm por esta minha observação, mas na hora de encontrar publicações de quem entende, fica difícil em meio a tantos tópicos. Abçs.
José Ap. Santos comentou
Acho que este espaço é para tirar dúvidas, e não julgo que os visitantes e participantes sejam os supra os sumos da física ou matérias correlatas. Um pouco de tolerância com que entende menos é necessária para se criar um ambiente onde todos possam aprender e contribuir com informações confiáveis. Já participei deste ambiente no passado e saí, espero não precisar sair novamente devido a intolerância de alguns membros.
Leocádio comentou
José, sou o que menos entende aqui, o que esrou tentando escrever, é que está se abrindo muitos tópicos, e as informações ficam perdidas neste meio.
Marquez comentou
Boa noite! Verdade Leocádio. Muitos usuários tem desrespeitado as regras do PG, além de não colaborar em relação os post's, muitos não cometam de forma incorreta e acabam criando novos post's enquanto deveriam usar a opçãp "comentar". O espaço é aberto a todos, porém é necessário observar as regras e claro,que haja colaboração de todos para termos organização nos post's.
Francisco Medeiros comentou
Logo agora que o espaço está ficando animado estão querendo estagná-lo? pra quem não leu as regras veja o que diz logo no inicio: O fórum Painel global é um espaço democrático, que trata de ciências, educação e informação e tem o intuito de PERMITIR O LIVRE BATE-PAPO E TROCA DE IDÉIAS ENTRE OS MEMBROS, especificamente sobre os temas ligados ao site.
Marquez comentou
"...especificamente sobre os temas ligados ao site..." Mais claro, impossível!
Francisco Medeiros comentou
Já basta essas informações que estão estagnadas aí no site ainda sobre o Irma que já se acabou. E pelo que eu entendi o espaço é tipo um facebook mesmo só que direcionado a assuntos que tenham haver com as informações do site.
Francisco Medeiros comentou
Todas as postagens que eu vi até agora tem tudo a ver com o site.
Francisco Medeiros comentou
Um espaço que era pra ser bom acabou se tornando stressante e chato porque vez por outra uma pessoa distraida leva uma advertencia porque porque postou em vez de apenas comentar , outra leva uma advertencia porque alguem achou que seu post não está relacionado com site, ninguém merece isso , niguem gosta de estar sendo advertido, isso é constrangedor!La na parte de cima tem umas setinhas com o nome "postagens mais antigas", então não precisa esses absurdos.É uma preocupação louca porque as postagens vão sumir.Então quero agradecer a todos que interagiram comigo e vou sair do bate papo ou do que deveria ser um bate papo, porque não está me fazendo bem, altera meu sistema nervoso. Um abraço pra Prisca , pra Firthunand e Thomasz. boa noite1 fiquem com Deus.
Janeoliveira comentou
verdade concordo com vc ,e o que eu faço ,quero ver um post antigo vou na seta não fico corrigindo os que erram ,fazendo assim um ambiente agradável .pessioa como vc Francisco deveria estar nos melhores lugares 👏,🏻,👏,🏻,👏,🏻,👏,🏻,👏,🏻,👏,🏻,


    13
Janeoliveira      
Concordo plenamente com vc José !!!!
Marquez comentou
Boa noite! Gentileza, utilize sempre a opcão "comentar" na própria postagem que deseja se referir. Comentar uma postagem através de novo post prejudica a atualizaçâo de post's, uma vez que a area de post's a serem exibidos é bem reduzida. Vamos colaborar com a organização dos post's do PG! Grato.
Janeoliveira comentou
o meu comentário se refere ao comentário de José e aproveitando o de Francisco que pelo jeito são pessoas agradáveis e tolerantes ,e com respeito ao meu comentário no lugar errado deveria existir uma opção excluir que infelizmente não é o caso do pg !!!estou sempre indicando este site mas devido a intolerância de alguns não farei mais isso !!!bom dia!!!!
Janeoliveira comentou
o meu comentário se refere ao comentário de José e aproveitando o de Francisco que pelo jeito são pessoas agradáveis e tolerantes ,e com respeito ao meu comentário no lugar errado deveria existir uma opção excluir que infelizmente não é o caso do pg !!!estou sempre indicando este site mas devido a intolerância de alguns não farei mais isso !!!bom dia!!!!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade