Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Klaus      
Erupção solar moderada classe M1.7 na nova região (provavelmente AR1751) de manchas solares às 05:25 UTC (20 de maio).
Klaus comentou
Seguida de um classe M1.0 às 06:03UTC
Klaus comentou
Como existem mais de uma região de manchas solares não numeradas do disco até esse momento, desconsidere a numeração AR1751. grato


    2
Debora7      
Boa Tarde! Olá Amigos, ontem em itajubá - MG registrei algumas imagens, geralmente com o zoom que uso consigo identificar, mais peço que me ajudem pois desta vez não consegui. Algumas fotos estão Zoom óptico de 35x + 140x , 90x zoom digital. Fiz uma Edição para ficar mais fácil. Não sou boa nisto rs.
Debora7 comentou
Detalhe é que estava rápido de mais. Por isso tive dúvidas. Abraços
Enio comentou
Isso foi apenas uma avião passando, quando tiver dúvida veja o site flightradar24 .
Debora7 comentou
ahh legal. Fiquei mesmo na dúvida pois estava rápido de mais, e achei diferente de um meteorito e de um avião. Mais muito obrigada.
Debora7 comentou
Enio adorei o site. Obrigada.
StarchildAninha comentou
Qualquer coisa, menos um avião.


    3
phellipef      
Risco moderado hoje novamente na região central dos EUA. Ontem tivemos cerca de 30 tornados reports. O tornado mais forte ocorrido ontem foi um EF4 (ventos entre 267–322 km/h ) em Shawnee, OK.
phellipef comentou
Tornado em Edmond, OK.
phellipef comentou
Tornado em Shawnee, OK.
phellipef comentou
Shawnee, OK. Imagem de Jim Cantore
phellipef comentou
Transmissões ao vivo: [Ver site] e news9.com Primeiro tornado reportado.
phellipef comentou
Tornado próximo a Newcastle, OK.
phellipef comentou
Segundo tornado reportado próximo a Duncan, OK. TORNADO DE EMERGÊNCIA para Moore, OK
phellipef comentou
Tornado indo em direção a Moore, OK
phellipef comentou
Um tornado está atingindo Moore, OK. A cidade tem cerca de 50 mil habitantes.
phellipef comentou
Danos significativos relatados em Moore, OK. Há pessoas presas nos escombros.
phellipef comentou
A cidade de Moore foi devastada.
everton dos santos comentou
Videos com a passagem e devastação causada pelos tornados. [Ver site] [Ver site]
Rejaine Monteiro comentou
Impressionante o poder de destruição desses tornados, estou simplesmente em choque! Estou vendo imagens na CNN agora, as cidades estão devastadas!!!
Astroman comentou
As construções nessa região usam muita madeira. Claro que um tornado de potência semelhante causaria estragos mesmo em áreas urbanas com construções de melhor qualidade mas as cenas que se veem de casas completamente no chão, acredito que não se repetiriam em áreas mais urbanas. Me corrijam se eu estiver equivocado.
Rejaine Monteiro comentou
No GloboNews a repóter estava comentando exatamente isso, Astroman. A região de maior devastação era um subúrbio residencial, com muitas construções de madeira, gesso, etc. Imagino também que numa área urbana com muito concreto o estrago poderia ser (um pouco) menor, mas não sei... De qualquer forma, impressiona muito.
Astroman comentou
É verdade Rejaine, o estrago seria muito grande também mas certamente não haveria essas cenas de casas sem sequer uma parede intacta e tudo no chão. Seria até interessante pesquisar se já houve um F4 ou maior em área urbana para comparação de estragos.
phellipef comentou
O motivo da maioria das construções nos EUA serem de madeira é devido à rapidez na construção, facilidade de manutenção, facilidade na execução de alterações futuras, possibilidade de desmontagem e mudança, com pouquíssimas perdas de material, durabilidade e baixo custo de conservação.
phellipef comentou
Cada construção nos EUA é projetada para aguentar um determinado valor de vento. Existe uma espécie de pontuação determinando o grau de danos causados pelo tornado. Por exemplo escolas, universidades e hospitais tem um grau de danos de valor 11. Danos como visto na imagem que postei no post 253 do Moore Medical Center, costumam indicar que o tornado teve ventos acima de 300 km/h.
mary comentou
Boa noite a todos, apesar de muito tempo sem passar por aqui, hj li ótimas postagens! abraços e parabéns a todos!


    4
Debora7      
Gostaria de saber se alguém tem alguma noticia recente do vulcão Cumbre na ilha de La Palma.
Raphael Cozzi comentou
eu tbm queria saber, não encontrei nada.
Joai comentou
boa noite! vc pode acompanhar pelo AVCAN.ORG , esta a bastante tempo com sinal verde, nas ilhas único "movimento" nos últimos meses foi em EL Hierro.


    5
Glauber      
Natal-RN 30ºC no memento esta sol. Mais estamos esperando uma chuva no final da tarde.
Lab comentou
Explosão de uma estrela registrada por cientistas brasileiros


    6
Thiago      
A chuva de hoje de manhã aqui na Capital de Roraima deixou várias ruas alagadas!


    7
Debora7      
OLá, algumas fotos registrada hj após pôr do sol em Guaratinguetá - SP
Debora7 comentou
Lua Linda


    8
Klaus      
Não sei se é novidade pra voces, mas eu achei bem interessante essa nova missão da NASA, a OSIRIS-REx. A sonda OSIRIS-REx irá viajar para um asteroide carbonaceo próximo à Terra, o Bennu (101.955) e estudá-lo em detalhe, e se tudo correr bem ela vai trazer uma amostra de pelo menos 60 gramas para a Terra. Essas amostras podem ajudar a investigar a formação do planeta e possivelmente a origem da vida, e os dados coletados no asteróide também vão ajudar na nossa compreensão de asteroides que podem impactar a Terra. A sonda OSIRIS-Rex vai ser lançada em 2016, o encontro com asteroide será por volta de 2018 e 2021 e o retorna com a amostra à Terra será em 2023. Por motivos que não é da minha conta, e eu respeito, não vai ser possivel inserir aqui o Link. A imagem mostra onde está Bennu hoje, 20/05.
Anônimo comentou
Para mim, um dispêndio de energia e de gastos públicos. 1 - As informações para formação de nosso planeta, estão em nosso planeta. 2 - Asteróides que possam impactar a terra, vão impactar. 3 - Gasto exacerbado. Serão milhões (ou bilhões) para descobrir o o que exatamente?
Astroman comentou
Nori, para ter a sua resposta sobre exatamente o que se quer descobrir é mais fácil ler sobre o Rei Osíris - nome da missão.
Anônimo comentou
Já temos, pelo menos três manchas solares novas e ainda não foram nominadas. Logo aprarecerá um grande buraco coronal, bem no "equador" do sol. Os "ventos" devem variar bastante. Abraços Klaus.
Klaus comentou
Ola Nori, Michael Faraday em uma de suas palestras ele tentava explicar o comportamento de um ímã perto de um monte de fios enrolados e com as pontas conectadas a um medidor eletrico. Faraday queria mostrar que era capaz de produzir uma corrente elétrica. Então movendo o ímã próximo do rolo de fio, o ponteiro do medidor se deslocava, indicando a passagem de uma corrente elétrica. Quando terminou a palestra, um homem do auditório se aproximou dele e disse: "Sr. Faraday, o comportamento do ímã e do rolo de fio foi interessante, mas para que poderá servir isso?" E Faraday, educadamente respondeu, com outra pergunta: "Senhor, para que serve uma criança recém-nascida ?" ...Nori, foi respondida sua pergunta ? E quem disse a voce que a formção do nosso planeta esta aqui mesmo no planeta ? E se não fosse esses gastos "exacerbado", como voce diz, nós não estariamos nesse momento diante de um computador ou usando um GPS, por exemplo OK
Anônimo comentou
Klaus, você, eu já disse aqui, é um pesquisador de verdade. Vamos lá então: Todos os elementos básicos para a vida estão aqui, na gea, gaia, terra ou seja o nome que convier a qualquer um. O homem, no século XX ou XXI, resolve que, os elementos para formação de nosso planeta, estão no espaço. A vida se formou por causa de situação diferenciada. Digo: Luz, temperatura, oxigênio, CO2, metano, hidogênio e...não gosto de usar o etc., mas vou usar para reduzir a escrita. Claro que elementos básicos vieram do espaço. Claro também, que devemos respeitar teorias e hipóteses, mas tenho uma dúvida, Se mandarmos uma sonda para um asteróide, se essa sonda tiver sucesso, ela vai trazer resultados significativos, além dos dispêndios???
Klaus comentou
Oi Nori, todos nós aqui somos pesquisadores de verdade, gostamos de perguntar, aprender e tentar mostrar novas ideias. Eu entendi teu ponto de vista, mas a questão é que não sabemos a origem da vida como nos a conhecemos. São varias hipoteses, nem sabemos se existe outro tipo de vida NÃO baseada no carbono, mas quem sabe até em Na, K, Fe, e qualquer informação nova será sempre uma peça nesse grande quebra cabeça.Se essa sonda vai servir para alguma coisa ? Talvez sim, talvez não. A questão da origem do sistema solar ainda esta aberta, mas se não tentarmos, nunca descobriremos. Grande Abraço.
Anônimo comentou
Bom tratar assuntos polêmicos com um pesquisador de verdade. Aliás Klaus, você ainda não explicou as manchas solares, que ainda não foram nominadas.
Anônimo comentou
Também gostaria de saber. O gráfico de raio X. Parece que foi "desligado" na última hora.
Klaus comentou
Nori, eu tambem não faço a minima ideia porque não foram numerada. Eu esqueci de um detalhe importante, grande parte dos pesquisadores na historia da humanidade eram e são auto didatas, e com grandes contribuições para as ciencias. A questão da graduação ou formação academica é importante de alguma forma, mas as ideias e a vontade de buscar respostas para tentar entender as leis que regem o Universo, independe de graduação, formação academica e coisas do genero, e todos nós aqui no RG buscamos respostas, portanto somos todos pesquisadores de verdade, de uma forma ou de outra Ok. Obs: O NOAA e o SOHO vai dar as respostas amanhã sobre a numeração dessa regiões. Abração
StarchildAninha comentou
Gosto muito do seu modo de expor suas idéias aqui no RG Nori, bem como, amo suas perguntas e respostas.
Administrador comentou
Acho a missão extremamente interessante e não vejo qualquer disperdício de dinheiro. Não é só o objetivo final que deve ser observado, mas toda a tecnologica e pesquisa que se desenvolve para coloca-la em prática. Com absoluta certeza a missão irá gerar novas descobertas. Depois, vamos ler dezenas de nomes americanos entre os autores dos papers e nós, como sempre, ficaremos chupando o dedo por não termos feito nada parecido e só reclamado do governo.
Astroman comentou
Mas como poderíamos fazer algo parecido se a NASA e todas as outras agências espaciais são agências ligadas a governos e tem orçamentos que somente governos podem bancar?
M. Ianner comentou
Bom Dia Esta questão é um pouco complexa. É óbvio que estes gastos com viagens espaciais são investimentos que trarão descobertas e aprimoramentos de tecnologias, direta ou indiretamente. O que cabe ressaltar é que os gastos são governamentais, mas quem lucra nas duas pontas deste processo são as empresas, afinal vivemos em um Capitalismo e as grandes corporações emprestam ao Governo o dinheiro para estes projetos e depois, ganham financeiramente com os juros das dívidas destes financiamentos, sem contar o aumento significativo de influência decisória dentro dos organismos governamentais responsáveis, e por final, ganham com os resultados dos projetos, patenteando os produtos e os vendendo para nós, felizes consumidores...O Klaus tem razão quando falou do GPS, dos Pcs, etc. que usamos só que esta história não é tão romântica porém é verdadeira.
Administrador comentou
Muitas das pesquisas espaciais que tem a NASA como ator principal são na verdade bancadas por fundos de universidades, quase que integralmente. Nestes casos a A NASA age como facilitador, já que desenvolveu e ainda desenvolve a tecnologia de background, como lançadores e centros de operação. Minhas palavras não se referem só às tecnologias espaciais, mas às de ponta, que deixamos de fazer por acharmos que não servem pra nada. Os EUA são exemplo super bem acabado disso. Têm milhares de empresas que desenvolvem coisas de ponta, enquanto nós, governo ou empresas privadas, não fabricamos um único chip em território nacional. Então, quando os americanos ou europeus enviam uma sonda a um asteroide, o que está em jogo não é só o objetivo da missão, mas toda a tecnologia que nós, brasileiros, um dia iremos comprar deles. Não é uma questão de gastar dinheiro, mas de quanto dará de retorno, seja de descobertas científicas ou desenvolvimento de tecnologias. Nós temos exemplos bons aqui. A EMBRAPA, por exemplo, é uma referência internacional na área agrícola e pecuária. No entanto, nos EUA existem "n" EMBRAPAS que pertencem à iniciativa privada. Não existe, na minha opinião, dinheiro jogado fora quando se trata de adquirir conhecimentos. É que o brasileiro, com raras exceções, não tem a cultura de desenvolver projetos. A FAPESP é um caso emblemático e provavelmente o maior agente financiador de pesquisas no Brasil, mas ainda assim é muito pouco se desejarmos realmente nos destacar na áres de ciências.
Klaus comentou
Sr Administrador, é exatamente isso: como Sr. disse: "Não existe, na minha opinião, dinheiro jogado fora quando se trata de adquirir conhecimentos"
Astroman comentou
Belas resposta do administrador e do M. Ianner. Acho que uma completou a outra. É bem por aí mesmo.
mary comentou
Com certeza Rogério!


    9
everton dos santos      
Noticia trágica que chega de Oklahoma! 37 mortos até o momento e a imprensa diz que as autoridades não tem mais esperanças de encontrar crianças com vida na escola Plaza Towers Elementary. Seriam cerca de 24 crianças desaparecidas. A escola foi devastada. Não sobrou nada. A repórter do canal KFOR estava chorando agora falando sobre as crianças.
Rejaine Monteiro comentou
Estou impressionada com o poder de destruição desse tornado. Sem palavras, muito triste.
Anônimo comentou
O Philipef já avisava. Estou muito triste pelas crianças.
everton dos santos comentou
Esclarecendo, dos 37 mortos confirmados, 7 são crianças dessa escola. E cerca de 24 estariam desaparecidas.
Vania C. comentou
Estou vendo agora, devastação e tristeza. É verdade Rejaine, impressionante. Estão mostrando na CNN, gigantesco
everton dos santos comentou
Numero de mortos atualizado agora para 51 e deve aumentar.
phellipef comentou
Relatórios preliminares indicam que foi um EF4.
phellipef comentou
A imagem e do Moore Medical Center. Ao meu ver foi um EF5.
diegohdm comentou
Em muitos lugares se fala em EF5 Com esse poder de destruição, velocidade e tamanho, acho que da pra concordar
phellipef comentou
Hoje tivemos até o momento 20 tornados reports. Imagem de Moore, OK.
phellipef comentou
Chuva forte indo em direção a Moore, OK.
phellipef comentou
Até ontem tínhamos cerca de 300 tornados reports neste ano, cerca de 50% abaixo do normal que é de 700. Moore, OK já foi atinginda por EF5 em 3 de Maio de 1999. Este é o tornado que mais provocou fatalidades na história de Moore, OK.
phellipef comentou
Risco Moderado amanhã novamente. As chances de ocorrer um tornado serão maiores no sul de Oklahoma, leste do Texas, norte da Louisiana e no sul e centro do Arkansas.
Dione Moraes comentou
Assisti nos noticiários de TV sobre o gigantesco tornado e a devastação que causou. Não há como não se solidarizar com tamanha tragédia.
StarchildAninha comentou
Não haviam avisos para esta escola? triste demais.
Astroman comentou
StarchildAninha, eu li que o tornado se formou em 20 minutos. Foi muito rápido, sem tempo para avisos.
Sel comentou
Sobe para 91 o número de mortos...
Rogcon comentou
Tornado se formando próximo as casas em Newcastle, OK. Pouco mais de 2 minutos para evacuar..sem chance.
Astroman comentou
O número de mortos foi atualizado para 24. G1
Sel comentou
Atroman, 91 mortos, entre eles 20 crianças em Oklahoma. Abçs
Astroman comentou
Sel, eu não tirei essa última informação do nada. Está no G1 e na Reuters. O número de mortes foi reduzido.
Astroman comentou
7 crianças entre as 24 mortes confirmadas. Houve contagem duplicada de vítimas no caos que se seguiu. Essa é a última informação e a oficial.
Sel comentou
Peguei aqui a info Astroman, em meio a tanta desolação parece que as crianças da escola conseguiram ir para um abrigo, espero que se confirme mesmo a notícia. Vamos seguir acompanhando. Abçs !
Astroman comentou
O número deverá subir na medida que os escombros forem sendo removidos. Um dos hospitais tem 85 feridos sendo 50 crianças. O estado varia entre "ferimentos leves" e "crítico". As 7 crianças estavam na escola atingida.
jvcastro comentou
A atualização mencionada pelo Astroman (24) está correta. Foi explicado que, na confusão, as vítimas foram somadas mais de uma vez, pois existem vários órgãos diferentes trabalhando no resgate. Mas esse número, infelizmente, deve crescer a medida que avancem os trabalhos.
jvcastro comentou
Bem, enquanto eu escrevia a explicação já tinha sido dada. Desculpem a redundância.
phellipef comentou
Moore, OK
phellipef comentou
Imagem área da região atingida pelo tornado.
phellipef comentou
Fortes tempestades estão indo em direção a Moore, OK
everton dos santos comentou
Sempre impressiona o rastro que o tornado deixa no chão, por onde passa. E coincidentemente, passou por duas escolas e um centro médico.
Dina comentou
EVERTON, a força incrível da natureza, nos deixa perplexo diante de uma tragédia igual a esta. Não acreditava no que via e quantas vidas ceifadas. qual seria a origem dos tornados? estariam mais fortes e mais intensos agora? São tantas indagações que tenho, mas vou aprendendo através de vocês que nos oferecem muitos esclarecimentos.
Sousa comentou
Queria Deixar aqui as minhas profundas lamentações pelas as vidas perdidas no tornado que se abateu sobre Oklahoma City. Muita força, fé e esperança para os Familiares das mesmas.
everton dos santos comentou
Dina, essa animação da USP mostra como se forma o tornado [Ver site] A região central dos EUA tem o principal corredor de tornados o mundo e eles estão bem no meio da temporada de tornados. Maio é um mês perigoso em relação a tornados. Assim foi com Joplin, arrasada em 22/05/11, praticamente 2 anos atrás. Ontem, o tornado atingiu um bairro residencial, causando essa devastação. No dia anterior, um enorme tornado se formou em uma região desabitada e consequentemente, não causou danos.
StarchildAninha comentou
Obrigada Astroman pela resposta. Eu não tinha visto nada porque raramente vejo TV mas aqui na NET também fui displicente. A formação do tornado, realmente eu não sabia que fora tão rápida. Triste.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade