Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
mary      
Vi agora a notícia da enchente nos USA e novamente outra preocupaçáo sobre o destino da Usina Nuclear na regiáo..... acho que está mesmo difícil o ser humanóide entender as coisas....
helderpeco comentou
Aonde vamos parar Mary. Enchentes na China e Eua, incêndio no Arizona, vulcões em erupção, terremotos...rsrsrs ..mas acho que nossa terra sempre passou por ciclos mais e menos turbulento. Quem sabe não estamos numa fase mais turbulenta ? São Paulo - Temp.15° Umidade 82% Visibilidade boa. uma pequena nevoa escura sobre a cidade (poluição) - vento 7 Km/h 1019 hpa.
Tião Barros comentou
Bom dia Mary, de amigo novo (cara de mau rss).
mary comentou
Boa noite Helder!... amei essa foto que vc postou!...realmente nosso planeta é *VIVO* e dos vivos a gente pode esperar qualquer coisa..rsrs! Tiáo, esse amigo me encontrou na rua e já foi deitando pra eu fazer carinho...até virou os olhos...kkk....Aqui na Grécia os câes de rua sáo assim, gigantes.... castrados, com coleira de identificaçáo, tomam banho a cada 15 dias, vacinados e as lojas em volta de Akropolis deixam água e comida todo dia para eles. É proibido dar comida , doces..etc para eles. Se alguém ver você dando um teco de biscoito pode se preparar de você vai ouvir muito...coisas *delicadas* do tipo volta para sua terra seu %$@%$*!!!!...Ainda bem que é em grego....rsss


    2
Tião Barros      
Pessoal ontem passou no Discovery um documentário/drama muito instrutivo sobre o vulcão que arrasou a cidade de Thera, gerando tsunamis que afetaram a civilização de Creta. Tomara que vocês tenham assistido.
Tião Barros comentou
Mary, você que está aí pertinho, já visitou a ilha de Creta e foi até Thira ver o vulcão que mencionei acima?
Tião Barros comentou
Mary, este vulcão (Santorini) está com alguma atividade?
Neto comentou
Eu vi o documentário, segundo o programa a erupção dele provocou Tsuname que foi estudado e comprovado por geólogos, como também lançou pedras do tamanho de carros e cobriu o mar (10 Km) de pedra pome.Além de emissão de fumaça que mataria os sobreviventes.
Sandra Silva comentou
Bom dia Tião. Não asisti, mas vou procurar. Uma erupção desse porte afeta todo o planeta, ficamos impressionados com as que estamos tendo... Não dá nem para pensar no que aconteceria.
Tião Barros comentou
Boa tarde Sandra. No link que postei tem datas com reprise.
mary comentou
Oi Tiáo cheguei agora...hj o dia foi corrido.rs.. Sim eu já fui a Santorini ( Thíra ou Thera) e a Creta ( Kríti ou Crete ). A erupcáo do Vulcáo de Santorini, segundo os historiadores, devastou a civilizaçáo minóica que vivia na Ilha de Creta, distante de Santorini 110 km ao sul...tamanha foi a explosáo ocorrida. A ilha tem um grande paredáo que parece um cânion causado por essa explosáo, e é hoje a sua principal atraçáo , pois as casinhas ficam lá em cima...pode-se subir de teleférico, mas hj já tem uma estrada. O vulcáo inativo ainda pode ser visto de lá de cima, e chamamos esse lado da ilha de Caldeira...o pôr do sol é lindíssimo visto desse lado! Quanto a Creta, é uma das ilhas que mais *treme-treme* por aqui...rss..tem sismos quase toda semana...rss Vou a Santorini em setembro de novo, ai postarei fotos...^^
mary comentou
Pessoal, náo fazendo propaganda...rs...mas quem ama os assuntos ligados aos vulcóes....fica doidinho aqui na Grécia..rs.. Existe uma Floresta Petrificada na Ilha de Lesbos ( alguns a chamam de Mitilini por causa do Bairro), tem um Museu Lindo e vc parece que esta literalmente em outro planeta, pois a lava e todos esses anos...deixaram uma paisagem * marciana*...rs..arvores inteiras petrificadas e algumas já com cristais no seu interior..É LINDO!...Mas venham entre os meses de abril a junho...depois setembro a novembro para ver essa Floresta...senáo morre-se de calor pois náo há vegetaçáo!
mary comentou
oPS! FALEI ERRADO! O vulcáo na minha linguagem leiga...está * adormecido *..rs... site de monitoramento do vulcáo...
MAFILI comentou
Tião, Na média tenho profundas restrições a este tipo de dramatização de ciência.


    3
Cristian      
Bom dia Pessoal do PG sao carlos sp temperaturas agora de 27 graus , ventos agora de 9 km.


    4
Cristian      
eu fiquei curioso que cada tempestade que ocorre sempre tem um nome que nem os tornados com nome de pessoas pq dão nome de pessoas nos tornados e tempestades ?
Anônimo comentou
Olá Cristian. Creio que esse link poderá te ajudar.


    5
Jorge Oliveira.      
Bom Dia..! Porto Alegre com temperaturas entre 19/20 C..Ceu nublado com chuva..ventos entre 05/07 Km/H..direção do vento ENE..Umidade relativa do ar entre 98/100 %..Pressao 1012 HPA..Uma otima manha apesar da chuva..Um bom dia a todos..


    6
Silvio Dourado      
Oi bom dia, aos amantes de cometas, estava estranhando nao ter astronomos amadores fotografando C/2010 X1-Elenin. Na verdade eu apenas nao estava encontrando eles, assim como tambem nao encontrei Elenin até hoje. Mas como quem tem "Roma vai a Boca", acabei encontrando. A quem interessar vai ai o link -> . Abraços
Sandra Silva comentou
Bom dia!!! Em Santos uma segunda ensolarada, temperatura por volta dos 23ºC.


    7
Tião Barros      
Boa a tarde a todos. Este terremoto do Chile foi em local populoso? Existe algum vulcão próximo ao local do tremor?
Tião Barros comentou
Ainda bem que não foi em local habitado.
mary comentou
Deu para sentir no Brasil Tiáo?
ana comentou
E' mesmo Tiao, alem de nao ser habitado, a profundidade em que ocorreu (117Km) faz com que as ondas de energia se dissipem antes de chegar ao solo, portando nao causando danos.
Tião Barros comentou
O terremoto foi a 174 kms do vulcão Lascar. Este terremoto pode ser indício de um nova erupção? A esta distãncia é viável. A última erupção do Lascar foi em 2006.
Tião Barros comentou
Oi Mary, pelo menos aqui em Itabuna não (rss)
mary comentou
rsrss......Tiáo, só vc mesmo.rss
Tião Barros comentou
Perdão, queria era fazer uma pergunta e não uma afirmação. Segue: *A esta distãncia é viável?"


    8
Anônimo      
Boa tarde a todos.Em Anápolis Goias TEMPERATURA 28ºC UMIDADE RELATIVA 37% SENSAÇÃO TÉRMICA 28ºC VENTO NO5km/h PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1018hPa.Boa semana a todos.
mary comentou
Athenas.26°C sensaçáo: 26°
Sandra Silva comentou
Boa tarde... Santos, céu cor de rosa... Também 26º sensação: de 30. Hoje esquentou e parece que esfriará bem menos essa noite em comparação aos outros dias. é o inverno que vem chegando...rs
mary comentou
Boa noite pessoa do PG...01.54 da manhá..vou dormir.r.s...Hj nem parece veráo em Athenas, está ótimo o clima por aqui!....Terça-feira, 21 de Junho de 2011 01:50 Local Time (Segunda-feira, 22:50 GMT) 21°C Tempo bom Sensação de 21°C Vento: de Norte a 8 km/h Ponto de orvalho: 17°C Umidade: 73% Visibilidade: 10 quilu00F4metro Barômetro: 1013,9 milibares


    9
gillog      
O Sismografo marca um pequeno tremor as 16h40, o terremoto no Chile foi às 16h36, a onda de choque levou um tempinho para chegar aqui. Estou certo? Senao me corrigem por favor.
Tião Barros comentou
Aproveitando o post vou repetir uma pergunta. O terremoto foi a 174 kms do vulcão Lascar. Este terremoto pode ser indício de um nova erupção? A esta distãncia é viável? A última erupção do Lascar foi em 2006.
everton dos santos comentou
Deve ter sido o do Chile mesmo que o sismografo do PG estava começando a registrar. Veja aqui [Ver no Apolo11] que o sismografo na Argentina registrou o tremor quase no mesmo momento que o do PG e a distância dos 2 em relação ao local do tremor em linha reta é quase a mesma.
gillog comentou
Valeu Everton e Tiao.


    10
everton dos santos      
[Ver site] Tornados se formando em Nebraska agora. link direto aqui [Ver site]
Tião Barros comentou
Everton boa tarde. Será que você tem como me ajudar na pergunta logo abaixo no post do Gillog?
everton dos santos comentou
Ola tião. Acredito que não tem relação. Os tremores que indicam erupções são mais superficiais e normalmente ocorrem uma sequencia em volta da cratera. Perto do epicentro tem muitos vulcões mas naquela região esses tremores na casa de 6.5-7° são bem comuns e até pela profundidade, estão mais ligados a choque ou rompimento de placas tectônicas.
everton dos santos comentou
p/ completar: Na erupção do Puyehue e Nabro, os tremores foram com profundidade máxima de 20km e distancias máx. variando em raios de 60-70km. Mas podem ocorrer em profundidades e distancias maiores.
Anônimo comentou
Tião, dá uma olhadinha nesse link.


    11
Jarlielson      
Boa noite a todos.ouvi quase agora na tv q os ventos fortes intesificam os incedios nos EUA,ai me veio uma pergunta esses ventos e normal nesse parte dos EUA pois os ventos era d uns 100Km ou era algum furacão?
everton dos santos comentou
São fenomenos que causam os ventos, mas em algumas épocas. A região está com um sistema de alta pressão que provoca tempo seco. Além disso, o oeste dos EUA tem um vento caracteristico (não sei se é isso que ocorre agora) chamado de Foehn. É um vento que perde toda sua umidade nas montanhas da região e depois desce seco, quente e com grande velocidade. [Ver site] Na california existe o conhecido vento de Santa Ana que tem formação parecida. [Ver site]


    12
Anônimo      
Como o assunto é explosão solar, abro novo post. O INPE, divulgou boletim diário do clima espacial as 14:08 de hoje. O boletim fala da área 1236 na superfície do sol referindo como grande área e relativamente complexa e que a explosão de ontem originou componente que segundo eles parece dirigida para a Terra. Conferir aqui:
mary comentou
Ola Mari... se eu entendi bem... o que acontece nesse caso com explosóes moderadas? ( na verdade náo consegui ler muito bem o boletim...a página aqui apareceu sobreposta....)
Anônimo comentou
Mary, vou repassar o link principal e vc clica em Boletim diário.
everton dos santos comentou
Neste [Ver site] o 2º topico indica que entre os dias 17-19 não foram observadas EMCs na direção da terra, além da projeção da NASA que diz o mesmo.
Anônimo comentou
moderada, é de classe M, pode chegar ao KP = 6 veja a explicação. [Ver no Apolo11]
Anônimo comentou
Bom Everton, colhi as imagens sedidas pela soho no proprio site da nasa, postei as imagens e o boletim é do EMBRACE, Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial. Talvez por ser um orgão nacional não mereça credibilidade, porém as imagens falam por si.
mary comentou
Obrigada Mari...mesmo que náo tenha vindo em nossa direçáo, ( o que eu acho ótimo.r.s..)...já estou aprendendo alguma coisa..rs...
everton dos santos comentou
Mari, o que vc postou está certo e as informações do INPE também estão corretas e merecem credibilidade sim. É uma boa opção de informação pois está em portugues. O que achei estranho é que na atualização de hoje, eles ainda tinham duvidas quanto a direção da EMC.
Anônimo comentou
Então, é isso que gera a dúvida. Teremos que aguardar mais informação para termos certeza da direção. Hoje mesmo, vc observou que a ejeçao vem de posições distintas? Quando uma está no ápice, ocorre a outra, e ainda está ocorrendo.
Tião Barros comentou
Mary boa noite. Também aprendendo muito.
Tião Barros comentou
Fiz duas perguntas ao pessoal do PG, que não tive ainda respostas. Uma: sobre como é que um astrônomo amador descobriu um cometa, isso apenas "agora" em 2010. E os caras, lá nas "NASAS" da vida, com cada equipamento. com a visão além do nosso alcançe, não enxergaram a presença de Elenim. Outra foi a relação dele, o Elenim, com o alinhamento do sol e a terra e os fenômenos naturais aqui ocorridos na mesma data do alinhamento. Perguntei se era apenas coincidência ou não existem tais alinhamentos. Pergunto outra vez porque estou curioso com relaçao a estas questões e acho que a patota (lembrei dos velhos tempos também Sandra) do PG não viu o post. E sei que aqui posso encontrar pessoas quem podem ajudar. Obrigado


    13
Tião Barros      
Boa noite a todos. Opa tempo morno no PG. O tempo em Itabuna está super agradável. Eweerton qual então é o correto, EMBRACE OU NASA? Alguém errou isto é certo. E aí é que fico pensando... pensando... pensando, e claro de olho no PG.
Tião Barros comentou
Ops com certeza eu errei. Desculpem, não era para abrir outro post.
everton dos santos comentou
Sobre a questão do INPE/EMBRACE ocorre o seguinte: Os dados que eles usam do NOAA/Space Weather Prediction Center, são atualizado as 22:00 UTC. A atualização do INPE é as 14:00 e a base de dados informando a direção da EMC, é de ontem as 22:00 UTC, quando os dados preliminares indicavam que a EMC poderia vir na direção da terra. E como os outros links são atualizados a todo momento, ocorreu este conflito de informações.
Anônimo comentou
ahhh tá...agora está elucidado
Tião Barros comentou
Por isto eu aposto no PG como local para tirar dúvidas
Denise comentou
Mari.. aproveitando o espaço.. Obrigada pelo carinho da visita no meu blog. Te vi lá..rs.. Seja muito Bem Vinda querida! Bjs e uma noite iluminada a todos.


    14
Keel Beccon      
Olá, tudo bem pessoal? Eu fiquei uns dias sem entrar por motivos de doença, porem agora estou devolta. Estes terremotos que estão acontecendo nas bordas da placa antártica são normais? Já fazem 5 dias que não fica totalmente escuro em Fairbanks/AK, e amanhã será o solsticio de verão. Hoje o sol tambem não ira se por por aqui. Vai ser um longo dia, na verdade, serão tres dias de sol antes de ele se por. Bom, 17ºC/63ºF, com muito sol, nenhuma nuvem, sem vento e humidade em 62%. Um bom dia a todos, ai ja é boa noite.
Anônimo comentou
Olá Keel, que bom que estás de volta e com saúde. Sismos sempre irao ocorrer naquela área, mas não sei se o que ocorre é o afastamento ou aproximação das placas. Agora se tivermos um sismo de grande magnitude, o que conteceria com a Antartica?
Anônimo comentou
teve mais um nas Ilhas Sandwchi do Sul de 4.9 com 24.7km de profundidade
everton dos santos comentou
Mari, a placa sul-americana pressiona e entra por baixo da placa scotia. veja neste link [Ver site] e no comentario que fiz com dados dos terremotos daquela região [Ver no Painel Global]
Anônimo comentou
Obrigada Everton, como sempre me socorrendo nas dúvidas
everton dos santos comentou
se o 1º link abrir, veja o valor de movimentação das placas. postei abaixo uma informção sobre os dados do INPE/EMBRACE.
Anônimo comentou
Consegui abrir sim, então não é uma área fora de riscos de um grande sismo.
everton dos santos comentou
Isso mesmo. ali há risco de grandes sismos. O maior registrado foi 7.6° em 2003 e já ocorreram outros acima de 7°. Ocorrer um de 8° não é impossivel. A placa meio que está imprenssada entre as outras. Só a Antartica que não pressiona. veja que na borda há um faixa de vulcões.
Sandra Silva comentou
Boa noite. Em Santos faz agora uns 20º e a noite está um meia nevoenta (se é que existe esse termo)rs. Mas essa placa Scotia vem me chamando a atenção há algumas semanas. Nesse post que o Everton comentou, deixei hoje cedo um link que respondia uma pergunta que fiz, sobre a possibilidade dela provocar algum tipo de maremoto que atingisse nossa Costa. Vou inserí-lo novamente aqui, fica mais fácil. [Ver no Apolo11]
Sandra Silva comentou
Mas, tem outra questão que fico pensando, quando vejo esses sismos por lá. Sabemos que está tendo degelo e que grandes Icebergs estão se soltando, então até que ponto essa sequência de terremotos por lá, nesse momento, não afetaria ainda mais essa fragilidade em que se encontra aquele ecossistema?
Anônimo comentou
Foi isso que eu questionei lá em baixo, o que aconteceria com a Antartica.
Sandra Silva comentou
Não penso nem em um grande terremoto, mas essa senquência, mesmo que de pequena e média intensidade deve estar ajudando a craquelar aquele gelo..rs.. é a imagem que vem a minha mente. Será que estou falando besteira? rs
mary comentou
ótima questáo Sandra!...craquelar foi ótimo.rs...mas acho que é mais ou menos isso mesmo!...rss


    15
Jorge Oliveira.      
Boa Noite..Porto Alegre com ceu nublado e muita chuva/trovoadas..temperaturas entre 16/17 C..Umidade relativa do ar entre 99/100 %..Ventos com Velocidade entre 08/09 Km/H..Direção do vento WSW..Pressao 1010 HPA..Teremos pelo visto uma noite/madrugada bem umida e com chuva..


    16
Marcos Passetti      
Boa noite amigos...fiquei tentado a abrir um post so pra comemorar esta ultima noite de outono que se despede maravilhosa com ceu estrelado e temperatura agradavel aqui no interior de SP "como estou em um sitio da pra ver as estrelas com seu brilho mais intenso" AMANHA COMEÇA O NOSSO INVERNO, otima noite para todos...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade