Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
YESUM      
Bom dia!Cliquei no link ao lado, twitters em ação, para ver o registro do cometa Lemmon mas, não aparece nada.
Administrador comentou
Olá! Estranho... Segue o link: [Ver no Apolo11]
YESUM comentou
Legal, agora ví!Obrigada


    2
M. Ianner      
Boa Tarde Matéria no Jornal The Independent declara que cientistas encontraram evidências de uma gigantesca explosão de Raios Gama em nossa Galáxia n século VIII e para nossa "sorte" esta se deu a pelo menos 3.000 anos-luz de distância. " Os cientistas encontraram uma assinatura química da OOG em anéis de árvores e núcleos de gelo da Antártida que datam do ano 775." . Caso acontecesse mais próxima, segundo a reportagem, isto devastaria a camada de ozônio do Planeta...Creio que independentemente da camada de ozônio, qualquer ser vivo seria literalmente calcinado por aqui... A pesquisa e suas conclusões foram chefiadas pelo Dr. Ralph Neuhauser, da Universidade de Jena, na Alemanha.
M. Ianner comentou
Para se ter uma idéia da enorme diferença de distãncia destas explosões, o telescópio espacial Fermi identificou uma explosão que ocorreu a 15 de Setembro de 2008, na constelação de Carina equivalente a nove mil supernovas explodindo simultaneamente e emitindo cinco vezes a energia emitida pelo Sol em menos de 60 segundos sob a forma de raios X e gama. A distãncia foi calculada em ....12,2 mil milhões de anos-luz (segundo a matéria do site cienciahoje.pt)
Administrador comentou
Olá Ianner, obrigado por postar a info!
Luíz Cláudio comentou
Olá M. lanner, muito legal estas informações... Apesar das grandes distâncias do Universo, alguns fenômenos físicos são de dimensão tão grande que estão além de nossa compreensão... Uma coisa é certa, com toda esta potência sendo direcionada aleatoriamente pelo espaço, a nossa salvação, pelo menos por agora, talvez seja a nossa distância do mesmo...
M. Ianner comentou
Rogério, quando eu peguei a notícia, somente o Independent havia transmitido. Depois que ficou postado aqui, foi um enxame de todo lado...inclusive G1. Saiba que prá mim é um prazer e um dever poder postar aqui checando a veracidade com maior agilidade possível, ok?


    3
M. Ianner      
Até agora, o público em geral não tem a exata dimensão da contaminação de Fukushima. O jornal espanhol El País noticia hoje que foi encontrado um peixe pela própria gestora da Usina (Tokyo Electric Power) com 2500 vezes o nível de radioatividade aceitável. Sinceramente eu penso que a Vida naquela região, arredores e costa da Rússia, na outra margem do mar do Japão está seriamente comprometida. Isto para não falar do Oceano Pacífico e suas correntes. O terrível da Energia Nuclear é que muitíssimos danos não são perceptíveis de imediato e às vezes, são precisos uma ou duas gerações para aparecerem e ainda assim, seus efeitos podem não ser identificados pelos nossos "médicos" como "causa causorum".
Astroman comentou
E o nosso querido atum como deve estar considerando que é topo da cadeia alimentar? A Tepco está cercando a área para que esses peixes não contaminem o resto. Só agora?
M. Ianner comentou
Astroman, além dos fluidos que correram para o mar, da nuvem que se dispersou, dos alimentos e água "potável" que, lembremos, tem poços comunicantes, o Japão seguramente é o maior consumidor de pescado do mundo. Quem trabalhou no mar, sabe que existem dois tipos de pesca, que varia conforme as estações: a pesca de espécies que vivem no fundo (são locais) e as migratórias, que se deslocam em busca de acasalamento ou desova. Por aí dá para avaliar as consequências preocupantes...
Astroman comentou
Ianner, 2 ou 3 meses após o tsunami, uma cientista, que agora não me lembro o nome, já alertava sobre a gravidade da situação. Mas ninguém liga. Se você pesquisar no Youtube é capaz que ache esse vídeo. É espetacular.
Astroman comentou
Leuren Moret é o nome dela. Veja os vídeos de palestras dela.


    4
Administrador      
Procurando pelo cometa Lemmon? Use a carta celeste para encontra-lo! [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Vale procurar! Achei ele novamente! Bastante editada a foto, quase que uma brincadeira. Só ressaltando que a cor dele é essa mesma, bem verdinho. :)
Joai comentou
Aproveitanto a postagem e o assunto: 22/01 mais ou menos 00:30 minuto ocutação de Júpiter. Sei que entendidos podem dar informações mais detalhadas, vou tentar observar...
everton dos santos comentou
As ultimas atualizações indicam que o cometa C/2011 L4 ( PanSTARRS ) deve ficar aquém das expectativas, já tendo sido superado em brilho pelo C/2012 F6 Lemmon. A previsão era de magnitude -1 para o PanSTARRS mas agora é de que ele chegue só na magnitude 3. Ainda assim, seria possivel observação a olho nu. Já o Lemmon, tem atualmente 6.9 de magnitude e continua a aumentar de brilho mais rápido que o esperado. Com isso, é possível que ele possa superar a previsão de magnitude 3. Supondo que será possível observar os dois a olho nu, ou ao menos suas caudas, eles estariam de certa forma “próximos” no céu na primeira semana de março, como mostra a imagem ao lado. Quem sabe, os dois em uma mesma foto! Os dados são do site Aerith


    5
phellipef      
Forte terremoto próximo ao Nordeste do Brasil
phellipef comentou
O epicentro foi a 93 km de Itamaraca/PE
Colombo comentou
aonde??!!
Colombo comentou
Magnitude??!
phellipef comentou
Pode ter sido erro do USGS. A magnitude foi de 5.8 a uma profundidade de 15 km.
ORTIZ comentou
Desde que acompanho o PG, primeira vez que vejo um destes no litoral tão próximo ao Brasil. Alguma noticia local? Dupla Rogério/Everton, eis um prato cheio para vcs... aguardo.
MiguelPortugal comentou
ULTIMA HORA : CONFIRMADO TERRAMOTO DE 5.9º A 114 KM DE RECIFE E A 103 KM DE OLINDA - USGS E EMSC
phellipef comentou
Acredito que tenha sido mesmo um erro do USGS. Houve um terremoto de magnitude 5.9 na Indonésia.
Astroman comentou
Vamos aguardar.
Colombo comentou
Não foi um erro , o pessoal do twitter ta falando disso. >>>Não sei vocês mas depois dessa de terremoto eu tô indo morar em Garanhuns, flws. >>>Deu um terremoto meio punk hoje
Sandra Silva comentou
Boa noite. Chegando agora e já vendo isso. Tenho parentes lá em Itamaracá, vou dar uma olhada se consigo contato.
Astroman comentou
Pesquisando no Google por "tremor Olinda" achei um relato interessante sobre um forte tremor que teria acontecido na região Recife/Olinda em 1811. .pe-az.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=339:tremores-de-terra&catid=45:fenomenos-naturais&Itemid=105
everton dos santos comentou
Não há duvidas que ocorreu.Mas no twitter quase não vejo repercussão. Sinal de que não teria sido sentido intensamente.
Colombo comentou
Alguem fazendo um favor consegue apagar o meu novo post acima ¬¬ , não sei oq aconteceu + foi parar lá ^^ Vale ressaltar que essa magnitude é preocupante ... só não me assusta mais pois foi a uma distância considerável do litoral. Segundo o USGS Earthquake Shaking Alert Level: GREEN
everton dos santos comentou
Ortiz, em 2010 ocorreu um na costa do RJ com distancia parecida mas com magnitude menor, 4.2°
Colombo comentou
Vale Lembrar do Sismo de Santos , que teve uma magnitude considerável , 5.2
Sandra Silva comentou
Temos que lembrar que o Nordeste é rico em falhas geológicas e tem havido vários tremores nos últimos anos. Deixo aqui um mapa dessas falhas conhecidas no continente. Em outro post deixarei um delas no Oceano.
Sandra Silva comentou
Aqui das falhas em direção ao Oceano.
everton dos santos comentou
Registro aparente do tremor no sismógrafo da UFRN. [Ver no Apolo11] No twitter não vi nenhum comentario. Achei que teria uma avalanche. Sinal que está tudo tranquilo!
Sandra Silva comentou
Everton, também estou estranhando a falta de informações. Se tivesse acontecido algo mais grave na certa estariam noticiando. Talvez a profundidade não tenha sido essa.
everton dos santos comentou
Não digo nem em algo grave. Se tivesse sido sentido em terra, seriam muitos comentários. Talvez por ter sido fora da plataforma continental, não propagou as ondas sismicas ao continente. Já o de 2008, ocorreu na plataforma e foi bem sentido em SP e outras regiões, apesar de mais distante. Mas é apenas uma observação.
Danica comentou
Everton eu vi alguns comentários no twitter, mas a maioria de pessoas de Recife que souberam da informação por meio de algum jornal e foram procurar sobre o assunto, ou seja, pelo que entendi nem foi sentido pela população.
Astroman comentou
O curioso é que não foi nem em limite tradicional de placa e nem em limite difuso - e não poderia ser mesmo uma vez que o Brasil se situa no meio de placa tectônica. Um palpite é que poderia ser um sinal de que aquela região RN/PE está com uma maior atividade nos últimos meses e esse tremor ser decorrência dos tremores recém registrados na região do RN que é uma região sismicamente ativa e onde há uma falha oceânica transformante. fonte: texto de Edson Farias Mello - Departamento de Geologia do Instituto de Geociências - UFRJ e DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós-Graduação em Geoquímica e Geotectônica de Marlei Antônio Carrari Chamani. A dissertação de mestrado inclusive cita a visão simplista da teoria da tectônica de placas.
Leonardo Ferreira comentou
Já senti um tremor de terra, (maio de 2008) até já citei aqui, é uma sensação estranha, você sente como se estivesse tonto, e só senti, porque estava em prédio alto, creio que várias pessoas devam ter sentido no Recife, mas muitas não conseguem distinguir, ao menos que tenham lustres suspensos..
Sandra Silva comentou
Verdade, Danica. Segundo uma prima ninguém está sabendo de nada, ou seja, não sentiu nada... Ela até achou que fosse boato.
Astroman comentou
Um terremoto só é interessante se tem danos materiais, é sentido pela população ou tem mortes? Suas características, localização e singularidade não interessam? Credo!
Astroman comentou
Interessante como tanto New Madrid e essa região se encontram em meio a placas e como ambas tiveram tremores significativos em 1811. No Brasil em Outubro e nos EUA em Dezembro. Em sites americanos está se especulando bastante com pensamentos que correm livres sobre a raridade do evento.
Colombo comentou
Algumas pessoas relatam no USGS a informação abaixa Igarassu - VI | Escala de Mercalli Modificada |
Administrador comentou
Show de informações no Painel Global! Ao lado, mapa da localização do evento.
Administrador comentou
Estamos inclinados a acreditar que houve um erro na estimativa de magnitude ou de localização desse tremor. Ainda estamos checando os dados.
Administrador comentou
O Apolo11 e Painel Global não confirmam o tremor na costa de Recife. Esse evento não ocorreu e sua divulgação foi um erro na avaliação do USGS, nos EUA. Como informado no artigo anterior, seria praticamente impossível um evento dessa magnitude não ser sentido nas cidades costeiras do Nordeste do Brasil. O sismograma registrado pela estação RCBR é provavelmente de outro tremor, ocorrido na Indonésia quase que ao mesmo tempo. [Ver no Apolo11]
Administrador comentou
O USGS também descartou esse evento: == EVENT DELETED NOTIFICATION == ***This event has been deleted after review by a seismologist.*** Geographic coordinates: 7.647S, 33.976W Magnitude: 5.8 Universal Time (UTC): 21 Jan 2013 22:34:58 Time near the Epicenter: 21 Jan 2013 20:34:58 Location with respect to nearby cities: 112 km (70 miles) ENE (63 degrees) of Recife, Brazil 117 km (73 miles) ESE (121 degrees) of Joao Pessoa, Brazil 209 km (130 miles) ESE (102 degrees) of Campina Grande, Brazil 1764 km (1096 miles) ENE (61 degrees) of BRASILIA, Brazil


    6
Colombo      
Vale ressaltar que essa magnitude é preocupante ... só não me assusta mais pois foi a uma distância considerável do litoral. Segundo o USGS Earthquake Shaking Alert Level: GREEN E ai em cima o Shakemap


    7
Arlindo      
Ola amigos. Lua e Júpiter juntos novamente.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade