Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Rildo      
Com relação à polêmica sobre os cientistas russos, há um meteorologista brasileiro, da UFRN, que defende que estamos passando por um período de RESFRIAMENTO global. Segue o link para o programa 3a1 da TV Brasil em que o Prof. Dr. Luiz Carlos Molion defende sua tese com argumentos muito interessantes. Só para citar um, ele exclui a possibilidade do ser humano interferir no clima em escala global, nossa atuação se daria no máximo nos microclimas - com a construção de represas, as "ilhas de calor" nas cidades, o desmatamento. Confesso que as sólidas bases das teses defendidas pelo grupo de cientistas do IPCC ficaram balançadas para mim.
Heleonora comentou
Olá Rildo. Não sou nenhuma expert mas acho que realmente não é difícil ver que o que está acontecento faz parte dos ciclos naturais pelos quais nosso planeta passa de tempos em tempos. Por quantas eras de degelo e glaciação o planeta já passou ? Devemos sim modificar nosso comportamento em relação ao meio ambiente mas por uma questão de edução e bem viver, por uma questão sanitária mesmo e passar isto às futuras gerações. Ficar dizendo que destas atitudes depende a sobrevivencia do planeta, eu acho descabido. Destas atitudes o que está dependendo mesmo é a sobrevivência da nossa espécie porque, o planeta, sempre sobreviverá.
Gabí comentou
Parabéns a todos, há muito não via um tema polêmico ser exposto em suas diversas facetas com tanta maturidade a qual o tema requer.
silvia comentou
Boa noite a todos do Painel! Rildo adorei seu post, assisti há mais ou menos 2 anos uma entrevista desse fantástico meteorologista Molion, fiquem encantada com os argumentos dele,o cara é muito bom e tudo que ele diz tem muita lógica...adorei, parabens pelo post
silvia comentou
Já li muitas postagens na internet do Molion ele é fantásticos com suas pesquisas e tem argumento para tudo, enfrenta qualquer debate.....o cara é fera....


    2
ORTIZ      
ROGÉRIO LEITE, Primeiramente, quanto ao comentários sobre as teses do físico MOLION, foi muito bom ver sua participação, pois existem certos membros que gostam de simplesmente retrucar e ridicularizar a outros, não se utilizando de argumento científico. Parabéns, é isso aí! Mas o assunto é: Analisando o gráfico no PG em MAGNETÔMETRO CÍRCULO POLAR ÁRTICO, noto uma inversão de polaridade naquele ponto (linha preta) num período de 30 horas. Foi o ue entendí. Pregunta! 1) Estas medidas representam o magnetismo do Sol recebido naquele ponto? 2) Estas medidas representam o magnetismo terrestre medidos naquele ponto? 3) Estas medidas representam a interação de ambas acima? Se possível, faça-nos uma simples dissertação sobre aquelas medidas apresentadas no gráfico (linhas preta, vermelha e azul) do Apolo11. [Ver no Apolo11] Desculpe-me ocupá-lo no carnaval. Não tem pressa, pode responder depois. Abraços
Administrador comentou
Olá Ortiz, conforme perguntou: 1) Estas medidas representam o magnetismo do Sol recebido naquele ponto? Não. As medidas mostram a anomalia do fluxo magnético em determinado instante. O vento solar deforma o campo geomagnético, o que causa perturbações bem pequenas no fluxo, que são detectadas pelo magnetômetro. 2) Estas medidas representam o magnetismo terrestre medidos naquele ponto? Não. As medidas mostram a anomalia do fluxo magnético em determinado instante. 3) Estas medidas representam a interação de ambas acima? Um magnetômetro é um instrumento e seus dados são usados para um sem fim de pesquisas. Pode representar em um determinado instante a interação do vento solar com o geomagnetismo, mas também podem informar sobre anomalias que ocorrem na atmosfera ou na movimentação de rochas a muitos quilômetros de profundidade. É importante saber o que se está estudando e então relacionar as anomalias. O campo magnético naquela região é da ordem de 60 microteslas, mas a escala é calibrada em nanotesla, ou seja, detectando anomalias 1000 vezes menores dentro do fluxo. São variações bem pequenas.
Sandra Silva comentou
Rogério, obrigada pelas explicações.
ORTIZ comentou
Obrigado. Entendí perfeitamente. Abraços


    3
Sandra Silva      
Bom dia!!! Neste último dia de carnaval o Sol resolveu descansar. Tempo de cara feia, mas a temperatura continua alta o que ajuda a quem desceu a serra a aproveitar até o finalzinho uma praia, que já foi limpa. As informações que andei recebendo é que a situação dos canais aqui de Santos estão lastimáveis, assim como a da areia da praia. Não tem vassoura que resista a tanto lixo jogados ao léu... E não venham falar que não tem lixeiras, isso tem, e mesmo que não tivesse o suficiente para tanta demanda, existe sempre outra opção para quem tem respeito ao meio ambiente e educação. O que me preocupa é a volta. Quando chove no meio de um feriadão desses muitos vão deixando a cidade antes, o que não congestiona tanto. Porém, como esse carnaval foi de tempo bom a possibilidade de todos quererem voltar para casa no último minuto, é grande. A pressa, o cansaço, a ressaca quando muito, são fatores que acompanham essa volta e podem provocar acidentes. Todo cuidado é pouco.
Sandra Silva comentou
Deixando aqui uma foto de como ficaram as Praias por aqui. O que se vê nessa de 19/02 em Praia Grande é muito parecido com outras e com os demais dias.
Vinicius JPDCL comentou
Oi Sandra. estou aqui na Praia do Forte e parece que o povão não quer subir não. Confesso que nunca vi as praias como nesse fim de semana, parecia aquele desenho do Pateta em que ele ia pisando em cima das pessoas na praia...rs. Estou esperando o sol abaixar para me aventurar na subida para Sampa. Agora a tarde o sol voltou com força total. Por aqui 29ºC.
Meire Ruiz comentou
Boa tarde! :) Sandra meus familiares levaram cerca de 6 horas para percorrerem o caminho: começo da Imigrantes-SP/Itanhaém. Resolveram fazer ontem um retorno antecipado para evitar o congestionamento. Bjs!
Sandra Silva comentou
Não vi nada que fiquei quietinha em casa, mas pelos comentários dos amigos fazia tempo que não se via tanta gente por aqui. Era mais ou menos essa imagem que vc falou, Vinicius. Uma amiga me disse que só faltava distribuir senha para entrar na faixa de areia na praia...rsrs Infelizmente o complicado é que muitos vêm para aproveitar, mas sem consideração ao local que os recebe. Ainda bem que não choveu, espero que dê tempo de limpar os canais, a praia e as ruas antes que chova, pois a sujeira despejada pelo que me contaram é muito grande.


    4
everton dos santos      
Boa tarde. Trânsito lunar ocorrendo agora nas imagens do observatório solar SDO. GIF [Ver site]
Sasv comentou
lindo!!!
Sasv comentou
Obrigado pela a partilha dessa Informação :)
everton dos santos comentou
Video do trânsito [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Muito lindo! Obrigada pelo aviso!!! :)
Meire Ruiz comentou
Eu pensei que fosse Trânsito Solar, pensei errado rsrs! :) Aprendi mais uma! :)
Marcos Passetti comentou
ola pessoal...EVERTON MEIRE belissimas imagens valeu...só lembrando que este ano teremos o transito de Vênus...
Meire Ruiz comentou
Obrigada por lembrar Marcos!


    5
Taís      
Imagens de alta resolução fornecidas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA mostrou que pequenos vales em algumas partes da lua estão lentamente se formando. Isto sugere que a crosta da lua está se expandindo em algumas áreas. - [Ver site]
SilPMorsel comentou
Oi Taís! Li sobre essa atividade geológica lunar no site da NASA também... Interessante isso! [Ver site]


    6
Rildo      
Eis uma prova de trabalho científico sério na busca por sinais de vida inteligente fora do Sistema Solar, muito diferente das divagações ufológicas. O projeto SETI (que tinha como um grande entusiasta o astrônomo Carl Sagan) esta utilizando os dados do Laboratório Kepler sobre exoplanetas com possíveis condições de abrigar vida e tentando capitar possíveis sinais de fontes não naturais vindos das direções destes planetas.
FAbiano comentou
Olá rildo, que pena que o vídeo não funcionou.
silvia comentou
Sempre admirei Carl Sagan


    7
Taís      
México: Leve incandescência na cratera do vulcão Popocatépetl tem sido observada durante a noite. webcam -[Ver site]
Taís comentou
Indonésia: Registros de duas erupções de média intensidade na Ilha de Celebes no vulcão LoKon. Com 1.580 metros de altura e localizado cerca de 20 quilômetros da capital regional Manado, tem experimentado forte atividade nas últimas duas décadas.
Taís comentou
Rússia: Semana movimentada em Kamchatka. Erupções contínuas de Karymsky, Kizimen e Shiveluch e o crescimento de uma nova cúpula de lava em Bezymianny, com uma erupção explosiva prevista para breve.
Taís comentou
Equador: Pequena erupção no vulcão Tungurahua ocorreu em 21 de fevereiro de 2012, aproximadamente às 17:00 h (hora local).Atividade sísmica permanece a um nível considerado moderado, movimento de magma e pequenas explosões. - webcam - [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Uau!!
Taís comentou
Mais um aqui mesmo Meire... Chile: Um aumento significativo na atividade sísmica foi registrado no vulcão Lascar no Chile durante a primeira quinzena de fevereiro. Entre 01-15 fevereiro, um total de 350 eventos sísmicos ou cerca de 21 por dia, em média, foram registrados, incluindo 233 de longo período os sinais interpretados para ser causado por movimentos fluidos, 8 chamados Tornillo terremotos de longo período, uma das quais durou 148 segundos, e 3 pulsos de tremor vulcânico (possivelmente indicando movimentos de magma). Atividade visível consiste em colunas de gases pulsantes atingindo 50-250 m de altura a partir de fumarolas. O nível de alerta é mantido em amarelo (possível erupção dentro de semanas a meses). - Relatório Sernageomin - webcam Lascar - [Ver site]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade