Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
rone abbad      


    2
rone abbad      
Meire Ruiz comentou
Boa noite Rone. A Nasa divulgou uma animação do local onde será o pouso em Marte.


    3
Júnior Gonçalves      
Chuva, Raios e Trovoadas neste momento em Campo Grande MS...Chove forte e acaba de vez com a forte estiagem de 42 dias..Que bomm!!!!Já sentia saudades do barulho da chuva....
Júnior Gonçalves comentou
Agora chove de moderada intensidade mais com raios e trovoadas fortes


    4
fellipe      
BOM DIA a tdos por fim o dia amanhceu lindo aqui em araranguá depois de dias de chuva e ventos fortes hoje o céu ta limpo e bem frio amanhceu apenas de 6 a 10 graus hoje e o frio ainda vai aumentar o amanhecer de sábado vai ser de geada em parte das serras temperaturas perto ou abaixo dos 0 graus
FAbiano comentou
Que bom Felipe, aqui pelo menos nublou e nada de chuva por enquanto, não aguento mais as atualizações em cima de minutos da previsão, parece até brincadeira dos prognósticos.
fellipe comentou
ainda não deu uma gota nem acredito pensei que ja tinha chovido ai calma que talvez ainda vai chover
Marcos Passetti comentou
bom dia felipe fabiano em jose bonifacio sp bem proximo de SAO JOSE DO RIO PRETO tempo nublado, 22graus...ventos 4k/h...umidade76%...pressao1020mb...pode chover a tarde se a pressao atmosferica baixar e a umidade subir um pouco mais...
FAbiano comentou
Vamos ver se chove, ontem fez um calor de torrar mamona, e hoje a temperatura está por volta de 18 º graus, é esperar e aguardar a chuva, com 80% de possibilidade.
fellipe comentou
é só esperar kkkk


    5
Luciana      
Bom dia a todos, Chapecó Oeste de SC céu nublado com aberturas de sol, temperatura de 7.9°C.Previsão de geada para as regiões da serra de SC e RS amanhã, as temperaturas seguirão baixas nas madrugadas e manhãs as tardes serão mais agradáveis.


    6
Jorge Oliveira.      
Bom dia a todos..Porto Alegre com temperaturas entre 12/13 C..Ceu nublado com chuva fraca..Umidade relativa do ar 100%..Ventos com velocidade entre 09/10 Km/H..Direção do vento "WNW"..Pressao 1027 HPA..Previsao de um final de semana agradavel e sem chuva..(ja chove a 3 dias)..
Sandra Silva comentou
Caro amigo Jorge,bom te ver... Espero que o sol volte a brilhar por ai. As úlitmas imagens que vi da região de Porto Alegre não foram nada boas, muita água e juntando isso a massa polar que se aproxima... Só mesmo um solzinho para melhorar.


    7
Taís      
Bom dia! O Alaska Volcano Observatory emitiu um alerta para a erupção do vulcão Cleveland 5.676 metros de altura. O aviso foi baseado em "anomalias térmicas" detectado pelo satélite,essas medições indicam que o vulcão poderia entrar em erupção a qualquer momento, expelindo nuvens de cinzas até 20 mil pés acima do nível do mar. Steve McNutt, um cientista da Universidade do Alasca Fairbanks disse que companhias aéreas não mudaram seus padrões de vôo por causa das emissões de calor Cleveland até agora.
Taís comentou
Rússia : Erupção do vulcão Kizimen, na sexta-feira 22 julho. Plumas de cinzas e gases quentes jorrando do vulcão Kizimen na Península de Kamchatka Rússia , erupção continua. Colunas de vapor e cinzas subiu a 500 metros acima da cratera. Plumas de cinzas se espalharam mais de 15 km a leste do vulcão. Kizimen é um dos 29 vulcões ativos em Kamchatka.
Meire Ruiz comentou
Taís, foto do Kizimen jorrando gases quentes a 4km de altura :o (Foto:BBC)


    8
Meire Ruiz      
Bom dia! Terremoto incomum em Zâmbia (dia 21) próximo ao lago artificial Kariba 5.2 e 13 km de prof. Devido a fraca estrutura das contruções naquela região foi considerado moderadamente perigoso, houveram relatos de rachaduras em prédios e em casas.(Fonte: Earthquaker-repost). Um outro incomum foi no Lago Baikal na Rússia de 5.7 (dia 16). Técnicos detectaram que o solo do lago Baikal sofre constante deslizamentos, o que está formando a abertura de um abismo e que em milhões de anos aprofundariam numa fenda onde dividiria a Ásia em duas e uniria o lago ao Oceano Ártico. (Fonte: infoescola.com) Foto:Casas típicas em Zâmbia(imagem scmaango2002panoramio).
Meire Ruiz comentou
O terremoto de hoje das Ilhas Fiji foi bem profundo, pode ser algum vulcão se manifestando?
ana comentou
Será que nesse caso (Zâmbia) ocorre o mesmo que no Paraibuna, como explicou O Rodolfo Bonafim, já que o lago é artificial e sofre ou sofreu ação humana? Desculpe se não tiver nada a ver, é que "ainda" sou leiga nesse assunto, mas fiquei muito interessada!
Meire Ruiz comentou
Oi Ana,também pensei nisso...são casos parecidos ao meu ver. Bjs!
Sandra Silva comentou
Pensamento coletivo.... Não falo mais para não dizerem qe estou dando ideia.
everton dos santos comentou
O tremor na Zâmbia foi a + de 200 km do lago Kariba mas quase dentro do lago Itechi techi. Em 68 houve um tremor de 6.1° a 14 km de distancia do tremor de 5.2° e + alguns pouco na região. Mas apenas em um lado do lago.
Meire Ruiz comentou
Verdade Everton, foi longe do lago Kariba...mas como nós aqui, que questionamos sobre Paraibuna, os moradores de Zâmbia se questionam e divergem a respeito dos tremores próximos ao lago artificial Kariba.


    9
Buzatti      
Tá certo que rebaixaram o Plutão da categoria de planeta,e ele passou a ser um planeta anão, agora está quase a conseguir uma promoção para planeta anão binário, mas agora descobriram uma quarta lua na sua órbita! Confiram na imagem. E isso é pq é um planeta anão, já pensaram o harém de luas q ele teria se fosse do tamanho de Júpiter??? Abraços.


    10
Júnior Gonçalves      
Depois da chuva da madrugada em Campo Grande MS, hoje amanheceu com forte nevoeiro..A chuva acumulado foi de 11,8mm e a temperatura no momento é de 15,5°C...Céu bem nublado com chuviscos..
Sandra Silva comentou
Boa tarde! Passando rapidinho para informar que já chove moderadamente em Santos, muita umidade no ar e onde mais ela possa se instalar, 94% e temperatura dizem que 20ºC, porém, a sensação é de menos. *FABIANAO*..hehehe... quem sabe esse clima perfeito para ficar em casa, comendo pipoca e vendo um filminho chegue por ai.
FAbiano comentou
É sandra,aqui nada de chuva só nublado e por enquanto 24 graus, e nada de chuva,gostoso deve ser Santos ao qual nunca visitei ainda, já morei em São paulo e nunca fui em Santos, creio que vai chover a hora que a frente fria avançar mais.
Sandra Silva comentou
Poxa vida, Fabiano... Morou na cidade de São Paulo, é do estado de São Paulo e nunca despencou aqui?rs Com certeza não faltará oportunidade. Com certeza, verá chuva quando estiver aqui.rsrs..


    11
Bonafim      
Boa tarde a todos os observadores e monitores deste Fórum... Chamou-me à atenção o pequeno sismo em Paraibuna. Além dos sismos naturais, há outra classe de terremotos, os artificiais ou induzidos pela atividade humana. Tremores de terra ocasionados em conseqüência do preenchimento e operação de reservatórios, um problema de segurança das barragens. A construção da barragem cria um novo lago, que irá alterar as condições estáticas das formações rochosas do ponto de vista mecânico (em virtude do próprio peso da massa de água) e do ponto de vista hidráulico (em consequência da infiltração do fluido no subsolo, que causa pressões internas nas camadas rochosas profundas). A combinação das duas ações pode desencadear distúrbios tectônicos (na estrutura geológica) e, eventualmente, gerar sismos, caso as condições locais sejam propícias. Aqui no interior de São Paulo, destaco o Reservatório de Paraibuna-Paraitinga, no Vale do Paraíba, formado pelo represamento dos rios de mesmo nome, por meio de barragens de 96 e 105 metros, respectivamente. Sendo assim, a atividade sísmica local começou em novembro de 1977, sete meses após o enchimento do lago. O maior tremor com magnitude de 3,4 foi registrado na fase mais crítica da atividade sísmica observada no final de 1977. No entorno da barragem, três falhas: Cubatão, Taxaquara e Natividade. Esse é um caso de S.I.R, simicidade induzida por reservatórios. Lembro bem destes casos de S.I.R. – Sismicidade Induzida por Reservatórios. Estudei a sismicidade regional pelos mapas sismo-tectônicos, especialmente do litoral sul e norte mais o Vale do Paraíba paulistas, pois fazia pós-graduação n área de riscos geológicos.
ana comentou
Caro Bonafin, muito obrigada por nos esclarecer e complementar a pesquisa da amiga Sandra. Sua informação é realmente muito útil e esclarecedora. Grata pela atenção!
Meire Ruiz comentou
Muito boa a matéria, como a Ana, tbm agradeço.
Sandra Silva comentou
Bonafim, que surpresa boa. Seja muito bem vindo, com certeza irá somar. Fico feliz. Mas, então, já que está aqui....rsrs Ontem quando fiz as contas dos tremores que aconteceram em Paraibuna, fiquei com algumas dúvidas na cabeça. Pensei nessa questão de terremoto induzido devido a construção da represa, porém, se existe uma falha geológica (agora vc me fala em três nas proximidades), independente da represa não haveria a acomodação e em consequência esses tremores? Ou o fato da represa faz com que esse processo se acelere? E, quanto aos abalos, talvez até existissem antes da construção da represa e não eram observados porque ali não existiam aparelhos como o sismógrafos? E esse período grande de uma década sem nada registrado, isso não entendi. Tem o mapeamento dessas falhas que citou?
Rosi comentou
Bonafim e Sandra... boa noite. Adorei os esclarecimentos do Bonafim sobre o tremor em Paraíbuna e se possível gostaria de uma explicação mais detalhada sobre o S.I.R..Como já foi questionado em posts anteriores, o tremor de Paraíbuna se assemelha ao da Zambia próxímo ao lago Kariba ??? E por favor se responder as dúvidas da Sandra estará também respondendo as minhas, pois as perguntas que ela te fez são também minhas dúvidas. Abraços...
Meire Ruiz comentou
Obrigada Bonafin! Sandra, Rosi, também estou interessada... (Os links são todos de FOTOS) (Geologia da USP) [Ver site] , (novomilenio.inf.br/cubatao) [Ver site] , [Ver site] , [Ver no Apolo11] Uma represa sobre uma falha geológica deve complicar mais(?)...Pesquisadores informam que embaixo da represa de Paraibuna há uma falha geológica.(Fonte:vnews) Sismógrafo da CESP = [Ver site]
Sandra Silva comentou
Estranho, a gente vive em um lugar a vida toda e pensa que o conhece..rs.. Fiquei admirada com esse mapa do Brasil. Amigos, vamos ter muito trabalho quando a rede de sismógrafo estiver atuando, para acalmar as pessoas.rs Bem, Meire, nesse mapa com as falhas geológicas do Brasil, tem algumas coisas que chamam muito a atenção. Uma delas é ver como o nordeste é recortado. Isso me levou a outra questão, se todo esse problema que teve no ano passado, com as fortes chuvas do meio do ano, teria algo a ver com isso. Os tremores contantes em algumas locailidades já sabía que eram dvido a falhas, mas nunca imaginei uma retalhação dessas. Por isso, não dá para entender que só agora estejamos tendo esse tipo de monitoramento. Fico pensando na briga e solidão que deviam viver o pessoal que trabalha com isso, sabendo dessa necessidade e nunca sendo a prioridade. Mas, é outra história que não cabe nesse post. Outra coisa que chamou a atenção são essas falhas aqui que seguem a Serra do Mar, do Vale do Paraíba pegando o Sul de Minas, sem contar aqui na Baixada Santista. Deu para entender melhor o porque a Ilha de São Vicente se deslocou do continente. Seria devido a essa falha do rio cubatão? Interessante, a gente fica monitorando tanto os outros paises, o sol e pouco sabemos do nosso território.rs. Isso que chamo de produção de conhecimento.
Meire Ruiz comentou
Sandra, gostei da sua frase :"Fico pensando na briga e solidão que deviam viver o pessoal que trabalha com isso, sabendo dessa necessidade e nunca sendo a prioridade" :)


    12
Bonafim      
Disponham amigos... Entrei para somar!
Meire Ruiz comentou
Boa tarde! Alerta para Novo Hamburgo, São Leopoldo e Canoas devido a enchente do Rio dos Sinos, uma medição feita hoje em Campo Bom marcou 7,29m, comparando com a grande enchente em 2008 que foi de 7,4m é realmente preocupante. (Fonte: Rede social Arca de Noé).
Meire Ruiz comentou
A cheia do Rio dos Sinos em 2008. [Ver site]
mary comentou
Poxa morei em São Leopoldo, no bairro Morro do Espelho..... espero mesmo que não aconteça nada grave nas regiões....
Meire Ruiz comentou
Oi Mary...eu tbm espero que não.Bjs.
Sandra Silva comentou
Oi Mary. Saudades. Vi agora a situação lá no Sul, está bem feio. No nordeste ainda tem muita gente desabrigada. Vou inserir um link... (ih... só esse, tá Fabiano) com um depoimento do secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto Viana, com base no pensamento de virada de conceito, que comentei ontem.
aurora comentou
Seja bem vindo, Bonafim! Há tempos acompanho seus artigos no APOLO11 sobre a nossa região.


    13
everton dos santos      
Video ao lado (coloquem em 720p) mostra o deslocamento do Furacão DORA pela costa do México nas ultimas 48h. O furacão perdeu força hoje e deve manter está tendência pois se aproxima de águas mais frias.## Aqui em Vitória/es, tarde quente com temperatura chegando a 30°. O céu está azul sem nenhuma nuvem, está bastante poluido e não venta. A umidade chegou a 35% mesmo estando no litoral. Tomara que a chuva que já chegou ao RJ venha p/ cá.
Meire Ruiz comentou
Aqui está chovendo, um dia bem feio, frio, 20ºC. E eu quero o sol.
Marcos Passetti comentou
boa tarde everton como vc disse ele esta bem proximo de aguas frias e deve voltar a ser tempestade [Ver no Apolo11] ...por aqui tempo nublado sem chuva parece que esta frente nao deve atingir o noroeste de SP...pelo menos com chuva
fellipe comentou
boa tarde furacão igual eu passei no ano de 2004 ninguém imaginou como que foi nossa cidade foi destruida em todos os cantos na praia mesmo foi danos total uma pessoa morreu por sair de casa eu me lenbro de tudo que nós aqui passamos tivemos o inicio dele e tambem o olho que ficou sobre nossa cidade mudando de assunto ta fazendo frio mesmo estamos entre 12 a 15 graus vai ser a noite bem fria e com geada na serra de SC
fellipe comentou
nosso furacão tem fotos disponivel no site [Ver no Apolo11]
Marcos Passetti comentou
ola Felipe deve ser uma experiencia terrivel enfrentar as forças de um furacao....eu gosto muito de observar esse tipo de fenomeno porem pela telinha do computador rsrs eu tenho medo de ventos fortes...uma coisa eu nunca entendi quem deu esse nome CATARINA
everton dos santos comentou
Fellipe, deve ter sido assustador ### Por do sol e inicio de noite em Vitória/ES feito em Time-Lapse. Da p/ perceber a camada de poluição no horizonte.
Meire Ruiz comentou
Que vídeo lindo :)
Sandra Silva comentou
Desde ontem estava observando esses tri-gemeos no Painel. Parece que caminham juntos, como seguindo uma corrente, não é? Ou é só impressão? E existe a possibilidade dele cruzar o México, ou quando entra na Terra tudo muda?
everton dos santos comentou
Sandra, Dora tem rota paralela com o México. Não deve entrar no continente mas caso essa fosse a direção, ao entrar em terra, o furacão começa a se dissipar. É a evaporação da água que o alimenta(além de outras condições). E quando entra em águas mais frias, a evaporação também diminui, e o furacão perde força. Dora está entrando literamlmene em uma fria (águas frias).
Sandra Silva comentou
Entendi. Grata Everton, espero que seja uma gelada, porém, depois do Catarina, tudo é quase possível.rs
everton dos santos comentou
Bret e Cindy vão na direção da Europa. Se eu não me engano, eles estão influenciados pela corrente de jato que cruza os EUA de oeste p/ leste. A imagem mostra as linhas dessa corrente de ar e nesta animação de satelite [Ver site] vemos que grande parte das nuvens seguem na mesma dreção.
Sandra Silva comentou
Exatamente, é essa a impressão que dá e o Dora parece estar nesse mesmo alinhamento, porém, acaba perdendo força por entrar em águas mais frias... Minha impressão é que iria atravessar o México..rs..
Marcos Passetti comentou
por falar em furacoes...BRET acabou de se desfazer...CINDY esta enfraquecendo...e temos uma area de baixa pressao com chances de evoluir no atlantico...
Sandra Silva comentou
UPA!! Os dois do Atlântico sumiram, só resta o Dora que já caiu para 81Km.


    14
Anônimo      
Boa noite. Posso entrar sem bater ?
Sandra Silva comentou
Sr. Bene, por favor, seja bem vindo. Sabe que se parece com um amigo meu?..rs. Boa noite. Em Santos ouvimos aquele som ritmado da chuva, bom para embalar o sono de logo mais. Temperatura de 15º e segundo e umidade de 84%.
Anônimo comentou
Oi Sandra. Seu amigo é o Capitão James T. Kirk ? To Brincando
Sandra Silva comentou
Também ele... amigo de infância. Mas, meu caro amigo, só cuidado para não ficar inserindo posts, vc tem a opção de comentários, como o fez agora. E quanto ao magnetometro, eu ainda não me aventurei. Talvez alguém aqui já o tenha feito.
mary comentou
Boa noite PG...passei para dar um alô, noite fria em SP...^^ . Noite super quente em Athenas.


    15
Anônimo      
Esse ai na foto óbviamente não sou eu. Por falta de fotos minhas aqui no PC resolvi inserir essa imagem do Sr.Spock. Se não houver nenhum problema eu agradeço.
EVERTON GARCIA comentou
BOA NOITE BENE,VOLTANDO AO POST 483 NOS COMENTARIOS DE FELIPE E MARCOS PASSETTI SOBRE O FURACÃO CATARINA SE EU NÃO ESTOU ENGANADO QUEM DEU O NOME DO FURACÃO FOI A NASA PORQUE O FOCO FOI NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Marcos Passetti comentou
obrigado EVERTON GARCIA...
Sandra Silva comentou
Olá Bene, com certeza não tem problema algum. Seria bom se todos inserissem as fotos, mas essa não é a regra. Mas, a do Spock era bem bonitinha, apesar dessa do símbolo de PAZ ser bem sugestiva. Enfim, as duas saudações "Vida longa e próspera" e "Paz e Amor" são sempre bem vindas. AH!! Vou colocar uma mensagem em novo post para todos os novos amigos do RADAR.


    16
Anônimo      
Um dos motivos que me trouxe a este forum foi uma pagina que li no site Apolo ll sobre como construir um magnetometro. Certa vez um amigo me mandou um arquivo em pdf sobre o mesmo tema. Era um aparelho que usava materiais de fácil aquisição.Deixei de lado temporariamente esse manual, e agora voltando ao assunto, eu queria saber se alguém tentou montar esse magnetometro e em caso afirmativo, quais foram os resultados ? até já.
everton dos santos comentou
Aproveite a opção comentar. No mais, bem vindo.
Anônimo comentou
Caro Everton e Cara Sandra, se eu tiver bons argumentos para comentar as postagens, eu imediatamente o farei, fiquem certos disso. Eu agradeço o "comentário".
ana comentou
Boa noite Bene! Estou com quase todo o material para montá-lo, só me falta um ímã adequado e definir um bom lugar para a instalação. Acredito que até a semana que vem, estará pronto e tomara que funcionando.
ana comentou
Não sei se já conhece o laboratório de experimentos e projetos científicos do apolo11, se não, segue o link: [Ver no Apolo11] é este que estou tentando fazer.
ana comentou
Bom dia Bene, estou respondendo aqui para não misturar os assuntos rsrs. Como eu disse, ainda vou montá-lo, mas se tiver algo a mais que possa ajudar, pode compartilhar conosco. Obrigada!
Anônimo comentou
Oi Ana. desculpe a bagunça, sou novo por aqui. Como esse magnetometro em questão é um sistema totalmente analógico, o uso de imãs poderosos como o de neodímio pode afetar grandemente no resultado final das medições levando a erros significativos. Eu acredito que esse tipo de imã seria mais adequado como sensor de equipamento que requer mais precisão. Se você vai momtar, prefira um imã comum, desses usados em red-switch,não o de cápsula evidentemente. Sem falar em alguns cuidados que voce tem que ter ao usar o neodimio.
ana comentou
Ah! Não se preocupe, com o tempo irá se acostumando com as postagens. Entendi, mas a princípio, pretendo usar um imã comum mesmo, já que a minha intenção é conhecer como funciona e com o tempo irei aperfeiçoando. Muito obrigada pela dica! Abraço.


    17
Paulo R. Hames      
Olá amigos. Após as fortes tempestades que atingiram SC com ventos de até 156 km/h em Curitibanos, uma nova massa de ar frio polar começa a tomar conta do território catarinense. As 20h fazia 2,5ºC no Morro da Igreja (Urubici), 2,7ºC em São Joaquim (Francioni) e 4ºC em Urupema.
Meire Ruiz comentou
Já são mais de 100 mil atingidos pelas enchentes em todo RS devido a subida do nível das águas do Rio dos Sinos. Uma vítima fatal, infelizmente, uma mulher que morava no Assentamento do Sino.


    18
Bonafim      
Prezada Sandra. Evidências factíveis (sismométricas)apontam para evento sismo induzido pela barragem. Acedito eu que há no local um somatório de esforços por compressão e distensão devido às falhas geológicas (Cubatão, Taxaquara e Natividade, mas não há como saber por meio de instrumentação geofísica (sismômetros, se a região já apresentava certa sismicidade antes da construção da barragem. O que poderia se fazer é levantar questionários e enquetes com moradores próximos há décadas atrás. Quanto à calma sísmica de dez anos, isso não é fora do normal... Abraços!
Sandra Silva comentou
*BONAFIM*, no post 481 fiz um comentário, até baseado em outra informação deixada pela *MEIRE*. Acredito que quando ao analisar a construção dessa barragem (ela é imensa), esses fatores tenham sido levados em consideração e essa informação analisada, incluindo se houve indícios anteriores de sismicidade. Seria a lógica. Agora, se ela apresentou essas movimentações recentes, podemos esperar novas, até se acomodarem novamente? Ou não tem nada que possa brever isso?


    19
Bonafim      
Em tempo: ressalto que pode haver somatório de esforços tgectônicos pelas falhas mais a atividade induzida antrópica.


    20
Rubens      
O que que foi isso nas imagens do Soho....foi uma mudança de angulo do lasco ou foi uma ejeção direta?????
valen comentou
olá Rubens, não me parece uma EMC, e sim um probleminha de foco.
ana comentou
Olá Rubens e Valen, bom dia! Isso ocorre a cada 3 meses. Vejam as explicações aqui: [Ver no Apolo11]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade