Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Prisca      
Boa noite. Gostaria de saber se o Brasil dispõe de equipamentos para detectar terremoto na placa Sul-Americana. Numa hipótese remota de um grande terremoto, há meios de comunicar a população costeira para possível tsunami? Grata!
Marcos Santos comentou
Boa noite Prisca! Existe sim, pode acompanhar por aqui: [Ver site]
Marcos Santos comentou
Na parte abaixo da lista podemos selecionar eventos ocorridos apenas no Brasil ou em toda América do Sul: [Ver site]
Prisca comentou
Muito agradecida Marcos!


    2
Moraes      
Bom dia! Eu vi no painel um pequeno abalo no estado de Goiás, alguém tem mais informações, pois TV não notificou este ocorrido
Marcos Santos comentou
Dados da Rede Sismográfica Brasileira: [Ver site] E matéria no G1:[Ver site] Matéria na mídia local: [Ver site]
Administrador comentou
Publicamos uma hora após em nosso site Apolo11 e destacado abaixo do mapa do Painel. [Ver no Apolo11]
Moraes comentou
obrigado pelas explicações


    3
Moraes      
E me desculpe postar novamente, mas será que alguem pode me dizer se é possivel o José se fundir ao furacão Maria?
Firthunand comentou
De acordo com a SIMULAÇÃO do site windy.com, José, por estar parado, será alcançado por Maria. Porém, antes que possam se fundir, José se esvai enquanto Maria cresce. Visualmente na simulação um parece absorver o outro, mas não sei se isso é possível.
MrRocha comentou
Se Maria e José podem se fundir, isso eu não sei, mas uma coisa é certa, caso aconteça, certamente se chamará Jesus!
Firthunand comentou
Os religiosos piram, justamente amanhã acontece o símbolo do nascimento de Jesus nas constelações. Júpiter nascendo após 9 meses na barriga de Virgo, vestida de Sol, com a Lua sob os pés e com uma coroa de 12 estrelas.


    4
Marcos Santos      
Bom dia! Aos interessados, através do site da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) é possível acompanhar melhor os sismos em território brasileiro. [Ver site]
Rogerio Sch comentou
Obrigado Marcos, Muito util
Nóbrega comentou
obridado muito bom !!!!!!
José Ap. Santos comentou
Muito interessante, adicionado os favoritos.


    5
Janeoliveira      
Sei que é meio. Fora do assunto ,mas se ocorrer vai ser um grande prejuízo para o oceano pacifico...Coreia do norte ameaça lançar bomba de hidrogênio no Pacífico [Ver site]


    6
onLoad      
Bom dia pessoal, dia 20 por volta das 18:22 sentimos um tremor no centro de Curitiba, pessoas que trabalhavam em nosso prédio sentiram o abalo e alguns tiveram tonturas. Alguém chegou a saber de algo relacionado? Não encontrei nenhum abalo para o Paraná nesta data.
Administrador comentou
Sem dúvida é algo muito localizado. Se muitas pessoas tivessem sentido, em diferentes pontos da cidade provavelmente seria um tremor de baixa magnitude e sairia na TV.
onLoad comentou
O pessoal aqui na empresa ficou bastante assustados e foram embora no mesmo instante. Obs: Estamos no 11º andar, isso ajuda a sentir melhor algum tremor.


    7
Administrador      
Equinócio de setembro: Começa a primavera no hemisfério sul Exatamente às 17h02 desta sexta-feira um interessante evento astronômico volta a ocorrer pela segunda vez no ano. Trata-se do equinócio de setembro, um dos dois momentos anuais em que o Sol cruza o plano do equador celeste, a linha imaginária do equador projetada na abóbada do céu. Leia mais em [Ver no Apolo11]
Loyola comentou
Rogério, é verdade que a precessão é o único movimento da terra que não varia? Seria uma espécie de relógio astronômico perfeito
Administrador comentou
Olá Loyola! Não tenho conhecimento desse fato, mas acredito que deve ter variação sim, pois são inúmeros os fatores relacionados à precessão, todos eles variáveis, embora em longos períodos. Neste site, um dos melhores sobre o assunto, isso não é citado: [Ver site]


    8
Anônimo      
Boa Tarde!Queria fazer uma pergunta, se tem como eu me descadastrar, e criar outra conta com o mesmo email, porque eu queria mudar o meu sobrenome, se alguem souber por favor me responda!!!
Thiago Alvez comentou
Consegui!


    9
Nilson_Lima      
Olá Pessoal foi relatado no dia 20 que em campo grande o pessoal avistou um clarao no céu, conforme o site [Ver site] o horario é proximo dos horários informados para passagem do asteroide 2017 SR2 seria possível que este clarão tenha a ver com o evento?
Administrador comentou
Olá Nilson! Não é possível. Um asteroide não criaria um clarão a menos que entrasse na atmosfera. Vamos verificar com o pessoal da Bramon se foi detectado algum meteoro.
Nilson_Lima comentou
Não entendo muito, mais poderia o asteroide lançar algo na sua trajetoria que entre na atmosfera e cause o clarao?
Administrador comentou
Normalmente, os asteroides não são acompanhados de fragmentos. Estes se formam durante a entrada na atmosfera devido à alta pressão adiabática que rompe a rocha em diversas partes. O SR2 passou a 100 mil km da Terra e continuou seu caminho.


    10
GPN      
Boa tarde a todos! Acompanho o site a muitos anos, e agora resolvi me cadastrar para poder contribuir com a discussão. Para não desperdiçar um post no espaço, segue. O terremoto que atingiu a Cidade do México na tarde de Terça-Feira, foi mais devastador devido a geologia do local onde está situada, no Vale do México, sobre um antigo lago já seco. Durante o período da colonização, os espanhóis construíram a cidade sobre a antiga cidade de Tenochtitlan, capital do Império Asteca, que era localizada em uma ilha no lago Texcoco. Conforme a cidade foi se expandindo, foram realizadas obras para a drenagem do lago em questão. Hoje a cidade está repousando sobre o antigo leito do lago, em cima de lama e areia, com profundidades de até 90 metros. Esse material menos denso, faz com que as ondas de choque do terremoto diminuam de velocidade em relação ao material que circunda o vale (rochas), e com a diminuição da velocidade, aumenta-se a amplitude das ondas, semelhante com o que ocorre em um Tsunami, quando ocorre o aumento de tamanho a medida que ele se aproxima da costa. Essa maior amplitude das ondas do terremoto causa uma vibração muito maior do que é sentido em lugares próximos, fora do leito do antigo lago. Além disso, devido a geologia do Vale como um todo, as ondas de choque sofrem reflexão e ficam "ricocheteando" abaixo dos sedimentos do lago, fazendo com que o terremoto dure mais tempo. Portanto, a Cidade do México está localizada em um local que potencializa tanto a duração como a intensidade dos terremotos, que mesmo sendo distantes, como o terremoto de 1985, a mais de 320km de distancia da Capital mexicana, causou mais de 10.000 mortes. Segue link com o estudo, em inglês [Ver site]
Karinacriscila comentou
mto interresante! Eles teriam que fazer prédios igual no Japão! Que balançam e não caem por causa de tantos terremotos que também tem lá!


    11
Dione Moraes      
VULCÃO MONTE AGUNG, NA ILHA INDONÉSIA DE BALI, AMEAÇA ENTRAR EM ERRUPCAO O monte Agung, com 3.031 metros de altura, fez emitir um alerta de nível 3, de uma escala até 4. Mais de 10.000 pessoas já foram retiradas desde segunda-feira da zona este da ilha indonésia de Bali, devido à atividade do vulcão Agung. Mais de 50.000 vivem junto ao vulcão. As autoridades estabeleceram, na segunda-feira, uma área de segurança em redor da cratera num raio entre 06 e 7,5 quilómetros e os residentes foram orientados a abandonem a zona, onde tem sido registado movimento subterrâneo e centenas de tremores vulcânicos diários. O vulcão entrou em erupção em 1963 e 1964 e matou mais de 1.100 pessoas. Segundo dados oficiais, a ilha de Bali é o principal destino turístico, com uma afluência mensal de 200.000 turistas estrangeiros.
Dione Moraes comentou
Áreas de risco e nível de atividade.
Dione Moraes comentou
Centro de Vulcanologia elevou na sexta-feira o nível de alerta do Monte Agung do nível três para quatro (o máximo) e estendeu até 12 quilómetros o raio de segurança em redor da cratera devido ao aumento da atividade sísmica. A Indonésia tem mais de 400 vulcõess, dos quais 127 deles estão ativos, cerca de 13% dos vulcões ativos do mundo. O arquipélago indonésio fica dentro do chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de sete mil tremores de terra por ano, a maioria deles de pequena magnitude. O Monte Agung ou Gunung Agung é uma montanha, um estratovulcao, localizado no leste da ilha de Bali, na Indonésia, e é o ponto mais alto da ilha, com 3031 m de altitude. Em sua última erupção, em 1963, seus fluxos piroclásticos mataram milhares de pessoas. Este vulcão é o ponto mais alto da ilha e domina a área circundante e influencia o clima. As nuvens vêm do oeste de Agung e leva a água da chuva para o oeste que, por este motivo, é exuberante e verde, enquanto que o leste, e4 seco e estéril.  [Ver site]
Dione Moraes comentou
[Ver site] VJDEO DA ERUPÇÃO DE 1963
Dione Moraes comentou
Neste sábado 23/09 2017, de acordo com o Departamento de Meteorologia, Clima e Geofísica da Indonésia houve cinco pequenas erupções detectadas, e uma coluna de cinzas de até 1.000 metros foi observada. considerando que houve um tremendo aumento na atividade do vulcão, a recomendação é que os aldeões, agricultores e turistas que caminham até o topo mantenham-se a pelo menos 12 quilômetros de distância da cratera. Diversos voos para a Indonésia estão oficialmente cancelados, Foi emitido um alerta sobre a possibilidade de uma nova erupção Lembraram o que aconteceu no ano passado quando o Monte Rinjani entrou em erupção e a nuvem de cinzas causou o fechamento do aeroporto de Denpasar por semanas, e milhares de pessoas ficaram presas impossibilitada de retornarem aos seus lares.
Dione Moraes comentou
[Ver site] SITUAÇÃO DO VULCÃO MONTE AGUNG, HOJE 23/09/2017.
Dione Moraes comentou
ATUALIZAÇÃO - 24/09/2017. Evacuação em massa esta ocorrendo devido ao aumento das atividades do vulcão Monte Agung. Cerca de 80 mil pessoas residem dentro da zona de perigo do vulcão d destas, mais de 35 mil pessoas foram evacuadas e levadas para os 238 lugares de refúgio em sete distritos, de acordo com o registro. Outras, não cadastradas, simplesmente abandonaram a Ilha.
Dione Moraes comentou
Mais imagens das recentes atividades do vulcão.
Dione Moraes comentou
Imagens da evacuação, organização dos abrigos, cadastro, alimentação e alojamentos.
Dione Moraes comentou
Segurança de moradias e comercio das pessoas evacuadas.
Dione Moraes comentou
O governo de Karangasem, Bali, está desoendendo fesforços para garantir a preservação dos objetos sagrados em Pura Besakih, que está localizado ao pé de Gunung Agung, para não se perder e danificar pelo desastre. 
Dione Moraes comentou
ATUALIZAÇÃO ÀS 9:00h. A frequência de terremotos na região ao redor do Monte Agung, está aumentando. O aumento da frequência dos terremotos torna o estado do vulcão cada vez mais crítico. O Chefe do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Risco Geológico (PVMBG) Agência Geológica do Ministério da Energia e Recursos Minerais, Gede Suantika, informou que, de acordo com observação até 12:00, ocorreram 12 terremotos vulcânicos, 245 terremotos vulcânicos rasos, e 38 tectônicos locais. Informa, também, que os sinais de erupção ainda não são visíveis porque as encostas do norte e do sul do monte Agung ainda estão cobertas de nevoeiro. 


    12
leandro silva      
Boa Noite ! muito interessante esse site..adorei


    13
Anônimo      
Ola pessoal Boa noite, A aumento de tremores na califórnia sendo um deles na escala 5.7 Graus, toda Atenção para este ponto do planeta neste dias em!!!


    14
Moraes      
Boa Noite, Passando por aqui novamente..... Será que estamos prestes a ver outro Furacão se formando?
Firthunand comentou
A depressão tropical LEE tinha sumido do mapa, agora reapareceu.
Moraes comentou
Pelo jeito volto com força, mas enquanto tiver la no pacifico sera que pode se tornar um furacão?Pois a velocidade de deslocamento ta bem "alta", eu acho



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade