Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Meire Ruiz      
Bom dia :) Neste momento o índide KP subiu um pouquinho.
Danica comentou
Na verdade subiu e já desceu a 4 novamente. E estamos tendo outra explosão M.
Meire Ruiz comentou
E o fluxo de Raios-X também [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Verdade Danica, me atrasei, obrigada :)
nORBex comentou
Baixe o video veja o momento exato em que a EMC chega a terra. [Ver site]
Danica comentou
Meire vc viu? Explosao M8.7, na 1402. Os níveis de protons estao elevadissimos tb.
everton dos santos comentou
Esse flare M8.7 foi forte e a EMC causada tem alta velocidade, devendo chegar rapidamente na terra. Por pouco não chegou a classe X. [Ver no Apolo11] [Ver site] As imagens mostram as partículas carregadas se chocando com a lente da SOHO. É possivel ver nas imagens que a EMC se expande p/ todos as direções, formando um "halo" em volta do sol. As atualizações estão chegando mas é provavel que o KP vá nas alturas. Semana agitada
nORBex comentou
Everton você viu que chegou a interferir no satélite soho?
everton dos santos comentou
A EMC é muito rápida. Deve chegar na terra já nesta terça, dia 24, por volta de 18:00 UTC.
Meire Ruiz comentou
Uau! Saiu o modelo da direção da EMC (M8.7) [Ver site]
nORBex comentou
Marte sempre sofre o pior impacto, mas já é um planeta morto.
Meire Ruiz comentou
A explosão em vídeo:
Meire Ruiz comentou
Faz dias que estou tentando ver as manchas 1401 e 1402, mas o céu nunca limpa :( Agora a pouco consegui uma brecha entre as nuvens, e fotografei, mas ainda haviam nuvens bem finas, esparsas.
Meire Ruiz comentou
Esse gráfico demonstra as regiões e as quantidades de Raios-X que chegarão a Terra até as 16:17h UTC.
Meire Ruiz comentou
Segue o link do fluxo atualizado constantemente [Ver site]


    2
Sandra Silva      
Andei desconectada esses dias, mas voltando o que continuou me chamando a atenção no painel é a movimentação na placa Scotia. As Ilhas Sandwich do Sul, na virada do dia ficou no destaque no mapa, houve um terremoto de 6.0 e outro de 5.2. Estava pesquisando sobre essas ilhas, e com certeza o problema ali não é o risco de vida humana, a não ser pesquisadores eventuais, ninguém fica rondando por elas, mas é o um paraíso para muitas espécies animais. Esse arquipélado gelado é um cantinho muito estranho e ainda pouco explorado do planeta, e vem ganhando atenção pela recente descoberta do conjunto de vulcões submersos que já mencionamos esses dias. Só lembrando outro detalhe, lá também se encontra uma fossa marinha que recebe o mesmo nome, com aproximadamente 7.235 metros (23,730 pés)do nivel do mar ao fundo, considerada a 4ª em profundiade. Ela está localizado 100 km ao leste das ilhas Sandwich do Sul. Bem, os terremotos por ali sempre acontecem, e é de se esperar com toda essa configuração. Em 2011 vi vários pontinhos surgindo e sumindo, porém, não sei se é impressão minha, mas estou observando que a intensidade, assim como a frequência parecem estarem aumentando nesse início de ano. Verei se depois vejo um apanhado sobre esses sismos, para tirar essa minha sisma. rs
lipe comentou
Como em todo lugar no planeta, terremotos oscilam muito... pode por exemplo acontecer um de 7.0 neste mesmo local, ou tmbm pode acontecer de voltar a diminuir... terremotos sao imprevisiveis...nao existe um ciclo e tals...
Sandra Silva comentou
Com certeza Lipe. A imprevisibilidade é a regra em terremotos. O que acho interessante é descobrir essas Ilhas, para mim é novidade e estou gostando do que ando encontrando. Como essa fossa, a conheci agora.rs


    3
ORTIZ      
Gostaria que os especialistas comentassem sobre a notícia posada no site "www.spaceWeather.com" desta madrugada (exemplo: quais as consequências para as pessoas que estão expostas ao Sol nestes dias lindos aqui no Rio? Quais as consequências aos equipamentos, etc?). Eis o texto mal traduzido: "AUMENTO DE FLARE X E CME: Esta manhã, janeiro 23 ao redor 0359 UT, o grande mancha do Sol 1402 entrou em erupção, produzindo uma grande duração um Flare Solar classe M9. A explosão cassificada como M9 coloca sobre o ponto inicial ser um flare X, o tipo o mais poderoso.O observatório Dinâmico Solar da NASA capturou os flares na faixa extremo do ultravioleta: O observatório solar de Heliosfera (SOHO) e a sonda espacial, ambos detectaram os CME que emergem rápidamente do local da explosão. Analistas no “Goddard Space Weather Lab” estimam uma velocidade de 2200 quilômetros. Há poucas dúvidas que a nuvem está dirigindo no sentido geral da terra. Uma inspeção preliminar da imagem do SOHO/STEREO sugere que os CME entreguem uma ejeção forte ao campo magnético da Terra em janeiro 24-25 e ele navega na maior parte o norte de nosso planeta". Eis o link: [Ver site]
everton dos santos comentou
Dica: vai se expor ao sol, use protetor independente da atividade solar. ## Neste momento, está em curso uma tempestade de radiação solar nivel 3(vai até 5) e há possibilidade de exposição de radiação p/ astronautas e passageiros de aeronaves em alta altitude, além de degradação de radio HF nas regiões polares. Essas são as consequencias descritas pela NOAA. Já os efeitos da EMC que deve chegar na terra amanhã, pode variar entre falhas em sistemas de comunicação, navegação, GPS ou até a quebra de satelites. isso é só um resumo. [Ver no Apolo11] a previsão da EMC está no post 343.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Tarde à todos.Esses "riscos" nas imagens do SOHO (um pouco acima da média) tem algo a ver com o impacto das partículas do vento solar?
everton dos santos comentou
Fabricio, são partículas carregadas, prótons e elétrons se chocando com a lente do SOHO. ### Efeitos de uma EMC ao chegar na terra. [Ver no Apolo11]
Maurent comentou
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Obrigado Everton.


    4
Sandra Silva      
Bom dia!!! Em Santos o sol continua a brilhar, mais cedo havia um belo halo tipo arco-íris... Pena que não consegui captar essa imagem. Temperatura em torno dos 30ºC e umidade em 59%.
Meire Ruiz comentou
Dá para ver as cores nas nuvens :)
Sandra Silva comentou
Mas até pegar a máquina o alo havia se desfeito e não tinha nenhum filtro... ai lembrei dos meus óculos e coloquei na frente da lente, deu nessa aqui, só depois que postei a anterior é que vi essa aqui.
Meire Ruiz comentou
Hehe! Agora sim!! :)
aurora comentou
Sandra, eu vi! Estava lindo ontem, pena que eu não tinha câmera por perto... ainda bem que vc trouxe um pedacinho, hehehe


    5
Joai      
Boa tarde! Kilauea no Havai com alerta de tsunami, alguem sabe mais informações a respeito???? é que não tem tremos que justifique o alerta!?
Joai comentou
Sandra Silva comentou
Joai, não sei. Teve uma sequência de terremotos leves ainda a pouco. Vamos ver se conseguimos mais informações.
Joai comentou
Parece que esta informação tranquiliza [Ver site]
Sandra Silva comentou
Sim Joai, eles seguem a regra que diz "é melhor se prevenir do que remediar"...rs.
Joai comentou
Boa noite! sabe Sandra, estudando um pouco as formações de ilhas vulcânicas, percebe-se que essas formações se dão como que um cogumelo (vide El Hierro) , então, talvez o alerta se justifique por causa de facilidade de grandes desmoronamentos , então pode ser que o alerta seja de tsuname por desmoronamento e não por movimentos de plascas ... !!!??


    6
aurora      
Boa tarde! A semana promete chuvas fortes no final da tarde, devido ao aumento de temperatura. Sempre bom lembrar o link: ¨¨ [Ver site] ¨¨, em Gjá Sp o dia permanece ensolarado, temperatura por volta dos 29 graus, brisa leve. Uma ótima semana a Todos!
Sandra Silva comentou
Aurora, boa tarde!!! Vi as fotos que deixou no post 330. Lembrando que por aqui vai ser rotina, manhã de sol e meio da tarde formação de tempestade, mesmo que caia só uma gotas de chuva, como na tarde dessas fotos. O tempo fehou aqui também, parecia que vinha um baita temporal e só caiu umas gotas. Mesmo assim, em uma situação dessas ainda prefiro pagar mico e procurar um lugar protegido, que pagar pra ver o que acontece. abr.
aurora comentou
Oi, Sandra! E não é? Fiquei esperando que caísse a maior tempestade e ficou tudo lá pela capital, fiquei filmando de longe. Fiz tantos vídeos que nem consegui postar todos, aqui tem um anexado. E agora aqui em Gjá já está formando uma tempestade no céu, que já está caindo lá na Serra do Mar, com trovoadas. Abraço!!
Meire Ruiz comentou
Que lindo vídeo Aurora! Ontem aqui foi deste jeito, ficou feio(mas bonito rsrs) mas acabou não chovendo.
aurora comentou
Meire, é lindo porque a gente consegue ver a força do planeta nestas ocasiões, é uma dinâmica impressionante! Claro que a gente teme pelas pessoas, mas não tem como se encantar pelo visual! Vc tem visto arco-íris em Itanhaém?
Meire Ruiz comentou
Oi Aurora, não tenho visto não :(


    7
aurora      
E o sol manifestando-se... Lindos estão os gráficos:
aurora comentou
mais um...
Maurent comentou
Aurora, bom dia, tem estes aki de monitoramento do sol, da uma olhadinha... [Ver site]
aurora comentou
Bom Dia, Maurent! Sim, este é um dos sites que observo junto com o PG!
everton dos santos comentou
Previsão inicial NOAA-SWPC: Chegada da EMC por volta de 14:00 UTC do dia 24, + ou - 7 horas. Expectativa de tempestade geomagnetica moderada a forte. ## Aurora, esse grafico que vc postou acima, mostra a tempestade de radiação solar. É a maior desde 2005
Meire Ruiz comentou
Nossa! Está me dando até calor!!! :o rsrs
aurora comentou
Olá, Everton, Boa Tarde! Maior desde 2005? Bom, então podemos esperar novos recordes? Parece que o atual ciclo solar ainda não atingiu seu ápice, não acha? Abraço!!
everton dos santos comentou
Olá Aurora. O máximo solar será em 2013. Então teremos cerca de 3 anos de bastante atividade solar. Alguns recordes devem ser quebrados, outros talvez não. ## Dessa tempestade de radiação que está em andamento, ocorrem cerca de 10 por ciclo.
aurora comentou
Apenas 10? :/ - Grata pelas explicações, Everton!
Meire Ruiz comentou
Hehehe Aurora!!
aurora comentou
Ah, Meire, é que gosto do agito...
Meire Ruiz comentou
Aurora, Auroras!! :) [Ver site]
Meire Ruiz comentou
A imagem de agorinha... [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Imagem capturada ontem na Noruega....vou chorar de tão linda!!
aurora comentou
Nossa, Meire, esta aurora na Noruega arrasou! Então não é pouco cerca de 10 tempestades desta intensidade num ciclo?? Vale o espetáculo nesta região...e no SpaceWeather tem uma outra bem bonita, foto de Bjørn Jørgensen, Norway:
Meire Ruiz comentou
Uau!!! Nem sei o que dizer o.O
mary comentou
que lindooooo...
Meire Ruiz comentou
Thiago comentou
Olá pessoal, perdão por ter insistido lá em cima! Circula informes de que a explosão solar M8.7 foi grave, inclusive há possibilidade de evacuação da Estação Espacial! Recebo informação de Blackout na Paraíba e em grande parte do Nordeste, mas não dá para dizer ainda se foi a EMC! [Ver site]
Silvio Dourado comentou
Nossa, muito lindas as imagens


    8
Sandra Silva      
infelizmente tivemos mais uma vítima dos raios e novamente um adolescente de 17 anos. Ele e o tio acabavam de colher tomates no sitio da família quando foram surpreendidos por um temporal. Ainda tentaram se proteger, porém, um raio os atingiu antes que conseguissem um lugar seguro. O tio apenas desmaiou e não sofreu maiores consequências. Segundo comentários o raio abriu um buraco no local. O caso aconteceu na tarde do dia 21, na cidade de Apiaí, no Vale do Ribeira que teve muitos trantornos com a chuva do final de semana. Foto ao lado apenas ilustrativa.
Sel comentou
Boa tarde RG´s- Sandra, realmente espero que a população aceite as orientações que tem sido publicadas sobre o procedimento no período de tempestades. Perdas assim poderiam realmente ser evitadas, abçs :)
aurora comentou
Oi, Sandra! Apiaí fica perto de Iporanga, e esta região tem muitas cavernas e minérios. Deve ser comum cair raios por lá, lugar muito alto e uma serra muito bonita. Trista o que aconteceu com o rapaz.


    9
Krika      
Sismo de mediana magnitute no Chile - [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Raso, não é amiga?
Meire Ruiz comentou
Ocorreu uma "réplica" no Chile Krika. Vamos aguardar as atulizações....
Marcos Passetti comentou
boa tarde amigos...parece ser proximo ao PUYEHUE
Marcos Passetti comentou
ocorrido a 19km de profundidade o que pode causar muitos danos...
Meire Ruiz comentou
Não, não Marcos, foi distante, os dois no mar. [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Certo, foi bem raso :o
Meire Ruiz comentou
Marcos, veja a localização do tremor e do Puyehue. Você tem mais notícias, danos etc...?
Marcos Passetti comentou
ola MEIRE... parece nao estar ligado a atividade vulcanica... por enquanto nao a noticias de feridos, pelo menos nao encontrei...
Marcos Passetti comentou
Segundo o jornal LA NACIÓN alem de Concepción outras partes da regiao de BIO BIO sentiram o tremor, houve relatos de panico entre os moradores,mas sem vitimas ate o momento
Meire Ruiz comentou
Ok Marcos! Outro tremor no Chile...5.0 aguardando atualizações.
Meire Ruiz comentou
Na mesma região :(
Prof. Marciel Jara comentou
Estou em Santiago até agora tudo "tranquilo"... noticiário até a pouco nao deu muita importancia para o fato! forte incendios no norte do país preucupam mais! abraco!
Meire Ruiz comentou
Obrigada Prof. Maciel, nada como uma notícia de quem está no local. Nós estávamos na expectativa, que bom que nda de grave aconteceu. :) Abçs.


    10
Luiz Gustavo      
Alguém poderia me dizer se a possibilidade do VCAN se transformar num ciclone?
everton dos santos comentou
Não. O CPTEC indica que ele voltará p/ o nordeste. Já nos próximos dias, uma outra area de baixa pressão deverá formar um ciclone na costa entre o sul- sudeste, que irá p/ o oceano.


    11
Meire Ruiz      
Boa tarde! :) Hoje a lua está coladinha ao sol! Sol, Lua e Mercúrio. Se não houvessem tantas nuvens daria para fazer uma linda foto :)
Sel comentou
Meire, como conseguiu capturar esta foto??? Bjs :)
Meire Ruiz comentou
Oi Sel, esta imagem é do programa Stellarium :) Você pode baixar programa, é facinho de usar, a gente consegue localizar vários "elementos", inclusive satélites, nebulosas, cometas etc...dá para retroceder e avançar no tempo.. Parece real não é? :) Bjs!
Meire Ruiz comentou
É como o programa Planeta Fácil [Ver no Apolo11]
Sel comentou
Fantástico Meire, cada dia aprendo mais alguma aqui! :)
mary comentou
Olás..:)).....adoreiii Meire!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Tarde à todos.Pena que o céu está bastante nublado.


    12
JANETE CONZATTI      
Oi pessoal. às 16:00 em Eldorado do Sul, estava fazendo 42ºC. Sem uma brisa qualquer. O calor está de "matar".
Jorge Oliveira. comentou
Boa tarde Janete...Porto Alegre/Canoas/Esteio/Sapucaia e toda Grande Porto Alegre na mesma situação..Calor escaldante sem ventos..(e sem uma boa previsao de melhora..rs)
JANETE CONZATTI comentou
É verdade Jorge, às 16:00 estava em Canoas e lá, nem o ar condicionado dava conta.
JANETE CONZATTI comentou
Agora, os termômetros de rua, aqui em Eldorado do Sul, estão marcando 47ºC. meu deus. ESTRANHAMENTE A MÍDIA, DIZ QUE FOI DE 38ºc O MÁXIMO. pode?
JANETE CONZATTI comentou
Opa. MEU DEUS.
Jorge Oliveira. comentou
Pois é Janete..Tenho controle de temperatura na minha casa e fora dela (na rua...),inumeras vzs vi temperaturas com diferenças tao grandes (+11C)Que ja nao uso mais a midia para me informar sobre temperaturas.As vzs nao acredito nas leituras dos ultimos dias,Se falarmos para alguem q temos temperaturas entre 46° e 48°(falo de temperaturas EXTERNAS) sei q muitos nao vao acreditar,tenho um equipamento de leitura digital e sei q ele nao esta errado..Vamos torcer para mudar nosso clima nas proximas horas..caso contrario nao precisaremos esquentar a agua do chimarao..é so deixar ela lá fora q ferve hehehe..Um abraço pra ti Janete..
Marcão comentou
Aqui em Nova Santa Rita/RS, quase sem vento, o termômetro digital com medidor de umidade que fica á sobra na varanda marcou a máxima de 35,6, temos que considerar que aqui é bastante arborizado e só não entendi como a umidade marcou 97%. Foi escaldante, ligar o ar condicionado foi inútil.
Prof. Marciel Jara comentou
Um abraco aos meus amigos gaúchos! estou com saudades da minha terra! pelo jeito ta feia a coisa para aquelas bandas! Aqui em santiago do Chile a TV faz toda uma onda devido ao "calor" (31°)mais sinceramente eles nao conhecem o nosso pampa! a cordilheira funciona como um grande ar condicionado! abraco!
JANETE CONZATTI comentou
Olá Prof. Maciel, amo esta terra, principalmente as cordilheiras, que mudam de cor, conforme o dia avança. Tive a sorte de conhecer Santiago no inverno, NOOOOOOSA, é muito frio. Meus amigos moram no bairro Américo Vespúcio.
Prof. Marciel Jara comentou
meus familiares vivem no bairro do povao! Puente Alto!


    13
Enio      
Em São Benedito-CE, tempo nublado e frio, agora 17:56 horário local, faz 23º, umidade 70%.
Dina comentou
olá, pegando uma carona por aqui, para dizer que estou impressionada com tantas partículas que estão aparecendo nas imagens do Lasco 2 e Lasco 3, considerando a agitação em que se encontra o sol. Everton, voce poderia me dizer algo a respeito, fiquei agitada junto com o nosso astro. Obrigada
Sasv comentou
Explosão solar Forte em Direcção a Terra registada Hoje ! Obrigado
Sasv comentou
As particulas na Lasco são Normais devido a Uma explosão Muito Forte Registada no Sol (Hoje) Para Já não a Sinal para Alarme !
Dina comentou
Nossa Sasv, obrigada pelos esclarecimentos, quer dizer que o trem foi forte mesmo. Importante é que não temos do que temer. Obrigada.
everton dos santos comentou
Olá Dina. Como disse o sasv, essas particulas(prótons e elérons) que se chocam com o soho são normais.


    14
Marcos Passetti      
boa noite amigos...ciclone tropical FUNSO se fortalece e esta com ventos na casa dos 185km/h e se mantem no canal de Moçambique sem tocar o solo quase estacionário, previsoes indicam para fortalecimento, porem deve seguir em direçao a auto mar... [Ver no Painel Global]


    15
marck132      
fiquei assustado quando vi! [Ver site] mas não é grave, correto?
Meire Ruiz comentou
Bom dia marck132, tem informações nos posts: 349, 345, 343 :)
Thiago comentou
marck132, a informação que já circula é de que a explosão solar foi grave, inclusive há possibilidade de evacuação da Estação Espacial! [Ver site]
Thiago comentou
Recebo a informação de Blackout na Paraíba!
marck132 comentou
poxa! perdão pessoal mas o post ta laaaaaaaaa em baixo! pensei que era uma tempestade nova! e não uma que ja passou!
Thiago comentou
Eu que tenho de pedir perdão marck132! A Meire avisou que lá em baixo havia post, mas insisti aqui!
Meire Ruiz comentou
Podemos continuar aqui,certo? :) Vídeo do momento da "explosão" e a partículas tomando conta das imagens.
Meire Ruiz comentou
Este é com o Lasco C3 junto :o
Thiago comentou
Meire, a EMC foi reclassificada pela NASA em M9, e o que me preocupa é a intensidade dela diante de um campo magnético ainda vulnerável por estar se recuperando de uma anterior: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Eu excluí o primeiro vídeo sem querer rsrs.Já já post outro hehe!
Thiago comentou
Esse outro link fala que já estamos sentindo efeito da radiação da EMC. Tudo começou 1h após o fenômeno: [Ver site]
Thiago comentou
Recebo a informação de Blackout na Paraíba e em outras áreas do Nordeste!
Meire Ruiz comentou
Thiago, será se o site não está equivocado? Não ví mudança na classificação [Ver site] E acalme-se não ocorrerá nada grave!
Thiago comentou
Pelo link que você expôs, vejo que o site de Portugal fez estratégia de marketing elevando em M0.3! Ao lado imagem do G1! O link do IG cita: "O problema principal desta radiação é a interferência com o funcionamento dos satélites e é um inconveniente em particular para os astronautas no espaço"! [Ver site]
Thiago comentou
Essa mancha foi grande mesmo!
@JeanMilieri comentou
Uma vez eu li que explosões assim acarretam tempestades radioativas significativas. Tem até uma tabelinha semelhante ao do Índice KP e Efeitos Associados. Quem tiver acesso aos dados em releção a tempestade rediotiva, compartilha. É que estou na correria para sair de casa agora, pois tenho que ir trabalhar. Valeu!!
everton dos santos comentou
Bom dia! algumas observações: O flare foi M8.7 mas nestes casos, pode se usar um arredondamento p/ 9. Dsde ontem está ocorrendo uma tempestade de radiação solar nivel 3, que pode afetar os astronautas e aviões em altas latiudes e altitudes mas não provoca apagões(isso fica a cargo da EMC). Ainda continua o choque de partículas carregadas na lente do SOHO, o que é normal. [Ver no Apolo11] A NOAA informou ontem que alguns voos nas regiões polares foram desviados ou tiveram sua altitude reduzida p/ evitar a radiação.
aurora comentou
Bom Dia a Todos! Daqui a poucas horas as partículas solares atingirão a alta atmosfera da Terra, e o índice KP pode chegar a 8 ou 9. Os detalhes estão em: ¨¨ [Ver no Apolo11] ¨¨ Fiquem tranquilos, sobreviveremos, hehehe,
aurora comentou
Oi, Everton! Postamos ao mesmo tempo, mas não estou conseguindo abrir o seu link...
everton dos santos comentou
[Ver no Apolo11] É a página de atividade solar do Apolo11. foi errado. ### Aurora, devemos ficar tranquilos. Já passamos por eventos extremos (apesar da maioria não ter vivenciado em tempo real e nem soube), nada de + grave ocorreu.
aurora comentou
Agora consegui abrir o link, Everton, obrigada! Sim, já acompanhei outros eventos similares por aqui, não há com o que se preocupar, e ele vai se repetir outras vezes... por sinal hoje o sol está lindo por aqui, brilha que é uma beleza, hoje já programei com meu marido de passear com nossas bicicletas no final da tarde lá na ciclovia de Santos - e então, Sandra, está convidada a pedalar com a gente!
marck132 comentou
nesse momento a pressão da magnetosfera esta calma. segunda o site da nasa a tempestade chega pouco depois das 14 hrs. veja a imagem do alerta da nasa: [Ver site]
Marcão comentou
Este evento está sendo amplamente divulgado. [Ver site]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade