Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Edivaldo de Carvalho      
Poderíamos todos pensarmos.. Usando o mapa monitor acima, observamos como o planeta esta se comportando. No entanto se dividirmos por fazes poderemos compreender o que está acontecendo. Note que ouve a faze dos terremotos (em todo o planeta estava acontecendo), agora a faze dos vulcãos, será que ninguem está percebendo isso????????


    2
Edivaldo de Carvalho      
ERRATA - É FASES E NÃO FAZES / É VULCÕES E NÃO VULCÃOS, OBS MEU TECLADO ESTÁ COM AS LETRAS APAGADAS E A SALA ESTÁ ESCURA, ME DESCULPEM PELOS ERROS DE PORTUGUES RSRSRSRS


    3
diegohdm      
6.4 no Japão.. negócio não acalma lá mesmo.
Dina comentou
É, e a velocidade do vento solar 999km/s. Apolo 11, será que é preocupante?
Meire Ruiz comentou
O terremoto de hoje no Japão 6.4, ocorreu a 2km de Ofunato, cidade costeira. Não há alerta de tsunami, não houve relatos de danos em residências ou feridos :)
ana comentou
Olá Dina, veja explicação no post 494 acima. Bjs
Sandra Silva comentou
Mais um terremoto praticamente na costa e muito raso. Bem, não foi em terra mas, grudado a uma ilha, pelo que vejo no mapa.
ANDREY comentou
bah no japao nao tem jeito mesmo é um atras do outro
Meire Ruiz comentou
Foi na costa do Japão, a 2km de Ofunato.(a bolinha laranja na foto).


    4
JoaoLuis      
Um bom dia, de Portugal. Vento solar no máximo, nunca antes tinha presenciado tal coisa. Quais as implicações que isso poderá trazer? Em Portugal, um típico dia de Verão hoje. Um abraço a todos.
aurora comentou
Bom Dia a Todos! E em Gjá SP tempo nublado, frio (cerca de 16 graus), chuvoso, cinzento e muito úmido (aprox. 94%). Previsão de mudança para ensolarado apenas para a próx. semana... :(
ana comentou
Bom dia João Luis, o vento solar está a 544km/h, já vi chegar a 900. O vento flui a partir de um buraco coronal (se olhar na imagem do satélite UV304A verá uma mancha mais escura, que é denominado buraco coronal ) [Ver no Apolo11] ,as vezes, a terra passa por esse fluxo de vento ocasionando tempestades geomagnéticas e na maioria das vezes pode-se observar auroras. Veja o fluxo de vento aqui: [Ver site]
ana comentou
Bom dia querida Aurora!!!
everton dos santos comentou
Bom dia. A alta velocidade pode ocasionar tempestades geomagneticas e dependendo do indice KP causar intereferencias em satelites, sistemas de comunicação, etc. Mas depende também do fluxo solar, que é a energia liberada pelo sol. O valor próximo de 92 é baixo(o menor valor seria em torno de 70 e a média 170). Então há vento solar com grande velocidade mas com "pouca força". Tanto que o indice KP continua verde. ### Ana, realmente houve a rotação de 180° do coronografo ontem.
ana comentou
Bom dia Everton, e obrigada! Ainda não sei explicar direitinho como você rs, mas um dia eu chego lá rsrs. Abraço!
diegohdm comentou
Então preocupante seria se estivesse acima dos 999km/s, que estivesse acima de KP6 e tb atingido uma força de explosão "X" é isso?
aurora comentou
Bom Dia, Cara Amiga! Pelos comentários fico sabendo que o vento solar intensificou, mas então o fenômeno foi rápido, pois vejo que agora está na faixa de 500 Km/h. Ana e a Todos do RG, um ótimo final de semana,
Anônimo comentou
Bom dia Ana. Quanto a postagem 486. Tenho algumas restrições ao uso do imã de neodímeo na versão do site apolo ll para o magnetometro. Se você quiser mais detalhes ou tentarei esclarecer. Também !?!
ana comentou
Olá Bene, respondi no post 486.
everton dos santos comentou
Diego, é + ou - isso mas não sei quais valores seriam preocupantes. Tem a velocidade e a densidade do vento solar e a intensidade do fluxo solar. A chegada dessas forças no campo magnético podem causar agitação do campo e dai sai o indice KP. Um vento solar com grande velocidade e com bastante energia pode causar tempestades geomagneticas(KP), mas devem ser menos intensas que as causadas por EMCs.
Administrador comentou
Olá pessoal. Ao contrário do que deveria ser, o valor "999" para o venteo solar significa ausência de dados e não a velocidade real. Em breve isso será corrigido. Obrigado!
Marcelo Fernandes comentou
Boa tarde a todos do RG! No Rio de Janeiro, tempo nublado e com chuvas esparsas. Neste momento, como mencionou a Aurora, o vento solar já está dentro da normalidade, mas é sempre um susto quando este passa dos 700 km/s. Creio que não somente eu, mas muitos leigos do RG ficam apreensivos. Ainda bem que as informações dos que conhecem do assunto, nos ajudam muito e nos acalmam! Fico imaginando uma explosão solar nos dias atuais como a que aconteceu em 1859, com toda a dependência tecnológica que temos hoje! Um vento solar forte e com uma EMC, também de alta intensidade, direcionada para terra, poderia causar estragos, penso eu como leigo. É claro que a possibilidade é pequena, mas não impossível. Gosto de me manter sempre informado sobre esses assuntos e agradeço a todos os colaboradores que dissipam nossas dúvidas.
everton dos santos comentou
A velocidade máxima do vento solar nas ulimas 24 horas foi em torno de 670km/s.
Sandra Silva comentou
Marcelo, para ser franca eu também fico imaginando o que aconteceria se isso ocorrer. Exatamente, pensando nessa possibilidade, vários Institutos de pesquisa estão dispensando tanto tempo e dinheiro em pesquisas, com a finalidade de saber com mais precisão quando esses raios atingem a terra. O grande problema é saber quando e por quanto tempo os sistemas de energia devem ficar desligados. Pense, que isso já ocorreu milhares de vezes no planeta, só que tínhamos uma estrutura social diferente e nada de mais grave acontecia. Sabendo com exatidão as localidades que seriam afetadas, quando devem ser desligados e religados, e a sociedade tendo consciência dessa necessidade, essa ação evitaria as consequências mais danosas. Simplificando..rs ao menos foi isso que entendi até agora, não sei se entendi algo errado.rs
Dina comentou
Hoje, madrugada, às 3:30 horas quando, sentindo insonia, resolvi consultar PG, quando vi,9999km/s, fiquei assustada. Daí é que fiquei com insonia mesmo. Graças a Deus, tuo certo, que bom, sem sensacionalismo, teorias catastroficas, etc, etc..Aqui em Divinópolis amanheceu nublado, e o calor bem acentuado para o período, atenuou...um abraço Ana. Grata a todos que nos levam a calmaria.
Dina comentou
Errata: onde se ler 9999km/3, leia-se 999km/s.opuss, Nossa!


    5
Taís      
El Hierro, Ilhas Canárias: Governo trabalhando em conjunto com cientistas para minimizar os riscos associados a erupções vulcânicas e suas conseqüências.De acordo com dados fornecidos pela estação de monitoramento sísmico da IGN localizado em Valverde, pode-se concluir que a partir do meio dia de 17 de julho houve um aumento significativo de atividade baixa magnitude sísmica na fronteira da ilha de El Hierro. Para melhorar a localização desta atividade, implantou uma densificação da rede sísmica em funcionamento desde 21 de julho que ajudou a aumentar o número de terremotos localizados, e pode ser visto em [Ver site] - O Governo das Ilhas Canárias emitiu esta nota (original em espanhol )- [Ver site]
Sandra Silva comentou
Bom dia!!! Como escreveu a Aurora, aqui na Baixada Santista chove, faz frio e umidade bem alta. Em Santos 17ºC. *TAIS*, um dia desses uma pessoa perguntou se havia alguma webcam monitorando o Cumbre, vulcão localizado nas Canárias. Fiz uma pesquisa e não encontrei. Inclusive na ocasião deixei o endereço do Intstituto Geográfico da Espanha e fiz uma pergunta que talvez vc possa responder. Se todos os vulcões que estão em evidência tem esse tipo de monitoramento. E se temos acesso a todos os monitorados, pq em alguns casos os Institutos poderiam não liberar esse acesso.
Cynthia comentou
Olá Sandra, tudo? Fui eu quem perguntou sobre o monitoramento do Cumbre, mais uma vez, obrigada. Tbém não achei nada referente à isso. Se alguém souber.....!!?
Sandra Silva comentou
Oi Cynthia, tudo bem. Eu procurei o post mas não o achei e não lembrei o teu nome. Vamos aguardar nossa especialista.rs
Meire Ruiz comentou
Gente! Também não encontro nada, nenhum monitoramento do Cumbre...
Sandra Silva comentou
Por isso fico pensando que nem todos os vulcões tem liberadas as imagens, pois o Cumbre é um dos vulcões mais visados do Atlântico, impossível não ter um monitoramento desses. Mas, até teria lógica, pois qualuqer espirro que ele dê vai ser um alarde geral, mesmo que seja um simples resfriado.
Taís comentou
Bom dia pessoal! Desculpe a demora na resposta. Esse tema foi abordado na 63ª Reunião Anual da SBPC em palestra sobre tsunamis em Goiânia. -[Ver site] - O vulcão está ativo no momento, mas não é possível saber quando entrará em erupção. A última vez que isso aconteceu foi em outubro 1971 e desde então ele é monitorado por pesquisadores de universidades locais e dos Estados Unidos, ele está no topo de uma conjunção de fraturas paralelas e a sua capacidade de ir libertando gases e vapor de água tem sido um alívio. Por se encontrar nessas falhas, admite grandes quantidades de água nas suas câmaras. Estudos sobre o Cumbre Vieja de Steven N. Ward - Institute of Geophysics and Planetary Physics, University of California, Santa Cruz California, USA - [Ver site] - Grupo de Estudos da Universidade da Paraíba - [Ver site] - Quanto a monitoramento por webcam, sinto muito mas também não encontrei nada gente. :(
Taís comentou
Nem todos vulcões em evidência tem esse tipo de monitoramento, que é o caso do Nabro que só temos imagens de satélite, o Merapi apenas na fase de erupção temos imagens de cam . Como os vulcões, em geral, entram em atividade em intervalos de centenas a milhares de anos, eles não são continuamente monitorados, mesmo porque essa prática envolve alto custo e nem sempre se repete o mesmo padrão em diferentes erupções. "Sandra" especialista não , apenas curiosa hahahahah
Taís comentou
O Comité Científico do Plano Especial de Protecção Civil e Emergência de Risco Vulcânico, nas Ilhas Canárias se reunirá em El Hierro para avaliar o aumento da actividade sísmica registado na ilha desde terça-feira passada. Evolução sísmica dos últimos dias: [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Obrigada Taís! :)
Sandra Silva comentou
Taís, mais uma vez obrigada. Acredito que se tem algum monitoramento por camera, as imagens não têm acesso livre. Quanto ao especialista, para mim vc é a nossa especialista em vulcões...hehehh Pesquisa, estuda, conhece muito e o melhor que tudo, compartilha esse conhecimento. Coisa que muitos especialistas acadêmico não fazem. Além de que o que move e faz um especialista é a curiosidade constante... uma pergunta leva à uma resposta, que geralmente leva a mais perguntas. rsrs abração
Taís comentou
Por nada Meire, Sandra agradeço de coração! :) Encontrei uma cam El Hierro, [Ver site] - OTRAS WEBCAM EN CANARIAS -[Ver site]


    6
Sandra Silva      
De ontem para hoje, vi vários nomes novos aqui no Painel... Isso é muito bom. Bene, Bonafim, Rose, Jean, Psbello, Lúcia, Andrey... Espero não ter esquecido de nenhum, e se esqueci que esses também recebam um Bem Vindos coletivo e uma explicação sobre como está funcionando o Painel. Aqui nesse espaço só aparecem 50 postagens, ou seja, quando escrevemos nessa janela do postar. Para comentar, não tem limite... Podmos fazer vários comentários sobre um assunto na mesma postagem sem que ela saia devido ao número. O comentar aparece na cor roxa, ao lado no nome, data e horário. Ou seja, para cada postagem nova, a página desce e some uma ou mais informação, sendo os comentário infinitos sem que isso aconteça. Apenas pela lógica e vivência, percebemos que tem uma hora de reiniciar a discussão. Coletivamente, estamos tentando aproveitar as postagens sobre o mesmo assunto para comentá-los, para que as postagens fiquem mais tempo em tela, pois muitas informações interessantes podem sair em curto espaço de tempo. Quando vemos que uma discussão que ainda está rendendo ficou muito embaixo, ou muito longa, estamos criando a habito de puxá-la para cima, indicando o post e continuando-a. Esclareço que isso não é regra, e nem camisa de força, tudo é uma questão de lógica.... rs... Sendo apenas uma forma que estamos encontrando coletivamente de organizar o espaço e aproveitá-lo com mais produtividade. Também, seria bom, isso é opinião minha, se indicassem ao menos no perfil a cidade e Estado de onde escrevem. UM abraço a todos e que possamos juntos fazer nosso monitoramento e pesquisas.
Administrador comentou
Olá Sandra e pessoal! Estamos trabalhando para disponibilizar as discussões antigas do Radar Global. Deverá estar concluida em alguns dias. Obrigado!
Sandra Silva comentou
UPA!!! Rogério, que notícia boa. Grata.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Tarde Sandra e à todos.Realmente é muito legal ter novos participantes pois afinal quanto mais participantes melhor fica.Sejam Bem vindos. Administrador essa é uma ótima noticia desde que entrei no Apolo11 e Painel Global em geral,só vejo melhoras.Parabéns à todos os participantes e também à administração.Boa semana à todos


    7
Bonafim      
Sandra, podemos esperar mais alguns simos sim, os secudários, mesmo por que o processo de reacomodação não é rápido.


    8
M. Ianner      
Olá Eu postei um texto de agradecimento ao site pelo trabalho de vocês e também mandei um link de outro site que mostra o excelente trabalho executado por um astrônomo alemão, que mostra a coincidência entre as datas de abalos sísmicos desde 2008 , inclusive o do Chile e Japão, que são recentes, com alinhamentos do cometa ELENIN, descoberto em 2010 pelo cientista russo de mesmo nome. Não encontrei a postagem por aqui mas espero que o Sr. Administrador tenha tido pelo menos utilizado o método científico para averiguar e pesquisar em outros locais a informação, inclusive nas agências espaciais americana e russa. Para a informação de todos, NESTE CASO específico, segundo a comunidade científica russa, a "propulsão" do cometa ELENIN é um pouco diferenciada em relação a outros cometas, o que eles chamam de 'MOVIMENTO DE TORSÃO", o que explicaria ter uma massa tão pequena e causar ondas eletromagnéticas e similares o suficiente para provocar eventos como estes estudados acima. Não quero discutir nem por em cheque a premissas ou critérios de análise mas creio que às vezes é preciso um pouco de paciência e método científico para refutar ou aceitar qualquer trabalho ou proposição a qual não temos nenhum ou quase nenhum conhecimento>. Quero adiantar que não se trata de UFO ou coisa semelhante mas de um fenômeno natural que bem merece nossa consideração. Na CIÊNCIA NÃO NOS É PERMITIDO refutar sem conhecimento sob pena de estarmos repetindo o mesmo erro da Inquisição. Era isto que desejava compartilhar com o site. Obrigado M. Ianner
Adri Lima comentou
Olá! A maioria das coisas que falam sobre esse cometa são besteiras. A única coisa que me deixa intrigada é o fato da NASA ter retirado os dados orbitais do seu site(antes estava lá, agora não). E não rgistraram nenhuma foto ainda dele, agora que parece estar visível com uma simples luneta, isto é estranho pra mim.
Adri Lima comentou
Desculpe M.Ianner, não estou falando que o que tu postou é besteira, tá? É que eu já li notícias incríveis sobre o Elenin, que chega um ponto que não dá mais pra saber o que é verdade.
Administrador comentou
Olá Adri, tudo bem? Não fique intrigada. Elementos orbitais do Elenin ou de qualquer outro cometa podem ser obtidos em universidades ou até mesmo calculados por você mesma, simplesmente usando a Lei da Gravitação de Newton. É assim que é feito. O que a Nasa pode fazer é refinar esses elementos, permitindo maior precisão nos valores calculados. Para propósitos gerais continuam valendo os elementos calculados no momento em que a órbita foi determinada. Prova disso é que não mudamos (e nem vamos mudar) os cálculos que fazemos em nosso aplicativo Planeta Fácil [Ver no Apolo11] Também é importante lembrar que a Nasa não é um observatório astronômico. É muito mais fácil você conseguir fotos do Elenin vindas de amadores do que de órgãos governamentais. Por outro lado, para apontar o Hubble ou qualquer outro telescópio espacial para o cometa significa prejudicar outros trabalhos, já que os pesquisadores marcam hora para as observações que julgam importantes, muitas vezes agendadas com meses de antecedência. Com absoluta certeza, Elenin não é prioridade alguma para a Nasa, apenas para astrônomos amadores. Abraço!
Adri Lima comentou
Administrador, obrigada pelos esclarecimentos.
everton dos santos comentou
Adri, o site da NASA com os dados orbitais continua lá [Ver site] Como o administrador disse, é + facil achar imagens do Elenin feitas por astronomos amadores. Neste site [Ver site] , ha alguns registros do Elenin Repare que as imagens são feitas a partir de varias fotos de 100, 200 e até 500 segundos de exposição cada. Depois tem que ter programas p/ montar as imagens. Então acaba sendo bem trabalhoso fazer um registro desse. Se vc procurar C/2010 X1 no google(imagens), vc encontrar outras imagens.
Adri Lima comentou
Oi Everton, olhei os sites. Obrigada!


    9
Marcos Passetti      
boa noite amigos...aqui no interior de SAO PAULO (noroeste) tempo bom com um pouco de nebulosidade 18graus a frente fria nao trouxe uma gota de chuva por enquanto apenas nebulosidade e queda da temperatura,continuamos com forte estiagem
FAbiano comentou
Realmente, essa frente fria não conseguiu trazer chuva, para região noroeste, para não dizer que não choveu por aqui pelo menos em Araçatuba/sp, choveu terça-feira.
Meire Ruiz comentou
Boa noite! Outra tormenta se formando no Atlântico Norte? [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Marcos Passetti comentou
boa noite MEIRE...se essa tormenta intensificar sua rota pode ser perigosa... o HAITI e um pais pobre e o povo muito sofrido vamos munitorar e torcer pra que tudo de certo
Sandra Silva comentou
Boa noite. Aqui em Santos a chuva parou, chegando em casa já conseguia ver estrelas, sinal que o tempo está limpando. Possibilidades de sol amanhã, e temperatura... não arrisco ... ninguém sabe..rs Sei que agora 16ºC e umidade 100%. Sim, pelo que mostra a imagem irá pegar as ilhas do Caribe e o Haiti em cheio. Sem falar que lá a terra não para de tremer. Como vc disse, Marcos, vamos torcer.
Anônimo comentou
Oi Sandra. Como vovê sabe, a temporada de furacões no atlântico normalmente vai de junho a novembro. O serviço meteorológico americano esta prevendo de 12 a 18 tempestades tropicais para esse ano e entre 6 a 10 poderão se transformar em furacões e entre 3 a 6 de categoria 3 ou mais. Tocer não é bem o termo, prevenção seria mais o mais óbvio. concorda ? Afinal esses são eventos periódicos e relativamente previsíveis , certo ? Abraço
Marcos Passetti comentou
bom dia amigos...BENE quando eu e acho que tbm a SANDRA dissemos "TORCER" estamos nos referindo a nos pessoalmente pois nada podemos fazer.AS autoridades americanas tem planos de evacoaçao porem no Haiti eles nao tem codiçoes de fazer evacuaçao ate poque nao tem para onde ir e so para lembrar la tem milhares de pessoas vivendo em baixo da lona depois daquele tragico terremoto...por isso e por mais eu torço para que nenhuma tempestade ou furacao passe por la
Meire Ruiz comentou
Bom dia! Espero também que não passe pelo Haiti, seria muito triste sofrerem outra tormenta :( Quem pode analisar a imagem? Everton? Parece que o "foco da tormenta" não é o Haiti....
Meire Ruiz comentou
Marcos, "parece" que a rota é mais para Cuba, será?
everton dos santos comentou
Meire, a previsão do NHC é que a tormenta passe perto do litoral do Haiti e não tenha grande desenvolvimento mas que há risco de chuvas torrencias na região entre a tarde e noite deste domingo. As imagens de ontem mostravam nuvens carregadas chegando no Haiti e felizmente se dissiparam. Parece que as nuvens começam a se desenvolver de novo. Vamos ver como serão as próximas horas.
Marcos Passetti comentou
ola MEIRE correto sua rota deve ficar entre Cuba e jamaica...sua rota e oeste levemente noroeste essa instabilidade tropical se apresenta desorganizada no momento.
Sandra Silva comentou
Que bom. BENE, corretíssimo. Mas, continuo torcendo para que todas fiquem lá pelo meio do oceano. Como o Marcos disse, que mais podemos fazer?
Meire Ruiz comentou
Outra depressão tropical, agora no Pacífico leste [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Aquela tormentinha próxima a Cuba e Haiti não teve força de seguir adiante. Que bom! :)
Marcos Passetti comentou
ola MEIRE este sistema voltou a se organizar um pouco mais depois que deixou de interagir com terra.


    10
Luciana G      
Olá boa noite! Acompanho os comentários de vcs, mas sou leiga no assunto! Sou aerofobica, moro no 2º andar, minha casa é de laje e fico achando que o vento irá leva-lá, tenho filho pequeno, é um horror! Vi que o vendaval no RS geralmente derruba casas feitas de madeira. Vcs acham que no RJ, isso pode acontecer? Moro há 50km do mar, minha casa pode ser derrubada? obrigada
Marcelo Fernandes comentou
Boa noite Luciana! Morei em SC 3 anos, e lá as há muitas casas de madeira. O vento no munícipio onde morei era muito forte e constante e eu nunca vi casas sendo derrubadas pelos mesmos. Fique tranquila, creio que não há perigo. Também acho que é difícil ocorrer ventos no Rio como ocorrem no Sul do País, falo isto porque moro atualmente no RJ.
Marcelo Fernandes comentou
* Lá há muitas
Luciana G comentou
Obrigada, Marcelo!
Meire Ruiz comentou
Oi Luciana, a sua casa é de laje, creio que isso não acontecerá. Precisaria de um vento muito forte para isso acontecer. Veja a escala dos ventos [Ver no Apolo11] É bom entender o que acontece, assim podemos tomar as decisões e medidas certas quando necessário. Fique tranquila :)
Luciana G comentou
Obrigada Meire!Muito bem explicado essa escala, diferente das que achei no site de busca. Deu p ficar mais calma.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade