Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Fabiano Gomes      
Bom dia atodos do RG! Parece que até agora a única quebra identificada no nosso amiguinho Curiosity após seu pouso em Marte foi em um sensor usado para medir a velocidade do vento, segundo a Nasa a sonda tem outro sensor que está operando normalmente.


    2
carlacuritiba      
Bom dia a todos ! um pergunta ao colaborador Everton dos Santos: como vc é daqui do nosso ES, aqui em cachoeiro de itapemirim, o tempo ta doidinho, nao me lembro de ver esse tempo aqui assim, de manha chove, a tarde sol, depois chove... nao me lembro mesmo...seria apenas uma curiosidade minha.
carlacuritiba comentou
Num disse, agora já abriu um sol aqui rsrrs
Spock comentou
De fato! As oscilações de temperatura aqui na região central da capital mudaram em questão de uma hora apenas. De um calor matinal para uma chuva com rajadas frias e agora sol novamente com a mesma temperatura. Na medição instrumental pode até ser uma coisa normal...mas na sensação em si e palpável!
Charles Anderson comentou
Olá carlacuritiba! Não é só aí então que o clima está assim. Na zona da mata mineira já faz mais de 15 dias que o tempo tem oscilado muito entre garoas, vento e sol, de repente fecha com nuvem escuras e outra hora abre com sol escaldante mas as noites tem feito bastante frio. Há alguma "anomalia"? Pois não me lembro de nenhum mês de agosto tão instável como esse!! Sendo que a maioria do país está vivendo tempo seco com baixa umidade do ar, era pra ser aqui também, mais não.
everton dos santos comentou
Olá Carla. O tempo anda mesmo doido aqui no ES nos ultimos dias. É por conta de um sistema de alta pressão no oceano Atlântico, que está provocando um bloqueio atmosférico no centro sul do Brasil e o vento marítimo( e bem umido) soprando constante aqui no ES. Este é o Agosto mais chuvoso desde o inicio das medições regulares aqui no ES. Em Santa Teresa foram cerca de 500 mm de chuva nos ultimos dias. Eu "tomo" chuva de manhã e a tarde e passo o dia sofrendo com o sol rsrsrs. A previsão é que o tempo continue assim pelo menos até domingo.


    3
Alisson David      
BOM DIA. Adm desde que acompanho o PG nunca tinha visto tamanha calmaria na américa do sul. Hoje pela manha praticamente nenhum tremor. Ta parecendo que as placas se acomodaram de vez. hehehehe. Aqui em Passos(MG) a humidade ta em 69% tempo seco ja faz um bom tempo, esperamos pelas chuvas urgentemente.


    4
Blender Guy      
Olá, a camada de temperatura do mar no painel também é atualizada, ou é só uma coloração estática que mostra a média de temperatura de cada ponto do oceano?
Administrador comentou
Olá Blender, é atualizada diariamente. Olhe a data no topo da imagem.


    5
Gabriel dos Santos      
Olá globais! Hoje estou aqui pra falar sobre o tremor que nós daqui da baixada sentimos. Até agora não vi nenhuma notícia na TV mas perguntei para alguns amigos e eles relataram que sentiram. Na hora levei um baita susto porque foi um estrondo muito grande e também percebi que o sismômetro de São Paulo detectou o tremor. Mais alguém sentiu?
Administrador comentou
Olá Gabriel, informe melhor o horário. Sem essa informação não dá pra saber se o pico em nosso sismômetro tem a ver com isso. As características do pico não apontam para um tremor e sim para eventos próximos ao instrumento, como quedas de objetos por exemplo. Também é necessário checar bem isso antes de postar porque pode ter sido um evento muito próximo da sua casa e que nada tem a ver com tremor.
Gabriel dos Santos comentou
Pois então Administrador eu senti o tremor era em torno das 5:30 a 18:00 horas de ontem. Tremor eu sei que foi por que não só fui eu que senti como também fui pra casa de alguns amigos no Guarujá e no Vale do Ribeira e eles também sentiram. E olha que estou morando em São Vicente
Administrador comentou
Nosso simômetro não detectou nada nesse horário e acho muito improvável que tenha sido um tremor, senão todos já estariam falando e comentando. Com absoluta certeza foi algo localizado.
Sandra Silva comentou
Boa noite! Gabriel, em torno das 5h30 ou 17h30? Pq ai não seria "em torno". Vc estava em São Vicente quando sentiu esse tremor? Para seus amigos que estão em extremos diferentes, terem sentido, não poderia ser algo localizado. Mas, sinceramente, não soube de nada, nem ouvi comentário algum sobre isso, até ler seu post. Olha, que moro e trabalho pertinho de São Vicente, e converso com muita gente o dia todo e ninguém comentou nada. Estranho!!!
José comentou
Outro dia, aqui em Santos, ouvi uma explosão de frequência muito baixa e lembrei que o porto de Santos está dinamitando a Pedra de Teffé e do Itapema... como ela faz parte da matriz onde toda a Ilha de São Vicente está assentada, entendo ser esta a vibração que nós sentimos aqui em Santos...
Sandra Silva comentou
Precisaríamos saber o horário certo, a margem de 5h30 às 18h é muito grande. Quase o dia inteiro. E se foi das 17h30 às 18h, por se tratar de um horário de muito movimento, principalmente das balsas e catraias, acho pouco provável ter vindo do porto. Quanto as pedras que vc mencionou, foram implodidas no ano passado. Neste mês estão retirando os destroços delas, segundo li, seriam os pedregulhos para desobstruir o canal, antes de recomeçar a temporada de Cruzeiros. Parte do plano de drenagem do Porto. Deixo aqui duas páginas onde tem uma explicações desse processo. [Ver site] e [Ver site]
Administrador comentou
Transcrevo abaixo o email recebido da srta Maria Tereza F., sobre o estrondo ouvido na Baixada Santista: "Realmente, aqui em Santos, ontem por volta das 17h 15min aproximadamente, ouviu-se um estrondo muito grande, não foi um trovão , o céu estava limpíssimo. Parecia mais uma explosão, porém não deu para sentir a direção, parecia que o som vinha de cima. Como se fosse um estalo, um som de duas coisas muito grandes se chocando. Eu estava na calçada indo para o shopping, as pessoas pararam e ficaram olhando para o céu e ao redor ,porém sem entender. Foi um grande susto! Não senti o tremor, porém se estivesse no meu apartamento talvez sentisse porque o andar é alto. Não foi noticiado nada na tv relacionado a isso , ficamos todos curiosos."
LucianoSC comentou
Bom Dia! Pela descrição abaixo postada pelo ADM. não poderia ser este estrondo resultado de avião rompendo a barreira do som, por exemplo?
Administrador comentou
Poderia sim, Luciano. Terremoto é algo bem diferente e não produz ondas audíveis, a não ser que derrube alguma coisa.
LucianoSC comentou
Inclusive esses estrondos também costumam fazer "tremer" os vidros das janelas aumentando a desconfiança de que seja o chão tremendo.
jvcastro comentou
É provável que não entendi o que o Administrador quis dizer com "não produz ondas audíveis". Mas vou relatar resumidamente minhas três experiências com tremores, todas no Chile. Em duas delas, logo após o tremor, muito bem percebido, ouvi um hurro vindo da terra. Estes tremores foram por volta de 5 graus. No terceiro, o qual não percebi o balança, ouvi apenas algo como uma explosão distante (este foi por volta de 4 graus). E assim aprendi, com os chilenos que estavam por perto) que aquele era do som de um tremor. Sei sobre as magnitudes dos tremores porque me informei depois. Como eu não tinha ainda a noção do efeito da profundidade, acabei não dando atenção a esta parte da informação. Para dar uma idéia aos que ainda não tiveram a experiência, comparo a percepção de um tremor (5 graus) com aquilo que uma pessoa sente dentro de um carro parado ao lado de uma linha de trem, com o trem passando. Ou algo um pouco mas perceptível do que se sente quando uma composição do Metro passa, com a pessoa estando parada (de é ou sentada) na plataforma.
Colombo comentou
JV CASTRO depende muito .. um tremor de 5 graus pode ser sentido fraco ou forte , dependendo da profundidade e distância do Epicentro. um sismo de 5 graus a 10km de profundidade no centro de uma grande cidade poderia causar danos.
Administrador comentou
Olá JVcastro, um tremor não produz ondas audíveis. Eu não tenho culpa disso e nem estou inventando. O que pode ocorrer é a geração de ruidos decorrentes do tremor. Cada local de ruptura gera ondas diferentes que se comportam de maneiras diferentes a medida em que se propagam.
Gabriel dos Santos comentou
Olá Administrador sobre oquê você falou sobre o barulho igual a de um trovão que veio do céu foi esse mesmo que eu escutei o céu ta muito limpo ultimamente e o som veio do céu. Falei que não foi só eu que escutei!
jvcastro comentou
Tenho certeza que você não está inventando. Mas me falta base conceitual para entender perfeitamente o que você escreveu. Então tenho apenas minha percepção sensorial. Vou tentar de novo: quando sinto um tremor, escuto também um ruído relacionado a este tremor. Até então, para mim, este era o som do tremor. Pergunto: neste caso, o que ouço é o ruído causado pela ruptura, a qual causa também o tremor? Ou está tudo errado e estou reprovado? Dá pra fazer um paralelo com raio e trovão? Ou com a queima de oxigênio (não ouço som) e a queima de papel (ouço som)? Ou agora alem de reprovado devo ser execrado? Rs. Que fique bem claro que não estou me referindo ao evento da Baixada Santista, mas apenas aproveitando o post para tentar algo que foi dito nos comentários.


    6
Patriota      
Ola mais essa alteração no sismômetro as 12:22 aproximadamente não seria referente ao que o Gabriel se referi?
Administrador comentou
Olá Patriota, como está escrito na resposta ao Gabriel, esse pico é algo localizado, como um bater de portas, objetos caindo, etc. Além disso, é as 12h22 UTC (09h22 BRT) do dia 23. Gabriel citou o episódio +/- às 18h00 BRT do dia 22, um dia antes. :-)


    7
Deby      
Gabriel,em Peruíbe não sentimos nada,mas estamos em observação.
Gabriel dos Santos comentou
ok! Ah escrevi outra coisa no meu post sobre o barulho que escutei!


    8
Sandra Silva      
Boa noite!!! Em Santos mais um dia iluminado, já faz um tempão que não chove. porém, segundo a metereologia no final de semana a chuva vai cair por aqui. A umidade por aqui está normalizada, estamos nos 65%, dá até para mandar um pouco para São Paulo, se os ventos deixarem. A temperatura nos 24º e começando a esfriar, tem feito noite bem agradáveis por aqui. abr



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade